GK 400RB dando problema

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

GK 400RB dando problema

Mensagem por elzebad em 16/9/2017, 11:06

Estou com um problema no meu GK 400RB. Quando liga sai um zumbido forte e nenhum som. A impressão é como se estivesse em curto. Alguém já passou por algo parecido? O que poderia ser?
elzebad
Membro

Re: GK 400RB dando problema

Mensagem por allexcosta em 16/9/2017, 13:00

Nunca passei por isso com um GK da série RB, mas com outros amps já algumas vezes.

As causas podem ser inúmeras. Só um diagnóstico de um profissional habilitado te responderá com mais precisão.

Enquanto isso, certifique-se de que não é algo simples, como cabo, energia, a caixa ou algo assim. E um pouco de limpa contato também não faz mal. Ah, e limpe os jacks.
allexcosta
Administrador

Mensagem por Rico em 16/9/2017, 13:34

GK dar pau é difícil. Deve ser o amp mais confiável do planeta, embora não seja a voz que mais me agrada nem de longe.

Deve ser besteira. Arruma que dura mais 20 anos.

Ah!! Se meus amps durassem sem manutenção 1/3 do que dura um GK desses...
Rico
Membro

Mensagem por marcelinhobass em 17/9/2017, 17:35

elzebad escreveu:Estou com um problema no meu GK 400RB. Quando liga sai um zumbido forte e nenhum som. A impressão é como se estivesse em curto. Alguém já passou por algo parecido? O que poderia ser?
Vish meu amigo, isso pode ser inúmeras coisas ... fiquei até "encantado" em ter visto um GK apresentando defeito. É o tipo de amplificador que bebe cerveja com você no show, faz parkour e não dá defeito ! Hahahaha
O último amplificador que eu vi apresentar esse "sintoma" estava com defeito na parte de amplificação ... o pré dele estava Ok, mas pelo que me lembro algum capacitor do estágio de saída dele deu pau. Foi um staner até ... um defeito que nesse caso foi bem simples de ser resolvido, e muito barato ! O dono dele só precisou ir numa lojinha de eletrônica para comprar um capacitorzinho novo ...
Dá uma olhada nos capacitores dele, vê se não tem nada estufado, em curto ... passa o olho no pré e na saída dele, principalmente nos transistores e nos capacitores !

Última edição por marcelinhobass em 17/9/2017, 22:38, editado 1 vez(es)
marcelinhobass
Membro

Mensagem por marcelinhobass em 17/9/2017, 17:40

elzebad escreveu:Estou com um problema no meu GK 400RB. Quando liga sai um zumbido forte e nenhum som. A impressão é como se estivesse em curto. Alguém já passou por algo parecido? O que poderia ser?
A propósito, quando é que começou a dar esse problema ? Você desligou o amplificador, e logo depois quando foi usar novamente ele estava assim ? Você mora em local com maresia? Houve algum pico (apagão ou coisa similar) enquanto você estava tocando, e logo depois ele deu pau ? Ele aquecia muito ? Acredite, calor é algo que acaba com amplificador ... tenho um Staner bold aqui que eu até coloquei um exaustor dentro dele ! O bicho esquentava demais antes !
marcelinhobass
Membro

Mensagem por Rico em 17/9/2017, 19:04

^Parte desse superaquecimento pode ter a ver com a rede.
Rico
Membro

Mensagem por Guga Ramone em 17/9/2017, 19:21

Só por desencargo de consciência, experimenta colocar um cabo, pode ser desses pequenos de conectar pedais, fazendo um jumper no loop de efeitos...
Guga Ramone
Membro

Mensagem por marcelinhobass em 17/9/2017, 22:37

Rico escreveu:^Parte desse superaquecimento pode ter a ver com a rede.
Verdade ! Very Happy
marcelinhobass
Membro

Mensagem por marcelinhobass em 17/9/2017, 22:44

Guga Ramone escreveu:Só por desencargo de consciência, experimenta colocar um cabo, pode ser desses pequenos de conectar pedais, fazendo um jumper no loop de efeitos...
Rapaz, é uma boa ! É sempre bom tentar essas coisinhas que parecem bobeira. Eu tive um baixo em que o circuito dele era de "lua" ... dia funcionava e dia não. Até que resolvi abri o baixo e dar uma olhada no circuito novamente, e sabe qual era o problema ? Curto circuito ... em uma das manutenções que eu fiz no meu circuito, eu troquei todos os fios por uns de bitola um pouco mais grossa, e sem querer eu descuidei com o ferro de solda e fiz uma ponte em dois locais onde não deveria. Refiz todas as soldas, e depois o baixo voltou a funcionar maravilhosamente bem ! hahaha Very Happy
marcelinhobass
Membro

Mensagem por elzebad em 19/9/2017, 12:03

Vou tentar explicar o que aconteceu.
Um belo dia, sem ter o que fazer, desmontei o GK pra dar uma limpada, tirei as tampas, desconectei as placas e tudo mais (antes tirei foto de tudo pra não correr o risco de fazer alguma ligação errada).
Feita a limpeza, montei tudo novamente, e quando liguei deu o barulhão. Vi e revi tudo, está tudo ligado certinho, nada fora.
A impressão é que tem algo circuitado, e mesmo desligando as placas (ele tem duas placas que se unem por um cabo), quando vc pluga ele faz barulho. Parece que quando vc coloca o cabo fecha algum circuito... sei lá.
Fui mexer onde não devia e deu essa caca.
Vou procurar alguma asisstência técnica antes que eu ternime de queimar ele.
elzebad
Membro

Mensagem por allexcosta em 19/9/2017, 12:06

elzebad escreveu:Fui mexer onde não devia e deu essa caca.

Ah tá...

Agora se vira nos 30. Boa sorte.
allexcosta
Administrador

Mensagem por Guga Ramone em 19/9/2017, 12:51

Pela descrição, teu GK é o 400RB III ou IV né?

Eu tenho o III, se quiser a gente combina um dia pra abrir os dois e colocar lado a lado pra comparar e ver se tá tudo ligado certinho mesmo.
Guga Ramone
Membro

Mensagem por elzebad em 19/9/2017, 13:29

Guga Ramone escreveu:Pela descrição, teu GK é o 400RB III ou IV né?

Eu tenho o III, se quiser a gente combina um dia pra abrir os dois e colocar lado a lado pra comparar e ver se tá tudo ligado certinho mesmo.

O meu é o 400RB somente.
A noite coloco umas fotos dele aqui.
elzebad
Membro

Mensagem por Renato Aversari em 19/9/2017, 14:39

elzebad escreveu:Vou tentar explicar o que aconteceu.
Um belo dia, sem ter o que fazer, desmontei o GK pra dar uma limpada, tirei as tampas, desconectei as placas e tudo mais (antes tirei foto de tudo pra não correr o risco de fazer alguma ligação errada).
Feita a limpeza, montei tudo novamente, e quando liguei deu o barulhão. Vi e revi tudo, está tudo ligado certinho, nada fora.
A impressão é que tem algo circuitado, e mesmo desligando as placas (ele tem duas placas que se unem por um cabo), quando vc pluga ele faz barulho. Parece que quando vc coloca o cabo fecha algum circuito... sei lá.

GK para dar problema só assim mesmo. Nunca vi dar problema quando bem usado. Sempre é por conta de alguma mexida errada ou por falta de bom senso na hora de tocar, colocando o amp para funcionar além do limite.
Renato Aversari
Membro

Mensagem por allexcosta em 19/9/2017, 14:42

Renato Aversari escreveu:ou por falta de bom senso na hora de tocar, colocando o amp para funcionar além do limite.

Na boa, série RB, nem assim...
allexcosta
Administrador

Mensagem por Renato Aversari em 19/9/2017, 15:09

^
Bom saber. No fim do ano, se tudo der certo, vou pegar um RB1001 direto dos EUA.
Renato Aversari
Membro

Mensagem por Guga Ramone em 19/9/2017, 15:13

Verifique novamente se vc ligou corretamente as conexões do transformador. Se tivesse que apostar em alguma coisa, diria que é aí q tá o problema.

EDIT: Verifique a solda do jack de input do amp. Falta de terra ali é outro problema comum e simples de arrumar q pode gerar esses sintomas.
Guga Ramone
Membro

Mensagem por elzebad em 19/9/2017, 18:22

Guga Ramone escreveu:Verifique novamente se vc ligou corretamente as conexões do transformador. Se tivesse que apostar em alguma coisa, diria que é aí q tá o problema.

EDIT: Verifique a solda do jack de input do amp. Falta de terra ali é outro problema comum e simples de arrumar q pode gerar esses sintomas.

Vou fazer isso e volto com notícias.
elzebad
Membro

Mensagem por marcelinhobass em 20/9/2017, 21:33

elzebad escreveu:Vou tentar explicar o que aconteceu.
Putzgramba ! O ruído ocorre quando o amplificador é ligado sem cabo, ou quando coloca o cabo p10 na entrada ?
Nessa limpezinha você não fechou algum curto nele não ? O barulho é similar a alguns "pipocos" ?
Se possível grave um vídeo e coloque algumas iBagens do interior (capacitores, trilhas, jack, etc) por aqui !
marcelinhobass
Membro

Mensagem por marcelinhobass em 20/9/2017, 21:38

Guga Ramone escreveu:Verifique novamente se vc ligou corretamente as conexões do transformador. Se tivesse que apostar em alguma coisa, diria que é aí q tá o problema.

Verdade. Pode ser o jack ! Pior que dependendo da "cagada", ele pode ter mandado uma penca de capacitor pras "cucúia" nessa brincadeira !
"Perder um Gallien Krueger numa limpeza, não tem preço!"
Como diria o grande filósofo contemporâneo, Seu Omar: "Trágico, Trágico!" Mad
Boa sorte amiguinho. Ainda bem que isso daí não é um classe D. Uma Ice Power custa BEEM caro, e achar uma dessas em terras tupiniquins é mosca branca ! Hahahaha
marcelinhobass
Membro

Mensagem por marcelinhobass em 20/9/2017, 23:16

allexcosta escreveu:
Renato Aversari escreveu:ou por falta de bom senso na hora de tocar, colocando o amp para funcionar além do limite.

Na boa, série RB, nem assim...
Sinceramente, eu nunca tive contato com GK mas todas as pessoas que eu conheço que já tiveram algum contato sempre me dizem isso ...
É um amplificador pós apocalíptico ! Gk leva bicuda, tapa, mijada, cervejada, aguada, calorzada, e mesmo assim o bicho continua funcionando como se fosse a coisa mais "normal" do mundo ! Hahaha
Lembra muito esses equipos Staner, as famosas StudioR e muita potência da Ciclotron ...
O que eu já ví de potência Ciclotron sendo abusada e continuar funcionando normalmente não está no gibi ! Hahaha
...Lá na igreja tem uma potência Nashville de 1900 e lá vai bolinha. A pobre coitada parece que sobreviveu a uma guerra, porém funciona que é uma beleza ! lol!
marcelinhobass
Membro

Mensagem por heenrique_bass em 26/9/2017, 15:27

Galera, estou com um pequeno problema no meu gk também. Rara a vezes que acontece, mas acontece, quando estou tocando, nas notas mais graves, de vez em quando some o som e fica bem baixo, ai se eu tocar as notas mais agudas e com mais força, o som volta na altura normal. Alguém sabe o que poderia ser? Testei dois cabos p10 e dois baixos e esse problema aparenta ser no Head mesmo.
heenrique_bass
Membro

Mensagem por allexcosta em 26/9/2017, 15:34

heenrique_bass escreveu:Galera, estou com um pequeno problema no meu gk também. Rara a vezes que acontece, mas acontece, quando estou tocando, nas notas mais graves, de vez em quando some o som e fica bem baixo, ai se eu tocar as notas mais agudas e com mais força, o som volta na altura normal. Alguém sabe o que poderia ser? Testei dois cabos p10 e dois baixos e esse problema aparenta ser no Head mesmo.

Limpe os jacks.
allexcosta
Administrador

Mensagem por heenrique_bass em 30/9/2017, 10:10

allexcosta escreveu:
heenrique_bass escreveu:Galera, estou com um pequeno problema no meu gk também. Rara a vezes que acontece, mas acontece, quando estou tocando, nas notas mais graves, de vez em quando some o som e fica bem baixo, ai se eu tocar as notas mais agudas e com mais força, o som volta na altura normal. Alguém sabe o que poderia ser? Testei dois cabos p10 e dois baixos e esse problema aparenta ser no Head mesmo.

Limpe os jacks.

Limpei e o problema ainda ocorre, mais alguma opção?
heenrique_bass
Membro

Mensagem por allexcosta em 30/9/2017, 10:12

Ele tem SEND RETURN? Limpou esses?
allexcosta
Administrador

Mensagem por heenrique_bass em 30/9/2017, 10:26

Tem, mas não uso o send e o return, mas se eu não me engano, dei uma lixada neles também, há necessidade de limpar eles também? Eu apenas lixei, ainda não passei limpa contato
heenrique_bass
Membro

Mensagem por allexcosta em 30/9/2017, 10:36

^ Sim, eles que dão esses problemas, principalmente se não usados por longos períodos...
allexcosta
Administrador

Mensagem por heenrique_bass em 30/9/2017, 11:33

preciso resolver isso, medo de chegar em alguma gig e falhar. Será que não pode ser problema no Pre do gk também?
heenrique_bass
Membro

Mensagem por allexcosta em 30/9/2017, 12:48

heenrique_bass escreveu:preciso resolver isso, medo de chegar em alguma gig e falhar. Será que não pode ser problema no Pre do gk também?

Pode ser um milhão de coisas. Como praxe, você tenta resolver o que é possível ser resolvido por um leigo sem abrir o amp.

Tenta também um cabo do SEND pra o RETURN pra ver no que dá.
allexcosta
Administrador

Mensagem por elzebad em 3/10/2017, 18:36

Resumo da história. Queimei um monte de coisas que nem me lembro o nome. A brincadeira custou R$480,00 mangos, mas o GK está funcionando a todo vapor novamente.
Fica a dica: Se vc não entende do assunto, então não faça, pois a chance de fazer uma lambança é muito grande, como a que eu fiz. Very Happy
elzebad
Membro

Mensagem por Paulo Penna em 5/10/2017, 11:53

mandou arrumar onde?
Paulo Penna
Membro

Mensagem por marcelinhobass em 5/10/2017, 15:56

Eu esses dias atrás consertei um MERDEORO Nitrous 150 B por aqui que tinha um sintoma similar. Quando você ligava o amplificador, por mais que todos os controles estivessem fechados, saia som pelo auto-falante ... o som era apenas um pipoco. Qual problema ? Um dos transistores dele tinha queimado.
Substitui eles por dois Toshibas e adivinhem ?! O timbre melhorou absurdamente ! O que acaba com esses Meteoros em grande parte não e nem o projeto (ate porque muitos deles são "clones" de amplificadores bacanas), mas sim o que mata é a economia PORCA que a marca faz !
Nessa semana o amplificador deve aparecer por aqui novamente. Vou instalar um cooler nele para não correr o risco dele superaquecer novamente.
marcelinhobass
Membro

Mensagem por Paulo Penna em 5/10/2017, 19:22

marcelinhobass escreveu:
Eu esses dias atrás consertei um MERDEORO Nitrous 150 B por aqui que tinha um sintoma similar. Quando você ligava o amplificador, por mais que todos os controles estivessem fechados, saia som pelo auto-falante ... o som era apenas um pipoco. Qual problema ? Um dos transistores dele tinha queimado.
Substitui eles por dois Toshibas e adivinhem ?! O timbre melhorou absurdamente ! O que acaba com esses Meteoros em grande parte não e nem o projeto (ate porque muitos deles são "clones" de amplificadores bacanas), mas sim o que mata é a economia PORCA que a marca faz !
Nessa semana o amplificador deve aparecer por aqui novamente. Vou instalar um cooler nele para não correr o risco dele superaquecer novamente.
Sobre a economia em componentes, montei um marshall plexi e um jcm800 recentemente e custa uns 3000 reais só em componentes. Não há magica, os caras copiam amplificadores caros e vendem muito barato, só usando componente ruim e barato.
Paulo Penna
Membro

Mensagem por marcelinhobass em 6/10/2017, 19:18

Paulo Penna escreveu:
marcelinhobass escreveu:
Sobre a economia em componentes, montei um marshall plexi e um jcm800 recentemente e custa uns 3000 reais só em componentes. Não há magica, os caras copiam amplificadores caros e vendem muito barato, só usando componente ruim e barato.
No caso eu estava falando de transistorizados ... um valvulado é sempre mais caro !
E sim, há como fazer um transistorizado barato, robusto e com um timbre decente. Prova disso são os Staner's !
marcelinhobass
Membro

Mensagem por allexcosta em 6/10/2017, 19:40

elzebad escreveu:Fica a dica: Se vc não entende do assunto, então não faça, pois a chance de fazer uma lambança é muito grande, como a que eu fiz. Very Happy

Aleluias!!! Ashorekanta labasubia!!!

allexcosta
Administrador

Mensagem por SILVIAO em 6/10/2017, 20:18

Kkkk,somente tome cuidado para não usar fones de ouvido no culto Allex,eles são coisa do dimonho.
SILVIAO
Membro

Mensagem por elzebad em 9/10/2017, 09:28

Paulo Penna escreveu:mandou arrumar onde?

JL Audio, em Joinville/SC
elzebad
Membro

Mensagem por Maurício_Expressão em 9/10/2017, 21:01

elzebad escreveu:Fica a dica: Se vc não entende do assunto, então não faça, pois a chance de fazer uma lambança é muito grande, como a que eu fiz. Very Happy
Para mim, essa frase é a mais pura verdade, mas não só para eletronicos... Isso vale para tudo!!!
Maurício_Expressão
Moderador

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: