Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Baixo elétrico vs Baixo acústico e algumas características

5 participantes

Ir para baixo

Baixo elétrico vs Baixo acústico e algumas características Empty Baixo elétrico vs Baixo acústico e algumas características

Mensagem por Tarcísio Caetano Ter Out 02, 2018 10:26 am



Opiniões?!


Última edição por Tarcísio Caetano em Sáb Dez 04, 2021 6:47 pm, editado 1 vez(es)
Tarcísio Caetano
Tarcísio Caetano
Membro

Mensagens : 6550
Localização : Brasil

Gabriel Felix gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo elétrico vs Baixo acústico e algumas características Empty Re: Baixo elétrico vs Baixo acústico e algumas características

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Ter Out 02, 2018 1:29 pm

Ele tá bem correto em muitas das colocações.
São instrumentos bem diferentes, sim. Eu tive que desaprender baixo elétrico pra poder aprender o acústico.

Só acho que - quem tem boa noção musical - sai muito na frente de alguém que nunca tocou. Tudo vai depender do treino que o músico tem em ritmos, leitura de partitura e outras coisas que não tem a ver necessariamente com ser um bom baixista, mas ser um bom músico.

Só uma desmistificação rápida: Ele falou em achar a nota no baixo acústico com o ouvido.
Ok, eu acho que entendi o que ele quis dizer. Quando você está estudando uma nova escala isso pode até ser verdade, mas só ali
Você tem que saber onde está a nota antes de ouvir ela. Fazer uma escala rápida no baixo acústico não tem a ver com ouvido e sim com treino.

PS: Baixo acústico não é difícil de aprender. Trabalhoso? Sim. Exige constancia nos treinos? Sim, muito mais do que o elétrico. Difícil? Não.


Última edição por rafael.buzzi.andrade em Ter Out 02, 2018 1:33 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : inclusão do PS)
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1909
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo elétrico vs Baixo acústico e algumas características Empty Re: Baixo elétrico vs Baixo acústico e algumas características

Mensagem por Claudio Qua Out 03, 2018 7:58 am

Tarcísio, o Domenico é uma figura sensacional, baita músico e muito assertivo nas coisas que fala. Esse vídeo é muito esclarecedor (sugiro que seja fixado no tópico), ele fala sobre uma grande parte das perguntas que os baixistas de acústico convivem no dia-a-dia. Vou passar a responder com o link pra esse vídeo :-)


rafael.buzzi.andrade escreveu:
Só uma desmistificação rápida: Ele falou em achar a nota no baixo acústico com o ouvido.
Você tem que saber onde está a nota antes de ouvir ela. Fazer uma escala rápida no baixo acústico não tem a ver com ouvido e sim com treino.

Eu vejo isso um pouco diferente.
Quando ele diz "achar a nota", entendo que ele está se referindo a afinação.

Achar a posição da nota não tem a ver com ouvido. Neste caso, pra mim existe claramente um tripé composto por: 1 - Total domínio de intervalos, 2 - Memória muscular e 3 - Forma da mão (a tão falada Concha). Na minha opinião, e o que transmito nas minhas aulas, é que esse tripé é o que ajuda a encontrar a posição física das notas no espelho do instrumento.

Já o ouvido, é 100% responsável por te dizer se aquela nota que você encontrou está na afinação correta, pois isso pode variar enormemente de acordo com o Diapasão do instrumento. Aí, não tem fórmula mágica, ou você tem a afinação entranhada no pé da orelha, ou vai viver tocando utilizando o recurso de glissando para achar a afinação.

Também concordo 100% com o fato de que tocar baixo elétrico não te habilita a migrar de forma automática pro acústico. São sim instrumentos muito diferentes.

Conheço pessoas (inclusive aqui do Fórum) que são fenomenais tocando baixo elétrico, porém naufragaram ao se aventurarem no acústico achando que a diferença estava apenas no tamanho e na estética. Imagina se um cavaquinista pensasse a mesma coisa!

Da mesma forma, conheço pessoas que ingressaram na música através do baixo acústico, e se atrapalham bastante pra trocar o elétrico, muitos nem tentam.

Conheço raríssimos baixistas que têm o mesmo desempenho nos dois instrumentos. Daqueles que me lembro agora posso citar o saudoso Nico Assumpção e o Brian Broomberg.

EDIT: Esqueci de incluir o amigo Alexandre Montenegro no seleto grupo dos que mandam bem nos dois instrumentos.
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo elétrico vs Baixo acústico e algumas características Empty Re: Baixo elétrico vs Baixo acústico e algumas características

Mensagem por Tarcísio Caetano Qua Out 03, 2018 10:45 am

Ô Cláudio, concordo com você sobre o Domênico: toca muito e me parece uma boa pessoa; inclusive o conheci no Instagram e vejo seus vídeos no YT.

Comigo, foi o contrário. Apanhei demais da conta indo do acústico, minha referência maior, para o elétrico. A técnica de tocar um dedo por casa quase acabou com minha motivação. Tenho uma certa dificuldade em abrir os dedos, que não são grandes. Acabava por ter algumas dores e incômodos. Até o dia que resolvi "chutar o balde" e passei a usar os dedos 1,2 e 4 abarcando 3 casas de cada vez até a 7ª casa. Mas demandou um tempo, pois sou muito "covarde" ao enfrentar postulados estabelecidos. Nunca acho que tenho conhecimento suficiente para duvidar daquilo que profissionais renomados afirmam. E acabo perdendo um tempo enorme me debatendo comigo mesmo.
Tarcísio Caetano
Tarcísio Caetano
Membro

Mensagens : 6550
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo elétrico vs Baixo acústico e algumas características Empty Re: Baixo elétrico vs Baixo acústico e algumas características

Mensagem por Zubrycky Qui Out 04, 2018 9:15 am

^
Na maior parte das vezes, no baixo elétrico, uso os dedos 1, 2 e 4 por uma questão ergonômica. Para mim, esta técnica resulta em uma economia de movimentos que muito aprecio*. Uso a tradicional técnica "um dedo por traste" (técnica na qual também sou versado) apenas em casos de necessidade.

(Enfim, essa questão é análoga ao debate dedos/palheta. Domino as duas técnicas e uso esta ou aquela dependendo da ocasião ).
Quanto ao baixo acústico, eu o acho fascinante. Já tive aulas, mas não pude avançar como gostaria porque não me foi possível comprar um. Sad

Quem sabe em um futuro próximo...

P.S.: Mais tarde verei o vídeo.

* Costumo confundir guitarristas porque muitas vezes minhas digitações começam com o quarto dedo ao invés do primeiro... Ri Muito
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18965
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo elétrico vs Baixo acústico e algumas características Empty Re: Baixo elétrico vs Baixo acústico e algumas características

Mensagem por Tarcísio Caetano Qui Set 24, 2020 2:50 pm

Achei bem interessante e acredito que caiba aqui.

Tarcísio Caetano
Tarcísio Caetano
Membro

Mensagens : 6550
Localização : Brasil

bodhan e Nelson Bass gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo elétrico vs Baixo acústico e algumas características Empty Re: Baixo elétrico vs Baixo acústico e algumas características

Mensagem por vinibassplayer Qui Set 24, 2020 3:20 pm

Tarcísio Caetano escreveu:Achei bem interessante e acredito que caiba aqui.

mano q interessante! que didática hein, qqr criança entende!
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1601
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo elétrico vs Baixo acústico e algumas características Empty Re: Baixo elétrico vs Baixo acústico e algumas características

Mensagem por Tarcísio Caetano Sáb Dez 04, 2021 7:02 pm


____________________________
Finou? Tá bão. O resto é dedo - CT. Colela.
Se traste fosse bom não tinha este nome - Cláudio Cuoco.
Tocar fretless é uma arte. Desafinar faz parte - Márcio Azzarini.
Quando o mundo da música muda, os muros da cidade tremem - Platão.
Tarcísio Caetano
Tarcísio Caetano
Membro

Mensagens : 6550
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo elétrico vs Baixo acústico e algumas características Empty Re: Baixo elétrico vs Baixo acústico e algumas características

Mensagem por Tarcísio Caetano Sáb Dez 04, 2021 7:29 pm


____________________________
Finou? Tá bão. O resto é dedo - CT. Colela.
Se traste fosse bom não tinha este nome - Cláudio Cuoco.
Tocar fretless é uma arte. Desafinar faz parte - Márcio Azzarini.
Quando o mundo da música muda, os muros da cidade tremem - Platão.
Tarcísio Caetano
Tarcísio Caetano
Membro

Mensagens : 6550
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo elétrico vs Baixo acústico e algumas características Empty Re: Baixo elétrico vs Baixo acústico e algumas características

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos