Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Quarter Bass - Luthier Tiago Giovanella

+7
Lucas Correa
Dpaulo
bodhan
Fernando Zadá
rafael.buzzi.andrade
afonsodecampos
Claudio
11 participantes

Ir para baixo

Quarter Bass - Luthier Tiago Giovanella Empty Quarter Bass - Luthier Tiago Giovanella

Mensagem por Claudio Qua maio 02, 2018 9:29 am

Galera,

Navegando por aí, encontrei a página do Luthier Tiago Giovanella (https://www.facebook.com/TiagoGiovanellaLuthier/)

Ele constrói acústicos totalmente personalizados, de acordo com o gosto do freguês. Parece que pratica valores bem honestos.

Vale a pena dar uma olhada.

Não faço idéia sobre a qualidade dos instrumentos e nem construção dos mesmos. Se alguém conhece ou tem algum instrumento fito pelo Tiago, por favor coloque aqui suas considerações.

Esse modelo abaixo, o Quarter Bass, achei que tem um som muito interessante. De tudo o que já ouvi, esse foi o que mais se aproxima do acústico 3/4.


Quarter Bass - Luthier Tiago Giovanella 29664738_2051365478237290_8146413436011827221_o

Quarter Bass - Luthier Tiago Giovanella 29873116_2051364851570686_271112209567264315_o

Quarter Bass - Luthier Tiago Giovanella 29664836_2051364594904045_503206931813554810_o

Quarter Bass - Luthier Tiago Giovanella 29749597_2051364731570698_7034005141509524102_o


Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Quarter Bass - Luthier Tiago Giovanella Empty Re: Quarter Bass - Luthier Tiago Giovanella

Mensagem por afonsodecampos Qua maio 02, 2018 10:32 am

Pela descrição este da foto é 1/4, quando comecei ver as imagens achei que fosse desmontável mas é só isso mesmo (rsrsrsrs). Já tinha encontrado no ML, seria interessante ouvir relatos dos donos, os preços são justos mesmo.

Falta informações detalhadas do próprio fabricante no site do ML, isso é um tiro no pé, quanto mais detalhes construtivos menos dúvidas um eventual consumidor pode ter, ainda mais se tratando desse tipo de construção. O consumidor final do contrabaixo acústico não é (comumente) o músico inexperiente ou inciante.

afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagens : 5138
Localização : Belém do Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Quarter Bass - Luthier Tiago Giovanella Empty Re: Quarter Bass - Luthier Tiago Giovanella

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Qua maio 02, 2018 3:05 pm

É um projeto interessante e o som pareceu bom, mas é bom ter em mente que a utilização dele é mais restrita do que um baixo acústico normal:
- Usar arco pode se tornar bem difícil;
- Para tocar da segunda oitava em frente (que seria a 12a casa no elétrico) a pessoa tem que fazer uma opção: ou "imagina" onde seria o lado esquerdo e deixa o braço flutuando para fazer capo, ou toca como se estivesse em um baixo elétrico;

É um instrumento pra quem já tem um baixo e - eventualmente - precisa de algo mais prático. Não creio ser uma boa opção para aprender o instrumento.
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1907
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Quarter Bass - Luthier Tiago Giovanella Empty Re: Quarter Bass - Luthier Tiago Giovanella

Mensagem por Fernando Zadá Qua maio 02, 2018 3:11 pm

Não faz isso não Claudio....
Eu aqui tentando jogar pra debaixo do tapete e matar de vez minha vontade do acústico você me manda uma coisas dessas.....

Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Quarter Bass - Luthier Tiago Giovanella Empty Re: Quarter Bass - Luthier Tiago Giovanella

Mensagem por Claudio Qua maio 02, 2018 7:13 pm

rafael.buzzi.andrade escreveu:É um projeto interessante e o som pareceu bom, mas é bom ter em mente que a utilização dele é mais restrita do que um baixo acústico normal:
- Usar arco pode se tornar bem difícil;
- Para tocar da segunda oitava em frente (que seria a 12a casa no elétrico) a pessoa tem que fazer uma opção: ou "imagina" onde seria o lado esquerdo e deixa o braço flutuando para fazer capo, ou toca como se estivesse em um baixo elétrico;

É um instrumento pra quem já tem um baixo e - eventualmente - precisa de algo mais prático. Não creio ser uma boa opção para aprender o instrumento.

Hoje eu passei uma boa parte da tarde conversando com o Luthier pra pegar informações sobre o projeto. O cara parece ser muito gente boa, respondeu com precisão a todas as perguntas que fiz. Ele faz o projeto 100% custom ao gosto do freguês!

O que eu achei interessante foi a questão da portabilidade, o instrumento fica pequeno e bem leve. Como ele trabalha na base de captação, então o 1/4 de corpo pode ser com laminado mesmo, neste caso não há necessidade de ser maciço.

De fato não é um instrumento para ser executado com arco. Concordo também que é o tipo de instrumento pra quem já tem outro dentro dos padrões do acústico normal.

Achei os valores excelentes, fora o som, que se aproxima muito do acústico.


Fernando Zadá escreveu:Não faz isso não Claudio....
Eu aqui tentando jogar pra debaixo do tapete e matar de vez minha vontade do acústico você me manda uma coisas dessas.....

Hahahaha, sabia que você ia aparecer por aqui!

O Tiago Luthier disse que em breve vai enviar um baixo pra um cliente aqui no Rio. Assim que chegar vou procurar o proprietário e pedir pra ver/tocar o instrumento ao vivo! Se corresponder ao que eu acho que é, com certeza serei um candidato a comprar um... aproveitar que a fila está pequena, ele leva 4 meses pra entregar!

Foi um projeto desse tipo que eu queria tentar alinhar com o Samuel, mas ele meio que não se interessou, nem chegou a responder meu segundo e-mail sobre o assunto!
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Quarter Bass - Luthier Tiago Giovanella Empty Re: Quarter Bass - Luthier Tiago Giovanella

Mensagem por bodhan Qua maio 02, 2018 8:06 pm

Pelo que entendi é 1/4 de corpo, mas a escala é 4/4.
bodhan
bodhan
Membro

Mensagens : 1987
Localização : sp-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Quarter Bass - Luthier Tiago Giovanella Empty Re: Quarter Bass - Luthier Tiago Giovanella

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Qua maio 02, 2018 8:56 pm

Claudio escreveu:(...)Ele faz o projeto 100% custom ao gosto do freguês!(...)Achei os valores excelentes, fora o som, que se aproxima muito do acústico.(...)
Essas duas informações tornam tudo bem interessante.
Claudio escreveu:Foi um projeto desse tipo que eu queria tentar alinhar com o Samuel, mas ele meio que não se interessou, nem chegou a responder meu segundo e-mail sobre o assunto!
Meu "sonho portátil" seria algo na linha do NS Design (que fique em pé sozinho) mas com a sonoridade mais próxima de um acústico. Se eu conseguir vender meu chinês (depois que o do Eliel chegar) quem sabe eu faço um orçamento... hehehe
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1907
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Quarter Bass - Luthier Tiago Giovanella Empty Re: Quarter Bass - Luthier Tiago Giovanella

Mensagem por afonsodecampos Qui maio 03, 2018 10:31 am

Acho interessante o Upright do Germano, já tinha gostado da sonoridade vendo/ouvindo os vídeos do Workshop que ele fez aqui pro FCBR, depois tive a felicidade de tocar em um encomendado por um amigo de Belém, sensacional.
afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagens : 5138
Localização : Belém do Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Quarter Bass - Luthier Tiago Giovanella Empty Re: Quarter Bass - Luthier Tiago Giovanella

Mensagem por Claudio Sex maio 04, 2018 7:58 am

rafael.buzzi.andrade escreveu:
- Para tocar da segunda oitava em frente (que seria a 12a casa no elétrico) a pessoa tem que fazer uma opção: ou "imagina" onde seria o lado esquerdo e deixa o braço flutuando para fazer capo, ou toca como se estivesse em um baixo elétrico;

Ontem conversei novamente com o Tiago e levei pra ele essa questão. Mostrei o Yahama Silent Bass, que tem uma peça removível no lado esquerdo que permite tocar no capo como se fosse num acústico. Ele disse que isso é tranquilo de resolver, que consegue fazer uma peça igual a do Silent Bass, e também removível.

bodhan escreveu:Pelo que entendi é 1/4 de corpo, mas a escala é 4/4.

Sim entendeu certo, o 1/4 é só referente ao bojo, o diapasão do baixo do vídeo é um 4/4, mas é possível produzir o instrumento com qualquer medida de diapasão.
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Quarter Bass - Luthier Tiago Giovanella Empty Re: Quarter Bass - Luthier Tiago Giovanella

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Sex maio 04, 2018 9:19 am

Claudio escreveu:(...)Ele disse que isso é tranquilo de resolver, que consegue fazer uma peça igual a do Silent Bass, e também removível.
Eita!!

Isso ainda vai me causar problemas com a minha esposa... hehehehehehe
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1907
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Quarter Bass - Luthier Tiago Giovanella Empty Re: Quarter Bass - Luthier Tiago Giovanella

Mensagem por Fernando Zadá Sex maio 04, 2018 6:20 pm

Claudio escreveu:

Ontem conversei novamente com o Tiago e levei pra ele essa questão. Mostrei o Yahama Silent Bass, que tem uma peça removível no lado esquerdo que permite tocar no capo como se fosse num acústico. Ele disse que isso é tranquilo de resolver, que consegue fazer uma peça igual a do Silent Bass, e também removível.


Putz!!! Ai lascou
Sai de mim GAS
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Quarter Bass - Luthier Tiago Giovanella Empty Re: Quarter Bass - Luthier Tiago Giovanella

Mensagem por Dpaulo Qua Jul 11, 2018 11:12 am

Entrei em contato com o Tiago e pedi um orçamento de um contrabasseto. Seria um baixo num corpo de cello, basicamente. Ainda estamos conversando sobre o projeto.
Dpaulo
Dpaulo
Membro

Mensagens : 1870
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Quarter Bass - Luthier Tiago Giovanella Empty Re: Quarter Bass - Luthier Tiago Giovanella

Mensagem por Lucas Correa Qui Jul 12, 2018 2:48 pm

Alguem tem mais noticia do Tiago Giovanella?


Última edição por Lucas Correa em Qua Ago 17, 2022 4:11 pm, editado 1 vez(es)
Lucas Correa
Lucas Correa
Membro

Mensagens : 11
Localização : Contagem, MG

http://www.bandaespigao.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Quarter Bass - Luthier Tiago Giovanella Empty Re: Quarter Bass - Luthier Tiago Giovanella

Mensagem por Dpaulo Dom Nov 07, 2021 8:19 am

Também fiquei curioso. Alguém aqui, afinal, testou um baixo dele?
Dpaulo
Dpaulo
Membro

Mensagens : 1870
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Quarter Bass - Luthier Tiago Giovanella Empty Re: Quarter Bass - Luthier Tiago Giovanella

Mensagem por Lucas Correa Dom Nov 07, 2021 11:59 am

Eu acabei comprando o baixo dele… rolou um atraso na fabricação, mas tudo foi conversado e resolvido.


Última edição por Lucas Correa em Qua Ago 17, 2022 4:10 pm, editado 1 vez(es)
Lucas Correa
Lucas Correa
Membro

Mensagens : 11
Localização : Contagem, MG

http://www.bandaespigao.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Quarter Bass - Luthier Tiago Giovanella Empty Re: Quarter Bass - Luthier Tiago Giovanella

Mensagem por Fernando Zadá Dom Nov 07, 2021 12:10 pm

Cara que coisa triste e não dava para devolver e ter seu dinheiro de volta?
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Quarter Bass - Luthier Tiago Giovanella Empty Re: Quarter Bass - Luthier Tiago Giovanella

Mensagem por Lucas Correa Dom Nov 07, 2021 12:41 pm

.


Última edição por Lucas Correa em Qua Ago 17, 2022 4:09 pm, editado 1 vez(es)
Lucas Correa
Lucas Correa
Membro

Mensagens : 11
Localização : Contagem, MG

http://www.bandaespigao.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Quarter Bass - Luthier Tiago Giovanella Empty Re: Quarter Bass - Luthier Tiago Giovanella

Mensagem por Fernando Zadá Dom Nov 07, 2021 12:47 pm

Ah você chegou a pedir antes de receber até?
pelo jeito não foi uma negociação tranquila.

Mas ele chegando quando notou os problemas não dava para acionar ele e desfazer a comprar colocando os pontos que observou?

Chato demais isso.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Quarter Bass - Luthier Tiago Giovanella Empty Re: Quarter Bass - Luthier Tiago Giovanella

Mensagem por allexcosta Dom Nov 07, 2021 12:51 pm

Instrumento novo tem que vir perfeito né? Eu conversaria com um advogado...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Fernando Zadá gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Quarter Bass - Luthier Tiago Giovanella Empty Re: Quarter Bass - Luthier Tiago Giovanella

Mensagem por Lucas Correa Dom Nov 07, 2021 2:06 pm

.


Última edição por Lucas Correa em Qua Ago 17, 2022 4:13 pm, editado 1 vez(es)
Lucas Correa
Lucas Correa
Membro

Mensagens : 11
Localização : Contagem, MG

http://www.bandaespigao.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Quarter Bass - Luthier Tiago Giovanella Empty Re: Quarter Bass - Luthier Tiago Giovanella

Mensagem por Fernando Zadá Dom Nov 07, 2021 3:18 pm

As vezes a melhor coisa mesmo para não gastar energia extra mas bacana comentar aqui.
Vale de alerta. Seria bacana se tivesse documentado os problemas para alertar o povo aqui.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Quarter Bass - Luthier Tiago Giovanella Empty Re: Quarter Bass - Luthier Tiago Giovanella

Mensagem por Ivanov_br Dom Nov 07, 2021 4:38 pm

Tô começando a ficar com nojo de construtores de móveis instrumentos que fazem uma porcaria e depois nao assumem. Se isso vira moda, queima qq coisa chamada de "de luthier".
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7022
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Ir para o topo Ir para baixo

Quarter Bass - Luthier Tiago Giovanella Empty Re: Quarter Bass - Luthier Tiago Giovanella

Mensagem por fheliojr Dom Nov 07, 2021 10:58 pm

^ Não sei se este fenômeno é só nacional, mas qualquer pseudomarceneiro acha que é luthier, aqui, no Brasil.

____________________________
BBB 24 - Bring Bertola Back in 2024
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Quarter Bass - Luthier Tiago Giovanella Empty Re: Quarter Bass - Luthier Tiago Giovanella

Mensagem por Jãozeiro Seg Nov 08, 2021 12:02 am

Lucas Correa escreveu:Eu acabei comprando o baixo dele… depois de mais de 1 ou 2 anos de atraso, ele veio com vários problemas de construção… gastei mais 3000 com reformas, trocas de espigão, cordas e etc… a corda que havia pago, até hoje não veio…

Lucas Correa escreveu:...as vezes tive ma sorte

Isso aí não é má sorte não, Lucas, é outro nome.

Lucas Correa escreveu:Mandei fotos e vídeos.. ele pediu para mandar o baixo de volta para ele fazer os reparos… mas preferi não o fazer e levar em outro Luthier da minha cidade… De BH pro Sul eh bem longe

Mas agr já foi! Já voltei a ficar feliz com o instrumento e boas… essa treta já deixei no passado

Que bom que conseguiu reverter a situação e que no final ficou feliz.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3036
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Quarter Bass - Luthier Tiago Giovanella Empty Re: Quarter Bass - Luthier Tiago Giovanella

Mensagem por Dpaulo Seg Nov 08, 2021 12:04 pm

Ivanov_br escreveu:Tô começando a ficar com nojo de construtores de móveis instrumentos que fazem uma porcaria e depois nao assumem. Se isso vira moda, queima qq coisa chamada de "de luthier".

O problema é esse desleixo profissional.
Já vi dois casos, não sei em qual se encaixaria esse.
1 - O luthier é ruim mesmo, o famoso construtor de móveis que acha que faz instrumentos, cheio de erros estruturais.
2 - O cara é bom luthier mesmo, já fez muito bons instrumentos, mas por motivos de atraso e para entregar no prazo (já que tá pressionado) entrega o instrumento com problemas meio para se livrar - isso eu já vi acontecer em luthier bom daqui de Brasília.
Dpaulo
Dpaulo
Membro

Mensagens : 1870
Localização : Brasília

Fernando Zadá gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Quarter Bass - Luthier Tiago Giovanella Empty Re: Quarter Bass - Luthier Tiago Giovanella

Mensagem por Lucas Correa Qua Ago 17, 2022 4:07 pm

Pessoal, estive conversando novamente com o Tiago Giovanella e conseguimos resolver as arestas criadas e chegar num acordo legal para ambos.

Ele explicou bem os problemas que teve durante o período e compreendi perfeitamente.
Lucas Correa
Lucas Correa
Membro

Mensagens : 11
Localização : Contagem, MG

http://www.bandaespigao.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Quarter Bass - Luthier Tiago Giovanella Empty Re: Quarter Bass - Luthier Tiago Giovanella

Mensagem por Claudio Qui Nov 10, 2022 10:37 am

Ivanov_br escreveu:Tô começando a ficar com nojo de construtores de móveis instrumentos que fazem uma porcaria e depois nao assumem. (...)

Esses "Luthiers" que não assumem seus erros, o próprio tempo se encarrega de pulverizar, já vimos alguns exemplos aqui mesmo no Fórum.

O problema é que eles acabam deixando como legado uma reputação ruim para essa nobre arte da Luthieria. Lamentável.

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Quarter Bass - Luthier Tiago Giovanella Empty Re: Quarter Bass - Luthier Tiago Giovanella

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos