Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Por que só no Brasil se pensa que Santos-Dumont inventou o avião?

+7
AndréBurger
Maurício_Expressão
vcrz
rafael.buzzi.andrade
Mauricio Luiz Bertola
joabi
allexcosta
11 participantes

Ir para baixo

Por que só no Brasil se pensa que Santos-Dumont inventou o avião?  Empty Por que só no Brasil se pensa que Santos-Dumont inventou o avião?

Mensagem por allexcosta Seg Out 15, 2018 8:10 pm

Sempre tive essa curiosidade. Meu pai chega ao ponto de dizer que ele inventou também o relógio de pulso.

Ah, e a escada rolante da bizarra "Estação da Lapa" em Salvador era a maior do mundo. Nego acreditava piamente nisso e passava a informação pra frente.

Assim... 40 anos atrás eu até entendo. Mas hoje, com internet, com informação a um clique de qualquer pessoa, como esses mitos sobrevivem?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Por que só no Brasil se pensa que Santos-Dumont inventou o avião?  Empty Re: Por que só no Brasil se pensa que Santos-Dumont inventou o avião?

Mensagem por joabi Seg Out 15, 2018 8:37 pm


O relógio de pulso é verdade. Ele era amigo do Cartier, que fabricava aqueles relógios tradicionais, com corrente, e pediu pro cara colocar uma pulseira, para conseguir ver as horas enquanto voava.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Por que só no Brasil se pensa que Santos-Dumont inventou o avião?  Empty Re: Por que só no Brasil se pensa que Santos-Dumont inventou o avião?

Mensagem por allexcosta Seg Out 15, 2018 8:47 pm

joabi escreveu:O relógio de pulso é verdade.

Né não.

No Século XVI já existia relógio de pulso. E dentre os fabricantes mais modernos, Patek Philippe já produzia relógio de pulso em grandes quantidades antes do Cartier.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Por que só no Brasil se pensa que Santos-Dumont inventou o avião?  Empty Re: Por que só no Brasil se pensa que Santos-Dumont inventou o avião?

Mensagem por joabi Seg Out 15, 2018 8:55 pm


Ih, rapaz... então já era. hahaha
joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Por que só no Brasil se pensa que Santos-Dumont inventou o avião?  Empty Re: Por que só no Brasil se pensa que Santos-Dumont inventou o avião?

Mensagem por allexcosta Seg Out 15, 2018 9:04 pm

allexcosta escreveu:Meu pai chega ao ponto de dizer que ele inventou também o relógio de pulso.

Fazendo um parênteses...

Meu pai é muita viagem, cara... Quando eu era criança ele dizia que no ano 2000 o Esperanto ia ser a língua universal do planeta Terra. E eu falava "vai nada", e ele "vai sim, Chico e Emmanuel confirmaram" (desculpem a pincelada religiosa).

Aí chega hoje vez em quando eu pergunto "tu não falava isso e aquilo sobre o Esperanto? Cadê?" Ele ri sem graça e muda de assunto...

Que dificuldade que as pessoas têm de admitir que estão erradas né? "Olha pessoal, a gente achava que Santos-Dumont blá blá blá, mas a gente tava errado". Pronto, acabou o assunto...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Por que só no Brasil se pensa que Santos-Dumont inventou o avião?  Empty Re: Por que só no Brasil se pensa que Santos-Dumont inventou o avião?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Out 16, 2018 12:27 am

Os irmãos Wright voaram com um aparelho mais pesado que o ar antes de Santos Dumont. Mas eles não foram os únicos também não...
O que os americanos querem é exclusividade na "glória" dessa invenção, quando, na verdade, muitos contribuíram para a mesma, incluindo os irmãos Wright e Dumont.
Como a maior parte das invenções (e da Ciência como um todo), essa é fruto de trabalho coletivo...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Por que só no Brasil se pensa que Santos-Dumont inventou o avião?  Empty Re: Por que só no Brasil se pensa que Santos-Dumont inventou o avião?

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Ter Out 16, 2018 7:55 am

O detalhe é que os Wright voaram antes, sim, mas com propulsão externa (se não me engano)
O avião tinha motor com hélice, mas necessario catapultar ela ao ar.
O grande lance do Dummont é que o 14bis saia do chão com força própria.

É bem com o Berola falou: trabalho coletivo.
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1907
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Por que só no Brasil se pensa que Santos-Dumont inventou o avião?  Empty Re: Por que só no Brasil se pensa que Santos-Dumont inventou o avião?

Mensagem por allexcosta Ter Out 16, 2018 8:37 am

rafael.buzzi.andrade escreveu:O detalhe é que os Wright voaram antes, sim, mas com propulsão externa (se não me engano)
O avião tinha motor com hélice, mas necessario catapultar ela ao ar.
O grande lance do Dummont é que o 14bis saia do chão com força própria.

Os Wright voaram inúmeras vezes, com trilho e sem, antes do 14-Bis. Inclusive o avião do Brasileiro era claramente uma cópia do Americano.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Por que só no Brasil se pensa que Santos-Dumont inventou o avião?  Empty Re: Por que só no Brasil se pensa que Santos-Dumont inventou o avião?

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Ter Out 16, 2018 8:59 am

Então, tio. Se incomoda de colocar fontes nessa tua afirmação?

O Wright voaram antes, mas eram muito cuidadosos com suas plantas e - pelo que sei - nem deixavam a galera chegar muito perto.
O Santos Dummont estava em paris e eles nos USA... enfim... aqui tem um podcast inteiro dedicado a essa controvérsio toda.
É feito por brasileiros mas não é tendencioso.

https://jovemnerd.com.br/nerdcast/nerdcast-287-grandes-inventores-santos-dumont-vs-irmaos-wright/
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1907
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Por que só no Brasil se pensa que Santos-Dumont inventou o avião?  Empty Re: Por que só no Brasil se pensa que Santos-Dumont inventou o avião?

Mensagem por vcrz Ter Out 16, 2018 9:07 am

Enquanto Santos Dummont voava em paris os irmãos wright estavam.vendendo o projeto do avião com motor pro exército americano.

Os caras já tinham voado 39 mil metros em 1905 enquanto dummont só tinha voado 221 metros a 6 de altura com o 14bis em 1906.... Só a França e o Brasil falam de Santos Dummont. Foi mal mas te enganaram na escola.

https://otrecocerto.com/2016/08/15/os-irmaos-wright-usavam-catapulta-e-outros-mitos-em-defesa-de-santos-dumont/
vcrz
vcrz
Membro

Mensagens : 1352
Localização : Naperville, IL

Ir para o topo Ir para baixo

Por que só no Brasil se pensa que Santos-Dumont inventou o avião?  Empty Re: Por que só no Brasil se pensa que Santos-Dumont inventou o avião?

Mensagem por allexcosta Ter Out 16, 2018 9:39 am

rafael.buzzi.andrade escreveu:Então, tio. Se incomoda de colocar fontes nessa tua afirmação?

O brother acima chegou antes.

É o tipo de coisa que ninguém discute, em lugar nenhum do mundo.

Mesmo acontece com o relógio de pulso, que Santos-Dumont não foi nem a segunda, nem terceira, nem vigésima pessoa a usar.

É igual na minha cidade natal, onde até hoje nego acredita que essa aberração é a maior escada rolante do mundo:

Por que só no Brasil se pensa que Santos-Dumont inventou o avião?  Antiga-estacao-da-lapa_1616432

Aí tu vai pra fora do Brasil e vê isso, que nem é a maior do mundo:



É o que eu sempre digo: Para melhorar é necessário, antes de tudo, saber onde você está. O Brasil não sabe onde ele está em relação ao mundo.

Quer outro exemplo? Nego vende essa idéia de que o Brasil é um país turístico e a população acredita. O Brasil está no quadragésimo-quinto lugar em turismo, atrás de países como Coréia, Ucrânia, Bahrein, Croácia, Indonésia, Bulgária, Romênia, Irlanda, Georgia, etc...

Pra ter uma idéia, o México está em décimo-primeiro lugar. O Brasil recebe a mesma quantidade de turistas que a República Dominicana, que é um país com 5% da nossa população, menor que a Paraíba.

E boa parte do turismo brasileiro é gringo procurando criança pra ter relações sexuais.

Brasileiros sofrem muito com o isolamento de informações, com uma língua que ninguém fala e com a doutrinação da mídia. O que me causa estranheza é isso perdurar em tempos de amplo acesso à internet. Gaste 5 minutos no Google e você tem todos esses dados à sua frente.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Por que só no Brasil se pensa que Santos-Dumont inventou o avião?  Empty Re: Por que só no Brasil se pensa que Santos-Dumont inventou o avião?

Mensagem por Maurício_Expressão Ter Out 16, 2018 9:55 am

É...

A gente gosta de dizer que tem o maior estádio de futebol do mundo, o maior piloto de Fórmula 1 do mundo, a maior tecnologia em concreto armado do mundo, a seleção de futebol com mais títulos do mundo...
Enfim, acho que isso é um pouco de complexo de inferioridade que alguns chamam de complexo de vira-lata.

Nem a maior corrupção do mundo nós temos....

Talvez algumas dessas frases possam ser verdades, ou foram verdades durante um certo período de tempo, ou só foram frases de efeito (com defeito).

A gente parece ser um povo carente...
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7456
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Por que só no Brasil se pensa que Santos-Dumont inventou o avião?  Empty Re: Por que só no Brasil se pensa que Santos-Dumont inventou o avião?

Mensagem por allexcosta Ter Out 16, 2018 10:01 am

Maurício_Expressão escreveu:A gente parece ser um povo carente...

Pois é. Aproveitando que você falou de piloto, o endeusamento de Ayrton Senna chega a ser um negócio ridículo. Daqui uns dias vão construir uma igreja pra ele, nego vai percorrer 20km ajoelhado pra chegar ao altar com um capacete amarelo e dizer que ficou curado de câncer de pâncreas.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Por que só no Brasil se pensa que Santos-Dumont inventou o avião?  Empty Re: Por que só no Brasil se pensa que Santos-Dumont inventou o avião?

Mensagem por Maurício_Expressão Ter Out 16, 2018 10:04 am

^^^
Hehehehe.
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7456
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Por que só no Brasil se pensa que Santos-Dumont inventou o avião?  Empty Re: Por que só no Brasil se pensa que Santos-Dumont inventou o avião?

Mensagem por AndréBurger Ter Out 16, 2018 11:19 am

Aqui a gente louva todo o conhecimento do Allex sobre baixos Very Happy

AndréBurger
Membro

Mensagens : 925
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Por que só no Brasil se pensa que Santos-Dumont inventou o avião?  Empty Re: Por que só no Brasil se pensa que Santos-Dumont inventou o avião?

Mensagem por Cantão Ter Out 16, 2018 11:34 am

Já estão falando em oficializar o Senna como herói nacional...não que eu discorde , mas fazer isso como politicagem do momento ao meu ver é manobra para angariar simpatia a um partido.
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21706
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Por que só no Brasil se pensa que Santos-Dumont inventou o avião?  Empty Re: Por que só no Brasil se pensa que Santos-Dumont inventou o avião?

Mensagem por allexcosta Ter Out 16, 2018 12:33 pm

AndréBurger escreveu:Aqui a gente louva todo o conhecimento do Allex sobre baixos Very Happy

Tomara que não, né?

Pra um cara que toca profissionalmente desde 1988 e vivia enfurnado em loja de música e lutheria e não sei absolutamente nada. Sou quase que completamente leigo em Fenders e Gianninis, só pra começar... Preamps também sei muito pouco. Efeitos nem se fala. Sem mencionar o Jazzigo tem nego aqui que sabe 10 anos luz mais que eu.

Mas é igual àquele provérbio Chinês. O Brasil não sabe e não sabe que não sabe...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Por que só no Brasil se pensa que Santos-Dumont inventou o avião?  Empty Re: Por que só no Brasil se pensa que Santos-Dumont inventou o avião?

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Ter Out 16, 2018 12:50 pm

Esses tipos de tópico sempre me fazem pensar.
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9084
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Por que só no Brasil se pensa que Santos-Dumont inventou o avião?  Empty Re: Por que só no Brasil se pensa que Santos-Dumont inventou o avião?

Mensagem por Raul S. Ter Out 16, 2018 1:03 pm

Maurício_Expressão escreveu:(...) acho que isso é um pouco de complexo de inferioridade que alguns chamam de complexo de vira-lata. (...) A gente parece ser um povo carente...
discordo. todo mundo quer ser o melhor do mundo em alguma coisa, por mais inútil que seja. pensa que EUA é o pais com mais "títulos" no Guinness World Records, que nem americano é; lá, vários estados também têm algum ponto turístico imbecil: a maior bola de elástico, a maior torta, a maior ferradura... toda cidade tem pelo menos um restaurante com desafio de comer tal coisa em X minutos... e eles não têm NENHUM complexo de vita-lata. todo país tem alguma coisa assim, isso não é coisa exclusiva de país emergente, subdesenvolvido ou de 3º mundo. o ser humano é carente de atenção por natureza.
Raul S.
Raul S.
Membro

Mensagens : 1778
Localização : -

Ir para o topo Ir para baixo

Por que só no Brasil se pensa que Santos-Dumont inventou o avião?  Empty Re: Por que só no Brasil se pensa que Santos-Dumont inventou o avião?

Mensagem por allexcosta Ter Out 16, 2018 1:27 pm

Raul S. escreveu:lá, vários estados também têm algum ponto turístico imbecil: a maior bola de elástico, a maior torta, a maior ferradura... toda cidade tem pelo menos um restaurante com desafio de comer tal coisa em X minutos... e eles não têm NENHUM complexo de vita-lata. todo país tem alguma coisa assim, isso não é coisa exclusiva de país emergente, subdesenvolvido ou de 3º mundo. o ser humano é carente de atenção por natureza.

Concordo com tudo isso...

Na verdade, se você conviver um pouco com Americanos médios, começa a se perguntar como o país deles se tornou o que é.

O sistema educacional deles é um dos piores, se não o pior entre países desenvolvidos e a população de analfabetos funcionais cresce a cada dia.

O Físico Michio Kaku disse que a arma secreta da ciência e economia dos EUA é o visto H-1B e ele não está errado.

O que acontece às vezes no Brasil e tema desse tópico, é a propagação de notícias falsas para a inflação indevida do ego de uma nação.

O Brasil tem irrisória participação mundial em tecnologia, turismo, artes, esportes, etc... Até o futebol hoje em dia é motivo de piada. O Brasil sabe plantar soja, criar frango e arrancar grandes quantidades de solo rico em minerais pra mandar pra fora. Será que isso é suficiente pra sociedade do futuro?

Agora, você escuta a famigerada "A Voz do Brasil" ou assiste aquele negócio na TV "Somos Agro" e fica achando que é o verdadeiro ElDorado. E não é...

Até coisa que o Brasil faz mais ou menos, tipo as vacinas feitas pelo Butantan, o governo não investe e não fomenta. As vacinas do SUS hoje em dia são feitas na Índia pela Serum Institute. São vacinas melhores que as Brasileiras e custam muito menos.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Por que só no Brasil se pensa que Santos-Dumont inventou o avião?  Empty Re: Por que só no Brasil se pensa que Santos-Dumont inventou o avião?

Mensagem por vcrz Ter Out 16, 2018 2:03 pm

Eu moro no México, o turismo no Brasil é uma piada ... Viajo muito no México para conhecer o máximo que eu posso, sempre que possível de carro pra conhecer mais ainda. É incrível, qq cidadezinha que eu vá, tem europeu, americano, asiático... E não estamos falando de grande polos turísticos como los cabos ou cancun. A República Dominicana tem pelo menos 60 resorts em uma extensão de 100km. O Brasil não tem 60 resorts em 7500km de costa.... Em los cabos, onde as praias não convidativas devido a força do mar, existem varias construções em andamento e creio que em 5 anos será a competição mais forte que Cancun terá, não vejo, em nenhum lugar no Brasil uma praia ou outra localidade com tamanha quantidade de construções para o turismo. O Brasil é uma piada em todos os níveis. Tanta coisa pra gerar riquezas, jogadas ao leu. E eu já morei e viajei em boa parte desse mundo, o que mais me surpreende é a capacidade do Brasileiro de encontrar problema nos outros.
vcrz
vcrz
Membro

Mensagens : 1352
Localização : Naperville, IL

Ir para o topo Ir para baixo

Por que só no Brasil se pensa que Santos-Dumont inventou o avião?  Empty Re: Por que só no Brasil se pensa que Santos-Dumont inventou o avião?

Mensagem por Maurício_Expressão Seg Out 22, 2018 11:42 am

Raul S. escreveu:
Maurício_Expressão escreveu:(...) acho que isso é um pouco de complexo de inferioridade que alguns chamam de complexo de vira-lata. (...) A gente parece ser um povo carente...
discordo. todo mundo quer ser o melhor do mundo em alguma coisa, por mais inútil que seja. pensa que EUA é o pais com mais "títulos" no Guinness World Records, que nem americano é; lá, vários estados também têm algum ponto turístico imbecil: a maior bola de elástico, a maior torta, a maior ferradura... toda cidade tem pelo menos um restaurante com desafio de comer tal coisa em X minutos... e eles não têm NENHUM complexo de vita-lata. todo país tem alguma coisa assim, isso não é coisa exclusiva de país emergente, subdesenvolvido ou de 3º mundo. o ser humano é carente de atenção por natureza.

Raul, até concordo em partes com seu ponto de vista. Mas acredito que ter a maior bola de elástico no mundo, a maior torta, a maior ferradura, seja uma forma de criar valor turístico para algo sem atrativo.
Ou seja, faturar em cima de algo sem atrativo ou valor. Não acho que seja carência ou baixa auto estima.
Já em coisas atrativas, como o Hollywood Signal, a esquina de NY, Estátua da Liberdade, e o Grand Canyon, o americano sabe muito faturar em cima.

No Brasil existem coisas lindas como o Rio de Janeiro (uma cidade Maravilhosa), Salvador (praias lindas), Lençóis Maranhenses... O faturamento disso em relação a qualquer coisa atrativa americana que citei acima é ínfimo!!!

A rede hoteleira de Salvador está a bancarrota... Um dos maiores Resorts parece que fechou essa semana...
https://www.metro1.com.br/noticias/cidade/59348,salvador-tem-21-hoteis-fechados-4-anos-apos-copa-de-2014.html

No Rio, você como turista, se sente lesado ou com medo da aproximação de qualquer pessoa...

Uma vez no Rio, queria saber se o centro da cidade era no sentido direito ou esquerdo da Avenida Brasil e perguntei pro frentista do posto em que tinha acabado de abastecer o carro. O cara me cobrou R$ 20 para responder... Eu não tinha como recusar pois já tinha tinha dado o dinheiro e estava esperando o troco... O cara falou que custava R$ 20 a informação e já foi falando, independente se eu iria ou não pagar a informação e tirou do troco os R$ 20... Nisso os outros frentistas já se aproximaram e eu agradeci muiiiito a informação e sai correndo do posto...

Em Congonhas do Campo, perguntei para um cara na calçada se a próxima rua a esquerda era contra-mão também (tinha uma placa indicando que deveria pegar a esquerda para subir a colina para Basílica de Bom Jesus de Matosinhos, mas a rua era contra-mão) e o cara simplesmente falou que a informação custava R$ 20 (parece que é tabelado informação no Brasil?!?!)...

Não me lembro de perguntar alguma coisa fora do Brasil e as pessoas pedirem dinheiro para responder. Pelo contrário...
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7456
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Por que só no Brasil se pensa que Santos-Dumont inventou o avião?  Empty Re: Por que só no Brasil se pensa que Santos-Dumont inventou o avião?

Mensagem por bodhan Seg Out 22, 2018 12:51 pm

... sempre tive essa mesma curiosidade, Allex. Tive um colega de trabalho francês, nativo de Paris. Ele disse que na França se ensina nas escolas que quem inventou o avião foram os irmãos Wright.
bodhan
bodhan
Membro

Mensagens : 1987
Localização : sp-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Por que só no Brasil se pensa que Santos-Dumont inventou o avião?  Empty Re: Por que só no Brasil se pensa que Santos-Dumont inventou o avião?

Mensagem por allexcosta Seg Out 22, 2018 12:59 pm

bodhan escreveu:... sempre tive essa mesma curiosidade, Allex. Tive um colega de trabalho francês, nativo de Paris. Ele disse que na França se ensina nas escolas que quem inventou o avião foram os irmãos Wright.

Acredite, se houvesse a mínima chance de não ter sido um Americano, seria isso que a França ensinaria. Só existe um país no mundo em que Santos Dumont inventou o avião...

É tipo o Kardecismo, que é uma religião que só existe no Brasil. Nem na terra do Kardec se pratica ou conhece. Fala isso pra um Kardecista que ele diz que você tá viajando.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Por que só no Brasil se pensa que Santos-Dumont inventou o avião?  Empty Re: Por que só no Brasil se pensa que Santos-Dumont inventou o avião?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos