É necessário saída balanceada para tocar ao vivo?

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Mensagem por Jander em Seg Jul 29, 2019 10:51 am

Sou iniciante nesse assunto de tocar com banda, estou precisando de um amplificador para tocar nos shows, é necessário que ele tenha saida balanceada, ou o line out p10 já resolve? qual a diferença entre os dois? Outra coisa, não posso gastar muito agora, vi que é possível usar um pedal de preamp ligado direto na mesa sem necessidade de amp, será que compensaria mais comprar um de início, ao invés de um amplificador?

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Mensagem por allexcosta em Seg Jul 29, 2019 11:00 am

Mesa de som tem dificuldade com sinal não balanceado.

O amp não precisa ter saída assim, você pode usar algo externo, como um DI box ou um pré que tenha saída balanceada.

Se for sonorização grande normalmente eles têm um monte de DIs, mas é legal ter o seu. O Whirlwind IMP-2 é o padrão da indústria e dura sua carreira inteira e você ainda deixa pra seu filho e neto.
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Mensagem por Guga Ramone em Seg Jul 29, 2019 11:05 am

O amplificador tendo uma saída de linha / Line Out, mesmo que P10, já resolve bem a situação. A conexão balanceada ajuda a evitar ruídos, só isso.

Como uma regra geral, o sinal que é mandado para a mesa é o que vai para o público e o amplificador serve de retorno para você e para os colegas de banda no palco. Esse sinal que vai para a mesa pode ser o line out do cubo, de um pré em formato de pedal ou até mesmo direto do baixo, através de um direct box. Tudo vai depender da estrutura do local onde você vai tocar.
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Mensagem por allexcosta em Seg Jul 29, 2019 11:06 am

Guga Ramone escreveu:A conexão balanceada ajuda a evitar ruídos, só isso.

Não é só isso.

O DI casa as impedâncias, o que evita anomalias até no timbre do instrumento.
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Mensagem por Guga Ramone em Seg Jul 29, 2019 11:13 am

Conexão balanceada apenas "blinda" melhor o sinal para evitar ruídos, não muda timbre. Pra mandar o sinal pra mesa de som, o que importa é ter impedância baixa, seja a conexão P10, balanceada ou plugue RCA...
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Mensagem por allexcosta em Seg Jul 29, 2019 11:16 am

A função original do Direct Box, quando foi inventado, era casar impedância.

https://www.sweetwater.com/insync/di-boxes/
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Mensagem por Jander em Seg Jul 29, 2019 11:25 am

Entendi, valeu pessoal.
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Mensagem por joabi em Seg Jul 29, 2019 11:26 am

Eu sempre prefiro usar um DI externo, para deixar a frente independente do som de palco. Se o seu amp parar de tocar durante o show, o público continua te ouvindo e você arruma seu retorno num intervalo.

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Mensagem por Guga Ramone em Seg Jul 29, 2019 11:29 am

Olha o ruído na comunicação, Allex... hehehe Eu não disse que a função original do DI Box era diferente dessa. O caso é que existem outras formas de "casar" as impedâncias. Um circuito com impedância de saída baixa (~600 Ohms) não necessita de DI Box pra ser ligado direto na mesa sem que ocorra alterações no timbre. Vc pode, por exemplo, pegar um Sansamp GT2, que só tem uma saída P10 e ligá-lo direto na mesa de som, pois a saída dele já tem impedância baixa o suficiente para isso, sem precisar de um DI Box. Num caso como esse, a vantagem de ter um DI Box é apenas a "blindagem" do sinal contra ruídos externos, provida pela conexão balanceada. Aliás, conexão balanceada também pode ser feita com cabo P10, desde que se utilize um plugue estéreo. O pedal Boss BB-1X Bass Driver inclusive dispõe de uma conexão assim, dispensando o uso de um direct box para ligação direto na mesa de som.
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Mensagem por Jander em Seg Jul 29, 2019 11:40 am

joabi escreveu:Eu sempre prefiro usar um DI externo, para deixar a frente independente do som de palco. Se o seu amp parar de tocar durante o show, o público continua te ouvindo e você arruma seu retorno num intervalo.


Mas ai nesse caso o timbre que vai para o PA é diferente do que você ouve no palco?
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Mensagem por allexcosta em Seg Jul 29, 2019 11:50 am

Guga Ramone escreveu:Vc pode, por exemplo, pegar um Sansamp GT2, que só tem uma saída P10 e ligá-lo direto na mesa de som, pois a saída dele já tem impedância baixa o suficiente para isso, sem precisar de um DI Box. Num caso como esse, a vantagem de ter um DI Box é apenas a "blindagem" do sinal contra ruídos externos, provida pela conexão balanceada.

Sim, mas por isso que é importante a frase "num caso como esse". Usando o DI você deixa de viver na exceção.

Guga Ramone escreveu:Aliás, conexão balanceada também pode ser feita com cabo P10, desde que se utilize um plugue estéreo. O pedal Boss BB-1X Bass Driver inclusive dispõe de uma conexão assim, dispensando o uso de um direct box para ligação direto na mesa de som.

Plug stereo com cabo TRS né? E nem toda mesa tem entrada TRS.
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Mensagem por joabi em Seg Jul 29, 2019 12:16 pm

Jander escreveu:
joabi escreveu:Eu sempre prefiro usar um DI externo, para deixar a frente independente do som de palco. Se o seu amp parar de tocar durante o show, o público continua te ouvindo e você arruma seu retorno num intervalo.


Mas ai nesse caso o timbre que vai para o PA é diferente do que você ouve no palco?

Sim, e, pra dizer a verdade, é bom que seja assim. O som de palco é sua referência pessoal, corrigindo a acústica do local, já o som de frente é o som do seu instrumento dentro da banda, controlado pelo técnico de som. Se você usa pedais de efeito, e quer que eles apareçam na frente, basta colocar o DI por último na cadeia. A idéia é que seu timbre chegue pronto no DI, e siga para dois lugares: no palco você ajusta o seu amp conforme a acústica do lugar, e na frente o técnico decide o que mudar, para deixar seu som coerente e bem mixado com o restante da banda.

Se você usa efeitos do próprio amplificador (drive, chorus, etc), aí não tem jeito... precisa usar o DI do amp ou microfonar a caixa.
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Mensagem por Paulo Penna em Seg Jul 29, 2019 12:27 pm

Pegando uma tangente, coisa mais chata tocar com amplificador no meio por falta de retorno nos palcos.... Lá na frente alto pacas, no palco, som de 3em 1 CCE.....
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Mensagem por Jander em Seg Jul 29, 2019 1:30 pm

joabi escreveu:
Jander escreveu:
joabi escreveu:Eu sempre prefiro usar um DI externo, para deixar a frente independente do som de palco. Se o seu amp parar de tocar durante o show, o público continua te ouvindo e você arruma seu retorno num intervalo.


Mas ai nesse caso o timbre que vai para o PA é diferente do que você ouve no palco?

Sim, e, pra dizer a verdade, é bom que seja assim. O som de palco é sua referência pessoal, corrigindo a acústica do local, já o som de frente é o som do seu instrumento dentro da banda, controlado pelo técnico de som. Se você usa pedais de efeito, e quer que eles apareçam na frente, basta colocar o DI por último na cadeia. A idéia é que seu timbre chegue pronto no DI, e siga para dois lugares: no palco você ajusta o seu amp conforme a acústica do lugar, e na frente o técnico decide o que mudar, para deixar seu som coerente e bem mixado com o restante da banda.

Se você usa efeitos do próprio amplificador (drive, chorus, etc), aí não tem jeito... precisa usar o DI do amp ou microfonar a caixa.

Saquei, valeu!
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