Baixo fretless: Não consigo entender certas coisas...

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Baixo fretless: Não consigo entender certas coisas...

Mensagem por Tarcísio Caetano em Ter Dez 05, 2017 10:32 pm

Inspirado no Maurício Expressão...

Já há muitos anos que leio coisas sobre os baixos fretless, como:

- Vou comprar um bem baratinho, para experimentar, pois se não gostar...;
- Tocar em um baixo fretless é ter que aprender tudo de novo...;
- Slap em fretless? De jeito nenhum!!!...;
- Tem que ter muito médio para soar legal!!!...;
- Cordas? Rounds, é lógico.

Quem me conhece um pouquinho que seja, sabe que sou alucinado com baixos fretless. Quando o Ademir fez meu exPression Bass, e não é fretless, teve amigo que disse que o mundo estava acabando!!!

. Nunca compreendi a afirmação primeira: para mim, a chance de não dar certo é enorme. Baixo baratinho, com grandes chances, vai soar mal e aí a experiência foi-se. Não acho que seja necessário comprar um instrumento caro, mas um de "reputação ilibada" (custo-benefício reconhecido) já se tem uma boa chance de sucesso.
. Aprender de novo? Bem, salvo engano de minha parte, as notas são as mesmas, a afinação padrão é a mesma. Afinação é importante em qualquer baixo, seja com ou sem traste.
. As outras 3...bem, admito que é questão de gosto, portanto subjetivo. Então, não vale "taxar" como irrefutáveis.

E vocês, o que acham?
Tarcísio Caetano
Membro

Re: Baixo fretless: Não consigo entender certas coisas...

Mensagem por Galdino em Ter Dez 05, 2017 11:50 pm

Muda a linguagem e a pegada. Se tiver fretlines fica mais fácil.
Teria um com flats ou tape
Tem uma mística que em um baixo baratinho você tira os trastes a facão e ele pode começar a "cantar" do nada. (Já ouvi muitos caras falarem isso...)
Muitos usam fretless baratos, ou tiram os trastes do primeiro baixo que teve ou do mais barato que tem pra estudar essa linguagem nova, ver se gosta ou mesmo porque vai usar uma vez na vida e outra na morte...
Eu por ex acho que aquele Squier VM fretless deve ter ótimo custo x benefício e já foi concebido fretless. Tem fretlines que ajudam o cara que quer começar ou mesmo tocar pouco. Essa mística que eu citei aí em cima acontece muito porque não se sabe como vai soar o baixo depois de tirado os trastes, aí o cara pega um baixo de 80 dólares tira ele mesmo os trastes no facão e vê que bicho dá.
Um Squier desses é mais garantido...
Galdino
Membro

http://www.itauegaldino.com.br

Mensagem por elson.arcos em Qua Dez 06, 2017 12:53 am

Sou suspeito pra opinar, meu principal instrumento é "fretless" que é o violoncello, toco baixo acústico também, então tenho bastante contato com esse universo. Concordo com tudo o que foi falado.... É claro que o pessoal mais fissurado não só no instrumento mas em suas linguagens características vão discordar ou acrescentar uma ou outra coisa.
elson.arcos
Membro

Mensagem por allexcosta em Qua Dez 06, 2017 7:24 am

Tarcísio Caetano escreveu:- Vou comprar um bem baratinho, para experimentar, pois se não gostar...

É um tipo de instrumento pouco usado. O Brasileiro tem pouco poder de compra... Isso aí já explica.

- Tocar em um baixo fretless é ter que aprender tudo de novo...

Não é, mas tocar certinho e afinado requer bastante dedicação. É como alguém que dirigiu carro automático a vida toda e compra um manual. Não tem que aprender TUDO de novo, mas tem que aprender algumas coisas e praticar bastante senão não rola.

- Slap em fretless? De jeito nenhum!!!...

O timbre de slap que temos na mente é o do Louis Johnson, Marcus Miller, Stanley Clarke, etc... O fretless não proporciona isso. Aliás, nenhum dos nossos ídolos que usam slap o fazem num baixo fretless. Pode ser feito? Sim, claro. Mas não é um timbre comum e pra muitos de nós é um som feio.

- Tem que ter muito médio para soar legal!!!...

Isso é bobagem. Tem que ter médio pra ter o "mwahh".

Na verdade muita gente diz o contrário, que boas são as flats. Comentários do tipo "é lógico" são feitos por pessoas com pouca experiência, pois quem toca faz tempo sabe que sempre depende da preferência pessoal do músico. A não ser que o "é lógico" signifique "pra mim é assim".

Wink
allexcosta
Administrador

Mensagem por JAZZigo em Qua Dez 06, 2017 10:14 am

Tarcísio Caetano escreveu:- Vou comprar um bem baratinho, para experimentar, pois se não gostar...; Não necessariamente. É pessoal.
- Tocar em um baixo fretless é ter que aprender tudo de novo...; Não mesmo. A técnica é diferente, exige um pouco de adaptação, mas, com treino, chega-se lá.
- Slap em fretless? De jeito nenhum!!!...; Prefiro em fretted, mas, bem tocado, fica legal também (vídeo abaixo).
- Tem que ter muito médio para soar legal!!!...; Sim, se quiser um baixo bem "chorão", do jeito que eu gosto.
- Cordas? Rounds, é lógico.up Para mim, sempre, mas vai de cada um.

JAZZigo
Membro

Mensagem por Claudio Mengarda em Qua Dez 06, 2017 10:52 am

^A música é bem legal, mas o timbre desse slap ai não me encantou nem um pouco. :S
Claudio Mengarda
Membro

Mensagem por SRTO em Qua Dez 06, 2017 11:06 am

Tarcísio Caetano escreveu:Inspirado no Maurício Expressão...
- Vou comprar um bem baratinho, para experimentar, pois se não gostar...;
. Nunca compreendi a afirmação primeira: para mim, a chance de não dar certo é enorme. Baixo baratinho, com grandes chances, vai soar mal e aí a experiência foi-se. Não acho que seja necessário comprar um instrumento caro, mas um de "reputação ilibada" (custo-benefício reconhecido) já se tem uma boa chance de sucesso.
E vocês, o que acham?

Comentando sobre esse ponto, deixo uma experiência que pode ser exclusiva ou não: quando comprei o meu JB, ele chegou em minhas mãos fretless. Decidi comprá-lo por dois motivos: não tinha ainda baixo com captação single e nunca havia experimentado fretless; passei cerca de 1 mês para acostumar mecanicamente com a escala. No mês seguinte já havia enjoado do som dele...  acabei colocando trastes Razz

Última edição por SRTO em Qua Dez 06, 2017 1:39 pm, editado 1 vez(es)
SRTO
Membro

Mensagem por Breno_Barnabe em Qua Dez 06, 2017 1:38 pm

Eu não entendo como curtem Fretless! Coisa do cramulhão. Very Happy
Breno_Barnabe
Membro

Mensagem por Galdino em Qua Dez 06, 2017 1:56 pm

O Pino Palladino é um gentleman do baixo. Postei esses dois vídeos porque são configurações não usuais de um fretless no pensamento brasileiro.
Existem uns 2 timbres de fretless que norteiam o pensamento popular no Brasil: Jaco e MPBs antigas.
Ou seja, fretless com som de fretless bem na sua cara. O "chorado" característico

Deve ser por isso que aqui Jazz Bass ou um PJ viram fretless. É estranho ver alguém com um Stingray ou igual esse Lakland. Um Stingray Fretless fica bastante tempo no MercadoLivre, o cara vende até mais barato...

Galdino
Membro

Mensagem por Uchoa em Qua Dez 06, 2017 2:06 pm

^ Gostei do som desse Lakland fretless .
Uchoa
Membro

http://palcomp3.com/renatouchoa

Mensagem por Maurício_Expressão em Qua Dez 06, 2017 2:12 pm

Eu comecei no baixo com um fretless. Sempre com cordas rounds. A analogia com carros automáticos e manuais é bem posta. Mas eu me adaptei a carros automáticos (apesar de não ter um) em 1 hora treinando no bairro.
Nesse caso não é o fim do mundo ter baixo fretless, mas acho o som dos frets mais metálico e mais legal e definido.
Mas é pura questão de gosto.
Maurício_Expressão
Moderador

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Mensagem por JAZZigo em Qua Dez 06, 2017 2:27 pm

Galdino escreveu:O Pino Palladino é um gentleman do baixo. Postei esses dois vídeos porque são configurações não usuais de um fretless no pensamento brasileiro.
Existem uns 2 timbres de fretless que norteiam o pensamento popular no Brasil: Jaco e MPBs antigas.
Ou seja, fretless com som de fretless bem na sua cara. O "chorado" característico

Deve ser por isso que aqui Jazz Bass ou um PJ viram fretless. É estranho ver alguém com um Stingray ou igual esse Lakland. Um Stingray Fretless fica bastante tempo no MercadoLivre, o cara vende até mais barato...
Quando falam em baixo fretless na música brasileira, minha referência é o saudoso Cláudio Bertrami com seu P-Bass:

Pessoalmente, prefiro muito mais o timbre do StingRay ao do Jazz Bass, quando se trata de fretless e, neste caso, minha referência é Tony Levin, com exemplos memoráveis no King Crimson, em carreira solo, ao lado de Peter Gabriel e em diversas participações especiais, como no álbum desta belíssima canção de Ivan Lins:

JAZZigo
Membro

Mensagem por Galdino em Qua Dez 06, 2017 2:28 pm

Uchoa escreveu:^ Gostei do som desse Lakland fretless .

Eu também, aparentemente ele era do Pino Palladino.
Achei esses dois vídeos numa pesquisa rápida sobre o Pino esses tempos. Gostei e ficou na minha cabeça, aí resolvi compartilhar...
Galdino
Membro

Mensagem por Uchoa em Qua Dez 06, 2017 2:41 pm

Show !
Uchoa
Membro

http://palcomp3.com/renatouchoa

Mensagem por Zubrycky em Qui Dez 07, 2017 9:00 am

Esse assunto traz a tona uma de minhas GASes... notme hyper hide

Zubrycky
Membro

http://www.youtube.com/zubrycky

Mensagem por SILVIAO em Qui Dez 07, 2017 10:16 am

Vou ouvir em casa.
SILVIAO
Membro

Mensagem por Claudio Mengarda em Qui Dez 07, 2017 12:13 pm

Realmente, esse Lakland ta com uma somzeira
Claudio Mengarda
Membro

Mensagem por Lampiiao em Qui Dez 07, 2017 12:40 pm

Galdino escreveu:O Pino Palladino é um gentleman do baixo. Postei esses dois vídeos porque são configurações não usuais de um fretless no pensamento brasileiro.

Primeiro post por aqui...  Very Happy
Cara, foi por causa das linhas do Pino que me interessei pelo Fretless rsrs... Essa música do vídeo e "Every time you go away" tem linhas muito bonitas.
Esse music man fretless é lindo demais

Lampiiao
Membro

Mensagem por rgustavo32 em Sab Dez 09, 2017 2:33 pm

Já comentei em algum lugar aqui que o primeiro instrumento que eu eu aprendi foi o violino. E meus primeiros interesses no mundo bass foi quando comecei a estudar em casa o Violoncello. Lembro na época que as dimensões me deram uns 2 meses de dificuldades. Quando comecei a estudar violão, que foi meu primeiro instrumentos com trastes, percebi que sobrava coordenação para aprimorar um pouco de técnica quando não se preocupa (da mesma forma) com a afinação na hora de tocar. Mas honestamente não concordo de forma alguma que seria aprender tudo de novo. Só vai ter uma coisa a mais pra prestar atenção: Afinação!

O Violino requer um bom professor para iniciantes para o Aluno não criar vícios de tocar desafinado, seja na execução da música ou seja na afinação do próprio instrumento. Existem pessoas (e já ví bastante) que corrigem a afinação do instrumento na execução, e tudo vira uma coisas temerosa rsrs.

Mass...Nunca toquei um baixo acústico nem um Fretless... mas fiquei bem curioso pra saber qual seriam minhas dificuldades.
rgustavo32
Membro

Mensagem por Stormbringer em Dom Dez 10, 2017 1:54 pm

Claudio Mengarda escreveu:^A música é bem legal, mas o timbre desse slap ai não me encantou nem um pouco. :S
se vc nao soubesse qual instrumento e como ele estava sendo tocado, o que vc acharia?

JA que surgiu o assunto do Pino, eu acho ele fantástico.
Cover lindo que a moça fez aqui:

Outro que eu acho fantástico(mas o baixo é todo próprio pro que ele faz), é o Michael Manring...
Stormbringer
Membro

Mensagem por pedrohenrique.astronauta em Seg Dez 11, 2017 12:56 pm

Descobri que não tenho competência técnica para opinar neste tópico. lol!

Minha experiência com o fretless foi pequena o bastante para me fazer tirar conclusões. O que consegui perceber é que o fretless é questão de adaptação, sensibilidade e o trabalhar a precisão da mão esquerda. Preciso trabalhar mais nesse ramo.
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagem por Davi Motta Ontem à(s) 8:45 am

Tarcísio Caetano escreveu:

- Tocar em um baixo fretless é ter que aprender tudo de novo...;
Se o cara estuda/toca no baixo com trastes de forma organizada, se preocupando em fazer as digitações certas, usar os dedos certos, quando pegar um fretless não terá muita dificuldade.
Se o cabra usa qualquer dedo para qualquer nota, mesmo com um bom ouvido, terá de corrigir várias notas que o "dedo não afinou".

- Slap em fretless? De jeito nenhum!!!...;
Querendo esse som, é válido.

- Tem que ter muito médio para soar legal!!!...;
O som do fretless está mais no dedo do baixista do que no instrumento em si.

Sempre. Rsrs
Davi Motta
Membro

http://www.youtube.com/davimotta

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: