Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Músicos que "pagam" para tocar.

+23
Vinicius F
Licas
quasenada
Cantão
AndréBurger
Pz123
Willian Casagrande
Dan
Stormbringer
Breno_Barnabe
rafacar
Zubrycky
joabi
bodhan
Claudio Jardim
Fernando Zadá
JAZZigo
NETOULTRA
allexcosta
Mauricio Luiz Bertola
Ivanov_br
johnny.bazookatone
SILVIAO
27 participantes

Página 1 de 5 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para baixo

Músicos que "pagam" para tocar. Empty Músicos que "pagam" para tocar.

Mensagem por SILVIAO Sex Jan 26, 2018 9:33 pm

Assisti à esse vídeo e de certa forma me serviu.
Reflitam, postem suas opiniões. ..
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Músicos que "pagam" para tocar. Empty Re: Músicos que "pagam" para tocar.

Mensagem por johnny.bazookatone Sex Jan 26, 2018 10:22 pm

Não acho de todo errado pagar pra tocar. Mas tem q ter algum retorno, tipo bom espaço, boa estrutura, equips a disposição.

Do mesmo jeito que muitos pagam a quadra pra jogar bola, é como se vc tivesse alugando o espaço pra praticar seu hobbie.

johnny.bazookatone
Banido

Mensagens : 192
Localização : Sin Sin Penitentiary

Ir para o topo Ir para baixo

Músicos que "pagam" para tocar. Empty Re: Músicos que "pagam" para tocar.

Mensagem por Ivanov_br Sex Jan 26, 2018 10:44 pm

Pagar para tocar é igual eu pagar para fazer uma cirurgia num animal de um Haras Famoso. Vou ser conhecido com o cara que operou o cavalo tal, que custa uma fortuna...

Pode até ser uma estratégia de mkt, afinal, que vendedor nunca deu um produto de brinde aqui ou ali para divulgar o produto?

Contudo, ainda bem, o Conselho Federal de Medicina Veterinária PROIBE a prestação de serviço profissional veterinario gratuito, é contra o código de ética da profissão. E, na minha opinião, esta mais que certo, senão vira uma zona e a correta e justa remuneração da classe profissional ficaria completamente desbalizada e desorganizada.

Os músicos que fazem isso estão prejudicando a classe.

Eu nao sou musico profissional, por isso evito dar canjas em bares que amigos fazem violão e voz. Se eu ficar sempre levando o baixo pra acompanhar em 50% do repertório, ninguém vai querer pagar quando aparecer uma dupla com baixista que custe o dobro de um violão e voz solo. Sacou?
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7023
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Ir para o topo Ir para baixo

Músicos que "pagam" para tocar. Empty Re: Músicos que "pagam" para tocar.

Mensagem por johnny.bazookatone Sex Jan 26, 2018 10:58 pm

Mas, se vc paga pelo espaço pra tocar em um bar vc é cliente, tem que se bem atendido e tem mais liberdade pra escolher o que vai tocar, etc.

Se vc esta sendo pago pra tocar, vc esta prestando um serviço, tem mais responsabilidades, não tem tanta liberdade com repertorio, as vezes tem que ajudar a promover a festa, etc.




johnny.bazookatone
Banido

Mensagens : 192
Localização : Sin Sin Penitentiary

Ir para o topo Ir para baixo

Músicos que "pagam" para tocar. Empty Re: Músicos que "pagam" para tocar.

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Jan 26, 2018 11:22 pm

Richard Bona é um gênio, um cara diferenciado. Tem mais é que dizer e fazer isso mesmo...
Ele está observando um processo que muitos não querem ver: A desvalorização da música, da cultura em todo o mundo. A concentração cada vez maior, a "mercadorização" cada vez maior de tudo, inclusive a música...
Mas a molecada quer tocar... E aí, fazer o que?
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Músicos que "pagam" para tocar. Empty Re: Músicos que "pagam" para tocar.

Mensagem por Ivanov_br Sáb Jan 27, 2018 10:08 am

johnny.bazookatone escreveu:Mas, se vc paga pelo espaço pra tocar em um bar vc é cliente (...)

Desde quando vc "pagar para tocar" te torna cliente? Bar nao é estúdio de ensaio. O dono do Bar estará lucrando com o serviço que vc esta pagando para prestar. Isso nao está correto.

Tem a classica historia do Elimar Santos que alugou o Canecão para seus primeiros shows. Mas a bilheteria era DELE.

De novo, até entendo que o BlueNote seja uma marca mundialmente famosa. Um musico com um show no BlueNote no CV, com certeza vai ganhar mais notoriedade e reconhecimento no nicho de Jazz. É certamente uma vitrine para qualquer musico. Mas continuo achando uma canalhice que só joga contra a classe.
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7023
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Ir para o topo Ir para baixo

Músicos que "pagam" para tocar. Empty Re: Músicos que "pagam" para tocar.

Mensagem por allexcosta Sáb Jan 27, 2018 10:23 am

johnny.bazookatone escreveu:Não acho de todo errado pagar pra tocar. Mas tem q ter algum retorno, tipo bom espaço, boa estrutura, equips a disposição.

Hahahahaha...

Vou montar um hospital e contratar cirurgiões pra trabalharem pra mim.

O papo vai ser mais ou menos assim: "Olha, o ar-condicionado lá é ótimo, as luvas cirúrgicas são de primeira qualidade. As salas de cirurgia possuem música ambiente e os instrumentos são todos novos. O sr me paga 1000 Reais por dia e pode operar à vontade. Ah, e o dinheiro que os clientes pagam fica todo pra o hospital, ok?"

Ou então vou montar uma escola e cobrar 50 reais por hora pra os professores darem aula lá. Acho que vai ter muita gente querendo.

facepalm facepalm facepalm facepalm facepalm

É cada uma viu...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Músicos que "pagam" para tocar. Empty Re: Músicos que "pagam" para tocar.

Mensagem por NETOULTRA Sáb Jan 27, 2018 10:47 am

Músico é um ser engraçado, o cara acha que pagar pra tocar na casa nos badalada da cidade vai fazer dele um sucesso, quando na verdade ele devia buscar ser um sucesso pra depois tocar na casa mais famosa da cidade... Ah mas não tem oportunidade, se vir negao! Faz a correria, começa de baixo, vai estudar, começa a se destacar, querer pegar atalho nao rola...

NETOULTRA
Membro

Mensagens : 4620
Localização : Belém - Made in Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Músicos que "pagam" para tocar. Empty Re: Músicos que "pagam" para tocar.

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sáb Jan 27, 2018 10:52 am

NETOULTRA escreveu:Músico é um ser engraçado, o cara acha que pagar pra tocar na casa nos badalada da cidade vai fazer dele um sucesso, quando na verdade ele devia buscar ser um sucesso pra depois tocar na casa mais famosa da cidade... Ah mas não tem oportunidade, se vir negao! Faz a correria, começa de baixo, vai estudar, começa a se destacar, querer pegar atalho nao rola...
Cara, eu concordo com você.
Mas, você esqueceu que isso ocorre à décadas (sempre ocorreu)...
O nome disso é "jabá", e mesmo músicos de certo sucesso, ou com "esquema" nas costas, pagam para rádios e etc...
Qual a diferença disso (do "jabá") em relação à pagar para tocar?
Não sei aí, mas aqui no RJ tem um esquemão chamado "pau de sêbo"...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Músicos que "pagam" para tocar. Empty Re: Músicos que "pagam" para tocar.

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sáb Jan 27, 2018 10:54 am

Ou então vou montar uma escola e cobrar 50 reais por hora pra os professores darem aula lá. Acho que vai ter muita gente querendo.
Allex, infelizmente isso já está ocorrendo....
Não cobrando, mas dando (literalmente), aulas de graça...
Acho isso MUITO errado...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Músicos que "pagam" para tocar. Empty Re: Músicos que "pagam" para tocar.

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sáb Jan 27, 2018 11:17 am

Eu mesmo viajei boa parte do Brasil ministrando aulas, ganhando uma mixaría, só para pagar as contas e no final fui "roubado" pela Universidade que me empregava (sem carteira assinada! claro). Ganhei uma experiência muito grande, mas grana... era "da mão pra boca"...
E isso, quando minha filha estava nascendo (nem sequer a ví nascer!)...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Músicos que "pagam" para tocar. Empty Re: Músicos que "pagam" para tocar.

Mensagem por allexcosta Sáb Jan 27, 2018 11:24 am

Bem, ganhando mixaria grande parte dos profissionais brasileiros ganham. É o salário de cada categoria.

De graça é outra coisa. Por que um professor daria aulas de graça? Qual o objetivo disso?

Seria o mesmo papo de banda, tipo "cara, tô montando uma escola aí mas queria gente pra vestir a camisa, já tô com contato com um pessoal forte aí e a gente vai estourar". Porque aí eu fico sem entender.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Músicos que "pagam" para tocar. Empty Re: Músicos que "pagam" para tocar.

Mensagem por JAZZigo Sáb Jan 27, 2018 11:27 am

Ivanov_br escreveu:Os músicos que fazem isso estão prejudicando a classe.
Somos artistas que carregam a pecha da incompetência profissional, da completa ausência de mobilização ou de organização corporativa. Tínhamos uma OMB e, em vez de consertá-la, optamos por aniquilá-la. C'est là vie.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16381
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Músicos que "pagam" para tocar. Empty Re: Músicos que "pagam" para tocar.

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sáb Jan 27, 2018 11:32 am

allexcosta escreveu:Bem, ganhando mixaria grande parte dos profissionais brasileiros ganham. É o salário de cada categoria.

De graça é outra coisa. Por que um professor daria aulas de graça? Qual o objetivo disso?

Seria o mesmo papo de banda, tipo "cara, tô montando uma escola aí mas queria gente pra vestir a camisa, já tô com contato com um pessoal forte aí e a gente vai estourar". Porque aí eu fico sem entender.
Pois acontece Allex...
Inclusive em cursos "comunitários" que utilizam esquema de "estágio profissionalizante"...
E sim, esse esquema de falar em "vestir camisa" já existe. Disfarçado de atividades na Universidade (muitas vezes eu tenho que "ceder" tempo de trabalho para a Universidade pois sou Coordenador... Tenho que "vestir a camisa"... Recebo e-mails e "zapzap" de alunos ou chefes, domingo... e tenho que responder...). Minha esposa (graças à Deus!) conseguiu uma colocação em uma clínica, e está lá agora, em uma reunião, não remunerada, fora de seu horário de trabalho, e ainda não recebeu salário algum...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Músicos que "pagam" para tocar. Empty Re: Músicos que "pagam" para tocar.

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sáb Jan 27, 2018 11:34 am

JAZZigo escreveu:
Ivanov_br escreveu:Os músicos que fazem isso estão prejudicando a classe.
Somos artistas que carregam a pecha da incompetência profissional, da completa ausência de mobilização ou de organização corporativa. Tínhamos uma OMB e, em vez de consertá-la, optamos por aniquilá-la. C'est là vie.
JAZZigo, com ou sem OMB, isso sempre ocorreu, tanto aqui como alhures...
Músicos, na Idade Média, tocavam em troca de comida e "pousada"...
Músicos de rua, no mundo todo, tocam em troca de "contribuições", ou seja: esmolas...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Músicos que "pagam" para tocar. Empty Re: Músicos que "pagam" para tocar.

Mensagem por allexcosta Sáb Jan 27, 2018 11:37 am

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Recebo e-mails e "zapzap" de alunos ou chefes, domingo... e tenho que responder...)

"Tem" não, né?

Se você não responder acontece o quê? Te demitem? Aí é causa ganha na justiça... Duvido que demitam.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Músicos que "pagam" para tocar. Empty Re: Músicos que "pagam" para tocar.

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sáb Jan 27, 2018 11:43 am

allexcosta escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Recebo e-mails e "zapzap" de alunos ou chefes, domingo... e tenho que responder...)

"Tem" não, né?

Se você não responder acontece o quê? Te demitem? Aí é causa ganha na justiça... Duvido que demitam.
Demitir, não... Mas "conta ponto"... O que, no final, pode me colocar numa "listinha"... E, se ganhar na Justiça... Sabe-se lá quando receberei....
Talvez você não tenha sabido, mas em dezembro 1200 professores universitários foram demitidos aqui no RJ, outros milhares, de universidades públicas (UERJ) e privadas estão sem receber à meses. Colegas meus estão em sérias dificuldades, alguns conseguiram à duras penas pagar suas contas com trabalhos paralelos (inclusive eu... É o que faço com a luthiería...), outros, saíram do país, financiados com recursos estrangeiros pois são altamente qualificados, e assim por diante...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Músicos que "pagam" para tocar. Empty Re: Músicos que "pagam" para tocar.

Mensagem por Fernando Zadá Sáb Jan 27, 2018 12:58 pm

Pagar pra tocar é uma coisa que eu não consigo conceber ainda mais num local onde o povo esteja faturando enquanto você toca.
Não existe lógica nisso.
Uma coisa é augar uma casa para divulgar seu trabalho que é uma coisa bem diferente..... outras condições, outra situação na minha visão totalmente diferente.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Músicos que "pagam" para tocar. Empty Re: Músicos que "pagam" para tocar.

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sáb Jan 27, 2018 1:05 pm

Fernando Zadá escreveu:Pagar pra tocar é uma coisa que eu não consigo conceber ainda mais num local onde o povo esteja faturando enquanto você toca.
Não existe lógica nisso.
Uma coisa é augar uma casa para divulgar seu trabalho que é uma coisa bem diferente..... outras condições, outra situação na minha visão totalmente diferente.
Não conceber é uma coisa... Não existir, outra...
Acredite... Existe, e muito....
Seja para a molecada nos "paus de sêbo" da vida, seja para as grandes bandas de gravadoras...
E isso não é privilégio de músicos não...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Músicos que "pagam" para tocar. Empty Re: Músicos que "pagam" para tocar.

Mensagem por johnny.bazookatone Sáb Jan 27, 2018 1:19 pm

allexcosta escreveu:
johnny.bazookatone escreveu:Não acho de todo errado pagar pra tocar. Mas tem q ter algum retorno, tipo bom espaço, boa estrutura, equips a disposição.

Hahahahaha...

Vou montar um hospital e contratar cirurgiões pra trabalharem pra mim.

O papo vai ser mais ou menos assim: "Olha, o ar-condicionado lá é ótimo, as luvas cirúrgicas são de primeira qualidade. As salas de cirurgia possuem música ambiente e os instrumentos são todos novos. O sr me paga 1000 Reais por dia e pode operar à vontade. Ah, e o dinheiro que os clientes pagam fica todo pra o hospital, ok?"

Ou então vou montar uma escola e cobrar 50 reais por hora pra os professores darem aula lá. Acho que vai ter muita gente querendo.

facepalm facepalm facepalm facepalm facepalm

É cada uma viu...

Não entendi pq o espanto.

Se vc vai alugar um lugar pra fazer o evento da sua banda, vai querer saber da estrutura do local essas coisa.

johnny.bazookatone
Banido

Mensagens : 192
Localização : Sin Sin Penitentiary

Ir para o topo Ir para baixo

Músicos que "pagam" para tocar. Empty Re: Músicos que "pagam" para tocar.

Mensagem por allexcosta Sáb Jan 27, 2018 1:29 pm

johnny.bazookatone escreveu:Não entendi pq o espanto.

Se vc vai alugar um lugar pra fazer o evento da sua banda, vai querer saber da estrutura do local essas coisa.

Aí não né jovem?

Ou você tá se fazendo de desentendido ou não assitiu ao vídeo...

Me parece ser a primeira opção, já que se estivéssemos falando de "alugar" um local, necessariamente estaríamos pagando pra tocar e o tópico não faria sentido algum.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Músicos que "pagam" para tocar. Empty Re: Músicos que "pagam" para tocar.

Mensagem por johnny.bazookatone Sáb Jan 27, 2018 2:05 pm

Assisiti o video.

Mas realmente são situações difernetes.

Querer apenas tocar ou promover um evento pra tocar e se divertir é uma coisa.

E o mercado de ser músico profissional se valorizar etc é outra coisa.

johnny.bazookatone
Banido

Mensagens : 192
Localização : Sin Sin Penitentiary

Ir para o topo Ir para baixo

Músicos que "pagam" para tocar. Empty Re: Músicos que "pagam" para tocar.

Mensagem por Claudio Jardim Sáb Jan 27, 2018 4:47 pm

Sou contra tocar de graça. É uma atitude errada do contratante e errada do contratado. Se um dos lados não aceitar isso, nunca mais vai acontecer. O contratante PRECISA de novas bandas, esse papinho de "oportunidade" é balela, sempre foi e sempre vai ser uma relação mútua. Chega de se escravizar.

Aliás, sou contra qualquer um trabalhar de graça. Sou fotógrafo e tenho um pequeno estúdio, recuso uns 5 trabalhos por semana que me fariam trabalhar de graça ou até pagar pelo traalho, perco oportunidades, perco mercado, perco clientes, saio dos grupinhos de profissionais conhecidos, mas não prejudico a categoria. E fiz assim desde o início.

Parei de tocar há anos justamente por não aceitar tocar por 150 reais. Só toco em casa.

Claudio Jardim
Claudio Jardim
Membro

Mensagens : 1029
Localização : Curitiba

http://www.claudiojardim.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Músicos que "pagam" para tocar. Empty Re: Músicos que "pagam" para tocar.

Mensagem por JAZZigo Sáb Jan 27, 2018 4:58 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:
JAZZigo escreveu:
Ivanov_br escreveu:Os músicos que fazem isso estão prejudicando a classe.
Somos artistas que carregam a pecha da incompetência profissional, da completa ausência de mobilização ou de organização corporativa. Tínhamos uma OMB e, em vez de consertá-la, optamos por aniquilá-la. C'est là vie.
JAZZigo, com ou sem OMB, isso sempre ocorreu, tanto aqui como alhures...
Músicos, na Idade Média, tocavam em troca de comida e "pousada"...
Músicos de rua, no mundo todo, tocam em troca de "contribuições", ou seja: esmolas...
E o músico profissional de hoje toca em troca de quê, mestre Bertola? Fama e fortuna? Não é sobre isso que eu estava falando. Mas enfim, a título de curiosidade, já que tocou no assunto, permita-me sugerir a você e aos demais colegas interessados, caso não tenham lido, o livro "A História Social da Música", de Henry Raynor. Depois dele, entendi porque meu velho professor Bohumil Med sempre hironizava: "- Foi a partir de Beethoven que o músico começou a passar fome.".

Músicos que "pagam" para tocar. 750497
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16381
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Músicos que "pagam" para tocar. Empty Re: Músicos que "pagam" para tocar.

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sáb Jan 27, 2018 6:00 pm

Já lí esse livro.
up
O que eu estou colocando em discussão é que achar que o músico sempre será remunerado, mesmo mal, por exercer sua profissão, é uma ilusão.
Ademais, o que se tem que discutir é o que é SER músico profissional, pois essa categoria compreende tantas realidades que é impossível estabelecer um parâmetro único. Roberto Carlos é um músico profissional, não é? Allex Costa também... Ou foi... Você também me parece ser... Quanto sua banda cobra para tocar em um bar ou outro lugar qualquer? O mesmo que o Roberto Carlos? Você (e qualquer um aqui) NUNCA tocou de graça?
Além disso, há os que não são profissionais, e são muitos... Outros, são profissionais "part time" (temos alguns assim aqui...). As realidades são muitas...
Afinal, música é uma arte, e é difícil também estabelecer parâmetros para isso, da mesma forma que o grafite é discutido se é arte ou não. Há inclusive artistas plásticos formados e com "nome na praça" que dizem que não, e que o grafite deve ser restringido...
Essa discussão, que volta e meia aparece aqui, é por demais complexa e cheia de meandros e "senãos" para estabelecer um parâmetro único...
O Carlos Jardim falou acima que não aceita tocar por R$ 150; e é isso aí, decisão mui respeitável...
Mas vá a qualquer barzinho de periferia do RJ (e outros lugares), que você pode encontrar um grupo de pagode tocando por isso e pelas cervejas e "tira-gostos"... E o Carlos vai fazer o que?
E essa discussão, esse fato, não se restringe ao Brasil, como o vídeo do grande Richard Bona demonstra...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Músicos que "pagam" para tocar. Empty Re: Músicos que "pagam" para tocar.

Mensagem por allexcosta Sáb Jan 27, 2018 7:03 pm

johnny.bazookatone escreveu:Assisiti o video.

Mas realmente são situações difernetes.

Querer apenas tocar ou promover um evento pra tocar e se divertir é uma coisa.

E o mercado de ser músico profissional se valorizar etc é outra coisa.

Cara, sei nem o que te falar. Continuo achando que você não leu o tópico. Enfim, deixa pra lá...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Músicos que "pagam" para tocar. Empty Re: Músicos que "pagam" para tocar.

Mensagem por johnny.bazookatone Sáb Jan 27, 2018 7:38 pm

Mas q dificuldade... de certo não alcancei esse nivel de entendimento...

Mas agora só pode tocar se for músico profissional? Tocar só por diversão não pode mais pq prejudica o mercado?

A bebida ta cara e os músicos desvalorizados... o transporte coletivo é ruim tb... Mas e daí por isso o cara vai parar de tocar?

Na minha temporada na música não ganhei nenhum dinheiro, mas me diverti muito tanto nas vezes quando pagamos estúdio pra ensaiar, quando montamos os instrumentos no teatro aberto da universidade e tocamos e apareciam pessoas pra ouvir ou filosofar, discutir politica essas coisa. E não tomasse a iniciativa e achar o lugar e montar tudo por conta própria não teria tocado.

johnny.bazookatone
Banido

Mensagens : 192
Localização : Sin Sin Penitentiary

Ir para o topo Ir para baixo

Músicos que "pagam" para tocar. Empty Re: Músicos que "pagam" para tocar.

Mensagem por allexcosta Sáb Jan 27, 2018 7:51 pm

johnny.bazookatone escreveu:Mas q dificuldade...

Tranquilo, afro. Cabeça de gelo.

Depois alguém que fala millennial aparece aí e te explica melhor. up
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Músicos que "pagam" para tocar. Empty Re: Músicos que "pagam" para tocar.

Mensagem por bodhan Sáb Jan 27, 2018 8:57 pm

Músicos? Pra que músicos?


Há mais de 10 anos escrevi numa música:

"Aqui pouco importa se ninguém toca, todo mundo sabe dar "play".
Coloca o disquinho, gira o pratinho, todo mundo é rei".

https://soundcloud.com/carloscampos/vitrolinhas?in=carloscampos/sets/ditadura-do-defeito
bodhan
bodhan
Membro

Mensagens : 1987
Localização : sp-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Músicos que "pagam" para tocar. Empty Re: Músicos que "pagam" para tocar.

Mensagem por Claudio Jardim Sáb Jan 27, 2018 9:12 pm

johnny.bazookatone escreveu:

Tocar só por diversão não pode mais pq prejudica o mercado?


Poder é claro que pode. Mas prejudica sim, obviamente.

O que está acontecendo aqui em curitiba é exatamente isso, em geral as bandas são formadas por pessoas que trabalham com outra coisa. Tanto reclamaram da frase "você é músico mas trabalha com o que?" que isto é exatamente o que está acontecendo.

Não estou julgando, nem condenando, nem difamando quem toca de graça, apenas exerço o direito de não fazer isso, e apesar de receber convites mensais pra tocar ou fazer parte de um projeto (por algum motivo as pessoas ainda lembram de mim) eu recuso quase todos.

Lembre-se de que, pra ganhar algo correspondente a um salário CLT de 3000 por mês, como autônomo você tem que faturar mais que o dobro disso. Então fica muito complicado.
Claudio Jardim
Claudio Jardim
Membro

Mensagens : 1029
Localização : Curitiba

http://www.claudiojardim.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Músicos que "pagam" para tocar. Empty Re: Músicos que "pagam" para tocar.

Mensagem por johnny.bazookatone Sáb Jan 27, 2018 9:16 pm

Claudio, não sei como é sua realidade.

Mas não seria interessante vc aceitar esses convites pra tocar, mesmo q tenha q arcar despesas de transporte, equips, etc pelo prazer de tocar e de realizar uma atividade artistica?

Ou vc prefere ver a música como uma atividade profissional que precisa dar lucro?

johnny.bazookatone
Banido

Mensagens : 192
Localização : Sin Sin Penitentiary

Ir para o topo Ir para baixo

Músicos que "pagam" para tocar. Empty Re: Músicos que "pagam" para tocar.

Mensagem por Claudio Jardim Sáb Jan 27, 2018 10:07 pm

johnny.bazookatone escreveu:Claudio, não sei como é sua realidade.

Mas não seria interessante vc aceitar esses convites pra tocar, mesmo q tenha q arcar despesas de transporte, equips, etc pelo prazer de tocar e de realizar uma atividade artistica?

Ou vc prefere ver a música como uma atividade profissional que precisa dar lucro?

Prefiro deixar um colega que tem dois filhos pra criar ir no meu lugar. E em geral é isso que acontece, eu sempre indico ele.

Acho justo, pois ele vive só disso, enquanto eu tenho outra fonte de renda. De vez em quando apareço e dou uma canja, aí tomo uma cerveja, mato a vontade e não tiro o cachê de ninguém. Aproveito pra dar uma bronca no dono do bar.

A palavra "lucro" que vc usou soa meio gananciosa, não sou ganancioso, nunca fui. Eu estou falando de sustento, o mínimo que a gente espera.

Minha atividade artística eu exerço aqui na minha casa. Não há um dia que eu não toque pelo menos uma ou duas horas no meu Jazz Bass Cherry Red.
Claudio Jardim
Claudio Jardim
Membro

Mensagens : 1029
Localização : Curitiba

http://www.claudiojardim.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Músicos que "pagam" para tocar. Empty "DJ que é DJ"

Mensagem por JAZZigo Dom Jan 28, 2018 1:27 am

bodhan escreveu:Músicos? Pra que músicos?

Há mais de 10 anos escrevi numa música:

"Aqui pouco importa se ninguém toca, todo mundo sabe dar "play".
Coloca o disquinho, gira o pratinho, todo mundo é rei".
Desculpe, Bodhan, mas acho que são versos um tanto quanto preconceituosos. Quando morei em Sampa, tive a oportunidade de tocar numa banda com DJ, mais especificamente o DJ Marcelinho, da extinta gravadora Trama, e eu ficava vidrado com a técnica e a musicalidade do carinha em cima daquelas pickups... era incrível. IMHO, trata-se apenas de um instrumento diferente, ok: bem diferente, mas é um instrumento musical e de complexidade acima da média. Tocar aquela porrra não é pra qualquer um não. DJ que é DJ tem todo o meu respeito.

JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16381
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Músicos que "pagam" para tocar. Empty Re: Músicos que "pagam" para tocar.

Mensagem por bodhan Dom Jan 28, 2018 2:19 am

Very Happy ... apenas uma piada. Andy Kaufman mode on!





JAZZigo escreveu:
bodhan escreveu:Músicos? Pra que músicos?

Há mais de 10 anos escrevi numa música:

"Aqui pouco importa se ninguém toca, todo mundo sabe dar "play".
Coloca o disquinho, gira o pratinho, todo mundo é rei".
Desculpe, Bodhan, mas acho que são versos um tanto quanto preconceituosos. Quando morei em Sampa, tive a oportunidade de tocar numa banda com DJ, mais especificamente o DJ Marcelinho, da extinta gravadora Trama, e eu ficava vidrado com a técnica e a musicalidade do carinha em cima daquelas pickups... era incrível. IMHO, trata-se apenas de um instrumento diferente, ok: bem diferente, mas é um instrumento musical e de complexidade acima da média. Tocar aquela porrra não é pra qualquer um não. DJ que é DJ tem todo o meu respeito.

bodhan
bodhan
Membro

Mensagens : 1987
Localização : sp-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Músicos que "pagam" para tocar. Empty Re: Músicos que "pagam" para tocar.

Mensagem por JAZZigo Dom Jan 28, 2018 9:14 am

Mauricio Luiz Bertola escreveu:O que eu estou colocando em discussão é que achar que o músico sempre será remunerado, mesmo mal, por exercer sua profissão, é uma ilusão.
Ademais, o que se tem que discutir é o que é SER músico profissional, pois essa categoria compreende tantas realidades que é impossível estabelecer um parâmetro único. Roberto Carlos é um músico profissional, não é? Allex Costa também... Ou foi... Você também me parece ser... Quanto sua banda cobra para tocar em um bar ou outro lugar qualquer? O mesmo que o Roberto Carlos? Você (e qualquer um aqui) NUNCA tocou de graça?
Além disso, há os que não são profissionais, e são muitos... Outros, são profissionais "part time" (temos alguns assim aqui...). As realidades são muitas...
Sim, as realidades são muitas. Da mesma forma como existe (existia) um Dr. Ivo Pitanguy e um médico médico que atende lá no Posto de Saúde de Piracuruca-PI. Da mesma forma como existe um criminalista como Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakai, e um advogado-porta-de-cadeia em Gericinó ou um defensor público assalariado. Existem celebridades em qualquer profissão. O que eu quero dizer é que, assim como os CRM e a OAB dos trabalhadores que mencionei, os músicos também dispõem de amparo legal para o exercício da profissão há mais de 57 anos - Lei Nº 3.857, de 22/12/1960, que poderia garantir remuneração, benefícios decentes e mais estabilidade para a categoria, mas não, nós mesmos nos boicotamos.

A quem acha que tá tudo certo com "tocar de graca" ou a troco de cerveja, ou porque é divertido e tal, gostaria de lembrar que o dono do estabelecimento tá levando o dele nas suas costas, espertinho, tirando a oportunidade trabalho de quem tem a música como subsistência, prejudicando a economia do país (implicações fiscais) e por aí merrda vai...
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16381
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Músicos que "pagam" para tocar. Empty Re: Músicos que "pagam" para tocar.

Mensagem por allexcosta Dom Jan 28, 2018 9:19 am

Alguém que fala Millennial pode explicar pro bazooka que esse tópico é sobre músico profissional? Gente que depende do cachê pra colocar comida na mesa, pra comprar fralda pro filho, pra comprar remédio quando tá doente, pra ter um teto sobre a cabeça, água na torneira, etc, etc, etc?

Que coisa... Parece ofensivo pra muita gente o profissional de música querer ser remunerado. Ele "quer lucro", é "ganancioso".

Meu Deus, que mundo estranho é esse? Que geração estranha é essa? Oremos para que a geração Z seja um pouquinho mais normal e atenta para o mundo. Porque millennials vivem em suas bolhas herméticas e sequer devem saber que dia é hoje. Na boa...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Músicos que "pagam" para tocar. Empty Re: Músicos que "pagam" para tocar.

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Jan 28, 2018 10:20 am

A quem acha que tá tudo certo com "tocar de graca" ou a troco de cerveja, ou porque é divertido e tal, gostaria de lembrar que o dono do estabelecimento tá levando o dele nas suas costas, espertinho, tirando a oportunidade trabalho de quem tem a música como subsistência, prejudicando a economia do país (implicações fiscais) e por aí merrda vai...
Esse é o problema JAZZigo, é feita uma exploração sobre o músico, que é reflexo da exploração ao restante dos trabalhadores, por muitos (inclusive os que vc citou), que é corroborada por muitos músicos. Por isso concordo com a atitude do Claudio Jardim.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Músicos que "pagam" para tocar. Empty Re: Músicos que "pagam" para tocar.

Mensagem por Claudio Jardim Dom Jan 28, 2018 11:54 am

Mauricio Luiz Bertola escreveu:A quem acha que tá tudo certo com "tocar de graca" ou a troco de cerveja, ou porque é divertido e tal, gostaria de lembrar que o dono do estabelecimento tá levando o dele nas suas costas, espertinho, tirando a oportunidade trabalho de quem tem a música como subsistência, prejudicando a economia do país (implicações fiscais) e por aí merrda vai...
Esse é o problema JAZZigo, é feita uma exploração sobre o músico, que é reflexo da exploração ao restante dos trabalhadores, por muitos (inclusive os que vc citou), que é corroborada por muitos músicos. Por isso concordo com a atitude do Claudio Jardim.

Exato, a exploração é mútua. É um conjunto explorador com os que concordam ou são obrigados a ser explorados e os que exploram. Há muitas exceções, felizmente. Eu costumo ser coerente. Não concordo em ser explorado e também não exploro ninguém, tenho funcionários na minha agência, nenhum é explorado, pago todos os seus direitos, nunca atrasei nenhum salário (não faço mais que a minha obrigação, embora o próprio Estado não consiga fazer o mesmo com os seus funcionários e não é punido por isso). E discordo da máquina exploradora Estatal que fica com mais um salário igual ao do funcionário só pra poder controlar e roubar depois boa parte do dinheiro deles. Então vivemos em um Estado completamente explorador de gente honesta, onde todos nós somos explorados diariamente, recebendo zero em troca. E o pior, a exploração do Estado nós não podemos escapar senão vamos presos.
Claudio Jardim
Claudio Jardim
Membro

Mensagens : 1029
Localização : Curitiba

http://www.claudiojardim.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Músicos que "pagam" para tocar. Empty Re: Músicos que "pagam" para tocar.

Mensagem por johnny.bazookatone Dom Jan 28, 2018 12:13 pm

Entendi Allex.

Eu também já tentei trabalhar e viver de atividades que não são consideradas trabalho que foram o skate e as artes marciais em epocas diferentes da minha vida. Pratiquei ambos por vários anos e consegui bons resultados em umas 2 temporadas e os caras que vivem disso estavam a pelo menos umas 10 temporadas. Ganhei algumas viagens, peças, camisetas, não precisava pagar academia, tive oportunidades de dar aulas em um projeto social. O que foi uma experiencia muito interessante. Mas nunca recebi dinheiro por isso.

E atitude se não pagar eu não faço era complicado, pois são esportes que gosto muito de praticar. Talvez se eu me dedicasse exclusivamente mais algumas temporadas, tivesse estudado ed fisica tivesse feito minha carreira nessa area. Mas trabalhar com, dar aulas e ter que vencer competições é totalmente diferente de praticar por diversão.

johnny.bazookatone
Banido

Mensagens : 192
Localização : Sin Sin Penitentiary

Ir para o topo Ir para baixo

Músicos que "pagam" para tocar. Empty Re: Músicos que "pagam" para tocar.

Mensagem por allexcosta Dom Jan 28, 2018 12:17 pm

Músicos que "pagam" para tocar. 18-problems-only-impatient-people-know-to-be-true-2-4414-1405445446-0_dblbig
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Músicos que "pagam" para tocar. Empty Re: Músicos que "pagam" para tocar.

Mensagem por Claudio Jardim Dom Jan 28, 2018 12:26 pm

Músicos que "pagam" para tocar. Gifs-geometricos
Claudio Jardim
Claudio Jardim
Membro

Mensagens : 1029
Localização : Curitiba

http://www.claudiojardim.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Músicos que "pagam" para tocar. Empty Re: Músicos que "pagam" para tocar.

Mensagem por bodhan Dom Jan 28, 2018 12:28 pm

Sim! E por isso mesmo os músicos amadores devem respeitar os profissionais não entrando no circuito profissional sem ser remunerado ou recebendo remuneração menor.


Incrível o Blue Note aceitar músicos que pagam para tocar. É uma casa tradicional, uma referência, e que deve te uma curadoria rigorosa, ou pelo menos imagino que deve ter. Muito triste mesmo.

ps. Jazzigo, lamento pelos meus versos "satânicos" no contexto, peço desculpas.
bodhan
bodhan
Membro

Mensagens : 1987
Localização : sp-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Músicos que "pagam" para tocar. Empty Re: Músicos que "pagam" para tocar.

Mensagem por bodhan Dom Jan 28, 2018 12:29 pm

johnny.bazookatone escreveu:Entendi Allex.

Eu também já tentei trabalhar e viver de atividades que não são consideradas trabalho ...

affraid
bodhan
bodhan
Membro

Mensagens : 1987
Localização : sp-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Músicos que "pagam" para tocar. Empty Re: Músicos que "pagam" para tocar.

Mensagem por JAZZigo Dom Jan 28, 2018 12:44 pm

johnny.bazookatone escreveu:Entendi Allex.

Eu também já tentei trabalhar e viver de atividades que não são consideradas trabalho que foram o skate e as artes marciais em epocas diferentes da minha vida. Pratiquei ambos por vários anos e consegui bons resultados em umas 2 temporadas e os caras que vivem disso estavam a pelo menos umas 10 temporadas. Ganhei algumas viagens, peças, camisetas, não precisava pagar academia, tive oportunidades de dar aulas em um projeto social. O que foi uma experiencia muito interessante. Mas nunca recebi dinheiro por isso.

E atitude se não pagar eu não faço era complicado, pois são esportes que gosto muito de praticar. Talvez se eu me dedicasse exclusivamente mais algumas temporadas, tivesse estudado ed fisica tivesse feito minha carreira nessa area. Mas trabalhar com, dar aulas e ter que vencer competições é totalmente diferente de praticar por diversão.
Músicos que "pagam" para tocar. Tumblr_inline_mvna96Swrz1raclpw


Razz
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16381
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Músicos que "pagam" para tocar. Empty Re: Músicos que "pagam" para tocar.

Mensagem por JAZZigo Dom Jan 28, 2018 12:46 pm

bodhan escreveu:ps. Jazzigo, lamento pelos meus versos "satânicos" no contexto, peço desculpas.
De boa, Bodhan! Se um dia tiver a oportunidade, não deixe de chegar perto para assistir a um DJ de verdade em ação. up
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16381
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Músicos que "pagam" para tocar. Empty Re: Músicos que "pagam" para tocar.

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Jan 28, 2018 12:49 pm

JAZZigo escreveu:
bodhan escreveu:ps. Jazzigo, lamento pelos meus versos "satânicos" no contexto, peço desculpas.
De boa, Bodhan! Se um dia tiver a oportunidade, não deixe de chegar perto para assistir a um DJ de verdade em ação. up
Confesso que sou um dos que não sou fã de DJ's...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Músicos que "pagam" para tocar. Empty Re: Músicos que "pagam" para tocar.

Mensagem por johnny.bazookatone Dom Jan 28, 2018 1:13 pm

Vcs ta de zuera com esses gif...

Eu não disse nenhum absurdo, artes e esportes são atividades que não são vistas como trabalho por boa parte da sociedade. Embora pra muitas pessoas seja um trabalho sério.

johnny.bazookatone
Banido

Mensagens : 192
Localização : Sin Sin Penitentiary

Ir para o topo Ir para baixo

Músicos que "pagam" para tocar. Empty Re: Músicos que "pagam" para tocar.

Mensagem por joabi Dom Jan 28, 2018 1:49 pm


hahaha Não tinho visto que este tópico estava tão engraçado. Continue, bazooka.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Músicos que "pagam" para tocar. Empty Re: Músicos que "pagam" para tocar.

Mensagem por JAZZigo Dom Jan 28, 2018 3:48 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:
JAZZigo escreveu:
bodhan escreveu:ps. Jazzigo, lamento pelos meus versos "satânicos" no contexto, peço desculpas.
De boa, Bodhan! Se um dia tiver a oportunidade, não deixe de chegar perto para assistir a um DJ de verdade em ação. up
Confesso que sou um dos que não sou fã de DJ's...
Fã de fanático mesmo também nunca fui, mas passei a reconhecer, respeitar e admirar um DJ de verdade, quando tive a oportunidade de tocar ao lado deu um. E, se bem tocado, não existe instrumento que eu não goste.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16381
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Músicos que "pagam" para tocar. Empty Re: Músicos que "pagam" para tocar.

Mensagem por allexcosta Dom Jan 28, 2018 4:00 pm

Eu tocava numa banda de 9 músicos, fora o cara do som e o produtor.

Era costume um DJ abrir e fechar os nossos shows e ele costumava pegar carona com a banda.

Descobri depois que o cachê dele era o mesmo da nossa banda inteira.

Também não tenho nada contra DJs, se bem que esse rapaz em específico só apertava play e botãozinho de efeito digital, mas em relação a isso aí eu sou contra.

Só que é o mercado... Por essas e outras eu parei de tocar.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Músicos que "pagam" para tocar. Empty Re: Músicos que "pagam" para tocar.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 5 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos