Opiniões acerca de modificação no pré onboard para instalação de chaves

Ir em baixo

Opiniões acerca de modificação no pré onboard para instalação de chaves

Mensagem por PH Benchmarker em Sex Dez 29, 2017 10:09 pm

Fala baixistas!!! Pois bem, estou para levar meu baixo ao luthier em breve pra dar aquela regulagem periódica, trocar cordas, enfim, me veio na ideia de conversar com meu luthier a respeito das modificações que vou citar abaixo (afinal o pré é feito por ele então preciso saber se o mesmo permite os mods ou não). Pra fica mais objetivo vou listar os mods e explicar o porque da ideia.

1 - Remover o knob de balanço do captador e colocar uma chave de 3 posições no lugar.
Motivo: Só uso 3 combinações e meu ouvido só percebe 3 combinações: Cap braço solado, cap ponte solado e os dois ligados, qualquer coisa além disso meu ouvido não nota diferença.

2 - Colocar uma chave passivo/ativo. Passei a perceber essa possibilidade, após testar baixos passivos (Condor BX12 e CJB24), e notar a particularidade deles, principalmente usando cap ponte. Nesse esquema, tentarei usar um tone passivo se possível

3 - Aqui, mora a dúvida chave desse tópico: Chave de Médios, notei que em alguns Ibanez (BTB, SR) possui uma chave onde você muda a frequência que quer trabalhar (400 e 800Hz se não me engano), essa chave veio apenas como uma possibilidade de explorar timbres, e já aproveitando que o luthier vai furar o baixo de qualquer jeito porque não tentar.

O projeto é esse, já que o Tagima Millenium 6 Já está mexido e é um instrumento que não desfaço, é uma possibilidade que tenho de deixar ele mais versátil ao invés de comprar um baixo já passivo por exemplo.

Abraços.
PH Benchmarker
Membro

Re: Opiniões acerca de modificação no pré onboard para instalação de chaves

Mensagem por cardozo em Ter Jan 02, 2018 7:57 am

PH Benchmarker escreveu:Fala baixistas!!! Pois bem, estou para levar meu baixo ao luthier em breve pra dar aquela regulagem periódica, trocar cordas, enfim, me veio na ideia de conversar com meu luthier a respeito das modificações que vou citar abaixo (afinal o pré é feito por ele então preciso saber se o mesmo permite os mods ou não). Pra fica mais objetivo vou listar os mods e explicar o porque da ideia.

1 - Remover o knob de balanço do captador e colocar uma chave de 3 posições no lugar.
Motivo: Só uso 3 combinações e meu ouvido só percebe 3 combinações: Cap braço solado, cap ponte solado e os dois ligados, qualquer coisa além disso meu ouvido não nota diferença.

2 - Colocar uma chave passivo/ativo. Passei a perceber essa possibilidade, após testar baixos passivos (Condor BX12 e CJB24), e notar a particularidade deles, principalmente usando cap ponte. Nesse esquema, tentarei usar um tone passivo se possível

3 - Aqui, mora a dúvida chave desse tópico: Chave de Médios, notei que em alguns Ibanez (BTB, SR) possui uma chave onde você muda a frequência que quer trabalhar (400 e 800Hz se não me engano), essa chave veio apenas como uma possibilidade de explorar timbres, e já aproveitando que o luthier vai furar o baixo de qualquer jeito porque não tentar.

O projeto é esse, já que o Tagima Millenium 6 Já está mexido e é um instrumento que não desfaço, é uma possibilidade que tenho de deixar ele mais versátil ao invés de comprar um baixo já passivo por exemplo.

Abraços.

1 - Esta configuração é a original do Yamaha BB e eu gosto bastante. Depois de realizar a modificação, o ajuste fino se dá com a altura dos captadores;

2 - Aqui eu teria cuidado: Muitas vezes a modificação não funciona na prática. Você corre o risco de perder tempo e dinheiro e talvez o resultado não seja o esperado. Neste caso, você poderá ter uma opção que nunca usará na prática;

3 - É o mesmo caso do no. 2. Na verdade, o tópico 1 do seu texto simplifica o funcionamento do instrumento e o restante introduz "complicadores" que talvez sejam desnecessários para o seu uso ou timbre.
cardozo
Membro

Mensagem por joabi em Ter Jan 02, 2018 2:15 pm

Se os captadores forem passivos eu faria a segunda modificação. Basta colocar um pot duplo no volume, não precisa furar para colocar chave. A ligação é bem simples e é útil quando você quiser usar um preamp externo, ou usar só o pré do seu amplificador. Serve também como backup caso acabe a bateria durante algum show.

As outras modificações não vejo sentido. O controle de médio depende totalmente do projeto, mas se você sente muita falta deste tipo de controle, um EQ externo é bem mais eficiente.
joabi
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por PH Benchmarker em Ter Jan 02, 2018 5:07 pm

cardozo escreveu:

2 - Aqui eu teria cuidado: Muitas vezes a modificação não funciona na prática. Você corre o risco de perder tempo e dinheiro e talvez o resultado não seja o esperado. Neste caso, você poderá ter uma opção que nunca usará na prática;

Aqui você se refere na instalação da chave ou do esquema de montar um tone pro modo passivo?

joabi escreveu:
Se os captadores forem passivos eu faria a segunda modificação. Basta colocar um pot duplo no volume, não precisa furar para colocar chave. A ligação é bem simples e é útil quando você quiser usar um preamp externo, ou usar só o pré do seu amplificador. Serve também como backup caso acabe a bateria durante algum show.

Sim, os Malagoli Soap 6 são passivos.
PH Benchmarker
Membro

Mensagem por JAZZigo em Ter Jan 02, 2018 11:40 pm

Coloque uma chave rotatória de 3 posições no lugar do blend pot.

ROTARY SWITCH, 2-POLE, 3-POSITION
https://www.allelectronics.com/item/rsw-50/rotary-switch-2-pole-3-position/1.html

E instale um preamp Noll TCM 3 P (4-Knob 3-Band Vol P/P A/P - Treb/Treb Stack - Bass/Bass Stack - Mid/Mid Stack), ativo/passivo, de 3 bandas semiparamétricas, com 1 push-pull pot de volume 3 stacked pots de equalização.

Noll TCM 3 P
https://www.bestbassgear.com/noll-tcm3p-2041.htm
JAZZigo
Membro

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: