Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Compressor: o amigo e inimigo do baixista.

+22
Jãozeiro
Bananoise
Sandro Levi
Breno_Barnabe
Yves
Zubrycky
gpraxedes
campos
Hilário Ferreira
fheliojr
Guga Ramone
Pz123
Mauricio Luiz Bertola
joabi
Christian
Stormbringer
Uchoa
JAZZigo
NeyBass
Fernando Zadá
patriciofernandes
PH Benchmarker
26 participantes

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Compressor: o amigo e inimigo do baixista. - Página 2 Empty Re: Compressor: o amigo e inimigo do baixista.

Mensagem por Stormbringer Sex Jan 03, 2020 9:51 am

^Da...

Da pra cortar cabelo com faca... Da pra martelar um prego com uma pedra... Não to sacando a crítica(ou nem sei se é crítica) contra essa ferramenta Ri Muito
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4750
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Compressor: o amigo e inimigo do baixista. - Página 2 Empty Re: Compressor: o amigo e inimigo do baixista.

Mensagem por Convidado Sex Jan 03, 2020 10:03 am

Stormbringer escreveu:^Da...

Da pra cortar cabelo com faca... Da pra martelar um prego com uma pedra... Não to sacando a crítica(ou nem sei se é crítica) contra essa ferramenta Ri Muito

Ri Muito

Teve uma parte do meu comentário que permaneceu na minha mente...

Eu não acho necessário usar compressor tendo em vista essas premissas, acho que dá pra se virar sem.

Acho que ficou mais claro agora, né?!Pergunta

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Compressor: o amigo e inimigo do baixista. - Página 2 Empty Re: Compressor: o amigo e inimigo do baixista.

Mensagem por Stormbringer Sex Jan 03, 2020 10:17 am

To ligado, kakakkak


Mas é que tem uns negos que dizem
"Baixista de verdade pluga o baixo direto no amp"

E, na maioria dos casos não "precisa" de nada alem disso, mas assim como tem aquele monte de "falácia que roqueiro repete", tambem tem essas "falácias do músico normal" que correm soltas campo Very Happy
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4750
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Compressor: o amigo e inimigo do baixista. - Página 2 Empty Re: Compressor: o amigo e inimigo do baixista.

Mensagem por Convidado Sex Jan 03, 2020 10:54 am

^

Comungo de uma opinião corrente dentre os anciãos aqui do fórum de que o pedal deve ser agregado quando o músico sente falta de um. Eu ainda não iniciei essa odisseia. Estava super afim de um Bass Atack da Hartke, porque estava tocando uns instrumentais em uma GIG entre amigos, mas demos uma parada Sad e eu não levei adiante. O repertório que tenho tocado na igreja não pede esse tipo de recurso.

Já tive dois pedais, um compressor e um equalizador. Na época passei o compressor adiante pois não agregava nada no meu set. O equalizador se tornou obsoleto quando passei a tocar em um Hartke kickback, que tem eq. Vendi também.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Compressor: o amigo e inimigo do baixista. - Página 2 Empty Re: Compressor: o amigo e inimigo do baixista.

Mensagem por Stormbringer Sex Jan 03, 2020 11:08 am

^Você não está de jeito nenhum errado Wink

Igual comprar kit de ferramentas de dias dos pais
Pai: "Mas eu não faço esses serviços em casa"
Familia: "Agora vai ter que fazer"

Ri Muito
Ferramenta sem uso é inútil
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4750
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Compressor: o amigo e inimigo do baixista. - Página 2 Empty Re: Compressor: o amigo e inimigo do baixista.

Mensagem por Breno_Barnabe Sex Jan 03, 2020 1:14 pm

Eu uso compressor ha tanto tempo que não lembro quando foi que toquei sem ele ligado.
As vezes leio topicos como esse e fico me questionando se não deveria testar um pouco sem o compressor, mas respondo a mim mesmo dizendo que "time que tá ganhando não se mexe", e assim segue a vida.
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5318
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Compressor: o amigo e inimigo do baixista. - Página 2 Empty Re: Compressor: o amigo e inimigo do baixista.

Mensagem por Stormbringer Sex Jan 03, 2020 1:52 pm

^De vez em quando eu, por preguiça, não levo minha pedalboard com o compressor. Já não me faz tanta falta quanto fazia quando eu tinha uma séria deficiência técnica de conseguir volume nas cordas mais agudas, mas muda todo o jeito de tocar... Principalmente se no seu som tem muita nota longa, sem compressor tem o ataque forte e o decay rápido... Pra algumas ocasiões isso é até legal, e experimentar tocar sem o compressor pode fazer você achar "onde isso é legal", e onde o compressor já é parte imutável do seu som.
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4750
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Compressor: o amigo e inimigo do baixista. - Página 2 Empty Re: Compressor: o amigo e inimigo do baixista.

Mensagem por Sandro Levi Sex Jan 03, 2020 8:14 pm

Compressor realmente é um assunto delicado. Por alguns anos eu não usava de jeito nenhum, porque odiava o resultado. Boss, era o fim do mundo. Tinha até vergonha de falar. Depois que conheci o Carl Martin Compressor Limiter, pirei. Era tudo que eu buscava. Tive a sorte de ter um amigo que fabrica pedais, aqui no Brasil, que fez um compressor baseado nele.

Nunca mais consegui tocar sem ele. O que uso se chama Full Comp do Uchoa. A impressão que tenho é que ele encontra o som do seu instrumento, e abre as portas para a luz... rsrsrsrs

Claro que necessita ser muito bem regulado. Ele também pode estragar tudo.
Sandro Levi
Sandro Levi
Membro

Mensagens : 422
Localização : Fortaleza - CE

Ir para o topo Ir para baixo

Compressor: o amigo e inimigo do baixista. - Página 2 Empty Re: Compressor: o amigo e inimigo do baixista.

Mensagem por JAZZigo Sáb Jan 04, 2020 1:18 am

Sandro Levi escreveu:Compressor realmente é um assunto delicado.
Na boa e aqui não tem IMHO: o problema é que a grande maioria dos baixistas não sabe usar ou nunca usou um compressor decente e ainda tem a petulância de subir ao púlpito para dizer que compressão é inútil, que mata o som do baixo, que a dinâmica tá no dedo e blá, blá, blá, blá, mal sabendo o quanto um bom pedal poderia agregar à sua pegada/dinâmica, enfim...  :hmm:

Pessoalmente, quando a gig pede apenas baixo, cabo e correia, dou um jeitinho de levar embaixo da manga o pequeno BJFE PGC (alimentado com bateria) e todo mundo fica feliz! Wink

Compressor: o amigo e inimigo do baixista. - Página 2 F8287-B47-1-C49-4976-91-A0-B1-F7-BBD49680-1-201-a
http://www.ovnilab.com/reviews/bjfe.shtml
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16367
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Compressor: o amigo e inimigo do baixista. - Página 2 Empty Re: Compressor: o amigo e inimigo do baixista.

Mensagem por Convidado Sáb Jan 04, 2020 8:01 am

^

Caramba JAZZigo, pare de usar supositório de menta e respeite um pouco as pessoas. Pra que tamanha acidez?

Mas então, descreva experiência mágica do seu compressor fodão pra nós (que não estamos a altura dele) entendermos o que há de tão atraente nisso. O meu era um indecente Boss, que certamente não presta.

Digo isso porque nos pedais menos utópicos, como um Chorus por exemplo, independente da qualidade do pedal é muito simples entender o que o pedal faz e o resultado final.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Compressor: o amigo e inimigo do baixista. - Página 2 Empty Re: Compressor: o amigo e inimigo do baixista.

Mensagem por JAZZigo Sáb Jan 04, 2020 2:51 pm

point

Na verdade, adquiri o supositório de mentol só porque combina o Carvin LB70. Não acha?!  Razz

Compressor: o amigo e inimigo do baixista. - Página 2 790-B8183-DFEB-4-C8-D-B651-6515-A494-FC7-A-1-201-a
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16367
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Compressor: o amigo e inimigo do baixista. - Página 2 Empty Re: Compressor: o amigo e inimigo do baixista.

Mensagem por Sandro Levi Sáb Jan 04, 2020 11:34 pm

Henri-Q escreveu:^

... O meu era um indecente Boss, que certamente não presta.

Digo isso porque nos pedais menos utópicos, como um Chorus por exemplo, independente da qualidade do pedal é muito simples entender o que o pedal faz e o resultado final.

Henri-Q, eu compreendo seu incômodo, mas entenda que o tópico foi criado por um garoto que disse ter apenas 3 anos de experiência e que em seguida escreveu uma narrativa típica de quem ainda não entendeu o que uma boa compressão, ou um bom compressor, podem fazer no som de quem consegue/sabe usar. Seguindo a mensagem dele, vieram várias outras falando de som preso, achatado, etc... Compressor nenhum foi feito pra comer harmônicos e médios do som , muito menos prejudicar a técnica de ninguém, apesar de que alguns conseguem fazer isso e muito bem!

Em um fórum como esse, uma informação equivocada, pode virar regra/lei. Deixando as emoções de lado, achei que o Jazzigo foi bastante alcalino em suas colocações. Não dá pra falar de compressão "amiga", citando NIG, BOSS e outros compressores simples, muito menos pilotados por alguém que não tem experiência com compressão.

Apesar de tudo, não acho que seja "bicho de sete cabeças". Apenas precisamos entender que é um fenômeno complexo que exige bons equipamentos e conhecimento, afinal uma compressão bem feita é notada quando se desliga o compressor.

Abraço a todos!
Sandro Levi
Sandro Levi
Membro

Mensagens : 422
Localização : Fortaleza - CE

Ir para o topo Ir para baixo

Compressor: o amigo e inimigo do baixista. - Página 2 Empty Re: Compressor: o amigo e inimigo do baixista.

Mensagem por JAZZigo Dom Jan 05, 2020 12:40 am

ˆ
up
Valeu, Sandro!

Peço desculpas a todos pelo post anterior... foi sarcasmo na mesma moeda. Não tive intensão de por a carapuça em ninguém, mas é que fico meio aborrecido com opiniões taxativas sem experiência correspondente.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16367
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Compressor: o amigo e inimigo do baixista. - Página 2 Empty Re: Compressor: o amigo e inimigo do baixista.

Mensagem por Convidado Seg Jan 06, 2020 9:50 am

Tranquilo JAZZ e Sandro, mas notem o seguinte... depois do percalço, revisando o post no detalhe me deparei com o tópico indicado pelos colegas que elucidou bem minhas dúvidas em relação a necessidade e utilização de compressores:

O QUE É UM COMPRESSOR E COMO USA-LO

Sem o intuito de ofender, mas em uma citação livre, vocês simplesmente disseram que o compressor faz maravilhas, desde que seja um bom e caro, ao ponto que eu pedi "descreva experiência mágica do seu compressor" e não veio nada de feedback nesse sentido. Não nego minha ignorância no assunto, tanto que achava que o Boss era um bom equipamento... vivendo e aprendendo.

Abraço

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Compressor: o amigo e inimigo do baixista. - Página 2 Empty Re: Compressor: o amigo e inimigo do baixista.

Mensagem por Stormbringer Seg Jan 06, 2020 10:26 am

Quando voce sabe como funciona, deixa de ser mágico e fica só técnico, né?

Eu sempre soube como funciona um compressor por que sou nerd Razz, mas tive experiencia com compressores baratos e... geralmente são bons "limiters", mas como compressores mesmo não rola, não adianta, e não é "elitismo', como pode fazer parecer de "só o caro é bom".

O meu uso básico de compressor, no cenário em que toco: batera, baixo guitarra, vocal... tem pouco instrumento, entao o baixo tem que ter presença, eu costumo configurar compressao em 4:1(nunca mais de 8:1, varia pouco e tem a ver com a acustica do local que toco, geralmente) com ataque e release rapido, ou seja, eu gosto de eliminar os picos... com isso eu posso levantar o nivel todo sem que o volume de pico aumente: o baixo fica mais presente. E não atrapalha dinâmica, voce anda tem controle de intensidade na mão direita

Esse é meu cenário básico. Da pra tocar sem? É CLARO
Estraga meu som? De jeito nenhum, se eu sei usar a ferramenta e ela é boa, só ajuda. afro

Eu entendo a "ira" do Jazz, mas eu ja saquei que os músicos tem "mindsets" muito diferentes entre si. Alguns nem trocam as proprias cordas ou fazem sua regulagem basica dos instrumentos, mesmo sendo "mestres" tocando, então é fácil pensar que alguns não tenham paciência de estudar pra saber como funciona um efeito X ou um circuito Y e prefiram deixar isso de lado.


Última edição por Stormbringer em Seg Jan 06, 2020 11:17 am, editado 1 vez(es)
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4750
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Compressor: o amigo e inimigo do baixista. - Página 2 Empty Re: Compressor: o amigo e inimigo do baixista.

Mensagem por Convidado Seg Jan 06, 2020 10:41 am

^
:curti2:

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Compressor: o amigo e inimigo do baixista. - Página 2 Empty Re: Compressor: o amigo e inimigo do baixista.

Mensagem por JAZZigo Seg Jan 06, 2020 7:05 pm

Henri-Q escreveu:Sem o intuito de ofender, mas em uma citação livre, vocês simplesmente disseram que o compressor faz maravilhas,
Eu jamais disse isso e também não me lembro do Storm tê-lo dito alguma vez.
Henri-Q escreveu:eu pedi "descreva experiência mágica do seu compressor" e não veio nada de feedback nesse sentido.
Não respondi, simplesmente porque não existe mágica. O compressor precisa apenas ter um bom som (sem perda de graves ou agudos), ter baixo nível de ruído (mesmo em alta compressão) e ser eficiente/versátil (de preferência, que possa atuar como compressor, limiter e sustainer).
Henri-Q escreveu:Não nego minha ignorância no assunto, tanto que achava que o Boss era um bom equipamento... vivendo e aprendendo.
Pois é, minha experiência em compressores começou com pedais relativamente baratos, como o DigiTech Bass Squeeze, o Boss CS-3, o MXR M-132 e fui subindo de categoria gradativamente. O CS-3 é meia-boca, mas melhora muito quando modificado com a instalação de componentes de baixa tolerância e alta qualidade, e, ainda assim, fica longe de um BC-1X, que está uma categoria acima e é o único compressor Boss decente que conheço.
Henri-Q escreveu:Digo isso porque nos pedais menos utópicos, como um Chorus por exemplo, independente da qualidade do pedal é muito simples entender o que o pedal faz e o resultado final.
O compressor não é um pedal de efeito propriamente dito, exceto na função de sustainer, e, por esta razão, compará-lo com chorus ou outros efeitos não é muito adequado. Eu diria que o compressor é um retificador automático de picos e nível de sinal que, quando bom e bem ajustado, ajuda muito no controle da nossa pegada/dinâmica. De qualquer forma, repito pela milésima vez: melhor compressor nenhum, do que um compressor ruim ou meia-boca, ou seja, não é um item fundamental para qualquer baixista.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16367
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Compressor: o amigo e inimigo do baixista. - Página 2 Empty Re: Compressor: o amigo e inimigo do baixista.

Mensagem por Bananoise Seg Jan 06, 2020 7:35 pm

Stormbringer escreveu:Alguns nem trocam as próprias cordas

Eu na vida ahahaha
Nunca usei um mas o guita da minha banda já falou umas vezes pra eu usar um comp pra ter dinâmica. Uma vez pensei em pegar o da MXR e desisti. Tento fazer isso na "mão" mas não estou dizendo que isso é o certo e talz, é por preguiça mesmo de gastar dinheiro com um comp e tenar entender ele suahsuhaushauhs

Bananoise
Bananoise
Membro

Mensagens : 712
Localização : birigui-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Compressor: o amigo e inimigo do baixista. - Página 2 Empty Re: Compressor: o amigo e inimigo do baixista.

Mensagem por Jãozeiro Seg Jan 06, 2020 9:32 pm

Bananoise escreveu:
Nunca usei um mas o guita da minha banda já falou umas vezes pra eu usar um comp pra ter dinâmica.

Coloquei aqui no dicionário a palavra "dinâmica". Na música significa isso:
Compressor: o amigo e inimigo do baixista. - Página 2 Screenshot-20200106-212410-2

Ele falou pra você comprar um compressor pra poder fazer isso? Fale que com o dedo já dá pra fazer.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3054
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Compressor: o amigo e inimigo do baixista. - Página 2 Empty Re: Compressor: o amigo e inimigo do baixista.

Mensagem por Bananoise Seg Jan 06, 2020 11:49 pm

huhasuahsuahsau deve ser pq eu uso palheta então
alok

haha
Bananoise
Bananoise
Membro

Mensagens : 712
Localização : birigui-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Compressor: o amigo e inimigo do baixista. - Página 2 Empty Re: Compressor: o amigo e inimigo do baixista.

Mensagem por WHead Ter Jan 07, 2020 12:01 am

Confesso também que nunca usei um compressor. Só em estúdio e sob orientação. Acho que não saberia utilizar mesmo se tivesse um dos bons em minha mão (mal consigo acompanhar as impressões compartilhadas em tópicos sobre o tema..). Enfim, não é pra mim, por enquanto.
WHead
WHead
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 2735
Localização : Jacareí-SP

https://whiskyheads.bandcamp.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Compressor: o amigo e inimigo do baixista. - Página 2 Empty Re: Compressor: o amigo e inimigo do baixista.

Mensagem por Convidado Ter Jan 07, 2020 9:42 am

JAZZigo escreveu:
Henri-Q escreveu:Sem o intuito de ofender, mas em uma citação livre, vocês simplesmente disseram que o compressor faz maravilhas desde que seja um bom e caro
Eu jamais disse isso e também não me lembro do Storm tê-lo dito alguma vez.

Um complemento só para não gerar mal entendidos... referia-me a a você e Sandro Levi (conforme frisos abaixo). O Storm não tem nada a ver com isso. Mas valeu man... enriqueci com a discussão mesmo assim. up

Sandro Levi escreveu:Compressor realmente é um assunto delicado. Por alguns anos eu não usava de jeito nenhum, porque odiava o resultado. Boss, era o fim do mundo. Tinha até vergonha de falar. Depois que conheci o Carl Martin Compressor Limiter, pirei. Era tudo que eu buscava. Tive a sorte de ter um amigo que fabrica pedais, aqui no Brasil, que fez um compressor baseado nele.

Nunca mais consegui tocar sem ele. O que uso se chama Full Comp do Uchoa. A impressão que tenho é que ele encontra o som do seu instrumento, e abre as portas para a luz

JAZZigo escreveu:o problema é que a grande maioria dos baixistas não sabe usar ou nunca usou um compressor decente e ainda tem a petulância de subir ao púlpito para dizer que compressão é inútil, que mata o som do baixo, que a dinâmica tá no dedo e blá, blá, blá, blá, mal sabendo o quanto um bom pedal poderia agregar à sua pegada/dinâmica
Sandro Levi escreveu: Não dá pra falar de compressão "amiga", citando NIG, BOSS e outros compressores simples, muito menos pilotados por alguém que não tem experiência com compressão.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Compressor: o amigo e inimigo do baixista. - Página 2 Empty Re: Compressor: o amigo e inimigo do baixista.

Mensagem por JAZZigo Ter Jan 07, 2020 11:44 am

ˆ
O que eu disse está longe de ser "maravilhas", mas enfim, se tiver a oportunidade, pegue pelo menos um MXR M87 emprestado, que é um compressor excelente e de preço relativamente acessível, dedique um tempo a ele, perceba como cada controle atua e como os parâmetros interagem, use-o em diferentes baixos e, claro, não deixe de testá-lo na gig. Talvez então você consiga entender o que eu digo.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16367
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Compressor: o amigo e inimigo do baixista. - Página 2 Empty Re: Compressor: o amigo e inimigo do baixista.

Mensagem por Convidado Ter Jan 07, 2020 1:47 pm

^

Certamente. Valeu a dica.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Compressor: o amigo e inimigo do baixista. - Página 2 Empty Re: Compressor: o amigo e inimigo do baixista.

Mensagem por Stormbringer Ter Jan 07, 2020 2:30 pm

o MXR Studio Compressor (MXR M76) é exatamente o mesmo que o M87, só muda a cor e o formato dos botões... Eles variam de preço dependendo da época e da procura por eles, então pode comprar o mais barato dos dois pois tem o funcionamento idêntico
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4750
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Compressor: o amigo e inimigo do baixista. - Página 2 Empty Re: Compressor: o amigo e inimigo do baixista.

Mensagem por Guga Ramone Ter Jan 07, 2020 2:51 pm

Stormbringer, sei que vc usa o Sparrow, que parece ser similar aos Sansamp BDDI. Mesmo com o Sparrow vc sente necessidade da compressão? Pergunto pois uso um BDDI com o ganho em meio dia, o que dá um drive bem leve, com uma boa comprimida no sinal. Todas as vezes que experimentei um compressor tive a impressão de que não fedia nem cheirava, mas deve ser pela própria compressão inerente do drive do Sansamp. Qual a sua opinião?

Sei que sinto uma certa dificuldade em tocar sem o Sansamp (muleta heheh). Talvez parte disso seja por estar sem uma boa compressão. Preciso experimentar retirar o Sansamp e colocar um compressor no lugar um dia desses.
Guga Ramone
Guga Ramone
Membro

Mensagens : 1040
Localização : Curitiba / PR

Ir para o topo Ir para baixo

Compressor: o amigo e inimigo do baixista. - Página 2 Empty Re: Compressor: o amigo e inimigo do baixista.

Mensagem por Stormbringer Ter Jan 07, 2020 3:08 pm

Eu uso pouquíssimo drive, e eu saquei que o Sparrow comprime menos que os Sansamp. To usando o VT Bass agora, a compressão desses pedais na verdade é inerente a simulação de amp, é bastante sutil com drive discreto. Por isso mantive o compressor MXR praticamente na mesma configuração de antes, ele atua um pouco menos pra ter o mesmo resultado.
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4750
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Compressor: o amigo e inimigo do baixista. - Página 2 Empty Re: Compressor: o amigo e inimigo do baixista.

Mensagem por fheliojr Ter Jan 07, 2020 5:14 pm

Bananoise escreveu:...o guita da minha banda já falou umas vezes pra eu usar um comp pra ter dinâmica. Uma vez pensei em pegar o da MXR e desisti...

Vc deveria era pegar um guitarrista melhor.

dancetroll
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Compressor: o amigo e inimigo do baixista. - Página 2 Empty Re: Compressor: o amigo e inimigo do baixista.

Mensagem por Bananoise Ter Jan 07, 2020 5:52 pm

fheliojr escreveu:
Bananoise escreveu:...o guita da minha banda já falou umas vezes pra eu usar um comp pra ter dinâmica. Uma vez pensei em pegar o da MXR e desisti...

Vc deveria era pegar um guitarrista melhor.

dancetroll

AHAHAHAHA ele já tá velho, engana mais que toca mas mesmo assim todos os músicos da minha cidade e região acha ele f*** hahaha
Ai se ele soubesse que eu curto tocar com ele só pq ele tem um estúdio kkkkkk
Zoeira
Bananoise
Bananoise
Membro

Mensagens : 712
Localização : birigui-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Compressor: o amigo e inimigo do baixista. - Página 2 Empty Re: Compressor: o amigo e inimigo do baixista.

Mensagem por JAZZigo Ter Jan 07, 2020 6:14 pm

Bananoise escreveu:Ai se ele soubesse que eu curto tocar com ele só pq ele tem um estúdio kkkkkk

Compressor: o amigo e inimigo do baixista. - Página 2 Z

Razz
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16367
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Compressor: o amigo e inimigo do baixista. - Página 2 Empty Re: Compressor: o amigo e inimigo do baixista.

Mensagem por Bananoise Ter Jan 07, 2020 7:37 pm

Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil
Bananoise
Bananoise
Membro

Mensagens : 712
Localização : birigui-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Compressor: o amigo e inimigo do baixista. - Página 2 Empty Re: Compressor: o amigo e inimigo do baixista.

Mensagem por Edão Sex Fev 07, 2020 4:20 pm

Alguém aqui tem experiência com o Forcefield Compressor da TC Electronics?
Ou alguém que possa fazer uma análise do modelo?



Parece que o som fica mais claro e sem perda de grave. Parece uma boa opção. Traz nitidez pro som.
Edão
Edão
Membro

Mensagens : 1959
Localização : Rio Branco/AC

Ir para o topo Ir para baixo

Compressor: o amigo e inimigo do baixista. - Página 2 Empty Re: Compressor: o amigo e inimigo do baixista.

Mensagem por Edão Ter Fev 18, 2020 12:54 pm

Adquiri o pedal. Vem pra teste. Vejamos se presta!
Edão
Edão
Membro

Mensagens : 1959
Localização : Rio Branco/AC

Ir para o topo Ir para baixo

Compressor: o amigo e inimigo do baixista. - Página 2 Empty Re: Compressor: o amigo e inimigo do baixista.

Mensagem por GRRS Ter Fev 18, 2020 2:17 pm

Edão escreveu:Alguém aqui tem experiência com o Forcefield Compressor da TC Electronics?
Ou alguém que possa fazer uma análise do modelo?



Parece que o som fica mais claro e sem perda de grave. Parece uma boa opção. Traz nitidez pro som.

Saiu um vídeo bem explicativo da JHS sobre essa linha mais recente de pedais da TC Electronics

Aparentemente são circuitos da Behringer ligeiramente modificados (que por sua vez já são clones de pedais da Boss), com um bypass melhorado, dentro de uma caixinha de metal mais robusta

Tenho um amigo q comprou o delay dessa linha e não achou MT bom. Quanto ao compressor, penso q deve ser um clone do Boss Cs2 ou algo do tipo, num preço mais em conta

Abs

GRRS
Membro

Mensagens : 203
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Compressor: o amigo e inimigo do baixista. - Página 2 Empty Re: Compressor: o amigo e inimigo do baixista.

Mensagem por Stormbringer Ter Fev 18, 2020 3:04 pm

^Meio triste saber disso, por que o compressor deles de tecnologia dinamarquesa mesmo(o Spectracomp) é excelente... e tecnologia propria... Ta certo que esse monte de empresa virou o mesmo conglomerado, mas usar a linha meia boca com o nome da linha superior é f%#@
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4750
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Compressor: o amigo e inimigo do baixista. - Página 2 Empty Re: Compressor: o amigo e inimigo do baixista.

Mensagem por JAZZigo Ter Fev 18, 2020 4:06 pm

^
Confesso que eu mesmo tinha muito preconceito com tudo que se relacionasse à marca Behringer, mas hoje reconheço que não dá pra generalizar. Mordi minha língua quando conheci o Bugera BVP-5500, cabeçote class A/B com ótima qualidade de som e bastante robusto, IMHO.

Compressor: o amigo e inimigo do baixista. - Página 2 Amplificador-cabecote-para-baixo-bugera-bvp5500-550w-D_NQ_NP_720800-MLB26002806850_092017-F

Bom lembrar que o pedal-guru Josh Scott (JHS Pedals) é fã dos Behringer, mais especificamente, dos circuitos. Vide:

JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16367
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Compressor: o amigo e inimigo do baixista. - Página 2 Empty Re: Compressor: o amigo e inimigo do baixista.

Mensagem por GRRS Ter Fev 18, 2020 4:23 pm

Stormbringer escreveu:^Meio triste saber disso, por que o compressor deles de tecnologia dinamarquesa mesmo(o Spectracomp) é excelente... e tecnologia propria... Ta certo que esse monte de empresa virou o mesmo conglomerado, mas usar a linha meia boca com o nome da linha superior é f%#@

Não sei se essa linha mais recente vai canibalizar as vendas dos pedais da linha principal da TC. Até pq eles foram pensados pro mercado de entrada, custando por volta de uns 50 dólares

O q eu achei bacana é q eles tão relançando alguns circuitos antigos ou raros que foram descontinuados. O octave deles que copia o OC-2 da Boss parece ser bem honesto

Abs

GRRS
Membro

Mensagens : 203
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Compressor: o amigo e inimigo do baixista. - Página 2 Empty Re: Compressor: o amigo e inimigo do baixista.

Mensagem por Guga Ramone Qui Fev 20, 2020 12:49 pm

GRRS escreveu:Aparentemente são circuitos da Behringer ligeiramente modificados (que por sua vez já são clones de pedais da Boss), com um bypass melhorado, dentro de uma caixinha de metal mais robusta

Stormbringer escreveu:^Meio triste saber disso, por que o compressor deles de tecnologia dinamarquesa mesmo(o Spectracomp) é excelente... e tecnologia propria... Ta certo que esse monte de empresa virou o mesmo conglomerado, mas usar a linha meia boca com o nome da linha superior é f%#@

( ^ Negrito por minha conta )

Cuidado pra não espalhar rumores como se fossem verdades absolutas... Até porque grande parte dos circuitos eletrônicos de pedais analógicos é cópia de algum pedal clássico/famoso, com pequenas variações. O que importa é soar bem e ser robusto pra aguentar o sapateado.
Guga Ramone
Guga Ramone
Membro

Mensagens : 1040
Localização : Curitiba / PR

Ir para o topo Ir para baixo

Compressor: o amigo e inimigo do baixista. - Página 2 Empty Re: Compressor: o amigo e inimigo do baixista.

Mensagem por JAZZigo Qui Fev 20, 2020 2:03 pm

Guga Ramone escreveu:O que importa é soar bem e ser robusto pra aguentar o sapateado.
[2]
Guga Ramone escreveu:ser robusto pra aguentar o sapateado.
Justamente o grande problema dos pedaizinhos Behringer. Rolling Eyes
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16367
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Compressor: o amigo e inimigo do baixista. - Página 2 Empty Re: Compressor: o amigo e inimigo do baixista.

Mensagem por Guga Ramone Qui Fev 20, 2020 2:37 pm

Jazz, sei que a carcaça de plástico afasta muitos dos pedais Behringer, mas por acaso você já viu algum com a carcaça destruída? Eu nunca. Já vi foi um vídeo dum cara que simulou várias situações de abuso com um dos pedais da marca, usando ele até para martelar pregos e carcaça não danificou. O que me assusta nos Behringer são os potenciômetros e jacks soldados diretamente na placa, sem nenhum tipo de fixação auxiliar com rosca e porca através da carcaça para dar suporte e evitar a fadiga nas soldas e a chave eletrônica utilizada para o bypass. Esses itens sim, são frágeis mas a carcaça aguenta muita porrada, viu?
Guga Ramone
Guga Ramone
Membro

Mensagens : 1040
Localização : Curitiba / PR

Ir para o topo Ir para baixo

Compressor: o amigo e inimigo do baixista. - Página 2 Empty Re: Compressor: o amigo e inimigo do baixista.

Mensagem por JAZZigo Qui Fev 20, 2020 2:47 pm

^
Confesso que tive raríssimos contatos com pedais Behringer e, sinceramente, a aparência deles somada ao "made in China" já me bastavam e ainda me bastam para evitá-los. Confiança no equipamento, para mim, é fundamental.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16367
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Compressor: o amigo e inimigo do baixista. - Página 2 Empty Re: Compressor: o amigo e inimigo do baixista.

Mensagem por GRRS Qui Fev 20, 2020 3:03 pm

Guga Ramone escreveu:Cuidado pra não espalhar rumores como se fossem verdades absolutas... Até porque grande parte dos circuitos eletrônicos de pedais analógicos é cópia de algum pedal clássico/famoso, com pequenas variações. O que importa é soar bem e ser robusto pra aguentar o sapateado.

Então, eu falei que aparentemente eram cópias pq nunca parei pra comparar os circuitos lado a lado. Só estou repercutindo opiniões de profissionais da indústria e discussões em fóruns que abordam o assunto

Seguem alguns vídeos que falam melhor sobre isso:






No mais, não penso que por serem projetos "copiados" esses pedais sejam inferiores, ruins ou algo do tipo. Inclusive falei na minha postagem seguinte que acho bacana a iniciativa de relançar circuitos antigos ou raros que foram descontinuados, principalmente se forem com uma qualidade boa e um preço preço mais conta

JAZZigo escreveu:
Guga Ramone escreveu:ser robusto pra aguentar o sapateado.
Justamente o grande problema dos pedaizinhos Behringer. Rolling Eyes

As reclamações mais frequentes sobre os pedais da Behringer eram as carcaças de plástico, os switches frágeis e o bypass que roubava sinal. Pelo que a repaginada nos pedais indica, a TC tentou ao menos contornar esses problemas

Abs

GRRS
Membro

Mensagens : 203
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Compressor: o amigo e inimigo do baixista. - Página 2 Empty Re: Compressor: o amigo e inimigo do baixista.

Mensagem por patriciofernandes Qui Fev 20, 2020 3:31 pm

Já tive dois Behringer. Eq e Limiter. Rouba muito sinal... nossa. Diferença absurda prum Boss. Mas a carcaça de plástico nunca foi problema. Ainda tenho o limiter, e ele já tem 7 anos comigo. Mas não uso no set há anos... mas dá pra brincar um pouco em casa com algumas configurações. Ele é legal pra usar no slap porque aquele botaozinho de enhancer dá uma maquiada. Mas eu não usaria ao vivo novamente... a diferença pros outros é nítida no timbre.
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagens : 1113
Localização : Campina Grande - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Compressor: o amigo e inimigo do baixista. - Página 2 Empty Re: Compressor: o amigo e inimigo do baixista.

Mensagem por Edão Seg Mar 09, 2020 5:07 pm

Dentre tantas outras coisas que me pergunto por não ver baixistas brasileiros bons fazendo coisa neste sentido, me pergunto também: O quanto o som do Tio Marquinhos é comprimido? Parece que muito.
O que vocês me dizem?



A qualidade do som dessa banda é de outro mundo, putz! E o som do baixo? Extraordinário!
Edão
Edão
Membro

Mensagens : 1959
Localização : Rio Branco/AC

Ir para o topo Ir para baixo

Compressor: o amigo e inimigo do baixista. - Página 2 Empty Re: Compressor: o amigo e inimigo do baixista.

Mensagem por Guga Ramone Ter Mar 10, 2020 12:27 pm

Edão escreveu:O quanto o som do Tio Marquinhos é comprimido? Parece que muito.
...
E o som do baixo? Extraordinário!
Eu também gostei muito do som do baixo e concordo, me parece BEM comprimido. .
Guga Ramone
Guga Ramone
Membro

Mensagens : 1040
Localização : Curitiba / PR

Ir para o topo Ir para baixo

Compressor: o amigo e inimigo do baixista. - Página 2 Empty Re: Compressor: o amigo e inimigo do baixista.

Mensagem por WHead Qui Mar 12, 2020 2:43 pm

Achei essa matéria na Bass Player.
É bem primária, mas muito clara. Serviu bastante pra mim.

How to use bass compressor pedals.
https://www.guitarworld.com/features/how-to-use-bass-compressor-pedals

Ainda não senti necessidade de ter um compressor mas vou passar a observar melhor o comportamento do meu som a partir dessa perspectiva.
Abraço.
WHead
WHead
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 2735
Localização : Jacareí-SP

https://whiskyheads.bandcamp.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Compressor: o amigo e inimigo do baixista. - Página 2 Empty Re: Compressor: o amigo e inimigo do baixista.

Mensagem por patriciofernandes Qui Mar 12, 2020 3:44 pm

Eu sou do time dos que testaram, usaram, mas quando desliga o compressor: OPA! BEM MELHOR...
Acho que não sei usar mesmo
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagens : 1113
Localização : Campina Grande - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Compressor: o amigo e inimigo do baixista. - Página 2 Empty Re: Compressor: o amigo e inimigo do baixista.

Mensagem por allexcosta Qui Mar 12, 2020 3:53 pm

patriciofernandes escreveu:Eu sou do time dos que testaram, usaram, mas quando desliga o compressor: OPA! BEM MELHOR...
Acho que não sei usar mesmo

Tem vaga de volante que bate nesse time aí? Laughing
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Compressor: o amigo e inimigo do baixista. - Página 2 Empty Re: Compressor: o amigo e inimigo do baixista.

Mensagem por JAZZigo Qui Mar 12, 2020 6:00 pm

allexcosta escreveu:
patriciofernandes escreveu:Eu sou do time dos que testaram, usaram, mas quando desliga o compressor: OPA! BEM MELHOR...
Acho que não sei usar mesmo

Tem vaga de volante que bate nesse time aí? Laughing
Bom lembar que existem compressores e "compressores". Wink
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16367
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Compressor: o amigo e inimigo do baixista. - Página 2 Empty Re: Compressor: o amigo e inimigo do baixista.

Mensagem por Stormbringer Sex Mar 13, 2020 10:12 am

E o compressor tem vários propósitos também, né?

Meu lance com compressor atualmente é que eu controlo o drive com a mão direita, só que eu não quero aumento de volume drástico com isso no fim da cadeia, meu compressor ta lá no fim pra isso: pra nao deixar as notas limpas tão mais baixas, e pra não estourar tudo quando eu desço a patada


off: eu gosto de compressores de duas bandas também, tem gente que usa como efeito "shaper" ou "eq falso"...
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4750
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Compressor: o amigo e inimigo do baixista. - Página 2 Empty Re: Compressor: o amigo e inimigo do baixista.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos