Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Neckplate rachando e agora?!

+6
allexcosta
siodoni
Uchoa
JAZZigo
Mauricio Luiz Bertola
Galdino
10 participantes

Ir para baixo

Neckplate rachando e agora?! Empty Neckplate rachando e agora?!

Mensagem por Galdino Dom Nov 19, 2017 6:35 pm

Bom, eu procurei e não achei nada a respeito...
Estou com um problema com um "Musicmano" aqui! vamos por partes, eu regulo esse baixo e ele fica perfeito... por algumas horas. Anteontem eu regulei ele até pensar! "caramba e eu estava pensando em vender esse baixo... que idiota eu sou"
Ontem as cordas estavam altas, hoje trastejando nas primeiras casas bem feio por sinal. Sei que regulagem é uma coisa que pode durar 1 semana, 2 meses, 1 ano sei lá.
Só que no caso desse baixo eu já estava pensando que ele não virava pra gig, porque era imprevisível. Dava pra usar no estúdio, tendo que regulá-lo antes de qualquer coisa.
Eis que me atentei o neckplate que sofre uma pressão tremenda ali estava "rachando", isso mesmo, ele não aguentou e começou a sofrer.
Saquei também que a parte "suja" do braço constratava um pouco com a parte limpa que teoricamente teria que ficar bem firme e presa ali. Será que pode ser isso?!
Enfim, fotos do dito cujo. Atentem que fiz 2 tipos de fotos 1 dele normal e outra em macro mostrando o estrago, claro que a olho nú não se vê aquele racho infernal que aparece no macro.

Neckplate rachando e agora?! Neck1
Neckplate rachando e agora?! Neck2

Circulei de vermelho o local, pior, o número de série fica no neckplate. Existe uma saída viável pra isso? trocar e guardar essa bagaça caso for vender um dia? colar com superbonder, durepox pra tentar aumentar a massa dele?
Existe a possibilidade de ser esse neckplate o causador de todos os males desse contrabaixo?! O baixo é bom, não vou negar mas só quando ele está regulado! como qualquer outro...
Obrigado a todos que trouxerem luz ao meu cérebro e fizerem esse "Musicmano" voltar a ser um ranzinza roncador cheers What a Face
Galdino
Galdino
Membro

Mensagens : 1153
Localização : Cândido Mota - SP

http://www.itauegaldino.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Neckplate rachando e agora?! Empty Re: Neckplate rachando e agora?!

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Nov 19, 2017 9:30 pm

Cara, isso altera pouco.
Mas, eu trocaría essa placa...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Neckplate rachando e agora?! Empty Re: Neckplate rachando e agora?!

Mensagem por Galdino Dom Nov 19, 2017 10:32 pm

^ Foi o que pensei mas é a única coisa "anormal" que encontrei... de resto é um baixo relativamente novo em bom estado
De fato esse neckplate é mixuruca, só ver que ele não tem massa suficiente pra aguentar o tranco ainda mais com essa voltinha. É interessante notar que essa parte fica para baixo, perto da corda sol... ou seja esse neckplate não aguenta mesmo.
A Ernie Ball tem um sistema muito bom de ajuste do tensor mas peca em um trocinho desses...
Estou pensando numa saída pra tampar o rachado, tem algumas vantagens em manter esse neckplate... se não tivesse o número de série era mais fácil trocar mas é uma encruzilhada. Como tem por exemplo em caso de furto, fica mais fácil provar pelo serial, além de manter a originalidade
Galdino
Galdino
Membro

Mensagens : 1153
Localização : Cândido Mota - SP

http://www.itauegaldino.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Neckplate rachando e agora?! Empty Re: Neckplate rachando e agora?!

Mensagem por Galdino Dom Nov 19, 2017 11:04 pm

Eu não sou muito esperto em ligas metálicas, química, física etc. Nunca fui mas sou meio despirocado da cabeça, acho um bom caminho.

Com um ferro e solda eu sou um perigo, "soldei", na real tentei jogar solda dentro dos rachados. Depois disso, como não sei se iria dar "liga" joguei superbonder... resta testar agora. Fiz isso depois de ver uns 2 reviews malucos no youtube kkkk

Pela foto (em macro mas menos aproximada) dá pra ver que os rachados foram preenchidos, só não sei se aguenta:

Neckplate rachando e agora?! Neck3

Não está tão feio assim é que a lente aproxima mesmo, a olho nú tá normal!
Galdino
Galdino
Membro

Mensagens : 1153
Localização : Cândido Mota - SP

http://www.itauegaldino.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Neckplate rachando e agora?! Empty Re: Neckplate rachando e agora?!

Mensagem por JAZZigo Dom Nov 19, 2017 11:39 pm

IMHO, para abrir desse jeito, tá na cara que alguém tentou introduzir um parafuso com diâmetro maior do que o do orifício no neckplate.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16367
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Neckplate rachando e agora?! Empty Re: Neckplate rachando e agora?!

Mensagem por Uchoa Dom Nov 19, 2017 11:58 pm

^ Boa , parece ter sido isso mesmo !
Solda com estanho e superbonder não seguram isso não ... negócio aí , ao meu ver e como o Berola falou , só outro neckplate mesmo .
Uchoa
Uchoa
Membro

Mensagens : 4353
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://www.reverbnation.com/rhakia

Ir para o topo Ir para baixo

Neckplate rachando e agora?! Empty Re: Neckplate rachando e agora?!

Mensagem por Galdino Seg Nov 20, 2017 12:52 am

Pior que eu acho que não, esse baixo veio original... nunca levei a local algum para regulagem e só eu mexo nele, aliás se tirei uma vez o braço foi muito.
Enfim também acredito que estanho e superbonder não sejam a melhor saída Laughing
Só que o parafuso não chega a exercer pressão propriamente dita no neckplate, percebi isso ao colocar o braço novamente agora... Não faço ideia porque trincou, muito menos quando trincou só sei que a sei lá quantos anos que eu comprei esse baixo não estava assim...
Minha gambiarra ficou firme por enquanto, regulei meia boca mas sei como ele está. Quero ver amanhã.
O que mais me estressa nesse baixo é ter que regular ele todo santo dia, essa questão do neckplate passa batido perto disso
Galdino
Galdino
Membro

Mensagens : 1153
Localização : Cândido Mota - SP

http://www.itauegaldino.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Neckplate rachando e agora?! Empty Re: Neckplate rachando e agora?!

Mensagem por Galdino Seg Nov 20, 2017 1:18 am

Neckplate rachando e agora?! Sterling_New_Logo_DavTran

Os parafusos e o neckplate são idênticos a esses...
Veio assim, nunca troquei, nem tentei enfiar outros ali.
Não faço ideia porque rachou, aliás eu sou maníaco acumulador de baixos não vendo nenhum então não ligo se ficar rachado... me preocupo com a aplicabilidade, no caso percebi que nem faz muita diferença porque parece que o parafuso não força ele para baixo por exemplo.
Minha preocupação agora com esse baixo é fazê-lo ficar pelo menos dois dias igual... pior que eu guardo ele e outros dois num lugar sem muita mudança climática, agradável e que uma pessoa poderia viver tranquilamente lá. Até os outros do suporte de parede ficam mais estáveis que ele ahn
Galdino
Galdino
Membro

Mensagens : 1153
Localização : Cândido Mota - SP

http://www.itauegaldino.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Neckplate rachando e agora?! Empty Re: Neckplate rachando e agora?!

Mensagem por siodoni Qui Nov 23, 2017 1:46 pm

^Manda cortar um novo neckplate e guarda esse aí...
siodoni
siodoni
Membro

Mensagens : 6374
Localização : Serrana - SP

http://www.siodoni.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Neckplate rachando e agora?! Empty Re: Neckplate rachando e agora?!

Mensagem por allexcosta Qui Nov 23, 2017 11:15 pm

Acontece. Compre um novo e coloque. É baratinho.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Neckplate rachando e agora?! Empty Re: Neckplate rachando e agora?!

Mensagem por BigBoy Qui Nov 23, 2017 11:59 pm

O chato que é que vai ter que marcar (tipar) o numero do serial no novo neckplate.

Alinhamento, espaçamento, tamanho do numero... é meio trabalhoso...
BigBoy
BigBoy
Membro

Mensagens : 1495
Localização : Interior - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Neckplate rachando e agora?! Empty Re: Neckplate rachando e agora?!

Mensagem por arturbmallmann Sex Nov 24, 2017 1:31 am

Não acho q seja necessária a troca não. A principal função da peça parece que se mantém, que é distribuir a pressão sobre toda a área.
arturbmallmann
arturbmallmann
Membro

Mensagens : 2007
Localização : Mondaí-SC

Ir para o topo Ir para baixo

Neckplate rachando e agora?! Empty Re: Neckplate rachando e agora?!

Mensagem por Licas Sex Nov 24, 2017 9:24 am

^Também acho isso, acho que o neckplate não é o causador dessa instabilidade na regulagem. Acho que isso tem mais a ver com o braço do baixo em si, alguns instrumentos demoram mais até estabilizarem as regulagens... Acredito que com o passar dos anos ele deva melhorar.
Licas
Licas
Membro

Mensagens : 1689
Localização : Floripa

Ir para o topo Ir para baixo

Neckplate rachando e agora?! Empty Re: Neckplate rachando e agora?!

Mensagem por allexcosta Sex Nov 24, 2017 9:42 am

BigBoy escreveu:O chato que é que vai ter que marcar (tipar) o numero do serial no novo neckplate.

Alinhamento, espaçamento, tamanho do numero... é meio trabalhoso...

Se for vender coloca o original.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Neckplate rachando e agora?! Empty Re: Neckplate rachando e agora?!

Mensagem por rafacar Sex Nov 24, 2017 10:59 am

Galdino escreveu:Eu não sou muito esperto em ligas metálicas, química, física etc. Nunca fui mas sou meio despirocado da cabeça, acho um bom caminho.

Com um ferro e solda eu sou um perigo, "soldei", na real tentei jogar solda dentro dos rachados. Depois disso, como não sei se iria dar "liga" joguei superbonder... resta testar agora. Fiz isso depois de ver uns 2 reviews malucos no youtube kkkk

Pela foto (em macro mas menos aproximada) dá pra ver que os rachados foram preenchidos, só não sei se aguenta:

Não está tão feio assim é que a lente aproxima mesmo, a olho nú tá normal!

Se tivesse feito esse reparo com Durepox ficava bem acabado, podia inclusive ser lixado para fins de acabamento, e era certo que aguentava.
rafacar
rafacar
Membro

Mensagens : 764
Localização : Eu moro aqui, você mora ali.

Ir para o topo Ir para baixo

Neckplate rachando e agora?! Empty Re: Neckplate rachando e agora?!

Mensagem por Galdino Sex Nov 24, 2017 11:49 am

^ Pensei nessa saída mas fiquei com medo de ficar meio grosseiro a parte da voltinha lá, saquem só... acabei resolvendo todos os problemas do baixo.

O estanho + super bonder por incrível que pareça está segurando o rachado, não abriu mais, não saiu e nem parece que teve um problema desses, tá super deboa.

Quanto a não segurar a regulagem eu faço uma mea-culpa por ser uma mula, como moro em cidade pequena comprei as cordas numa única loja que vende... tinha SG e Giannini (eu idiota com vontade de regular e tocar comprei a SG mas tanto faz). Acredito eu que elas estavam com problemas de fábrica, só pode... não tem explicação plausível, palpável eram novas.
Quando pensei "putz, cordas" levei a mão até a testa como uma facepalm da vergonha alheia mas era vergonha por mim mesmo, fica aí o relato da importância das cordas.

9km daqui tem uma outra cidade maior, lá já tem pelo menos loja de instrumentos comprei um jogo de Solez pra testar...
Não tem nada acima de 100 reais lá, D'Addario, Elixir, Rotosound, DR, GHS. Antigamente tinha e eu comprava dessas lá, gostava muito de GHS boomers mas hoje em dia devem ter percebido que a galera não compra aqui e só tem marca mais cheap.

Depois disso fiz o procedimento normal de regulagem, limpeza dos trastes, hidratação da escala, limpeza geral, cordas, tensor. Ficou mais louco que o Charles Manson. De ontem pra hoje, deu e manteve uma regulagem incrível...

A única coisa bizarra, essas Solez 0.45-105 são bem ásperas, bem mesmo... não sei se gosto disso What a Face
Galdino
Galdino
Membro

Mensagens : 1153
Localização : Cândido Mota - SP

http://www.itauegaldino.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Neckplate rachando e agora?! Empty Re: Neckplate rachando e agora?!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos