Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mas o que leva uma pessoa se tornar racista?

+17
Nando Vasques
Mauricio Luiz Bertola
Guilé
Maurício_Expressão
Bastiao
lcs.
Edão
Stormbringer
Willian Casagrande
Paulo Penna
Normando Neto
Moshe Bar Elohim
rafacar
Raul S.
Rico
allexcosta
Coder
21 participantes

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Mas o que leva uma pessoa se tornar racista? - Página 2 Empty Re: Mas o que leva uma pessoa se tornar racista?

Mensagem por Stormbringer Sex Ago 18, 2017 8:01 am

eu sou originalmente de são paulo e passei 2/3 da minha vida lá, eu nunca soube que "preto" era pejorativo Razz
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4749
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Mas o que leva uma pessoa se tornar racista? - Página 2 Empty Re: Mas o que leva uma pessoa se tornar racista?

Mensagem por allexcosta Sex Ago 18, 2017 8:04 am

Stormbringer escreveu:eu sou originalmente de são paulo e passei 2/3 da minha vida lá, eu nunca soube que "preto" era pejorativo Razz

E eu sou de uma cidade onde 75% da população é negra e também nunca soube disso.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Mas o que leva uma pessoa se tornar racista? - Página 2 Empty Re: Mas o que leva uma pessoa se tornar racista?

Mensagem por GRRS Sex Ago 18, 2017 9:41 am

Sério isso gente? Pra mim sempre esteve associado a um subtexto racista... Cês nunca se depararam com expressões extremamente pejorativas tipo "serviço de preto" pra se referir a algo malfeito, ou "preto de alma branca" pra representar 'boa indole' ?

Acredito que aqui no Brasil temos uma visão muito particular de racismo, por conta da grande miscigenação entre as diversas etnias... Não é tão simples e descarado quanto nos Eua, onde as comunidades raramente se misturavam e a segregação era institucionalizada. Aqui é tudo mais complicado, o preconceito tem um nível de sofisticação sem precedentes, e por vezes pode passar despercebido pras pessoas... Afinal, retóricas como "o Brasil não tem preconceito racial" ou "a escravidão Brasileira era mais branda" ainda não sao persistentes até os dias de hoje?

O que é fato é que a militância negra tem se articulado há bastante tempo pra ressignificar o termo preto, tipo como tem sido feito com 'nigger' lá fora... Tambem depende muito do contexto em que é utilizado, ou por quem é utilizado. Enfim, concordo que por si só não tem uma conotação exclusivamente racista, mas não vivemos numa sociedade no vácuo sem implicações históricas e sociais. O racismo se manifesta de diversas formas, e é algo naturalizado nas cabeças de todo mundo, então muitas vezes repetimos ideias preconceituosas sem nem perceber

Abs

GRRS
Membro

Mensagens : 203
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Mas o que leva uma pessoa se tornar racista? - Página 2 Empty Re: Mas o que leva uma pessoa se tornar racista?

Mensagem por allexcosta Sex Ago 18, 2017 9:45 am

GRRS escreveu:Sério isso gente? Pra mim sempre esteve associado a um subtexto racista... Cês nunca se depararam com expressões extremamente pejorativas  tipo "serviço de preto" pra se referir a algo malfeito, ou  "preto de alma branca" pra representar 'boa indole' ?

"Serviço de preto" nunca vi. "Preto de alma branca" só vi preto falando... Na minha terra tem muito preto que não gosta de preto, principalmente na região do Recôncavo, onde a cultura da cana importou muito escravo. Há até hoje a idéia de que o branco é o patrão e todo mundo puxa o saco dele. Acho ridículo, gosto nem de ir lá às vezes.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Mas o que leva uma pessoa se tornar racista? - Página 2 Empty Re: Mas o que leva uma pessoa se tornar racista?

Mensagem por Stormbringer Sex Ago 18, 2017 10:08 am

fheliojr escreveu:"afrodescendente".

Eu gosto do termo afrodescendente, porem ele é impreciso se você está se referindo ao cara pela cor da pele...
Eu sou afrodescentente. Meu irmão, loiro e dos olhos azuis é afrodescendente...

E eu nao to falando isso pra "negar" raça não, eu tenho plena noção da história da minha família altamente miscigenada em gerações recentes com muitas raças Razz. Eu só acho que procurar classificações "eufemísticas" só piora a situação.
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4749
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Mas o que leva uma pessoa se tornar racista? - Página 2 Empty Re: Mas o que leva uma pessoa se tornar racista?

Mensagem por GRRS Sex Ago 18, 2017 10:11 am

allexcosta escreveu:"Serviço de preto" nunca vi. "Preto de alma branca" só vi preto falando... Na minha terra tem muito preto que não gosta de preto, principalmente na região do Recôncavo, onde a cultura da cana importou muito escravo. Há até hoje a idéia de que o branco é o patrão e todo mundo puxa o saco dele. Acho ridículo, gosto nem de ir lá às vezes.

São expressões relativamente comuns em São Paulo e no sul de Minas, principalmente entre os mais antigos

E é bem por aí a questão do racismo. Ele é tão enraizado na nossa mentalidade que é corriqueiro ver alguem com compleição menos escura ser racista com um de pele mais escura, enquanto os dois são tratados com o mesmo nível de preconceito por alguém branco... é complicado

Abs

GRRS
Membro

Mensagens : 203
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Mas o que leva uma pessoa se tornar racista? - Página 2 Empty Re: Mas o que leva uma pessoa se tornar racista?

Mensagem por allexcosta Sex Ago 18, 2017 10:17 am

GRRS escreveu:
allexcosta escreveu:"Serviço de preto" nunca vi. "Preto de alma branca" só vi preto falando... Na minha terra tem muito preto que não gosta de preto, principalmente na região do Recôncavo, onde a cultura da cana importou muito escravo. Há até hoje a idéia de que o branco é o patrão e todo mundo puxa o saco dele. Acho ridículo, gosto nem de ir lá às vezes.

São expressões relativamente comuns em São Paulo e no sul de Minas, principalmente entre os mais antigos

E é bem por aí a questão do racismo. Ele é tão enraizado na nossa mentalidade que é corriqueiro ver alguem com compleição menos escura ser racista com um de pele mais escura, enquanto os dois são tratados com o mesmo nível de preconceito por alguém branco... é complicado

Abs

O mais engraçado é quando esse alguém branco chega lá fora e não é considerado branco. Nego fica p^%$. Cansei de ver.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Mas o que leva uma pessoa se tornar racista? - Página 2 Empty Re: Mas o que leva uma pessoa se tornar racista?

Mensagem por Edão Sex Ago 18, 2017 10:52 am

E o Donald Trump? Racista assumido, de berço?
Edão
Edão
Membro

Mensagens : 1959
Localização : Rio Branco/AC

Ir para o topo Ir para baixo

Mas o que leva uma pessoa se tornar racista? - Página 2 Empty Re: Mas o que leva uma pessoa se tornar racista?

Mensagem por Zubrycky Sex Ago 18, 2017 12:41 pm

Termos pejorativos à parte, vale lembrar que, ainda mais hoje em dia, qualquer termo pode ser considerado pejorativo dependendo da suscetibilidade de que quem o ouve.. notme hide
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18899
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Mas o que leva uma pessoa se tornar racista? - Página 2 Empty Re: Mas o que leva uma pessoa se tornar racista?

Mensagem por GRRS Sex Ago 18, 2017 12:48 pm

^ou da intenção de quem fala...

GRRS
Membro

Mensagens : 203
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Mas o que leva uma pessoa se tornar racista? - Página 2 Empty Re: Mas o que leva uma pessoa se tornar racista?

Mensagem por allexcosta Sex Ago 18, 2017 12:53 pm

Edão escreveu:E o Donald Trump? Racista assumido, de berço?

Assumido não. Sim, de berço.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Mas o que leva uma pessoa se tornar racista? - Página 2 Empty Re: Mas o que leva uma pessoa se tornar racista?

Mensagem por Rico Sex Ago 18, 2017 9:26 pm

Caros, eu não visitei esse tópico desde que prometi não fazê-lo. Hoje, porém, achei apropriado observar o desenrolar e desenvolvimento da discussão.

Preto é um termo pejorativo. Concordo que também depende um pouco da forma como se fala, e principalmente de quem fala.

Preta, preta, pretinha... Percebe-se carinho e admiração, sobretudo porque o restante da letra da música reforça a idéia.

Agora, quando alguém usa a expressão com intuito discriminatório, como foi a frase infeliz do forista que originou minha reclamação, aí dói.

Expressões comuns aqui no RJ:

Sobre a segunda feira, e o fato de que é dia de trabalho: "amanhã é dia de branco"...

Sobre serviços mal feitos, realizados sem esmero: "serviço de preto"... Em SP: "serviço de baiano"...

Sobre costumes ligados a parcela menos favorecida da população: "crioulice".

Tem mais: preto com alma de branco, preto quando pinta (os cabelos), tem três vezes trinta, preto decente, preto trabalhador, preto, quando não faz (m$%&) na entrada, faz na saída...

Podemos não perceber, mas esses (maus) costumes fazem florescer o que há de pior em nós mesmos, e usamos esse raciocínio para tudo, sem muitas vezes notar.

Um amigo próximo compartilhou (sobre os últimos atentados) a pergunta a respeito de quem faria uma "esfihada" para as famílias que perderam entes queridos nas últimas ações terroristas.

Pra quem não viu, foi sobre um cidadão de origem síria que recebeu apoio ( com uma "esfihada") de grande parte dos cariocas, por ter sofrido ataques preconceituoso em decorrência de sua nacionalidade, aqui em Copacabana...

O amigo em questão, descendente de italianos, não se acha representado pelos cristãos da Klan, por exemplo, mas o que ele acha dos sírios??

Não percebo as pessoas pela cor da pele, nem pela orientação sexual. Pessoas são pessoas. São cheias de virtudes, cheias de defeitos. Percebo as pessoas pela sua opinião.

Já sei quem daqui não tem nada para me ensinar ou trocar.
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Mas o que leva uma pessoa se tornar racista? - Página 2 Empty Re: Mas o que leva uma pessoa se tornar racista?

Mensagem por allexcosta Sex Ago 18, 2017 9:39 pm

Rico escreveu:Sobre a segunda feira, e o fato de que é dia de trabalho: "amanhã é dia de branco"...

Nada a ver. Dia de branco não é oposto a dia de preto nem fala de pessoas brancas. É uma expressão originada na Marinha e denotava dia de trabalho porque era dia de vestir branco, que é a cor dos uniformes.

Rico escreveu:Sobre serviços mal feitos, realizados sem esmero: "serviço de preto"... Em SP: "serviço de baiano"...

Nunca ouvi serviço de preto. De baiano ou de nordestino já ouvi, até já comentei aqui.

Rico escreveu:Sobre costumes ligados a parcela menos favorecida da população: "crioulice".

Nunca ouvi essa expressão na vida.

Rico escreveu:Tem mais: preto com alma de branco, preto quando pinta (os cabelos), tem três vezes trinta, preto decente, preto trabalhador, preto, quando não faz (m$%&) na entrada, faz na saída...

Já escutei todas, inclusive faladas por negros. Acho de um tremendo mau gosto.

Rico escreveu:Podemos não perceber, mas esses (maus) costumes fazem florescer o que há de pior em nós mesmos, e usamos esse raciocínio para tudo, sem muitas vezes notar.

Percebo, noto e não faço.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Mas o que leva uma pessoa se tornar racista? - Página 2 Empty Re: Mas o que leva uma pessoa se tornar racista?

Mensagem por Rico Sex Ago 18, 2017 9:50 pm

allexcosta escreveu:
Rico escreveu:Sobre a segunda feira, e o fato de que é dia de trabalho: "amanhã é dia de branco"...

Nada a ver. Dia de branco não é oposto a dia de preto nem fala de pessoas brancas. É uma expressão originada na Marinha e denotava dia de trabalho porque era dia de vestir branco, que é a cor dos uniformes.

Rico escreveu:Sobre serviços mal feitos, realizados sem esmero: "serviço de preto"... Em SP: "serviço de baiano"...

Nunca ouvi serviço de preto. De baiano ou de nordestino já ouvi, até já comentei aqui.

Rico escreveu:Sobre costumes ligados a parcela menos favorecida da população: "crioulice".

Nunca ouvi essa expressão na vida.

Rico escreveu:Tem mais: preto com alma de branco, preto quando pinta (os cabelos), tem três vezes trinta, preto decente, preto trabalhador, preto, quando não faz (m$%&) na entrada, faz na saída...

Já escutei todas, inclusive faladas por negros. Acho de um tremendo mau gosto.

Rico escreveu:Podemos não perceber, mas esses (maus) costumes fazem florescer o que há de pior em nós mesmos, e usamos esse raciocínio para tudo, sem muitas vezes notar.

Percebo, noto e não faço.

Queria saber fazer os quotes como você, mas como não sei...

Dia de branco, queira você ou não, ganhou outra conotação com o passar dos tempos.

Serviço de preto e crioulice são comuns aqui. O fato de você ter a sorte de não conhecer as expressões nada significa. Já cansei de ouví-las.

O fato de negros repetirem frases racistas é apenas consequência. Isso já foi discutido aqui.

Se você percebe e evita tais pensamentos, dou-lhe parabéns, mas você não faz mais que sua obrigação.


Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Mas o que leva uma pessoa se tornar racista? - Página 2 Empty Re: Mas o que leva uma pessoa se tornar racista?

Mensagem por allexcosta Sex Ago 18, 2017 9:59 pm

Rico escreveu:Dia de branco, queira você ou não, ganhou outra conotação com o passar dos tempos.

Não concordo, pra mim é cisma sua.

Rico escreveu:Serviço de preto e crioulice são comuns aqui. O fato de você ter a sorte de não conhecer as expressões nada significa. Já cansei de ouví-las.

Ok.

Rico escreveu:O fato de negros repetirem frases racistas é apenas consequência. Isso já foi discutido aqui.

Verdade. Lastimável.

Rico escreveu:Se você percebe e evita tais pensamentos, dou-lhe parabéns, mas você não faz mais que sua obrigação.

Não devo receber parabéns. Tampouco é obrigação. É o normal e esperado de uma pessoa civilizada no século XXI. Pensar diferente disso que é absurdo.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Mas o que leva uma pessoa se tornar racista? - Página 2 Empty Re: Mas o que leva uma pessoa se tornar racista?

Mensagem por Rico Sex Ago 18, 2017 10:05 pm

Discordo de algumas coisas, mas resumindo, concordamos na maioria dos pontos.
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Mas o que leva uma pessoa se tornar racista? - Página 2 Empty Re: Mas o que leva uma pessoa se tornar racista?

Mensagem por allexcosta Dom Ago 20, 2017 5:36 pm

Racismo é uma reação automática do ser humano. Achei o estudo. Por favor, não discuta o estudo sem ler e interpretar.

http://journal.frontiersin.org/article/10.3389/fpsyg.2011.00108/full
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Mas o que leva uma pessoa se tornar racista? - Página 2 Empty Re: Mas o que leva uma pessoa se tornar racista?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Ago 20, 2017 8:23 pm

Automático ou não TEM QUE ser combatido.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Mas o que leva uma pessoa se tornar racista? - Página 2 Empty Re: Mas o que leva uma pessoa se tornar racista?

Mensagem por allexcosta Dom Ago 20, 2017 8:57 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Automático ou não TEM QUE ser combatido.

Não entendi bem a pergunta mas vou tentar responder.

Combatido o que a pessoa sente? Não, acho que não... Numa sociedade civilizada e livre você tem que cumprir a lei e não prejudicar o outro, só isso.

Se o preto não gosta do roxo e o azul não gosta do verde, problema deles. Fique sem gostar mas respeite a lei.

Eu odeio gente que queima lixo na rua, gente que ouve sertanojo no talo, gente que urina em ambiente público, que fica conversando no corredor sem deixar eu passar, etc, etc, etc... Mas não saio pela rua com um pedaço de pau pra bater nessas pessoas até matar.

Racismo é a mesma coisa. Cada um tem suas impressões e opiniões sobre cada grupo de pessoas, eu mesmo tenho as minhas e não são poucas. Mas respeitemos o próximo e as leis vigentes. É um país onde a população média sequer conhece as leis, imagine cumpri-las. Passa por educação e treinamento cívico.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Mas o que leva uma pessoa se tornar racista? - Página 2 Empty Re: Mas o que leva uma pessoa se tornar racista?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Ago 20, 2017 10:43 pm

allexcosta escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Automático ou não TEM QUE ser combatido.

Não entendi bem a pergunta mas vou tentar responder.

Combatido o que a pessoa sente? Não, acho que não... Numa sociedade civilizada e livre você tem que cumprir a lei e não prejudicar o outro, só isso.

Se o preto não gosta do roxo e o azul não gosta do verde, problema deles. Fique sem gostar mas respeite a lei.

Eu odeio gente que queima lixo na rua, gente que ouve sertanojo no talo, gente que urina em ambiente público, que fica conversando no corredor sem deixar eu passar, etc, etc, etc... Mas não saio pela rua com um pedaço de pau pra bater nessas pessoas até matar.

Racismo é a mesma coisa. Cada um tem suas impressões e opiniões sobre cada grupo de pessoas, eu mesmo tenho as minhas e não são poucas. Mas respeitemos o próximo e as leis vigentes. É um país onde a população média sequer conhece as leis, imagine cumpri-las. Passa por educação e treinamento cívico.
Não fiz uma pergunta, mas uma afirmação.
E não, numa sociedade civilizada significa algo chamado EDUCAÇÃO, e a educação, a destruição dos preconceitos por ela é uma tarefa de todos. A Lei não tem apenas que ser respeitada, tem que ser entendida, introjetada; se não for assim, e não se trata de sair pela rua com um pedaço de pau para matar ninguém, que é contra lei e é errado em sí, mas sim de educar o máximo possível de pessoas.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Mas o que leva uma pessoa se tornar racista? - Página 2 Empty Re: Mas o que leva uma pessoa se tornar racista?

Mensagem por allexcosta Dom Ago 20, 2017 10:49 pm

Desculpe. É claro que era uma afirmação.

O racismo é inerente ao ser humano. É tipo o desejo sexual...

Não acho que deva ser combatido, assim como não se combate o desejo sexual. Só acho que deve ser controlado por força, assim como uma pessoa não pode ter sexo não consensual com outra. Tenha seu racismo pra você e saiba que as demonstrações públicas são ilegais e podem cercear sua liberdade, assim como o desejo sexual por uma pessoa pode gerar cadeia caso ela tome uma atitude sobre esse desejo.

Eu não concordo com o combate às idéias. Pra mim o ser humano que vive numa comunidade precisa ser educado em relação ao que pode e ao que não pode, à lei vigente e sua aplicação. Só isso.

Demonizar instintos naturais da nossa espécie acho errado.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Mas o que leva uma pessoa se tornar racista? - Página 2 Empty Re: Mas o que leva uma pessoa se tornar racista?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Ago 20, 2017 11:28 pm

Racismo não é um "instinto natural". Crianças pequenas não são racistas e eu vejo isso todos os dias com minhas colegas da pré escola.
Comparar o desejo sexual com o racismo não tem nada à ver, pois o racismo é uma atitude, inclusive cultural, e não um instinto.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Mas o que leva uma pessoa se tornar racista? - Página 2 Empty Re: Mas o que leva uma pessoa se tornar racista?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Ago 21, 2017 12:08 am

https://www.youtube.com/watch?v=0NQz2mbaAnc
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Mas o que leva uma pessoa se tornar racista? - Página 2 Empty Re: Mas o que leva uma pessoa se tornar racista?

Mensagem por allexcosta Seg Ago 21, 2017 6:51 am

O estudo científico diz outra coisa.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Mas o que leva uma pessoa se tornar racista? - Página 2 Empty Re: Mas o que leva uma pessoa se tornar racista?

Mensagem por Rico Seg Ago 21, 2017 7:44 am

Antes que o Allex pergunte, eu ainda não lí, talvez o faça mais tarde, apenas para enriquecer a discussão. Em todo caso, tô cheio dessas pesquisas que visam justificar atitudes erradas da sociedade, simplesmente porque as grandes corporações ajudaram a criar tais conceitos em proveito de sí mesmas.

Eu uso como exemplo a frase do próprio Allex, que insinua que não há problemas com o racismo desde que se respeite a lei. Bom, escravidão já foi algo permitido no nosso próprio país. Aquelas pessoas então estavam certas?

Não sou educador, mas ainda prefiro crer na transformação da sociedade pela educação. Nesse caso, a lei vira um paliativo que pode perder seu intuito com o passar dos tempos.

Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Mas o que leva uma pessoa se tornar racista? - Página 2 Empty Re: Mas o que leva uma pessoa se tornar racista?

Mensagem por allexcosta Seg Ago 21, 2017 8:13 am

Rico escreveu:Eu uso como exemplo a frase do próprio Allex, que insinua que não há problemas com o racismo desde que se respeite a lei. Bom, escravidão já foi algo permitido no nosso próprio país. Aquelas pessoas então estavam certas?

Sim, estavam corretíssimas. Mas você não consegue enxergar isso com seus olhos de 2017.

O ser humano é um animal como outro qualquer. Não existe bem e mal nem certo e errado, existem convenções. Em 2650 alguém, em um fórum de música neural, escreverá a seguinte frase: "Bom, em 2017 ter filhos sem 100% de certeza que eles serão perfeitos já foi algo permitido no nosso próprio país. Aquelas pessoas estavam certas?". E aí várias outras virão e dirão "claro que não, um absurdo".

Se um filhote de gnu nasce e não consegue andar em 10 ou 15 minutos, a mãe o abandona para ser devorado por predadores.

Se alguém dissesse uns anos atrás que era errado ter sexo com meninas de 11 ou 12 anos o pessoal acharia muito estranho.

Vou nem longe, meu avô "criou" um menino de pele escura para "ajudar" na casa com serviços diversos. O menino nunca recebeu um salário, pois meu avô o estava "ajudando". A família desse menino, hoje um homem, é grata até hoje.

O que existe é força da lei, que é uma ferramente que a sociedade cria para continuar crescendo e para que seus membros co-existam sem se matar enquanto a população cresce. É só isso...

Rico escreveu:Não sou educador, mas ainda prefiro crer na transformação da sociedade pela educação. Nesse caso, a lei vira um paliativo que pode perder seu intuito com o passar dos tempos.

Observe o mundo à sua volta... A criança americana vai pra escola de manhã cedo e volta pra casa às 4 da tarde. Eles recebem aula de tolerância, de aceitar as diferenças, etc... Olha como tá o bagulho por lá. Estamos em 2017, fique numa área menos favorecida da cidade o dia todo observando quem o policial aborda. Somos racistas, preconceituosos, egoístas, safados, etc, etc, etc... Por que lá fora nego rouba menos? Porque eles são bonzinhos e educados? Mentira... É porque tem lei e a lei funciona.

Acreditar em evolução das interações humanos através da educação é um sonho tão irreal quanto uma sociedade em que todo mundo divide tudo. Isso não existe, jamais existirá. O comunismo falhou porque bate de frente com a natureza humana. Os fortes vingam, os fracos perecem. É assim em qualquer espécie animal, incluindo a nossa.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Mas o que leva uma pessoa se tornar racista? - Página 2 Empty Re: Mas o que leva uma pessoa se tornar racista?

Mensagem por Stormbringer Seg Ago 21, 2017 8:16 am

Pelo que entendi do artigo, foi medida a "empatia" de programação genética ligada a reflexos involuntários, igual ver alguem levando um chute no saco e se encolher sentindo a dor dele.

E mostrou que quanto mais "igual" mais empatia os sujeitos tinham com a cena. Isso sugere que inconscientemente puxaremos a sardinha pro nosso igual.

Eu não diria que isso chega a ser racismo, racismo é mais pesado, eu diria que é apenas uma preferência por similaridade. E não é um eufemismo Razz.
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4749
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Mas o que leva uma pessoa se tornar racista? - Página 2 Empty Re: Mas o que leva uma pessoa se tornar racista?

Mensagem por allexcosta Seg Ago 21, 2017 8:20 am

Stormbringer escreveu:Pelo que entendi do artigo, foi medida a "empatia" de programação genética ligada a reflexos involuntários, igual ver alguem levando um chute no saco e se encolher sentindo a dor dele.

E mostrou que quanto mais "igual" mais empatia os sujeitos tinham com a cena. Isso sugere que inconscientemente puxaremos a sardinha pro nosso igual.

Eu não diria que isso chega a ser racismo, racismo é mais pesado, eu diria que é apenas uma preferência por similaridade. E não é um eufemismo Razz.

Faltou comida num país e tá todo mundo se matando? O branco primeiro mata o preto e o amarelo, o preto mata primeiro o branco e o amarelo, o amarelo mata primeiro o branco e o preto.

Reação NATURAL da nossa espécie, que estamos rotulando como racismo.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Mas o que leva uma pessoa se tornar racista? - Página 2 Empty Re: Mas o que leva uma pessoa se tornar racista?

Mensagem por Stormbringer Seg Ago 21, 2017 8:22 am

Lembrei de uma passagem de Quincas Borba
Spoiler:
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4749
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Mas o que leva uma pessoa se tornar racista? - Página 2 Empty Re: Mas o que leva uma pessoa se tornar racista?

Mensagem por Rico Seg Ago 21, 2017 8:34 am

allexcosta escreveu:
Rico escreveu:Eu uso como exemplo a frase do próprio Allex, que insinua que não há problemas com o racismo desde que se respeite a lei. Bom, escravidão já foi algo permitido no nosso próprio país. Aquelas pessoas então estavam certas?

Sim, estavam corretíssimas. Mas você não consegue enxergar isso com seus olhos de 2017.

O ser humano é um animal como outro qualquer. Não existe bem e mal nem certo e errado, existem convenções. Em 2650 alguém, em um fórum de música neural, escreverá a seguinte frase: "Bom, em 2017 ter filhos sem 100% de certeza que eles serão perfeitos já foi algo permitido no nosso próprio país. Aquelas pessoas estavam certas?". E aí várias outras virão e dirão "claro que não, um absurdo".

Se um filhote de gnu nasce e não consegue andar em 10 ou 15 minutos, a mãe o abandona para ser devorado por predadores.

Se alguém dissesse uns anos atrás que era errado ter sexo com meninas de 11 ou 12 anos o pessoal acharia muito estranho.

Vou nem longe, meu avô "criou" um menino de pele escura para "ajudar" na casa com serviços diversos. O menino nunca recebeu um salário, pois meu avô o estava "ajudando". A família desse menino, hoje um homem, é grata até hoje.

O que existe é força da lei, que é uma ferramente que a sociedade cria para continuar crescendo e para que seus membros co-existam sem se matar enquanto a população cresce. É só isso...

Rico escreveu:Não sou educador, mas ainda prefiro crer na transformação da sociedade pela educação. Nesse caso, a lei vira um paliativo que pode perder seu intuito com o passar dos tempos.

Observe o mundo à sua volta... A criança americana vai pra escola de manhã cedo e volta pra casa às 4 da tarde. Eles recebem aula de tolerância, de aceitar as diferenças, etc... Olha como tá o bagulho por lá. Estamos em 2017, fique numa área menos favorecida da cidade o dia todo observando quem o policial aborda. Somos racistas, preconceituosos, egoístas, safados, etc, etc, etc... Por que lá fora nego rouba menos? Porque eles são bonzinhos e educados? Mentira... É porque tem lei e a lei funciona.

Acreditar em evolução das interações humanos através da educação é um sonho tão irreal quanto uma sociedade em que todo mundo divide tudo. Isso não existe, jamais existirá. O comunismo falhou porque bate de frente com a natureza humana. Os fortes vingam, os fracos perecem. É assim em qualquer espécie animal, incluindo a nossa.

Eu discordo... Quando você entende seu papel na sociedade seu modo de enxergar determinadas questões muda radicalmente.

Você e muitos aqui podem não acreditar e fazer troça, mas eu só me dei conta do tom da pele de meu futuro genro na 5a vez que o ví.

Nos EUA o ensino das escolas bate de frente com uma sociedade racista e xenófoba. Quase como a que temos aqui. Você é criado vendo e aprendendo com exemplos. Professores não conseguem competir com família. Educação é o todo.

Quanto ao comunismo... Bom, ele não aconteceu de fato.

Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Mas o que leva uma pessoa se tornar racista? - Página 2 Empty Re: Mas o que leva uma pessoa se tornar racista?

Mensagem por allexcosta Seg Ago 21, 2017 8:40 am

^ Ok. Não sei o que é "troça", mas entendi a mensagem. Concordemos em discordar.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Mas o que leva uma pessoa se tornar racista? - Página 2 Empty Re: Mas o que leva uma pessoa se tornar racista?

Mensagem por Rico Seg Ago 21, 2017 8:57 am

allexcosta escreveu:^ Ok. Não sei o que é "troça", mas entendi a mensagem. Concordemos em discordar.

Troça é zombar, caçoar, fazer graça...
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Mas o que leva uma pessoa se tornar racista? - Página 2 Empty Re: Mas o que leva uma pessoa se tornar racista?

Mensagem por Coder Seg Ago 21, 2017 11:29 am

Reflitam:





Me lembro até hoje quando em uma festa de aniversário, a aniversariante (uma menininha branca) chorava porque ganhou uma boneca negra. A mãe da criança não sabia onde enfiar a cara...

A maior culpa está na televisão. A maioria dos comerciais, filmes, novelas e programas infantis são com pessoas brancas. Desenhos então nem se fala...
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Mas o que leva uma pessoa se tornar racista? - Página 2 Empty Re: Mas o que leva uma pessoa se tornar racista?

Mensagem por Raul S. Seg Ago 21, 2017 11:55 am

allexcosta escreveu:O estudo científico diz outra coisa.
O artigo não oferece embasamento suficiente pra esse tipo de afirmação. Ele confirma que um grupo de cerca de 60 participantes efetivos (61 no primeiro experimento, e 47, no segundo), de origem exsclusiva caucasiana da Universidade de Milão-Bicocca, sente menos empatia por outros grupos étnicos.

Porém, para conseguir confirmar que a natureza humana (e não somente a de um grupo específico) é de fato "racista" (no sentido do artigo), é necessário analisar uma amostragem mais ampla, diversificada. Haveria a necessidade de distribuir participantes de núcleos sociais mistos, porque tendência à empatia é uma resposta que, apesar de natural, é altamente influenciada pelo meio social. Pra ilustrar esse meu ponto sobre respostas involuntárias, temos o caso do bocejo, que ocorre somente quando se simpatiza com a pessoa, e muitas vezes ocorre apenas dentro do círculo de amizades (o indivíduo não boceja sempre que vê pessoas de mesma etnia).

O estudo deveria incluir em mesma quantidade caucasianos/negros/asiáticos de círculo social misto (e talvez um grupo de controle, de árabe/indiano, sei lá), para responder questões como: um caucasiano que convive com negros tem o mesmo tipo de tendência empática do artigo em questão? e no caso de um negro ou asiático? Chutando (e apenas chutando), acredito o resultado do artigo seria diferente se tivesse sido realizado na Bahia, em São Paulo ou no Rio Grande do Sul, p.ex., por conta dos diferentes graus de miscigenação, maaaas esse é apenas um pressuposto que precisaria de confirmação científica.
Raul S.
Raul S.
Membro

Mensagens : 1778
Localização : -

Ir para o topo Ir para baixo

Mas o que leva uma pessoa se tornar racista? - Página 2 Empty Re: Mas o que leva uma pessoa se tornar racista?

Mensagem por allexcosta Seg Ago 21, 2017 11:59 am

Coder escreveu:A maior culpa está na televisão.

Não. Essas preferências são inerentes à nossa espécie.

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2566511/

Há vários estudos sobre isso, é que é difícil de achar.

As pessoas não admitem esse tipo de coisa porque são doutrinadas no politicamente correto, que é uma forma não natural de ver o mundo, que é um ambiente o mais politicamente incorreto possível.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Mas o que leva uma pessoa se tornar racista? - Página 2 Empty Re: Mas o que leva uma pessoa se tornar racista?

Mensagem por Rico Seg Ago 21, 2017 12:12 pm

Eu acho que esses estudos servem para justificar comportamentos e situações que atualmente estão causando preocupação em muitas sociedades mundo afora.

Desde a escravidão, passando pela má distribuição de renda, desigualdade de oportunidades, violência, rejeição a refugiados e numa sociedade ainda mais hipócrita, o comportamento de brancos cristãos com relação a todos os grupos citados no início deste parágrafo.

A gente adora teorias conspiratórias... 11/09, o homem na lua, Roswell... Porque não vemos com desconfiança esse tipo de pesquisa?

Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Mas o que leva uma pessoa se tornar racista? - Página 2 Empty Re: Mas o que leva uma pessoa se tornar racista?

Mensagem por allexcosta Seg Ago 21, 2017 12:13 pm

Raul S. escreveu:O artigo não oferece embasamento suficiente pra esse tipo de afirmação.

Se eu arrumar um estudo que satisfaça suas condições de validez você formulará novas condições.

O racismo e o preconceito são formas que a nossa espécie (e todas as outras) encontraram para protegerem a si e à sua prole.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Mas o que leva uma pessoa se tornar racista? - Página 2 Empty Re: Mas o que leva uma pessoa se tornar racista?

Mensagem por GRRS Seg Ago 21, 2017 12:44 pm

allexcosta escreveu:
Coder escreveu:A maior culpa está na televisão.

Não. Essas preferências são inerentes à nossa espécie.

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2566511/

Há vários estudos sobre isso, é que é difícil de achar.

As pessoas não admitem esse tipo de coisa porque são doutrinadas no politicamente correto, que é uma forma não natural de ver o mundo, que é um ambiente o mais politicamente incorreto possível.

Não são inerentes. Você está extrapolando lógicas e conceitos modernos como sendo verdade da mentalidade de todas as sociedades que já existiram e vão existir

As sociedades greco romanas da Antiguidade, por exemplo, tinham outros fatores que determinavam segregação social e política diferentes dos associados com o caráter étnico-racial modernos, eram muito mais atrelados a hereditariedade e regionalidade. Coisas parecidas podem ser observadas nos reinos árabes do norte da África ou nos processos de colonização da América espanhola. A mentalidade de segregação com base no fator racial como a gente conhece é uma construção do século XVIII

E sei lá né, pra quem bota fé nesses determinismos biológicos isso n deve fazer mt sentido... Mas tb n concordo muito com essas visões de "Isso é inerente ao ser humano" e tals, acho td esses discurso saídas fáceis pra justificar atrocidades e violências

Abs

GRRS
Membro

Mensagens : 203
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Mas o que leva uma pessoa se tornar racista? - Página 2 Empty Re: Mas o que leva uma pessoa se tornar racista?

Mensagem por allexcosta Seg Ago 21, 2017 12:51 pm

GRRS escreveu:acho td esses discurso saídas fáceis pra justificar atrocidades e violências

Vai ver a saída parece fácil porque é a mais óbvia.

O ser humano tem vergonha de admitir que é regido pelas mesmas leis que qualquer animal. A gente se acha MUITOOO superior. E não é.

Atrocidades e violências são coisas comuns a todas as espécies, inclusive a nossa. Mas a nossa, por questões simples e naturais de continuação da espécie, limita essas atrocidades através de leis.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Mas o que leva uma pessoa se tornar racista? - Página 2 Empty Re: Mas o que leva uma pessoa se tornar racista?

Mensagem por Raul S. Seg Ago 21, 2017 12:55 pm

allexcosta escreveu:
Raul S. escreveu:O artigo não oferece embasamento suficiente pra esse tipo de afirmação.

Se eu arrumar um estudo que satisfaça suas condições de validez você formulará novas condições.

O racismo e o preconceito são formas que a nossa espécie (e todas as outras) encontraram para protegerem a si e à sua prole.
Não é questão disso, Allex, eu concordo com a afirmação de que o "racismo" (como identificação e preferência étnica) tem origem natural, mas a questão toda (e inclusive o que está dando problema nessa discussão), é que o racismo ele também está muito relacionado com o meio.

Infelizmente parece que você está utilizando esses argumentos (através artigos que possuem premissas diferentes) para justificar uma questão que é bem maior do que isso, o que eu sei que não é o caso.

Explicando melhor o que eu quero dizer: as premissas dos artigos são genuinas, porém específicas; concordo com os resultados e sua conculsão, mas elas não satisfazem o resto da questão, que é a de o meio ter um papel bastante importante na formação e manutenção do preconceito . E neste caso não estou nem entrando no mérito do politicamente correto, e sim no de convívio e de empatia.

Por isso, para evitar novas condições, existe a necessidade de um estudo mais abrangente que leve em consideração esses outros fatores, com pressuposto acertivo, e não "emprestado".
Raul S.
Raul S.
Membro

Mensagens : 1778
Localização : -

Ir para o topo Ir para baixo

Mas o que leva uma pessoa se tornar racista? - Página 2 Empty Re: Mas o que leva uma pessoa se tornar racista?

Mensagem por GRRS Seg Ago 21, 2017 12:58 pm

allexcosta escreveu:Vai ver a saída parece fácil porque é a mais óbvia.

A resposta mais óbvia nem sempre é a correta

allexcosta escreveu:O ser humano tem vergonha de admitir que é regido pelas mesmas leis que qualquer animal. A gente se acha MUITOOO superior. E não é.

Atrocidades e violências são coisas comuns a todas as espécies, inclusive a nossa. Mas a nossa, por questões simples e naturais de continuação da espécie, limita essas atrocidades através de leis.

Não é um pouco contraditório dizer que o ser humano é regido pela mesma lei que os animais, pra logo depois dizer que ele tem um conjunto de leis particulares que os impede de agir como animais?

Abs

GRRS
Membro

Mensagens : 203
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Mas o que leva uma pessoa se tornar racista? - Página 2 Empty Re: Mas o que leva uma pessoa se tornar racista?

Mensagem por allexcosta Seg Ago 21, 2017 12:59 pm

^ É o caso de "quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha".

O racismo, que é inerente a nós, causa transformações na sociedade. Tais transformações retroalimentam o racismo.

Tudo na vida é assim. A pessoa mais alta arruma emprego melhor, o que gera uma percepção de que altura está ligada à eficiência, o que faz com que pessoas mais altas arrumem empregos ainda melhores.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Mas o que leva uma pessoa se tornar racista? - Página 2 Empty Re: Mas o que leva uma pessoa se tornar racista?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Ago 21, 2017 2:28 pm

allexcosta escreveu:^ É o caso de "quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha".

O racismo, que é inerente a nós, causa transformações na sociedade. Tais transformações retroalimentam o racismo.

Tudo na vida é assim. A pessoa mais alta arruma emprego melhor, o que gera uma percepção de que altura está ligada à eficiência, o que faz com que pessoas mais altas arrumem empregos ainda melhores.
Allex, a Alteridade, que é um conceito que explica o "estranhamento" com o Outro é inerente ao Ser Humano, mas você o confunde com o racismo.
O "outro" sempre nos causará estranheza, e isso sim é uma característica humana e não tem tempo ou lugar.
Agora, Racismo é uma categoria teórica, um tipo de questão que extrapola o sentimento humano em sí, para tornar-se uma gradação: Racismo não existiu em todos os lugares e épocas, mas sim quando uma etnia se sobrepõe e oprime à outra dadas as condições histórico econômicas e sociais. No Racismo uma determinada etnia "cria" toda uma série de justificativas, ideológicas, morais, pseudo-biológicas e etc para justificar a opressão (racista) que exerce sobre a "raça" que ela julga "inferior".
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Mas o que leva uma pessoa se tornar racista? - Página 2 Empty Re: Mas o que leva uma pessoa se tornar racista?

Mensagem por allexcosta Seg Ago 21, 2017 2:35 pm

http://www.nydailynews.com/news/national/face-structure-indication-racism-study-article-1.1270922
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Mas o que leva uma pessoa se tornar racista? - Página 2 Empty Re: Mas o que leva uma pessoa se tornar racista?

Mensagem por Raul S. Seg Ago 21, 2017 2:47 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:
allexcosta escreveu:^ É o caso de "quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha".

O racismo, que é inerente a nós, causa transformações na sociedade. Tais transformações retroalimentam o racismo.

Tudo na vida é assim. A pessoa mais alta arruma emprego melhor, o que gera uma percepção de que altura está ligada à eficiência, o que faz com que pessoas mais altas arrumem empregos ainda melhores.
Allex, a Alteridade, que é um conceito que explica o "estranhamento" com o Outro é inerente ao Ser Humano, mas você o confunde com o racismo.
O "outro" sempre nos causará estranheza, e isso sim é uma característica humana e não tem tempo ou lugar.
Agora, Racismo é uma categoria teórica, um tipo de questão que extrapola o sentimento humano em sí, para tornar-se uma gradação: Racismo não existiu em todos os lugares e épocas, mas sim quando uma etnia se sobrepõe e oprime à outra dadas as condições histórico econômicas e sociais. No Racismo uma determinada etnia "cria" toda uma série de justificativas, ideológicas, morais, pseudo-biológicas e etc para justificar a opressão (racista) que exerce sobre a "raça" que ela julga "inferior".
Acho que isso é exatamente o que permite a "retroalimentação" que o Allex mencionou. A estranheza, apesar de natural, não é o que move o comportamento social, ela apenas facilita sua manutenção; e se não houvesse isso, talvez a questão social sozinha não tivesse força suficiente para perdurar, e vice-versa.
Raul S.
Raul S.
Membro

Mensagens : 1778
Localização : -

Ir para o topo Ir para baixo

Mas o que leva uma pessoa se tornar racista? - Página 2 Empty Re: Mas o que leva uma pessoa se tornar racista?

Mensagem por Stormbringer Seg Ago 21, 2017 3:22 pm

^exatamente cheers
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4749
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Mas o que leva uma pessoa se tornar racista? - Página 2 Empty Re: Mas o que leva uma pessoa se tornar racista?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Ago 21, 2017 4:18 pm

Raul S. escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:
allexcosta escreveu:^ É o caso de "quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha".

O racismo, que é inerente a nós, causa transformações na sociedade. Tais transformações retroalimentam o racismo.

Tudo na vida é assim. A pessoa mais alta arruma emprego melhor, o que gera uma percepção de que altura está ligada à eficiência, o que faz com que pessoas mais altas arrumem empregos ainda melhores.
Allex, a Alteridade, que é um conceito que explica o "estranhamento" com o Outro é inerente ao Ser Humano, mas você o confunde com o racismo.
O "outro" sempre nos causará estranheza, e isso sim é uma característica humana e não tem tempo ou lugar.
Agora, Racismo é uma categoria teórica, um tipo de questão que extrapola o sentimento humano em sí, para tornar-se uma gradação: Racismo não existiu em todos os lugares e épocas, mas sim quando uma etnia se sobrepõe e oprime à outra dadas as condições histórico econômicas e sociais. No Racismo uma determinada etnia "cria" toda uma série de justificativas, ideológicas, morais, pseudo-biológicas e etc para justificar a opressão (racista) que exerce sobre a "raça" que ela julga "inferior".
Acho que isso é exatamente o que permite a "retroalimentação" que o Allex mencionou. A estranheza, apesar de natural, não é o que move o comportamento social, ela apenas facilita sua manutenção; e se não houvesse isso, talvez a questão social sozinha não tivesse força suficiente para perdurar, e vice-versa.
E o Racismo institucionalizado (ou velado), inicialmente por argumentos morais e ideológicos (séculos XVI e XVII) e depois pela pseudo-ciência (antropometria, darwinismo social, eugenia, etc do séculos XIX e XX), consolida-se como tal em função de sua base econômica: O Tráfico de Escravos, que é um componente fundamental da acumulação de Capital entre os séculos XV e XIX. Embora esse componente econômico do racismo (o Tráfico) tenha sido extinto, a mentalidade que ele gerou perdura até hoje (e perdurará...).
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Mas o que leva uma pessoa se tornar racista? - Página 2 Empty Re: Mas o que leva uma pessoa se tornar racista?

Mensagem por SRTO Seg Ago 21, 2017 4:34 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Embora esse componente econômico do racismo (o Tráfico) tenha sido extinto, a mentalidade que ele gerou perdura até hoje (e perdurará...).
Mestre, quando citou "perdurará" quis dizer literalmente que não acredita que o suposto racismo na sociedade não possa ser extinto?
SRTO
SRTO
Membro

Mensagens : 658
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Mas o que leva uma pessoa se tornar racista? - Página 2 Empty Re: Mas o que leva uma pessoa se tornar racista?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Ago 21, 2017 4:42 pm

SRTO escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Embora esse componente econômico do racismo (o Tráfico) tenha sido extinto, a mentalidade que ele gerou perdura até hoje (e perdurará...).
Mestre, quando citou "perdurará" quis dizer literalmente que não acredita que o suposto racismo na sociedade não possa ser extinto?
Não acredito que possa ser extinto não (talvez em longuíssimo prazo), mas controlado, sim. Nesse sentido concordo com o Allex, a lei deve ser aplicada.

"A tolerância ilimitada leva ao desaparecimento da tolerância. Se estendermos a tolerância ilimitada mesmo aos intolerantes, e se não estamos preparados para defender uma sociedade tolerante contra os ataques dos intolerantes, então, os tolerantes serão destruídos, e a tolerância juntamente com eles. Essa formulação não implica que devemos sempre suprimir as filosofias intolerantes, desde que tenhamos mecanismos para combatê-las com argumentos racionais, e que possamos mantê-las sob controle diante da opinião pública. [.......] Devemos, portanto, em nome da tolerância, reivindicar o direito de não tolerar os intolerantes. Devemos enfatizar que qualquer movimento que pregue a intolerância deva ser considerado fora da lei, e considerar a incitação à intolerância e perseguição devido a ela, como criminal."
Sir Karl Popper, Filósofo.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Mas o que leva uma pessoa se tornar racista? - Página 2 Empty Re: Mas o que leva uma pessoa se tornar racista?

Mensagem por allexcosta Seg Ago 21, 2017 4:46 pm

Falando sério.

Às vezes me pergunto se eu não morri e fui/vim parar no Vale das Sombras e arrumei uma internet lá/aqui ou se vocês não morreram e foram parar em Oz, País das Maravilhas, Nirvana, sei lá...

Porque esse lugar onde todo mundo é bom e só o sistema é malvadão eu ainda não passei não. E olhe que conheço é lugar, viu...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Mas o que leva uma pessoa se tornar racista? - Página 2 Empty Re: Mas o que leva uma pessoa se tornar racista?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos