Amplificador Queimado

Ir em baixo

Amplificador Queimado

Mensagem por Geovane Gomes em Dom Maio 13, 2018 9:35 am

Olá, pessoal. Espero que estejam ótimos.

Ontem eu fui tocar em uma numa cidade vizinha e levei pela primeira vez para uma gig o meu amplificador Taurus Qube-450 (http://www.taurus-amp.pl/bass/amps/bass-amps/qube-450.html), quando durante o show o mesmo parou de funcionar e uma luz indicativa "Prot" acendeu.

É meio evidente que um dispositivo de proteção foi acionado, o que o próprio manual confirma:

"This amp is armed with several Power Amp protection circuits. PROT LED placed at front panel of the unit indicates their activity. If PROT illuminates with constant light while instrument is connected, that means Power Amp is blocked by PROTECT circuits. Temporary overload or short circuit at Speaker Output will cause PA to be blocked for about 4 seconds. After this time amp will start working again without any user action. If this kind of situation occurs, cabinet connection and impedance should be checked (lowest possible impedance is 4 ohms). If amp does not restart after 4 seconds, that may indicate Power Amp has overheated. It may take few minutes before the cooling system will decrease temperature of PA to the safe level."

Mas enfim, como aconteceu durante a apresentação, a banda parou e eu tentei resolver o problema desligando o amp e religando, tirando da energia etc, só que nada funcionava. A luz "Prot" continuava acesa e a luz "on" ficava piscando, quando o tecladista tentou ajudar e retirou o cabo que ligava o amp à caixa acústica (Teksound 1x10 a 8 Ohms) e ocorreu um curto dentro do amplificador e nem mesmo a led "Prot" funcionava mais. O amp morreu de vez. O cabo que eu utilizava era https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-691010331-cabo-tecniforte-stack-1m-p-ligaco-de-cabecote-e-caixa-_JM

Se alguém puder me dá uma luz no que pode ter ocorrido, e também em como consertar o amplificador, se foi apenas o fusível que queimou ou se foi um problema mais grave, eu ficaria muito agradecido.

Um abraço!!
Geovane Gomes
Membro

Re: Amplificador Queimado

Mensagem por allexcosta em Dom Maio 13, 2018 9:47 am

O que o manual fala sobre o fusível? Pode ser verificado pelo usuário? Se sim, faça isso logo. Se não, melhor levar a um técnico.
allexcosta
Administrador

Mensagem por Geovane Gomes em Dom Maio 13, 2018 10:00 am

allexcosta escreveu:O que o manual fala sobre o fusível? Pode ser verificado pelo usuário? Se sim, faça isso logo. Se não, melhor levar a um técnico.

Allex,

No painel traseiro tem informação que o soquete de entrada de energia tem fusível:

3,15 A / 230 V
6,3 A /120 V

Também diz para não tentar consertar pessoalmente ;/
Geovane Gomes
Membro

Mensagem por allexcosta em Dom Maio 13, 2018 10:16 am

^ O fusível é interno então?

Cara, se você já fez algo parecido não dá nada, mas não faça na doida com um equipamento caro. Infelizmente, esse tipo de coisa acontece.
allexcosta
Administrador

Mensagem por joabi em Dom Maio 13, 2018 1:04 pm

Quando o tecladista tirou o cabo P10 da caixa, o amp estava ligado?

Este tipo de conector dá curto na saída do amp se o mesmo estiver ligado. Comentei isso em algum lugar aqui no fórum. Sempre tem fazer essas ligações com o amp desligado, e, onde for possível, usar conectores Speakon.
joabi
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Geovane Gomes em Dom Maio 13, 2018 6:05 pm

joabi escreveu:Quando o tecladista tirou o cabo P10 da caixa, o amp estava ligado?

Este tipo de conector dá curto na saída do amp se o mesmo estiver ligado. Comentei isso em algum lugar aqui no fórum. Sempre tem fazer essas ligações com o amp desligado, e, onde for possível, usar conectores Speakon.

Sim, estava Joabi. Ele inadvertidamente puxou o cabo P10 e ocorreu o circuito.

Nesse caso então, por ter sido na saída, significa que o problema seja mais grave do que um simples fusível queimado?
Geovane Gomes
Membro

Mensagem por Stormbringer em Dom Maio 13, 2018 6:41 pm

puxa, esse amp é muito legal, manda numa assistencia.

cara, equipamento que tem opçao de speakon, melhor usar speakon*, é um tipo de conector que nao tem "momento" de curto quando vc tira, alem de ser uma conexao mais robusta...
Estranho o amp ter entrado em modo de proteção com tao pouca potencia (a 1x10 sem sobracarrega-la). Outra coisa pode ser que o cabo estivesse mal conectado. Ou simplesmente defeito do equipamento.

*algumas caixas nao tem entrada speakon, então é legar ter um cabo speakon->p10 pra essas ocasioes, e ter um cabo speakon->speakon pra usar nas suas caixas.
Stormbringer
Membro

Mensagem por Geovane Gomes em Dom Maio 13, 2018 7:56 pm

Sim, eu vou procurar uma assistência. Aceito indicações, inclusive. Eu sou de Santos e poderia até levar pra São Paulo.

O que gostaria de entender também é por que ocorreu. Se foi ligação incorreta, incompatibilidade dos equipamentos. Assim eu poderia evitar de voltar a acontecer.
Geovane Gomes
Membro

Mensagem por JAZZigo em Dom Maio 13, 2018 9:30 pm

A explicação é simples:

image upload no compression
:hmm:
JAZZigo
Membro

Mensagem por Geovane Gomes em Seg Maio 14, 2018 9:49 am

Liguei para um técnico recomendado por um luthier daqui e ele, por telefone, sugeriu que, ou houve um pico de tensão, ou a caixa que eu utilizava não tinha potência suficiente para o cabeçote. Levarei o amplificador hoje para ele verificar.
Geovane Gomes
Membro

Mensagem por allexcosta em Seg Maio 14, 2018 10:09 am

Geovane Gomes escreveu:Liguei para um técnico recomendado por um luthier daqui e ele, por telefone, sugeriu que, ou houve um pico de tensão, ou a caixa que eu utilizava não tinha potência suficiente para o cabeçote. Levarei o amplificador hoje para ele verificar.

Quando uma caixa não aguenta o amp o que queima é a caixa.

Sei lá, técnico bom geralmente não arrisca diagnóstico sem ver equipamento.
allexcosta
Administrador

Mensagem por joabi em Seg Maio 14, 2018 1:53 pm

Aquecimento por falta de ventilação, pico de tensão, danos no transporte (peças soltas), forçar demais o amp, tem um monte de possibilidades… Só analisando mesmo pra saber.

Esses amps também têm proteção setorizada (para a entrada de rede, para as saídas, ventoinhas). Tem que investigar com calma.
joabi
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: