Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida Squier Jazz Bass VM

+2
allexcosta
gmv bass
6 participantes

Ir para baixo

Dúvida Squier Jazz Bass VM Empty Dúvida Squier Jazz Bass VM

Mensagem por gmv bass Dom Fev 11, 2018 6:22 pm

Pessoal;
Apareceu um Squier Jazz Bass VM para um possível negócio, o baixo está aqui pra testes porém minha caixa queimou o fusível e  vou testar só na terça na casa de um amigo.  Fiquei na dúvida acerca da originalidade.Eis as primeiras informações.
Atrás do head está somente escrito a logo  Fender" e  o serial (s/nICS11081493) enquanto em um Squier jaguar que tenho aqui está escrito "designed and Backed By Fender + a logo Fender + crafted in Indonesia+ o serial
Porém o acabamento do braço é perfeito! muito bem acabado e os decalques perfeitos  . Tensor ok.As tarraxas são idênticas às do jaguar, estão perfeitas.
Abri o control plate e percebi que sai somente um conduíte  de cada captador e dentro desse conduíte os fios positivo e negativo.
Nos captadores não tem nada escrito e no neck plate atrás não tem a logo da Squier.
Se puderem ajudar! Obs: Não consegui postar as fotos pelo FreeImageHosting.
gmv bass
gmv bass
Membro

Mensagens : 250
Localização : MG

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Squier Jazz Bass VM Empty Re: Dúvida Squier Jazz Bass VM

Mensagem por allexcosta Dom Fev 11, 2018 6:29 pm

Tenta esse:

https://imgbb.com/
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Squier Jazz Bass VM Empty Re: Dúvida Squier Jazz Bass VM

Mensagem por gmv bass Dom Fev 11, 2018 6:39 pm

Obrigado!
https://ibb.co/dZ2jo7
https://ibb.co/eoqR1S
https://ibb.co/fPboFn
gmv bass
gmv bass
Membro

Mensagens : 250
Localização : MG

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Squier Jazz Bass VM Empty Re: Dúvida Squier Jazz Bass VM

Mensagem por mblacerda Dom Fev 11, 2018 6:45 pm

Por que é que tem folha de cobre no control plate mas não tem na cavidade? scratch
mblacerda
mblacerda
Membro

Mensagens : 164
Localização : São Paulo, SP, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Squier Jazz Bass VM Empty Re: Dúvida Squier Jazz Bass VM

Mensagem por Rico Dom Fev 11, 2018 7:22 pm

Poucas fotos...

E comum (pra mim) esse tipo de trabalho com a folha de cobre só no escudo.

Aproveito pra perguntar à galera: A blindagem da cavidade é algo que vocês fazem?

Não entendo do assunto, mas já ví gente falando que essa blindagem extrema se faz necessária por causa da instabilidade da nossa rede e pela falta de aterramento nos estúdios e palcos amadores Brasil a fora.

Procede?

Alguém já notou mudanças de timbre por causa da blindagem ou isso é lenda urbana?

Não parece existir consenso entre as oficinas de luthieria as quais perguntei.

Um famosíssimo luthier daqui do RJ comenta sobre um Fodera de um cara bem famoso, que fazia zumbido pacas, e que só resolveu blindando. Isso me levou a pensar que a Fodera não cometeria um descuido desses.

Opiniões, por favor...
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Squier Jazz Bass VM Empty Re: Dúvida Squier Jazz Bass VM

Mensagem por ArturAF Dom Fev 11, 2018 10:28 pm

No meu caso a blindagem funcionou, meu SX PB62 tinha um ruído de alta frequência que só foi resolvido com a blindagem da cavidade, eu mesmo estava cético quanto a efetividade mas resolvi tentar e não me arrependo, mesmo com o tom totalmente aberto não há mais nenhum ruído.
Não houve mudança no timbre, somente sumiram todos os sons estranhos que não sejam o puro som do instrumento.
ArturAF
ArturAF
Membro

Mensagens : 185
Localização : Praia Grande - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Squier Jazz Bass VM Empty Re: Dúvida Squier Jazz Bass VM

Mensagem por joabi Dom Fev 11, 2018 11:30 pm

Rico escreveu:
Não entendo do assunto, mas já ví gente falando que essa blindagem extrema se faz necessária por causa da instabilidade da nossa rede e pela falta de aterramento nos estúdios e palcos amadores Brasil a fora.

Rico, tem dois pontos aqui:

Primeiro, um baixo sem blindagem pode funcionar como uma antena, captando bastante ruídos quando estiver próximo de fontes eletromagnéticas, como transmissores de rádio e TV, geradores, antenas da rede de celular, etc. O objetivo da blindagem é criar uma Gaiola de Faraday em volta do circuito, o que faz com que as ondas eletromagnéticas que virariam ruído sejam direcionadas para o terra (ou neutro), e não gerem interferência. Portanto, quanto mais a blindagem envolver todo o circuito, inclusive a fiação, melhor o resultado. Tem baixos que não dão ruído, então acaba sendo uma decisão do dono.

O outro ponto é a rede elétrica. Parece que a energia fornecida pelas concessionárias brasileiras é de boa qualidade, o problema é que existem equipamentos como motores (de freezers, geladeiras, ventiladores...), alguns tipos de lâmpadas e geradores, que causam problemas na rede elétrica. Por lei os estabelecimentos comerciais e indústrias devem corrigir isso, sujeito inclusive à multas, pois causam um consumo elevado de energia de forma totalmente desnecessária. Os estabelecimentos devem corrigir o chamado Fator de Potência. O problema é que estamos no Brasil...

Se você estiver tocando num lugar que tenha muitos freezers, lâmpada neon ou strobo no palco, dimmers usados nas mesas de iluminação, ou que esteja ao lado de alguma grande indústria cheia de motores, você pode ter ruídos relacionados à energia. Já vi muito problema devido a iluminação ligada na mesma fase da banda.

Infelizmente a blindagem não resolve este tipo de problema. Você vai precisar de um bom condicionar de energia, tipo os FURMAN da vida e, às vezes, nem isso resolve por completo.

Outro tipo de ruído é quando há Loop de terra (ground loop). Geralmente aparece quando a mesa de som está longe do palco ou quando está ligada num circuito elétrico diferente do palco. A chave GND/LIFT no Direct Box serve pra resolver isso.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Squier Jazz Bass VM Empty Re: Dúvida Squier Jazz Bass VM

Mensagem por Rico Seg Fev 12, 2018 12:13 am

Obrigado Joabi. Esclarecedor.

Mas.. Porque alguns instrumentos dão ruido e outros não??

Recentemente fiz uma gravina com um RK (single) e com um PB (humbucking). Ambos blindados. O PB deu ruido.

Como pode? Fora do estúdio o bass é muito silencioso.

Se você for falar sobre monitores e etc, te digo que os dois foram submetidos as mesmas condições...
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Squier Jazz Bass VM Empty Re: Dúvida Squier Jazz Bass VM

Mensagem por joabi Seg Fev 12, 2018 2:17 am


Estranho e incomum ouvir ruído em PB.

É difícil avaliar sem estar presente. Foi gravado direto na interface ou usando mic no amplificador? Pode ser bastante coisa, desde a impedância de entrada do preamp ou interface de gravação até o projeto do próprio captador, que é um componente eletromagnético também. Difícil avaliar.

Captador de alto ganho costuma ter mais ruído, mas sinceramente não sei te dizer. O Alex que manja desses negócios e pode te dar uma luz.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Squier Jazz Bass VM Empty Re: Dúvida Squier Jazz Bass VM

Mensagem por allexcosta Seg Fev 12, 2018 3:42 pm

Realmente, poucas fotos, mas não vi nada que desabone.

Quanto ao ruído, há vários tipos, ruído de single-coil é só um deles.

Muitas vezes o aterramento não está perfeito ou a blindagem não fechou a gaiola... Ou até cabo, plug e coisas assim. Eletrônica é um negócio meio espírita, mas um troubleshooting cuidadoso normalmente diagnostica o elo fraco.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Squier Jazz Bass VM Empty Re: Dúvida Squier Jazz Bass VM

Mensagem por joabi Seg Fev 12, 2018 7:16 pm


Eu acho que a gente deu uma boa desvirtuado no tópico, mas sem fotos extras do baixo não tem muito o que opinar sobre o Squier.

Acho que é improvável que seja falso, o que pode acontecer é ter sofrido muitas alterações, como troca de braço, nova pintura, troca de partes, esse tipo de coisa... por isso é legal ter mais fotos.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Squier Jazz Bass VM Empty Re: Dúvida Squier Jazz Bass VM

Mensagem por Rico Seg Fev 12, 2018 8:15 pm

Lembrei de algo que pode ser elucidativo... Só ouvimos ruido no canal do bass ao ouvir a gravina. Quando toquei, ninguém ouviu.

E não foi nada demais. Era uma intro que não tinha baixo.
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Squier Jazz Bass VM Empty Re: Dúvida Squier Jazz Bass VM

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos