Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caixa auxiliar para acompanhar o Combo Ibanez Promethean P3110?

2 participantes

Ir para baixo

Caixa auxiliar para acompanhar o Combo Ibanez Promethean P3110? Empty Caixa auxiliar para acompanhar o Combo Ibanez Promethean P3110?

Mensagem por andresantos Sáb Out 14, 2017 8:47 pm

Fala galera tudo bem?

Eu tenho um Combo Ibanez Promethean P3110 que fala muito bem, mas estou com vontade melhorar ainda mais, colocando uma caixa extra pra ligar em conjunto...

Pensando nisso, me surgiram 2 dúvidas e gostaria da ajuda dos mais entendidos pra me dar uma opinião mais realista.

1 - O meu Promethean é do modelo novo, ele vem com falante de bobina dupla e dessa forma já trabalha com potência máxima de 300 Watts apenas com o falante interno. Colocando uma caixa externa a potência será a mesma, pois o amp desliga uma bobina e divide os 300 Watts com a segunda caixa. Por este motivo, existe algum ganho real de timbre, volume, etc. na compra de uma segunda caixa?

2 - Tenho a possibilidade de comprar de um conhecido, uma caixa Promethean P110C que ele tem disponível, tendo assim um set 2x10 (1x10 + 1x10). Mas também tem a opção de comprar uma caixa 1x12 reduzida da Teksound que é um bom custo benefício. Na experiência de vocês, o fato da Teksound ser falante de 12, traria algum benefício a mais que a caixa Promethean P110C? Pois eu ficaria com um set 1x10 + 1x12 e na teoria o falante de 12 tem mais grave que o de 10 certo?.

Se puderem me ajudar, ficarei muito grato!

Valeu!
andresantos
andresantos
Membro

Mensagens : 92
Localização : Campo Grande - MS

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa auxiliar para acompanhar o Combo Ibanez Promethean P3110? Empty Re: Caixa auxiliar para acompanhar o Combo Ibanez Promethean P3110?

Mensagem por allexcosta Sáb Out 14, 2017 9:33 pm

1 - Sim, mesmo com mesma potência uma segunda caixa idêntica proporcionará cerca de +3db de SPL máximo, que serão percebidos pelo ouvido como um acréscimo de uns 20 a 30% de volume.

2 - Eu pegaria a P110C, que é desenhada pra falar bem com o combo, mas isso não quer dizer que outras caixas não ficariam bem. Falantes de 12" normalmente possuem resposta de graves superior a 10", mas cada caixa é uma caixa e o certo é ouvir.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa auxiliar para acompanhar o Combo Ibanez Promethean P3110? Empty Re: Caixa auxiliar para acompanhar o Combo Ibanez Promethean P3110?

Mensagem por andresantos Sáb Out 14, 2017 9:57 pm

allexcosta escreveu:1 - Sim, mesmo com mesma potência uma segunda caixa idêntica proporcionará cerca de +3db de SPL máximo, que serão percebidos pelo ouvido como um acréscimo de uns 20 a 30% de volume.

2 - Eu pegaria a P110C, que é desenhada pra falar bem com o combo, mas isso não quer dizer que outras caixas não ficariam bem. Falantes de 12" normalmente possuem resposta de graves superior a 10", mas cada caixa é uma caixa e o certo é ouvir.

Matou a pau Alex, queria entender essas coisas de SPL rsrsrs, mas um acréscimo de 20 a 30% no volume é uma grande vantagem, já compensa o investimento.

Em relação a P110C, ela tem 250 Watts e é o par perfeito para o antigo combo P5110 (tanto o combo quanto a caixa sairam de linha). Mas mesmo o meu promethean sendo o modelo novo P3110, a caixa P110C seria sua primeira escolha?

Em uma ilustração no manual do meu combo ele coloca uma caixa externa de 150 Watts, porém a Ibanez não fez uma caixa 1x10 pra esse modelo novo, somente tem disponivel agora uma caixa 1x15, ou 2x10 ou 4x10 todas com 250 Watts, mas que já não cabem na minha necessidade de portabilidade.

Se optar pela P110C (mesmo sendo do modelo anterior) com 250 Watts não será prejudicial ao amplificador que tem apenas 300 Watts, trabalhando com as as caixas em conjunto somando 400 Watts (150 Watts de uma das bobinas internas + 250 Watts da P110C)?

Obrigado mais uma vez!
andresantos
andresantos
Membro

Mensagens : 92
Localização : Campo Grande - MS

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa auxiliar para acompanhar o Combo Ibanez Promethean P3110? Empty Re: Caixa auxiliar para acompanhar o Combo Ibanez Promethean P3110?

Mensagem por allexcosta Sáb Out 14, 2017 10:16 pm

andresantos escreveu:Em relação a P110C, ela tem 250 Watts e é o par perfeito para o antigo combo P5110 (tanto o combo quanto a caixa sairam de linha). Mas mesmo o meu promethean sendo o modelo novo P3110, a caixa P110C seria sua primeira escolha?

Na verdade, caixas não "têm" watts, elas suportam certa energia. Primeira escolha de tudo que há no mercado? Provavelmente não, mas sei que a série Promethean é boa e pensaria no caso.

andresantos escreveu:Em uma ilustração no manual do meu combo ele coloca uma caixa externa de 150 Watts, porém a Ibanez não fez uma caixa 1x10 pra esse modelo novo, somente tem disponivel agora uma caixa 1x15, ou 2x10 ou 4x10 todas com 250 Watts, mas que já não cabem na minha necessidade de portabilidade.

Na verdade uma ilustração é só isso mesmo, algo que ilustra, um exemplo...

andresantos escreveu:Se optar pela P110C (mesmo sendo do modelo anterior) com 250 Watts não será prejudicial ao amplificador que tem apenas 300 Watts, trabalhando com as as caixas em conjunto somando 400 Watts (150 Watts de uma das bobinas internas + 250 Watts da P110C)?

Não, isso não existe. Velho mito do underpowering. A preocupação aí só seria da impedância, certifique-se de que não há problemas aí e você tá ok.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa auxiliar para acompanhar o Combo Ibanez Promethean P3110? Empty Re: Caixa auxiliar para acompanhar o Combo Ibanez Promethean P3110?

Mensagem por andresantos Sáb Out 14, 2017 10:24 pm

Maravilha Alex, respondeu tudo que eu precisava saber e com muita propriedade como sempre!

Agradeço muito pela atenção!

Valeu!
andresantos
andresantos
Membro

Mensagens : 92
Localização : Campo Grande - MS

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa auxiliar para acompanhar o Combo Ibanez Promethean P3110? Empty Re: Caixa auxiliar para acompanhar o Combo Ibanez Promethean P3110?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos