Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Raspberry

+5
SILVIAO
Giuliano
arturbmallmann
johnny.bazookatone
Breno_Barnabe
9 participantes

Ir para baixo

Raspberry Empty Raspberry

Mensagem por Breno_Barnabe Sex Nov 03, 2017 3:08 pm

E aí, algum amante de tecnologia tem raspberry aqui?
O que vocês estão aprontando com ele?

Adquiri um recentemente pra usar como mini PC e vou começar a brincar com essa parada ai.. e ganhei outro de um amigo que to pensando em fazer alguma coisa diferente, to pesquisando algumas possibilidades.
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5310
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Raspberry Empty Re: Raspberry

Mensagem por johnny.bazookatone Sex Nov 03, 2017 3:38 pm

Vejo o raspberry ou arduino apenas como um computador de tamanho reduzido e não como uma nova tecnologia revolucionária.

Mas só o tamanho ser reduzido já possibilita muitas outras aplicações, também acho q em breve estarão presentes em uma infidade de sistemas de automação, desde ar condicionado, porteiros eletronicos, sistemas de som. Tudo controlado por raspberrys e arduinos e conectado a internet.

Mas parece q eles ainda tem capacidade de processamento um pouco mais fraca que computadores tradicionais, mas isso em pouco tempo estara resolvido.

johnny.bazookatone
Banido

Mensagens : 192
Localização : Sin Sin Penitentiary

Ir para o topo Ir para baixo

Raspberry Empty Re: Raspberry

Mensagem por arturbmallmann Sex Nov 03, 2017 4:20 pm

Raspberry Pi já dá para considerar um mini computador de uso geral com desempenho considerável. Arduino eu tenho, comprei alguns componentes para brincar durante as férias, mas já é um caso para automações mais específicas e não substitui um computador de uso geral tal como os Pi da vida, tá mais para uma introdução a microcontroladores.
Acho muito legal as possibilidades que estes projetos nos dão. Vou ver oque consigo fazer nestas férias, tava pensando seriamente em estudar comunicação entre dispositivos midi.
Coisas como isto:
arturbmallmann
arturbmallmann
Membro

Mensagens : 2007
Localização : Mondaí-SC

Ir para o topo Ir para baixo

Raspberry Empty Re: Raspberry

Mensagem por Giuliano Ter Nov 07, 2017 6:12 pm

pra você ver como são as coisas né...
a tecnologia evolui e exige cada vez mais hardware, os softwares evoluem e a cada atualização, mais hardware é necessário.
por mim, ainda estaria usando o windows xp que tava bom demais.
"ahhhh mas e a segurança?" diriam alguns.
ué, reescrevam o s.o. sem encher de frufru, eu não preciso de barra de tarefas transparente pra trabalhar, eu preciso de um s.o. que seja confiável e estável.
mas isso é "rabugisse" minha o fato é que as pessoas gostam de frufrus, de coisas coloridas e piscantes na tela então: tome hardware!
eu trabalhei muito tempo num lugar que tinha muitos computadores e periodicamente eu tinha que jogar montes de computadores funcionando mas com pouco hardware e que já não serviam mais pros novos e coloridos "windows" e fui pesquisar sobre o que fazer com essas máquinas.
acabei me deparando com o novo e surpreendente mundo dos "lightweight linux", isso foi em 2007.
Tinha o DSL, o puppy linux e eles rodavam com 16mb (sim, eu escrevi certo, são 16 megabytes) de memória RAM! na página oficial diz que roda com 8mb mas aí já é hardcore demais pra mim.
De lá pra cá eu fiquei pensando nas inúmeras possibilidades de se usar equipamentos "sucateáveis": dá pra fazer file server, print server, firewall e o mais importante de tudo é que não precisamos mais jogar fora!
em 2009 eu comprei um netbook e instalei o lubuntu nele, tinha 1GB de RAM e rodava que era uma maravilha!
ano passado, eu estava pesquisando sobre construir um 'arcade'.
Nessas pesquisas, eu por acaso descobri uma galera construindo arcades, com aqueles gabinetes que me fizeram chorar e lembrar de quando eu tinha 12 anos (faz tempo isso). só que em vez de rodarem um jogo só, esses 'arcades' atuais tem um pc (ou mini pc como os raspberry) rodando emuladores de todos os tipos, de atari 2600 8bits até PlayStation 1.
comprei um raspberry pi3 e instalei o raspbian nele só pra ver "qualé".
como workstation ele roda razoavelmente bem dentro do que se propõe e o desenvolvimento vem evoluindo bastante, tem uma comunidade ativa, bastante suporte e muita informação na rede.
mas a pergunta era: o que da pra fazer com isso?
tudo que exige um computador mas não "processamento": caixas de loja, terminais de consulta, pcs para utilização "leve" como processadores de texto, planilhas, correio e acesso a internet (o que muita gente usa no trabalho).
um dos projetos que me chamou a atenção foi esse.
da pra criar um projeto social legal de baixo custo pra pessoas que não tem nenhum acesso à tecnologia.
além do raspberry pi3 eu comprei um orange pi e um raspberry pi zero w (esse último ainda tô testando).
o que eu mais gostei de fazer foi rodar os arcades né e jogar mortal kombat, galaga, pacman e todos os jogos clássicos do atari!
da pra fazer um media server com o Kodi pra quem não tem smart tv
cara, é tanta coisa que eu ainda não decidi o que eu achei mais legal...
mas esse é um assunto que muito me interessa
Breno, conte-me as suas experiências com essa pequena criatura...
Giuliano
Giuliano
Membro

Mensagens : 1001
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Raspberry Empty Re: Raspberry

Mensagem por Breno_Barnabe Ter Nov 07, 2017 9:30 pm

Minha experiencia?
Chegou ontem, instalei o Ubuntu Mate nessa de "vamos ver qual é" e hoje, ao encaixar o raspberry no case, esqueci de retirar o cartão de memória e espatifei ele kkkkkkk

Mas minha intenção é usar um como Mini PC Linux e outro pra tentar fazer uns experimentos... vamos ver o que dá.
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5310
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Raspberry Empty Re: Raspberry

Mensagem por johnny.bazookatone Ter Nov 07, 2017 10:40 pm

Uma sugestão de experimento. Instalar plugins vst e fazer tipo uma pedaleira.

johnny.bazookatone
Banido

Mensagens : 192
Localização : Sin Sin Penitentiary

Ir para o topo Ir para baixo

Raspberry Empty Re: Raspberry

Mensagem por SILVIAO Ter Nov 07, 2017 11:30 pm

Alguem ai conhece a Wandboard?

Enviado pelo Topic'it
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Raspberry Empty Re: Raspberry

Mensagem por Christian Qua Nov 08, 2017 6:33 am

Montei um 3 para emular Jogos de diversas plataformas tem: atari, Nitendo, Snes, Megadrive, Neo geo, puts muito bom o sistema batocera Recallbox, agora estou montando o controle de fliperama, vou construir um fliperama....
Christian
Christian
Membro

Mensagens : 3772
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Raspberry Empty Re: Raspberry

Mensagem por brucce Qua Nov 08, 2017 8:04 am

Arduino e Raspberry já estão no mercado há muitos anos fazendo automação e segurança. Se você manja um pouco de programação, dá pra fazer uma infinidade de coisas, mas ambos tem focos diferentes.

O Arduino é para automações específicas, pois você programa o chip para fazer certas funções, até porque a memória dele é bem pequena. Por exemplo, da pra controlar robos com qualquer controle remoto, automatizar os equipamentos como tv, luz, etc, fazer controles e interações diversas com outros equipamentos. Um exemplo real de que dá pra fazer qualquer coisa, um hacker programou o arduino para ler o código de acesso da porta do hotel e as guardava para abrir em um proximo momento, isso foi um teste acordado com o dono do hotel, que logo em seguida, atualizou tudo. https://null-byte.wonderhowto.com/news/digital-lock-picking-simple-arduino-hack-opens-millions-hotel-keycard-doors-0138312/

O Raspiberry com seu maior capacidade de processamento dá pra fazer uma central de controle de arduinos, montar um circuito de segurança com cameras web, controlar equipamentos remotamente, ser um toolkit de segurança, fazer um controle gigante para robotica, entre outros. Pra quem trabalha com segurança, da pra usar como um pentest portátil: https://www.pwnieexpress.com/blog/raspberry-pwn-pentesting-release-raspberry-pi
brucce
brucce
Síndico
Síndico

Mensagens : 3152
Localização : Santo André

Ir para o topo Ir para baixo

Raspberry Empty Re: Raspberry

Mensagem por SILVIAO Qua Nov 08, 2017 9:31 am

São opções excelentes, principalmente para hobistas,pois para viver disso hoje em dia deve ser bem dificil,visto que ja vem muita coisa pronta e barato made in China.
Em tempo acabei de vender um kit de DSPIC,bem barato,desanimei de fuçar nessas coisas,principalmente por falta de tempo.
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Raspberry Empty Re: Raspberry

Mensagem por NESCAU Qua Nov 08, 2017 10:03 am

Dá de instalar windows no Rasp?
NESCAU
NESCAU
Membro

Mensagens : 2411
Localização : Criciúma, SC, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Raspberry Empty Re: Raspberry

Mensagem por brucce Qua Nov 08, 2017 10:20 am

Dar dá com um cartao de memória grande, agora se vai ficar bom... talvez o XP sim, agora o resto consome mais de 1gb de ram.
brucce
brucce
Síndico
Síndico

Mensagens : 3152
Localização : Santo André

Ir para o topo Ir para baixo

Raspberry Empty Re: Raspberry

Mensagem por NESCAU Qua Nov 08, 2017 10:26 am

^Entendi. Então não serve para mim.... Obrigado pela dica!
NESCAU
NESCAU
Membro

Mensagens : 2411
Localização : Criciúma, SC, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Raspberry Empty Re: Raspberry

Mensagem por brucce Qua Nov 08, 2017 10:43 am

NESCAU escreveu:^Entendi. Então não serve para mim.... Obrigado pela dica!
É que na verdade ele não é feito pra ser um pc em casa, é normalmente usado o linux que é bem mais leve que o windows e dá pra fazer bastante coisa. Se a ideia é mesmo ter um pc reserva pra fazer tudo igual não rola mesmo.
brucce
brucce
Síndico
Síndico

Mensagens : 3152
Localização : Santo André

Ir para o topo Ir para baixo

Raspberry Empty Re: Raspberry

Mensagem por Giuliano Qua Nov 08, 2017 10:46 am

NESCAU escreveu:Dá de instalar windows no Rasp?
Não dá.
Os raspberrys e clones (orange, banana, etc) usam processadores do tipo ARM, os mais antigos são ARMv6 e os pi3 mais novos são ARMv7.
São processadores parecidos com os que temos nos smartphones android.
O android nada mais é que um linux 'portado' para esse tipo de processador.
O processador que usamos nos 'pcs' comuns são do processadores da família 8086 evoluídos, as instruções que rodam em um não rodariam em outro.
A microsoft precisaria desenvolver uma versão específica para esse tipo de processadores (ARM).
O antigo windows CE rodava em processadores ARM, pra quem lembra dos iPaqs da HP ou dos PDA's Dell (eu tinha um desse último). Era uma versão bem simples de windows mas dava pra fazer muita coisa, inclusive rodava softwares de navegação (eu tinha um receptor de sinal blutooth que dava pra usar no carro). Isso tudo entre 2007 e 2009, antes do android e IOS tomarem conta do mercado.
Existe uma versão IOT de windows 10, eu nunca experimentei pois dizem que é apenas para desenvolvimento de aplicações IOT. Até onde eu sei, não roda aplicações windows.
As versões de Linux que rodam em raspberry (ubuntu mate, raspbian, jessie) foram compiladas para rodar especificamente nesse tipo de processador.
Giuliano
Giuliano
Membro

Mensagens : 1001
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Raspberry Empty Re: Raspberry

Mensagem por brucce Qua Nov 08, 2017 11:35 am

http://www.techtudo.com.br/listas/noticia/2016/09/cinco-sistemas-operacionais-para-usar-no-raspberry-pi.html
brucce
brucce
Síndico
Síndico

Mensagens : 3152
Localização : Santo André

Ir para o topo Ir para baixo

Raspberry Empty Re: Raspberry

Mensagem por Stormbringer Qua Nov 08, 2017 12:26 pm

Eu terminei isso aqui em 2013 e desde então to com 3 parados:
http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI339696-17770,00-BRASILEIRO+CRIA+ROBO+QUE+PODE+SER+CONTROLADO+PELA+INTERNET.html


Tem site tambem: http://rafinho.com.br/

Hoje ele esta aqui no escritório, tirei quase tudo "inteligente" dele, e deixei só um modulo de controle RF pra brincar ahhaha.
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4749
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Raspberry Empty Re: Raspberry

Mensagem por SILVIAO Ter Jan 02, 2018 11:51 am

Alguém aí manja de Pic? Tô aqui com umas idéias para o 16f877A .Se alguém puder me ajudar com material, idéias, tô aqui.
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Raspberry Empty Re: Raspberry

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos