Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fuzz: do barulho ao Big Muff (61-69).

4 participantes

Ir para baixo

Fuzz: do barulho ao Big Muff (61-69). Empty Fuzz: do barulho ao Big Muff (61-69).

Mensagem por WHead Sáb Jan 04, 2020 11:45 pm

Atenção: este tópico não tem a intenção de ser uma resenha, nem um tratado sobre o fuzz. Não tenho experiência suficiente para tal em nenhuma situação - e há diversos tópicos nesse sentido aqui no Fórum, todos muito elucidativos. Apenas quis registrar e compartilhar com os amigos algumas das principais histórias e sons que acompanharam pontualmente o desenvolvimento do fuzz, desde a sua origem até o Big Muff.

Acho que gosto das histórias tanto quanto dos equipamentos.

E por quê o Big Muff?
Porque foi até aqui que eu cheguei - e porque é o pedal que eu uso e foi o gatilho da minha curiosidade. Fiquem à vontade para completar ou corrigir qualquer informação daqui, assim como incluir um fuzz e sua história, se sentir vontade. Abraço.

Diz a lenda que em 1961 um circuito danificado de pré-amplificador criou um “barulho” no solo de guitarra de Grady Martin, na música country 'Don´t Worry', de Marty Robbins. Don Lei, o produtor, sentiu que havia algo novo ali e, mesmo que inconscientemente, deu origem ao fuzz.



Em 1962, Noel Floyd “Nokie” Edwards, guitarrista da banda The Ventures, e Orville “Red” Rhodes, um amigo da banda, músico e técnico em eletrônica, impressionados com o country barulhento de Robbins, decidiram unir forças para reproduzir aquele efeito. Desenvolveram e apresentaram, então, o primeiro pedal fuzz, feita à mão, na faixa '2000 Pound Bee'.