Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sobre partituras e leitura (leigos)

+5
arturbmallmann
allexcosta
Claudio Mengarda
Rico
satanho
9 participantes

Ir para baixo

Sobre partituras e leitura (leigos) Empty Sobre partituras e leitura (leigos)

Mensagem por satanho Sáb 30 Set 2017 - 11:36

Bom dia pessoal, nas minhas buscas por conhecimento teórico (sou bem leigo no assunto) acabei notando que 90% do material apresenta exemplos em partituras (a exemplo "a teoria da musica" que vi ser recomendado varias vezes aqui no fórum). Dito isso acabei por chegar a seguinte duvida: uma vez que grande parte do material de teoria faz o uso da partitura, no caso de um leigo não seria melhor iniciar os estudos focando leitura e fluência de partituras? Se a questão pareceu meio redundante peço desculpas mas ao meu ver leitura de partitura e teoria musical não são exatamente mesma coisa ( ideia essa reforçada apos conversar com alguns amigos guitarristas que tem um bom conhecimento de teoria e não conseguem ler uma partitura)
satanho
satanho
Membro

Mensagens : 29
Localização : são luiz gonzaga

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre partituras e leitura (leigos) Empty Re: Sobre partituras e leitura (leigos)

Mensagem por Rico Sáb 30 Set 2017 - 11:44

Estou estudando partituras e lendo nas duas claves por causa do teclado. Tenho achado importante demais. Aquelas poucas aulas de baixo que eu tive com cifras ajudaram, mas se eu soubesse antes que as partituras ajudariam tanto...

Não fuja de assuntos como harmonia funcional.
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre partituras e leitura (leigos) Empty Re: Sobre partituras e leitura (leigos)

Mensagem por satanho Sáb 30 Set 2017 - 11:50

Rico escreveu:Estou estudando partituras e lendo nas duas claves por causa do teclado. Tenho achado importante demais. Aquelas poucas aulas de baixo que eu tive com cifras ajudaram, mas se eu soubesse antes que as partituras ajudariam tanto...

Não fuja de assuntos como harmonia funcional.

Entao Rico, a ideia do post e justamente ajudar os leigos (como eu) perceberem a importância do pentagrama no desenvolvimento dos estudos, pq acredite ja aconteceu de eu emprestar o teoria da musica para um amigo e ele devolver e disse que não leu pq era partitura...
satanho
satanho
Membro

Mensagens : 29
Localização : são luiz gonzaga

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre partituras e leitura (leigos) Empty Re: Sobre partituras e leitura (leigos)

Mensagem por Rico Sáb 30 Set 2017 - 12:08

Ok. Alegue então que nas partituras estão o tempo, as pausas, a região e a tonalidade.. Já dá pra começar.
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre partituras e leitura (leigos) Empty Re: Sobre partituras e leitura (leigos)

Mensagem por Claudio Mengarda Sáb 30 Set 2017 - 12:43

Quando fazia conservatório de música estava começando a pegar a manha das partituras, mas depois que parei relaxei e agora esqueci tudo que aprendi
Claudio Mengarda
Claudio Mengarda
Membro

Mensagens : 934
Localização : Santa Catarina

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre partituras e leitura (leigos) Empty Re: Sobre partituras e leitura (leigos)

Mensagem por allexcosta Sáb 30 Set 2017 - 12:46

satanho escreveu:uma vez que grande parte do material de teoria faz o uso da partitura, no caso de um leigo não seria melhor iniciar os estudos focando leitura e fluência de partituras?

Sim, seria... O problema é que a dificuldade de ler uma partitura é muito maior do que tocar uma linha simples da música que toca no rádio e que você quer tocar na bandinha com seus amigos, aí termina que a parte prática toma conta dos seus esforços.

Ler não é fácil. Ler de verdade então, tem gente que morre sem conseguir. Eu leio bem meia boca e estudei um ano e meio de violão clássico e quase dois de composição e regência.

Mas seu raciocínio tá certo sim.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54377
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre partituras e leitura (leigos) Empty Re: Sobre partituras e leitura (leigos)

Mensagem por arturbmallmann Sáb 30 Set 2017 - 13:01

Eu sou semialfabetizado(ou semianalfabeto heheheh) nas partituras, consigo ler, mas bem vagarosamente, longe da fluência... mas já me foi útil para ajudar a compreender dúvidas que pelo ouvido por conta própria eu não soube sanar.
O ideal seria saber ler melhor. Acho tão importante quanto desenvolver o ouvido, mas o ouvido na música popular ainda é primordial, da mesma forma que a partitura na música erudita.
arturbmallmann
arturbmallmann
Membro

Mensagens : 2007
Localização : Mondaí-SC

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre partituras e leitura (leigos) Empty Re: Sobre partituras e leitura (leigos)

Mensagem por Rico Sáb 30 Set 2017 - 13:07

-^Sim. A partitura não é tudo. É preciso sim, desenvolver o ouvido, a sensibilidade, a percepção.

Tem muito erudito que se vicê tirar a partitura da frente...
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre partituras e leitura (leigos) Empty Re: Sobre partituras e leitura (leigos)

Mensagem por allexcosta Sáb 30 Set 2017 - 13:13

arturbmallmann escreveu:mas o ouvido na música popular ainda é primordial

Verdade, mas exemplo: eu tocava numa banda de salsa de um alemão e um italiano e os caras sempre davam fita K7 e as parts antes de tocar, mas um dia cinco minutos antes de começar um deles chegou pra mim e falou "a gente vai tocar essa aqui hoje" e me entregou uma folha de papel com as parts. A primeira vez que isso acontece você sua um pouco. O segredo é reconhecer quando você tá num montuno repetitivo e passar o olho nas partes que têm melodia pra não ter surpresas. Pelo menos pra baixo funciona. Os caras de sopro tocam tudo sem nunca ter escutado e ficam rindo e contando piada durante a música.

A música era essa aqui, tem umas partes com melodias de baixo específicas. Não é difícil, mas também não é fácil.

https://www.youtube.com/watch?v=11hzcz6c79Q
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54377
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre partituras e leitura (leigos) Empty Re: Sobre partituras e leitura (leigos)

Mensagem por arturbmallmann Sáb 30 Set 2017 - 13:55

Rico escreveu:-^Sim. A partitura não é tudo. É preciso sim, desenvolver o ouvido, a sensibilidade, a percepção.

Tem muito erudito que se vicê tirar a partitura da frente...
Eu jamais imaginaria que é tão verdade isto até quando toquei junto com uma apenas leitora. De fato, sequer melodias básicas ela tirava de ouvido, criar algo mais complicado ainda.
allexcosta escreveu:
arturbmallmann escreveu:mas o ouvido na música popular ainda é primordial

Verdade, mas exemplo: eu tocava numa banda de salsa de um alemão e um italiano e os caras sempre davam fita K7 e as parts antes de tocar, mas um dia cinco minutos antes de começar um deles chegou pra mim e falou "a gente vai tocar essa aqui hoje" e me entregou uma folha de papel com as parts. A primeira vez que isso acontece você sua um pouco. O segredo é reconhecer quando você tá num montuno repetitivo e passar o olho nas partes que têm melodia pra não ter surpresas. Pelo menos pra baixo funciona. Os caras de sopro tocam tudo sem nunca ter escutado e ficam rindo e contando piada durante a música.
Imagino o soar frio hehehehe
arturbmallmann
arturbmallmann
Membro

Mensagens : 2007
Localização : Mondaí-SC

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre partituras e leitura (leigos) Empty Re: Sobre partituras e leitura (leigos)

Mensagem por joabi Sáb 30 Set 2017 - 16:48

Rico escreveu:
Tem muito erudito que se vicê tirar a partitura da frente...

E como tem, hein! O pior é que o contrário também é verdade: se colocar part na frente de músico popular, a maioria esquece como se toca.

Acho que tudo se completa. Ouvido, harmonia, técnica e leitura… tudo é igualmente importante.
Leitura é fundamental no sentido de abrir as portas para a evolução no instrumento e criar uma visão musical mais abrangente, inclusive de conversa com outros instrumentos. Abre as portas para alguns trabalhos também, como gravações estúdio e sideman, que são praticamente impossíveis se o cara não tiver boa leitura.
joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre partituras e leitura (leigos) Empty Re: Sobre partituras e leitura (leigos)

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Sáb 30 Set 2017 - 18:36

Sobre o assunto do tópico: Eu recomendo bastante iniciar com o Método Suzuki (pra contrabaixo, mesmo que seja elétrico). Pode ser que exista material semelhante ao Suzuki para baixo elétrico, então seria uma boa escolha também.
O lance é que ele vai em "baby steps" e tocando música (infantil, mas ainda assim... música) então ele motiva bastante (pra mim ao menos). Vale à pena experimentar.

arturbmallmann escreveu:
Rico escreveu:-^Sim. A partitura não é tudo. É preciso sim, desenvolver o ouvido, a sensibilidade, a percepção.
Tem muito erudito que se vicê tirar a partitura da frente...
Eu jamais imaginaria que é tão verdade isto até quando toquei junto com uma apenas leitora. De fato, sequer melodias básicas ela tirava de ouvido, criar algo mais complicado ainda.
Em música popular se você não se vira no ouvido e no "feeling" é complicado.. mas você está ainda mais encrencado se não souber ler partitura na velocidade certa na música erudita.


rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1907
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre partituras e leitura (leigos) Empty Re: Sobre partituras e leitura (leigos)

Mensagem por Tonante Seg 2 Out 2017 - 7:45

As vezes o que dificulta a leitura são as partituras em formato de grade com várias vozes..

Se o regente/maestro/produtor te entrega apenas a voz do baixo, a part fica menos densa e facilita bastante a leitura.


Tonante
Tonante
Membro

Mensagens : 3481
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre partituras e leitura (leigos) Empty Re: Sobre partituras e leitura (leigos)

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Seg 2 Out 2017 - 7:53

Tonante escreveu:As vezes o que dificulta a leitura são as partituras em formato de grade com várias vozes..
Um verdadeiro inferno.. hehe

nessas horas uma caneta marca-texto ajuda pra caramba... pra destacar ao menos a armadura de clave.
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1907
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre partituras e leitura (leigos) Empty Re: Sobre partituras e leitura (leigos)

Mensagem por Renato Nogueira Seg 2 Out 2017 - 13:55

Tenho uma dúvida em relação às claves, pessoal: eu, estudando com objetividade e afinco a clave de fá (para o nosso instrumento), já consigo um bom direcionamento para também ler a clave de sol, por exemplo, ou são dois estudos independentes?
Renato Nogueira
Renato Nogueira
Membro

Mensagens : 64
Localização : São Paulo-SP

http://soundcloud.com/renato_nogueira

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre partituras e leitura (leigos) Empty Re: Sobre partituras e leitura (leigos)

Mensagem por joabi Seg 2 Out 2017 - 14:07


^ Existe uma relação entre elas (e também com a clave de Dó), mas as notas são diferentes. A relação está na figura abaixo:

Sobre partituras e leitura (leigos) El%2Bendecagrama


Pesquise sobre "Endecagrama" que você entenderá.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre partituras e leitura (leigos) Empty Re: Sobre partituras e leitura (leigos)

Mensagem por Tonante Seg 2 Out 2017 - 14:16

Renato Nogueira escreveu:Tenho uma dúvida em relação às claves, pessoal: eu, estudando com objetividade e afinco a clave de fá (para o nosso instrumento), já consigo um bom direcionamento para também ler a clave de sol, por exemplo, ou são dois estudos independentes?

Em relação a leitura rítmica sim.
Tonante
Tonante
Membro

Mensagens : 3481
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre partituras e leitura (leigos) Empty Re: Sobre partituras e leitura (leigos)

Mensagem por Renato Nogueira Seg 2 Out 2017 - 15:33

joabi escreveu:
^ Existe uma relação entre elas (e também com a clave de Dó), mas as notas são diferentes. A relação está na figura abaixo:

Sobre partituras e leitura (leigos) El%2Bendecagrama


Pesquise sobre "Endecagrama" que você entenderá.





Ótimo, obrigado! Era exatamente essa a dúvida. Vou estudar sobre isso.*

[edit]*na verdade, a resposta mais correta é: "vou estudar as claves já com isso em mente!" rs


Última edição por Renato Nogueira em Seg 2 Out 2017 - 15:37, editado 1 vez(es)
Renato Nogueira
Renato Nogueira
Membro

Mensagens : 64
Localização : São Paulo-SP

http://soundcloud.com/renato_nogueira

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre partituras e leitura (leigos) Empty Re: Sobre partituras e leitura (leigos)

Mensagem por Renato Nogueira Seg 2 Out 2017 - 15:35

Tonante escreveu:
Renato Nogueira escreveu:Tenho uma dúvida em relação às claves, pessoal: eu, estudando com objetividade e afinco a clave de fá (para o nosso instrumento), já consigo um bom direcionamento para também ler a clave de sol, por exemplo, ou são dois estudos independentes?

Em relação a leitura rítmica sim.



Obrigado!
Renato Nogueira
Renato Nogueira
Membro

Mensagens : 64
Localização : São Paulo-SP

http://soundcloud.com/renato_nogueira

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre partituras e leitura (leigos) Empty Re: Sobre partituras e leitura (leigos)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos