Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida pra quem tem o baixo TAGIMA TW66

3 participantes

Ir para baixo

Dúvida pra quem tem o baixo TAGIMA TW66 Empty Dúvida pra quem tem o baixo TAGIMA TW66

Mensagem por Nightx Qua Jun 28, 2017 1:52 pm

Olá, recentemente adquiri um TAGIMA TW66, um baixo muito bom por sinal. Pois bem, eu to querendo trocar as cordas dele, só que eu não sei o calibre das cordas que vieram nele, vocês poderiam me dizer qual calibre de cordas que vem nele de fábrica? Desde já agradeço.

Nightx
Membro

Mensagens : 4
Localização : Void

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida pra quem tem o baixo TAGIMA TW66 Empty Re: Dúvida pra quem tem o baixo TAGIMA TW66

Mensagem por matheusdmm Qua Jun 28, 2017 1:59 pm

Nightx escreveu: Olá, recentemente adquiri um TAGIMA TW66, um baixo muito bom por sinal. Pois bem, eu to querendo trocar as cordas dele, só que eu não sei o calibre das cordas que vieram nele, vocês poderiam me dizer qual calibre de cordas que vem nele de fábrica? Desde já agradeço.

Cara, primeiramente leva num luthier que provavelmente ele tem algumas cordas por lá pra tu comprar junto com a regulagem. Mas caso queira uma opinião sobre encordamento em si, as cordas que vem nesses baixos de fabrica são bem ruinzinhas, te recomendo colocar um jogo de corda legal tipo umas ernie ball(pode te custar um pouco, mas compensa muito no timbre e na tocabilidade), mas se tiver com a grana curta, procura as warwicks na tua cidade que tem um custo beneficio legal, eu não gosto das SG e das NIG mas é bem pessoal, o calibre também é muito pessoal e provavelmente deve vir um jogo misto nesses baixos. Se tu tem a mão leve e gosta de uma pegada mais macia, vai de 0,40, a 0,45 pode ser um pouco estranha.
matheusdmm
matheusdmm
Membro

Mensagens : 129
Localização : santa cruz do sul - rs

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida pra quem tem o baixo TAGIMA TW66 Empty Re: Dúvida pra quem tem o baixo TAGIMA TW66

Mensagem por Nightx Qua Jun 28, 2017 2:08 pm

matheusdmm escreveu:
Nightx escreveu: Olá, recentemente adquiri um TAGIMA TW66, um baixo muito bom por sinal. Pois bem, eu to querendo trocar as cordas dele, só que eu não sei o calibre das cordas que vieram nele, vocês poderiam me dizer qual calibre de cordas que vem nele de fábrica? Desde já agradeço.

Cara, primeiramente leva num luthier que provavelmente ele tem algumas cordas por lá pra tu comprar junto com a regulagem. Mas caso queira uma opinião sobre encordamento em si, as cordas que vem nesses baixos de fabrica são bem ruinzinhas, te recomendo colocar um jogo de corda legal tipo umas ernie ball(pode te custar um pouco, mas compensa muito no timbre e na tocabilidade), mas se tiver com a grana curta, procura as warwicks na tua cidade que tem um custo beneficio legal, eu não gosto das SG e das NIG mas é bem pessoal, o calibre também é muito pessoal e provavelmente deve vir um jogo misto nesses baixos. Se tu tem a mão leve e gosta de uma pegada mais macia, vai de 0,40, a 0,45 pode ser um pouco estranha.

Luthier é fora de cogitação onde eu moro. Eu só gostaria de saber o calibre das que vem nele por que quero colocar as novas do mesmo calibre pra não forçar muito o braço.

Nightx
Membro

Mensagens : 4
Localização : Void

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida pra quem tem o baixo TAGIMA TW66 Empty Re: Dúvida pra quem tem o baixo TAGIMA TW66

Mensagem por allexcosta Qua Jun 28, 2017 2:29 pm

Espessura idêntica não equivale a tensão idêntica. Mesmo sendo cordas de mesma marca, corda nova tem tensão diferente de corda velha.

Quais cordas você usa normalmente? Coloque essas e regule o baixo. Instrumento tem que ser regulado, não tem jeito. Se não há luthier você vai precisar aprender.

Mas há duas maneiras de saber a espessura das cordas originais. Você pode perguntar à Tagima ou usar um paquímetro.

É São Vicente? Que eu saiba existem vários luthiers em Santos.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida pra quem tem o baixo TAGIMA TW66 Empty Re: Dúvida pra quem tem o baixo TAGIMA TW66

Mensagem por matheusdmm Qua Jun 28, 2017 2:51 pm

Nightx escreveu:
matheusdmm escreveu:
Nightx escreveu: Olá, recentemente adquiri um TAGIMA TW66, um baixo muito bom por sinal. Pois bem, eu to querendo trocar as cordas dele, só que eu não sei o calibre das cordas que vieram nele, vocês poderiam me dizer qual calibre de cordas que vem nele de fábrica? Desde já agradeço.

Cara, primeiramente leva num luthier que provavelmente ele tem algumas cordas por lá pra tu comprar junto com a regulagem. Mas caso queira uma opinião sobre encordamento em si, as cordas que vem nesses baixos de fabrica são bem ruinzinhas, te recomendo colocar um jogo de corda legal tipo umas ernie ball(pode te custar um pouco, mas compensa muito no timbre e na tocabilidade), mas se tiver com a grana curta, procura as warwicks na tua cidade que tem um custo beneficio legal, eu não gosto das SG e das NIG mas é bem pessoal, o calibre também é muito pessoal e provavelmente deve vir um jogo misto nesses baixos. Se tu tem a mão leve e gosta de uma pegada mais macia, vai de 0,40, a 0,45 pode ser um pouco estranha.

Luthier é fora de cogitação onde eu moro. Eu só gostaria de saber o calibre das que vem nele por que quero colocar as novas do mesmo calibre pra não forçar muito o braço.


Então pesquisa e adquire o maior número de conteúdo e conhecimento com quem sabe regular instrumento e aprende se é tão inviável assim o luthier, o Alex citou o ponto crucial que é a tensão, tu pode colocar encordamento de calibre semelhante que tu pode descobrir usando um paquímetro, e ainda assim o teu braço ou ficar concavo ou convexo prejudicando muito a tocabilidade, sem contar nas oitavas afinadas etc, não é um bixo de sete cabeças regular um baixo, mas tu tem que saber o que ta fazendo.
matheusdmm
matheusdmm
Membro

Mensagens : 129
Localização : santa cruz do sul - rs

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida pra quem tem o baixo TAGIMA TW66 Empty Re: Dúvida pra quem tem o baixo TAGIMA TW66

Mensagem por Nightx Qua Jun 28, 2017 2:59 pm

allexcosta escreveu:Espessura idêntica não equivale a tensão idêntica. Mesmo sendo cordas de mesma marca, corda nova tem tensão diferente de corda velha.

Quais cordas você usa normalmente? Coloque essas e regule o baixo. Instrumento tem que ser regulado, não tem jeito. Se não há luthier você vai precisar aprender.

Mas há duas maneiras de saber a espessura das cordas originais. Você pode perguntar à Tagima ou usar um paquímetro.

É São Vicente? Que eu saiba existem vários luthiers em Santos.
Eu sei regular na medida do possível, já toco a um tempo guitarra, sei trocar captadores,oitavas,tensor. Só queria mesmo saber essa questão pq to començando agora no baixo e achava que como as cordas são mais grossas poderia afetar o braço se trocasse do 0.40 para o 0.45.

Nightx
Membro

Mensagens : 4
Localização : Void

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida pra quem tem o baixo TAGIMA TW66 Empty Re: Dúvida pra quem tem o baixo TAGIMA TW66

Mensagem por allexcosta Qua Jun 28, 2017 3:30 pm

Nightx escreveu:Só queria mesmo saber essa questão pq to començando agora no baixo e achava que como as cordas são mais grossas poderia afetar o braço se trocasse do 0.40 para o 0.45.

Qualquer baixo semi-decente suportará encordoamentos normais 40 ou 45. E dá pra diferenciar no olho e no tato se você tiver acesso a algum baixo cujas cordas você tem certeza da espessura.

Um jogo níquel 45-65-80-100 é meio que padrão pra quem não tem exigências específicas. Recomendo as D'Addario EXL170. Parece que tá 90 pila nas Americanas:

https://www.americanas.com.br/produto/20775244/encord.-baixo-4-cordas-exl170-longa-045-daddario
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida pra quem tem o baixo TAGIMA TW66 Empty Re: Dúvida pra quem tem o baixo TAGIMA TW66

Mensagem por Nightx Qua Jun 28, 2017 3:43 pm

allexcosta escreveu:
Nightx escreveu:Só queria mesmo saber essa questão pq to començando agora no baixo e achava que como as cordas são mais grossas poderia afetar o braço se trocasse do 0.40 para o 0.45.

Qualquer baixo semi-decente suportará encordoamentos normais 40 ou 45. E dá pra diferenciar no olho e no tato se você tiver acesso a algum baixo cujas cordas você tem certeza da espessura.

Um jogo níquel 45-65-80-100 é meio que padrão pra quem não tem exigências específicas. Recomendo as D'Addario EXL170. Parece que tá 90 pila nas Americanas:


Valeu pelas dicas.Vou dar uma conferida nesse jogo de cordas.

Nightx
Membro

Mensagens : 4
Localização : Void

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida pra quem tem o baixo TAGIMA TW66 Empty Re: Dúvida pra quem tem o baixo TAGIMA TW66

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos