Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Afinação alternativa e regulagem (Dúvidas)

+5
vinibassplayer
Christian
heenrique_bass
allexcosta
JP.Carrillo
9 participantes

Ir para baixo

Afinação alternativa e regulagem (Dúvidas) Empty Afinação alternativa e regulagem (Dúvidas)

Mensagem por JP.Carrillo Seg Mar 11, 2019 10:12 am

Bom dia,baixistas!!
Como sou novo aqui no Fórum,gostaria de me desculpar caso tenha criado o tópico no lugar errado,me pareceu que Luthieria seria o lugar ideal para tirar essa dúvida,mas,me corrijam se assim for necessário,ficarei grato.
Começarei a tocar em um projeto de Stoner Rock,e,todas as músicas no setlist,estão afinadas em C# (diversas tonalidades,mas,todas afinadas em C# originalmente,e,o fato de a C# ser tocada solta em diversas das músicas,complica ainda mais a situação...)
Como sou teimoso e um pouco purista,sempre detestei tocar com outras afinações que não a standard,assim,tive a ideia mais "moleque" e idiota de todas,a fim de acelerar o processo de tirar o setlist: Afinei a E em C#.
Claro,ideia idiota e moleque,mas,a princípio,tiraria as músicas e me acostumaria com as mesmas,enquanto não levasse o baixo a um luthier,porém,o que mais me impressionou,foi o fato de eu ter gostado da ideia ao tocar,a C# não ficou tão frouxa,as notas estão decentemente definidas ao tocar e não estão trastejando tanto,tal qual utilizar um Drop D (só para esclarecer que estou utilizando um Tobias 4 cordas com encordoamento 0.45).
Após fuçar pelo TalkBass e por aqui no Fórum,acabei não encontrando ninguém que tenha tido a mesma ideia imbecil que eu,apenas discussões inacabáveis sobre colocar encordoamentos de 5 cordas em baixos de 4 cordas e uma treta feia aqui no fórum sobre afinações alternativas...
O que gostaria de saber,é se estarei danificando o braço do instrumento caso opte por continuar com essa ideia imbecil,e,se há uma solução alternativa para isso (considerando que não comprarei um baixo de 5 cordas e que,se não existir nenhuma solução,me renderei e afinarei o baixo em C# standart mesmo).
No mais,é isso,galera,tenham um bom dia!!
JP.Carrillo
JP.Carrillo
Membro

Mensagens : 15
Localização : São Roque,SP

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação alternativa e regulagem (Dúvidas) Empty Re: Afinação alternativa e regulagem (Dúvidas)

Mensagem por allexcosta Seg Mar 11, 2019 10:58 am

"Stoner Rock" é rock de maconheiro?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação alternativa e regulagem (Dúvidas) Empty Re: Afinação alternativa e regulagem (Dúvidas)

Mensagem por heenrique_bass Seg Mar 11, 2019 11:48 am

Salv bro,

Eu aconselharia deixar em C# standard pelas digitações e até pelas futuras gravações em estúdio. Na banda que toco, nós tínhamos algo parecido na guitarra, quando tocávamos em D standard, o guitarrista usava afinado em C drop e eu usava o baixo em D standard, uma semana antes de entrarmos em estúdio, decidimos mudar a afinação de todos os instrumentos para C standard. Mas nada que tu experimente também, se te agradou.

heenrique_bass
heenrique_bass
Membro

Mensagens : 958
Localização : Lages - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação alternativa e regulagem (Dúvidas) Empty Re: Afinação alternativa e regulagem (Dúvidas)

Mensagem por Christian Seg Mar 11, 2019 12:16 pm

eu ja usei encordoamento de 5 cordas e encordoamento Rotosound 88 tru bass, curti mais que o de 5 cordas, mas tem de regular mesmo
Christian
Christian
Membro

Mensagens : 3772
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação alternativa e regulagem (Dúvidas) Empty Re: Afinação alternativa e regulagem (Dúvidas)

Mensagem por vinibassplayer Seg Mar 11, 2019 4:39 pm

allexcosta escreveu:"Stoner Rock" é rock de maconheiro?

digamos que sim kkkkk
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1596
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação alternativa e regulagem (Dúvidas) Empty Re: Afinação alternativa e regulagem (Dúvidas)

Mensagem por vinibassplayer Seg Mar 11, 2019 4:41 pm

mas respondendo, ja toquei coisas do tipo, e acho que um encordoamento mais pesado, tipo 0.50+ já ajudaria a manter a pegada firme das cordas msm com afinação baixa tipo C#.
acho q o baixista do down usava assim, qdo o rex brown tbm era da banda acho q usava 0.50
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1596
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação alternativa e regulagem (Dúvidas) Empty Re: Afinação alternativa e regulagem (Dúvidas)

Mensagem por JP.Carrillo Seg Mar 11, 2019 6:42 pm

allexcosta escreveu:"Stoner Rock" é rock de maconheiro?
Então,Alex,pegue uma cacetada de riffs e frases cheios de pentatônicas,diminua o metrônomo para 75/80 BPM's,encaixe uma penca de psicodelia e psicotrópicos,referências a terror setentista e oitentista,ocultismo e contos da Weird Tales,coloque um pouco de peso,e Voilà!!!!!
Se é rock "DE" ou "PARA" maconheiro,acho que depende do caso,eu juro que só uso Tylenol e,as vezes um Dorflex!!!
HEHHEEHEHEHEE
JP.Carrillo
JP.Carrillo
Membro

Mensagens : 15
Localização : São Roque,SP

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação alternativa e regulagem (Dúvidas) Empty Re: Afinação alternativa e regulagem (Dúvidas)

Mensagem por JP.Carrillo Seg Mar 11, 2019 6:51 pm

heenrique_bass escreveu:Eu aconselharia deixar em C# standard pelas digitações
De fato,pensando por esse lado,facilitaria infinitamente na hora de tocar a maioria dos riffs,já me acostumei com a localização das notas da corda C#,acho que só bastaria passar um tempinho para decorar o resto do braço em C# standart,valeu pelas dicas,cara!!!

Christian escreveu:encordoamento Rotosound 88 tru bass
Então,cara,essas são aquelas cordas feitas sob demanda,que tu vai escolhendo o calibre de cada corda ?

vinibassplayer escreveu:acho que um encordoamento mais pesado, tipo 0.50+ já ajudaria a manter a pegada firme das cordas
Considerei isso ao pensar em mudar a afinação de todas as cordas,só dá aquele medo de lixar a ponta dos dedos do pizzicato ao tocar em uns fios de poste iguais a esses...
JP.Carrillo
JP.Carrillo
Membro

Mensagens : 15
Localização : São Roque,SP

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação alternativa e regulagem (Dúvidas) Empty Re: Afinação alternativa e regulagem (Dúvidas)

Mensagem por allexcosta Seg Mar 11, 2019 6:56 pm

JP.Carrillo escreveu:
allexcosta escreveu:"Stoner Rock" é rock de maconheiro?
Então,Alex,pegue uma cacetada de riffs e frases cheios de pentatônicas,diminua o metrônomo para 75/80 BPM's,encaixe uma penca de psicodelia e psicotrópicos,referências a terror setentista e oitentista,ocultismo e contos da Weird Tales,coloque um pouco de peso,e Voilà!!!!!
Se é rock "DE" ou "PARA" maconheiro,acho que depende do caso,eu juro que só uso Tylenol e,as vezes um Dorflex!!!
HEHHEEHEHEHEE

Tendi... Era só curiosidade. Nada contra. Na verdade, se não fosse pela cannabis esse fórum não existiria. Wink
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação alternativa e regulagem (Dúvidas) Empty Re: Afinação alternativa e regulagem (Dúvidas)

Mensagem por vinibassplayer Seg Mar 11, 2019 9:17 pm

vinibassplayer escreveu:acho que um encordoamento mais pesado, tipo 0.50+ já ajudaria a manter a pegada firme das cordas
Considerei isso ao pensar em mudar a afinação de todas as cordas,só dá aquele medo de lixar a ponta dos dedos do pizzicato ao tocar em uns fios de poste iguais a esses...

uai mano, mas esse estilo praticamente exige uma pegada bastante forte, a nao ser q tu toque de palheta... é o tipo de som q ce tem q sentar a mao literalmente, entao tem q estar preparado, ainda mais que são poucas notas msm
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1596
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação alternativa e regulagem (Dúvidas) Empty Re: Afinação alternativa e regulagem (Dúvidas)

Mensagem por allexcosta Seg Mar 11, 2019 9:40 pm

Não entendo bem as nomenclaturas disso, você quer descer a afinação de uma corda só ou de todas?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação alternativa e regulagem (Dúvidas) Empty Re: Afinação alternativa e regulagem (Dúvidas)

Mensagem por fheliojr Seg Mar 11, 2019 11:49 pm

^ Com o perdão do termo, eu acabaria com esta p*&^% usando um baixo de 5 cordas.


Última edição por allexcosta em Ter Mar 12, 2019 4:25 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Não perdôo)
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação alternativa e regulagem (Dúvidas) Empty Re: Afinação alternativa e regulagem (Dúvidas)

Mensagem por Guga Ramone Ter Mar 12, 2019 4:23 pm

allexcosta escreveu:se não fosse pela cannabis esse fórum não existiria. Wink
Fale-me mais sobre isso, Sr. Allex Costa. hehehehe
Guga Ramone
Guga Ramone
Membro

Mensagens : 1040
Localização : Curitiba / PR

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação alternativa e regulagem (Dúvidas) Empty Re: Afinação alternativa e regulagem (Dúvidas)

Mensagem por allexcosta Ter Mar 12, 2019 4:25 pm

Guga Ramone escreveu:
allexcosta escreveu:se não fosse pela cannabis esse fórum não existiria. Wink
Fale-me mais sobre isso, Sr. Allex Costa. hehehehe

Posso até te contar, mas não tenho como garantir a sua segurança.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação alternativa e regulagem (Dúvidas) Empty Re: Afinação alternativa e regulagem (Dúvidas)

Mensagem por Guga Ramone Ter Mar 12, 2019 4:50 pm

Hahahaha Mas eu não pedi pra vc garantir minha segurança, só pedi pra contar esse causo lol!
Guga Ramone
Guga Ramone
Membro

Mensagens : 1040
Localização : Curitiba / PR

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação alternativa e regulagem (Dúvidas) Empty Re: Afinação alternativa e regulagem (Dúvidas)

Mensagem por fheliojr Ter Mar 12, 2019 10:54 pm

fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação alternativa e regulagem (Dúvidas) Empty Re: Afinação alternativa e regulagem (Dúvidas)

Mensagem por Christian Qua Mar 13, 2019 7:03 am

JP.Carrillo escreveu:
Então,cara,essas são aquelas cordas feitas sob demanda,que tu vai escolhendo o calibre de cada corda ?
[/quote]

não estas ja vem grossas de fabrica. bitola:  proporcionando um melhor controle nas afinações baixasAfinação alternativa e regulagem (Dúvidas) Previe10
Christian
Christian
Membro

Mensagens : 3772
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação alternativa e regulagem (Dúvidas) Empty Re: Afinação alternativa e regulagem (Dúvidas)

Mensagem por JP.Carrillo Qua Mar 13, 2019 9:27 am

vinibassplayer escreveu:mas esse estilo praticamente exige uma pegada bastante forte
Sim sim,só tinha feito uma piada.

vinibassplayer escreveu:ainda mais que são poucas notas msm
Opa,aí que tu se engana,meu caro.....
Estamos tocando algumas coisas do Masters Of Reality do Black Sabbath (só conferir as linhas do Geezer no Children Of The Grave e tu já cansa os dedos só de ouvir...) e outras do Sleep (vários riffs traiçoeiros e cheios de detalhes) que já quebram essa tese.

fheliojr escreveu:^ Com o perdão do termo, eu acabaria com esta p*&^% usando um baixo de 5 cordas.
"considerando que NÃO comprarei um baixo de 5 cordas"
JP.Carrillo
JP.Carrillo
Membro

Mensagens : 15
Localização : São Roque,SP

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação alternativa e regulagem (Dúvidas) Empty Re: Afinação alternativa e regulagem (Dúvidas)

Mensagem por JP.Carrillo Qua Mar 13, 2019 9:30 am

allexcosta escreveu:Na verdade, se não fosse pela cannabis esse fórum não existiria.
Jah seja louvado!

allexcosta escreveu:você quer descer a afinação de uma corda só ou de todas?
Nesse caso,desceria a afinação somente da corda E.
JP.Carrillo
JP.Carrillo
Membro

Mensagens : 15
Localização : São Roque,SP

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação alternativa e regulagem (Dúvidas) Empty Re: Afinação alternativa e regulagem (Dúvidas)

Mensagem por allexcosta Qua Mar 13, 2019 9:34 am

JP.Carrillo escreveu:Nesse caso,desceria a afinação somente da corda E.

Compra uma .110 avulsa e já foi. Não danifica o braço.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação alternativa e regulagem (Dúvidas) Empty Re: Afinação alternativa e regulagem (Dúvidas)

Mensagem por Guga Ramone Qua Mar 13, 2019 3:39 pm

JP.Carrillo escreveu:
allexcosta escreveu:Na verdade, se não fosse pela cannabis esse fórum não existiria.
Jah  seja louvado!

Só pra contextualizar a parada hehehe
https://www.contrabaixobr.com/t74-como-surgiu-o-forum-contrabaixo-br#275155
Guga Ramone
Guga Ramone
Membro

Mensagens : 1040
Localização : Curitiba / PR

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação alternativa e regulagem (Dúvidas) Empty Re: Afinação alternativa e regulagem (Dúvidas)

Mensagem por Stormbringer Qua Mar 13, 2019 7:35 pm

Eu desceria o tom de todas as cordas e soltaria o tensor(caso começasse a trastejar)

OU,


usaria um baixo de 5 cordas.

Como eu acho que baixar muito a afinação muda o timbre de uma maneira que nao gosto, usaria um baixo de 5 cordas mesmo... Há jogos de cordas "especiais" pra afinações baixas, voce pode procurar por isso tambem

Ha ainda uma opçao de, com o baixo de 5 cordas, afinar a B em C#(baixos bons aguentam a tensao sem reclamar)

Enfim, inúmeras soluções pro seu problema, ai vai do seu gosto Very Happy
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4749
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação alternativa e regulagem (Dúvidas) Empty Re: Afinação alternativa e regulagem (Dúvidas)

Mensagem por JAZZigo Qua Mar 13, 2019 10:06 pm

Christian escreveu:
JP.Carrillo escreveu:
Então,cara,essas são aquelas cordas feitas sob demanda,que tu vai escolhendo o calibre de cada corda ?

não estas ja vem grossas de fabrica. bitola:  proporcionando um melhor controle nas afinações baixas
Ainda tenho um jogo de Rotosound RS66LH+ (Drop F#) à venda no ML. Quem se habilita Question Exclamation

Afinação alternativa e regulagem (Dúvidas) Captura-de-Tela-2019-03-13-a-s-21-59-09
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1036844007-rotosound-rs66hl-drop-zone-plus-66-custom-gauge-england-_JM
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação alternativa e regulagem (Dúvidas) Empty Re: Afinação alternativa e regulagem (Dúvidas)

Mensagem por allexcosta Qua Mar 13, 2019 10:30 pm

Não vamos fazer disso um bicho de sete cabeças. Ele só quer afinar a mizona em C#, mais nada.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação alternativa e regulagem (Dúvidas) Empty Re: Afinação alternativa e regulagem (Dúvidas)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos