Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Qual o seu setup de gravação?

+10
kattastroff
walace
Dely Bass
vinibassplayer
fheliojr
Claudio
Lucas Bello
Salbass
rodolphoal
rafap
14 participantes

Ir para baixo

Qual o seu setup de gravação? Empty Qual o seu setup de gravação?

Mensagem por rafap Dom Abr 15, 2018 7:13 pm

Boa noite, meus amigos!
Sei que muitos aqui realizam gravações de áudio, edição de vídeos para as redes sociais, ministram aulas particulares e entre outras atividades relacionadas ao nosso instrumento.
Encontrei diversos tópicos relacionados aos instrumentos, amplificadores e pedais de efeitos, porém não encontrei nada referente ao setup que vocês utilizam para gravação, edição e finalização de vídeos/áudios.

Creio que seria interessante um tópico onde cada um detalhasse os equipamentos que utilizam, como por exemplo:
* Interfaces de gravação (Interessante se o usuário que postar detalhar um pouco dos prós/contras do equipamento)
* Microfones para captação
* Câmera (Em caso de gravações com vídeo)
* Programas de gravação e edição

Enfim, acho que seria uma ideia legal reunir várias opiniões em um tópico, facilitando a busca no futuro!
Caso um tópico parecido com esse já exista, por favor, me perdoem.

Abraços!
rafap
rafap
Membro

Mensagens : 46
Localização : PF

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o seu setup de gravação? Empty Re: Qual o seu setup de gravação?

Mensagem por rodolphoal Seg Jul 23, 2018 9:59 am

Eu passo o baixo pelo pré MXR M80 e depois na interface M-Audio Fast Track. Uso o pré pra equalizar, já que não manjo muito fazer isso pelo software. Isso pra gravações caseiras mesmo.. não faço gravações profissionais em casa.
rodolphoal
rodolphoal
Membro

Mensagens : 542
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o seu setup de gravação? Empty Re: Qual o seu setup de gravação?

Mensagem por Salbass Qui Jul 26, 2018 11:27 am

Eu, tenho os equipamentos abaixo descritos, contudo, realizo apenas gravações para eu mesmo. Queria fazer vídeos utilizando o áudio da placa para colocar em meu canal, mas, ainda não consegui um software tipo o vegas que eu não precise pagar e seja de fácil utilização, meus equipamentos, são:

A- Uso note Dell core 5 (é unica coisa que sei);
B- Placa Focusrite Saffire 6 USB;
C- Monitores de Referência KRK Rokit 6 G3;
D- Microfone Behringer Condensador C-3 (ganhei);
E- Fone Samsom SR 950 (ganhei);
F- Controlador Midi Alesis V61;
G- DAW Ableton Live lite (veio de cortesia no controlador);
H- VSTI - Xapnd 2 (veio de cortesia no controlador).

É isso, mas não tenho experiências plena nas sutilizações, sou totalmente amador e aprendendo à cada dia!
Salbass
Salbass
Membro

Mensagens : 115
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o seu setup de gravação? Empty Re: Qual o seu setup de gravação?

Mensagem por rafap Seg Jul 30, 2018 6:31 pm

claps
Show de bola rodolphoal e Salbass! Obrigado pela contribuição.

Abraços!
rafap
rafap
Membro

Mensagens : 46
Localização : PF

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o seu setup de gravação? Empty Re: Qual o seu setup de gravação?

Mensagem por Lucas Bello Qua Ago 01, 2018 1:31 pm

Setup de gravação amador/treino.
Baixo custo e bom para usar em apartamento, pois ocupa pouco espaço.


  • Behringer u phoria um2;

  • PC ou notebook com c/ 4 GB ram e processador mid end, amd serie 6000 ou intel i5 3ª gen, por exemplo);

  • Softwares (windows)
    Simulação: Bias AMP, guitar rig, amplitube...
    Gravação: Audacity, Adobe audition...

  • Softwares (linux)
    ubuntu studio. Essa distribuição ficou animal! Vem com diversas aplicações de audio, video e imagem;

  • Bons cabos, sugiro mandar fazer se possível;

  • Fone Koss porta pro ou similar.


Para quem quer treinar músicas, fazer gravações, quer gravar para o youtube, testar pedais, testar AMPs, equalização, efeitos, enfim, esse set não fica muito caro e acredito que muitos compartilham da opinião que saber se virar com equipamentos basicos é uma das melhores forma de aprendizado.

Eu utilizo um set semelhante a anos, a diferênça é que tenho um set de pedais que ligo direto no uphoria, mas sempre utilizo os simuladores para testar novos timbres.
Lucas Bello
Lucas Bello
Membro

Mensagens : 11
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o seu setup de gravação? Empty Re: Qual o seu setup de gravação?

Mensagem por Claudio Qui Ago 02, 2018 2:26 pm

Qual o seu setup de gravação? Rack

Equipamentos no Rack

1 - Mixer Mackie de 20 canais
2 - Interface Focusrite Liquid Safire 56 de 8 canais
3 - Adat Focusrite Octapre de 8 canais
4 - Art Pro VLA II - Compressor valvulado de 2 canais
5 - Compressor Alesis 3632 de 2 canais
6 - Art MPA Gold - Pré valvulado da Art, todo original da década de 70 quando ainda era made in USA
7 - Outro Compressor Alesis 3632 de 2 canais
8 - dbx Quad Comp - Compressor/Limiter de 4 canais
9 - Samson Quadra Gate de 4 canais

Equipamentos fora do Rack:

1 - 5 mics Shure SM57
2 - 2 mics Shure SM58
3 - 1 mic Shure Beta 98H condenser
4 - 2 mics AKG C3000 condenser
5 - 2 mics MXL caneta condenser
6 - 1 mic Neumann U87
7 - 2 mics RODE M2 Live Voice
8 - 1 mic sennheiser e602 li para Bumbo
9 - Pré Avalon 737
10 - Pré Fishman Platinum Pro PLT 201 Eq Di Guitarra/Baixo
12 - Pré Fishman Platinum Pro Eq Baixo
13- Pré Eden WTDI
14 - Pré Presonus Bluetube valvulado
15 - Pré Germano M Fusion II
16 - Pré Germano M Doppio
17 - 6 fones AKG K414
18 - 1 fone monitor AKG K414 MKII semi-open
19 - 1 fone monitor Sony Mdr 7506
20 - Par de monitores Yamaha HS50
21 - Amplificador de fones Samson de 6 canais

Hardware e software:

1 - iMac 27"
2 - MacBook Pro 12"
3 - Tascam DR-44WL de 4 canais
4 - DAW - Apple Logic Pro X
5 - Suite de plugins da Waves
6 - Adobe Audition CS
7 - Apple Final Cut Pro X
8 - Davinci Resolve Pro 14 (Indicação do Joabi)
9 - Adobe Premiere CS
10 - Adobe After Effects CS
11 - Câmeras GoPro Hero Black3
12 - Câmera do iPhone X

Que eu me lembre são esses os equipamentos, é provável que uma coisa ou outra tenha ficado de fora.


Última edição por Claudio em Sex Ago 03, 2018 7:28 am, editado 5 vez(es)
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o seu setup de gravação? Empty Re: Qual o seu setup de gravação?

Mensagem por fheliojr Qui Ago 02, 2018 5:05 pm

^

Qual o seu setup de gravação? Giphy
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o seu setup de gravação? Empty Re: Qual o seu setup de gravação?

Mensagem por vinibassplayer Qui Fev 21, 2019 4:02 pm

aproveitando o topico pra perguntar: to em duvida pra comprar uma interface com baixa latencia.
minha idéia é gravação no PC e estudar sem amplificador.

testei essa genérica de um amigo meu, só uma entrada de mic e saida de fone, tudo p2, USB(sao as unicas especificações). tem latencia bem baixa mas ainda um pouco perceptível, atrapalhando o playing
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-904974385-interface-usb-p-gravaco-de-guitarra-microfone-sonar-_JM?quantity=1

mas to de olho nessa behringer, que segundo o anuncio tem ultra-baixa latencia
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1119370218-interface-de-audio-usb-u-phoria-um2-behringer-de-48-khz-_JM?quantity=1&variation=28779539603

vou usar o FL11 com o driver Asil4all, meu baixo é passivo e meu PC tem as seguintes specs:
Windows 7 ultimate x64
Intel Core i5-2410M
2.30GHz
6GB de RAM
700GB de HD

meu maior problema é essa latencia, tem q ser quase zero né??
qual das duas vcs me indicam??
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1601
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o seu setup de gravação? Empty Re: Qual o seu setup de gravação?

Mensagem por Dely Bass Ter Fev 26, 2019 3:20 pm

1 - Computador Dell Intel Core I5 - 4 Gigas De Ram
2 - Presonus Audiobox Usb 96 Interface De Áudio
3 - Pedaleira Line 6 Pod HD400
4 - Software Studio One 4
5 - WaveLab Mastering
6 - Plugins Waves/McDSP/Hofa/Softube
7 - Adobe Premiere
8 - 2 Cameras Eken H9R 4K
9 - Canon T5i
10 - Nikon 3200

Dely Bass
Membro

Mensagens : 7
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/channel/UCabS2e7ancGQ2stZKURDAkw

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o seu setup de gravação? Empty Re: Qual o seu setup de gravação?

Mensagem por walace Qua maio 22, 2019 10:27 am

Salbass escreveu:Queria fazer vídeos utilizando o áudio da placa para colocar em meu canal, mas, ainda não consegui um software tipo o vegas que eu não precise pagar e seja de fácil utilização

Você queria só gravar o vídeo e juntar com o áudio que você grava ?
Cara eu às vezes uso o software da gopro, mas nos últimos que fiz usei o próprio movie maker, pegando vídeo do próprio celular mesmo, simples e tranquilo.

Aí dois exemplos simples que fiz desta forma e ficaram legais:
https://www.youtube.com/watch?v=n8s4jZBD9es

https://www.youtube.com/watch?v=xMODUhObM7U
walace
walace
Membro

Mensagens : 214
Localização : São José dos Pinhais - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o seu setup de gravação? Empty Re: Qual o seu setup de gravação?

Mensagem por kattastroff Sáb Mar 13, 2021 1:02 am

Upando o tópico, quem mais aí faz gravações caseiras?

Tô combinando com a minha banda de gravarmos uns covers, cada um na sua casa (todos temos equipamento minimamente adequado pra isso) em cima da track original, gravando em vídeo também (mesmo que seja com celular). Aí pretendo mixar as faixas de áudio e editar o vídeo (não tenho muita experiência prática com essas coisas, mas tenho um bom conhecimento teórico e vontade de botar a mão na massa).

Pra gravar, pretendo usar o seguinte setup:
- Baixo passivo com tone aberto
- Pedaleira Boss GT-1B como interface de áudio
- Audacity no laptop (Intel Core I7 sétima geração, 16gb RAM, Windows 10)
- Amplificador como retorno (também ligado na pedaleira) sem influenciar no som gravado

Pra mixar o áudio do baixo:
- Audacity (possivelmente no Linux, mesmo laptop)
- Aplicarei equalização (o próprio knob de Tone é um filtro passa-baixas por exemplo, então prefiro aplicar esse filtro via software depois de gravado, testando todos os parâmetros... por isso gravar com Tone aberto)
- Em caso de ruídos como chiados, tentarei usar um noise gate ou editar manualmente as passagens mais baixas (aceito dicas de como minimizar a influência de oscilações da rede elétrica! Acredito que meu equipamento seja suficientemente silencioso... moro em casa alugada e não posso sair mexendo no aterramento da casa)
- Se a dinâmica da gravação não ficar consistente e eu não conseguir consertar isso regravando, irei aplicar compressor/limiter/sustainer para linearizar o volume (se necessário será aplicado somente em trechos específicos)
- Caso a música ou arranjo peça algum efeito mais elaborado no timbre, tentarei fazer pela pedaleira (Bass synth, auto wah, distorções, modulações... Qualquer coisa que mude significativamente o timbre do instrumento)

Pra mixar o áudio em geral:
- Audacity (possivelmente no Linux)
- Tentarei deixar todos os instrumentos "ouvíveis" e agradáveis tanto pra ouvir no celular/fones ruins/caixinhas de Pc (que normalmente têm poucos graves e muitos agudos irritantes) quanto em equipamentos melhores (usarei fones AKG K52 e caixas Edifier R1700BT)
- Pretendo juntar as tracks de todos os instrumentos sincronizadas com a gravação original e tentar equalizar seguindo os preceitos acima. Se necessário, farei equalizações específicas pra cada parte da música (por exemplo abaixar um pouco todos os instrumentos nas partes que tem vocal, solos, etc)

Pro vídeo:
- Kdenlive (simples e gratuito)
- Basicamente vou alternar entre as câmeras de cada instrumento e fazer composições com mais de um instrumento em mosaico. É uma edição simples, já fiz coisas parecidas, e acredito que não preciso de nada mais profissional

Alguém aí já fez algo parecido? Tem alguma dica que possa facilitar o processo? Quero fazer isso principalmente pra aprender, e acho a tentativa e erro fundamental nesse processo, mas qualquer dica será bem vinda. Abraços!
kattastroff
kattastroff
Membro

Mensagens : 227
Localização : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o seu setup de gravação? Empty Re: Qual o seu setup de gravação?

Mensagem por Jãozeiro Sáb Mar 13, 2021 10:56 am

^ Acho que você tem tudo o que precisa e parece saber o que fazer. Manda ver!
Produção de vídeos é algo trabalhoso. Ainda mais fazendo todo o áudio e vídeo sozinho.

Eu ia lhe dar uma dica sobre monitoramento, mas você mesmo já se mostrou esperto nisso: monitorar a mix em vários dispositivos: fone de ouvido, o som da casa, som do carro, outro fone de ouvido, etc. Pra quem (assim como eu) não tem um par de monitores profissionais dedicados, é isso mesmo o que tem que fazer, e tentar deixar o som soando o melhor possível em todos os dispositivos. É isso aí.

E sobre a imagem, não sou um mestre nisso, mas procure utilizar luz natural e difusa. Isso implica gravar durante o dia, num local bem iluminado, tipo com uma janela aberta. A diferença entre a luz difusa e a luz dura e pontual das lâmpadas é gigante. O vídeo fica com uma outra qualidade.  ​
Faça um enquadramento simples e harmonioso, remova do quadro itens não interessantes ao vídeo, pense uma roupa legal e boas.

Pra exportar o vídeo: uso o codec H.264, o melhor até onde sei na relação compressão/qualidade da imagem. Uso uma taxa constante de bits por segundo. Para o Youtube não adianta mandar mais de 15 bitrate por segundo que o máximo que a plataforma lê é 15 (informação oficial do Youtube). Pra Instagram uso uns 6 (para vídeos no feed). Redes sociais têm que comprimir o vídeo, tem que ser coisa mais leve. De qualquer jeito eles vão comprimir, então é melhor você comprimir com qualidade na hora de exportar o vídeo e deixar o mínimo possível para eles fazerem a compressão cagada deles. Se seu software tiver essas opções na hora de exportar o vídeo, vá nelas.

E 1920x1080p é o padrão de resolução já há quase uma década e vai continuar por uns bons anos. Você pode fazer em formato vertical também, caso o vídeo seja pensado especificamente para o Instagram ou Facebook, ou no formato quadrado. Mas tudo certo se fizer no formato tradicional landscape.
Atente-se que vídeos verticais no feed do Instagram vão aparecer na proporção 4:5. Então se seu vídeo é em 1080x1920p ele sofrerá um corte na vertical pra poder ser enquadrado, ou seja, tem coisa que vai desaparecer da imagem, hehe. Pra isso você exporta no máximo a 1080x1350p, move as cenas pra caber nesse quadro que fica certinho.
No IGTV é proporção 16:9. Mas mesmo assim ele dá uma cortadinha nas laterais do seu vídeo em 1080x1920p (vai entender).
Mas pula essa parte se for fazer 1920x1080p landscape, o formato tradicional.

Mas vai dar uma trabalheira de qualquer forma, ainda mais nesse tipo de vídeo de juntar a galera, dividir o quadro, um pra cá, dois pra lá, hehe. Mas é gostoso de fazer e o resultado, se bem feito, é muito legal. Manda ver e posta pa nois depois.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3054
Localização : Doha - Qatar

kattastroff gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o seu setup de gravação? Empty Re: Qual o seu setup de gravação?

Mensagem por kattastroff Sáb Mar 13, 2021 12:45 pm

Valeu pela resposta!

Esse lance de mixar ouvindo em vários dispositivos ouvi de um professor de engenharia de som na faculdade. E de fato faz sentido né, não adianta você mixar pra ficar bom no seu monitor de referência e fone de estúdio caros, sabendo que a maioria das pessoas vai ouvir pela caixinha do celular, fone baratinho, etc...

Valeu pelas dicas dos formatos e codecs, não tinha pensado nesse ponto ainda! Acho que num primeiro momento a gente vai fazer 1920x1080 pro YouTube mesmo, mas conforme a brincadeira for evoluindo acho que fazer um Instagram da banda pode ser uma boa (eu pessoalmente odeio essa rede social e não uso kkk, mas se o público tá lá a gente tem que ir atrás né).

Esse lance de editar tudo é trabalhoso e prazeroso mesmo hahaha, provavelmente vou perder algumas madrugadas nos próximos fins de semana.

Estamos decidindo qual música vamos fazer primeiro mas o resto da banda empolgou de gravar também, acho que daqui umas semanas devo ter algum resultado pra postar!

Valeu novamente pela resposta irmão!
kattastroff
kattastroff
Membro

Mensagens : 227
Localização : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o seu setup de gravação? Empty Re: Qual o seu setup de gravação?

Mensagem por dibass Sáb Mar 13, 2021 2:34 pm

acho que vc pode trocar o audacity pelo reaper ( sim ele funciona no linux) e vc vai ter mais recursos a disposição
dibass
dibass
Membro

Mensagens : 1564
Localização : uberlandia- MG

kattastroff gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o seu setup de gravação? Empty Re: Qual o seu setup de gravação?

Mensagem por AlbertoBass Sáb Mar 13, 2021 2:45 pm

Jãozeiro escreveu:^ Acho que você tem tudo o que precisa e parece saber o que fazer. Manda ver!
Produção de vídeos é algo trabalhoso. Ainda mais fazendo todo o áudio e vídeo sozinho.

Eu ia lhe dar uma dica sobre monitoramento, mas você mesmo já se mostrou esperto nisso: monitorar a mix em vários dispositivos: fone de ouvido, o som da casa, som do carro, outro fone de ouvido, etc. Pra quem (assim como eu) não tem um par de monitores profissionais dedicados, é isso mesmo o que tem que fazer, e tentar deixar o som soando o melhor possível em todos os dispositivos. É isso aí.

E sobre a imagem, não sou um mestre nisso, mas procure utilizar luz natural e difusa. Isso implica gravar durante o dia, num local bem iluminado, tipo com uma janela aberta. A diferença entre a luz difusa e a luz dura e pontual das lâmpadas é gigante. O vídeo fica com uma outra qualidade.  ​
Faça um enquadramento simples e harmonioso, remova do quadro itens não interessantes ao vídeo, pense uma roupa legal e boas.

Pra exportar o vídeo: uso o codec H.264, o melhor até onde sei na relação compressão/qualidade da imagem. Uso uma taxa constante de bits por segundo. Para o Youtube não adianta mandar mais de 15 bitrate por segundo que o máximo que a plataforma lê é 15 (informação oficial do Youtube). Pra Instagram uso uns 6 (para vídeos no feed). Redes sociais têm que comprimir o vídeo, tem que ser coisa mais leve. De qualquer jeito eles vão comprimir, então é melhor você comprimir com qualidade na hora de exportar o vídeo e deixar o mínimo possível para eles fazerem a compressão cagada deles. Se seu software tiver essas opções na hora de exportar o vídeo, vá nelas.

E 1920x1080p é o padrão de resolução já há quase uma década e vai continuar por uns bons anos. Você pode fazer em formato vertical também, caso o vídeo seja pensado especificamente para o Instagram ou Facebook, ou no formato quadrado. Mas tudo certo se fizer no formato tradicional landscape.
Atente-se que vídeos verticais no feed do Instagram vão aparecer na proporção 4:5. Então se seu vídeo é em 1080x1920p ele sofrerá um corte na vertical pra poder ser enquadrado, ou seja, tem coisa que vai desaparecer da imagem, hehe. Pra isso você exporta no máximo a 1080x1350p, move as cenas pra caber nesse quadro que fica certinho.
No IGTV é proporção 16:9. Mas mesmo assim ele dá uma cortadinha nas laterais do seu vídeo em 1080x1920p (vai entender).
Mas pula essa parte se for fazer 1920x1080p landscape, o formato tradicional.

Mas vai dar uma trabalheira de qualquer forma, ainda mais nesse tipo de vídeo de juntar a galera, dividir o quadro, um pra cá, dois pra lá, hehe. Mas é gostoso de fazer e o resultado, se bem feito, é muito legal. Manda ver e posta pa nois depois.

Boas dicas hein. Pra áudio até que vai, mas com vídeo sou um zero a esquerda. Estou com muita vontade de dedicar a edição de vídeos esse ano. Nem sei por onde começar, qual software etc
AlbertoBass
AlbertoBass
Membro

Mensagens : 1222
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o seu setup de gravação? Empty Re: Qual o seu setup de gravação?

Mensagem por kattastroff Sáb Mar 13, 2021 3:29 pm

dibass escreveu:acho que vc pode trocar o audacity pelo reaper ( sim ele funciona no linux) e vc vai ter mais recursos a disposição

Legal! Vou tentar instalar depois e ver se consigo usar. O Audacity eu uso esporadicamente a mais de 10 anos então sou bem familiarizado, mas queria mesmo conhecer outros programas.
kattastroff
kattastroff
Membro

Mensagens : 227
Localização : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o seu setup de gravação? Empty Re: Qual o seu setup de gravação?

Mensagem por dibass Dom Mar 14, 2021 4:15 pm

Pra linux tem o Ardour também da uma olhada
dibass
dibass
Membro

Mensagens : 1564
Localização : uberlandia- MG

kattastroff gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o seu setup de gravação? Empty Re: Qual o seu setup de gravação?

Mensagem por CSergio Dom Mar 14, 2021 4:57 pm

Tenho uma interface Behringer, mas não tenho mais paciência pra depois sincronizar audio do baixo com bactrack e video gravado pelo celular; por isso gravo direto pelo celular (video e audio).
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4100
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o seu setup de gravação? Empty Re: Qual o seu setup de gravação?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos