Viver de Musica

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir em baixo

Viver de Musica

Mensagem por *-* Rafinha *-* em Seg Nov 30, 2009 12:11 am

E ae galera...
Gostaria de saber a opinião de vocês sobre a dificuldade ou facilidade de se viver de musica,que é um mercado bastante concorrido e com pessoas de grande talento e também a respeito dos auto-didatas que tem maior dificuldade pra viver de musica(IMHO)por que as vezez(na maioria) um diploma pesa...mas existem casos de grandes músicos auto-didatas que se deram bem...EX:Duca Tambasco endorsee da Tagima...
a grande pergunta é...da pra viver de musica
só não sei se postei no lugar certo...

avatar
*-* Rafinha *-*
Membro

Mensagens : 174
Localização : Itu

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Viver de Musica

Mensagem por dibass em Seg Nov 30, 2009 12:29 am

dá sim
no comeco é dificil mas cm o tempo as coisas vao melhorando e oportunidades vao surgindo
importante lembrar também que nao basta tocar bem é preciso saber conviver bem com as outras pessoas
avatar
dibass
Membro

Mensagens : 1432
Localização : uberlandia- MG

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Viver de Musica

Mensagem por allexcosta em Seg Nov 30, 2009 12:44 am

Tópico bastante interessante!

Às vezes tenho medo de soar meio hipócrita, e tenho consciência de que muitas coisas que vou escrever serão o mais puro "faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço".

Dito isso, aqui vai:

- Respeite a sua arte, cuide dela... Pratique, ouça, estude, converse, pesquise...

- Busque primeiro a música, depois o dinheiro. Quando chegar a hora de buscar o dinheiro, se desnude dos preconceitos.

- Seja realista. Sonhe de maneira gradativa. Tente ser o músico mais requisitado da sua família (caso tenha parentes músicos), depois da sua rua, do seu bairro, da cidade, do estado, do estilo que você toca, etc...

- Não queira ser bom em tudo. Se destaque em uma técnica ou estilo específico. Tente ser melhor que a média em algo, seja velocidade, fraseado, tapping, slap, etc... Ou se especialize em um tipo de som...

- Tenha um ídolo no qual se espelhar. Escolha um músico famoso pra entender as frases, as intenções, as idéias. Seja cópia dele durante uma certa fase da sua carreira.

- Encontre sua voz própria. Uma vez ultrapassada a fase "cópia", ache uma maneira de que as pessoas saibam que é você tocando com pouquíssimas notas. Seja no timbre, no fraseado, no estilo, desenvolva sua voz.

- Ouça o que está acontecendo à sua volta, não se feche no seu mundo. Fique antenado e seja cara de pau. Saia na rua, peça pra tocar com os outros, dê canja, erre, acerte, toque gigs sem ensaio, ensaie sem ter gigs, viaje, conheça lugares, pessoas...

- Aprenda a gerenciar seu dinheiro. Guarde na abundância, invista em rendas alternativas (estúdio de ensaio, PA pra alugar, etc...)

Espero que ajude.
avatar
allexcosta
Administrador

Mensagens : 43775
Localização : Terra

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Viver de Musica

Mensagem por Vacc em Seg Nov 30, 2009 1:33 am

Po.
Fiquei feliz em ver esse tópico e essa resposta.

Se vc pensar bem, mudando algumas palavras, se aplica a vátios momentos e áreas de nossa vida, não só como músicos.

Obrigado mesmo!
avatar
Vacc
Membro

Mensagens : 552
Localização : São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Viver de Musica

Mensagem por Kassio Rafael em Seg Nov 30, 2009 3:15 am

mais uma vez alex vc com um post me deu um motivo a mais pra seguir minha carreira muito obrigado!
avatar
Kassio Rafael
Membro

Mensagens : 308
Localização : recife-PE

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Viver de Musica

Mensagem por marcelo andrade em Seg Nov 30, 2009 8:21 am

qdo comecei a me interessar por música esse era o meu sonho.. viver de música.. mas hoje, uns 20 anos depois desse pensamento inicial vejo que se não tivesse feito uma faculdade e prestado concurso público tava no sal..
vejo muitos amigos que vivem de música passarem perrengue de vez em quando.. o batera que toca comigo simplesmente nunca trabalhou.. detalhe.. o cara tem 34 anos.. sempre viveu de música (em detrimento de outras coisas, como estudo por exemplo).. em algumas épocas o cara tirava um p* salário, mas teve que se "prostituir" em estilos que simplesmente detestava (numa banda de forró da região).. é muito legal qdo vc tem 20 anos e está em busca de um sonho.. outra coisa é quando vc tem casa e carro pra manter, esposa e contas pra pagar..
não sou contra buscar o sonho, mas ter um emprego mesmo no plano de fundo somente como garantia seria bom.. costumo pensar que dá pra levar as duas coisas.. qdo vc sentir que dá pra deixar uma delas (no caso o salário certo do trabalho) e viver somente da outra, se quiser, largue e busque o sonho.. esse é o meu conselho
[ ]'s
avatar
marcelo andrade
Membro

Mensagens : 187
Localização : Resende/RJ

http://www.myspace.com/myprogressivelife

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Viver de Musica

Mensagem por NESCAU em Seg Nov 30, 2009 8:54 am

Dá pra viver de música sim, e digo mais, dá pra viver muito bem. Tiro isso por mim. Fazem 8 anos que sou músico profissional (profissional no sentido de ter a música como profissão) e tenho uma vida confortável, claro, sem luxos.
É tudo uma questão de foco. Você tem que ter um plano de carreira pré estabelecido, e gradativamente, como disse o Alex, ir colocando ele em prática. Eu tocava em bandas de garagem, só rock n roll... e pensei, bom, isso só vai dar dinheiro se eu for famoso, como nao sou famoso, o que pode me sustentar? Bailes. Logo, comecei a me preparar para ser um musico de baile. Troquei uma banda de punk rock por uma de bar que tocava de tudo e por um grupo de pagode; me dediquei aos estudos de músicas tocadas em bailes por quase todas as bandas, como new york e as besame mucho da vida, para adquirir repertório. Resultado, em 6 meses eu já estava tocando baile em uma banda pequena. Depois disso, é questão de fazer o seu nome, ser amistoso, simpático, e principalmente, saber a hora de falar e de ficar quieto. Hoje, penso em ser sideman, e estou trabalhando nisso para o futuro.
avatar
NESCAU
Membro

Mensagens : 2097
Localização : Criciúma, SC, Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Viver de Musica

Mensagem por Voila Marques em Seg Nov 30, 2009 9:56 am

Eu tb achei esse tópico bem interessante...

Sempre vivi de música. Fiz concurso prá uma orquestra jovem enquanto fazia a faculdade de música e, antes de me formar, já trabalhava numa grande orquestra.

Os cachês aqui no Rio atualmente estão mais escassos, porque o Theatro Municipal entrou em reformas agora em 2009, mas quando aparecem são sempre bem-vindos.

Dar aulas particulares é uma atividade, para mim, instável, porque o aluno paga hoje, mas não vem no próximo mês, etc.

Acho o que o Marcelo Andrade escreveu, sobre ter um vínculo empregatício estável em algum lugar, uma idéia bem fundamentada.

Trabalhei por 19 anos numa orquestra privada (entrei por concurso) e, no dia 24 de dezembro de 2006, recebi um telegrama de demissão, junto com mais 13 colegas. Os motivos? Até hoje ninguém sabe... Um colega contrabaixista e eu fomos mandados embora muito provavelmente porque precisamos faltar um ensaio geral. Ele faltou um ensaio geral e eu outro, por motivos distintos, sendo que o meu foi porque, 08 dias antes, mudaram o horário do ensaio para um horário não-habitual da orquestra, e o confirmaram 02 dias antes, e eu tinha uma compromisso pré-agendado há meses. Comuniquei a falta e os motivos por escrito. Menos de 2 meses, depois fui mandada embora. As nossas vagas ficaram ociosas por quase 01 ano e meio e, nesse tempo, foram chamados contrabaixistas e músicos a cachê, alguns sendo amigos do maestro.

Ninguém fez nada, pois todos ficaram com medo. Além das demissões, houve diversas perdas de cargos de 1ºs instrumentistas e de concertinos. E para evitar "motins", a administração da orquestra, além de fazer isso nas férias, aumentou em 80% os salários de quem ficou, o famoso "cala-boca", que funcionou muito bem.

Felizmente, sou funcionária do Estado e dou aulas de contrabaixo numa escola de música do Estado. Isso segurou a minha vida e a dos meus filhos, junto com os cachês em orquestras mas, mesmo assim, não pude conter a reviravolta financeira deste ano, que contou com a participação de muitas dívidas, mudança de endereço, mudança de escolas dos meus filhos, etc.

Tenho certeza que os motivos de muitas das demissões não foram musicais (teve colega mandado embora pq falou "muito" em assembléia dos músicos da orquestra e foi dedurado), mas isso não me impediu de cair numa crise contrabaixística que parecia não ter fim. Cheguei até a cogitar a hipótese de desistir do contrabaixo.

Entre os músicos despedidos, um se tornou alcoólatra, outro abandonou de vez a música, etc.
A intenção de mostrar prá mídia uma orquestra "nova" (através de demissões e perdas de cargos e mais supeitas de demissões), digna de uma "cidade" (que acabou se tornando alvo de escândalos nos jornais), prejudicou a vida de muitos destes músicos e de suas famílias...

Agora, acabo de prestar concurso para a UFRJ (contrabaixista da orquestra) e tirei o 1º lugar.

Quero dizer com tudo isso que dá prá viver de música sim, mas se houver um "respaldo" de um emprego público (na área de música ou não), os riscos de susto serão bem menores...
avatar
Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3060
Localização : Rio de Janeiro

http://www.voilamarques.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Viver de Musica

Mensagem por *-* Rafinha *-* em Seg Nov 30, 2009 10:14 am

e ae galera...
valeu pelas contribuições...
avatar
*-* Rafinha *-*
Membro

Mensagens : 174
Localização : Itu

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Viver de Musica

Mensagem por *-* Rafinha *-* em Seg Nov 30, 2009 10:17 am

então galera...
um auto-didata no caso não poderia se dar bem?
pelo menos aula não poderia dar....
os posts acima são todos de pessoas formadas issso faz muita diferença
avatar
*-* Rafinha *-*
Membro

Mensagens : 174
Localização : Itu

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Viver de Musica

Mensagem por marcelo andrade em Seg Nov 30, 2009 10:35 am

*-* Rafinha *-* escreveu: (...) os posts acima são todos de pessoas formadas issso faz muita diferença (...)

ops.. autodidata aqui cara.. não sou formado
na verdade nunca tive uma aula.. aprendi tudo sozinho
frisei o lado da segurança de um emprego comum pra segurar a onda pq talvez faça uma grande diferença qdo vc mais precisar cara.. mas nada impede de vc se dar bem..
da mesma forma que um cara que pinta quadros pode se dar bem e viver da sua obra, um músico tb pode.. pq não?!?
mas minha resposta é mais pessoal e de acordo com a minha realidade.. hoje tenho 34 anos, estou casado e vou tentando adequar as coisas.. com um emprego formal posso me programar tranquilo, tirar férias com a esposa, viajar e ter uma certa estabilidade e conforto.. penso muito em como eu vou estar qdo tiver 50 anos, claro, sem deixar de fazer o que eu gosto e de me divertir tb..
[ ]'s
avatar
marcelo andrade
Membro

Mensagens : 187
Localização : Resende/RJ

http://www.myspace.com/myprogressivelife

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Viver de Musica

Mensagem por Voila Marques em Seg Nov 30, 2009 10:45 am

Olha Rafinha, acho o auto-didatismo algo bastante controverso, prá mim... Numa outra oportunidade, talvez eu consiga escrever sobre isso, ok?

Em música erudita, o diploma só é exigido em concursos para cargos em orquestras federais (Orquestra da UFRJ, Orquestra da UFF, Orquestra do Teatro Nacional de Brasília, etc), ou para professores de intituições do governo ou privadas (níveis superior e médio profissionalizante), em que são exigidos licenciatura e/ou bacharelado, e muitas das vezes mestrado e/ou doutorado (depende do nível do cargo).

Para professores de escolas de música particulares (de qualquer estilo, cursos livres), creio que o processo seletivo seja feito por indicação, diploma e análise do curriculum. Nunca ouvi falar de prova prática para professor de música de escola particular, mas de repente tem e eu é que não tô sabendo, ok?

Acho tb que as escolas particulares só dão espaço para professores auto-didatas notórios. Nenhuma escola vai querer arriscar o seu nome colocando para professor uma pessoa que só toca bem, sem ser conhecida ou reconhecida, porque os pais dos alunos e o público de um modo geral costumam querer saber sobre a experiência musical do professor em questão. Eu não sei como isso se reflete na hora de dar um certificado, por exemplo, se o professor não tem uma qualificação "reconhecida"...

Nos concursos para orquestras, de um modo geral, há uma apresentação de um curriculum, junto com a prova prática. Ter graduação não é necessário, mas ter uma boa formação sim, porque é preciso tocar bem.
Nas bandas militares há ainda prova escrita sobre música, e depois a prova prática, sem necessidade de diploma de música, mas creio que exigem o 2º grau completo.

Nos cachês tb não há necessidade alguma de diplomas, porque se é chamado por indicação.

Acredito que para tocar música popular e/ou no jazz, etc, o "processo" seja quase sempre o mesmo: indicação. Colocar "a cara na rua" tb é necessário, porque só vão conhecer o seu trabalho se vc tocar, né?

Para dar aulas particulares não há necessidade de diploma, mas o aluno sempre quer saber sobre a "bagagem musical" do professor (se é formado, onde, com quem estudou, com quem tocou, etc), e essa bagagem tb diferencia o valor cobrado pelas aulas.
avatar
Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3060
Localização : Rio de Janeiro

http://www.voilamarques.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Viver de Musica

Mensagem por *-* Rafinha *-* em Seg Nov 30, 2009 11:37 am

Eu pretendo ter aulas no conservatório e futuramente até pretar uma faculdade de música porque até hoje tudo que eu sei primeiramente foi Deus quem me deu e eu fui pegando pela internet e olhando outros músicos...mas principalmente minha família acha arriscado esse meio musical eles preferem que eu faça engenharia medicina e por aí vai mas como a moiria esta dizendo o negócio é meter a cara e eu estou disposto a fazer o que eu gosto mas só vontade não basta tem que ter talento por isso eu faço perguntas que as vezes são julgadas como desnecessárias mas é isso to correndo atras e esse forum é uma ótima ferramenta...
avatar
*-* Rafinha *-*
Membro

Mensagens : 174
Localização : Itu

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Viver de Musica

Mensagem por Andrezinho em Seg Nov 30, 2009 11:48 am

Tópico muito interessante...
No meu caso, houveram alguns desvios, digamos assim...
A história é compriiiiiiiida...

Aprendi a tocar porque meus tios tocavam violão e eu ficava assistindo!
Meu tio Roberto Lopes vive de música até hoje! É compositor e tem várias "coisas" espalhadas por ai (Zeca Pagodinho e outros), além de ter um home-studio e mais umas coisinhas... Antes ele era profissional do futebol, mas a carreira desabou quando foi pra Bélgica e não aguentou o inverno europeu. Não vive no luxo, mas tá indo direitinho!
Pois bem... Comecei a copiar o que eles faziam e rapidamente senti necessidade de mais! Arrumei um professor lá no centro (Bandolim de Ouro, se não me engano), mas o cara era tétrico pelo menos pra mim. Resolveu me ensinar "Cai-cai, balão" e algumas músicas populares modernas (a mais novinha foi "Ronda").
Parti pra outro, perto de casa. Maestro Paulo Name. Uma fera, que sempre viveu de música. Se aposentou como professor de música do CEFET-RJ. Também nada de luxo, mas tá vivo...
Eu era um adolescente, com uma "garage-band" chamada "Arte Final", e tocávamos nos restaurantes e bailes do Rio. Chegamos a tocar no Bola Preta. Mas apareceu uma banda com o nosso nome e mudamos pra... "Nirvana". Até aparecer um tal de Nirvana! Trocamos pra "Cordas e Vocais", mas havia uma orquestra com esse nome... Depois mudamos pra... Bem... Deixa prá lá...
Voltando ao foco: Larguei meu "modo de vida" anterior (automobilismo) e passei pra faculdade (Medicina - Gama Filho). Meu pai se prontificou a ajudar a pagar, mas cerca de um ano depois sofremos um revés financeiro graças ao Sr. Leonel Brizola, entao governador. Como o tempo era curto, parei com a música pra me dedicar aos estudos. Ainda rolava um violãozinho com a galera da facul de vez em quando.
Mas nesse baque financeiro, meu pai disse que não poderia mais ajudar pagar a faculdade. Então entrei no Corpo Artístico da Gama Filho, tocando no GAM-4 (Grupo de Acompanhamento Musical 4, que fazia pequenos shows no Campus Piedade e alguns fora de lá também). Consegui uma bolsa que quebrou o galho (15%). Depois descobri que as bolsas eram proporcionais às atividades. Tinha um muleque que fazia Letras ou algo assim, tinha tempo livre e então tocava pandeiro no GAM 1, 2, 3 (acompanhamento dos corais) e 4. Ele tinha 70% de bolsa. Eu estava em horário integral e ensaiava às 2ªs à noite. O Paulo, pianista do GAM, me levou pra tocar com ele em trio no Rio's num acústico. Voltar pra "noite" foi uma experiência maravilhosa. Decidi voltei pros bailes, shows e restaurantes da vida, quase sempre em violão e voz, e nem me importando se quem pagou quis ouvir... Foi assim...
Algumas noites e fim de semana, era a banda, tocando Beatles e Legião (só pro Claudio... heheheh). Na realidade a gente tocava de tudo. Menos pagode (axé, funk e os "caipiras" ainda não faziam o sucesso de hoje).

Quando me formei, após quase 6 anos dormindo 2 a 3 horas por dia, arrumei bons empregos (naquela época isso existia). A música foi ficando pra trás... Montei minha própria firma de prestação de serviços médicos e cheguei a tirar 15 mil dólares por mês... A música acabou ficando pra brincar com a família, em alguns encontros de amigos e pra mim mesmo. Nunca parei de compor, mas caí bem o ritmo...
Entrei pro Estado e pro Municipio do Rio por concurso. Minha firma "foi pro saco". A renda caiu pacas... A realidade mudou. Comprei apartamento quando tava no auge, a uns 15 anos atrás... Hoje, meu salário do estado ganhou um confortável aumento de 4%, deste nosso maravilhoso governador (agora eu ganho R$ 166,40 + gratificações). No total, hoje ganho cerca de 15 a 18% do que ganhava no auge... Médico na minha especialidade tá virando artigo raro. Todos estão indo fazer alguma coisa que ganhe dinheiro de verdade.

Meu grande amigo, padrinho e afilhado, irmão, parceiro musical Fábio Marques, guitarrista de mão cheia, estou voltando pra música de vez. Ele vivia só de música até bem pouco tempo. Dava aulas de violão à domicílio, mas era aquela coisa incerta. Terminou a faculdade de biblioteconomia e trabalha no Metrô. Faz dicersos projetos musicais lá e fez muitas amizades boas.
Nosso tecladista, Diogo, vive só da música. Ele trabalhava como arquivista na OSB. Acho que ainda tá lá... Ele também montou um mini-micro-home-studio...
Resolvi voltar pra música, dei uma melhoradinha no studio, arrumei um tecladinho midi que me quebra o galho aqui, ajeitei o Condor (agora fretless) e peguei o Tagima, além do baixolão que já me acompanha a alguns anos (nunca tinha nem trocado as cordas dele... heheheheh). Tô me virando pra pegar o ritmo novamente.
Indo a shows, assistindo, estudando, tocando cerca de 4 horas por dia, reaprendendo...
Pegando métodos (alguns baixados daqui do fórum) e lutando contra minha grande dificuldade: aquelas bolinhas e risquinhos que o povo bom fica "olhando" enquanto tá tocando! Fala sério... Sempre apanhei disso...
Amo a música! Amo a medicina...
Mas não me vejo aos 60 anos dando plantão em CTI Infantil... Mas me vejo tranquilamente em um palco ou estúdio aos 70...

Ao mesmo tempo, tenho amigos que vivem (e muito bem) só da música. E não é questão de sorte! É questão de competência. Eu frequentava a casa do Kiko, do Roupa Nova, e ele continua viendo da música, assim como os outros do Roupa. Além de compor, tocar, gravar, eles produzem, masterizam, tem estúdio próprio. Jogam nas 11 e são bons nisso.
Através deles, estou me aproximando de novo da música e das pessoas.
O Kikinho, filho do Kiko, formou a DNA, banda formada por filhos de músicos, produzidos pelo Feghali. E me incentivou a voltar...
Então, galera: Bota água no feijão que eu tô chegando...
avatar
Andrezinho
Membro

Mensagens : 3330
Localização : Rio de Janeiro

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Viver de Musica

Mensagem por Maurício_Expressão em Seg Nov 30, 2009 12:03 pm

Nossa, que história Andrezinho...
avatar
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 6562
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Viver de Musica

Mensagem por *-* Rafinha *-* em Seg Nov 30, 2009 12:14 pm

né...que história...
avatar
*-* Rafinha *-*
Membro

Mensagens : 174
Localização : Itu

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Viver de Musica

Mensagem por Henrique Alencar em Seg Nov 30, 2009 12:35 pm

Geralmente os músicos que mais reclamam de dinheiro são os que menos se dedicaram a música, treinando e estudando, alguns podem alegar que não estudaram por não ter ninguém para instruir mas treinar não tem desculpa.


Embora não me considerar um músico profissional acho que em qualquer coisa que você se dedica você vai ter retorno no futuro, minha namorada é psicóloga e já disseram para mim e para ela que não tem área (espaço) para os psicólogos aquí no DF e mesmo assim digo para ela ir em frente e nem pensar nisso pois uma hora ela conssegue, eu estudo música já a 1 ano e meio (juntando meus estudos sozinho e depois que entrei em escola) e espero daquí há alguns anos colher o que estou plantando hoje.
avatar
Henrique Alencar
Membro

Mensagens : 866
Localização : Brasília

http://rickalencar.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Viver de Musica

Mensagem por Andrezinho em Seg Nov 30, 2009 2:34 pm

Várias pessoas q eu conheço vivem pra música, e portanto, DA música.
Se eu tivesse continuado na música desde aquele tempo, com certeza hoje eu estaria vivendo disso, fazendo shows grandes, produzindo novos talentos...
Minhas músicas estariam em bocas lindas e famosas...
E com certeza eu estaria vivendo bem...
Mas agora estou disposto a investir tempo e esforço pra recuperar o tempo (e espaço) perdido!
Vocês podem até nõ acrediar, mas com 20 anos eu era muuuuuito bom! Hoje, aos 43 (do segundo tempo), estou muito enferrujado, mas vou voltar a ser o que era, porém mais experiente!
avatar
Andrezinho
Membro

Mensagens : 3330
Localização : Rio de Janeiro

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Viver de Musica

Mensagem por Rafael do Baixo em Seg Nov 30, 2009 3:49 pm

Eu meio que vivo exclusivamente de música,e apesar de ainda morar com meus pais e não ter a responsabilidade de manter uma casa,ou uma família com o que ganho,ainda acho que eu poderia me manter sozinho muito bem com o que eu ganho na música,mas eu prefiro guardar todos os meus cachês das gigs [80% dos pequenos e 90% dos grandes],pois pretendo um dia estudar na Europa e/ou Ásia,e é essa a grana que vai me possibilitar isso.

Sempre que posso eu tô fazendo um freelance em alguma gig,principalmente pagode e pop,quebrando galho em estúdios,e frequentemente sou chamado como sub de algum conhecido meu[quase sempre pra gigs em outros estados],logo não tenho do que reclamar.

Os conselhos do Allex são ouro puro,o que ele falou deve ser seguido,pois reflete a verdade.

No geral,um músico profissional deve ser um cara com algum diferencial,tem que ter um timbre e um estilo de tocar bem próprios,tem que ter facilidade em lidar com pessoas e ser bem articulado,é bom também que o cara tenha noções de gravação em estúdio,já que nesse caso tempo é dinheiro,e um músico que grave bem suas linhas,e em pouco tempo,é sempre bem visto,um ponto vital,e muitas vezes esquecido, pra um músico,é saber trabalhar bem com o metrônomo,já que em gravações ele é sempre cobrado,e algumas vezes até mesmo em shows.

Quem quer ser profissional,tem que ser humilde e ter os pés no chão,saiba seu valor,tem que saber lidar e evitar os "traíras" [o mercado tá cheio desses],tem que ser meio cara de pau,mas sempre mantendo a educação,é bom também saber dizer não e rejeitar alguns trabalhos,só pegue uma gig que você tenha absoluta certeza de que pode fazer bem,já que se não conseguir segurar as pontas vai se queimar,e um músico queimado difícilmente pega algum trabalho legal.

Nas gigs o ideal é que você sempre seja pontual, apareça bem vestido,e com uma boa aparência,isso abre muitas portas,pois em muitos casos é esse o cartão de visitas de um músico.

Outro ponto vital é a necessidade de saber ler partituras,nas claves de Sol e Fá principalmente,e cifras,já que isso é o básico pra um músico.
avatar
Rafael do Baixo
Membro

Mensagens : 332
Localização : Rio de Janeiro

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Viver de Musica

Mensagem por *-* Rafinha *-* em Seg Nov 30, 2009 7:47 pm

valeu pelas contribuições.....
avatar
*-* Rafinha *-*
Membro

Mensagens : 174
Localização : Itu

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Viver de Musica

Mensagem por Fernando Zadá em Seg Nov 30, 2009 10:31 pm

Putz!
Dá sim.
Nunca trabalhei com nada que não fosse música e onde mais ganhei foi dando aulas e fazendo eventos corporativos.
Viver só de gig de barzinho acho dureza mas existem muitos caminhos se você for um profissional com a mente aberta e com uma formação sólida para encarar vários tipos de trabalhos.
Hoje em dia acredito que não há nenhuma profissão segura portanto tem que meter a cara e arriscar.
O que sempre foi um diferencial no meu caso foi encarar desde sempre como uma profissão como qualquer outra e ser extremamente rigoroso e profissional nos meus compromissos. Nunca vivi aquele clima romântico de artista. Quando toco em um restaurante por exemplo encaro meu trabalho como o de todos os profissionais da casa e com a mesma importância e isso sempre me fez ser respeitado por todos. Não me coloco acima dos garçons ou outros profissionais pois respeito todos como companheiros de trabalho e como peças de uma engrenagem que tem que funcionar bem como um todo para que todos fiquem satisfeitos.
O chato são alguns períodos de instabilidade e a ausência de alguns beneficios como 13 (já ouvi dizer que existe mas pra mim é lenda como papai noel e coelhinho da páscoa)e etc mas você se acostuma!
avatar
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 10652

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Viver de Musica

Mensagem por Voila Marques em Seg Nov 30, 2009 11:28 pm

Fernando Zadá escreveu:Putz!
Quando toco em um restaurante por exemplo encaro meu trabalho como o de todos os profissionais da casa e com a mesma importância e isso sempre me fez ser respeitado por todos. Não me coloco acima dos garçons ou outros profissionais pois respeito todos como companheiros de trabalho e como peças de uma engrenagem que tem que funcionar bem como um todo para que todos fiquem satisfeitos.

Simmm. Já que vivendo de música, a gente tb aprende a viver, vou aproveitar esse comentário para fazer um mezzo off-topic:
Quando organizei a masterclass do grande contrabaixista russo Eugene Levinson (chefe de naipe da Orquestra Filarmônica de NY e professor da Juilliard School), na escola de música onde dou aula, o chefe da limpeza me mostrou o auditório limpinho e arrumado, e ainda me perguntou: "Está bom, professora? Porque se não estiver, a gente faz tudo de novo!"
Se a equipe de limpeza não fosse devidamente respeitada por mim, du-vi-do que isso tivesse acontecido...

Outra coisa interessante: notei, ao longo dos anos tocando em orquestra, que os solistas e maestros que tratam bem os músicos da orquestra (com profissionalismo e autoridade) são os que melhor interagem com os músicos durante os concertos e tb os que, na maioria das vezes, realizam os melhores concertos.
avatar
Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3060
Localização : Rio de Janeiro

http://www.voilamarques.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Viver de Musica

Mensagem por José Carlos em Seg Nov 30, 2009 11:50 pm

Eu tenho um amigo que trabalha num emprego "background" bem bacana, que acaba dando certo: ele trabalha com equipos de som, alugando som para festas, eventos, etc.. Daí ele trabalha com música e tem tempo livre para praticar música e talz, ainda mais porque aqui na região rola muito isso, alugam som o tempo todo ufa!

as vezes se "prostituir" musicalmente como foi citado pode dar certo...
avatar
José Carlos
Membro

Mensagens : 2696
Localização : Congonhas - MG

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Viver de Musica

Mensagem por Fernando Zadá em Seg Nov 30, 2009 11:57 pm

Respondendo a pergunta do diploma acho que só na carreira acadêmica e quando se trabalha com educação ele ajuda caso contrário não tem peso. Conheço músicos inclusive que tem preconceito contra músico de faculdade!!!
Infelizmente alguns se escondem através de um diploma para disfarçar sua mediocridade ou fazer corpo mole.
O importante é ter competência e tem faculdade que aceita que o aluno curse instrumento com quem tem notório saber e não tem diploma.
avatar
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 10652

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Viver de Musica

Mensagem por Voila Marques em Ter Dez 01, 2009 12:15 am

Fernando Zadá escreveu: O importante é ter competência e tem faculdade que aceita que o aluno curse instrumento com quem tem notório saber e não tem diploma.

Sim, mas o notório saber é dado a quem realmente se destaca (ou se destacou), ou seja, a quem estudou e ralou muuuuito prá conseguir ser conhecido e reconhecido...
avatar
Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3060
Localização : Rio de Janeiro

http://www.voilamarques.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Viver de Musica

Mensagem por Voila Marques em Ter Dez 01, 2009 7:37 am

Fernando Zadá escreveu:Respondendo a pergunta do diploma acho que só na carreira acadêmica e quando se trabalha com educação ele ajuda caso contrário não tem peso.

Os concursos públicos para orquestras do governo tb exigem diploma de 3º grau (UFRJ, UFF, Orquestra do Teatro Nacional de Brasília, etc), pois o candidato aprovado e aproveitado passa a ser funcionário público federal (nível superior).
O recente concurso para músico da Orquestra da UFRJ exigiu diploma de 3º grau no instrumento que os candidatos concorriam (bacharelado).
Os demais títulos (pós-graduação, mestrado e doutorado) só foram aceitos e considerados se fossem tb no instrumento e estivessem concluídos.

Neste concurso, não houve exigência de curriculum, mas houve prova escrita (Português e Regimento Jurídico Único), prova prática (dificílima) e prova de títulos.

Detalhe importante: a comprovação da experiência do candidato só era válida se feita através de cópia da carteira de trabalho assinada com declaração do empregador ou por cópia do RPA ou por cópia do contrato de prestação de serviços ou por cópia do contra-cheque, tudo acompanhado de declaração do empregador.

Ou seja, para formação foi exigido o diploma de 3º grau no instrumento e para experiência não foi exigido curriculum, mas sim carteira assinada ou RPA, etc.
avatar
Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3060
Localização : Rio de Janeiro

http://www.voilamarques.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Viver de Musica

Mensagem por Fernando Zadá em Ter Dez 01, 2009 9:27 am

Ola Voila.
Mas isso na area erudita que sabemos que é bem mais organizada e onde existe sim registro. Na area popular é bem mais relax.
Quanto ao notório saber concordo contigo se a pessoa chegou nesse ponto é porque ralou muito e isso nem sempre precisa ser num curso superior.
avatar
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 10652

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Viver de Musica

Mensagem por Voila Marques em Ter Dez 01, 2009 9:58 am

Fernando Zadá escreveu:Ola Voila.
Mas isso na area erudita que sabemos que é bem mais organizada e onde existe sim registro. Na area popular é bem mais relax.
Quanto ao notório saber concordo contigo se a pessoa chegou nesse ponto é porque ralou muito e isso nem sempre precisa ser num curso superior.

Sim, Fernando, por isso acho importante que os músicos tb da área de popular, que estejam pensando em seguir a carreira docente numa universidade, prestem atenção a essa documentação.
Eu, por exemplo, sempre joguei fora todos os meus RPAs 02 anos após declarar o Imposto de Renda... Felizmente, não joguei a carteira profissional fora, hahahaha! Laughing
avatar
Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3060
Localização : Rio de Janeiro

http://www.voilamarques.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Viver de Musica

Mensagem por *-* Rafinha *-* em Ter Dez 01, 2009 11:23 am

Obrigado pelos posts galera
avatar
*-* Rafinha *-*
Membro

Mensagens : 174
Localização : Itu

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Viver de Musica

Mensagem por Henrique Alencar em Ter Dez 01, 2009 2:16 pm

Zadá
Ótimos conselhos.
avatar
Henrique Alencar
Membro

Mensagens : 866
Localização : Brasília

http://rickalencar.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Viver de Musica

Mensagem por Fernando Zadá em Ter Dez 01, 2009 5:53 pm

Com certeza Voila.
Eu mesmo me cansei da faculdade e por uma série de fatores não me formei e talvez nem o faça na área de música , muito provavelmente o faça em pedagogia.
O diploma é bacana mas não essencial na área popular.
avatar
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 10652

Voltar ao Topo Ir em baixo

re:viver de musica

Mensagem por palito em Ter Jan 19, 2010 8:32 pm

eh o seguinte....naum quero ser rude.....nao sou baixista....mais admiro esse instrumento....por isso me cadastrei aqui!
So quero dizer pra vc seguir em frente e realizar o seu sonho....toco guitarra desde os 11 anos e sou auto-didata.
no começo eu era um garoto desconhecido.....ninguem tinha conta da minha existencia....mas vc sabe neh com perseverança e feh a genta chega lah!
Hoje sou professor e muito reconhecido no que faço....(nao tenho diploma algum)........sou parceiro em uma escola de musica onde vou começar a trabalhar no proximo mes(por enquanto soh dou aulas particulares em domicilio) tenho uma boa renda mensal......toco em bandas formadas apenas por professores com diplomas de faculdades.......estou para lançar um cd profissional no mes que vem e pretendo começar a dar workshops em breve......
o que eu quero dizer eh que musica naum vem de um diploma....e sim...da alma e do coraçao....eh que a maioria desse pessoal que fez ou faz faculdade acha que eh melhor ou mais preparado para musica....GRANDE MENTIRA.......a musica naum se aprende se nasce com ela....toco:BLUES,JAZZ,COUNTRY,ERUDITO,HEAVY METAL,ROCK AND ROLL e qualquer outra coisa que vc me der em maos e nunca precisei estudar em lugar algum.....nunca tive se quer uma aula de guitarra ou violao...e hoje ensino com exito ambos os instrumentos....
tudo o que precisei foi passar 12 horas por dia com a minha guitarra sem desgrudar dela.....hj tenho 21 anos...sou professor,um musico muito requisitado em minha cidade e uma pessoa que sempre eh notada quando se apresenta em barzinhos,festas,bailes,festivais e eventos em geral.........
vcs naum tem ideia o q eh um auto-didata pois nunca conheceram um de verdade .....eu sou um.....e estou aberto a desafios,para qualquer almofadinha formado...eh soh marcar!

palito
Banido

Mensagens : 6
Localização : santa barbara d´oeste

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Viver de Musica

Mensagem por Ivanov_br em Ter Jan 19, 2010 10:07 pm

palito escreveu:eh o seguinte....naum quero ser rude.....nao sou baixista....mais admiro esse instrumento....por isso me cadastrei aqui!
So quero dizer pra vc seguir em frente e realizar o seu sonho....toco guitarra desde os 11 anos e sou auto-didata.
no começo eu era um garoto desconhecido.....ninguem tinha conta da minha existencia....mas vc sabe neh com perseverança e feh a genta chega lah!
Hoje sou professor e muito reconhecido no que faço....(nao tenho diploma algum)........sou parceiro em uma escola de musica onde vou começar a trabalhar no proximo mes(por enquanto soh dou aulas particulares em domicilio) tenho uma boa renda mensal......toco em bandas formadas apenas por professores com diplomas de faculdades.......estou para lançar um cd profissional no mes que vem e pretendo começar a dar workshops em breve......
o que eu quero dizer eh que musica naum vem de um diploma....e sim...da alma e do coraçao....eh que a maioria desse pessoal que fez ou faz faculdade acha que eh melhor ou mais preparado para musica....GRANDE MENTIRA.......a musica naum se aprende se nasce com ela....toco:BLUES,JAZZ,COUNTRY,ERUDITO,HEAVY METAL,ROCK AND ROLL e qualquer outra coisa que vc me der em maos e nunca precisei estudar em lugar algum.....nunca tive se quer uma aula de guitarra ou violao...e hoje ensino com exito ambos os instrumentos....
tudo o que precisei foi passar 12 horas por dia com a minha guitarra sem desgrudar dela.....hj tenho 21 anos...sou professor,um musico muito requisitado em minha cidade e uma pessoa que sempre eh notada quando se apresenta em barzinhos,festas,bailes,festivais e eventos em geral.........
vcs naum tem ideia o q eh um auto-didata pois nunca conheceram um de verdade .....eu sou um.....e estou aberto a desafios,para qualquer almofadinha formado...eh soh marcar!

Humildade faz bem tb....
avatar
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 5724
Localização : Rio Grande do Sul

http://www.myspace.com/bustamanteivan

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Viver de Musica

Mensagem por thgbass em Ter Jan 19, 2010 10:37 pm

Ivanov_br escreveu:
palito escreveu:eh o seguinte....naum quero ser rude.....nao sou baixista....mais admiro esse instrumento....por isso me cadastrei aqui!
So quero dizer pra vc seguir em frente e realizar o seu sonho....toco guitarra desde os 11 anos e sou auto-didata.
no começo eu era um garoto desconhecido.....ninguem tinha conta da minha existencia....mas vc sabe neh com perseverança e feh a genta chega lah!
Hoje sou professor e muito reconhecido no que faço....(nao tenho diploma algum)........sou parceiro em uma escola de musica onde vou começar a trabalhar no proximo mes(por enquanto soh dou aulas particulares em domicilio) tenho uma boa renda mensal......toco em bandas formadas apenas por professores com diplomas de faculdades.......estou para lançar um cd profissional no mes que vem e pretendo começar a dar workshops em breve......
o que eu quero dizer eh que musica naum vem de um diploma....e sim...da alma e do coraçao....eh que a maioria desse pessoal que fez ou faz faculdade acha que eh melhor ou mais preparado para musica....GRANDE MENTIRA.......a musica naum se aprende se nasce com ela....toco:BLUES,JAZZ,COUNTRY,ERUDITO,HEAVY METAL,ROCK AND ROLL e qualquer outra coisa que vc me der em maos e nunca precisei estudar em lugar algum.....nunca tive se quer uma aula de guitarra ou violao...e hoje ensino com exito ambos os instrumentos....
tudo o que precisei foi passar 12 horas por dia com a minha guitarra sem desgrudar dela.....hj tenho 21 anos...sou professor,um musico muito requisitado em minha cidade e uma pessoa que sempre eh notada quando se apresenta em barzinhos,festas,bailes,festivais e eventos em geral.........
vcs naum tem ideia o q eh um auto-didata pois nunca conheceram um de verdade .....eu sou um.....e estou aberto a desafios,para qualquer almofadinha formado...eh soh marcar!

Humildade faz bem tb....

Então, tú não é baixista. . .? Tá ceeeeerto! Sem entrar nos méritos nem criar polêmicas, um princípio fundamental do auto didata é a humildade. .!
avatar
thgbass
Membro

Mensagens : 3639
Localização : Brasília

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Viver de Musica

Mensagem por Andrezinho em Qua Jan 20, 2010 12:03 am

Verdade...

Ninguém está querendo ser superior a ninguém...

Aqui a idéia é contribuir...
avatar
Andrezinho
Membro

Mensagens : 3330
Localização : Rio de Janeiro

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Viver de Musica

Mensagem por jiroumaru em Qua Jan 20, 2010 12:15 am

Acho que o nosso colega auto didata ler de novo os posts ele vai ver que todos concordam que o diploma só é realmente necessário em casos muito específicos, tais como concursos públicos. De resto é ter boas referências e experiência. up
avatar
jiroumaru
Membro

Mensagens : 1155
Localização : Rio de Janeiro

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Viver de Musica

Mensagem por Wylquer em Qua Jan 20, 2010 12:32 am

Humilde o rapaz!!!!
avatar
Wylquer
Membro

Mensagens : 31
Localização : Itabaiana - SE

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Viver de Musica

Mensagem por Wylquer em Qua Jan 20, 2010 12:33 am

Não sou músico profissional .. mas sonho em viver de música
avatar
Wylquer
Membro

Mensagens : 31
Localização : Itabaiana - SE

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Viver de Musica

Mensagem por Fernando Zadá em Qua Jan 20, 2010 10:03 am

palito escreveu:....a musica naum se aprende se nasce com ela....toco:BLUES,JAZZ,COUNTRY,ERUDITO,HEAVY METAL,ROCK AND ROLL e qualquer outra coisa que vc me der em maos e nunca precisei estudar em lugar algum.....nunca tive se quer uma aula de guitarra ou violao...e hoje ensino com exito ambos os instrumentos....
tudo o que precisei foi passar 12 horas por dia com a minha guitarra sem desgrudar dela.....hj tenho 21 anos...sou professor,um musico muito requisitado em minha cidade e uma pessoa que sempre eh notada quando se apresenta em barzinhos,festas,bailes,festivais e eventos em geral.........
vcs naum tem ideia o q eh um auto-didata pois nunca conheceram um de verdade .....eu sou um.....e estou aberto a desafios,para qualquer almofadinha formado...eh soh marcar!

Desculpe a sinceridade mas isso que você falou é uma grande besteira.
Música se aprende sim e já vi muita gente sem talento inato aprender e conseguir se virar bem no seu instrumento, e o que é mais importante, se tornar um músico e não um instrumentista.
Disse ai que nunca precisou estudar em lugar algum mas com certeza deve ter estudado muito, e como você mesmo disse passava 12 horas por dia com o instrumento...
A forma como você aprende vai depender do que você tiver acesso e mais ainda do que te instigar e chamar a atenção mas com certeza você aprendeu ouvindo, tirando músicas e etc e não só colocou pra fora o que estava dentro de você. Música é uma linguagem e assim como a fala basta ter alguém por perto para imitar que conseguimos aprender.
Se realmente via dar aulas em uma escola sugiro aprender um pouco sobre pedagogia para ensinar seus alunos de forma correta e como já comentaram ser um pouquinho mais humilde também afinal você tem 21 anos ainda. Ainda há muita poeira pra rolar.....
Abraço
avatar
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 10652

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Viver de Musica

Mensagem por cutelorg em Qua Jan 20, 2010 12:59 pm

Andrezinho escreveu:
Amo a música! Amo a medicina...

Achei que era o único Cool
São duas formas de arte diferentes, e a música ajuda bastante a ser um melhor médico. Legal conhecer tua história, Andrezinho. Obrigado.
avatar
cutelorg
Membro

Mensagens : 22
Localização : Rio Grande - RS

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Viver de Musica

Mensagem por Claudio em Qua Jan 20, 2010 3:48 pm

palito escreveu:eh o seguinte....naum quero ser rude....

Não... que isso... rude? de forma alguma... achei você um cara super tranquilo e bastante sensato!

palito escreveu:eh o seguinte....naum quero ser rude....
MENTIRA.......a musica naum se aprende se nasce com ela....toco:BLUES,JAZZ,COUNTRY,ERUDITO

Tá vendo só Voila... com 21 anos o rapaz toca Erudito... Presumo que a nossa queria Voila Marques não tenha nascido sabendo Erudito em face aos vários anos que a pobrezinha passou estudando pra chegar a tocar na OSB. Enfim...


palito escreveu:eh o seguinte....naum quero ser rude....
vcs naum tem ideia o q eh um auto-didata pois nunca conheceram um de verdade .....eu sou um.....e estou aberto a desafios,para qualquer almofadinha formado...eh soh marcar!

Legal Palito, depois de ler todo esse seu texto, fiquei convencido de que você é o cara... queria eu ter nascido sabendo música dessa forma como você... parabéns de verdade por todos os seus feitos e genialidade... E... com base nisso, gostaria de convidar você a gravar um vídeo para a promoção do Fórum... é coisa simples, algo que pra alguém do seu nível deve até ser ridículo de tão simples... clique no link abaixo, dê uma lida nas regras e nos presenteie com uma bela execução de Brasileirinho... vamos lá rapaz, tenho certeza que em poucos minutos você tira isso de letra! estamos esperando!

O link para a promoção é:
http://www.contrabaixobr.com/fale-com-os-moderadores-f15/promocao-de-ano-novo-contrabaixo-br-jorgera-t4761.htm
avatar
Claudio
Membro

Mensagens : 15123
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Viver de Musica

Mensagem por Binão em Qua Jan 20, 2010 5:59 pm

Grande palito... este é o cara.

Esta semana fui convidado a contribuir com um pequeno artigo sobre contrabaixo para um site da igreja que eu congrego. A idéia é divulgar todos os instrumentos principalmente para o pessoal iniciante.

Quanto mais eu tentava escrever coisas simples, uma idéia fixa martelava na minha cabeça... mas enfim... o que faz um grande musico?
A conclusão que eu cheguei é que todos os grandes musicos tinham algo em comum. E por incrivel que pareca não era o que conhecemos por genialidade. pois musica é sim uma arte que se aprende.
É evidente que algumas pessoas tem mais facilidade do que outras (Chamo isto de Dom ou Talento).

Percebi que a resposta era a PAIXÃO pela musica. Este sentimento é que nos torna humildes, prontos a prender, prontos a compartilhar nosso conhecimento. Enfim é esta Paixão que nos faz cada dia tentarmos ser melhor que o dia anterior.
avatar
Binão
Membro

Mensagens : 3210
Localização : São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Viver de Musica

Mensagem por allexcosta em Qua Jan 20, 2010 6:16 pm

Acho que o palito e o novo cara a ser batido, e quem nao toca mais que ele e porque tem inveja...

Vixe, la vem o no no cerebro de novo...

avatar
allexcosta
Administrador

Mensagens : 43775
Localização : Terra

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Viver de Musica

Mensagem por palito em Qua Jan 20, 2010 9:41 pm

legal.....a uniao faz a força.....TODOS CONTRA UM!!!!!!!!!!!!!1
1-Brasileirinho realmente eh muiiiiiiiiiiiito facil!
soh naum mando pq naum tenho uma camera.....mas....vou pedir para gravar na casa de um amigo meu....que trabalha com filmagem e ediçao......ai eu aproveito e mando tambem algumas releituras de musicas eruditas que eu fiz para guitarra........NAUM DUVIDEM DE NINGUEM SOH PQ VCS ESTUDARAM MUITO EM ESCOLAS E FACULDADES PARA CONSEGUIR FAZER ISSO.......NAUM SIGNIFICA Q sao os unicos q conseguem e Q TEM O DIREITO DE DESCONFIAR DO TALENTO DOS OUTROS.........E REALMENTE ESSE BABOSEIRA DE "AI......EU ESTUDEI 20 ANOS.......E ELE TEM 21 E ACHA Q CONSEGUE....ENTAO PAGA PRA VE!"
EU SOH FUI ARRAGONTE POIS EU VI UMA SIMPLES PERGUNTA:"DA PARA VIVER DE MUSICA"?
E AS RESPOSTAS DEVERIAM SER:SIM OU NAO.
MAS VCS JA VEM COLOCAR ESSA LADAINHA DE DIPLOMA E CONCURSOS ........
JIMMY HENDRIX , JIMMY PAGE , EDWARD VAN HALEN ,DAVID GILMORE , ERICK CLAPYTON , STEVE RAY VAUGHAN
SLASH , SERAO LEMBRADOS PARA SEMPRE PELA SUA MUSICA E TALENTO........AGORA....ALGUEM PODE ME MOSTRAR O DIPLOMA DE ALGUN DELES....NEM Q SEJA SOH UMA FOTO.....NINGUEM?BOM DEVE SER PQ ELES SAUM A GRANDE PROVA Q A MUSICA EH PURO MANIFESTO ESPIRITUAL E QUE NAUM SE APRENDE...SE NASCE COM ELA....BESTEIRA EH FICAR AI A VIDA INTEIRA ACHANDO Q FOI GRANDE COISA SOH PQ ESTUDOU 20 ANOS....A VAMOS TODOS ESSES CARAS CHEGARAM AO AUGE DE SUAS CARREIRAS ANTES DOS 25!ENTAO EH CERTO AFIRMAR Q NENHUM DELES TEVE 20 ANOS SOH PARA ESTUDAR.......ALGUEM AI CONHECE ALGUM METODO PARA ENSINAR COMPOSIÇAO?NAUM.......PQ A MUSICA FLUI NOS DEDOS DAQUELES Q ESCUTAM O SOM DA ALMA E DO CORAÇAO.......E NAUM O Q DIZ ALGUEM SOBRE COMO OU NAUM TOCAR.....O MUNDO EH CHEIO DE PRODIGIOS ....MENINOS DE 8 ANOS Q ESCREVEM SINFONIAS INTEIRAS.....CEGOS Q DOMINAM O PIANO.......CRIANÇAS Q ACORDAM TOCANDO MOZART DA NOITE PRO DIA(C ALGUEM AI DEIXA D ASSISTI BIG BROTHER PRA ASSISTI dISCOVERY CHANNEL SABE O Q EU STOU FALANDO)E EU PODERIA SER QUALQUER UM DELES E VCS ME REBAIXARIAM SEM ME CONHECR5E COMO JA FIZERAM.....PELO SIMPLES FATO DE EU NAUM APARECER AQUI DIZENDO O NOME DE ALGUMA FACULDADE......VIVEMOS EM UM PAIS DEMOCRATYICO E EU NAUM QUIS SER MAIS Q NINGUEM....E NEM DUVIDEI DO TALENTO DE NINGUEM.......APENAS QUIS MOSTRAR MINHA OPINIAO SOBRE TUDO ISSO......MAS VCS OS INTOCAVEIS DA MUSICA SE OFENDERAM....DEVE SER PQ ISSO SERVIU PRA ALGUEM Q SE ACHA O GOSTOSO SOH PQ TOCA EM ALGUMA ORQUESTRA.......FIQUEM COM DEUS E COM SEUS DIPLOMAS E 20 ANOS DE ESTUDO Q EU VOU CONVERSAR COM ALGUEM Q CONSIGA ENTENDER Q SEMPRE HAVERAO PESSOAS MELHORES Q VC E Q NAUM SE ESFORÇARAM COMO VC PARA CONSEGUIREM.....ELES TEM O DOM......E PELO Q EU SEI ...O DOM EH UMA COISA Q NASCE COM VC...E NENHUMA ESCOLA TE ENSINA ISSO....TE ENSINA A TOCAR FRASES MONTADAS E MUSICAS CONSAGRADAS AO INVES DE TE PASSAR A IDEIA Q A MUSICA EH ALGO PARTICULAR DE CADA UM....E AO INVES DE PERDER TEMPO TOCANDO O TRABALHO DOS OUTROS O Q SE DEVE FAZER E CRIAR E DESENVOLVER O SEU PROPRIO TRABALHO.!

palito
Banido

Mensagens : 6
Localização : santa barbara d´oeste

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Viver de Musica

Mensagem por jiroumaru em Qua Jan 20, 2010 9:43 pm

Já que você aprendeu tanta coisa sozinho podia aprender a escrever direito.
avatar
jiroumaru
Membro

Mensagens : 1155
Localização : Rio de Janeiro

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Viver de Musica

Mensagem por palito em Qua Jan 20, 2010 9:47 pm

NAUM TENHO MENTE FECHADA...PELO CONTRARIO....ELA EH MUITO ABERTA PRA SEBE Q HUMILDADE NAUM EH CARTAO DE VISITA.......O Q INTERESSA EH SINCERIODADE E COLOCAÇOES OBJETIVAS....EU VO FAZE DE TUDO PRA MANDA OS VIDEOS...AI DEPOIS A GENTE CONVERSA!
JA Q DUVIDARAM DE MIM.......VOU TE DAR UM PRATO CHEIO DE PROVAS PARA Q VCS NAUM DESACREDITEM DE MAIS NINGUEM!
NAUM FUI METIDO....VCS Q FICARAM FALANDO Q SAO OS BONS SOH PQ ALGUEM TEVE A "ALDACIA" DE LHES DIZER A VERDADE"!

palito
Banido

Mensagens : 6
Localização : santa barbara d´oeste

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Viver de Musica

Mensagem por Eduardo Chaves em Qua Jan 20, 2010 9:48 pm

Rapaz agreÇivo! aff!
avatar
Eduardo Chaves
Membro

Mensagens : 5520
Localização : Rio de Janeiro - RJ

http://www.eduardochaves.kinghost.net

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Viver de Musica

Mensagem por jiroumaru em Qua Jan 20, 2010 9:49 pm

Podia aprender também a ler as regra do fórum.


Regra 10 - Não grite. Evite o uso exclusivo de letras maiúsculas, negrito, ou fontes coloridas, que por questões de organização, deverão ser utilizadas somente pelo grupo de administração ou moderação do Fórum. Títulos de tópicos coloridos também são de uso exclusivo da administração ou moderação do Fórum.
avatar
jiroumaru
Membro

Mensagens : 1155
Localização : Rio de Janeiro

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Viver de Musica

Mensagem por palito em Qua Jan 20, 2010 9:51 pm

VO PEDI PRA SUA MAE ME ENSINA....SERA Q ELA TOPA???????
EU P´REFIRO TOCAR BEM DO Q ESCREVER BEM......O Q NAUM EH O SEU CASO NEH?

Já que você aprendeu tanta coisa sozinho podia aprender a escrever direito.
NA PROXIMA NAUM ESQUECE DA VIRGULA VIU????
PODIA....ISSO NAUM EXISTE....CORRIGINDO:PODERIA

palito
Banido

Mensagens : 6
Localização : santa barbara d´oeste

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Viver de Musica

Mensagem por palito em Qua Jan 20, 2010 9:55 pm

??????!

palito
Banido

Mensagens : 6
Localização : santa barbara d´oeste

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Viver de Musica

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum