Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

+35
Andremoura
Pz123
Edão
Zubrycky
miki_san
bodhan
Pedro Benedetti
Tiago Fernando Andreola
Galdino
NETOULTRA
Marcos Caio C. Gomes
NeyBass
ALFranca
Paulo Penna
AndréBurger
rodsom
Vinicius F
pedrohenrique.astronauta
Claudio Mengarda
Normando Neto
Tonante
Maurício_Expressão
Willian Casagrande
Stormbringer
heenrique_bass
Breno_Barnabe
JAZZigo
deixados
Uchoa
arturbmallmann
Rico
Davi Motta
johnny.bazookatone
Mauricio Luiz Bertola
allexcosta
39 participantes

Página 4 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". - Página 4 Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por allexcosta Qui Nov 16, 2017 9:18 am

Pra você ver como eu sou inocente, escrevi a carta de boas vindas do fórum em 2008. Olha só esse trecho:

"Ser baixista é pegar uma guitarra e tocar normalmente, e rir quando um guitarrista pega seu baixo e não dá uma nota."

Isso sempre foi algo indiscutível pra mim. Se naquela época alguém me dissesse que não era bem assim eu ia falar que a pessoa tava me zoando. Se o guitarrista faltasse, era normal eu ou qualquer baixista da minha geração fazer o show tocando guitarra e chamava outra pessoa pra tocar baixo. A gente só pegava os solinhos porque a harmonia a gente sabia.

Mas nunca vi faltar o baixista e o guitarrista fazer a gig. Porque não consegue, não tem beat, não tem pegada.

Enfim, 10 anos depois o FCBR ainda me surpreende.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". - Página 4 Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por Tonante Qui Nov 16, 2017 9:34 am

Pelo menos aqui em BH não conheço nenhum baixista, nem mesmo os iniciantes que não saibam tocar pelo menos o básico de violão. A grande maioria toca até muito bem.
Tonante
Tonante
Membro

Mensagens : 3481
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". - Página 4 Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por Stormbringer Qui Nov 16, 2017 9:44 am

Pois é. 

Cenários diferentes, primeira coisa que peguei pra tocar foi o baixo, eu preferi me especializar nisso no parco tempo que tenho, e tem dado certo.
Pode não ser a melhor escolha, mas pra mim funcionou. Só nao da pra encarar gig de nada com violão/guitarra, mas eu aceito essa minha condição Razz 


Queria eu que toda casa pudesse ter um violão velho a disposição das crianças. Minha filha, por exemplo, toca absolutamente tudo. Eu comecei a tocar 4 anos depois dela. Ela me ensina.
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4750
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". - Página 4 Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por Breno_Barnabe Qui Nov 16, 2017 9:45 am

allexcosta escreveu:
Breno_Barnabe escreveu:Tio, eu entendo o que você quer dizer e concordo, mas "tocar por aí" não é que esses caras fizeram?

Não, de modo algum.

Esses caras se juntaram com seus amigos de ensino médio e fizeram algumas músicas que se tornaram sucesso. É todo um alinhamento de astros e combinações culturais e sociais para aquilo acontecer.

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". - Página 4 07053943880195
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5318
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". - Página 4 Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por Rico Qui Nov 16, 2017 9:47 am

Gosto um pouco de violão. Detesto guitarra. Guitarra só pra ouvir.

Como eu já disse, todo baixista que conheço começou no violão, por isso, normalmente o cara toca uma coisinha ou outra.

Eu passo anos sem pegar violão. Meu lance são as teclas.
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". - Página 4 Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por Pz123 Qui Nov 16, 2017 10:09 am

^ Isso que ia falar.

Tem baixista que não suporta pegar em violão ou guitarra.
Mas estudou piano a vida toda e tem um baita conhecimento musical.

Qual seria o problema desse cara não conseguir substituir o guitarrista numa gig?
Pz123
Pz123
Membro

Mensagens : 617
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". - Página 4 Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por allexcosta Qui Nov 16, 2017 10:14 am

Pz123 escreveu:^ Isso que ia falar.

Tem baixista que não suporta pegar em violão ou guitarra.
Mas estudou piano a vida toda e tem um baita conhecimento musical.

Qual seria o problema desse cara não conseguir substituir o guitarrista numa gig?

Pra te ser bem sincero, isso é raro.

Não há problema algum nele não tocar violão, já que toca um instrumento de harmonia, mas é incomum. Piano na verdade abre ainda mais a cabeça pra harmonia. Em Cuba, por exemplo, todo músico estuda piano, até percussionista. Acho muito importante. Não é à toa que uma ilha do tamanho de Pernambuco tenha música tão rica. Um dos meus grandes arrependimentos é não ter tomando aula de piano quando era moleque.

Enfim, parafraseando o Rico, minhas percepções são de uma determinada época e lugar. Não sou nem quero ser o dono da verdade.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". - Página 4 Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por Marcos Caio C. Gomes Qui Nov 16, 2017 10:43 am

allexcosta escreveu:
Pz123 escreveu:^ Isso que ia falar.

Tem baixista que não suporta pegar em violão ou guitarra.
Mas estudou piano a vida toda e tem um baita conhecimento musical.

Qual seria o problema desse cara não conseguir substituir o guitarrista numa gig?

Pra te ser bem sincero, isso é raro.

Não há problema algum nele não tocar violão, já que toca um instrumento de harmonia, mas é incomum. Piano na verdade abre ainda mais a cabeça pra harmonia. Em Cuba, por exemplo, todo músico estuda piano, até percussionista. Acho muito importante. Não é à toa que uma ilha do tamanho de Pernambuco tenha música tão rica. Um dos meus grandes arrependimentos é não ter tomando aula de piano quando era moleque.

Enfim, parafraseando o Rico, minhas percepções são de uma determinada época e lugar. Não sou nem quero ser o dono da verdade.

Um dos melhores baixistas que conheci pessoalmente aprendeu primeiro teclado. Fez aula por 7 anos mas detestava ficar tocando parado. Chegou até a pensar em comprar uma keytar. Mas aí faltou baixista na banda, ele pegou o baixo e em 3 meses estava tocando todos os solos que o baixista anterior nem se arriscava hahahaha.

Eu queria ter aprendido teclado/ piano quando mais novo. Quando eu tiver filhos vou botar eles pra fazer aula de teclado logo cedo para abrir a mente.
Marcos Caio C. Gomes
Marcos Caio C. Gomes
Membro

Mensagens : 393
Localização : Curitiba, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". - Página 4 Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por Pz123 Qui Nov 16, 2017 11:20 am

^ Nunca é tarde para começar!

Acredito que o piano ajude ainda mais que a guitarra no sentido de coordenação, digitação e principalmente trabalho de musculatura de mãos, visto que exige um trabalho de força e pressão maiores para executar (aquela coisa de guitarrista que pega o baixo e trasteja todas as notas..)

Deixei até a questão da teoria de lado agora.
Pz123
Pz123
Membro

Mensagens : 617
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". - Página 4 Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por Rico Qui Nov 16, 2017 12:21 pm

allexcosta escreveu:
Pz123 escreveu:^ Isso que ia falar.

Tem baixista que não suporta pegar em violão ou guitarra.
Mas estudou piano a vida toda e tem um baita conhecimento musical.

Qual seria o problema desse cara não conseguir substituir o guitarrista numa gig?

Pra te ser bem sincero, isso é raro.

Não há problema algum nele não tocar violão, já que toca um instrumento de harmonia, mas é incomum. Piano na verdade abre ainda mais a cabeça pra harmonia. Em Cuba, por exemplo, todo músico estuda piano, até percussionista. Acho muito importante. Não é à toa que uma ilha do tamanho de Pernambuco tenha música tão rica. Um dos meus grandes arrependimentos é não ter tomando aula de piano quando era moleque.

Enfim, parafraseando o Rico, minhas percepções são de uma determinada época e lugar. Não sou nem quero ser o dono da verdade.

Como eu já contei por aqui, meu professor de piano teve a bateria como instrumento de trabalho durante décadas. Tocou com Deus e o mundo, tocou Brasil inteiro e muitos países na Europa também. Aprendeu piano porque no conservatório, teve de aprender um instrumento de harmonia.

Há 20 anos largou a batera pra se dedicar só as teclas, coisa que faz com maestria, embora não se considere um virtuose, mas sim um bom harmonizador.
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". - Página 4 Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por Galdino Qui Nov 16, 2017 3:19 pm

Se você afinar um instrumento de corda, der na mão de qualquer pessoa e falar aperta essa casa, essa daqui e aquela ali bate pra baixo agora vai sair alguma coisa...
Eu tenho uma harpa cromática, sei tocar aquilo? não. Tiro som qualquer daquilo? sim.
Estava tentando estimular meu priminho de 8 anos a gostar de música, ele disse pra mim que ODIAVA música. Peguei certo dia um violão, afinei e comecei... aperta essa casa aqui, colocava o dedinho dele em posição e falava bate pra baixo. O que eu queria mostrar pra ele? que um instrumento poderia ser tão legal quanto um computador... que só dele apertar uma coisa lá o som já era diferente.

Nesse sentido basicamente qualquer instrumento de corda vai sair alguma coisa. E isso não é tocar plenamente.
Se fosse assim eu seria "trompetista" também, eu até tiro um som de lá mas parece um gato enfurecido tendo convulsões. Tocar afinado então é quase a Portuguesa ganhar do Barcelona.

E é uma equação de vontade, estudo e vocação. Conheço pessoas do "sopro" que se eu der meu contrabaixo na mão delas e pegar o instrumento delas não vai sair nem aquela música ABC do Pelé...
Galdino
Galdino
Membro

Mensagens : 1153
Localização : Cândido Mota - SP

http://www.itauegaldino.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". - Página 4 Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por Andremoura Qui Nov 16, 2017 4:48 pm

Estou passando por um momento que traduz exatamente o que o Allex falou sobre tocar violão. Sempre toquei um pouquinho, mas era mais focado no baixo e no rock... o tempo vai passando, nunca fui exatamente um profissional. Eis que minha namorada é cantora, canta de tudo. A banda dela é um duo de violão e percussão. Ai é que está, me chamaram pra fazer as gigs com eles e eu não tenho esse cacife todo pra tocar de tudo, estou me sentindo exatamente esse cara que diz que não vai tocar pq precisa ensair as musicas antes, e é o que estou fazendo. Só que durante as gigs sempre rola um pedido da platéia, alguma música que todos tocam de trás pra frente (menos eu) e me sinto um incompetente. No fim das contas vou voltar a estudar violão a sério...
Andremoura
Andremoura
Membro

Mensagens : 1231
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". - Página 4 Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por Convidado Qui Nov 16, 2017 5:44 pm

Comecei no teclado. Era louco por baixo, mas por ter dúvida entre ele e o teclado, também por na adolescência ter tocado numa banda (de iniciação/hobbie) onde já tinha baixista, segui no teclado até os 18, quando de forma autodidata resolvi aprender contrabaixo e realmente me encontrei nesse instrumento fantástico.

Como meu irmão é guitarrista, tinha acesso ao violão, e foi dessa forma que dei meus primeiros passos rumo ao baixo, inclusive. Porém NUNCA ESTUDEI violão, e  por isso possuo certas dificuldades envolvendo ele, pois não ligava muito p/ o mesmo, nunca me interessei em aprender.

Porém, só tenho três dificuldades no violão: acordes diminutos (porque nunca me interessei em memoriza-los no violão - uma coisa curiosa inclusive...), chord melody e a própria prática de um violonista. O resto, sei de boa.

OBS:Ah, o uso da palheta, caso necessário, também não é comigo.Minha praia é dedo mesmo

E também, é óbvio, técnicas avançadas no violão.

Mas como eu disse, nunca me interessei em aprender violão.

Andremoura
"""No fim das contas vou voltar a estudar violão a sério...""'

Já eu vou voltar a estudar violão de forma um pouco mais seria em breve. Não pra ser um exímio violonista - longe disso - mas só pra pegar uma prática e eliminar pontos fracos meus no instrumento,e principalmente pra quebrar o argumento de quem bate o martelo de que baixo é "mais fácil" (sendo guitarrista ou baixista...) Wink

Quem sabe até role umas tocadas como violonista pra mim no futuro? Por que não? Smile

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". - Página 4 Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por Galdino Qui Nov 16, 2017 6:32 pm

Uma coisa ótima do estudo de contrabaixo é a forma que ele faz pensar música. Eu toco violão pro gasto, pras minhas musiquinhas... comecei no contrabaixo mesmo por conta de um cara bem tosco chamado Matt Freeman, eu devia ter uns 12 anos e não queria tocar guitarra de forma alguma afinal "todo mundo quer isso". E esse maluco aí ficava fritando com um drive mil notas por segundo em um bagulho que era grave, isso aí pra mim com 12 anos era quase subversivo.
Fiz umas aulinhas de guitarra jazz bem depois...
Mas não se toca contrabaixo sem pensar nos intervalos, o contrabaixo dá uma sonora lição de intervalos, ciclos.
Se pegar um cara que toca violão de zoreba, que nunca estudou e toca em praça depois da balada ele sabe que aquele desenho dá um acorde mas não sabe porque ele é montado exatamente com aquelas notas.
Saber isso e isso o "contrabaixo ensina", faz com que você pegue uma guitarra e violão e monte acordes. Saber ciclo das quartas por exemplo já te faz sair tocando um bando de música popular sem nem precisar de norte ou cifra...
Galdino
Galdino
Membro

Mensagens : 1153
Localização : Cândido Mota - SP

http://www.itauegaldino.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". - Página 4 Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por Convidado Sex Nov 17, 2017 3:12 am

^Excelente observação, Galdino up up

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". - Página 4 Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por rgustavo32 Sex Nov 17, 2017 9:54 am

O que eu vou dizer aqui vai acabar gerando discussão pra alguns intolerantes, mas SIM, eu toco violão e SIM, estou aprendendo baixo.
Pra algumas pessoas isso soa como traição ou de quem não tem foco, objetivo e etc.
Mas to nem ligando, kkk Gosto de musica.

Tenho um bom tempo tocando violão, então aqueles estudos de escalas, campo harmônicos, etc me ajudaram bastante.
Mesmo assim, se alguem quer tocar com critério e boa musicalidade, vai encontrar inúmeras diferenças, técnicas, e Mega detalhes que fazem do baixo um instrumento fantástico de se aprender, até mesmo pra quem não é iniciante na música.

Vi alguém que enquanto se toca apenas nas tônicas sim, mas quando começa a sair disso o caminho aperta. Concordo em partes com isso tambem. Nao concordo 100 % porque se o cara só sabe tocar as tonicas, ele não sabe tocar. É a mesma coisa que "músicos" de 3 acordes maiores e uma sexta relativa menor no violão. Ainda tem muito feijão pro sujeito comer.

Em questão de dificuldade, se esse artigo fosse verdade, eu não teria dificuldade nenhuma com o contrabaixo por ter aprendido um instrumento "mais difícil" na opinião deles. E não e essa a realidade. To ralando kkkk

Aliás, se alguem quiser me ajudar, fiquem a vontade.
rgustavo32
rgustavo32
Membro

Mensagens : 31
Localização : Mauá SP

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". - Página 4 Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por rgustavo32 Sex Nov 17, 2017 10:02 am

Galdino escreveu:
Se pegar um cara que toca violão de zoreba, que nunca estudou e toca em praça depois da balada ele sabe que aquele desenho dá um acorde mas não sabe porque ele é montado exatamente com aquelas notas.
Saber isso e isso o "contrabaixo ensina", faz com que você pegue uma guitarra e violão e monte acordes. Saber ciclo das quartas por exemplo já te faz sair tocando um bando de música popular sem nem precisar de norte ou cifra...

Exatamente isso. Acho que o artigo não especifica o que é tocar. Se é plugar um baixo num ampl e aprender a ajustar o volume pra sair som ou se é de fato tocar. Violão é um instrumento que eu adoro, toco com muito gosto. Mas muita gente não aprende a tocar violão, aprende apenas os shapes de acordes e decoram a ordem com que eles devem aparecer na música.
Eu toquei algumas músicas em um evento sem ensaio, no baixo. Porém foi pelo fato de ter aprendido essa teoria no violão. Mesmo assim, a técnica, o próprio som, ampl, pedal, efeito, técnica de mão direita, etc, eu ainda tenho muito o que aprender..
rgustavo32
rgustavo32
Membro

Mensagens : 31
Localização : Mauá SP

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". - Página 4 Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por deixados Sex Nov 17, 2017 10:35 am

Todos com argumentos muito bons, só a profundidade dessa conversa já diz muito que o contrabaixo não é um instrumento qualquer e tem sua complexidade.

No entanto, se um cara arrancar uma bela melodia, ritmo... apenas tocando tônica, tocando ela no tempo certo, com e sem sustain por exemplo... é tão ruim assim?
deixados
deixados
Membro

Mensagens : 306
Localização : Sao Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". - Página 4 Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por arturbmallmann Sex Nov 17, 2017 11:05 am

Achei o interessante o fato de aparecer no assunto teclado, piano, arpa etc... concordo plenamente com vocês, talvez não guitarra, mas é importante aprender ao menos um pouco instrumentos de harmonia.

Na hora de tirar algumas músicas ajuda bastante.
arturbmallmann
arturbmallmann
Membro

Mensagens : 2007
Localização : Mondaí-SC

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". - Página 4 Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por arturbmallmann Sex Nov 17, 2017 11:14 am

Max Payne escreveu:
Porém, só tenho três dificuldades no violão: acordes diminutos (porque nunca me interessei em memoriza-los no violão - uma coisa curiosa inclusive...)
Eu sempre esqueço deles e tenho que repensá-los sempre que vou usar hahhaha. Geralmente projeto o desenho da tríade sobre o braço tasco-lhe a mão em 3 ou 4 cordas mesmo hhahah, geralmente consigo até que pensar em tempo hábil hahahha.
arturbmallmann
arturbmallmann
Membro

Mensagens : 2007
Localização : Mondaí-SC

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". - Página 4 Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por allexcosta Sex Nov 17, 2017 11:15 am

deixados escreveu:No entanto, se um cara arrancar uma bela melodia, ritmo... apenas tocando tônica, tocando ela no tempo certo, com e sem sustain por exemplo... é tão ruim assim?

Não me leve a mal, mas o simples fato de tal pergunta ter te ocorrido, mostra que você não leu bem o tópico, ou não interpretou o que foi escrito.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". - Página 4 Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por deixados Sex Nov 17, 2017 12:49 pm

allexcosta escreveu:

Não me leve a mal...

De maneira alguma, @allexcosta.
Só quis saber por que o tum tum tum incomoda tanta gente.
deixados
deixados
Membro

Mensagens : 306
Localização : Sao Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". - Página 4 Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por allexcosta Sex Nov 17, 2017 1:36 pm

deixados escreveu:De maneira alguma, @allexcosta.
Só quis saber por que o tum tum tum incomoda tanta gente.

Tá aí a questão. Não incomoda.

Por favor, leia de novo.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". - Página 4 Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por Edão Sex Nov 17, 2017 2:48 pm

Disse tudo rgustavo32!
Edão
Edão
Membro

Mensagens : 1959
Localização : Rio Branco/AC

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". - Página 4 Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por deixados Sex Nov 17, 2017 3:33 pm

Tanta gente = forista
deixados
deixados
Membro

Mensagens : 306
Localização : Sao Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". - Página 4 Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por Tiago Fernando Andreola Sex Nov 17, 2017 4:55 pm

Como foi citado acima, o conhecimento harmônico se completa com o estudo de um instrumento harmônico e nada melhor que o piano. O baixo tem a função de fazer um melodia na região grave que define a harmonia e estabiliza o ritmo... na ausência dele, alguém terá que fazer a função dele. E é aí que os outros instrumentistas entendem o poder que está em nossas mãos. Então sempre é difícil.
Tiago Fernando Andreola
Tiago Fernando Andreola
Membro

Mensagens : 21
Localização : Garibaldi - RS

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". - Página 4 Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por allexcosta Sex Nov 17, 2017 5:38 pm

rgustavo32 escreveu:O que eu vou dizer aqui vai acabar gerando discussão pra alguns intolerantes, mas SIM, eu toco violão e SIM, estou aprendendo baixo.
Pra algumas pessoas isso soa como traição ou de quem não tem foco, objetivo e etc.
Mas to nem ligando, kkk Gosto de musica.

Cara, sei lá...

Se isso fosse um comentário de facebook tudo bem, mas se alguém aqui no FCBR fizer um comentário desse tipo depois de quase 10 anos de esforço pra colocar um mínimo de bom senso na cabeça de quem participa, talvez seja melhor fechar o fórum e deixar "read only".

A não ser que seja um Anlei da vida, que aí a gente ri e ignora. Ou ignora e ri.

Mas rola um bloqueio de linha de raciocínio razoável por aqui que é assustador. Não tô falando que seja sua, mas é tipo um fantasma pairando o tempo todo. A lógica média manda lembranças pra todos nós. Disse que as férias eternas no Sri Lanka estão muito boas.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". - Página 4 Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por Edão Sáb Nov 18, 2017 12:57 am

^ Entendi não.
Edão
Edão
Membro

Mensagens : 1959
Localização : Rio Branco/AC

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". - Página 4 Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por Convidado Sáb Nov 18, 2017 8:39 pm

arturbmallmann escreveu:Eu sempre esqueço deles e tenho que repensá-los sempre que vou usar hahhaha. Geralmente projeto o desenho da tríade sobre o braço tasco-lhe a mão em 3 ou 4 cordas mesmo hhahah, geralmente consigo até que pensar em tempo hábil hahahha.
kkkkkkkkkk,... É f... a falta do costume rsrs.. Mas é pura prática. Claro que tem alguns tipos de dedilhado no violão que são bem puxados... Mas nosso instrumento, acredito que é mais complexo no quesito swing/groove. Bem mais.
arturbmallmann escreveu:concordo plenamente com vocês, talvez não guitarra, mas é importante aprender ao menos um pouco instrumentos de harmonia.
Mas o baixo já é um instrumento de harmonia, haha! rs... Na própria classificação didática/acadêmica dos instrumentos. Na teoria e na prática, ele é de harmonia.

Esse é justamente um dos problemas: muitos baixistas não o reconhecem como tal. Eu mesmo uso acordes, não só quando to no meu quarto cantando e tocando, mas nos palcos também (claro que nessa ocasião, na menor parte do tempo).

Claro, se a questão for: tocar tétrades com clareza sonora cristalina, aí sim, mesmo que o baixo seja um instrumento de harmonia, nisso (exceto o de seis ou mais cordas), ele não será uma das melhores opções de instrumentos de harmonia, obviamente.

Mas aluno meu, tomaria aula de acordes no baixo...

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". - Página 4 Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por Sandro Levi Sáb Nov 18, 2017 9:44 pm

Eu não tenho muito a acrescentar, mas quando estou mixando PA ou passando som, conheço sem olhar, quando um violonista está tocando baixo. A pegada de baixista , mesmo os que tocam violão , é bem diferente/consistente/definida.

Então, na minha visão, também não existe essa de "baixo é mais fácil". Na verdade, qualquer coisa que se queira fazer mediocremente, não se vai encontrar maiores dificuldades. Agora para se fazer bem feito e se tornar o chão e a pulsação da banda, não é da noite pro dia que se consegue.
Sandro Levi
Sandro Levi
Membro

Mensagens : 422
Localização : Fortaleza - CE

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". - Página 4 Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por Renato Aversari Dom Nov 19, 2017 3:44 pm

comecei a tocar baixo 11 anos atrás, e comecei a tocar violão 3 anos atrás. O fato é que depois de começar a tocar violão minha mente se abriu muito mais, e hoje tenho um conhecimento teórico e prático que não tinha 3 anos atrás, mesmo pegando no violão apenas umas 3 ou 4 vezes por mês. Parece que tudo melhorou, harmonia, empréstimos modais, frases, arpejos, tudo. Ainda não sou capaz de tocar qualquer coisa com o violão numa gig, até por falta de dedicação mesmo, mas as consequências do estudo do violão foram muito positivas, e hoje penso num nível diferente de antes. Hoje em dia eu meto acordes no baixo até em músicas que originalmente não tinham acordes. Numa parte da música onde antes tinha uma nota mais prolongada, bem acentuada, mas que era tocada apenas uma tônica, eu coloco um acorde, e dependendo dele, o faço com uma sexta, uma quarta, uma sétima, mesmo nas músicas de rock ou de metal que costumo tocar, e tudo isso ai traz uma sonoridade mais cheia, rica, que preenche bem a música sem invadir o espaço do guitarrista. O estilo que gosto de tocar não é um estilo que permita ao baixista ficar groovando ou solando o tempo todo, mas nem por isso eu tenho que ficar no tum tum tum, mesmo que isso funcione para o estilo. Consigo expressar perfeitamente meus acordes e a função harmônica que o contrabaixo exerce, mesmo tocando rock e metal. Quem já viu Myung tocando sabe muito bem que não é o estilo que define como o baixista deve se expressar, e que ele pode usar coisas muito mais ricas.
Renato Aversari
Renato Aversari
Membro

Mensagens : 378
Localização : João Pessoa - PB

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". - Página 4 Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por Convidado Dom Nov 19, 2017 9:00 pm

^Eu não sei se você teve professor de Baixo. Eu nunca tive, pois sou autodidata, mas como sou ex tecladista e tocava um pouco de violão quando passei pro Baixo, tinha já uma visão harmônica. Mas se você teve professor de Baixo, ele foi um professor muito fraco...

Professor de contrabaixo que não ensina harmonia e acordes... Hummm... silent silent nope nope nope nope facepalm facepalm

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". - Página 4 Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por Renato Aversari Seg Nov 20, 2017 1:56 am

Max Payne escreveu:^Eu não sei se você teve professor de Baixo. Eu nunca tive, pois sou autodidata, mas como sou ex tecladista e tocava um pouco de violão quando passei pro Baixo, tinha já uma visão harmônica. Mas se você teve professor de Baixo, ele foi um professor muito fraco...

Professor de contrabaixo que não ensina harmonia e acordes... Hummm... silent silent nope nope nope nope facepalm facepalm

Meu primeiro instrumento foi logo o Baixo. Sempre gostei de baixo e meu interesse foi logo por ele. Aprendi a tocar sozinho, praticando, pegando materiais na internet, dicas com amigos, igual muita gente.

Sempre tive essa visão harmônica no baixo e sempre me utilizei de acordes, mas o que quis dizer é que depois que comecei a tocar violão (também sem professor) essa visão se ampliou ainda mais. Somente no ano passado, após dez anos tocando, decidi fazer umas aulinhas com um professor fantástico que tem aqui, mas apenas para algumas correções técnicas e para desenvolvimento de improvisação. O que ele me passou em 3 meses de aulas dá para passar facilmente uns 2 anos praticando para desenvolver e dominar.
Renato Aversari
Renato Aversari
Membro

Mensagens : 378
Localização : João Pessoa - PB

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". - Página 4 Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por rgustavo32 Seg Nov 20, 2017 4:43 pm

allexcosta escreveu:
rgustavo32 escreveu:O que eu vou dizer aqui vai acabar gerando discussão pra alguns intolerantes, mas SIM, eu toco violão e SIM, estou aprendendo baixo.
Pra algumas pessoas isso soa como traição ou de quem não tem foco, objetivo e etc.
Mas to nem ligando, kkk Gosto de musica.

Cara, sei lá...

Se isso fosse um comentário de facebook tudo bem, mas se alguém aqui no FCBR fizer um comentário desse tipo depois de quase 10 anos de esforço pra colocar um mínimo de bom senso na cabeça de quem participa, talvez seja melhor fechar o fórum e deixar "read only".

A não ser que seja um Anlei da vida, que aí a gente ri e ignora. Ou ignora e ri.

Mas rola um bloqueio de linha de raciocínio razoável por aqui que é assustador. Não tô falando que seja sua, mas é tipo um fantasma pairando o tempo todo. A lógica média manda lembranças pra todos nós. Disse que as férias eternas no Sri Lanka estão muito boas.

Um fórum onde o pessoal só pode dizer o que você gosta de ouvir? Interessante, tenta isso cara... Uma coisa é certa, se eu não puder aprender e conversar com ninguém aqui, terá outro lugar pra isso.
Por enquanto eu gostei daqui, Mas você é administrador, você decide.
Só acho que se tudo que você dissesse fosse verdade absoluta, eu já teria ouvido falar de você a mais tempo. No entanto, to conhecendo você por essas linhas.

Existem pessoas muito boas com opiniões diferente da nossa. Mas já que é tão categórico em dizer que a maioria que posta está errado, te convido no desafio de me ajudar a me tornar um ser tão sobressalente como você. To curioso
=*
rgustavo32
rgustavo32
Membro

Mensagens : 31
Localização : Mauá SP

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". - Página 4 Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por Convidado Seg Nov 20, 2017 5:24 pm

rgustavo32 escreveu:Um fórum onde o pessoal só pode dizer o que você gosta de ouvir? Interessante, tenta isso cara... Uma coisa é certa, se eu não puder aprender e conversar com ninguém aqui, terá outro lugar pra isso.
Por enquanto eu gostei daqui, Mas você é administrador, você decide.
Só acho que se tudo que você dissesse fosse verdade absoluta, eu já teria ouvido falar de você a mais tempo. No entanto, to conhecendo você por essas linhas.

Existem pessoas muito boas com opiniões diferente da nossa. Mas já que é tão categórico em dizer que a maioria que posta está errado, te convido no desafio de me ajudar a me tornar um ser tão sobressalente como você. To curioso
=*

^O que interpretei do que Allex falou acima, foi, de forma resumida, que pra ele é um absurdo alguém pensar que o nível de intolerância qui no fórum seja grande enquanto a opiniões opostas. Quanto mais, tão grande a ponto de um membro julgar e criticar duramente um músico que esta aprendendo dois instrumentos ao mesmo tempo e categorizar isso "traição".

Ou seja, interpretei o contrário do que você interpretou e acredito estar correto pelo menos.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". - Página 4 Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por Renato Aversari Seg Nov 20, 2017 5:32 pm

Pelo andar da carruagem, daqui a pouco não vai ser nem traidor mais, vai ser infiel. Essa galera só pode estar cheirando Nesquik de Morango.
Renato Aversari
Renato Aversari
Membro

Mensagens : 378
Localização : João Pessoa - PB

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". - Página 4 Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por JAZZigo Seg Nov 20, 2017 5:47 pm

rgustavo32 escreveu:No entanto, to conhecendo você por essas linhas.
Não seja por isso, vide:

https://www.contrabaixobr.com/t25864-alexandre-costa-o-tio-allexcosta
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16367
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". - Página 4 Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por deixados Seg Nov 20, 2017 7:20 pm


Vou escrever aqui para não ganhar uma pá lá no outro tópico... parabéns pela carreira e talento, @allexcosta. Você responde com propriedade mesmo.
Se tiver alguma coisa sua no YT, deixe em algum lugar aqui para conhecermos, pode ser?

Desculpem o off topic.
deixados
deixados
Membro

Mensagens : 306
Localização : Sao Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". - Página 4 Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por rgustavo32 Seg Nov 20, 2017 7:24 pm

Max Payne escreveu:
rgustavo32 escreveu:Um fórum onde o pessoal só pode dizer o que você gosta de ouvir? Interessante, tenta isso cara... Uma coisa é certa, se eu não puder aprender e conversar com ninguém aqui, terá outro lugar pra isso.
Por enquanto eu gostei daqui, Mas você é administrador, você decide.
Só acho que se tudo que você dissesse fosse verdade absoluta, eu já teria ouvido falar de você a mais tempo. No entanto, to conhecendo você por essas linhas.

Existem pessoas muito boas com opiniões diferente da nossa. Mas já que é tão categórico em dizer que a maioria que posta está errado, te convido no desafio de me ajudar a me tornar um ser tão sobressalente como você. To curioso
=*

^O que interpretei do que Allex falou acima, foi, de forma resumida, que pra ele é um absurdo alguém pensar que o nível de intolerância qui no fórum seja grande enquanto a opiniões opostas. Quanto mais, tão grande a ponto de um membro julgar e criticar duramente um músico que esta aprendendo dois instrumentos ao mesmo tempo e categorizar isso "traição".

Ou seja, interpretei o contrário do que você interpretou e acredito estar correto pelo menos.

Realmente interpretei de forma bem diferente..
Porém se interpretei errado, já deixo desculpas aqui.

Volto e reafirmo que sou aprendiz e por isso procurei um fórum. Quem puder me ajudar com as perguntas que ando soltando serei muito grato
rgustavo32
rgustavo32
Membro

Mensagens : 31
Localização : Mauá SP

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". - Página 4 Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por rgustavo32 Seg Nov 20, 2017 7:26 pm

JAZZigo escreveu:
rgustavo32 escreveu:No entanto, to conhecendo você por essas linhas.
Não seja por isso, vide:

https://www.contrabaixobr.com/t25864-alexandre-costa-o-tio-allexcosta

Vejo mesmo, grande, não tenho problemas quanto a isso

Li a entrevista e achei muito boa..
E não falei nada do trabalho do Allex mesmo porque não conheço. A primeira coisa foi sua entrevista indicada e os vídeos que estavam na pagina. E são excelentes. Falei apenas da resposta, mas já me disseram que interpretei errado, então minha desculpas

Quando disse sobre ter conhecido apenas nas linhas foi porque interpretei o que o Allex Costa disse do meu comentário como sendo algo que deveria ter postado numa comunidade de facebook. E só quis reafirmar que pessoas tem opiniões diferentes. Mesmo eu sendo amador no contrabaixo, sempre gostei de música. O primeiro instrumento que aprendi foi violino. Tive que largar a música aos 17 anos por complicações de saúde e financeira.

Mas realmente interpretei de forma diferente do que o amigo explicou. Algumas pessoas tem níveis sensacionais, mas o mundo não são feito apenas de sensacionais. E todo lugar que chego é um pavor de amadorismos absurdo. Mas todo mundo nesse fórum já esteve na minha posição um dia. E já foi amador, acredito.

Gostei muito do instrumento, e tenho várias dificuldades com amplificação, monitoramento, equalização, mas sou muito aplicado e gosto de aprender.

A única coisa que me incomodou foi a interpretação (que reafirmo, se estiver errada me desculpe) de postar isso numa comunidade do face...
Sou amador no contrabaixo sim, mas pretendo melhorar um pouco por dia.
Vim aqui, pq quem me indicou disse que os melhores estavam aqui. Por isso não procurei o facebook
rgustavo32
rgustavo32
Membro

Mensagens : 31
Localização : Mauá SP

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". - Página 4 Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por Galdino Seg Nov 20, 2017 8:10 pm

^ Acredito eu cara que pra entender o que o Alex falou precisa-se voltar o porque esse fórum foi fundado e como se sucedeu isso. Apesar dos poucos posts eu tenho conta desde aquela época.
Esse fórum foi fundado com o intuito de ter uma discussão mais profunda, coisa que no outro fórum não tinha. Lá figuram coisas toscas como "qual baixo eu devo comprar?", "O guitarrista da minha banda disse que contrabaixo não presta, soquei a cara dele no final do ensaio" (não criei isso, li lá).
Enfim quando ele falou do Face, eu acho, que ele quis dizer que "alguém que fala que você traiu o movimento" por tocar violão e baixo só pode estar bêbado num boteco e não sabe nada da vida ou é um "hater" qualquer no Facebook. Não aqui, se alguém pensasse assim era melhor deixar o fórum á deriva.
Galdino
Galdino
Membro

Mensagens : 1153
Localização : Cândido Mota - SP

http://www.itauegaldino.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". - Página 4 Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por allexcosta Seg Nov 20, 2017 8:22 pm

Max Payne escreveu:Ou seja, interpretei o contrário do que você interpretou e acredito estar correto pelo menos.

Yep.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". - Página 4 Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por rgustavo32 Seg Nov 20, 2017 8:30 pm

Muito bem. Sou novo aqui, até gostaria de ter estado aqui 10 anos atrás. Pra vocês podem parecer comum, mas as discussões aqui, são alto nível sim. E eu quero chegar nesse nível..

Se tiverem paciência, ficarei grato.
rgustavo32
rgustavo32
Membro

Mensagens : 31
Localização : Mauá SP

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". - Página 4 Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por allexcosta Seg Nov 20, 2017 8:40 pm

rgustavo32 escreveu:Muito bem. Sou novo aqui, até gostaria de ter estado aqui 10 anos atrás. Pra vocês podem parecer comum, mas as discussões aqui, são alto nível sim. E eu quero chegar nesse nível..

Se tiverem paciência, ficarei grato.

Eu só peço um pouquinho de boa vontade com a interpretação de texto. Não sou um Carlos Drummond, mas faço um esforço.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". - Página 4 Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por rgustavo32 Seg Nov 20, 2017 8:44 pm

allexcosta escreveu:
Eu só peço um pouquinho de boa vontade com a interpretação de texto. Não sou um Carlos Drummond, mas faço um esforço.

Anotado
rgustavo32
rgustavo32
Membro

Mensagens : 31
Localização : Mauá SP

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". - Página 4 Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por Zubrycky Qua Nov 22, 2017 9:02 am

Com o perdão do off topic (E não me referindo a ninguém em particular aqui, pois falo em termos gerais), vale lembrar que ter ouvido ou não falar de um músico anteriormente não é, de forma alguma, sinônimo de qualidade (ou falta de qualidade) do mesmo, como muito bem lembra esse tópico.

https://www.contrabaixobr.com/t28353-baixistas-que-todo-mundo-ignora-desconhece-mas-que-voce-admira

Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18965
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". - Página 4 Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por deixados Qua Nov 22, 2017 9:49 am

deixados escreveu:
Se tiver alguma coisa sua no YT, deixe em algum lugar aqui para conhecermos, pode ser?

rgustavo32 escreveu:
A primeira coisa foi sua entrevista indicada e os vídeos que estavam na pagina.
Passei batido.


Tocar contrabaixo fica mais difícil ainda conforme a dimensão da teoria musical? Cada vez mais percebo que há muito mais do que intervalos, escalas, etc... mas existe um limite, uma regra para quem quer tocar um determinado estilo musical?
Por exemplo, blues estude isto, MPB aquilo, rock isso aqui...

Baixei o livre sobre harmonia, do Schoenberg, quase 600 páginas!!!
deixados
deixados
Membro

Mensagens : 306
Localização : Sao Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". - Página 4 Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por John Music Ter Nov 28, 2017 8:32 am

Tô há alguns meses sem aparecer por aqui, e quando volto me deparei com essa velha discussão anti-rock, baixistas versus guitarristas, hehe (dentre vários outros assuntos legais do fórum, diga-se de passagem).

Este é um trecho do post inicial:
"...se comparar, por exemplo, o contrabaixo com o violão e levar em consideração o tempo para aprender a tocar a primeira música, esse tempo no contrabaixo será bem menor que no violão, mas isso também para quem nunca pegou em um instrumento musical e dependendo do nível de dificuldade da música a ser tocada. Nessa comparação podemos levar em consideração, por exemplo, a dificuldade em que um aluno pode ter em fazer uma pestana no violão ou guitarra, pois é comum a desistência ao se deparar com ela e, no caso, do contrabaixo essa dificuldade não existirá porque na maioria das músicas populares não tem a necessidade de fazê-la."

O problema de muita gente é ficar sentido, magoado com verdades. Esse trecho é bem verdadeiro. E qual o problema disso? Qual o problema se o baixo no início ser mais fácil de tocar do que um violão ou uma guitarra, por exemplo? Não vejo nada demais nisso. Pelo contrário, acho ótimo.

Essa pergunta ("Qual instrumento é mais fácil?"), é muito pertinente quando se está começando. Faz sentido. Uma pessoa que nunca tocou um piano na vida, apesar do peso das teclas pode tocar algumas coisinhas bobas de primeira em um piano.  Num violão é bem diferente. A pessoa vai penar e levar um tempo pra tocar um dó-ré-mi-fa.
Mas no nível hard essa pergunta não faz sentido algum. Qual é mais difícil de tocar? Liszt (pianista que fez as virtuosíssimas Rapsódias Húngaras), Yngwie Malmsteen, Grey Sargent (guitarrista de Jazz) ou Pipoquinha?
Todos são igualmente difíceis. Nesse nível a pergunta não tem sentido.

Em relação ao rock: O baixo está lá e é essencial. Ponto. O baixo do AC/DC é primordial. Cliff Williams não precisa tomar o lugar do Angus Young pra ser um baixista melhor. Na música do AC/DC as linhas de baixo PRECISAM, PRECISAM, SIMPLESMENTE PRECISAM ser daquele jeito. E o som é uma delícia.

Geralmente guitarrista não reclama de ser figurante no funk, mas geralmente baixista reclama de não ser protagonista no rock. É uma questão de ego. Alguns baixistas se sobressaem no rock. São pessoas inconformadas que saem da zona de conforto. McCartney foi o primeiro no rock. Seja como eles. E depois escute a cozinha da The Jimi Hendrix Experience. Apenas escute a cozinha dessa banda.

Enfim, esse estereótipo de que baixista é gente boa, é o cara mais firmeza da banda...isso é um clichê. Muitos baixistas são chatos, arrogantes e reclamam de tudo.
Conheço guitarristas maravilhosos que dão uma aula sobre vários assuntos pra muitos baixistas (não apenas assuntos de música).
John Music
John Music
Membro

Mensagens : 261
Localização : Sorocaba-SP

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". - Página 4 Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por Stormbringer Ter Nov 28, 2017 9:49 am

^nao vamos entrar nessa pilha  Cool
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4750
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". - Página 4 Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por John Music Ter Nov 28, 2017 11:06 am

^ Claro, até porque já entrararam um mês atrás quando o tópico foi criado, né? Já quebraram o pau com essa besteira anti-rock e a briguinha com guitarristas, acredito que cansa.
Eu só vi o tópico atrasado e dei minha opinião, assim como todos fizeram. Vc não é obrigado a nada. Realmente, não perca seu tempo.
John Music
John Music
Membro

Mensagens : 261
Localização : Sorocaba-SP

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". - Página 4 Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 4 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos