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Baixo bom é o que tem som ou o que tem status?

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Mensagem por ct.colela Ter Mar 08, 2011 4:37 pm

abri esse topico para discutirmos sobre os baixos que carregam uma aura em torno de suas marcas
e para ouvir opinioes dos foristas sobre os baixos que um dia eles idolatravam
e que um dia viram que seu principe virou sapo

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Mensagem por NETOULTRA Ter Mar 08, 2011 4:41 pm

Pra mim as 2 coisas. Cada um pensa como quer, mas eu não gostaria de ter em um baixo feiosão, sem procedência, mesmo que ele tivesse o SONZÃO...

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Mensagem por Gomba Ter Mar 08, 2011 4:50 pm

Cara, nunca vi baixo que tenha Status com som ruim... normalmente o que dá status é um baixo é justamente a sonoridade boa dele, aliado com a beleza. Mas, se algum desses faltar, a coisa desanda...
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Mensagem por Craftsman Ter Mar 08, 2011 4:52 pm

O ideal seria agregar as duas virtudes: um bom som e status suficiente que garanta valor de revenda e / ou reconhecimento ao se utilizar. A titulo de exemplo, pode-se pensar em carros como ferrari, porsche, etc
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Mensagem por ct.colela Ter Mar 08, 2011 4:55 pm

Gomba escreveu:Cara, nunca vi baixo que tenha Status com som ruim... normalmente o que dá status é um baixo é justamente a sonoridade boa dele, aliado com a beleza. Mas, se algum desses faltar, a coisa desanda...

um dia voce vai pegar um fender 70epoucos um muisic mam e um fodera e vai tocar e vai ver que nem todos sao supers baixos
claro que entre os modelos citados muitos tem som
mas o fato de ser um fender 70 um music mam ou um fodera nao garante que todos tenham timbre bom

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Mensagem por Gomba Ter Mar 08, 2011 5:03 pm

concordo. Mas se você pegar 100 baixos de cada um, vai ver que a regra (e não a excessão, como você tá tratando) é ter um som bom...
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Mensagem por NETOULTRA Ter Mar 08, 2011 5:04 pm

Colela, você vai pro melhor restaurante de São Paulo e tem a chance de escolher entre 2 acompanhantes:

A primeira é essa:

Baixo bom é  o que tem  som ou  o que tem status? Foto3

Uma mulher bonita, um pouco fútil mas nada a ponto de ser uma má companhia, tem uma conversa legal mas também nada de papos super cabeças, na cama ela faz o basicão bem feito.

A segunda é essa:

Baixo bom é  o que tem  som ou  o que tem status? 300orgasmos-por-dia

Uma mulher um pouco mas "vintage", super cabeça, entende de astronomia, música, artes e tudo mais um pouco. Na cama bem, ela domina, faz barba cabelo e bigode com maestria.

Qual das duas vc prefere levar pra jantar? Wink

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Mensagem por nukebass Ter Mar 08, 2011 5:05 pm

Baixos Status são excelentes... www.status-graphite.com

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Mensagem por thgbass Ter Mar 08, 2011 5:12 pm

Bom Colela,
Difícil demais responder essa pergunta. Tu em outro tópico já falou que Fodera tem som de fender. .é cópia de fender. .etc!
Eu respeito totalmente tua opinião! Mas discordo demais do que você falou!

Respondo essa pergunta te perguntando, " o que é bom pra você ?"

Respondendo essa pergunta, vamos entrar num cunho totalmente pessoal.
Logicamente posso dizer que todos aqui vão dizer que baixo bom é o que tem som, e status é apenas consequência da marca que produz com excelência seus baixos.

---
Em tempo, é difícil falar de gosto. .opções. Eu mesmo não curto MusicMan, é um exceleeente baixo, mas pra mim não rola! É opção. . e independente de mim, a marca MusicMan tem um status enorme.

Ser fender70, musicman. .fodera, g&l . .etc, não garante que tem um som bom, ter um nome deste não garante que você vai gostar do baixo. .etc.
Se você pegar 2 Fenders, feitos na mesma época, com as mesmas configurações, mesma pintura, acabamento etc. . você vai ter em mãos instrumentos idênticos aos olhos, mas com sons diferentes! Cada instrumento é um.
Se é bom ou ruim, aí cada um pode dizer!
Se vale a pena ou não, é opção! Fica a critério de cada um
Tudo é muito pessoal!

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Mensagem por ct.colela Ter Mar 08, 2011 5:16 pm

NETOULTRA escreveu:Colela, você vai pro melhor restaurante de São Paulo e tem a chance de escolher entre 2 acompanhantes:


Ja estava esperando essa comparaçao kkkkkkkkkkkk
a quastao nao é beleza neto e sim status
e comprar baixo caro e só porque pagou caro achar que tem um baixo com timbre bom
tem baixo baratinho que tem som melhor que baixo top
o que falo é que baixo caro nem sempre tem som bom
ja vi varios casos assim

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Mensagem por NETOULTRA Ter Mar 08, 2011 5:28 pm

Vc achq que qual das te daria mais Status? Independente da fama...

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Mensagem por thgbass Ter Mar 08, 2011 5:37 pm

^ Mais nesse caso aí é diferente Neto.
Tem aquela frase que define bem: "Quem ama o feio, bonito lhe parece"

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Mensagem por ct.colela Ter Mar 08, 2011 5:46 pm

thgbass escreveu:Bom Colela,
Difícil demais responder essa pergunta. Tu em outro tópico já falou que Fodera tem som de fender. .é cópia de fender. .etc!
Eu respeito totalmente tua opinião! Mas discordo demais do que você falou!
os emperor que toquei sim
e conheço muita gente do ramo da luthieria e musicos que acham o mesmo sobre os modelos emperor



thgbass escreveu:Respondo essa pergunta te perguntando, " o que é bom pra você ?"

Respondendo essa pergunta, vamos entrar num cunho totalmente pessoal.
Logicamente posso dizer que todos aqui vão dizer que baixo bom é o que tem som, e status é apenas consequência da marca que produz com excelência seus baixos.

---
Em tempo, é difícil falar de gosto. .opções. Eu mesmo não curto MusicMan, é um exceleeente baixo, mas pra mim não rola! É opção. . e independente de mim, a marca MusicMan tem um status enorme.
sim claro
eu mesmo nao gosto de alguns baixos tops (alembics ,hofner,gibsons)
mas o que digo apesar de um music man ter seu nome ter seu status nao garante que se voce comprar um sem testar
ele tera um mega som
assim como falo dos foderas
entao eu encomendo um fodera pago caro espero 2 anos para receber o instrumento
isso nao é garantia de que eu terei um mega som
eu posso ter um mega baixo bem construido
é um tremendo tiro no escuro
a vantagem do music man é que voce pode tocar e ver se ele tem um som bom
ja um fodera se compra e depois de 2 anos voce vai saber se seu baixo tem timbre ou nao


thgbass escreveu:
Ser fender70, musicman. .fodera, g&l . .etc, não garante que tem um som bom, ter um nome deste não garante que você vai gostar do baixo. .etc.
Se você pegar 2 Fenders, feitos na mesma época, com as mesmas configurações, mesma pintura, acabamento etc. . você vai ter em mãos instrumentos idênticos aos olhos, mas com sons diferentes! Cada instrumento é um.
Se é bom ou ruim, aí cada um pode dizer!
Se vale a pena ou não, é opção! Fica a critério de cada um
Tudo é muito pessoal!
quanto a questao de ser muito pessoal
claro,, cada um cada um
mas nos estamos em um forum e de alguma forma somos formadores de opiniao
aqui tem muitos membros e muitos visitantes iniciantes que nao sabem ainda distinguir um bom timbre em um instrumento
e vejo caras com anos de experiencia idolatrando certas marcas formando opiniao batendo na tecla que baixo bom é o car é o baixo de marca
e isso nao é verdade
imagina se eu ficar com meia duzia de membros falando que o baixo 40 mil reais é o melhor baixo que as madeiras usadas sao as melhores do mundo e que para ter um baixo desses ele teria que esperar 2 anos para receber o instrumento
o cara passa a vida tocando com baixos que estao a seu alcance financeiro
juntando grana para poder comprar tal baixo de 40 mil reais
e quando compra ve ou entao nao ve que o som do baixo que ele comprou é igual ao que custava 4 mil reais
bom cada um cada um

nos temos membros no forum que tenho certeza que entendem o que eu estou falando
podem ate nao concordar com minhas palavras
mas ja tocaram em baixos de nome que custavam muito caro por ostentar suas marcas e que nao prestavam
tinham som de baixo barato
volto a falar baixo bom nao tem marca nao tem preço
ele pode ser top ou pode ser baratinho
o que tem que contar é o seu som e nao o nome que ele ostenta

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Mensagem por ct.colela Ter Mar 08, 2011 5:47 pm

NETOULTRA escreveu:Vc achq que qual das te daria mais Status? Independente da fama...
entao voce usa seus baixos por status ou pelo timbre que eles te dao?

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Mensagem por LuCaSbass Ter Mar 08, 2011 5:51 pm

Baixo bom pra mim é que tem som bom e construção e tocabilidades boas.
Acho que nisso que os Fodera ganham de outros baixos... a tocabilidade deles é absurda! Hoje em dia com prés de alta qualidade, pedaleiras e etc da pra mascarar o som de qualquer baixo e atingir algum som até relativamente fácil, mas a tocabilidade é lance de construção mesmo...
O lance é que muita gente fala sem nunca ter tocado em um baixo desses, ai fica realmente complicado...

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Mensagem por thgbass Ter Mar 08, 2011 5:54 pm

Então Colela, segundo você um Fodera não vale o preço que cobram?

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Mensagem por ct.colela Ter Mar 08, 2011 6:00 pm

sim
principalmente se comprar por encomenda no escuro
agora se testar para saber qual é o timbre ai vai de cada um
eu nao compraria
em comprar um emperor por mais que ele seja comfortavel e bem construido
eu sou mais comprar um jazz bass que tenha timbre
te garanto que fazendo uns upgrades eu conseguiria um som igual ou melhor que um fodera

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Mensagem por thgbass Ter Mar 08, 2011 6:04 pm

Pois é cara! Isso é totalmente pessoal!
Se eu tivesse a grana eu comprava o Fodera do jorgera.
Comprar ou não, comprar por status, comprar pelo som. . é opção, escolha, gosto, alternativa . .
Se eu tiver grana o suficiente compro 10 foderas (sem testar), mas não compro 1 MusicMan!

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Mensagem por AdrianoBSB Ter Mar 08, 2011 6:10 pm

Eu entendo o que vc esta falando colela, que pra vc o que importa é o timbre, também concordo, mas acho que vc não deve considerar só o timbre.
Imagine a situação vc vendado, e te colocam para tocar em varios baixos uns 20 por exemplo, ai depois disso tudo vc tem 3 baixos que tem o timbre que vc ama, e falam qual dos 3 vc quer, ainda sem enxergar nada, ai vc pensa poxa o primeiro tem aquele som so que é muito pesado, o segundo tem um pequeno NeckDive, e o terceiro e perfeito timbre, peso sem NeckDive.
Qual será sua escolha??
Não estou falando que o baixo é um Fodera, pode ser qualquer baixo bem construido, mas estou falando que a construção também conta na hora de escolher um baixo.

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Mensagem por Craftsman Ter Mar 08, 2011 6:10 pm

NETOULTRA escreveu:Colela, você vai pro melhor restaurante de São Paulo e tem a chance de escolher entre 2 acompanhantes:

A primeira é essa:

Baixo bom é  o que tem  som ou  o que tem status? Foto3

Uma mulher bonita, um pouco fútil mas nada a ponto de ser uma má companhia, tem uma conversa legal mas também nada de papos super cabeças, na cama ela faz o basicão bem feito.

A segunda é essa:

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Qual das duas vc prefere levar pra jantar? Wink

A que faça questão de pagar a conta ???
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Mensagem por Craftsman Ter Mar 08, 2011 6:12 pm

LuCaSbass escreveu:Baixo bom pra mim é que tem som bom e construção e tocabilidades boas.

Isso levou os SX's a serem amados no Brasil...

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Mensagem por TúlioJB Ter Mar 08, 2011 6:21 pm

Gostaria muito de ver um certo usuário banido comentando nesse tópico! Ia ser hilário demais! Namaste!
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Mensagem por Colono Ter Mar 08, 2011 6:39 pm

como alguém falou, tocabilidade conta demais e isso está na construção (mas na maioria dos casos um luthier pode dar conta)!!
Hj em dia, com mil recursos eletrônicos, é a coisa mais fácil do mundo transformar completamente o som d um baixo, basta abrir um pouco a mão. Por isso eu não acredito em endorse e propagandas do gênero.


Só entrei nesse fórum pq vi uma maturidade incrível de gente falando bem de um upgrade em um modelo da Strinberg (só pra citar o ex.), q é uma marca entre tantas outras q são achincalhadas roboticamente por pessoas clichezentas.

sinceramente eu acho muito mais legal um cara tirar uma paulada de som com um baixo inferior do q alguém tocar em um Ken Smith, Fodera, ..., e ficar se achando o fodão.
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Mensagem por Fernando Zadá Ter Mar 08, 2011 7:14 pm

Tostines vende mais porque é fresquinho ou é fresquinho por que vende mais??

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Mensagem por Cid Ter Mar 08, 2011 7:30 pm

Neto nessa sua comparacao com as "meninas" matou a pau kkkkkk


Muito bom, to contigo hehe.
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Mensagem por Colono Ter Mar 08, 2011 7:33 pm

NETO.. eu fico com a 2ª opção!! Twisted Evil
HAHAHA
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Mensagem por Ricardo Saldanha Ter Mar 08, 2011 8:08 pm

olha, sobre stuatus o que posso dizer é que quando botei o meu Geddy x Fender JB 70 e poucos, tive predileção pelo meu Geddy ao invés do idolatrado JB 78(eu acho que era esse o ano).

tempos atrás toquei em um Yamaha rbx que, pra mim, soou melhor que um G&L que custava o dobro do preço...

como eu sou meio que da "turma do Sá" dou valor ao status do baixo sim. considero o que posso conseguir com ele numa possível revenda. mas assim que eu chegar no meu MM SR5HH, talvez eu pare de pensar no status.
o MM SR5HH, pra mim, é "O BAIXO"! mas posso mudar de opinião a qualquer momento... mesmo que seja por um baixo de apenas 2k...

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Mensagem por DenisLM Ter Mar 08, 2011 8:39 pm

eu acho que é um mix das coisas.

o prazer de ter um instrumento de determinada marca vem associada ao timbre que ela proporciona.
se com um instrumento barato dá para chegar no mesmo timbre ou melhor, legal, mas não proporciona o prazer de ter a marca no headstock...
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Mensagem por NETOULTRA Ter Mar 08, 2011 8:58 pm

Colono escreveu:NETO.. eu fico com a 2ª opção!! Twisted Evil
HAHAHA

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Mensagem por André Souza Ter Mar 08, 2011 10:29 pm

O quanto pagamos depende de o que é caro para nós. Se eu fosse rico compraria os meus instrumentos pela qualidade: som, ergonomia e beleza. Independente do preço. Hoje considero o custo x benefício.

Já toquei em dois Fodera e gostei do som e da construção mas na minha idéia de valor atual o considero caro. Toquei em um Ken Smith e penso a mesma coisa. Nem todo MM que eu toquei amei, a mesma coisa para Fender. Porém o investimento é menor e a revenda mais fácil.

Hoje quero um baixo que eu goste e que tenha revenda. Com os baixos reconhecidos fica mais fácil encontrar o que busco.

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Mensagem por andremega Ter Mar 08, 2011 11:00 pm

Pois é. essa discussão é pertinente, mas sempre infrutífera (na minha opiniao) pq os critérios são extremamente subjetivos.

Tenho meu Wood com quem casei. Certamente em alguns anos não terá valor de revenda. Mas é um excelente insturmento. E foi mue primeiro de nivel profissional.

Hoje quando compro vejo "oportunidades". Não compro nada que nao seja das marcas com boa venda. Por isso até desisti de pegar Warwick.

SE a pretensão é experimentar, fazer rodar ou impresisonar, tme que ser de marca, nem interessa se é bom ou nao aquela unidade. SE for ter um bom som, ai a unidade passa a interessar.




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Mensagem por allexcosta Ter Mar 08, 2011 11:11 pm

Baixo bom é aquele com o qual você, músico, se identifica. Seja ele um SX, Tonante, Fender, Fodera ou Ritter...

Comprar um baixo por um suposto status que ele possa proporcionar também é algo comum, usual, ético e totalmente legal...

No final das contas cada um toca no instrumento que quer e seu bolso permitir.

Durante vários anos um Dean Edge que custou 300 Reais foi meu baixo principal, e eu tinha um Fernandes Japonês que custou bem mais e já tinha possuído um Tune, um Fender USA e outros baixos mais caros...

Hoje meu baixo principal é um baixo Coreano que custou pouco mais de 1000 dólares e tem como inspiração o Fender Jazz Bass... O corpo do DJ5 é diferente o suficiente do Jazz Bass pra eu considerar mais ergonômico e confortável, pelo menos pra mim...

A junção dove-tail criada pela Smith/Fodera foi responsável por uma grande revolução no mundo da luthieria de baixo elétrico, aliando o sustain do inteiriço ao punch do parafusado. Dizer que um Emperor é um Jazz Bass com outra roupa é meio forçado na minha opinião. A eletrônica é única, o som é único, a tocabilidade é única, o baixo é único...

Nunca ouvi ninguém dizer que o Emperor é só mais uma cópia de Jazz Bass, o colela foi o primeiro...


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Mensagem por siodoni Ter Mar 08, 2011 11:12 pm

Pra mim, baixo bom é aquele que posso pagar Very Happy
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Mensagem por J.Adalberto Ter Mar 08, 2011 11:28 pm

Questão difícil !!!

pois é existe gosto e grana para tudo na vida, porém já vi muita gente comprar instrumentos de vários luthiers renomandos que fabricam replicas dos instrumentos com "status" e dizendo que tratasse de um instrumento superior.....

e logo de pois põe anuncio no forum ou mercado livre vendendo para comprar o instrumento original...ex Fender, Musicman, etc...

desse fato temos duas conclusões....ou ele se enganou e viu que santo de casa não faz milagre.

ou tava sem grana pro original e tentou ir de cópia mesmo, porém não ficou satisfeito.

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Mensagem por SILVIAO Ter Mar 08, 2011 11:36 pm

Para mim , respondendo ao tópico baixo bom é o que tem som;evidente que a marca conta na hora da revenda, tem o status, o fator psicológico,mas de olhos fechados o que vai importar mesmo é o som;muita gente fugiu do assunto por motivos óbvios, tem instrumentos caros.Já toquei em um fender MIA que era um horror em termos de som, tinha som de tonante desregulado,na mesma oportunidade testei um MIM que tinha um super timbre, independente do Status ou do dinheiro disponivel ,naquele momento compraria com certeza o MIM;abraço


Última edição por SILVIAO em Ter Mar 08, 2011 11:46 pm, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Mayo Pamplona Ter Mar 08, 2011 11:44 pm

Contrabaixo pra mim é um instrumento musical. Por isso tem que soar bem e ser confortável pra tocar. O resto é supérfluo.

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Mensagem por Drigo Qua Mar 09, 2011 12:03 am

ct.colela escreveu:
NETOULTRA escreveu:Colela, você vai pro melhor restaurante de São Paulo e tem a chance de escolher entre 2 acompanhantes:


Ja estava esperando essa comparaçao kkkkkkkkkkkk
a quastao nao é beleza neto e sim status
e comprar baixo caro e só porque pagou caro achar que tem um baixo com timbre bom
tem baixo baratinho que tem som melhor que baixo top
o que falo é que baixo caro nem sempre tem som bom
ja vi varios casos assim

Concordo com vc Colela. No meu caso, tive um Fender Jazz Geddy muito show de bola. Na época vendi p/ interar no head e nas caixas. De Fender, eu tenho um Squier Precision Special [o qual troquei todas as ferragens, captações e parte elétrica tudinho Fender]. Hoje sou muito contente com esse bass, e não me submeteria a "vender as calças", p/ ter um Fender atual. Cheguei a essa conclusão, após testar um Fender Jazz Bass American Standart; que não achei a mínima graça e que na minha humilde opinião, não valia de modo algum um investimento de em torno de 6k.

O status é bom, é ótimo ser bem visto por todos quando se está tocando com um Fender [ou qualquer marca...]. Hoje vivo uma situação q quando toco em alguns lugares, pessoas [músicos, alguns de m...a] vem até mim [na passagem de som ou após o evento], elogiar e perguntar onde comprei esse meu baita bass Fender. Quando notam o nome Squier, torcem o nariz dizendo q o meu 800RB é q faz a mágica e pedem p/ eu pegar o TRB. Pra esse tipo de gente, nem me dou ao trabalho de comentar as modificações, até porque eu estaria jogando pérola aos porcos [como diria meu saudoso prof.] Já me incomodei muito, mas hoje em dia nem ligo mais; pois sei que os bons músicos q realmente conhecem de som e timbre, reconhecem o esforço de um músico brasileiro [q ganha bem, p/ não dizer o contrário...] em tentar manter seu instrumento em um bom nível.
Fender vintage tem seu valor, por isso vou adquirir um assim q minha banda emplacar. rock Enquanto isso, vou sonhando... Dormindo
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Mensagem por Felipesmh Qua Mar 09, 2011 12:55 am

Som acima de tudo, mas ninguém gosta de sair com uma roupa feia.
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Mensagem por ct.colela Qua Mar 09, 2011 1:06 am

Quando abri o tópico ou quando levantei a bandeira sobre os foderas
não é para tentar desmoralizar instrumentos caros ou muito menos  criticar quem os tem
minha bandeira é sobre a formaçao de opinioes
antes de conhecer os baixos eu achava o fodera o máximo babava no ken smith achava uma obra de arte os alembics
depois que tive contato com profissionais da área e instrumentos de todos os modelos
vi que nem sempre o mais caro ou o mais raro eram os melhores
coisas que eu só poderia saber tendo contato, consertando vendo os problemas de cada um,vendo suas tocabilidades sentindo os timbres

quem nâo tinha uma música que adorava escutar e depois que passou a tocar a música
viu que a música perdeu aquele brilho que você gostava
isso acontece direto
com os baixos foram a mesma coisa depois que conheci em mâos aqueles que eu adorava muitos deles se mostraram simples
bem construído lindos confortáveis ,,,mas de som sem graça
meu caso
eu sempre tive baixo simples e baratos quando conheci o som do factor em 1991 pirei passei 4 anos no interior de sâo paulo juntando grana para comprar um,olhava meus instrumentos como lixo e achava o factor o maximo( eu nunca tinha nem pegado um baixo desse na mao)
quando comprei tive um desgosto pelo som do instrumento na época em 1995 o dolar era um por um eu paguei 2500 dolares num baixo que eu idolatrava só depois que comprei um no escuro eu vi que o meu baixo ibanez axstar que na época eu tinha comprado por 600 reais dava um show nele ( detalhe eu vendi meu axstar para completar a grana do factor,,depois de 4 anos consegui convencer o cara que comprou a  me vender de volta)
o axstar perto do factor era o tal golzinho
o factor era macio  comfortável bem construido mas em som era muito ruim
um som sub grave  embolado demais
dois anos mais tarde  fui descobrir que o som do factor que eu havia gostado era de uma serie limitada com um outro pre de 9 volts

trabalhei com luthieria e depois trabalhei com vendas de instrumentos tive a oportunidade de tocar com muitos baixos caros sem precisar comprar nenhum deles (tobias.warwickis,music man,fodera,alembic,kem smith,g&l,e muitos baixos de luthiers)
ai eu descobri que nem todo baixo  top era bom
poderia ser ele de marca novo ou simples ou vintage
cada instrumento é único em si

agora me pergunto se eu não tivesse a sorte de trabalhar com o que trabalhei e conhecer o que conheci descobrisse um forum como esse onde temos pessoas escoladas não só na música mas com conhecimento de causa sobre instrumentos  endeusando baixos que não são tudo isso
eu ficaria doido colocaria os tais baixos em pedestais e idolatraria sem nunca ter tido contato com o instrumento
aqui no forum temos profissionais da musica e profissionais de outras profissões que gostam de tocar seus baixos mas não vivem disso
uns com alto poder aquisitivo e outros não
e sei que tem gente aqui que não tem a condição de ter um fender 70 ou um music man e muito menos um fodera que olha para seu condor ou para seu strimberg ou olp e pensa meu baixo é uma m**** meu baixo é ruim
porque baixo bom é aquele confortável é aquele bonito é aquele  que custou caro
ai entra um monte de iniciantes na jogada e compram essa ideia
ai vejo profissionais como por exemplo bertola mostrando baixos baratos que foram reformados e que estão com tocabilidade ou outros usuários que deram o upgrade legal transformando o sapo em príncpe
vejo postagens ,,,,,,ha que legal que bacana ,,,legalzinho bertola seu baixo
poxa esse cap que voce instalou no seu condor é bom né........
ai entra outros usuários mostrando baixos de alto valor e que usam madeiras tal com prés tal que custaram tal
ai chove de postagens ,,,nossaaaaa que lindo GAS GAS GAS
um dia vou ter um desses,,,,nossa meu deus quantos baixos legais tenho ate vergonha de mostrar o meu ibanezinho
por isso digo que veteranos (aqueles que tem anos de experiencia e não numero de postagens kkkk)que circulam pelo forum prestassem a atenção
que são uma forma de educadores formadores de opinião
e que muitas coisas ditas aqui se tornam leis a serem seguidas
eu não sou o dono da verdade e nem quero ser
só quero é passar um pouco do que aprendi sobre instrumentos musicais
tentando mostrar para quem esta chegando no universo do contra baixo
que não precisa gastar o que tem ou o que não tem para tirar um som que procura


Última edição por ct.colela em Qui Nov 02, 2017 12:43 pm, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Cid Qua Mar 09, 2011 1:16 am

Felipesmh escreveu:Som acima de tudo, mas ninguém gosta de sair com uma roupa feia.
Não é so questao de roupa feia não, ou alguém gosta de sair com uma roupa desconfortável, apertada ou frouxa demais, ou espetando???.....
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Mensagem por Cid Qua Mar 09, 2011 1:22 am

Colela teu teclado tem algum problema? Sinto dificuldade em ler seus textos...

Já deixei de ler alguns de seus textos por esse motivo... tem muito enter... as vezes parece que você substitue uma vírgula pelo enter, e seus textos por esse motivo acabam ficando longos(visualmente)... pra quem lê num PDA então compica muito... Se puder prestar atenção nesse detalhe ajudaria.

ABraço.
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Mensagem por Yuri Marcel Qua Mar 09, 2011 1:27 am

Tem que estar equilibrado entre som e beleza, não sei quanto status, as vezes o status entra no formato do baixo, alguém gosta de um rickenbacker pelo formato e não pelo rickenbacker no headstock.

No mais, baixo feio é igual igual pantufa, para usar em casa é super confortavel, mas sair na rua da uma vergonha.

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Mensagem por ct.colela Qua Mar 09, 2011 1:30 am

o problema cid é que sou meio analfabeto e edito muito meus posts
e ainda sim escrevo errado muitas vezes
e nesse corrige apaga pula aqui volta ali acabo falando demais
e sendo entendido de menos por meus comentarios bagunçados
vou usar mais as virgulas nao estava atento que muitos usuarios usam pdas para ascessar o forum

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Mensagem por ct.colela Qua Mar 09, 2011 1:37 am

Felipesmh escreveu:Som acima de tudo, mas ninguém gosta de sair com uma roupa feia.
Poxa parece que nao fui compreendido.
eu estou falando de baixo caro e baixo simples.
quem falou de baixo bonito foi o netoultra.
aqui nao estamos discutindo beleza e sim valores.
de que voce pode ter um baixo simples com bom som
sem precisar ser top.
e muitos usuarios estao batendo na tecla que baixo tem que ser bonito e que ninguem quer mulher feia, isso nao é o foco do topico

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Mensagem por André Souza Qua Mar 09, 2011 1:38 am

Acredito que micro-encontros como os que a galera de SP, RJ e CE fazem são oportunidades para avaliação dos equipos. Não temos ainda na BA, uma pena.

Conheço excelentes músicos que tem equipos "medianos", mas o som deles é muito bom. Não podem comprar por não serem profissionais e não terem grana. E são felizes fazendo o seu som, isto é que importa. Acredito que a interação neste espaço é positiva pois podemos conhecer equipos de 1ª linha sem investir, podendo ainda visitar o colega que possui o citado equipo na fim de testá-lo antes de comprar. Já vi muitos se disponibilizarem à tal, como eu faço na Bahia com meus equipos. Esta troca é de muita valia, concordo que a responsabilidade que temos aqui é grande mas não percebo dolo nas citações, as vezes a forma de postar pode levar à uma percepção equivocada. Afinal a comunicação escrita pode levar a entendimentos diversos, de acordo com a forma utilizada e o contexto.

Acho válido o cuidado, mas também não acho que os usuários que usam equipos mais caros devam deixar de dar as suas impressões de seus equipos pois podem ser mal interpretados. Com o tempo conhecemos cada um e sabemos quem quer 'tirar onda" ou quem quer ajudar mostrando a sua verdade. Aliás, cada um com a sua. Não sejamos cartesianos, música é subjetiva e seus meios não seriam diferentes.

Vale pontuar que a música é igual a vida. Nem sempre temos o melhor carro, a melhor bola, o melhor computador, melhor emprego e a mulher mais bonita. Os novatos vão perceber em algum momento que o dedo é mais importante que o resto. A partir deste momento terão a sua verdade.

P.S.: Este espaço agrega muito a comunidade dos baixistas. Conheci muitas verdades diferentes da minha que me fizeram refletir e ser um baixista melhor e mais completo.

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Mensagem por Daniel Qua Mar 09, 2011 1:52 am

Colono escreveu:Só entrei nesse fórum pq vi uma maturidade incrível de gente falando bem de um upgrade em um modelo da Strinberg (só pra citar o ex.), q é uma marca entre tantas outras q são achincalhadas roboticamente por pessoas clichezentas.

sinceramente eu acho muito mais legal um cara tirar uma paulada de som com um baixo inferior do q alguém tocar em um Ken Smith, Fodera, ..., e ficar se achando o fodão.


(2)

O que fica ainda mais feio é o cara empunhar uma obra de arte e não saber tirar som nenhum. Rolling Eyes


Vi alguns comentarios de pessoas falando acima sobre tocar em baixos considerados tops e nao acharam tudo isso.

Eu vivi isso tb, tocando em alguns baixos de alto nivel que, sendo muito sincero, levando em conta o fator SOM, CONFORTO e REGULAGEM, nao me fizeram querer me desfazer do meu baixo principal, um SX tunado. Certamente eram mais bonitos, muito bem construidos, mas... Nao sei se valiam aquilo tudo.

Na minha opiniao, um fender jazz bass mexicano classic 70´s ou um road worn tb xicano dão pau tranquilamente em muito fender USA, custando bem menos. Vi isso na pratica.

Mas é mexicano né, se tocar um mexicano em certos lugares vc pode ser discriminado... tongue

O que o colela fala tem um fundo de verdade. Ele tem um jeito meio polemico mesmo, e quem tem baixo de boutique, instrumentos caros pode achar meio implicancia, querer justificar a compra, etc, mas o importante é estar satisfeito e, como sempre lembram por aqui, estudar muito, pq como disse no inicio, fica feio demais tocar mal ou nao saber timbrar um super-instrumento. Cool

Daí meu elogio à frase grifada do amigo.

Abraços
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Mensagem por Cantão Qua Mar 09, 2011 2:09 am

ct.colela escreveu:
ai entra um monte de iniciantes na jogada e compram essa ideia
ai vejo profissionais como por exemplo bertola mostrando baixos baratos que foram reformados e que estao com tocabilidade ou outros usuarios que deram o upgrade legal trasformando o sapo em principe
vejo postagens ,,,,,,ha que legal que bacana ,,,legalzinho bertola seu baixo
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por isso digo que veteranos (aqueles que tem anos de experiencia e nao numero de postagens kkkk)que circulam pelo forum prestassem a atençao
que sao uma forma de educadores formadores de opiniao
Colela , 99% dos novatos que entram aqui perguntando sobre um baixo bom para adquirir , ouvem a mesma resposta :SX ...baixo bom , com excelente custo beneficio , os outros 1% é Condor , Strinberg , Eagle , a galera que tem os baixos tops , ao meu ver não são formadores de opinião nesse sentido , até porque esses novatos , quando estiverem com uma situação financeira mais confortavel para adquirir um baixo top...eles mesmos já vão ter chegado nessa conclusão de que o mais caro nem sempre é o melhor...abraço... Wink

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Mensagem por Cid Qua Mar 09, 2011 2:16 am

Pra mim isso é uma discussão sem fim... já discutimos isso várias e várias vezes aqui em outros tópicos. É igual discutir qual o melhor baixista...

A coisa sempre tende pro seguinte, os que tem baixos caros querem justificar a sua compra, os que tem baixos baratos idem... que é melhor ter um baixo barato e saber tirar o som do que blablabla... e fica um jogo de vaidade pra lá e pra cá....

No final das contas tudo é mercado.... quem tem o seu dinheiro invista ele do jeito que quiser e ninguem tem nada a ver com isso.

Se você ganha um salario minimo por mês, mas sonha em ter um Fodera, lute pelo seu sonho...

Se você ganha na mega sena e ainda assim se satisfaz em andar de fusca, ninguém tem nada a ver com isso...

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Mensagem por Yngway Qua Mar 09, 2011 2:41 am

Eu penso em conforto em primeiro lugar. Sempre.
Já peguei baixos que tinham um som lindo mas eu sentia tocando um cabo de vassoura com cordas. Era horrível.
Nunca toquei em um Fodera, mas penso da seguinte maneira:
Meu baixo custa 1800 reais. Se eu achar um baixo mais gostoso de tocar por 600, eu vendo o meu. Se achar um melhor por 4000, junto dinheiro até conseguir.
Agora... se um baixo de 20k for melhor que o de 4k, mesmo que só um pouco, já é um upgrade. Pagar 16k de diferença é muito? É. Mas muitas vezes é a única opção que se tem de melhorar.
Colela disse que dá pra tirar som de Fodera em baixos baratos. Mas e a construção, tocabilidade, conforto e durabilidade... é igual? (É pergunta mesmo, não conheço os Foderas)

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Mensagem por ct.colela Qua Mar 09, 2011 3:33 am

Yngway escreveu:
Agora... se um baixo de 20k for melhor que o de 4k, mesmo que só um pouco, já é um upgrade. Pagar 16k de diferença é muito? É. Mas muitas vezes é a única opção que se tem de melhorar.
Colela disse que dá pra tirar som de Fodera em baixos baratos. Mas e a construção, tocabilidade, conforto e durabilidade... é igual? (É pergunta mesmo, não conheço os Foderas)
cara ja toquei em um monte deles e muitos tinham som de jazz bass
sao bem construidos usam peças de otima qualidade
e geram um certo mito pois voce esta com 18 mil reais no seu colo
e isso muitas vezes pesa
muita gente nao consegue ver um som basico quando esta com baixo desses no colo
claro que o comforto de um fodera voce nao tera em um jazz bass sem mexer no shape do baixo.
voce pode comprar um baixo de boa qualidade (timbre) e com caps na posiçao fender e instalar um pre igual ao que vem no fodera que voce vai ter um mega som de baixo


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