Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida encordoamento de 5 cordas em baixo de 4 cordas

5 participantes

Ir para baixo

Dúvida encordoamento de 5 cordas em baixo de 4 cordas Empty Dúvida encordoamento de 5 cordas em baixo de 4 cordas

Mensagem por heenrique_bass Ter Nov 06, 2018 4:50 pm

Resolvi abrir um tópico novo pois alguém pode ter a mesma dúvida e fica mais fácil achar por tópico também.

Senhores, é o seguinte:

Irei partir para uma aventura no meu tokai rickenbaker. Como uso o baixo afinado em C F A# D#, e também uso o baixo com a C dropada em A#. Comecei usando com essa afinação o encordoamento da DR strings DDT 0.55, .075, .095, .115, porém mesmo com essas cordas, achei que, principalmente a C, ficam meio molengas. Dei uma pesquisada aqui no fórum e vi que um pessoal usava encordoamentos de 5 cordas descartando a mais aguda. Estou com o interesse em testar um jogo de 5 cordas no meu baixo. Dei uma pesquisada em quais cordas eu poderia testar, fiquei entre duas:

D'Addario Nickel Wound EXL220 5-String Bass      (40-60-75-95-125)
La Bella RX-N5B Nickel-Plated Bass Guitar strings (45-65-80-100-125)

dúvidas:
1º qual me recomendariam para tal aventura?

2º Sendo que fiquei mais na dúvida ainda pois a D'Addario diz que é "super light gaunge" (no que poderia interferir isso?)

3º A La Bella, pelo que vi no strings by mail, segue dessa forma:
1st  B .045,
2nd G .065,
3rd  D .080,
4th  A .100,
5th  E .125.
Seria encordoamento de 5 cordas, porém com a B aguda mesmo?


Última edição por heenrique_bass em Ter Nov 06, 2018 10:40 pm, editado 1 vez(es)
heenrique_bass
heenrique_bass
Membro

Mensagens : 958
Localização : Lages - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida encordoamento de 5 cordas em baixo de 4 cordas Empty Re: Dúvida encordoamento de 5 cordas em baixo de 4 cordas

Mensagem por allexcosta Ter Nov 06, 2018 6:37 pm

heenrique_bass escreveu:Como uso o baixo afinado em C F D# A#, e também uso o baixo com a C dropada em A#.

Dafuq... scratch
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida encordoamento de 5 cordas em baixo de 4 cordas Empty Re: Dúvida encordoamento de 5 cordas em baixo de 4 cordas

Mensagem por heenrique_bass Ter Nov 06, 2018 10:42 pm

allexcosta escreveu:
heenrique_bass escreveu:Como uso o baixo afinado em C F D# A#, e também uso o baixo com a C dropada em A#.

Dafuq... scratch

corrigi, tinha trocado a D# pela A#, agora na pergunta está certo.

Inclusive, se alguém puder me dar uma luz meio logo, to prestes a confirmar a compra pra ver se chega até o tempo de colocar as cordas e entrar em estúdio.
heenrique_bass
heenrique_bass
Membro

Mensagens : 958
Localização : Lages - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida encordoamento de 5 cordas em baixo de 4 cordas Empty Re: Dúvida encordoamento de 5 cordas em baixo de 4 cordas

Mensagem por allexcosta Ter Nov 06, 2018 10:54 pm

heenrique_bass escreveu:corrigi, tinha trocado a D# pela A#, agora na pergunta está certo.

Você tá escrevendo ao contrário, tá não?

A primeira corda num baixo normal é a G. Você afina seu baixo todo 2 tons abaixo? É isso?

Pode usar 60-80-100-125 que fica bom. Bom digo, se você não faz questão das cordas bem firmes. Se faz, 65-85-105-130. Aí terá também mais fundamental e menos médio agudo e buzz.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida encordoamento de 5 cordas em baixo de 4 cordas Empty Re: Dúvida encordoamento de 5 cordas em baixo de 4 cordas

Mensagem por heenrique_bass Ter Nov 06, 2018 11:52 pm

allexcosta escreveu:
heenrique_bass escreveu:corrigi, tinha trocado a D# pela A#, agora na pergunta está certo.

Você tá escrevendo ao contrário, tá não?

A primeira corda num baixo normal é a G. Você afina seu baixo todo 2 tons abaixo? É isso?

Pode usar 60-80-100-125 que fica bom. Bom digo, se você não faz questão das cordas bem firmes. Se faz, 65-85-105-130. Aí terá também mais fundamental e menos médio agudo e buzz.


Isso, é todas as cordas 2 tons a baixo.

Mas sabe algo em relação essas cordas Daddario serem super light gauge?

Eu gosto da tensão que ficam as cordas afinadas em E standard (afinação padrão), tenho um jazz bass afinado assim. Porém toco em uma banda que usa essa afinação 2 tons a baixo (e de vez em quando a C baixada pra A#), e creio que colocando encordoamento de 5 no meu rick, eu consiga chegar nesse tipo de tensão.
heenrique_bass
heenrique_bass
Membro

Mensagens : 958
Localização : Lages - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida encordoamento de 5 cordas em baixo de 4 cordas Empty Re: Dúvida encordoamento de 5 cordas em baixo de 4 cordas

Mensagem por Christian Qua Nov 07, 2018 6:40 am

Ja usei, e foi a melhor opção para 2 tons abaixo, pois as cordas ficaram com pressão, achei melhor no baixo que a corda passa por trás do corpo pois a tensão foi melhor, nesta época eu tinha 2 baixos com pontes distintas e fiz o teste, quem faz isso, também é o Duca Tambasco
Christian
Christian
Membro

Mensagens : 3775
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida encordoamento de 5 cordas em baixo de 4 cordas Empty Re: Dúvida encordoamento de 5 cordas em baixo de 4 cordas

Mensagem por Uchoa Qua Nov 07, 2018 5:51 pm

Fica melhor que a normal . up
Uchoa
Uchoa
Membro

Mensagens : 4353
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://www.reverbnation.com/rhakia

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida encordoamento de 5 cordas em baixo de 4 cordas Empty Re: Dúvida encordoamento de 5 cordas em baixo de 4 cordas

Mensagem por Franco_bass Dom Nov 11, 2018 2:27 pm


heenrique_bass,

Gostei muito das RX. Comprei 2 jogos La Bella da Stringbymail, modelo RX-N5C Único porém, é que tive uma surpresa desagradável, e num jogo veio faltando a corda B ( .130).
Franco_bass
Franco_bass
Membro

Mensagens : 361
Localização : RS, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida encordoamento de 5 cordas em baixo de 4 cordas Empty Re: Dúvida encordoamento de 5 cordas em baixo de 4 cordas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos