Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A sociedade literária da torta de casca de batata de Guernsey

+2
allexcosta
Maurício_Expressão
6 participantes

Ir para baixo

A sociedade literária da torta de casca de batata de Guernsey Empty A sociedade literária da torta de casca de batata de Guernsey

Mensagem por Maurício_Expressão Sáb Ago 11, 2018 12:49 pm

Um dia participava de uma aula de inglês, com um professor nascido em Londres, e o tema era o Reino Unido.

Ele falava que todos pensavam que Reino Unido era uma única grande ilha que englobava Inglaterra, Escócia e País de Gales. Isso não estava errado, mas o Reino Unido era mais que isso e considerava também uma parte de outra grande ilha: Irlanda do Norte, pois a Irlanda (o resto sul da ilha) foi emancipada do Reino Unido no início dos anos 1920.

Falou que também existia uma ilha bem pequena, que era considerada Britânica, mas não era do Reino Unido, apesar de ser Inglesa, que era a Ilha de Man, famosa pela corrida de moto mais perigosa do mundo onde morriam 2 pilotos em média por evento anual. E que isso era bem complicado de explicar, pois como uma ilha pertencente a Inglaterra, membro do Reino Unido, não era do Reino Unido?

E eu completei: Como a ilha de Guernsey, no Canal da Mancha, também!!!

E ele: What???

Ou seja, um londrino nunca ouviu falar da ilha de Guernsey.

Ouvi falar dessa ilha pela primeira vez, quando a empresa que trabalhava vendeu um avião pra lá e foi uma venda estranha. Quem comprou o avião foi um grupo de pessoas comuns (umas 150 que fizeram uma "vaquinha"). Normalmente quem compra avião é companhia aérea ou Governos ou grandes empresas com estrutura.

Nesse caso era um grupo de pessoas, e usavam o avião para ir de manhã de Guernsey para Londres e no final do expediente voltar com o avião de Londres para Guernsey. No sábado e domingo o avião ficava parado...

E como não tinham estrutura, anualmente pediam para nós fazermos uma manutenção geral, como uma revisão que fazemos num carro...

E quando a manutenção demorava mais de 48 horas, o pessoal tinha que passar um tempo na ilha, esperando o avião ficar parado novamente no final de semana, ou trabalhar a noite no meio da semana.

Então, anualmente a equipe já sabia que teria que passar uma temporada em Guernsey. Com suas pequenas casas de pedras antigas, como se tivessem voltado no tempo, parecendo uma cidade medieval. Mas com grana suficiente para comprar um baita avião de 150 lugares...

Mas esse é o único meio de morar na ilha e ir trabalhar todos os dias. Antes de comprar o avião, as pessoas tinham que ter 2 casas: uma em Londres morando de segunda a sexta e outra em Guernsey para os finais de semana (indo de barco numa viagem de 3 horas).

A ideia que tinha desse povo, apesar de eu mesmo não ter ido pessoalmente para a ilha, pelos relatos da equipe, era que grande parte do salário era gasto no avião, mas o que sobrava dava para eles manterem uma vida boa, e então optavam por viver melhor na ilha, vendo o nascer e o por do sol diariamente, fazendo um sacrifício financeiro meio sem sentido.

Ontem assisti o filme "A sociedade literária da torta de casca de batata de Guernsey" onde narram como o pessoal da ilha, que foi invadida na Segunda Grande Guerra pelos Nazistas resistiu a ocupação passando fome e sofrendo muito. A ilha foi tomada sem qualquer resistência, pois além de pequena (hoje tem 63.000 habitantes), não tinham exercito e a Inglaterra não tinha como ajudar na defesa.

Esse filme fez eu compreender um pouco mais por que o povo de Guernsey gosta tanto do lugar onde nasceram e por que fazem questão de gastar mais da metade do seu salário só para terem o prazer de dormir numa ilha longe, no meio do oceano.

Recomendo assistirem o filme: A sociedade literária da torta de casca de batata de Guernsey.



Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7456
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

A sociedade literária da torta de casca de batata de Guernsey Empty Re: A sociedade literária da torta de casca de batata de Guernsey

Mensagem por allexcosta Sáb Ago 11, 2018 12:59 pm

As coisas que a pessoa sabe quando tem milhares de anos... Laughing

Eu nunca sequer tinha ouvido falar ou lido o nome "Guernsey" na minha vida. Bem interessante. Obrigado pela dica.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

A sociedade literária da torta de casca de batata de Guernsey Empty Re: A sociedade literária da torta de casca de batata de Guernsey

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Sáb Ago 11, 2018 11:12 pm

allexcosta escreveu:As coisas que a pessoa sabe quando tem milhares de anos... Laughing

Eu nunca sequer tinha ouvido falar ou lido o nome "Guernsey" na minha vida. Bem interessante. Obrigado pela dica.

lol!
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9084
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

A sociedade literária da torta de casca de batata de Guernsey Empty Re: A sociedade literária da torta de casca de batata de Guernsey

Mensagem por fheliojr Dom Ago 12, 2018 7:47 pm

allexcosta escreveu:...Eu nunca sequer tinha ouvido falar ou lido o nome "Guernsey" na minha vida. Bem interessante. Obrigado pela dica.

[2]
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

A sociedade literária da torta de casca de batata de Guernsey Empty Re: A sociedade literária da torta de casca de batata de Guernsey

Mensagem por afonsodecampos Seg Ago 13, 2018 9:44 am

Interessante relato, vou procurar o filme... obrigado pela dica!
afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagens : 5138
Localização : Belém do Pará

Ir para o topo Ir para baixo

A sociedade literária da torta de casca de batata de Guernsey Empty Re: A sociedade literária da torta de casca de batata de Guernsey

Mensagem por Andremoura Sáb Dez 15, 2018 9:27 am

Assisti esse filme no Netflix semana passada, e é realmente encantador. A historia do avião mostra que o filme captou bem o instinto de coletividade dos moradores desse lugar, que aliás é muito bonito!
Andremoura
Andremoura
Membro

Mensagens : 1231
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

A sociedade literária da torta de casca de batata de Guernsey Empty Re: A sociedade literária da torta de casca de batata de Guernsey

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos