Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Configuração de captadores Fender 51 precision mais captador jazz bass na ponte

+4
JAZZigo
marcelinhobass
allexcosta
Divo
8 participantes

Ir para baixo

Configuração de captadores Fender 51 precision mais captador jazz bass na ponte Empty Configuração de captadores Fender 51 precision mais captador jazz bass na ponte

Mensagem por Divo Seg Set 25, 2017 10:27 am

Fala galera, estou com uma dúvida, estou montando um baixo com um luthier, e nunca vi pessoalmente um baixo com a configuração de um captador fender 51(pode ser outra marca, fralin, lollar etc) no braço mais um captador jazz bass na ponte, apenas vi algumas fotos na internet.
Alguém já tentou essa configuração de captadores? Será que fica bom combinar os dois?
Será que não compensa fazer um precision normal apenas com o cap 51?
Tenho um ibanez e um fender com o configuração precision duas bobinas mais jazz bass na ponte e gosto dessa configuração pela versatilidade, mesmo achando que o precision com um captador soa melhor no geral. Em função da versatilidade achei interessante ter os dois caps no mesmo baixo, e como não tenho nenhum baixo com a captação fender 51, achei interessante essa nova opção pro arsenal. Além disso, tenho uma banda que toca rock e funk no repertório, tocamos ZZ top, Jimi Hendrix, Larry Graham, The Meters, Red Hot, sendo um repertório bem variado no mesmo show.
Divo
Divo
Membro

Mensagens : 32
Localização : Guarapuava - Pr

Ir para o topo Ir para baixo

Configuração de captadores Fender 51 precision mais captador jazz bass na ponte Empty Re: Configuração de captadores Fender 51 precision mais captador jazz bass na ponte

Mensagem por allexcosta Seg Set 25, 2017 10:31 am

Divo escreveu:Alguém já tentou essa configuração de captadores? Será que fica bom combinar os dois?

Na verdade eu nunca tentei, mas não vejo porque não ficaria bom. Há que ter cuidado com os volumes e regulagem de altura. E lembrar que bom pra mim não necessariamente é bom pra você.

Divo escreveu:Será que não compensa fazer um precision normal apenas com o cap 51?

Eu até tenho vontade de ajudar ou tentar responder quando vejo uma pergunta desse tipo, mas falho em entender o conceito de "compensar". Lembrando que esse tipo de captador não é tão diferente assim de um captador J normal e você terá basicamente um baixo com configuração e sonoridade similares a um JB, talvez com um pouco mais de grave no captador do braço.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Configuração de captadores Fender 51 precision mais captador jazz bass na ponte Empty Re: Configuração de captadores Fender 51 precision mais captador jazz bass na ponte

Mensagem por Divo Seg Set 25, 2017 11:28 am

Acho que me expressei mal, ficou vago mesmo o conceito de compensar, o que quis dizer é que como vou fazer o baixo com o luthier gostaria de fazer algo diferenciado, pois posso escolher todas as especificações deste instrumento, o que eu estava na dúvida é se a soma dos captadores precision 51 com o jazz bass na ponte iria funcionar, pois nunca havia testado e não é uma configuração muito usual. Aí o compensar seria se valeria a pena arriscar  colocar esses dois captadores juntos nesse projeto ou fazer um precision clássico com um captador, mesmo sabendo que nesse caso seria fácil de encontrar um baixo da fender nesse estilo com um preço razoável, logo, como você disse Alex que não há motivos para essa configuração não ficar boa, e como estou fazendo esse projeto com um luthier vou fazer o baixo com essa configuração, fender 51(ou outra marca) mais o cap de jazz bass na ponte, só falta encontrar os captadores ideais para esse projeto, gostaria que o baixo tivesse um timbre "vintage".
Divo
Divo
Membro

Mensagens : 32
Localização : Guarapuava - Pr

Ir para o topo Ir para baixo

Configuração de captadores Fender 51 precision mais captador jazz bass na ponte Empty Re: Configuração de captadores Fender 51 precision mais captador jazz bass na ponte

Mensagem por Divo Seg Set 25, 2017 12:01 pm

A minha idéia é essa mesmo! O baixo ser similar a um jb, porém com um pouco mais de grave no captador do braço. A dúvida que fica se essa diferença nos graves seria muito sutil, ou seria uma diferença marcante?
Divo
Divo
Membro

Mensagens : 32
Localização : Guarapuava - Pr

Ir para o topo Ir para baixo

Configuração de captadores Fender 51 precision mais captador jazz bass na ponte Empty Re: Configuração de captadores Fender 51 precision mais captador jazz bass na ponte

Mensagem por allexcosta Seg Set 25, 2017 1:25 pm

^ Não seria nada absurdo não.

Mas você sabe que o captador P solado de um baixo PJ não soa igual a um baixo P né?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Configuração de captadores Fender 51 precision mais captador jazz bass na ponte Empty Re: Configuração de captadores Fender 51 precision mais captador jazz bass na ponte

Mensagem por marcelinhobass Seg Set 25, 2017 1:36 pm

Divo escreveu:Fala galera, estou com uma dúvida, estou montando um baixo com um luthier, e nunca vi pessoalmente um baixo com a configuração de um captador fender 51(pode ser outra marca, fralin, lollar etc) no braço mais um captador jazz bass na ponte, apenas vi algumas fotos na internet.
Alguém já tentou essa configuração de captadores? Será que fica bom combinar os dois?
Será que não compensa fazer um precision normal apenas com o cap 51?
Tenho um ibanez e um fender com o configuração precision duas bobinas mais jazz bass na ponte e gosto dessa configuração pela versatilidade, mesmo achando que  o precision com um captador soa melhor no geral. Em função da versatilidade achei interessante ter os dois caps no mesmo baixo, e como não tenho nenhum baixo com a captação fender 51, achei interessante essa nova opção pro arsenal. Além disso, tenho uma banda que toca rock e funk no repertório, tocamos ZZ top, Jimi Hendrix, Larry Graham, The Meters, Red Hot, sendo um repertório bem variado no mesmo show.
Cara, olha, é como o Allex quis dizer: é algo muito PESSOAL !
No meu caso eu faria. Para falar verdade, no meu caso eu até inovaria mais ... EU tenho muita vontade de montar um baixo com o captador do braço na posição do single do Precision 51 aliado a um humbucking estilo "music man" na posição da ponte, na mesma posição dos Stingray's. A fórmula é mega simples: só colocar os captadores na posição padrão dos Fender que é tiro e queda, não tem erro ! PORÉM se eu estivesse no seu lugar com os baixos que você tem, montaria só com o 51 mesmo (digo isso porque tempo atrás eu montei um Precision e me arrependi de ter colocado um captador na ponte dele) ... sabe, para ter um baixo mais "diferente" no set. Enfim, sabe o que você pode fazer? Monte ele só com o 51, depois fique um mês tocando com ele direto até você realmente avaliar se vale a pena por esse captador na ponte, se sim, leve ele de volta ao luthier e quando puder e adicione o outro captador !
Quando ao seu repertório, me desculpe a resposta, mas e daí ?! Eu mesmo já toquei na igreja de Thunderbird e sinceramente, foi um dos baixos com o timbre mais legal que eu toquei ... e olha que lá na igreja nos tocamos tudo quanto é estilo. Ora meio que um Funk, ora um Rock, ora um Forró ... enfim, é algo pessoal, além de que é você quem escolhe um baixo para cada estilo musical e não o contrário ! Very Happy
marcelinhobass
marcelinhobass
Membro

Mensagens : 321
Localização : ES

Ir para o topo Ir para baixo

Configuração de captadores Fender 51 precision mais captador jazz bass na ponte Empty Re: Configuração de captadores Fender 51 precision mais captador jazz bass na ponte

Mensagem por JAZZigo Seg Set 25, 2017 7:21 pm

Dou a maior força! up Fui um pouco mais além, inclusive, e, modéstia à parte, o baixo abaixo tem um sonzão, aliás, sonzões!

Configuração de captadores Fender 51 precision mais captador jazz bass na ponte DSC08300
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16381
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Configuração de captadores Fender 51 precision mais captador jazz bass na ponte Empty Re: Configuração de captadores Fender 51 precision mais captador jazz bass na ponte

Mensagem por Divo Seg Set 25, 2017 9:14 pm

Então Alex notei com minha experiência própria que havia uma diferença, porém não sabia o motivo(se era a madeira, os potenciometros, etc), além de dois precisions com captadores jazz na ponte tenho dois precisions também apenas com um captador, um fender custom shop reedição 1959, e um fender japonês 1987, sendo que esse japonês e outro fender mexicano(p+j) possuem o mesmo captador, um lollar da mesma série, sendo que baixo com um captador apenas na minha opinião soa muito melhor. Vc saberia o motivo pelo qual eles soam diferente?
Pô Marcelinho achei bem bacana a tua idéia de colocar um humbucking na ponte! Me deixou na dúvida novamente hehehe
Fala Jazzigo, que baixo lindo brow!! Quais são os caps que você está usando? Além disso você instalou um preamp nele?
Divo
Divo
Membro

Mensagens : 32
Localização : Guarapuava - Pr

Ir para o topo Ir para baixo

Configuração de captadores Fender 51 precision mais captador jazz bass na ponte Empty Re: Configuração de captadores Fender 51 precision mais captador jazz bass na ponte

Mensagem por JAZZigo Seg Set 25, 2017 10:20 pm

Divo escreveu:Fala Jazzigo, que baixo lindo brow!! Quais são os caps que você está usando? Além disso você instalou um preamp nele?
Valeu, Divo! Os captadores são Rio Grande. Inicialmente, instalei um V51P Vintage 51 P-Bass (AlNiCo V, 7.2Ω) e um VPBB Vintage Powerbucker Bridge Humbucking (AlNiCo V, 18Ω), mas não curti muito o resultado das combinações entre os captadores... soavam excessivamente anasaladas, quer fosse com o humbucker no modo parallel, series ou single coil. Assim, decidi abandonar a ideia de uma vibe vintage para este baixo. Botei então um DH51PZ Dirty Harry 51 P-Zazz (Ceramic, 14Ω), um MGPBB Muy Grande Powerbucker Bridge Humbucking (AlNiCo V, 20Ω) e voilà: belos timbres e a versatilidade que eu esperava. O circuito é passivão (V-V-T), com pots CTS A250k, capacitor Orange Drop .047uF, chave para seleção dos captadores e mini-chave para os modos series, single coil e parallel no humbucker - single coil com a bobina norte, para cancelamento de ruído, quando combinada com o single coil P... praticamente um Jazz Bass, mas de timbre mais agressivo, mais puxado para os médios. Gravei 2 faixas do EP de um amigo meu com ele recentemente. Em breve, posto por aqui.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16381
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Configuração de captadores Fender 51 precision mais captador jazz bass na ponte Empty Re: Configuração de captadores Fender 51 precision mais captador jazz bass na ponte

Mensagem por marcelinhobass Qui Set 28, 2017 5:46 pm

Put@ que me pariu Jazzigo, que precision lindo ! Shocked hail
marcelinhobass
marcelinhobass
Membro

Mensagens : 321
Localização : ES

Ir para o topo Ir para baixo

Configuração de captadores Fender 51 precision mais captador jazz bass na ponte Empty Re: Configuração de captadores Fender 51 precision mais captador jazz bass na ponte

Mensagem por marcelinhobass Qui Set 28, 2017 5:48 pm

Jazzigo, qual a função daquela chave pequenina alí ? É algum seletor de modo "série-paralelo" da bobinas do Humbucking ?
Edit: Esqueça a minha pergunta ... tinha tido o seu post rápido e não reparei que você já tinha falado qual que era a função da chavinha ! facepalm
marcelinhobass
marcelinhobass
Membro

Mensagens : 321
Localização : ES

Ir para o topo Ir para baixo

Configuração de captadores Fender 51 precision mais captador jazz bass na ponte Empty Re: Configuração de captadores Fender 51 precision mais captador jazz bass na ponte

Mensagem por Stormbringer Sex Set 29, 2017 8:21 am

Eu acho que é questão de conversar com seu luthier. Como o Alex disse, por algum motivo que não conheço, acrescentar um J num precision faz o baixo soar diferente de um precision mesmo desligando o captador da ponte.

Eu tenho um P+MM, pedi pro José tentar fazer ele, quando ligado só no P, soar o mais parecido possível com o meu "só P", e eu gostei do resultado. Não é idêntico porque nunca um captador vai ser igual ao outro Razz.

Configuração de captadores Fender 51 precision mais captador jazz bass na ponte Irmaos_bass
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Configuração de captadores Fender 51 precision mais captador jazz bass na ponte Empty Re: Configuração de captadores Fender 51 precision mais captador jazz bass na ponte

Mensagem por NeyBass Sex Set 29, 2017 10:49 am

Jazzigo...que baixo massa cara...top demais.

Só uma observação. Se colocar outro cap desse do braço na ponte, no lugar desses caps duplos que vc tem aí, (dois caps iguais) na possição JB, soaria como um JB, mais agressivo, mais gravão, como seria?
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Configuração de captadores Fender 51 precision mais captador jazz bass na ponte Empty Re: Configuração de captadores Fender 51 precision mais captador jazz bass na ponte

Mensagem por JAZZigo Sex Set 29, 2017 11:49 pm

NeyBass escreveu:Só uma observação. Se colocar outro cap desse do braço na ponte, no lugar desses caps duplos que vc tem aí, (dois caps iguais) na possição JB, soaria como um JB, mais agressivo, mais gravão, como seria?
Sinceramente: tratando-se de captadores Rio Grande, não faço ideia, Ney. Só testando.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16381
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Configuração de captadores Fender 51 precision mais captador jazz bass na ponte Empty Re: Configuração de captadores Fender 51 precision mais captador jazz bass na ponte

Mensagem por Marlim Sáb Set 30, 2017 10:43 am

Stormbringer escreveu:Eu acho que é questão de conversar com seu luthier. Como o Alex disse, por algum motivo que não conheço, acrescentar um J num precision faz o baixo soar diferente de um precision mesmo desligando o captador da ponte.

Eu tenho um P+MM, pedi pro José tentar fazer ele, quando ligado só no P, soar o mais parecido possível com o meu "só P", e eu gostei do resultado. Não é idêntico porque nunca um captador vai ser igual ao outro Razz.

Off topic

QUe coisa linda esses baixos , especialmente o p + Humbucker

GAS affraid affraid
Marlim
Marlim
Membro

Mensagens : 489
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Configuração de captadores Fender 51 precision mais captador jazz bass na ponte Empty Re: Configuração de captadores Fender 51 precision mais captador jazz bass na ponte

Mensagem por Stormbringer Sáb Set 30, 2017 3:49 pm

^São excêntricos, e eu gosto assim, ahhaha.
Gravei com o verde essa semana, pqp, que timbre lindo.
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Configuração de captadores Fender 51 precision mais captador jazz bass na ponte Empty Re: Configuração de captadores Fender 51 precision mais captador jazz bass na ponte

Mensagem por arturbmallmann Sáb Set 30, 2017 4:22 pm

Stormbringer escreveu:Eu acho que é questão de conversar com seu luthier. Como o Alex disse, por algum motivo que não conheço, acrescentar um J num precision faz o baixo soar diferente de um precision mesmo desligando o captador da ponte.

Eu tenho um P+MM, pedi pro José tentar fazer ele, quando ligado só no P, soar o mais parecido possível com o meu "só P", e eu gostei do resultado. Não é idêntico porque nunca um captador vai ser igual ao outro Razz.

Deve ser o "freio magnético" exercido pelos ímãs extras. A influência possívelmente existe só que deve ser mínima.
arturbmallmann
arturbmallmann
Membro

Mensagens : 2007
Localização : Mondaí-SC

Ir para o topo Ir para baixo

Configuração de captadores Fender 51 precision mais captador jazz bass na ponte Empty Re: Configuração de captadores Fender 51 precision mais captador jazz bass na ponte

Mensagem por Stormbringer Sáb Set 30, 2017 4:58 pm

^Sim, só se nota em gravação, baixo isolado. Na mix tem que ter ouvido biônico pra perceber hahaha.
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Configuração de captadores Fender 51 precision mais captador jazz bass na ponte Empty Re: Configuração de captadores Fender 51 precision mais captador jazz bass na ponte

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos