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Fuzz: do barulho ao Big Muff (61-69).

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Mensagem por WHead Sáb Jan 04, 2020 11:45 pm

Atenção: este tópico não tem a intenção de ser uma resenha, nem um tratado sobre o fuzz. Não tenho experiência suficiente para tal em nenhuma situação - e há diversos tópicos nesse sentido aqui no Fórum, todos muito elucidativos. Apenas quis registrar e compartilhar com os amigos algumas das principais histórias e sons que acompanharam pontualmente o desenvolvimento do fuzz, desde a sua origem até o Big Muff.

Acho que gosto das histórias tanto quanto dos equipamentos.

E por quê o Big Muff?
Porque foi até aqui que eu cheguei - e porque é o pedal que eu uso e foi o gatilho da minha curiosidade. Fiquem à vontade para completar ou corrigir qualquer informação daqui, assim como incluir um fuzz e sua história, se sentir vontade. Abraço.

Diz a lenda que em 1961 um circuito danificado de pré-amplificador criou um “barulho” no solo de guitarra de Grady Martin, na música country 'Don´t Worry', de Marty Robbins. Don Lei, o produtor, sentiu que havia algo novo ali e, mesmo que inconscientemente, deu origem ao fuzz.



Em 1962, Noel Floyd “Nokie” Edwards, guitarrista da banda The Ventures, e Orville “Red” Rhodes, um amigo da banda, músico e técnico em eletrônica, impressionados com o country barulhento de Robbins, decidiram unir forças para reproduzir aquele efeito. Desenvolveram e apresentaram, então, o primeiro pedal fuzz, feita à mão, na faixa '2000 Pound Bee'.



Naquele mesmo ano a Gibson lançou o Maestro Fuzz-Tone FZ-1, o primeiro pedal fuzz produzido em escala comercial. O produto não vendeu como o esperado (talvez por causa da propaganda que prometia fazer a guitarra soar como um saxofone), mas abriu uma nova perspectiva de som que as futuras gerações agradeceriam eternamente.



Em 64 o sucesso do Kinks e seus amplificadores deliberadamente rasgados, e dos Sonics e sua produção low-profile, deram a partida no Garage Rock - mas foi só em 1965, com Keith Richards e os Rolling Stones que o fuzz se popularizou. Richards usou um Maestro Fuzz-Tone FZ-1 para gravar o mega sucesso dos Rolling Stones '(I Can´t Get No) Satisfaction', o que impulsionou as vendas do pedal e popularizou o efeito.



No mesmo ano, no Reino Unido, Gary Hurst lançou o Tone Bender para competir com o Maestro, da Gibson - baseado no mesmo circuito,mas com algumas modificações.



Ainda em 65 o Tone Bender foi um dos destaques do álbum Rubber Soul, dos Beatles.



O Fuzz Face (1965), da Arbiter Electronics, talvez seja o mais famoso dessa geração porque ficou muito associado à Jimi Hendrix.



Nos EUA a Mosrite tinha o seu próprio fuzz chamado 'Fuzz Rite' (1966).



Quando a Guild comprou os direitos sobre o 'Fuzz Rite' o pedal foi renomeado para 'Foxey Lady' (1967) - o  primeiro dos pedais  signature - e superou o original em popularidade e vendas.



Em 1968 Mike Matthews, um dos responsáveis pelo sucesso do Guild Foxey Lady, decide deixar a parceria e criar a sua própria empresa, a Electro-Harmonix, que lançou no mesmo ano o Axis Fuzztone (1968) - o pai do Big Muff. O pedal era o mesmo da Guild - até a estratégia de associá-lo ao Hendrix era a mesma  ('Axis' vem de 'Axis: Bold As Love', álbum de Hendrix de 67) e ainda assim atraiu a atenção e vingou, comercialmente falando.



Em 69 finalmente nasceu o popular Big Muff, da Electro-Harmonix. A primeira edição veio com uma chave liga-desliga associada ao botão volume.

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A partir da segunda edição o liga-desliga foi separado do volume.



Com a popularidade veio a demanda por fuzzes dedicados ao baixo e, desde então, uma infinidade deles surgiram.



E que essa história continue.

https://www.theatlantic.com/technology/archive/2011/03/50-years-of-making-fuzz-the-sound-that-defines-rock-n-roll/71959/
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Mensagem por Marcio Azzarini Qui Jan 09, 2020 11:14 am

Excelente tópico! Obrigado por compartilhar e ilustrar essa história!

Abração!
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Mensagem por Stormbringer Qui Jan 09, 2020 2:13 pm

Muito legal!

NA primeira musica, se não estivesse nesse tópico e me perguntassem que "barulho" era aquele, eu ia falar que era algum metal mais grave, como uma Tuba ou trombone baixo...
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Mensagem por Igor Canavarro Qui Jan 09, 2020 2:48 pm

Stormbringer escreveu:Muito legal!

NA primeira musica, se não estivesse nesse tópico e me perguntassem que "barulho" era aquele, eu ia falar que era algum metal mais grave, como uma Tuba ou trombone baixo...

Um sax tenor tem um som parecido.
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Mensagem por Igor Canavarro Qui Jan 09, 2020 2:55 pm

Ainda em 65 o Tone Bender foi um dos destaques do álbum Rubber Soul, dos Beatles. escreveu:

A primeira vez que ouvi Think For Yourself foi em 2013. Me perguntei: "Essa guitarra deve estar com os circuitos ruins não?" Aí eu pesquisei sobre a faixa e descobri que era o tal do Fuzz Pedal que dava o som metálico ao instrumento. Foi a partir dessa descoberta que passei a gostar do efeito e a saber que existia o produto pra baixo também.
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Mensagem por WHead Qui Jan 09, 2020 5:32 pm

Marcio Azzarini escreveu:Excelente tópico! Obrigado por compartilhar e ilustrar essa história
Abração!

Muito obrigado, Marcio.
Abraço.
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Mensagem por Igor Canavarro Qui Jan 09, 2020 6:29 pm

OPS! Ainda não me habituei a usar o multiquote. Acabei floodando o tópico. Foi mal gente.
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