Como você ajusta o equalizador?

Ir em baixo

Como você ajusta o equalizador?

Mensagem por Edão em Qua Out 03, 2018 12:14 pm

O equalizador do cubo ou do cabeçote que você usa é talvez um dos itens mais importantes e mais negligenciados por quem gosta de fazer aquele som.
Com certeza, muitos músicos, baixistas no nosso caso, já aprenderam a usar e sabem da importância, outros, no entanto, ainda não.

Como você ajusta o equalizador? Seja ele de que tipo for: gráfico, paramétrico ou semi-paramétrico.

Já chegou numa razão? Ajusta conforme o ambiente? Ajusta pra chegar no timbre que você tem na ideia? Muda com frequência ou é aquilo e nada mais?

Edão
Membro

Re: Como você ajusta o equalizador?

Mensagem por pedrohenrique.astronauta em Qua Out 03, 2018 12:21 pm

Tudo flat. Costumo mudar mais no baixo.
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagem por Edão em Qua Out 03, 2018 12:26 pm

Tenho um cubo Behringer BXL 1800a que tem um equalizador gráfico de 7 bandas.

Quando quero um timbre encorpado e com médio proeminente dou um boost, de leve, no primeiro, no terceiro e no último botão gráfico e atenuo o penúltimo.

Esse dias encontrei um novo timbre que tá me agradando muito. Chamo de timbre Fodera, Kkkkkkkk.

Ouvindo o Moto Fukushima, baixista do House of Waters fui fuçando no equalizador e cheguei num timbre bem próximo ao que ele tira num baixo Fodera.

Tô usando essa equalização com Jazz Bass e também com o PBass com cordas flatwounds.

O Jazz Bass fica com grave pouco encorpado, mas com com um timbre mais claro, nítido e frio. Desculpem-me por usar termos que remetem a sensação pra definir o timbre, mas acho que é o adequado.
No PBass também fica ótimo. O timbre fica claro e nítido também.

Usei nos ensaios e tá muito bom. Sem compressão.

Esse é o desenho gráfico.

Edão
Membro

Mensagem por allexcosta em Qua Out 03, 2018 12:58 pm

Jamais utilizo configurações pré-concebidas.

Na verdade normalmente deixo flat e desligado se houver a opção.

Se na passagem de som houver uma frequência muito ofensiva ou realimentando no palco, penso na possibilidade de corrigi-la com o EQ disponível, seja do baixo, do amp, da mesa, etc...

Mas via de regra tomo decisões de EQ no show, quando o local está cheio de sacos d'água e 80% dos graves da passagem de som sumiram.

É muito difícil eu usar o EQ para timbrar. Normalmente é uma ferramenta de correção. É claro que quando a corda tá meio velha a gente dá um cabelo de sapo em 8K ou algo assim.

Eu tenho amigos, baixistas excelentes, que trabalham com idéias fixas de EQ, tipo "dar 3khz pra definir timbre de dedo" ou "tirar 800hz-1khz pra slap". Outros tantos usam tudo flat e abrem o grave do baixo todo, não importa qual baixo seja. O Bi Ribeiro é assim...

Pra mim o que funciona é você ter um timbre na mente e enxergar cada botão ou slide como uma ferramenta pra chegar àquele timbre.
allexcosta
Administrador

Mensagem por Edão em Qua Out 03, 2018 1:07 pm

Legal Allex.
Quando penso num timbre de palco que eu não gosto de jeito nenhum lembro do Bi Ribeiro e aquele grave insuportável ao vivo.
Aliás, aquele grave que cobre todas as outras frequência me incomoda muito.

Tenho ideias ou desenhos pré-concebidos, mas às vezes ajusto um pouco, conforme o local.
Realmente, o negócio é chegar no timbre que se tem em mente.

Mas como falei, tenho dois modelos padrão de equalização que são estes que apresentei.
Edão
Membro

Mensagem por Sandro Levi em Qua Out 03, 2018 1:40 pm

Ter uma referência do seu som é o primeiro passo. Alcançando isso, é possível fazer apenas  as correções do ambiente. 

Sempre no amplificador. Fazendo essas correções no baixo, elas irão interferir no PA  e pode ser desnecessário.
Sandro Levi
Membro

Mensagem por Breno_Barnabe em Qua Out 03, 2018 2:41 pm

Começo flat e ajusto na hora ali dependendo de como sentir. Normalmente não faço graaandes mudanças, tem lugar que em 2 min está tudo certo, tem lugar que leva um pouco mais de tempo, mas no geral corto alguma coisa em excesso basicamente. Ajusto o tone do baixo pra não ficar muito estalado e simbora.
Breno_Barnabe
Membro

Mensagem por Juninho Sampaio em Qua Out 03, 2018 3:45 pm

Fletado sempre!
Juninho Sampaio
Membro

Mensagem por fheliojr em Qui Out 04, 2018 11:00 pm

Breno_Barnabe escreveu:Começo flat e ajusto na hora ali dependendo de como sentir...

[2]
fheliojr
Membro

Mensagem por Zubrycky em Qui Nov 08, 2018 8:38 pm

Bom, esse é o tipo de assunto sobre cujos mecanismos nunca me debrucei, para ser franco.

Para mim, o som começa pelo instrumento. Dependendo da natureza do show/gravação/conjunto/repertório eu já sei qual baixo (Ou quais baixos) levar. Uma vez no local, plugo o contrabaixo no amplificador do local e vou mexendo nos controles até alcançar o som desejado ou uma sonoridade que eu goste e seja apropriada para a ocasião.

É um processo completamente intuitivo e guiado pelos ouvidos.

Zubrycky
Membro

https://www.youtube.com/zubrycky

Mensagem por NESCAU em Sex Nov 09, 2018 11:45 am

Eu tenho o meu timbre pré-ajustado no meu cérebro. Então, eu uso o equalizador para cortar ou adicionar as frequências até chegar no meu timbre. Geralmente o grave fica flat, há um boost no médio grave bem pequeno o médio agudo fica flat e o agudo, um pequeno boost para compensar a idade das cordas. Só.
NESCAU
Membro

Mensagem por Juninho Sampaio em Sex Nov 09, 2018 7:13 pm

Toco sempre fletado tudo!
Juninho Sampaio
Membro

Mensagem por allexcosta em Sex Nov 09, 2018 7:22 pm

Juninho Sampaio escreveu:Fletado sempre!

Juninho Sampaio escreveu:Toco sempre fletado tudo!

allexcosta
Administrador

Mensagem por Juninho Sampaio em Sex Nov 09, 2018 7:30 pm

Adoro!!!

Esse gordinho me ama!!! Já acostumei!
Juninho Sampaio
Membro

Mensagem por Rico em Sex Nov 09, 2018 10:31 pm

Normalmente eu desligo o equalizador. Meus amps não os tem, então, tenho pouca intimidade com eles.

Rico
Membro

Mensagem por Christian em Sab Nov 10, 2018 9:14 am

Equalizador sempre me atrapalha, normalmente flat no amp e no baixo e vou ajustando até meu som chegar
Christian
Membro

Mensagem por JAZZigo em Sab Nov 10, 2018 5:26 pm

Este foi o ajuste que fiz da última que usei meu combo (falante de 15'' + horn) mais uma caixa Ampeg 4X10, sem utilizacão de pedal preamp/equalizador ou pedal compressor, dentro de um estúdio/sala de uns 25 m2, acompanhado de 1 guitarra, 1 bateria e 1 voz. Detalhe importante: com o famoso PRE-SHAPE dos amps Trace Elliot ligado (sempre)... um tesão! Ah! E o baixo era um Edwards Jazz Bass passivo (volumes e tone completamente abertos), com cordas roundwound stainless steel novas.

Última edição por JAZZigo em Sab Nov 10, 2018 5:31 pm, editado 1 vez(es)
JAZZigo
Membro

Mensagem por NETOULTRA em Sab Nov 10, 2018 5:28 pm

Christian escreveu:Equalizador sempre me atrapalha, normalmente flat no amp e no baixo e vou ajustando até meu som chegar

Também, estou numa fase egoísta... O som estando bom pra mim é o que importa, na frente o operador se vira, ou não... Pra mim tanto faz...

NETOULTRA
Membro

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: