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Mensagem por henriquebyu em Sab Jun 29, 2019 9:07 pm

Olá pessoal do fórum.

Tenho uma banda de rock/metal e gostaria de um drive pra poder cortar a mix, ao invés de deixar apenas o grave aparecendo, já que a banda possui 2 guitarristas. Por gostar muito do som do Felipe Andreoli, resolvi testar o pedal dele, o Bass Plus e o Bass Shaper numa loja aqui da cidade. Porém, recentemente, descobri aqui no fórum o pedal Stardust Star Bass, que parece ter um custo benefício sensacional. Tem drive e ainda tem uma saída XLR, custando a metade de um Bass Shaper novo.

Fiquei interessado neste pedal e, pesquisando mais a fundo sobre pedais do gênero, ví aqui no fórum dizerem que um Fuzz por exemplo não fica bom em baixo ativo. Gostaria de ter uma explicação mais detalhada sobre isso e quais outros tipos de pedais poderiam sofrer com esse problema além dos Fuzzes.

O único pedal de efeitos que tenho atualmente é um Boss CE-5 com etiqueta rosa e, particularmente, nunca tive problemas com ele. Eu gostei do som do Bass Shaper no meu Yamaha TRBX 305, porém agora estou com receio de comprar este pedal da Stardust por conta dessa dúvida.

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Mensagem por allexcosta em Sab Jun 29, 2019 9:49 pm

henriquebyu escreveu:Olá pessoal do fórum.

Tenho uma banda de rock/metal e gostaria de um drive pra poder cortar a mix, ao invés de deixar apenas o grave aparecendo, já que a banda possui 2 guitarristas.

Olá. Drive e grave não são antônimos.

henriquebyu escreveu:Fiquei interessado neste pedal e, pesquisando mais a fundo sobre pedais do gênero, ví aqui no fórum dizerem que um Fuzz por exemplo não fica bom em baixo ativo.

No mundo real as coisas não são bem assim. Uma combinação soa bem pra seus ouvidos ou não soa.
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Mensagem por henriquebyu em Sab Jun 29, 2019 10:18 pm

Obrigado pela atenção, Allex.

Então, eu sei que não são antôninos, e é por isso mesmo que eu queria um drive. Muitas vezes meu timbre é engolido na mix pelas guitarras, ainda mais por eu ter uma pegada mais pesada, fazendo com que o cara da mesa corte muito médio e agudo meu. Não entendo a tara por baixo limpinho que só fica de fundo que esse povo do interior tem aqui haha
E aí eu fico parecendo uma Saveiro rebaixada na avenida, só grave haha

Sobre essa questão então, eu posso utilizar qualquer tipo de pedal sem me preocupar com problemas, desde que soe legal pros meus ouvidos?

O fato de eu estar jogando um pré em outro pré não vai trazer problemas pro amp e pros PAs?

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Mensagem por Eduardo Tob em Dom Jun 30, 2019 12:31 am

henriquebyu escreveu: O fato de eu estar jogando um pré em outro pré não vai trazer problemas pro amp e pros PAs?

Eu toco metal. Quando uso meu ibanez que tem o pré ativo junto ao meu pedal hartke gera essa coisa de pré em cima de pré. No meu caso essa combinação não fica boa. Consegui melhores resultados desligando o pré amp (pedal hartke) e deixando os demais pedais (uso um eq e o big muff). Assim não vi problemas com fuzz. Eu jogo um pouquinho de médios para aparecer mais, embora não goste do som dos médios mas sem eles fica ruim.
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Mensagem por henriquebyu em Dom Jun 30, 2019 1:11 am

Eduardo Tob escreveu:
henriquebyu escreveu: O fato de eu estar jogando um pré em outro pré não vai trazer problemas pro amp e pros PAs?

Eu toco metal. Quando uso meu ibanez que tem o pré ativo junto ao meu pedal hartke gera essa coisa de pré em cima de pré. No meu caso essa combinação não fica boa. Consegui melhores resultados desligando o pré amp (pedal hartke) e deixando os demais pedais (uso um eq e o big muff). Assim não vi problemas com fuzz. Eu jogo um pouquinho de médios para aparecer mais, embora não goste do som dos médios mas sem eles fica ruim.

Obrigado pela contribuição, Eduardo. No caso, o teu pedal é um Bass Attack? E o que não te agradou no pré do baixo em cima do pré do pedal?
No caso, se flatar um dos dois (do baixo ou do pedal), já eliminaria esse incômodo pra você ou o problema não é um eq acumulando com outro?
Eu estou querendo o pedal mais pelo drive do que pra ter como um outro eq no final da cadeia.

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Mensagem por LENTO em Dom Jun 30, 2019 12:21 pm

eu tambem toco metal, uso um condor bc6000 com pre tbtech bravo. uso o nig signature do felipe andreoli, e ele nao é só o pedal de drive, só com o shape voce ja consegue fazer miseria. pode comprar que nao é dinheiro perdido.
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Mensagem por Christian em Dom Jun 30, 2019 12:43 pm

Se ligar este pré sem ser na entrada de input
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Mensagem por allexcosta em Dom Jun 30, 2019 12:57 pm

henriquebyu escreveu:Então, eu sei que não são antôninos, e é por isso mesmo que eu queria um drive. Muitas vezes meu timbre é engolido na mix pelas guitarras, ainda mais por eu ter uma pegada mais pesada, fazendo com que o cara da mesa corte muito médio e agudo meu.

Não entendo bem porque o técnico deliberadamente faria seu baixo sumir. Se está alto, melhor abaixar. A não ser que o técnico ache que o som que você tá tirando não é legal. Se for o caso, ele vai mexer até achar legal pra ele e seu esforço de EQ, drive ou o que seja servirá de pouca coisa.

Mas desde o início do tópico você parece estar confundindo distorção com EQ, que são coisas diferentes.

henriquebyu escreveu:Não entendo a tara por baixo limpinho que só fica de fundo que esse povo do interior tem aqui haha
E aí eu fico parecendo uma Saveiro rebaixada na avenida, só grave haha

Mais uma vez, limpo e grave não são a mesma coisa.

henriquebyu escreveu:Sobre essa questão então, eu posso utilizar qualquer tipo de pedal sem me preocupar com problemas, desde que soe legal pros meus ouvidos?

O fato de eu estar jogando um pré em outro pré não vai trazer problemas pro amp e pros PAs?

Alguma preocupação deve existir sim, o nome dela é "estrutura de ganho". Respeite isso e você pode timbrar do jeito que quiser. Mas soar como você quer no PA é meio utopia. Vai soar do jeito que o cara do PA quer, até porque quem está lá é ele e não você.

Se o cara for amigável e aberto pra pedidos, sinta-se à vontade pra pedir pra ele escutar o que sai do seu amp e explicar que quer mais ou menos aquilo lá na frente. Se ele for um técnico tranquilo que não se acha o dono de todas as verdades do áudio (sim, eles existem), ele tentará da melhor maneira possível acomodar seu pedido, ou quem sabe até microfonar seu amp e deixar meio flat lá na frente. Mas assim, se ele achar feião o som que você tá mandando, é segunda natureza pra ele mexer e procurar outra coisa. E distorção no baixo precisa ser algo feito com bom gosto, senão realmente fica feião pra os ouvidos de muitas pessoas, técnicos ou não.
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Mensagem por elson.arcos em Dom Jun 30, 2019 3:02 pm

Mano, use o que e como você quiser, segundo suas pesquisas de timbres , de combinações e experimentos (acho que isso seria parte do bom senso). Como Já foi dito, algo vai soar bem ou não pra você. E seja feliz no som!! Wink Basketball
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Mensagem por fheliojr em Dom Jun 30, 2019 5:50 pm

henriquebyu escreveu:Olá pessoal do fórum.

Tenho uma banda de rock/metal e gostaria de um drive pra poder cortar a mix, ao invés de deixar apenas o grave aparecendo, já que a banda possui 2 guitarristas. Por gostar muito do som do Felipe Andreoli, resolvi testar o pedal dele, o Bass Plus e o Bass Shaper numa loja aqui da cidade. Porém, recentemente, descobri aqui no fórum o pedal Stardust Star Bass, que parece ter um custo benefício sensacional. Tem drive e ainda tem uma saída XLR, custando a metade de um Bass Shaper novo...

Gasto desnecessário, basta dar um boost nos médios agudos do seu instrumento ou usar uma pegada como a do Andreoli, q é a comum em heavy metal.

henriquebyu escreveu:...ví aqui no fórum dizerem que um Fuzz por exemplo não fica bom em baixo ativo. Gostaria de ter uma explicação mais detalhada sobre isso e quais outros tipos de pedais poderiam sofrer com esse problema além dos Fuzzes...

Só alguns pedais, como o Wooly Mammoth. Melhor vc ler com calma os tópicos do Jazzigo.

henriquebyu escreveu:...fazendo com que o cara da mesa corte muito médio e agudo meu...

Ora, este técnico de som é q está prejudicando seu timbre.
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Mensagem por JAZZigo em Dom Jun 30, 2019 6:27 pm

henriquebyu escreveu:Fiquei interessado neste pedal e, pesquisando mais a fundo sobre pedais do gênero, ví aqui no fórum dizerem que um Fuzz por exemplo não fica bom em baixo ativo. Gostaria de ter uma explicação mais detalhada sobre isso e quais outros tipos de pedais poderiam sofrer com esse problema além dos Fuzzes.
Opa, Henrique! Essa incompatibilidade entre baixos ativos e pedais de fuzz realmente existe, mas não acontece sempre. Geralmente, tem a ver com questão de impedância, especialmente quando se trata de fuzz com clipping gerado por transistor/diodo de germânio. Problema que não ocorre com pedais como o EHX Big Muff Pi, seus similares/clones ou cujo clipping é gerado por transistor/diodo de silício.
henriquebyu escreveu:O único pedal de efeitos que tenho atualmente é um Boss CE-5 com etiqueta rosa e, particularmente, nunca tive problemas com ele.
Também tenho um. O rótulo cor-de-rosa quer dizer que seu Chorus Ensemble possui circuito analógico, ou seja, é jóia rara! IMHO, ele está entre os top de chorus no contrabaixo.
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Mensagem por henriquebyu em Seg Jul 01, 2019 9:13 am

LENTO escreveu:eu tambem toco metal, uso um condor bc6000 com pre tbtech bravo. uso o nig signature do felipe andreoli, e ele nao é só o pedal de drive, só com o shape voce ja consegue fazer miseria. pode comprar que nao é dinheiro perdido.

Então, o meu baixo meio que já tem uma função shape integrada nele, se eu pegasse esse pedal seria mais pela distorção mesmo.

allexcosta escreveu:Se o cara for amigável e aberto pra pedidos, sinta-se à vontade pra pedir pra ele escutar o que sai do seu amp e explicar que quer mais ou menos aquilo lá na frente.

Realmente isso é algo bem simples e me sinto um animal por não ter tentado isso antes. Me empenharei mais nisso. Sobre a mudança no meu timbre no meu PA, eu vejo que aqui no interior de SP a galera da muita prioridade pro timbre da guitarra. Em boa parte das bandas que vejo, o baixo costuma sair com muito grave e pouquíssimo (ou nada) médio e agudo nos PAs.

fheliojr escreveu:Gasto desnecessário, basta dar um boost nos médios agudos do seu instrumento ou usar uma pegada como a do Andreoli, q é a comum em heavy metal.

Então, o próprio Andreoli usa um pouco de distorção. E creio que preciso revisar minha pegada. Várias vezes eu acabo batendo na corda em direção ao captador (mas sem deixar ela encostar nos pólos do captador), fazendo com que fique um timbre bem percussivo por bater nos trastes. Apesar de não soar tão forte no meu amp, já aconteceu de dar pico de ganho em gravação por conta do agudo justamente no ataque da nota.

JAZZigo escreveu:Também tenho um. O rótulo cor-de-rosa quer dizer que seu Chorus Ensemble possui circuito analógico, ou seja, é jóia rara! IMHO, ele está entre os top de chorus no contrabaixo.

Pois é, pelo que vi ele parou de ser produzido na década de 90. Comprei do meu professor por meros R$230,00. Ta um pouco acabado visualmente e preciso arrumar o potenciômetro de Filter, que só está com o Low sem o botão do High. Sabe me dizer se este procedimento é complicado? Acho ele muito bom, mas gostaria de adicionar um vibrato no set futuramente pra ter um timbre "fita VHS" mais extremo ainda pra fazer algumas passagens em algumas músicas.
Sobre a incompatibilidade, o maior problema são os pedais de fuzz mesmo? Os outros de pré-amp e distorção não teriam problema, considerando que eu não vá saturar todos os controles do pedal?

Muitíssimo obrigado pelas respostas e atenção de todos, incluindo os que não citei nessa postagem. Duas dúvidas adicionais: pra gravar vocês costumam mandar o sinal em linha direto do baixo pra uma interface ou preferem utilizar a XLR de uma Di? E no caso de um show, usam a saída em linha pra mandar pro cara da mesa ou a XLR de uma Di?

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Mensagem por JAZZigo em Seg Jul 01, 2019 2:18 pm

henriquebyu escreveu:Pois é, pelo que vi ele parou de ser produzido na década de 90. Comprei do meu professor por meros R$230,00. Ta um pouco acabado visualmente e preciso arrumar o potenciômetro de Filter, que só está com o Low sem o botão do High. Sabe me dizer se este procedimento é complicado?
Cara, tem de ver como é a conexão do pot com a placa... sei lá, não sou técnico. Talvez fo se o caso de deixá-lo nas mãos de um especialista, como o Fabio Leandro da DMT Custom Shop ou o Eduardo Bonatto da Ed's Mod Shop.
henriquebyu escreveu:Sobre a incompatibilidade, o maior problema são os pedais de fuzz mesmo? Os outros de pré-amp e distorção não teriam problema, considerando que eu não vá saturar todos os controles do pedal?
Não apenas fuzz, mas outros pedais de distortion ou overdrive com clipping baseado em transistor/diodo de germânio também podem apresentar o mesmo problema. E com alguns pedais de wah-wah também, especialmente os mais vintage.
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