Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Músico Marcelo Yuka, fundador do Rappa, morre aos 53 anos

+6
Zubrycky
Paulo Penna
Cantão
Uchoa
afonsodecampos
Juninho Sampaio
10 participantes

Ir para baixo

Músico Marcelo Yuka, fundador do Rappa, morre aos 53 anos Empty Músico Marcelo Yuka, fundador do Rappa, morre aos 53 anos

Mensagem por Juninho Sampaio Sáb Jan 19, 2019 9:30 am

Parece que agora é verdade... Que pena!!!
https://oglobo.globo.com/cultura/musica/musico-marcelo-yuka-fundador-do-rappa-morre-aos-53-anos-23379797

RIO - O compositor, baterista e ativista carioca Marcelo Yuka, fundador do Rappa, morreu, às 23h40 desta sexta-feira, aos 53 anos, em decorrência de um acidente vascular cerebral  (AVC) isquêmico. Ele estava internado no hospital Quinta D’Or, em São Cristóvão, e na madrugada do dia 4 de janeiro entrou em coma induzido.

Marcelo Fontes do Nascimento Viana de Santa Ana, o Marcelo Yuka, teve uma trajetória baseada em lutas.

Luta pela vida, após ser baleado nove vezes na rua José Higino, na Tijuca (quando saiu de seu carro para tentar proteger uma mulher que estava sendo assaltada), e ficar paraplégico, em novembro de 2000. Teve diversos problemas de saúde desde então — seu último disco, “Canções para depois do ódio”, foi lançado em janeiro de 2017 , quando o músico estava num quarto de hospital, onde passou boa parte do ano

Lutas, outras, escancaradas também nas letras que escreveu para a banda carioca de reggae-rock O Rappa , em que tratava das questões brasileiras como desigualdade social e racismo em canções como “A feira”, “Minha alma (A paz que eu não quero)” e “O que sobrou do céu”, nos anos 1990. Conseguiu, junto com os seus companheiros de banda, fazer o ativismo chegar ao rádio, à TV e às grandes plateias — enfim, ao mainstream.

Yuka foi um dos fundadores do Rappa em 1993, e permaneceu na banda até 2001, pouco após ficar paraplégico. A saída teve tons de amargura. Ele dizia que tinha sido “tirado da banda 50% por ganância, 50% por poder”. A partir de então, o Rappa (então liderado por Marcelo Falcão; agora parado) e Yuka seguiram caminhos diferentes

Sem poder mais tocar bateria por conta do problema de saúde, a composição virou seu principal ofício. Fundou a banda F.UR.T.O. (Frente Urbana de Trabalhos Organizados), que gerou ainda uma ONG epônima, com a qual lutou em prol das pesquisas com células-tronco.

O acidente e o ativismo que Yuka liderou após ficar paraplégico foram também o foco do documentário “No caminho das setas”, lançado em 2011. O filme da diretora Daniela Broitman foi premiado pela melhor montagem no Festival do Rio daquele ano.

Mas era do livro “Não se preocupe comigo”, lançado em 2014 com Bruno Levinson, que Yuka sentia especial orgulho, por retratar de forma completa sua trajetória. Ao longo de 224 páginas, a autobiografia aborda lembranças dos bailes de subúrbio, dos contatos com a turma do reggae na Baixada Fluminense nos anos 1980 (o nome Yuka veio quando integrava o grupo KMD5), passando pelo encontro casual e marcante com o traficante Marcinho VP no alto do Morro Santa Marta durante um evento de hip-hop, pelas lembranças tristes da saída do Rappa e pela amizade com personalidades como o poeta Waly Salomão (1943-2003), o delegado Orlando Zaccone e o deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL).
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12042
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Músico Marcelo Yuka, fundador do Rappa, morre aos 53 anos Empty Re: Músico Marcelo Yuka, fundador do Rappa, morre aos 53 anos

Mensagem por afonsodecampos Sáb Jan 19, 2019 11:19 am

É, infelizmente!

R. I. P.
afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagens : 5138
Localização : Belém do Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Músico Marcelo Yuka, fundador do Rappa, morre aos 53 anos Empty Re: Músico Marcelo Yuka, fundador do Rappa, morre aos 53 anos

Mensagem por Uchoa Sáb Jan 19, 2019 1:48 pm

R.I.P.
Uchoa
Uchoa
Membro

Mensagens : 4353
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://www.reverbnation.com/rhakia

Ir para o topo Ir para baixo

Músico Marcelo Yuka, fundador do Rappa, morre aos 53 anos Empty Re: Músico Marcelo Yuka, fundador do Rappa, morre aos 53 anos

Mensagem por Cantão Sáb Jan 19, 2019 2:21 pm

R.I.P... Sad
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21706
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Músico Marcelo Yuka, fundador do Rappa, morre aos 53 anos Empty Re: Músico Marcelo Yuka, fundador do Rappa, morre aos 53 anos

Mensagem por Paulo Penna Sáb Jan 19, 2019 3:41 pm

Rip
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Músico Marcelo Yuka, fundador do Rappa, morre aos 53 anos Empty Re: Músico Marcelo Yuka, fundador do Rappa, morre aos 53 anos

Mensagem por Zubrycky Sáb Jan 19, 2019 5:17 pm

R.I.P.
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18899
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Músico Marcelo Yuka, fundador do Rappa, morre aos 53 anos Empty Re: Músico Marcelo Yuka, fundador do Rappa, morre aos 53 anos

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Jan 20, 2019 5:30 pm

Sem palavras... Crying or Very sad
https://www.youtube.com/watch?v=cRQ8uIMkIaI
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Músico Marcelo Yuka, fundador do Rappa, morre aos 53 anos Empty Re: Músico Marcelo Yuka, fundador do Rappa, morre aos 53 anos

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Seg Jan 21, 2019 12:14 pm

RIP
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9084
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Músico Marcelo Yuka, fundador do Rappa, morre aos 53 anos Empty Re: Músico Marcelo Yuka, fundador do Rappa, morre aos 53 anos

Mensagem por allexcosta Seg Jan 21, 2019 6:08 pm

Que descanse em paz. Meus sentimentos à família, especialmente ao Bertola.


Última edição por allexcosta em Seg Jan 21, 2019 9:57 pm, editado 1 vez(es)
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Músico Marcelo Yuka, fundador do Rappa, morre aos 53 anos Empty Re: Músico Marcelo Yuka, fundador do Rappa, morre aos 53 anos

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Jan 21, 2019 7:57 pm

allexcosta escreveu:Que descanse em paz. Meus sentimentos à família, especialmente ao Bertola.

Foi mais uma porrada nessa passagem de ano...
Marcelo era meu parente distante, nossas mães foram "irmãs de leite" (muitos aqui talvez não saibam o que é isso), posto que suas mães eram conhecidas e aparentadas e nossas famílias ligadas. Eu tinha bem mais contato com o irmão dele, Renato, que também foi luthier e músico. Essa semana devo vistá-lo, pois não pude comparecer ao enterro lá em Campo Grande (bairro aqui do Rio), pois estava em Friburgo.
Mas, só posso dizer que ele "descansou", pois desde o fatídico dia em que foi baleado, ele entrava e saía de hospitais. Muito triste e sofrido...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Músico Marcelo Yuka, fundador do Rappa, morre aos 53 anos Empty Re: Músico Marcelo Yuka, fundador do Rappa, morre aos 53 anos

Mensagem por Stormbringer Ter Jan 22, 2019 8:03 am

Eu gostava dessa cara, dava pra perceber que não era da boca pra fora, ele era um ser evoluído.
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4749
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Músico Marcelo Yuka, fundador do Rappa, morre aos 53 anos Empty Re: Músico Marcelo Yuka, fundador do Rappa, morre aos 53 anos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos