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Construção isobárica

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Mensagem por allexcosta Sex Set 18, 2009 9:05 pm

Resolvi abrir um tópico específico pra discutirmos as caixas isobáricas. Encontrei uma declaração do expert em construção de caixas de som, Bill Fitzmaurice, sobre o assunto. Ele diz:

Isobarics have the advantage of a using a smaller box for a given frequency response than a standard alignment. BUT...an isobaric 2x10 will only have the same output capability as a standard 1x10 in a larger box. It won't have the output capability of a standard 2x10; 6dB less, to be exact.


Como todos sabem, a relação entre potência e SPL é uma função logarítmica, portanto uma redução de 6db num sistema de amplificação é equivalente a se perder 3/4 de potência total. Seria o mesmo que, por exemplo, você está acostumado a tocar com um amp de 1200W e de repente passar a usar somente 300W.

Resumindo, parece que as caixas isobáricas usam de uma artimanha similar à das caixas band-pass, que promovem um "bump" em uma determinada faixa de frequências, em detrimento de uma resposta flat e verdadeira das frequências.

Não exatamente o que se busca num sistema de amplificação.

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Mensagem por Cid Sex Set 18, 2009 9:18 pm

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Mensagem por allexcosta Sex Set 18, 2009 9:28 pm

Cid escreveu:confused

Desculpa, esse assunto começou em outro tópico que eu deveria ter citado. Aqui:

http://bass.forumeiros.com/amplificadores-monitoracao-f17/orange-bass-terror-otima-solucao-para-espaco-t2322.htm

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Mensagem por Alex Guimaraes Sáb Set 19, 2009 8:46 am

A única vantagem da contrução isobárica é a minimização das dimenções da caixa...

Desvantagens: custo alto de contrução (por usar o dobro de falantes) e necessita o dobro de potência na amplificação.

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Mensagem por Alex Guimaraes Sáb Set 19, 2009 9:07 am

allexcosta escreveu:Resumindo, parece que as caixas isobáricas usam de uma artimanha similar à das caixas band-pass, que promovem um "bump" em uma determinada faixa de frequências, em detrimento de uma resposta flat e verdadeira das frequências.
Não!!!

A Resposta de frequencia da isobária é similar à de uma caixa normal (selada ou dutada)...

Diferênças básicas: -3dB de SPL, +/- metade do volume (tamanho) e o dobro da potência.

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Mensagem por URSOBHZ Sáb Set 19, 2009 9:41 am

Os -3dB referem-se às caixas push-pull (um de frente para o outro). As iso pull-pull não tem esse problema. Não conseguem o mesmo SPL das normais, mas tem mais que a push-pull.

As isobárias tem como vantagem, além do tamanho reduzido, a "capacidade" de lidar melhor com a potência (pode-se aplicar BEM mais potencia nelas) e ainda possibilitam um melhor controle de cone do falante (nelas é mais difícil excesso de excursão do cone do falante com danos ao conjunto magnético)
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Mensagem por GusVCD Sáb Set 19, 2009 9:48 am

Ou seja, usando uma cabeça de menos potência (como a minha GK 400RB de 200W) não valeria a pena usar essas caixas pull-pull? Seria melhor usá-las com cabeças mais potentes pra valer a pena o ganho de tamanho/espaço?

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Mensagem por URSOBHZ Sáb Set 19, 2009 9:59 am

Gus, ai depende

essa possibilidade de maior potência é apenas uma das vantagens dela. O melhor controle de cone permite uma maior fidelidade na resposta da caixa. Li num artigo (não consigo achar o bendito agora...) que elas permitem uma sintonia mais baixa que na bass-reflex comum.

E tem uma outra "vantagem". O uso de falantes de menor pontência que, via de regra, possuem conjuntos magnéticos menores e mais leves. Esses costumam ter uma sensibilidade maior e naturalmente tem uma excursão de cone mais controlada(em razão do conjunto magnético mais "magro"). Sem falar que falantes de menor potência costumam ser mais baratos
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Mensagem por Alex Guimaraes Sáb Set 19, 2009 10:02 am

GusVCD escreveu:Ou seja, usando uma cabeça de menos potência (como a minha GK 400RB de 200W) não valeria a pena usar essas caixas pull-pull? Seria melhor usá-las com cabeças mais potentes pra valer a pena o ganho de tamanho/espaço?
é por aí.

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Mensagem por Ivanov_br Sáb Set 19, 2009 10:04 am

fiquei curioso para conhecer mais.
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Mensagem por allexcosta Sáb Set 19, 2009 10:26 am

Alex Guimaraes escreveu:A Resposta de frequencia da isobária é similar à de uma caixa normal (selada ou dutada)...

Diferênças básicas: -3dB de SPL, +/- metade do volume (tamanho) e o dobro da potência.

Sério? Então o "guru" aí errou em relaçào à perda de SPL? Uma caixa 2x10 isobárica perde é 3db em relação a uma 2x10 convencional, e não 6db?

URSOBHZ escreveu:As isobárias tem como vantagem, além do tamanho reduzido, a "capacidade" de lidar melhor com a potência (pode-se aplicar BEM mais potencia nelas) e ainda possibilitam um melhor controle de cone do falante (nelas é mais difícil excesso de excursão do cone do falante com danos ao conjunto magnético)

Mas essa "capacidade de lidar com potência" na verdade é ineficiência da caixa, o que nos obrigaria a andar por aí com amps de 2000 ou 3000W pra se ter um volume normal de show... Ou não?

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Mensagem por allexcosta Sáb Set 19, 2009 10:41 am

Encontrei outro comentário do Fitzmaurice:

Isobarics were reasonably popular for hi-fi subwoofer use in the 80s and 90s, as by using two drivers in a series push-pull reduced the net cabinet volume by 1/2. The downside was the sensitivity and output was the same as with only one driver, and you had the cost and weight of two drivers. Driver technology back then made it reasonable trade off, as cabinets had to be quite large to go really low otherwise. Modern driver technology has rendered the isobaric alignment obsolete.


Eu sei que a Ampeg fabricava as Isovent nos anos 80 e 90 e não fabricam mais. Pra mim parece óbvio que o design é obsoleto, senão não seria aceito pelos fabricantes...

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Mensagem por URSOBHZ Sáb Set 19, 2009 10:43 am

Pelo pouco que já li sobre o uso de amps e caixas em instrumentos, quase ninguém usa amplificador em potencia maior que a caixa. Não sei razão disso. Em outras aplicações sonoras isso é comum. Eu uso subs de 180watts alimentado por amp de 400watts. Mids de 75watts e amps de 100watts.

Creio que uma pull-pull, com dois falantes de 100watts leves, por exemplo 12" ou 15", deve fica bem interessante. ela não vai ter o SPL desses dois falantes em bass-reflex, mas vai te dar, provavelmente, mais definição.

Imagine a situação. Falante de 12" 200watts e 93dB de sensibilidade:
então, teríamos: 93dB a 1 watt; 96dB a 20 wattts; 99 dB com 4watts; 102dB com 8 watts; 103dB com 16 watts, 106dB com 32watts, 109dB com 64watts, 112dB com 128watts. Dai pra frente nãp se consegue masi o aumento de 3dB, pois para isso é necessário o dobro da potencia aplicada anterior. Se aumentar, aumenta a distorção e não o volume e nos "picos" o amp nega fogo. O amp começa a clipar. Não adianta muito o falante de 200 watts nesse caso.

Agora, um falante de 100watts e 97dB: 97dB com 1watt; 100dB com watts; 103dB com 4 watts; 106dB com 8 watts; 109dB 16watts;; 112dB com 32 watts; 115dBcom 64watts e 118dB com 128 watts.

se vc estiver usando dois falantes de 100watts em caixa bass-reflex, quando o amp estiver entregando esses 128watts, cada falante vai estar recebendo 64watts e produzindo 115dB. Com são dois sonofletorres, soma-se mais 3dB e teremos 118dB. Mesmo sendo o "mesmo nível" de decibeis de um só falante recebendo 128wtts, a sensação será maior, pois temos o dobro da ára de cone.

Na pull-pull vc perderá esse acrescimo de 3db pelo dobro da área de cone. No entanto, terá 115dB (coisa que o falante de 200watts não conseguiria), volume de caixa menor, mais controle e melhor resposta.

De fato, com amps mais potentes os resultados são melhores. Mas num amp de boa qualidade como o seu, a potencia de 200watts que ele consegue produzir vai alimentar bem esse dois falantes leves com uma sobra para os picos de potência (no caso 72watts).

aliando-se a isso a melhor resposta da caixa, acredito que um amp como o seu tenha um bom desempenho com uma pull-pull
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Mensagem por URSOBHZ Sáb Set 19, 2009 10:48 am

allex

a melhor capaciade dela em lidar com a potência está relacionada com a movimentação e controle do cone. O que a isobarica faz, a grosso modo, é aliar a maior fidelidade de uma caixa selada (que tem -3db frente a uma dutada) com a melhor resposta de freq baixas das bass-reflex. Os dois falantes dela compensam a perda de 3dB da selada em relação à dutada. No entanto, como usam dois falantes, continuam "devendo" dB em relação a uma dutada com dois falantes (+ 3dB em razão do dobro da área de cone)
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Mensagem por GusVCD Sáb Set 19, 2009 10:48 am

^ Essas informações são interessantes... eu tava pensando em montar uma dessas mais pra Gigs menores, igrejas pequenas onde carregar a minha caixa é um martírio de pesado sem poder abrir muito... ai no caso então, teria o mesmo resultado final da caixa grande, mas num esquema mais compacto, já q não poderei abrir muito mesmo de qq forma... ajudaria pra levar tbm pros encontros do Forum! cheers

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Mensagem por URSOBHZ Sáb Set 19, 2009 10:54 am

eu acredito que a melhor caracteística dela (melhor reposta, mais "fiel e linear") perde o sentido em aplicações ao vivo, onde os outros ruidos existentes tornam tal caracteristica dispensável. Nesse caso os 3dB a mais da caixa bass-reflex acabam sendo mais interessantes
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Mensagem por GusVCD Sáb Set 19, 2009 10:55 am

Postei no outro tópico, mas creio q cai como uma luva aqui tbm:

"CONSEGUI as medidas da Tiny Bass!!! Não tinha em lugar nenhum, então sai perguntando pros vendedores da gringa se eles tinham as medias, e uma alma caridosa me respondeu:

Hi Gus

I don't have the exact dimensions for the SP212 but I have a SP210 in stock that I have measured for you.

In mm it is 410 x 330 x 385 (high x wide x deep)

Regards

Richard Cameron


O cara é da "Merchant City Music", recomendo pela atenção q ele me deu.

Tá ai as dimensões... Urso, se vc puder calcular, seria muito legal, porque ai seriamos a primeira fonte com esse tipo de material da internet, antes da Wikipedia, mostrando o alto nível técnico eem qual estamos mergulhados aqui no Forum...

Vou até além... sugeriria q na sessão de Amplificadores se cria-se um tópico fixo sobre "projetos de caixas acústicas" e quem tivesse alguns projetos, como os q a selenium disponibilizavam gratuitamente no site deles um tempo atrás, pudessem postar, ou ainda projetos pessoais ou qq outro tipo de material q não violasse Direitos Autorais de ninguem. Tenho uns aqui e poderia disponibilizar dboa...

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Mensagem por allexcosta Sáb Set 19, 2009 10:57 am

Em relação à maior definição, os relatos que tenho lido mencionam as isobáricas como "boomy", ou seja, excesso de graves SEM definição...

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Mensagem por URSOBHZ Sáb Set 19, 2009 10:59 am

Gus

Para locais pequenos a isobarica pull-pull pode ser interessante sim. Como os 3db frete a bass-reflex nesse caso não farão tanta falta, a maior fidelidade dele pode ser agradável.

Ela vai ter um tamanho menor que uma bass-reflex, mas o peso não vai ser tão menor. A diferença vai ser apenas a menor quantidade de madeira. Mas como via ter que fazer a divisão interna, a diferença não seria muita coisa não (em relação ao peso). O tamanho sim, será menor
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Mensagem por GusVCD Sáb Set 19, 2009 11:03 am

URSOBHZ escreveu:eu acredito que a melhor caracteística dela (melhor reposta, mais "fiel e linear") perde o sentido em aplicações ao vivo, onde os outros ruidos existentes tornam tal caracteristica dispensável. Nesse caso os 3dB a mais da caixa bass-reflex acabam sendo mais interessantes

Creio q pra uso ao vivo somente se a intenção for pra gigs menores mesmo... uma programação numa igreja, ou num barzinho pequeno, com poucos integrantes e tal... tipo de programações onde a potencia não chega a ser o mais importante, onde uma cabeça de 200W como a minha não chegam nem no volume 5 q já ta alto demais e o espaço fisico é bem reduzido e dependemos apenas do som do ampli, sem PA nem nada, e onde a definição do som é importante pra não ficar sobrando muito...

Ainda mais q minha mulher inventou de trocar o carro ano passado e me comprou um Logan, q é um carro Sedan e o banco é soldado, não deita, ai tenho q colocar tudo no portamalas ou encima do banco de trás, sem espaço pra caixas maiores...

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Mensagem por URSOBHZ Sáb Set 19, 2009 11:05 am

Allex.
Ocorre o seguinte: a iso permite uma sintonia da caixa mais baia que a bass reflex. Então ela vai, muito provavelmente, responder freq mais baixas que a normal.

Uma vez eu escutei subs JL Audio 10w0 e 12w0 em caixas LT. Essas sim, são enormes. No início achei muito estranho, pois minha referencia eram, com aqueles subs, caixs seladas e "dutadas" Depois percebi que o que me era estranho era a limitação que a selada e a bass-reflex impunham. Atenuando, no cross, a resposta mais baixa, a existencia delas ficou ótima!

Acredito que, dada as características da iso pull-pull, é pouco provável o uso delas em caixas com falantes maiores que 12", assim como ocorre com o uso da caixas LT


Última edição por URSOBHZ em Sáb Set 19, 2009 11:09 am, editado 1 vez(es)
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Mensagem por GusVCD Sáb Set 19, 2009 11:06 am

allexcosta escreveu:Em relação à maior definição, os relatos que tenho lido mencionam as isobáricas como "boomy", ou seja, excesso de graves SEM definição...

Se isso tbm for verdade, ai novamente a história dá uma guinada...

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Mensagem por URSOBHZ Sáb Set 19, 2009 11:12 am

nas mesmas ferquências que as bass-reflex respondem elas (iso pull-pull) são mais controladas
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Mensagem por Alex Guimaraes Sáb Set 19, 2009 11:12 am

Com são dois sonofletorres, soma-se mais 3dB e teremos 118dB
Acrescentar um sonofletor (falante) sem dobrar a potência do amp não gera o aumento de 3dB.

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Mensagem por URSOBHZ Sáb Set 19, 2009 11:14 am

Alex o dobro da area de cone e o uso de 2 falantes dá 3db em realção ao uso de um só com a mesma potência
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Mensagem por Alex Guimaraes Sáb Set 19, 2009 11:49 am

Alex o dobro da area de cone e o uso de 2 falantes dá 3db em realção ao uso de um só com a mesma potência

Se você tem um falante de 95dB/1W, aplicando 128W você tem 116dB...

se acrescentarmos outro falante e a potência aplicada aos dois falantes continua em 128w, nós teremos 64W por falante...

tremos dois falantes que separados tocam 113dB cada...

juntos eles tocarão os mesmos 116dB que um falante com 128W.

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Mensagem por allexcosta Sáb Set 19, 2009 12:26 pm

Alex Guimaraes escreveu:juntos eles tocarão os mesmos 116dB que um falante com 128W.

Mas vão trabalhar com maior headroom e chance bem menor de problema de excursão excessiva ou térmica, correto?

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Mensagem por URSOBHZ Sáb Set 19, 2009 12:26 pm

sim, mas como são 2 falantes o resultado, em razão de área de cone maior, será melhor que com um só. Cada um com seus 115dB equivalem a 118dB. Ganho de 3dB
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Mensagem por URSOBHZ Sáb Set 19, 2009 12:35 pm

allexcosta escreveu:
Alex Guimaraes escreveu:juntos eles tocarão os mesmos 116dB que um falante com 128W.

Mas vão trabalhar com maior headroom e chance bem menor de problema de excursão excessiva ou térmica, correto?

em relação excesso de temperatura do conjunto magnético, se ele estiver dentro da faixa de potência admitida, não terá problemas. Os picos eventuais, onde o amp manda mais potência, não danifica o falante.

O excesso de excursão do cone normalmente ocorre em razão de caixas com problemas de projeto. Nesse caso a potência aplicada não interfere tanto quanto ma caixa errada. Via de regra ocorrem em caixas ventiladas. MAs, claro, eletrocutar um falante de 100 watts, numa dutada projetada para tirar tudo do falante, fazendo-o trablhar no limite de sua utlização, vai causar mais stress ao seu conjunto que nas situações em que existe sobra.
Não sei, mas pode ser que a regra de amp 2x mais potente que o falante, em instrumentos, está na utilização de distorções. Se o falante estiver no limite dele a distorção pode fazer a bobina "pirar" e o conjunto ir além do limite, desalinhando e/ou queimando mesmo


Última edição por URSOBHZ em Sáb Set 19, 2009 12:39 pm, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Alex Guimaraes Sáb Set 19, 2009 12:37 pm

allexcosta escreveu:
Alex Guimaraes escreveu:juntos eles tocarão os mesmos 116dB que um falante com 128W.

Mas vão trabalhar com maior headroom e chance bem menor de problema de excursão excessiva ou térmica, correto?
Com certeza!!!

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Mensagem por URSOBHZ Sáb Set 19, 2009 12:38 pm

Em tempo: discussão interesante essa aqui. questão bem levantada, Allex up
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Mensagem por Alex Guimaraes Sáb Set 19, 2009 12:39 pm

URSOBHZ escreveu:sim, mas como são 2 falantes o resultado, em razão de área de cone maior, será melhor que com um só. Cada um com seus 115dB equivalem a 118dB. Ganho de 3dB
Mas pra isso você precisaria de 256W.

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Mensagem por Alex Guimaraes Sáb Set 19, 2009 12:40 pm

URSOBHZ escreveu:Em tempo: discussão interesante essa aqui. questão bem levantada, Allex up
1ª vez que concordamos, né!!! Laughing Laughing Laughing Laughing

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Mensagem por URSOBHZ Sáb Set 19, 2009 12:40 pm

Não não.. o uso de dois falantes é para isso mesmo. dobro de volume com a mesma potência
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Mensagem por allexcosta Sáb Set 19, 2009 12:41 pm

URSOBHZ escreveu:O excesso de excursão do cone normalmente ocorre em razão de caixas com problemas de projeto. Nesse caso a potência aplicada não interfere tanto quanto ma caixa errada. Via de regra ocorrem em caixas ventiladas. MAs, claro, eletrocutar um falante de 100 watts, numa dutada projetada para tirar tudo do falante, fazendo-o trablhar no limite de sua utlização, vai causar mais stress ao seu conjunto que nas situações em que existe sobra.

claps

Bastante informativo!!

Urso, às vezes entro num fórum de áudio onde o cara que mais posta é o engenheiro projetista da Genz Benz (ele faz projetos pra JBL também) e ele é totalmente contra a regra de potência 2 pra 1. Ele brinca inclusive dizendo que isso foi inventado pela indústria de reparo de falante. Ele recomenda algo em torno de 1:1 ou no máximo 1.5:1 e diz que além disso o certo é sempre trabalhar com limiter.

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Mensagem por URSOBHZ Sáb Set 19, 2009 12:42 pm

Rss...

Não estamos "discordando". Apenas analisando a mesma coisa sob pontos de vistas diferentes! Laughing

O que é muito saudável, por sinal.
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Mensagem por Alex Guimaraes Sáb Set 19, 2009 12:46 pm

URSOBHZ escreveu:Não não.. o uso de dois falantes é para isso mesmo. dobro de volume com a mesma potência
Tenho que discordar do amigo!!!

Se fosse assim, a Furacão 2000 usaria um único amplificador pra tocar as "trocentas" caixas de som que eles usam...

Os carros de competição de SPL não precisariam de várias baterias, para alimentar vários amplicadores.

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Mensagem por URSOBHZ Sáb Set 19, 2009 12:48 pm

a "regra" 2:1 funciona bem em freq baixas, até uns 80hz, ou mesmo 100hz. Ai sim o sub até se beneficia, pois não recebe sinal clipado. O amp "sofre" para entregar a potencia nessa faixa de frequencia e, se stiver no talo, ele não consgue anter e clipa sinal eletrocutando o falante.

Em frequencias de medio-grave pra cima não tem muito sentido mesmo. Eu uso em subs 400watts de amp para sub de 180watts. E ele reponde macio, redondo. Já queimeium igual, ligando num amp bom, mas mais fraco.... distorceu, clipou o sinal e matou o sub.

Já nos mids uso 25% a mais apenas (pois eles acaba respondendo freq na casa dos 70hz) e já está bom demais
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Mensagem por Alex Guimaraes Sáb Set 19, 2009 12:53 pm

URSOBHZ escreveu:a "regra" 2:1 funciona bem em freq baixas, até uns 80hz, ou mesmo 100hz. Ai sim o sub até se beneficia, pois não recebe sinal clipado. O amp "sofre" para entregar a potencia nessa faixa de frequencia e, se stiver no talo, ele não consgue anter e clipa sinal eletrocutando o falante.

Em frequencias de medio-grave pra cima não tem muito sentido mesmo. Eu uso em subs 400watts de amp para sub de 180watts. E ele reponde macio, redondo. Já queimeium igual, ligando num amp bom, mas mais fraco.... distorceu, clipou o sinal e matou o sub.

Já nos mids uso 25% a mais apenas (pois eles acaba respondendo freq na casa dos 70hz) e já está bom demais
Concormaos denovo!!! Tá melhorando!!!

É mais fácil queimar um falante com um amp mais fraco, do que com um mais potente...

um sinal com mais de 10% de distorção harmônica pode queimar um falante, até com 50% da potência suportada pelo mesmo...

a maioria dos amps gera mais de 10% de distorção quando trabalha no limite.

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Mensagem por URSOBHZ Sáb Set 19, 2009 1:01 pm

alex.
Se não fossem vários falantes... ai sim, precisariam de ligar direto em Itaipu.

Um amp de 1000Watts RMS, para freq graves, drena uma energia incrivel. Em automóveis a limitação é tambem de espaço.

Eu tive um Soundstream TRA1000.2, classe AB que era um beberrão. Entregava 1000wtts RMs @ 4ohms. Detalhe: com 14,4 volts. Eu tinha 3 baterias de 75A e fiaçao de 21mm dedicada para ele e elas não seguravam o amp muito bem!! Ele empurrava um sub TR1-12, em uma caixa que, se não estou enganado, tinha 95 litros
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Mensagem por Alex Guimaraes Sáb Set 19, 2009 1:07 pm

O que eu quero dizer, é que se aumentar a quantidade de falantes sem aumentar a potência do amp, elevasse o SPL, ninguem usaria mais de um amplificador.

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Mensagem por URSOBHZ Sáb Set 19, 2009 1:14 pm

Usa pq é mais facil conseguir 10.000watts em 5 amps de 2000 watts do que com um só. o que esse pesoal tenta é o "máximo possivel". Um sub só, numa caixa certa para ele, vai reponder melhor do que 2 em caixas desproporcionais. Ai tem que levar em conta impedâncias, volume das caixas, velocidade do ar no dutos, etc
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Mensagem por Alex Guimaraes Sáb Set 19, 2009 1:18 pm

Parei por aqui...

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Mensagem por allexcosta Sáb Set 19, 2009 2:26 pm

Alex Guimaraes escreveu:É mais fácil queimar um falante com um amp mais fraco, do que com um mais potente...

um sinal com mais de 10% de distorção harmônica pode queimar um falante, até com 50% da potência suportada pelo mesmo...

Isso é controverso! Na verdade, o que pode danificar um falante é você esperar muito de um amp fraco e trabalhar com o amp clipando, ou seja, gerando picos de "square wave", que é o sinal distorcido. Se os picos geram uma potência maior do que o falante suporta ocorre o risco de danificá-lo. Digamos, você usa um amp de 100 watts e uma caixa de 300W. Quando clipa, o amp produz picos de, digamos, 450W, isso pode danificar o falante. Outro exemplo: Você usa um amp de 100W e uma caixa que suporta 2000W. Os 450W de sinal "clipado" não vão criar problema nenhum pra os falantes. Trabalhar com o amp clipando oferece risco maior pra os drivers de médio-agudo, pois esses tem tolerância pequena à potência extra gerada pela distorção.

Já num sistema que usa amps com o dobro da potência ocorre o risco de boa parte da energia que está sendo despejada no falante se transformar em energia térmica porque o falante só converte eletricidade em som até determinado ponto, o resto vira calor e é isso que queima os componentes.

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Mensagem por GusVCD Sáb Set 19, 2009 4:00 pm

^ Pelo pouco q eu já vi de audio em uns cursos q a igreja pagou pra mim, creio q mesmo q o falante suporte mais do o q o ampli, qd o amp começa a clipar no talo ele começa a mandar ondas quadradas (q acho serem as square waves q o Allex falou) e mesmo q ele suporte maiores potencias, ele não é projetado pra reproduzir esse tipo de onda, o forçando a reproduzir algo fora do q a sua estrutura foi projetada pra responder e acaba zuando, senão na hora, com o tempo sendo forçado dessa maneira...

Fiz mais essa observação pra ver se os amigos me elucidam a despeito dessa explainação, nem tenho material pra dizer se isso é correto ou não... se a teoria for furada, não me culpe!! Smile

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Mensagem por allexcosta Sáb Set 19, 2009 4:21 pm

Gus, se onda quadrada (distorção) queimasse falante não existiria falante de guitarra inteiro. Nem você poderia microfonar uma guitarra e jogar pro PA. Onda quadrada não queima falante, o que queima é energia. A onda quadrada, por sua natureza, carrega mais energia, por isso é, digamos assim, mais perigosa. Se a idéia de que ligar amp pouco potente tivesse fundamento, você não veria tanto Ampeg SVT de 300W ligado em caixa de 800W por aí. Eu mesmo usei um cabeçote Hartke de 250W em uma Caixa Bergantino de 800W várias vezes sem problemas.

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Mensagem por GusVCD Sáb Set 19, 2009 5:34 pm

Eu tbm uso a minha GK 400RB de 200W numa caixa de 600W, então saber q funcionanva sem problemas... a minha dúvida/preocupação era mais qd vc precisa usar essa cabeça no limite (nunca precisei abrir mais q 5 nessa cabeça ainda), e as distorções q ela pode geral pudessem fazer algo no falante q ele não suporta-se, q não fosse tão somente questão de potencia...

Mas realmente ficou claro o exemplo q vc deu em relação aos próprios efeitos de distorção/overdriver... eu tinha na minha cabeça q a distorção gerada por pedais de alguma forma tivessem dentro de padrões q não pudessem afetar cabeça/falantes, enquanto essas distorções causadas por forçar cabeças ao limite fossem prejudicias pro serem causadas por uma "sobrecarga" do sistema...

claps Brigadão pelos esclarecimentos Allex... por esse tipo de tópico q realmente eu ando viciado em "Contrabaixo-BR"!!! drunken

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Mensagem por URSOBHZ Sáb Set 19, 2009 9:32 pm

Allex,

Olá!
a distorção "desejavel", feita por pedais por exemplo, é um pouco diferente do sinal clipado. Ainda que o sinal seja "sujo" (com distorção) o amp ainda manda onda sem ceifamento de pico para o falante, de forma que esse ainda consegue reproduir sem maiores problemas.

A onda quadrada é que detona o falante. Causa deslocamento da bobina, fazendo ela sair do "gap", raspar, etc.. ai, adeus falante!!! 200watts "quadrados" detonam falante que suporta 1000 RMS!!!

Já o casamento dessas duas: sinal propositalmente "sujo" com onda quadrada.... é "cover" de uma escopeta 12! Não sobra nadinha!!
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Mensagem por GusVCD Seg Set 21, 2009 9:24 pm

Grande Urso... conseguiu alguma coisa com as medias da caixa q eu descolei? No caso, os falantes, eu vou usar 10PWU da Selenium... eles não fabricam mais, mas creio terem características próximas ao 10PW3... tem oPDF com as especificações AQUI.

QQ coisa me dá um toque...

1 abrax

P.S.: Vc ainda não disse como está sua mão amigo???

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Mensagem por URSOBHZ Seg Set 21, 2009 10:46 pm

Olá, Gus

Humm.. Pelo que entendi seria uma ISO com os selenium. Ok. Pensei que queria os dados dos falantes da Orange!

Vamos lá: Esses 10WPU, você já tem os falantes? Posso verificar sobre o 10PW3, e ver o que podemos fazer. Em relação aos 10PWU, mandei um e-mail para a selenium, solicitando as informações. Se demorarem em responder, partimos com os dados do 10PW3 mesmo!

Sobre minha mão: Bem, a mobilidade ainda está bastante limitada, sendo que não estou conseguindo produzir a mesma força. Acho que deve estar na casa dos 50% de força, algo assim. Chega em certa posição que é como se ela fosse “desconectada” e eu não consigo fazer pressão e/ou segurar um objeto, doendo bastante desse ponto em diante, como se fosse uma câimbra, ou algo do tipo.

Mas está melhorando com a fisioterapia. Não foi preciso, até o momento, intervenção cirúrgica. Mas se a fisioterapia não evoluir satisfatoriamente, pode ser que eu ainda caia na faca. A expectativa é de melhorar 100%!!
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