Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ajuda... Dificuldades na Mão Direita

+5
pedrohenrique.astronauta
Claudio Mengarda
HenriqueBessa
allexcosta
Bittiol
9 participantes

Ir para baixo

Ajuda... Dificuldades na Mão Direita Empty Ajuda... Dificuldades na Mão Direita

Mensagem por Bittiol Qua Out 04, 2017 2:53 pm

Pessoal,

Tenho um Jazz Bass 04 cordas e costumo tocar com o polegar na maioria das vezes apoiado no captador da ponte. Minha dificuldade é a seguinte...

Se aproximo o captador das cordas meus dedos batem no captador quando ataco as cordas inferiores, e isso me incomoda bastante. Se afasto o captador a condição melhora porém perco em ganho (volume). Isso só acontece comigo??? o que fazer?

Vlw, abraço a todos!

Bittiol
Membro

Mensagens : 7
Localização : Campinas SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda... Dificuldades na Mão Direita Empty Re: Ajuda... Dificuldades na Mão Direita

Mensagem por allexcosta Qua Out 04, 2017 2:57 pm

https://www.youtube.com/watch?v=PPVMBPmrblU
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda... Dificuldades na Mão Direita Empty Re: Ajuda... Dificuldades na Mão Direita

Mensagem por HenriqueBessa Qua Out 04, 2017 4:27 pm

No passado apoiava o polegar nos captadores ou no E. Não sei precisar exatamente quando ou pq (talvez tenha visto em algum baixista), mas já quase não faço isso. Na verdade tenho começado a evitar fazê-lo.
HenriqueBessa
HenriqueBessa
Membro

Mensagens : 2245
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://henriquebessa.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda... Dificuldades na Mão Direita Empty Re: Ajuda... Dificuldades na Mão Direita

Mensagem por Claudio Mengarda Qua Out 04, 2017 5:08 pm

No início do contrabaixo elétrico eles tocavam assim, com o passar do tempo a esmagadora maioria mudou para os dedos indicadores e médios. Acredito que muita gente ainda toque assim, é só desenvolver a tecnica correta
Claudio Mengarda
Claudio Mengarda
Membro

Mensagens : 934
Localização : Santa Catarina

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda... Dificuldades na Mão Direita Empty Re: Ajuda... Dificuldades na Mão Direita

Mensagem por allexcosta Qua Out 04, 2017 5:20 pm

Claudio Mengarda escreveu:No início do contrabaixo elétrico eles tocavam assim, com o passar do tempo a esmagadora maioria mudou para os dedos indicadores e médios. Acredito que muita gente ainda toque assim, é só desenvolver a tecnica correta

Não acho que é disso que a gente tá falando.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda... Dificuldades na Mão Direita Empty Re: Ajuda... Dificuldades na Mão Direita

Mensagem por allexcosta Qua Out 04, 2017 5:24 pm

Bittiol escreveu:Tenho um Jazz Bass 04 cordas e costumo tocar com o polegar na maioria das vezes apoiado no captador da ponte.

Se seu polegar fica no captador da ponte onde ficam seus dedos que tocam? Sobre os carrinhos...

Isso tá errado. Pare de ancorar seu polegar e toque entre os captadores. Pra buscar um timbre mais Jaco, seja esse seu desejo, diminua o volume do captador do braço e mova a mão ligeiramente no sentido da ponte. O que você descreve é dificuldade de técnica...

Sobre os captadores: o do braço deve ficar bem embaixo, quase colado no corpo. Já o da ponte deve ficar em altura tal que, quando solado, tenha um pouco mais de volume que o do braço solado.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda... Dificuldades na Mão Direita Empty Re: Ajuda... Dificuldades na Mão Direita

Mensagem por Bittiol Qui Out 05, 2017 9:02 am

allexcosta escreveu:
Bittiol escreveu:Tenho um Jazz Bass 04 cordas e costumo tocar com o polegar na maioria das vezes apoiado no captador da ponte.

Se seu polegar fica no captador da ponte onde ficam seus dedos que tocam? Sobre os carrinhos...

Isso tá errado. Pare de ancorar seu polegar e toque entre os captadores. Pra buscar um timbre mais Jaco, seja esse seu desejo, diminua o volume do captador do braço e mova a mão ligeiramente no sentido da ponte. O que você descreve é dificuldade de técnica...

Sobre os captadores: o do braço deve ficar bem embaixo, quase colado no corpo. Já o da ponte deve ficar em altura tal que, quando solado, tenha um pouco mais de volume que o do braço solado.


Realmente é uma dificuldade Técnica Allex. Vou baixar um pouco a altura do captador do braço e tentar tocar entre os captadores sem apoiar o polegar. Acredito que o Floating thumb seja mais fácil de desenvolver em um baixo de 05 cordas.

Obrigado!

Bittiol
Membro

Mensagens : 7
Localização : Campinas SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda... Dificuldades na Mão Direita Empty Re: Ajuda... Dificuldades na Mão Direita

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Qui Out 05, 2017 3:50 pm

allexcosta escreveu:

Sobre os captadores: o do braço deve ficar bem embaixo, quase colado no corpo. Já o da ponte deve ficar em altura tal que, quando solado, tenha um pouco mais de volume que o do braço solado.

Isso serve para qualquer baixo?
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9084
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda... Dificuldades na Mão Direita Empty Re: Ajuda... Dificuldades na Mão Direita

Mensagem por allexcosta Qui Out 05, 2017 3:58 pm

pedrohenrique.astronauta escreveu:Isso serve para qualquer baixo?

Isso é meio padrão sim.

Você não quer o captador do braço muito perto das cordas por causa do magnetic pull que eles exercem, o que não é um problema perto da ponte, onde as cordas naturalmente já vibram menos.

O da ponte um pouco mais alto solado termina equilibrando muito bem quando você junta os dois e o timbre fica mais redondo com o do braço mais afastado.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda... Dificuldades na Mão Direita Empty Re: Ajuda... Dificuldades na Mão Direita

Mensagem por Raul S. Qui Out 05, 2017 4:05 pm

allexcosta escreveu:Sobre os captadores: o do braço deve ficar bem embaixo, quase colado no corpo. Já o da ponte deve ficar em altura tal que, quando solado, tenha um pouco mais de volume que o do braço solado.
O "correto"/"ideal" não seria ajustar a altura física igualando à sonora dos dois captadores quando do knob de volume todo aberto?
Raul S.
Raul S.
Membro

Mensagens : 1778
Localização : -

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda... Dificuldades na Mão Direita Empty Re: Ajuda... Dificuldades na Mão Direita

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Qui Out 05, 2017 4:05 pm

No meu caso eu deixei o da ponte (que é um jazz single coil) mais alto, distância de quase um dedo (ou menos) das cordas. Já o do braço (que é um captador Split Coil Precision) eu afastei até conseguir diminuir uma ressonância esquisita que ele dava. O som sobrava muito. Para completar o fiz acompanhar a curvatura da escala. Não sei se acertei.
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9084
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda... Dificuldades na Mão Direita Empty Re: Ajuda... Dificuldades na Mão Direita

Mensagem por allexcosta Qui Out 05, 2017 4:29 pm

Raul S. escreveu:O "correto"/"ideal" não seria ajustar a altura física igualando à sonora dos dois captadores quando do knob de volume todo aberto?

Na teoria sim. Na prática, fica mais definido e mais punchy da forma que falei, além do que deixar o captador do braço bem afastado previne que a corda tenha problemas ao vibrar, exceção dos EMG ativos.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda... Dificuldades na Mão Direita Empty Re: Ajuda... Dificuldades na Mão Direita

Mensagem por Bittiol Dom Dez 10, 2017 8:15 am

Pessoal, to voltando aqui pra deixar uma dica... se eu tivesse utilizado a técnica do Floating thumb desde o inicio, acredito que minha evolução teria sido bem mais rápida!

Bittiol
Membro

Mensagens : 7
Localização : Campinas SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda... Dificuldades na Mão Direita Empty Re: Ajuda... Dificuldades na Mão Direita

Mensagem por Galdino Dom Dez 10, 2017 9:34 pm

^ Não tem nada de errado apoiar o dedo nos caps. O que é errado é se condicionar a tocar só assim.

Se o cara não tem confiança em executar uma música sem repousar o dedo dele no captador, ele vai perder um monte de texturas e dinâmicas...

Se você for descer a marreta por exemplo, eu acho que o thumb no captador suja menos... principalmente se o cara não tiver muita técnica de mão direita.

Às vezes eu costumo tocar com indicador médio e anelar de uma vez só algum "rock". Tocar assim dá um punch doido mas é facinho de sujar.

Não preciso nem dizer que apelo pra tocar um Ska por exemplo quase em cima da escala, ou mesmo em cima com o indicador meio arqueado igual pegada de acústico.
O cara que fica preso em cima do captador, perde todas essas texturas e muitas outras...
Galdino
Galdino
Membro

Mensagens : 1153
Localização : Cândido Mota - SP

http://www.itauegaldino.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda... Dificuldades na Mão Direita Empty Re: Ajuda... Dificuldades na Mão Direita

Mensagem por Christian Dom Dez 10, 2017 10:06 pm

uma Ramp me ajudou muito
Christian
Christian
Membro

Mensagens : 3772
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda... Dificuldades na Mão Direita Empty Re: Ajuda... Dificuldades na Mão Direita

Mensagem por elson.arcos Qua Dez 13, 2017 11:59 am

allexcosta escreveu:https://www.youtube.com/watch?v=PPVMBPmrblU

Além de auxiliar no abafamento das notas com o próprio polegar e com a mão. Tem muito desses fundamentos no estudo do violão erudito.
elson.arcos
elson.arcos
Membro

Mensagens : 254
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda... Dificuldades na Mão Direita Empty Re: Ajuda... Dificuldades na Mão Direita

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos