Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Captação Fender Jazz Bass USA 2012 em diante

+9
Pz123
Maurício_Expressão
Galdino
Vinicius F
pedrohenrique.astronauta
Normando Neto
Tonante
allexcosta
elzebad
13 participantes

Ir para baixo

Captação Fender Jazz Bass USA 2012 em diante Empty Captação Fender Jazz Bass USA 2012 em diante

Mensagem por elzebad Dom Nov 12, 2017 7:08 pm

Sempre soube que os JB American Standard ano 2012 em diante são equipados com captadores Custom Shop.
Tive um JB USA 2012 e outro 2016, e um conhecido meu tem um 2014.
Quando registrei o meus baixos no site da Fender e consultei o diagrama deles, vi que são equipados com captadores "vint jaco".

A pergunta é: Esses "vint jaco" são os tais Custom Shop que a Fender diz que equipa os JB, ou tá de sacanagem?
elzebad
elzebad
Membro

Mensagens : 213
Localização : Logo ali

Ir para o topo Ir para baixo

Captação Fender Jazz Bass USA 2012 em diante Empty Re: Captação Fender Jazz Bass USA 2012 em diante

Mensagem por elzebad Seg Nov 13, 2017 10:07 am

Ninguém apto a esclarecer a questão?
elzebad
elzebad
Membro

Mensagens : 213
Localização : Logo ali

Ir para o topo Ir para baixo

Captação Fender Jazz Bass USA 2012 em diante Empty Re: Captação Fender Jazz Bass USA 2012 em diante

Mensagem por allexcosta Seg Nov 13, 2017 10:36 am

Eu não sei. Talvez fosse melhor perguntar à Fender. Eles mudam essas coisas direto e vira uma confusão danada.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Captação Fender Jazz Bass USA 2012 em diante Empty Re: Captação Fender Jazz Bass USA 2012 em diante

Mensagem por Tonante Seg Nov 13, 2017 10:58 am

elzebad escreveu:
A pergunta é: Esses "vint jaco" são os tais Custom Shop que a Fender diz que equipa os JB, ou tá de sacanagem?

Não se prenda a isso jovem.
Tonante
Tonante
Membro

Mensagens : 3481
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Captação Fender Jazz Bass USA 2012 em diante Empty Re: Captação Fender Jazz Bass USA 2012 em diante

Mensagem por Normando Neto Seg Nov 13, 2017 11:05 am

Aparece um número depois dessa referência? Um "part-number" Fender?

Tipo isso: "Fender American Vintage '64 Jazz Bass Bridge Pickup Jaco 0020908000 002-0908-000"?

Pesquisando no Google as únicas menções a "jaco" relacionadas a pickups que encontrei foram essa acima e outras ligadas ao baixo signatures do Jaco Pastorious.

https://www.ebay.com/p/Fender-American-Vintage-64-Jazz-Bass-Bridge-Pickup-Jaco-0020908000-002-0908-000/1304079202

Tem como por aqui um print screen ou colar o texto todo que a Fender te informou?

Outra: nas specs do Jaco Tribute diz que os caps do baixo são Custom 60's:

http://www.fendercustomshop.com/series/artist/jaco-pastorius-tribute-jazz-bass-rosewood-fingerboard-3-color-sunburst/

Para finalizar: eu sempre soube que os American Standard Jazz Bass entre 2011 e 2016 usavam pickups Custom 60's. Em todo site que pesquisei fala isso. Veja abaixo:

http://www.musiciansfriend.com/bass/fender-american-standard-jazz-bass/h80806

http://www.guitarcenter.com/Fender/American-Standard-Jazz-Bass.gc

https://www.long-mcquade.com/17708/Guitars/Bass-Guitars/Fender-Musical-Instruments/American-Standard-Jazz-Bass---Rosewood---Olympic-White.htm

Nesse tópico do Talkbass tem um link para um PDF com as specs oficiais da Fender e lá realmente diz "Fender Vint Jaco" para os pickups, então acredito que seja uma denominação interna para os Custom 60's justamente pelo fato de eles equiparem o baixo tributo de Jaco.

https://www.talkbass.com/threads/2014-fender-american-standard-jazz-specs.1287752/

Aparentemente eles também equipam o baixo signature de Adam Claytom atualmente, além do Jaco. Os American Pro, que substituíram os American Standard, estão vindo com pickups novos.

EDIT - Minha conclusão seria: sim. Os caps do seu baixo são Custom Shop 60's.
Normando Neto
Normando Neto
Membro

Mensagens : 1103
Localização : Jacobina - Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Captação Fender Jazz Bass USA 2012 em diante Empty Re: Captação Fender Jazz Bass USA 2012 em diante

Mensagem por elzebad Seg Nov 13, 2017 11:57 am

São esses captadores que aparecem no diagrama.

REF# DESCRIPTION PART NUMBER
19 PICKUP BRIDGE VINT JACO 0055199000
20 PICKUP NECK VINT JACO 0055198000
elzebad
elzebad
Membro

Mensagens : 213
Localização : Logo ali

Ir para o topo Ir para baixo

Captação Fender Jazz Bass USA 2012 em diante Empty Re: Captação Fender Jazz Bass USA 2012 em diante

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Seg Nov 13, 2017 1:06 pm

Tonante escreveu:
elzebad escreveu:
A pergunta é: Esses "vint jaco" são os tais Custom Shop que a Fender diz que equipa os JB, ou tá de sacanagem?

Não se prenda a isso jovem.

E digo mais. O som é bom? Isso que importa.
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9102
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Captação Fender Jazz Bass USA 2012 em diante Empty Re: Captação Fender Jazz Bass USA 2012 em diante

Mensagem por Vinicius F Seg Nov 13, 2017 2:09 pm

pedrohenrique.astronauta escreveu:E digo mais. O som é bom? Isso que importa.

+1

E digo mais. Já coloquei os custom 60 num baixo pra logo depois vender e voltar aos caps originais...
Vinicius F
Vinicius F
Membro

Mensagens : 1047
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Captação Fender Jazz Bass USA 2012 em diante Empty Re: Captação Fender Jazz Bass USA 2012 em diante

Mensagem por elzebad Seg Nov 13, 2017 5:53 pm

pedrohenrique.astronauta escreveu:
Tonante escreveu:
elzebad escreveu:
A pergunta é: Esses "vint jaco" são os tais Custom Shop que a Fender diz que equipa os JB, ou tá de sacanagem?

Não se prenda a isso jovem.

E digo mais. O som é bom? Isso que importa.

O som dele não é bom.. é ótimo. Amo meu Fendão, baixo simplão e forte na mesma proporção.
Mas nem é essa a questão. Apenas fiquei encucado com a propaganda da Fender em dizer que os JB USA a partir de 2012 vem equipados com captação Custom Shop quando na verdade todos os American Standard, sem exceção, vem equipados com esses "vint jaco".
Sei lá se Custom Shop e "vint jaco" são a mesma coisa, mas pelo menos poderia esclarecer isso aos seus consumidores né.
elzebad
elzebad
Membro

Mensagens : 213
Localização : Logo ali

Ir para o topo Ir para baixo

Captação Fender Jazz Bass USA 2012 em diante Empty Re: Captação Fender Jazz Bass USA 2012 em diante

Mensagem por allexcosta Seg Nov 13, 2017 6:29 pm

Já mandou email pra Fender?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Captação Fender Jazz Bass USA 2012 em diante Empty Re: Captação Fender Jazz Bass USA 2012 em diante

Mensagem por elzebad Seg Nov 13, 2017 6:31 pm

allexcosta escreveu:Já mandou email pra Fender?

Vou fazer isso.
elzebad
elzebad
Membro

Mensagens : 213
Localização : Logo ali

Ir para o topo Ir para baixo

Captação Fender Jazz Bass USA 2012 em diante Empty Re: Captação Fender Jazz Bass USA 2012 em diante

Mensagem por elzebad Seg Nov 13, 2017 6:55 pm

Eis um trecho da conversa que acabei de ter com o David da Fender

Paulo
I just wondered if the pickups "vint jaco" are custom shop.
David
Yes, they are Vintage CS Jaco pickups
Paulo
Ok
Thanks
David
Have a great day!
Paulo
for you too
elzebad
elzebad
Membro

Mensagens : 213
Localização : Logo ali

Ir para o topo Ir para baixo

Captação Fender Jazz Bass USA 2012 em diante Empty Re: Captação Fender Jazz Bass USA 2012 em diante

Mensagem por allexcosta Seg Nov 13, 2017 6:56 pm

Você não perguntou se era o mesmo CS?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Captação Fender Jazz Bass USA 2012 em diante Empty Re: Captação Fender Jazz Bass USA 2012 em diante

Mensagem por elzebad Ter Nov 14, 2017 10:32 am

allexcosta escreveu:Você não perguntou se era o mesmo CS?

Segundo o David, são Custom Shop modelo Jaco, que não devem ser confundidos com os Custom Shop 60's, pois até o número de série é diferente.
Então, minha conclusão é que todos os captadores reeditados pela Fender são Custom Shop, divididos em modelos como Custom 60's, Custom Shop 60's, Jaco, Samarium, Vintage, e por aí adiante.
Só acho que a Fender poderia especificar exatamente quais modelos de captadores Custom Shop equipam os instrumentos, porque tenho certeza que a imensa maioria dos consumidores não sabe disso e acredita que os Custom Shop 60's são os captadores que vem instalados de fábrica nos JB USA 2012 em diante, quando na verdade isso não é verdade.
elzebad
elzebad
Membro

Mensagens : 213
Localização : Logo ali

Ir para o topo Ir para baixo

Captação Fender Jazz Bass USA 2012 em diante Empty Re: Captação Fender Jazz Bass USA 2012 em diante

Mensagem por Tonante Ter Nov 14, 2017 11:19 am

[/quote]

minha conclusão é que todos os captadores reeditados pela Fender são Custom Shop, divididos em modelos como Custom 60's, Custom Shop 60's, Jaco, Samarium, Vintage, e por aí adiante.

[/quote]

Minha conclusão é que são todos iguais, só muda o nome.
Tonante
Tonante
Membro

Mensagens : 3481
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Captação Fender Jazz Bass USA 2012 em diante Empty Re: Captação Fender Jazz Bass USA 2012 em diante

Mensagem por Galdino Ter Nov 14, 2017 9:52 pm

Repare que existem épocas em que no escudo veio um colante falando sobre os custom shop 60' que começaram a equipar os standards.
Mas é uma confusão, já vi uma discussão dessas no TB. Outros de 2012 (como o meu) vem apenas com o colante normal.
Provavelmente todos estão equipados com custom 60.
Inclusive no diagrama do meu tbm aparece os tais Jaco...
Fender é Fender! Hahahaha 😂
Já vi um JB que o serial do headstock era 78, mas o corpo e todo o resto era 83 (inclusive os caps com capa creme Fullerton) e era original, tinha todas as coisas tinham marcações etc. A galera já falou sobre esse tipo de coisa em um outro tópico.
Galdino
Galdino
Membro

Mensagens : 1153
Localização : Cândido Mota - SP

http://www.itauegaldino.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Captação Fender Jazz Bass USA 2012 em diante Empty Re: Captação Fender Jazz Bass USA 2012 em diante

Mensagem por allexcosta Ter Nov 14, 2017 10:28 pm

Galdino escreveu:Fender é Fender! Hahahaha

Sim. Confusões desse tipo são comuns à Fender.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Captação Fender Jazz Bass USA 2012 em diante Empty Re: Captação Fender Jazz Bass USA 2012 em diante

Mensagem por Galdino Ter Nov 14, 2017 11:22 pm

Exatamente! A Fender é muito sui generis nesse aspecto... por isso brinquei com a expressão batida
O mais triste é saber que o cara vendeu aquele p-bass por uns 600 usd e eu não o comprei. Nem ele soube explicar a incoerência, não soube definir a data também. Logo vendeu praticamente "no estado". Mesmo que fosse um frankenbass ainda estaria em conta, naquele caso eu chuto que o baixo saiu literalmente da fábrica daquele jeito.
Galdino
Galdino
Membro

Mensagens : 1153
Localização : Cândido Mota - SP

http://www.itauegaldino.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Captação Fender Jazz Bass USA 2012 em diante Empty Re: Captação Fender Jazz Bass USA 2012 em diante

Mensagem por elzebad Qua Nov 15, 2017 8:02 am

Notem que o adesivo faz referência apenas a "Custom Shop" sem mencionar um modelo específico, o que abre margem para a Fender colocar o captador que bem entender, desde que seja "Custom Shop", ou nem isso.

Muitos não percebem essa malandragem e acreditam que se trata dos Custom Shop 60's.

Captação Fender Jazz Bass USA 2012 em diante IsaVO
elzebad
elzebad
Membro

Mensagens : 213
Localização : Logo ali

Ir para o topo Ir para baixo

Captação Fender Jazz Bass USA 2012 em diante Empty Re: Captação Fender Jazz Bass USA 2012 em diante

Mensagem por Galdino Qua Nov 15, 2017 1:19 pm

Elzebad a Fender tem dessas coisas malucas.
O Maurício Expressão poderia agregar a essa discussão, em outro tópico ele disse que os Custom Shop 60 eram feitos apenas pela Abigail Ybarra.
Logo esses Jaco não sei das quantas podem ser feitos em série com a mesma especificação.
Mas nunca se sabe...
Discordo do discurso de que Fender é Fender, Gibson é Gibson (essa mais para os guitarristas)...
Quando você massifica muito a produção a tendência natural é a queda de qualidade, isso em qualquer coisa.
Já comprei Marlboro que o cigarro queimava errado, tinha pau dentro ou veio com 4 cigarros do maço furados. Coca-Cola que já vinha sem gás (umas 6 vezes).
Pra instrumento um padrão de qualidade abismal deve ser a cada 100 sair um meia boca, mesmo nessas condições improváveis e impossíveis ainda corre-se o risco de pegar um meia boca.
O que a Fender tem dessas presepadas de acertar um ano, errar em outro, colocar braço de um ano em corpo de outro etc a Gibson também tem de padrão "marromenos" e uma falha que o headstock clássico quase sempre quebra no mesmo ponto do braço...
Galdino
Galdino
Membro

Mensagens : 1153
Localização : Cândido Mota - SP

http://www.itauegaldino.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Captação Fender Jazz Bass USA 2012 em diante Empty Re: Captação Fender Jazz Bass USA 2012 em diante

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Qui Nov 16, 2017 11:36 am

Galdino escreveu:Exatamente! A Fender é muito sui generis nesse aspecto... por isso brinquei com a expressão batida
O mais triste é saber que o cara vendeu aquele p-bass por uns 600 usd e eu não o comprei. Nem ele soube explicar a incoerência, não soube definir a data também. Logo vendeu praticamente "no estado". Mesmo que fosse um frankenbass ainda estaria em conta, naquele caso eu chuto que o baixo saiu literalmente da fábrica daquele jeito.


Esse assunto já foi abordado em algum tópico por aí. Trata-se de sobras de braço que para não serem perdidos foram utilizados durante os anos até acabar. Só fiquei impressionado, pois achei que essas sobras haviam equipado apenas baixos entre 1978-1980. Que loucura! Shocked
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9102
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Captação Fender Jazz Bass USA 2012 em diante Empty Re: Captação Fender Jazz Bass USA 2012 em diante

Mensagem por Galdino Qui Nov 16, 2017 12:31 pm

^ Aham, o Maurício explicou muito bem essa situação. Até por isso chutei que o baixo saiu daquele jeito de fábrica. Eu particularmente não acharia problema algum comprar um baixo maluco desses, agora, como no caso do vendedor ou de alguém que não fica muito com baixo e troca é um problemão. Ninguém vai entender que a Fender não é lá muito chegada num padrão dependendo do ano/safra. Fender hoje em dia é quase como carro antigo, quanto mais original e conservado melhor.
O mercado é maluco, se essas questões fossem de uma vez por toda resolvidas é capaz de um "frankenbass" original desses valer mais que um Fullerton Era. Enquanto isso não ocorre esses baixos acabam sendo vendidos sem especificação correta do ano, correndo o risco de serem julgados como frankensteins e valendo menos.
Se alguém quiser ver fotos do baixo em questão eu posso colocar aqui...
Galdino
Galdino
Membro

Mensagens : 1153
Localização : Cândido Mota - SP

http://www.itauegaldino.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Captação Fender Jazz Bass USA 2012 em diante Empty Re: Captação Fender Jazz Bass USA 2012 em diante

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Qui Nov 16, 2017 12:58 pm

Galdino escreveu:^ Aham, o Maurício explicou muito bem essa situação. Até por isso chutei que o baixo saiu daquele jeito de fábrica. Eu particularmente não acharia problema algum comprar um baixo maluco desses, agora, como no caso do vendedor ou de alguém que não fica muito com baixo e troca é um problemão. Ninguém vai entender que a Fender não é lá muito chegada num padrão dependendo do ano/safra. Fender hoje em dia é quase como carro antigo, quanto mais original e conservado melhor.
O mercado é maluco, se essas questões fossem de uma vez por toda resolvidas é capaz de um "frankenbass" original desses valer mais que um Fullerton Era. Enquanto isso não ocorre esses baixos acabam sendo vendidos sem especificação correta do ano, correndo o risco de serem julgados como frankensteins e valendo menos.
Se alguém quiser ver fotos do baixo em questão eu posso colocar aqui...


Por isso que vez ou outra eu percebo o uso de links ilustrativos e elucidativos em alguns anúncios de baixos da Fender. Certa vez eu vi um link até daqui do Fórum ContrabaixoBR para respaldar o instrumento vendido.
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9102
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Captação Fender Jazz Bass USA 2012 em diante Empty Re: Captação Fender Jazz Bass USA 2012 em diante

Mensagem por Maurício_Expressão Seg Nov 20, 2017 3:29 pm

Galdino escreveu:Elzebad a Fender tem dessas coisas malucas.
O Maurício Expressão poderia agregar a essa discussão, em outro tópico ele disse que os Custom Shop 60 eram feitos apenas pela Abigail Ybarra.
Logo esses Jaco não sei das quantas podem ser feitos em série com a mesma especificação.
Mas nunca se sabe...

Pessoal, os pick-ups Fender Custom Shop 60 eram realmente feitos pela Abigail Ybarra até 2013, quando se aposentou aos 80 anos e 57 anos fazendo pick-ups na Fender (referencia: http://sheshredsmag.com/abigail-ybarra-issue-11/   ).

Esses pick-ups eram feitos na Custom Shop, que é um galpão anexo à fábrica "normal" da Fender. Essa Custom shop é bem mais artesanal, mas é bem mais limpa, organizada e os materiais usados na fabricação são bem melhores e melhor manuseados que na linha normal. Os funcionários também são bem mais velhos e bem treinados. Tudo é muito mais limpo na Custom Shop.

Eu mesmo tentei comprar em maio/2014 pick-ups Custom Shop 60 para baixo (Precison e Jazz Bass) na loja da fábrica em Corona e não havia. Informaram que talvez eu achasse estoque antigo na rede Guitar Center, o que informei ser inviável pois em out/2013 também não consegui comprá-los em NY e nem encomendar pois o estoque estava zerado na rede Guitar Center.

Mas se olharmos o site da Fender hoje, achamos esse pick-up disponível e com o mesmo número de série ( veja referencia:  https://shop.fender.com/en/intl/parts/pickups-preamps/fender-custom-shop-custom-%E2%80%9960s-jazz-bass-pickups/0992101000.html#prefn1=subtype&prefv1=Fender+Custom+Shop&cgidx=accessories-pickups&start=1   )

Portanto, os pick-ups Custom Shop 60 voltaram a ser vendidos, mas sem serem feitos por Abigail Ybarra, obviamente...
Segundo a entrevista, ela treinou uma outra Latina: Josefina Campos para fazer os pick-ups.
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7456
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Captação Fender Jazz Bass USA 2012 em diante Empty Re: Captação Fender Jazz Bass USA 2012 em diante

Mensagem por Maurício_Expressão Seg Nov 20, 2017 3:45 pm

pedrohenrique.astronauta escreveu:

Esse assunto já foi abordado em algum tópico por aí. Trata-se de sobras de braço que para não serem perdidos foram utilizados durante os anos até acabar. Só fiquei impressionado, pois achei que essas sobras haviam equipado apenas baixos entre 1978-1980. Que loucura! Shocked

Que nada, tem bastante baixo por ai fabricados em 1983 com braços de 1978 !!!

Veja esse aqui:

https://reverb.com/item/3327022-fender-jazz-bass-1983-black

Corpo 1983, parte elétrica 1982 (o que pode ser mais comum) mas braço de 1978 !!!
Ano de fabricação oficial: 1983
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7456
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Captação Fender Jazz Bass USA 2012 em diante Empty Re: Captação Fender Jazz Bass USA 2012 em diante

Mensagem por Maurício_Expressão Seg Nov 20, 2017 3:53 pm

Por falar em baixo Fender 1983, para pesquisar o link acima (de baixo 1983 com braço 1978) ví que o mercado americano está com preços se recuperando para baixos antigos...
Os 1983 eram anunciados por U$ 1.800 a uns 4 anos. Hoje estão anunciados a U$ 2.100.
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7456
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Captação Fender Jazz Bass USA 2012 em diante Empty Re: Captação Fender Jazz Bass USA 2012 em diante

Mensagem por Pz123 Seg Nov 20, 2017 4:37 pm

Maurício.. Já vi caso contrário à esse.

Um american standard com Serial Number começando com US15 e os carimbos do neck e do corpo com datas de Jan/16 e Fev/16, respectivamente.

Eles determinam o Serial antes do baixo estar totalmente pronto?
Pz123
Pz123
Membro

Mensagens : 617
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Captação Fender Jazz Bass USA 2012 em diante Empty Re: Captação Fender Jazz Bass USA 2012 em diante

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Ter Nov 21, 2017 1:46 pm

Maurício_Expressão escreveu:
pedrohenrique.astronauta escreveu:

Esse assunto já foi abordado em algum tópico por aí. Trata-se de sobras de braço que para não serem perdidos foram utilizados durante os anos até acabar. Só fiquei impressionado, pois achei que essas sobras haviam equipado apenas baixos entre 1978-1980. Que loucura! Shocked

Que nada, tem bastante baixo por ai fabricados em 1983 com braços de 1978 !!!

Veja esse aqui:

https://reverb.com/item/3327022-fender-jazz-bass-1983-black

Corpo 1983, parte elétrica 1982 (o que pode ser mais comum) mas braço de 1978 !!!
Ano de fabricação oficial: 1983

Olha aí! Que loucura!
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9102
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Captação Fender Jazz Bass USA 2012 em diante Empty Re: Captação Fender Jazz Bass USA 2012 em diante

Mensagem por Galdino Ter Nov 21, 2017 3:57 pm

Tirem suas próprias conclusões sobre esse baixo que estava falando, na real ele tem S9... serial de 79, todo o resto aparentemente 83.

O baixo em si, achei bonitão:
Captação Fender Jazz Bass USA 2012 em diante Bass1

Detalhe para o serial S9
Captação Fender Jazz Bass USA 2012 em diante Bass2

Detalhe para os colantes embaixo do captador (capa creme) com a data
Captação Fender Jazz Bass USA 2012 em diante Bass3

Detalhe do 83 no final do braço:
Captação Fender Jazz Bass USA 2012 em diante Bass4
Galdino
Galdino
Membro

Mensagens : 1153
Localização : Cândido Mota - SP

http://www.itauegaldino.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Captação Fender Jazz Bass USA 2012 em diante Empty Re: Captação Fender Jazz Bass USA 2012 em diante

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Ter Nov 21, 2017 4:03 pm

^Muito bonito esse Precision.
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9102
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Captação Fender Jazz Bass USA 2012 em diante Empty Re: Captação Fender Jazz Bass USA 2012 em diante

Mensagem por Galdino Ter Nov 21, 2017 4:12 pm

Pz123 escreveu:Maurício.. Já vi caso contrário à esse.

Um american standard com Serial Number começando com US15 e os carimbos do neck e do corpo com datas de Jan/16 e Fev/16, respectivamente.

Eles determinam o Serial antes do baixo estar totalmente pronto?

Acho que não, eles determinam o serial que vai estampar o neck... aí até esse braço ser usado acontece essas coisas.

Pode ser mais ou menos o que ocorre com carros de sair tipo do meio do ano até o começo do outro como 2017-2018. Só que a questão do serial é mais embaçada que essa, a nível de comparação seria como sair com um número de chassi errado.
Vão achar que é roubado, fraudado, clonado, montado ou qualquer coisa do tipo... não se pode nem rodar assim sem mudar o documento, aliás, o que vale é o número do chassi. Aqui no interior de SP é muito comum se ver camionetes realmente antigas, adaptadas etc. Conheço uma que está com problema no chassi, grave, inclusive. Pra arrumar aquilo precisaria de um outro chassi do mesmo modelo e refazer o documento porque o que valeria seria o número daquele chassi utilizado pra restaurar essa... por mais que em questões de lataria essa esteja melhor que aquela. Não sei se dá pra entender, é como se de duas fizessem uma, só que o que vale é o número do chassi por mais que a lataria desse chassi novo já tenha virado lata de sardinha.

Esses baixos são uma "curva" fora do padrão, por enquanto são vistos em sua maioria como frankensteins e tem seu valor diminuído mas se isso se tornar público e notório que inúmeros saíram assim de fábrica, qualquer colecionador de Fenders passaria a pagar uma nota... exatamente por ser uma "curva" fora do padrão de qualidade, algo que o torna de certa forma "único".

Eu ainda acho estranho mas adoro coisas estranhas, o baixo que eu postei fotos eu realmente queria ele pra mim. É como se fosse um suco de limão, que parece de tamarindo e tem gosto de framboesa  What a Face
Galdino
Galdino
Membro

Mensagens : 1153
Localização : Cândido Mota - SP

http://www.itauegaldino.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Captação Fender Jazz Bass USA 2012 em diante Empty Re: Captação Fender Jazz Bass USA 2012 em diante

Mensagem por Maurício_Expressão Ter Nov 21, 2017 4:26 pm

Exatamente. O Serial Number vai no braço nos American Standard. Dai até o braço ser usado pode passar algum tempo. No caso em questão pode ser que começaram a fazer o baixo na última semana de 2015 e continuaram na primeira de 2016. Dai essa diferença. O que ao meu ver não desabona em nada o baixo e no futuro pode até ser atrativo para colecionadores.
Mas o caso de braços fabricados em 1978 e 1979 serem usados até 1983 é bem comum. Lembro que em 1978 a Fender usou Ash na fabricação dos corpos devido problemas de fornecimento de Alder. E esses baixos ficaram muiiiito pesados e o houve rejeição de baixos tão pesados nos EUA. Então os braços já prontos em 1978/79 ficaram aguardando acertos comerciais para compra de Alder, que é a madeira tradicional dos corpos dos baixos Fender.
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7456
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Captação Fender Jazz Bass USA 2012 em diante Empty Re: Captação Fender Jazz Bass USA 2012 em diante

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Ter Nov 21, 2017 4:29 pm

Maurício_Expressão escreveu:Exatamente. O Serial Number vai no braço nos American Standard. Dai até o braço ser usado pode passar algum tempo. No caso em questão pode ser que começaram a fazer o baixo na última semana de 2015 e continuaram na primeira de 2016. Dai essa diferença. O que ao meu ver não desabona em nada o baixo e no futuro pode até ser atrativo para colecionadores.
Mas o caso de braços fabricados em 1978 e 1979 serem usados até 1983 é bem comum. Lembro que em 1978 a Fender usou Ash na fabricação dos corpos devido problemas de fornecimento de Alder. E esses baixos ficaram muiiiito pesados e o houve rejeição de baixos tão pesados nos EUA. Então os braços já prontos em 1978/79 ficaram aguardando acertos comerciais para compra de Alder, que é a madeira tradicional dos corpos dos baixos Fender.


Excelente informação.
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9102
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Captação Fender Jazz Bass USA 2012 em diante Empty Re: Captação Fender Jazz Bass USA 2012 em diante

Mensagem por Targino Qui Nov 23, 2017 12:46 am

Que Precision lindo!!
Qual o nome dessa cor?
Targino
Targino
Membro

Mensagens : 167
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Captação Fender Jazz Bass USA 2012 em diante Empty Re: Captação Fender Jazz Bass USA 2012 em diante

Mensagem por Rui Lima Qui Nov 23, 2017 11:49 am

^
Deve ser um cherry sunburst
Rui Lima
Rui Lima
Membro

Mensagens : 720
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Captação Fender Jazz Bass USA 2012 em diante Empty Re: Captação Fender Jazz Bass USA 2012 em diante

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Qui Nov 23, 2017 12:51 pm

Rui Lima escreveu:^
Deve ser um cherry sunburst

Ou talvez honeyburst. Um desses dois. De qualquer forma o baixo é lindo demais!
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9102
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Captação Fender Jazz Bass USA 2012 em diante Empty Re: Captação Fender Jazz Bass USA 2012 em diante

Mensagem por Maurício_Expressão Qui Nov 23, 2017 6:13 pm

Sou suspeito, mas esse Precision 83 faria um belo par com meu Jazz Bass 83... Hehehe.
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7456
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Captação Fender Jazz Bass USA 2012 em diante Empty Re: Captação Fender Jazz Bass USA 2012 em diante

Mensagem por Galdino Qui Nov 23, 2017 8:21 pm

Esse precision é lindo... saiu por 830 dólares + ou -. Achei no fundo, barato pra um Fullerton Era. Muito por conta dessa discrepância.
Geralmente eles ficam em 1.300, 1.200, 1.400 USD. O Santo graal dessa época são os Reissue, esses valem por volta dos 2.000 dólares pra mais.
Esse coçou fortemente pra comprar mas já estou esperando um e tá dando rolo, a voz da razão falou mais alto...
Galdino
Galdino
Membro

Mensagens : 1153
Localização : Cândido Mota - SP

http://www.itauegaldino.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Captação Fender Jazz Bass USA 2012 em diante Empty Re: Captação Fender Jazz Bass USA 2012 em diante

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Sex Nov 24, 2017 11:34 am

Galdino escreveu:Esse precision é lindo... saiu por 830 dólares + ou -. Achei no fundo, barato pra um Fullerton Era. Muito por conta dessa discrepância.
Geralmente eles ficam em 1.300, 1.200, 1.400 USD. O Santo graal dessa época são os Reissue, esses valem por volta dos 2.000 dólares pra mais.
Esse coçou fortemente pra comprar mas já estou esperando um e tá dando rolo, a voz da razão falou mais alto...


Meu termômetro para preços de instrumentos usados atualmente é a Chicago Music Exchange e o Ebay. Digo que 830 dólares por esse Precision foi um preço interessante. Tudo bem que eu não sou um entendido de vendas de instrumentos. Sou apenas curioso. What a Face
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9102
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Captação Fender Jazz Bass USA 2012 em diante Empty Re: Captação Fender Jazz Bass USA 2012 em diante

Mensagem por Xandu Dom Dez 22, 2019 11:56 am

Comprei mês passado um baixo Standard 2013 com a TAG Custom Shop no escudo.
O baixo era de loja, mas estava lacrado, nunca havia sido usado, fiz uma regulagem em casa, e ficou excelente.
Acho que realmente são CS Jaco Vintage, como informa o diagrama do site da Fender, pois todos os polos dos captadores ficam acima da capa do captador, e não tem a escrição CS60 na lateral, nos CS60 os polos ficam faceados na capa, pelo que pesquisei.
Quem tem ese baixo poderia confirmar a informação dos polos dos captadores se ficam todos ressaltados?
Agradeço antecipadamente.

Xandu
Membro

Mensagens : 37
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Captação Fender Jazz Bass USA 2012 em diante Empty Re: Captação Fender Jazz Bass USA 2012 em diante

Mensagem por BigBoy Seg Dez 30, 2019 10:49 am

Xandu escreveu:Comprei mês passado um baixo Standard 2013 com a TAG Custom Shop no escudo.
O baixo era de loja, mas estava lacrado, nunca havia sido usado, fiz uma regulagem em casa, e ficou excelente.
Acho que realmente são CS Jaco Vintage, como informa o diagrama do site da Fender,  pois todos os polos dos captadores ficam acima da capa do captador, e não tem a escrição CS60 na lateral, nos CS60 os polos ficam faceados na capa, pelo que pesquisei.
Quem tem ese baixo poderia confirmar a informação dos polos dos captadores se ficam todos ressaltados?
Agradeço antecipadamente.

Xandu, eu tenho um set de CS60 Jazz Bass de 2005 (modelo 2101). Comprei lacrado.
Ele tem sim os polos ressaltados da capa, assim como o adesivo CS e um ponto colorido na parte de baixo de cada captador: ponto vermelho em captador e um ponto azul no outro (não me lembro qual cor vai em qual captador).

Pra mim o CS60 original (modelo 2101) é o melhor captador que usei para um JB. Magnifico! Todos que tocaram meu baixo não querem devolver! (o Set esta num Fender JB RoadWorn).
BigBoy
BigBoy
Membro

Mensagens : 1495
Localização : Interior - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Captação Fender Jazz Bass USA 2012 em diante Empty Re: Captação Fender Jazz Bass USA 2012 em diante

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos