Transformando Cort GB94 em passivo

Ir em baixo

Transformando Cort GB94 em passivo

Mensagem por fbarione em Qua Ago 23, 2017 7:42 pm

E ai pessoal, tudo certo?

Seguinte, eu estou com um Cort gb94 que uso afinado em D# e eu nao to me adaptando muito com timbrar ele, apanho muito mais que meus outros baixos. Eu desde que peguei ele ao curti o circuito e trocar agora por um pegal é inviável por grana estava pensado em tirar o circuito e deixar com dois volumes e dois tones. A questão é, quais a configurações dos potenciômetros que devo buscar?

Valeu ai quem puder ajudar.

fbarione
Membro

Mensagens : 202
Localização : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Transformando Cort GB94 em passivo

Mensagem por marcelinhobass em Sex Set 22, 2017 10:49 am

Olha, eu já pude tocar diversas vezes com um Cort desses aí, e na boa, deixaria ele do jeito que está. Não é nenhum bicho de sete cabeças equalizá-lo não ... com todo respeito, o "problema" não está no baixo !
Agora respondendo a sua pergunta: você pode usar 4 potênciômetros de 500K, 2 lineares e 2 logarítimicos (A e B), e no lugar da antiga chavinha do circuito, colocar uma chave de Série/Paralelo para o humbucking da ponte. Logo então o circuito trabalharia dessa maneira aqui: 2 Volumes; 2 Tones; Série/paralelo.
A segunda opção seria: 2 volumes; 1 tone; 1 chave seletora "Les paul"; 1 Chave Série/Paralelo.
Enfim, há varias maneiras interessantes de se ligar esse circuito, porém isso não é uma regra e isso fica mais ao seu gosto!
Como eu disse anteriormente: Eu não mexeria nisso ... acho esse circuitinho dele bacana até. Sei lá, invista esse dinheiro em aula, num encordoamento novo ...
avatar
marcelinhobass
Membro

Mensagens : 191
Localização : Bom Jesus do Norte-ES

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Transformando Cort GB94 em passivo

Mensagem por arturbmallmann em Sex Set 22, 2017 1:28 pm

Esqueça a forma que você configurava os outros baixos, recomece com tudo "Fletado", e procura a partir daí corrigir oque lhe incomoda.
Quanto a ligação passiva é isto aí mesmo que o Marcelinho disse. Regra meio geral(não diria verdade absoluta, mas quase hahah) instrumentos com hambucker usa-se pots de 500k, e single coils 250k. Isto principalmente devido ao tone, com 250k os H`s acabam perdendo brilho.
avatar
arturbmallmann
Membro

Mensagens : 1921
Localização : Mondaí-SC

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Transformando Cort GB94 em passivo

Mensagem por NeyBass em Sex Set 22, 2017 4:35 pm

fbarione escreveu:E ai pessoal, tudo certo?

Seguinte, eu estou com um Cort gb94  que  uso afinado em D# e eu nao to me adaptando muito com timbrar ele, apanho muito  mais que meus outros baixos. Eu desde que peguei ele ao curti o circuito e trocar agora por um pegal é  inviável  por grana estava pensado em tirar o circuito e deixar com dois volumes  e dois tones. A questão  é,  quais a configurações  dos potenciômetros  que devo buscar?

Valeu ai quem puder ajudar.

Eu tive dois GB5 desse, um original ativo e outro passivo (sem o pré)
Na verdade curti mais passivo, depois coloquei um preamp RBCustom aí sim ficou melhor que passivo e mil vezes melhor que o pré original.

Quando passivo ele possuía a configuração normal de JB com 2 volumes e 1 tone. A chave original que vem no baixo ficou como MUTE, e foi instalado outra chave de 3 posições para o cap da ponte MM, ficar em single, série e paralelo.

Se eu pegasse outro, eu faria o que fiz: Preamp com 1 volume push/pull ativo/passivo, 1 balance, grave e agudo concêntrico e médio.
1 chave para médio grave e médio agudo e outra para single, série e parelelo no cap MM.
Saudosismo bateu forte agora. Não sei pq fui vendê-lo quando estava nessa ultima configuração... Sad Sad Sad
avatar
NeyBass
Membro

Mensagens : 3531
Localização : MT

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Transformando Cort GB94 em passivo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum