Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cotas - Concursos/Faculdades

+15
SILVIAO
Ricardo
Mauricio Luiz Bertola
AndréBurger
heenrique_bass
rafael.buzzi.andrade
Vinicius F
SRTO
Stormbringer
edumerino
allexcosta
Rico
ifernandes
Coder
tullez
19 participantes

Ir para baixo

Cotas - Concursos/Faculdades Empty Cotas - Concursos/Faculdades

Mensagem por tullez Qua Ago 30, 2017 11:11 pm

Pessoal,

Hoje estava conversando com alguns familiares, e falamos sobre as cotas (para deficientes e também cotas raciais).. O que vocês acham?? Concordam, discordam?? Tem algum posicionamento sobre?

A discussão começou, pois divulgaram a nota de corte de um concurso aqui de São Paulo (100 questões) e as notas de corte para o "Geral" foram de 83 acertos e de Deficientes/Negros foi de 68 pontos.

Eu não tenho muito bem uma opinião formada sobre o assunto, até por isso, pergunto a vcs... Sei que aqui o pessoal (pelo menos na minha opinião) é bem culto, e vcs sempre conseguem levar as discussões a outro patamar... Até por isso meu interesse, em saber a opinião, e os pontos de vcs... Very Happy

Só para nao ficar em cima do muro, e dizer um pouco do que penso. Tenho parte de família indígena, e acredito que eles, como tantos outros, sofrem um pouco de preconceito ... Como também gordos sofrem, gente feia, muito bonita, loiros, e etc..... Entao nao sei se é o mais correto, fazer essa distinção racial... Já que todos, de alguma forma, sofrem de um pré-conceito.... E tambem, acho que por "direito" nosso como sociedade, faz mais sentido colocar os "mais bem avaliados" para trabalhar a serviço do estado, supondo que essa avaliação consiga realmente separar os melhores.... Igual em uma seleção de qualquer coisa (banda, empresa, professor, luthier, médico), a gente sempre quer o melhor a nossa disposição, quando estamos pagando.
Todos os povos, de alguma forma, sofreram... Uns escravizaram os outros....

Em contrapartida, acho estranho em alguns setores, quase nao terem negros/indigenas trabalhando..... No mínimo, temos um problema social, que tambem deveria ser tratado com mais atenção até antes, e nao deixar a "bomba" estourar só na idade adulta... Onde eu trabalho são raros os negros e estrangeiros lá...

Sobre deficientes, algumas empresas só contratam para cumprir a lei (que obriga empresas a terem uma quantidade de deficientes)... Já trabalhei em lugares que eles ficavam largados, e em outras, que são tratados de forma igual nos deveres, mas com diferenças em seus direitos... De forma justa, ao meu ver.

Enfim, e voces, o que acham?

Eu procurei um tópico que falasse disso, mas não o encontrei... Caso exista, podem fechar esse.. rs

Abçs!
tullez
tullez
Membro

Mensagens : 92
Localização : São Paulo, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Cotas - Concursos/Faculdades Empty Re: Cotas - Concursos/Faculdades

Mensagem por Coder Qua Ago 30, 2017 11:30 pm

O correto seria não precisar de cotas, mas quando um indígena poderia concorrer a mesma vaga que um branco da cidade? Sou totalmente a favor.
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Cotas - Concursos/Faculdades Empty Re: Cotas - Concursos/Faculdades

Mensagem por ifernandes Qui Ago 31, 2017 5:26 am

tullez escreveu:Tenho parte de família indígena, e acredito que eles, como tantos outros, sofrem um pouco de preconceito ... Como também gordos sofrem, gente feia, muito bonita, loiros, e etc..... Entao nao sei se é o mais correto, fazer essa distinção racial... Já que todos, de alguma forma, sofrem de um pré-conceito.... [...]
Todos os povos, de alguma forma, sofreram... Uns escravizaram os outros....

Só queria pontuar um pouco aqui nessa parte...

Ok que todo mundo sofre algum tipo de discriminação em algum momento a vida, seja pelo que for. Só que é necessário contextualizar um pouco. Vivemos no Brasil, são séculos de discriminação e perseguição ao povo negro e indígena. Índios são dizimados até hoje... A escravatura pode ter acabado a mais de 100 anos, mas hoje em dia ainda se vê reflexos dela. O povo negro foi libertado, mas nenhuma garantia de cidadania foi dada. A escravidão acabou, mas a exclusão social não. E por isso que até hoje, grande parte da população pobre é negra.

E como sabemos, infelizmente no nosso país, tudo é mais difícil pra quem é pobre. Acesso a educação, saúde, moradia, etc. Por aqui as coisas funcionam pra que quem é pobre continue pobre e quem for rico, continue rico. E na hora de pôr na balança, tudo isso conta. Quem não passa por esse tipo de aperto tem muita vantagem, cara. Muita mesmo.

E mais, as cotas podem levar a uma universidade, mas não necessariamente garantem um lugar do negro lá. Mas isso já é outra questão...
ifernandes
ifernandes
Membro

Mensagens : 668
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Cotas - Concursos/Faculdades Empty Re: Cotas - Concursos/Faculdades

Mensagem por Rico Qui Ago 31, 2017 8:24 am

A favor. A questão aqui é equilibrar o jogo e dar chances iguais, ou pelo menos, dar alguma chance. É justo.

Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Cotas - Concursos/Faculdades Empty Re: Cotas - Concursos/Faculdades

Mensagem por Coder Qui Ago 31, 2017 8:40 am

Pra mim, cotas teria que ser por condição de social, renda... Pode ver a USP, alguns cursos só tem riquinhos, que poderiam muito bem estar numa particular... Não que não tenham direito, mas abrir % de vagas para quem não pode pagar, só isso...
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Cotas - Concursos/Faculdades Empty Re: Cotas - Concursos/Faculdades

Mensagem por Rico Qui Ago 31, 2017 8:44 am

https://www.google.com.br/amp/agenciabrasil.ebc.com.br/amphtml/geral/noticia/2015-12/negros-aumentam-participacao-entre-os-1-mais-ricos-no-brasil

Esse estudo indica o motivo das cotas raciais.
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Cotas - Concursos/Faculdades Empty Re: Cotas - Concursos/Faculdades

Mensagem por allexcosta Qui Ago 31, 2017 9:03 am

Acredito em meritocracia, portanto não concordo com cotas.

Esse sistema é oriundo de um raciocínio comunista que é algo não natural. Seres humanos não nascem iguais. Cada um é diferente do outro. Uns tem maior capacidade de cognição, outros maior capacidade física, etc, etc...

Você não pode combater o racismo com racismo reverso. Mas o mundo tá todo invertido. Pessoal agora é racista com quem tem a pele mais clara, heterossexual é motivo de piada, etc...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Cotas - Concursos/Faculdades Empty Re: Cotas - Concursos/Faculdades

Mensagem por Rico Qui Ago 31, 2017 9:29 am

Me pergunto realmente com que tipo invencível de vírus ultradireitista a mídia infectou a cabeça da população..

Então existe meritocracia na má distribuição de renda, na fome, nas desigualdades sociais e no trabalho infantil?

Todo mundo sabe que as pessoas são diferentes. Dê-lhes iguais oportunidades e veja quem é quem. Daí falamos em meritocracia.


Última edição por Rico em Qui Ago 31, 2017 10:41 am, editado 2 vez(es)
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Cotas - Concursos/Faculdades Empty Re: Cotas - Concursos/Faculdades

Mensagem por Coder Qui Ago 31, 2017 9:43 am

allexcosta escreveu:Acredito em meritocracia, portanto não concordo com cotas.

Sério?

Essas crianças:

Cotas - Concursos/Faculdades 368554

Tem a mesma chance que essa? Basta estudar? é isso?  affraid

Cotas - Concursos/Faculdades 12
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Cotas - Concursos/Faculdades Empty Re: Cotas - Concursos/Faculdades

Mensagem por allexcosta Qui Ago 31, 2017 10:38 am

Coder escreveu:Essas crianças:

Tem a mesma chance que essa? Basta estudar? é isso?

Não, é o que deveria ser.

A educação gratuita deveria ser excelente. Assim como os trabalhadores mais simples deveriam ter condições de morar razoavelmente bem e criar seus filhos de maneira digna.

Pergunte a qualquer assistente social o que as famílias pobres fazem com a bolsa família, educação ou sei lá o quê... Dão escova no cabelo e compram short jeans de marca pra ir no baile funk (ou o que quer que seja a atividade cultural popular da cidade onde a pessoa mora).

O pedreiro deveria ganhar 4.000 e o político não mais que 6. Aí as oportunidades seriam similares, sem necessidade do preconceito racial que é o sistema de cotas.

Só pra constar: não simpatizo a direita e meus últimos votos pra presidente foram Dilma e Enéas.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Cotas - Concursos/Faculdades Empty Re: Cotas - Concursos/Faculdades

Mensagem por Coder Qui Ago 31, 2017 10:59 am

Eu entendo. É que a tal "meritocracia" defendida por alguns da a impressão que basta pegar nos livros que a pessoa chega aonde quiser. Sempre com os mesmo exemplos: "fulando era catador de lixo e passou no vestibular de medicina". Só que fulano não representa nem 0,0001% da população na mesma situação que ele.

Já o Bolsa Família, não da pra comprar nem um livro de ciências! E o cara que já está puto da vida, prefere comprar uma pinga pq pra ele é mais vantagem...

Honestamente, o Brasil nunca será como queremos... A tendência é piorar, pois para o governo, quanto mais pobres e ignorantes melhor! Gera mais votos, mais fácil de ludibriar... E se um dia mudar, talvez boa parte de nós já tenha morrido...

Por isso que sou a favor das cotas!
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Cotas - Concursos/Faculdades Empty Re: Cotas - Concursos/Faculdades

Mensagem por edumerino Qui Ago 31, 2017 11:20 am

Mais um a favor.
edumerino
edumerino
Membro

Mensagens : 3369
Localização : São Paulo/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Cotas - Concursos/Faculdades Empty Re: Cotas - Concursos/Faculdades

Mensagem por ifernandes Qui Ago 31, 2017 12:13 pm

Coder escreveu:Pra mim, cotas teria que ser por condição de social, renda... Pode ver a USP, alguns cursos só tem riquinhos, que poderiam muito bem estar numa particular... Não que não tenham direito, mas abrir % de vagas para quem não pode pagar, só isso...

no meu mundo ideal, o acesso deveria ser gratuito e irrestrito a qualquer um, mas fazer o quê né

allexcosta escreveu:Pergunte a qualquer assistente social o que as famílias pobres fazem com a bolsa família, educação ou sei lá o quê... Dão escova no cabelo e compram short jeans de marca pra ir no baile funk (ou o que quer que seja a atividade cultural popular da cidade onde a pessoa mora).

valor médio do bolsa família: 85
valor cursinho preparatório do Colégio Miguel Couto: 90
(lembrando que esses 85 são para uma família inteira.)


ifernandes
ifernandes
Membro

Mensagens : 668
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Cotas - Concursos/Faculdades Empty Re: Cotas - Concursos/Faculdades

Mensagem por Coder Qui Ago 31, 2017 12:27 pm

ifernandes escreveu:
Coder escreveu:Pra mim, cotas teria que ser por condição de social, renda... Pode ver a USP, alguns cursos só tem riquinhos, que poderiam muito bem estar numa particular... Não que não tenham direito, mas abrir % de vagas para quem não pode pagar, só isso...

no meu mundo ideal, o acesso deveria ser gratuito e irrestrito a qualquer um, mas fazer o quê né


Na teoria, a USP como universidade estadual é gratuita e para todos! #sqn

ifernandes escreveu:
allexcosta escreveu:Pergunte a qualquer assistente social o que as famílias pobres fazem com a bolsa família, educação ou sei lá o quê... Dão escova no cabelo e compram short jeans de marca pra ir no baile funk (ou o que quer que seja a atividade cultural popular da cidade onde a pessoa mora).

valor médio do bolsa família: 85
valor cursinho preparatório do Colégio Miguel Couto: 90
(lembrando que esses 85 são para uma família inteira.)


Mesmo que o cursinho custasse R$35, para quem depende dessa bolsa é muito mais vantagem gastar com comida e roupas.
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Cotas - Concursos/Faculdades Empty Re: Cotas - Concursos/Faculdades

Mensagem por allexcosta Qui Ago 31, 2017 12:34 pm

Todo mundo quer um baixo legal, mas comprar o cortador de grama ninguém comprou...

Comentário aleatório: Arnold Schwarzenegger cresceu na Áustria pós guerra numa família pobre. Banho era duas vezes por semana numa bacia. A mãe tomava banho primeiro, depois o pai, e depois os filhos, com a mesma água já suja dos outros banhos. Cada pessoa da família tinha um gato, que era usado como aquecedor e colocado debaixo das cobertas.

A partir dos 6 anos de idade, o pequeno Arnold comprava cada uma de suas refeições com trabalho, fosse juntar as folhas no quintal, colocar o lixo fora ou fazer flexões e abdominais. Nenhuma refeição era "de graça". Se ele se recusasse a realizar o trabalho, não comia.

O resto da história vocês meio que já sabem.

Parem e pensem nisso...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Cotas - Concursos/Faculdades Empty Re: Cotas - Concursos/Faculdades

Mensagem por Coder Qui Ago 31, 2017 1:08 pm

Cotas - Concursos/Faculdades Elgafac
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Cotas - Concursos/Faculdades Empty Re: Cotas - Concursos/Faculdades

Mensagem por Stormbringer Qui Ago 31, 2017 2:12 pm

^Por que o peixe QUER subir na árvore? geek

/*************/
Cota por "raça" acho ruim pra todo mundo, inclusive pros cotistas.

Cota por condição social sim balancearia o "jogo", porem, nada mais é do que um remendo, uma admissão de incompetência do governo em prover ensino gratuito decente.

Alem de ser um "nivelamento por baixo" num lugar que se busca excelência(a universidade), não adianta qualquer tipo de pensamento diferente: alguém menos preparado entrou no lugar de alguém mais preparado. É um fato.

Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4750
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Cotas - Concursos/Faculdades Empty Re: Cotas - Concursos/Faculdades

Mensagem por edumerino Qui Ago 31, 2017 2:29 pm

Acontece que no Brasil a condição social está diretamente relacionada à questões como cor da pele.

Trabalho no RH de uma empresa multinacional. Sabe quantos diretores negros nós temos? 0
Gerentes? Deve ser cerca de 5% se muito.
E estando no RH posso dizer que não é porque não aprovamos pessoas negras. É simplesmente porque não se encontra candidatos neste nível de cargos. Ao menos não na proporção que deveria se levarmos em conta a nossa distribuição racial na população. Enfim, o fato é que as condições são desiguais e as cotas, na minha opinião, podem ser um caminho pra tentar diminuir o buraco.
edumerino
edumerino
Membro

Mensagens : 3369
Localização : São Paulo/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Cotas - Concursos/Faculdades Empty Re: Cotas - Concursos/Faculdades

Mensagem por Stormbringer Qui Ago 31, 2017 2:44 pm

edumerino escreveu:...É simplesmente porque não se encontra candidatos neste nível de cargos...
E se a empresa tivesse uma % desses cargos de diretoria reservada pra negros?

Eu sei que a comparação é tosca, e é de propósito. Mas se estamos falando de preparação, a partir do momento que a gente corta alguém melhor preparado, independente do motivo dele ser melhor preparado, a gente está baixando o nível do que vai sair do outro lado.
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4750
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Cotas - Concursos/Faculdades Empty Re: Cotas - Concursos/Faculdades

Mensagem por SRTO Qui Ago 31, 2017 3:42 pm

Concordo com o pensamento de que cota é um tapa-buraco. Não enxergo o benefício desse tratamento.
SRTO
SRTO
Membro

Mensagens : 658
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Cotas - Concursos/Faculdades Empty Re: Cotas - Concursos/Faculdades

Mensagem por Rico Qui Ago 31, 2017 3:49 pm

Sugiro a leitura:

https://www.cartacapital.com.br/sociedade/ser-contra-cotas-raciais-e-concordar-com-a-perpetuacao-do-racismo-1359.html
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Cotas - Concursos/Faculdades Empty Re: Cotas - Concursos/Faculdades

Mensagem por Vinicius F Qui Ago 31, 2017 4:03 pm

O que eu acho é que diploma superior é algo ridiculamente supervalorizado no Brasil.

Universidades não deveriam ser "cabides de emprego", como são tratadas aqui.
Vinicius F
Vinicius F
Membro

Mensagens : 1047
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Cotas - Concursos/Faculdades Empty Re: Cotas - Concursos/Faculdades

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Qui Ago 31, 2017 4:14 pm

Na condição de homem branco eu não tenho a MÍNIMA capacidade de decidir se as cotas são justas ou não.

Poderiam ser melhores? sim. Vejo várias formas de que poderia ser mais benéfico (muitas já foram citadas, inclusive), mas não passa de utopia achar que daria pra achar o sistema perfeito pra nivelar a população.

Sobre bolsa-família: tem gente que usar mal, tem gente que usa bem. Muita gente já se descadastrou voluntariamente por não estar precisando (saiu até reportagem e não foi pouca gente).

A Alemanha - país de primeiro mundão, líder mundial - tem um sistema parecido de ajuda financeira pra quem está em dificuldades. Não é questão de direita ou esquerda. É preocupar-se com o bem-estar da população ou cagar pra ela.

Concordo que teria formas bem melhores de fazer isso (inclusive não dar a bolsa em dinheiro, por exemplo) mas não dá pra pensar que a população não precisa disso só porque a gente e os próximos de nós não precisamos. Esse fato - não ver a necessidade da bolsa - é um indício de que somos privilegiados e que (alguns de nós.. eu incluso) não precisamos fazer muito esforço pra isso... portanto, temos pouco mérito nisso.

Não que minha infância foi de regalias... pelo contrário.. a grana era contada e meu pai e minha mãe suavam pra botar comida na mesa. Ai de mim se tirasse notas ruins, mas isso eles aprenderam com os pais deles, que aprenderam com os pais e por aí vai... São centenas de anos de cultura de esforço/educação/mérito nas minhas costas.

A nas costas dos ex-escravos? tinha que tipo de cultura? e o que eles passaram para os filhos?
E os índios?
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1909
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Cotas - Concursos/Faculdades Empty Re: Cotas - Concursos/Faculdades

Mensagem por heenrique_bass Qui Ago 31, 2017 4:16 pm

Vinicius F escreveu:O que eu acho é que diploma superior é algo ridiculamente supervalorizado no Brasil.

Universidades não deveriam ser "cabides de emprego", como são tratadas aqui.

Concordo contigo, teve um lugar que eu não peguei emprego porque não tinha faculdade, mas sou formado em curso técnico... vai entender
heenrique_bass
heenrique_bass
Membro

Mensagens : 958
Localização : Lages - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Cotas - Concursos/Faculdades Empty Re: Cotas - Concursos/Faculdades

Mensagem por Coder Qui Ago 31, 2017 4:18 pm

^ Curso técnico não serve mais pra nada! Se puder, faça um curso superior, nem que for a distância na UniXPTO

E pra falar a vdd, ensino superior já é exigência mínima... Uma pós, uma língua fluente (inglês principalmente) ou uma certificação já são itens exigidos na maioria das vagas que vejo por aí...


Última edição por Coder em Qui Ago 31, 2017 4:24 pm, editado 1 vez(es)
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Cotas - Concursos/Faculdades Empty Re: Cotas - Concursos/Faculdades

Mensagem por AndréBurger Qui Ago 31, 2017 4:19 pm

A escravidão começou aqui no Brasil lá por 1530, durou 300 e tantos anos (de negros, né. só olhar pro lado e ver os bolivianos, mas enfim..).

É inegável ter uma dívida com essa raça que construiu o Brasil no braço e até considero cota um pagamento bem superficial.

E entendo o nervosismo de se ter algum parente que ficou na lista dos que passariam se não houvesse cota, mas acho que é o mínimo que podemos fazer. O mínimo, mesmo. Se ele foi bem em história ele deve entender a necessidade disso até os dias de hoje (e pode não concordar, também).

AndréBurger
Membro

Mensagens : 925
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Cotas - Concursos/Faculdades Empty Re: Cotas - Concursos/Faculdades

Mensagem por allexcosta Qui Ago 31, 2017 4:28 pm

Coder escreveu:
allexcosta escreveu:Acredito em meritocracia, portanto não concordo com cotas.

Sério?

Essas crianças:

Cotas - Concursos/Faculdades 368554

Tem a mesma chance que essa? Basta estudar? é isso?  affraid

Cotas - Concursos/Faculdades 12

Falando um pouco mais...

"Aquelas crianças" lá em cima nem sequer deveriam existir. Em país normal se aquela é a única condição que os pais podem dar a uma criança, o governo toma posse desse indivíduo e o insere em uma família normal, estruturada, que receberá um salário para cuidar dessa criança que nasceu em ambiente desfavorável. Portanto não dá simplesmente pra dizer que isso ocorre por causa do capitalismo malvadão, já que em países capitalistas organizados e sérios tais crianças simplesmente não existem.

Existe um estudo nos Estados Unidos, que demonstra que lá, para ser um adulto não pobre, ou seja, classe média ou superior, o que predispõe um lugar decente pra morar, um carro na garagem, comida na mesa, etc, a pessoa precisa satisfazer três e somente três condições, que são: termine o ensino médio, arrume um emprego qualquer e não tenha filhos antes de casar. Só isso e mais nada... Mas, por que isso é assim por lá? Porque o cara que limpa o chão ou o banheiro ganha 18 dólares por hora, o lixeiro ganha 60K por ano, assim como o carteiro, o servente de pedreiro, o pintor, o cara que entrega o jornal, a diarista, etc, etc, etc...

Já acho o estudo, peraí...

https://www.brookings.edu/opinions/three-simple-rules-poor-teens-should-follow-to-join-the-middle-class/

Num país onde TODAS as crianças têm acesso à escola, é tão difícil isso? Se a criança diz que não tem o que comer em casa, a escola aponta um assistente social que visita a casa dessa criança e ela come de graça na escola. E funciona... Mas por que funciona? Porque as crianças são tratadas caso a caso... Existem assistentes sociais responsáveis pelo bem estar de cada criança que precisa de auxílio... Não é simplesmente dar bolsa isso ou aquilo aleatoriamente...

Mas não é o capitalismo que é malvadão? Então como que eu tô falando de um sistema que funciona no país mais capitalista do mundo? Me expliquem isso...

O governo do Brasil não tem dinheiro pra dar uma infância normal àquelas crianças da foto, mas pra menino virar menina e vice-versa, pra mulher de político viajar e comprar jóia, pra vagabundo encher helicóptero de cocaína e trazer da Bolívia... Ah tem, pra isso tem...

Esse negócio de cota é igual o cara falar assim: "tô com câncer no pâncreas" e o médico responder "ok, vai pra casa e toma um chá de boldo". Resolve?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Cotas - Concursos/Faculdades Empty Re: Cotas - Concursos/Faculdades

Mensagem por Stormbringer Qui Ago 31, 2017 4:33 pm

^That!

Não adianta paulofreirizar as coisas Very Happy.
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4750
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Cotas - Concursos/Faculdades Empty Re: Cotas - Concursos/Faculdades

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Ago 31, 2017 4:35 pm

^ Não querer enxergar a realidade e a História é um tipo de cegueira induzida....
A (in)capacidade de distorcer a Realidade em função da introjeção de uma Ideologia é incrível...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Cotas - Concursos/Faculdades Empty Re: Cotas - Concursos/Faculdades

Mensagem por Coder Qui Ago 31, 2017 4:40 pm

Allex, seja bem vindo a republica das bananas!

Coder escreveu:A tendência é piorar, pois para o governo, quanto mais pobres e ignorantes melhor! Gera mais votos, mais fácil de ludibriar... E se um dia mudar, talvez boa parte de nós já tenha morrido...
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Cotas - Concursos/Faculdades Empty Re: Cotas - Concursos/Faculdades

Mensagem por allexcosta Qui Ago 31, 2017 4:53 pm

E detalhe: Estados Unidos nem sequer é conhecido como exemplo de serviços sociais. Só citei porque conheço e sei como é...

Criança na rua é algo que simplesmente não pode existir em qualquer país que almeja alguma coisa...

Mas permanecemos contentes em termos praias, futebol no domingo e carnaval em fevereiro. Sério que não cansa isso?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Cotas - Concursos/Faculdades Empty Re: Cotas - Concursos/Faculdades

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Ago 31, 2017 5:06 pm

"Aquelas crianças" lá em cima nem sequer deveriam existir.
Mas existem, e são em grande e crescente número no mundo...

Em país normal
Interessante... A maioria dos países do mundo é "anormal"...

Porque o cara que limpa o chão ou o banheiro ganha 18 dólares por hora, o lixeiro ganha 60K por ano, assim como o carteiro, o servente de pedreiro, o pintor, o cara que entrega o jornal, a diarista, etc, etc, etc...
Mais uma "anormalidade" da maior parte dos países "anormais" do mundo...

Num país onde TODAS as crianças têm acesso à escola, é tão difícil isso? Se a criança diz que não tem o que comer em casa, a escola aponta um assistente social que visita a casa dessa criança e ela come de graça na escola. E funciona... Mas por que funciona? Porque as crianças são tratadas caso a caso... Existem assistentes sociais responsáveis pelo bem estar de cada criança que precisa de auxílio... Não é simplesmente dar bolsa isso ou aquilo aleatoriamente...
Falta de conhecimento...
Aqui existe tal sistema, que inclusive funciona bem ou mal (como sou professor de escola pública até hoje, sei muito bem disso...
Bolsas não são para isso...

Mas não é o capitalismo que é malvadão? Então como que eu tô falando de um sistema que funciona no país mais capitalista do mundo? Me expliquem isso...

Talvez você não saiba, mas o tal "país mais Capitalista do mundo" explora o mundo inteiro, principalmente desde o acordo de Breton-Woods de 1944, quando criou um sistema econômico mundial centrado na sua moeda (o dólar), que carreia recursos de todo o mundo para a sua economia, sustentando essas "possibilidades" da Sociedade americana, que você conheceu, usufruiu (das suas "migalhas"), admirou, mas não sabe de onde veio...

O governo do Brasil não tem dinheiro pra dar uma infância normal àquelas crianças da foto, mas pra menino virar menina e vice-versa, pra mulher de político viajar e comprar jóia, pra vagabundo encher helicóptero de cocaína e trazer da Bolívia... Ah tem, pra isso tem...
Ué!? Agora você está dando uma de "comunista"!?
Decida; ou você critica com coerência ou se junta aos que defendem isso que está aí...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Cotas - Concursos/Faculdades Empty Re: Cotas - Concursos/Faculdades

Mensagem por allexcosta Qui Ago 31, 2017 5:14 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:usufruiu (das suas "migalhas")

Ouch...

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Ué!? Agora você está dando uma de "comunista"!?
Decida; ou você critica com coerência ou se junta aos que defendem isso que está aí...

Não tenho que decidir nada... Vejo o que vejo da maneira que entendo. Não tenho compromisso nenhum com bandeira capitalista ou comunista. Algumas coisas funcionam e outras não... É só isso...

allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Cotas - Concursos/Faculdades Empty Re: Cotas - Concursos/Faculdades

Mensagem por Vinicius F Qui Ago 31, 2017 5:31 pm

Coder escreveu:^ Curso técnico não serve mais pra nada! Se puder, faça um curso superior, nem que for a distância na UniXPTO

E pra falar a vdd, ensino superior já é exigência mínima... Uma pós, uma língua fluente (inglês principalmente) ou uma certificação já são itens exigidos na maioria das vagas que vejo por aí...

Ano passado um amigo me indicou pra concorrer a uma vaga numa montadora de veículos. O problema é que o que interessava pro cara (diretor da área), e ele já tinha me avisado, é se você tinha uma pós qualquer ou não (eu não tenho). Pouco importava sua experiência ou afinidade com a área. E dentro dessa área (automobilística) já trabalhei de mecânico de oficina a engenheiro, assim como alguns demais concorrentes. Mas perdemos a vaga pra um cara que não sabia como funcionava uma homocinética, mas que tinha várias pós aleatórias, sendo que o trabalho exigia um bom conhecimento prático. E nota 10 em marketing pessoal.

Inglês fluente eu entendo, pois muitas vezes é utilizado de fato. Mas essa mentalidade do diretor de olhar só pra isso é comum aqui no Brasil. Temos toda uma rede que lucra muito em cima de vestibulares, veja a quantidade de cursinhos preparatórios. Faculdades deveriam cumpirir mais sua função de formar pesquisadores, educadores, especialistas e ser menos comércio de diplomas...

heenrique_bass escreveu:Concordo contigo, teve um lugar que eu não peguei emprego porque não tinha faculdade, mas sou formado em curso técnico... vai entender

Cara, isso infelizmente é "lei" aqui. A grande maioria das profissões, exige no máximo um bom curso técnico e dedicação por parte de quem quer aprender. Se consultar índices de países mais desenvolvidos, a taxa relativa da população para formados em faculdades não é alta. Não é necessidade nesses países ter tanto diploma, e nem faz sentido ter. A disparidade de salários (desigualdade) também é menor. Aqui é aquela coisa de 1800, que fulano pra ter dignidade, tem que ser médico, advogado, engenheiro (o famoso dotô), mesmo que não possua a mínima afinidade com essas profissões. No fim, tudo isso é uma relação de causa e consequência, dadas as nossas origens...


Última edição por Vinicius F em Qui Ago 31, 2017 5:51 pm, editado 2 vez(es)
Vinicius F
Vinicius F
Membro

Mensagens : 1047
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Cotas - Concursos/Faculdades Empty Re: Cotas - Concursos/Faculdades

Mensagem por Ricardo Qui Ago 31, 2017 5:48 pm

Cotas raciais não.
Contra.
Vai contra as pessoas entenderem que não existe raça, só humanos com variáveis genéticas e que simplesmente algumas são visíveis na aparência.
Coragem e compromisso de deixar o que aconteceu de errado no passado e fazer diferente daqui pra frente.
Vale o mesmo para comportamentos e gênero. Tenho participado de reuniões de projetos que abrangem outras políticas públicas e a questão de cotas sempre está na pauta.
Por exemplo, ontem participei de um evento que discutia ideias de projetos de políticas públicas de habitação para pessoas em situação de rua. No projeto tinha isso. Se o Estado tem uma moradia para contemplar um morador de rua, a mulher tem preferência na fila sobre o homem, o negro sobre o branco, o Lgbt sobre o hetero... Ou seja, se for um branco hétero morando na rua, pelo projeto pode abraçar sua marquise que é fim da fila pra sempre.
Isso é trazer a injustiça para o presente, cometer novos erros em nome de um passado que não deveria fazer mais sentido.
Concentrar no que realmente está de errado, corrupção, má gestão, privilégios, etc
Ricardo
Ricardo
Membro

Mensagens : 1939
Localização : Curitiba - Pr

Ir para o topo Ir para baixo

Cotas - Concursos/Faculdades Empty Re: Cotas - Concursos/Faculdades

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Ago 31, 2017 5:54 pm

Vai contra as pessoas entenderem que não existe raça, só humanos com variáveis genéticas e que simplesmente algumas são visíveis na aparência.
Concordo com você integralmente. Mas, saiba que muita, mas muita gente não pensa assim...
Coragem e compromisso de deixar o que aconteceu de errado no passado e fazer diferente daqui pra frente.
Isso é válido para indivíduos, mas não para Sociedades inteiras...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Cotas - Concursos/Faculdades Empty Re: Cotas - Concursos/Faculdades

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Ago 31, 2017 5:56 pm

allexcosta escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:usufruiu (das suas "migalhas")

Ouch...

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Ué!? Agora você está dando uma de "comunista"!?
Decida; ou você critica com coerência ou se junta aos que defendem isso que está aí...

Não tenho que decidir nada... Vejo o que vejo da maneira que entendo. Não tenho compromisso nenhum com bandeira capitalista ou comunista. Algumas coisas funcionam e outras não... É só isso...

Não me leve à mal Allex, é uma ironia...
Bertola dando uma de Allex Costa...
Laughing
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Cotas - Concursos/Faculdades Empty Re: Cotas - Concursos/Faculdades

Mensagem por SILVIAO Qui Ago 31, 2017 7:29 pm

^ Bertolla,mas sociedades são compostas de individuos certo ?

Vale lembrar que tem muito branco pobre também,meus 2 avôs eram um branco de olhos azuis a la Frank Sinatra e o outro negão,ambos muito pobres.As decisões de ambos dirigiram suas vidas,ambos honestos e trabalhadores,um coveiro o outro pedreiro,meu avo coveiro, mais pacato teve 15 filhos e preferiu ficar no interior,aposentou com uma casinha simples e só.O meu outro avo,teve "somente "6 filhos,inquieto,veio pra Sumpaulo,trabalhou até os 70 anos,inclusive aos domingos,tem hoje 3 casas simples de aluguel,seu Uno quitado,e uma condição razoavel pra quem passou fome na infancia.
Devo acreditar que meu avo branco foi um capitalista opressor?Claro que não,ambos tiveram condiçoes iguais e entrando na questão racial,no mesmo serviço braçal com certeza escolheriam meu avô negro , pelo porte físico.
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Cotas - Concursos/Faculdades Empty Re: Cotas - Concursos/Faculdades

Mensagem por ifernandes Qui Ago 31, 2017 10:50 pm

Stormbringer escreveu:

Alem de ser um "nivelamento por baixo" num lugar que se busca excelência(a universidade), não adianta qualquer tipo de pensamento diferente: alguém menos preparado entrou no lugar de alguém mais preparado. É um fato.


não necessariamente: http://m.jornalnc.com/noticia?351-Cotistas-t?m-melhores-notas-em-universidades,-segundo-Ipea
ifernandes
ifernandes
Membro

Mensagens : 668
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Cotas - Concursos/Faculdades Empty Re: Cotas - Concursos/Faculdades

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Ago 31, 2017 10:51 pm

SILVIAO,
Questões pessoais, individuais não são objeto das Ciências Sociais, nem da análise histórico/social, exceto de certos indivíduos como representação de classe.
O branco pobre é prejudicado também, mas NUNCA foi escravizado aqui no Brasil (talvez em outros lugares ou épocas...). Enquanto parcela da Sociedade, ele é pobre, mas não carrega em sí mesmo um estigma histórico-social, nem as determinações históricas que negros e índios carregam e a que foram submetidos ao longo do tempo por aqui.
O ideal é que não houvessem cotas. Mas, elas são necessárias por um certo tempo.
Curioso é que nos EUA adotou-se a partir dos anos 60 (e mesmo antes, ainda na vigência do regime de segregação racial), um tipo de sistema de cotas, mas ninguém aqui fala contra isso...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Cotas - Concursos/Faculdades Empty Re: Cotas - Concursos/Faculdades

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Ago 31, 2017 10:52 pm

ifernandes escreveu:
Stormbringer escreveu:

Alem de ser um "nivelamento por baixo" num lugar que se busca excelência(a universidade), não adianta qualquer tipo de pensamento diferente: alguém menos preparado entrou no lugar de alguém mais preparado. É um fato.


não necessariamente: http://m.jornalnc.com/noticia?351-Cotistas-t?m-melhores-notas-em-universidades,-segundo-Ipea
Alguns de meus melhores alunos nas Universidades em que leciono são cotistas...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Cotas - Concursos/Faculdades Empty Re: Cotas - Concursos/Faculdades

Mensagem por Rico Sex Set 01, 2017 5:58 am

^Entre 2005 e 2006, a UFPR divulgou dados que apontavam que o desempenho acadêmico de cotistas da rede pública de ensino era superior ao de não cotistas.

Em tempo: não há a mínima condição de tratar desiguais de forma igual. Desigualdades tratam-se com desigualdades. 100% a favor da cota!
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Cotas - Concursos/Faculdades Empty Re: Cotas - Concursos/Faculdades

Mensagem por arturbmallmann Sex Set 01, 2017 11:00 am

Coder escreveu:Cotas - Concursos/Faculdades Elgafac
Imagem fora de contexto. Aliás, seria uma boa crítica a vestibulares que para entrar abordam assuntos gerais para cursos nada gerais.

Cotas, na minha opinião deveriam ser apenas baseadas em renda. Cotas raciais podem vir de boas intenções... mas parece que só geram mais briga e segregação.
edumerino escreveu:Acontece que no Brasil a condição social está diretamente relacionada à questões como cor da pele.
Ué... feito, um tiro dois coelhos e nada de brigas.


Última edição por arturbmallmann em Sex Set 01, 2017 12:22 pm, editado 1 vez(es)
arturbmallmann
arturbmallmann
Membro

Mensagens : 2007
Localização : Mondaí-SC

Ir para o topo Ir para baixo

Cotas - Concursos/Faculdades Empty Re: Cotas - Concursos/Faculdades

Mensagem por Willian Casagrande Sex Set 01, 2017 11:50 am

Cotas raciais não têm o objetivo de afirmar que existem "raças" de humanos diferentes. O termo "raça", empregado dessa forma, não significa "raça" no sentido biológico. Está relacionado às características fenotípicas que diferenciam indivíduos. Não entendo muito disso, nunca li a fundo, mas não dá pra argumentar que não podemos falar em cotas raciais porque os seres humanos não têm variáveis genéticas preponderantes.
Essas diferenças foram criadas pelas relações sociais que estabelecemos, de modo que não dá pra pensar em um modo de vida (capitalismo, por exemplo) sem racismo. Só foi possível a acumulação primitiva de capital com as navegações, escravidão etc. porque havia um forte componente ideológico que rebaixava os negros a condição de não-humanos. Sustentado pela Igreja Católica, aqui no Brasil e em Portugal, assim como em outros cantos do mundo. Então, enquanto ideologia, o racismo é essencial para que essas relações se agudizem. Não à toa tiveram de reinventar a escravidão com o neocolonialismo (não é a mesma coisa da escravidão das navegações, favor não confundir).
Todas as formas de reafirmação dessas diferenças sociais, seja por meio de cotas ou qualquer outra forma, são importantes, ao meu ver. Não causam diferenças entre pessoas iguais, porque não há igualdade de nada no mundo. A única igualdade que existe é a jurídica, que é um pressuposto da sociedade burguesa (todos são iguais perante à Lei, seja preto, branco, rico ou pobre). As pessoas vivem dizendo que é no comunismo que haveria igualdade, mas não é: só com a possibilidade de ter acesso a todos os bens de sobrevivência é que podemos exercer nossas diferenças, qualidades, aptidões etc. Quantos músicos geniais, talentosos etc. negros morreram sem ter conhecimento de suas habilidades porque nunca conseguiram pô-las à prova por sua condição social? É disso que se trata..
Milhares de pessoas com cotas sociais e raciais conseguiram se formar, tiveram acesso a empregos mais qualificados, menos pesados, que requerem mais capacidade intelectual etc. Isso muda bastante coisa, não dá pra afirmar que é um tapa-buraco de nada. Insuficiente, claro, mas é uma conquista histórica dos movimentos negros desde 2005, quando tudo isso começou, lá na UnB.
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Cotas - Concursos/Faculdades Empty Re: Cotas - Concursos/Faculdades

Mensagem por SRTO Sex Set 01, 2017 5:36 pm

Rico escreveu:^Entre 2005 e 2006, a UFPR divulgou dados que apontavam que o desempenho acadêmico de cotistas da rede pública de ensino era superior ao de não cotistas.

Rico, a grande piada nisso tudo é que basta se declarar cotista. Já vi inúmeros "pardos" se julgarem negros, na hora da inscrição.
SRTO
SRTO
Membro

Mensagens : 658
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Cotas - Concursos/Faculdades Empty Re: Cotas - Concursos/Faculdades

Mensagem por Breno_Barnabe Sáb Set 02, 2017 1:46 pm

Cota é fazer o certo do jeito errado. Tipo arrumar a goteira colocando um balde pra escoar a água, e não tapando o buraco do telhado.
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5318
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Cotas - Concursos/Faculdades Empty Re: Cotas - Concursos/Faculdades

Mensagem por rmap Sáb Set 02, 2017 5:42 pm

Breno_Barnabe escreveu:Cota é fazer o certo do jeito errado. Tipo arrumar a goteira colocando um balde pra escoar a água, e não tapando o buraco do telhado.

Concordo plenamente!!!
rmap
rmap
Membro

Mensagens : 161
Localização : Araguaína - TO

Ir para o topo Ir para baixo

Cotas - Concursos/Faculdades Empty Re: Cotas - Concursos/Faculdades

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos