Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tocar "offbeat" ou contando tudo?

+2
allexcosta
Klhada
6 participantes

Ir para baixo

Tocar "offbeat" ou contando tudo?  Empty Tocar "offbeat" ou contando tudo?

Mensagem por Klhada Dom Out 28, 2018 6:35 pm

Perdão se o título parece confuso, mas não achei uma forma melhor de descrever a minha dúvida.

Voltei a tocar baixo agora, e não quero fazer a mesma besteira que fiz como guitarrista (ficar estudando técnicas e conceitos avançados, e não saber tocar uma música básica). Então, estou tirando de tudo um pouco, e como meu tempo é meio ruim, estou anotando pra entender melhor os tempos e tal.  Tenho esse pedaço aqui:

Tocar "offbeat" ou contando tudo?  Tab10

a música é One Love, do Bob Marley. Minha dúvida é no compasso 18. Do jeito que escrevi, está bem perto do original da música, mas a minha questão é: o baixista pensou que ao chegar naquele compasso ia dividir a primeira batida em 4, e tocar no 2 e 3 (estou anotando em 4/4), ou ele simplesmente atrasou um pouco a nota?

A pergunta não é tanto sobre transcrever, mas sim sobre como vocês, músicos mais experientes, pensam essas situações. As vezes eu vejo umas transcrições de funk, que tem tanta pausa nos compassos, que me questiono se o cara que gravou pensou tudo isso mesmo. Suspect

Resumindo: se eu for tocar aquele compasso, vocês pensam em subdividir aquele beat e tocar no 2 e 3, ou simplesmente em atrasar um pouquinho a primeira nota? Se for o primeiro caso, dá pra ver que preciso estudar MUITO ritmo ainda... clown
Klhada
Klhada
Membro

Mensagens : 142
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Tocar "offbeat" ou contando tudo?  Empty Re: Tocar "offbeat" ou contando tudo?

Mensagem por allexcosta Dom Out 28, 2018 8:45 pm

Klhada escreveu:a música é One Love, do Bob Marley. Minha dúvida é no compasso 18. Do jeito que escrevi, está bem perto do original da música, mas a minha questão é: o baixista pensou que ao chegar naquele compasso ia dividir a primeira batida em 4, e tocar no 2 e 3 (estou anotando em 4/4), ou ele simplesmente atrasou um pouco a nota?

A pergunta não é tanto sobre transcrever, mas sim sobre como vocês, músicos mais experientes, pensam essas situações. As vezes  eu vejo umas transcrições de funk, que tem tanta pausa nos compassos, que me questiono se o cara que gravou pensou tudo isso mesmo. Suspect

Resumindo: se eu for tocar aquele compasso, vocês pensam em subdividir aquele beat e tocar no 2 e 3, ou simplesmente em atrasar um pouquinho a primeira nota? Se for o primeiro caso, dá pra ver que preciso estudar MUITO ritmo ainda...

Percebe?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Tocar "offbeat" ou contando tudo?  Empty Re: Tocar "offbeat" ou contando tudo?

Mensagem por Davi Motta Seg Out 29, 2018 8:14 am

Klhada escreveu:
Resumindo: se eu for tocar aquele compasso, vocês pensam em subdividir aquele beat e tocar no 2 e 3, ou simplesmente em atrasar um pouquinho a primeira nota? Se for o primeiro caso, dá pra ver que preciso estudar MUITO ritmo ainda... clown

Não se pensa, se toca. Depois escreve pra ver o bicho que deu. Rs

Muitos excelentes baixistas não sabem teoria, nunca sentaram para estudar música, aprenderam a tocar tocando. Aí vc para pra escrever as linhas dos caras e é algo sensacional.

Nas aulas a mesma coisa. Primeiro o aluno assimila e toca os ritmos, depois mostro escrito o que está fazendo, para visualizar e reforçar o entendimento de um groove.  
Para os alunos com dificuldades de entender ritmos, a contagem é ótima para auxiliar o entendimento.
Davi Motta
Davi Motta
Membro

Mensagens : 3221
Localização : Rio de Janeiro

https://www.youtube.com/davimotta

Ir para o topo Ir para baixo

Tocar "offbeat" ou contando tudo?  Empty Re: Tocar "offbeat" ou contando tudo?

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Seg Out 29, 2018 8:36 am

Pozzoli ajuda bastante nessa hora. Se conseguir chegar bem na lição 5 vai notar um boa diferença na leitura dessa frases malucas (na 3 ou 4 já tem umas que dão nos nervos.. .hehe)

Fazer somente o ritmo (esquecendo das notas) ajuda nessa hora pra entender o que tu precisa fazer (que é o que o pozzoli sugere)

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-744494335-metodo-pozzoli-1-e-2-solfejo-teoricopratico-ditado-musical-_JM

Vale à pena, pois ele serve pra qualquer instrumento
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1907
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Tocar "offbeat" ou contando tudo?  Empty Re: Tocar "offbeat" ou contando tudo?

Mensagem por allexcosta Seg Out 29, 2018 8:46 am

Lembrando que a execução humana não é quantizada.

Músico rato de estúdio aprende que o metrônomo que te acompanha, não o contrário.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Tocar "offbeat" ou contando tudo?  Empty Re: Tocar "offbeat" ou contando tudo?

Mensagem por Fernando Zadá Seg Out 29, 2018 12:25 pm

Exato a leitura te ajuda a ter segurança mas faça um exercício simples de dividir o pulso em 1,2,4,3,6 que isso te ajuda a sentir essas divisões com mais segurança. Mas essas deslocadas no geral são propositais sim o que acontece é que provavelmente ele não escreveu antes mas sim executou o que estava na cabeça dele e o que ele sentia.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Tocar "offbeat" ou contando tudo?  Empty Re: Tocar "offbeat" ou contando tudo?

Mensagem por Klhada Seg Out 29, 2018 8:32 pm

ah, então está dentro do que eu pensava. Eu todo dia dou uma treinadinha no Pozzoli ou em um outro método que eu tenho aqui. Aí é só com o metrônomo, e tocando no tempo (uma nota qualquer que ficar confortável). Treino isso justamente pra melhorar meu tempo, e já vi que dá um BELO adianto. As músicas, o simples fato de escrever também já ajuda muito a entender o que tá acontecendo!

resumindo: estou naquele excelente estágio do novato que todo dia dá pra perceber um avanço, ainda que mínimo Very Happy

grato pelas respostas!
Klhada
Klhada
Membro

Mensagens : 142
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Tocar "offbeat" ou contando tudo?  Empty Re: Tocar "offbeat" ou contando tudo?

Mensagem por Vtrpira Qua Jan 02, 2019 1:55 pm

Respondendo a sua pergunta. Eu, particularmente, estou sempre contando, não necessariamente no sentido matemático, mas batendo o pé, balançando a cabeça, enfim: sentido a pulsação da música.

Na parte teórica, eu penso na pausa como algo tão importante quanta a nota. Então, nesse caso, eu não pensaria em "atrasar a nota na batida", mas sim em "colocar uma pausa na primeira batida". Mantenho a pulsação e vou encaixando notas e pausas em cima dela.
Vtrpira
Vtrpira
Membro

Mensagens : 133
Localização : Lençóis Paulista

Ir para o topo Ir para baixo

Tocar "offbeat" ou contando tudo?  Empty Re: Tocar "offbeat" ou contando tudo?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos