Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ação das cordas no acústico

+5
bassman4
Mayo Pamplona
Claudio
Voila Marques
renatogaragerock
9 participantes

Ir para baixo

ação das cordas no acústico Empty ação das cordas no acústico

Mensagem por renatogaragerock Sáb 12 Dez - 20:08

Pessoal,
Estou um pouco curioso de como vocês deixam a ação das cordas para um "pizzicato ideal".
Eu gostaria de deixar o meu num ponto bom para minhas brincadeiras (sou auto-didata e nem sequer teria uma referência de regulagem para o instrumento, já que o elétrico que é mesmo meu assunto principal) - um pouco de walking-bass, umas levadas de groove, etc.
Assim, o meu está com o cavalete mais baixo que o que veio originalmente, numa altura que ainda manteve bem a vibração. No entanto, não chega a ficar percussiva, com a corda batendo mesmo no espelho. Não queria deixar tão baixinho quanto o pessoal do slap/rockabilly usa, mas queria ver com vocês o que opinam sobre abaixar mais um pouquinho ainda (às vezes sinto falta de um certo ataque, e reparando o timbre que acho o ideal, me dá a impressão que a corda chega a dar uma batidinha na madeira)...
Abraços e obrigado!
Renato

____________________________
Clube Epiphone #002 - Clube Giannini #009 - Clube Tagima #005 - Squier Club #015 - Condor Club #028 - Clube dos Valvulados #020 - Clube do Precision Bass #013 - Clube do Contrabaixo Semi-acústico #004 - Clube do Apego #007 - Clube do Punk #002 - Clube Short Scale #004
renatogaragerock
renatogaragerock
Membro

Mensagens : 1141
Localização : Manaus-AM

Ir para o topo Ir para baixo

ação das cordas no acústico Empty Re: ação das cordas no acústico

Mensagem por Voila Marques Sáb 12 Dez - 21:27

Mesmo para tocar peças só com pizzicato, não consigo usar cordas muito baixinhas, porque o som delas batendo no espelho me atrapalha demais, hahaha!
Acho tb que, quanto mais baixas as cordas, menos ataque elas passam a ter, porque ficam moles e sem tensão...
Agora, cordas altas em excesso tb são horríveis e cansam, porque o instrumento fica muito tenso...
Penso que o ajuste de tensão das cordas varia de estilo de música tocado a gosto pessoal, passando pelas características do próprio instrumento.
O luthier é o profissional certo para regular essa tensão o mais próximo possível ao gosto pessoal do contrabaixista ao mesmo tempo em que vê se isso é possível, de acordo com o contrabaixo em si e das normas da física e da matemática, que a luteria faz uso.
Mesmo assim, sempre tem que rolar uma adaptção a essa tensão depois e, às vezes, isso pode demorar um pouco a acontecer...
Renato, há quanto tempo vc está usando as cordas na altura em que estão?

____________________________
Divida a ideia e multiplique o resultado: perguntas e respostas técnicas se tornam solidárias, se postadas em fórum aberto!
voilamarques.com
Voila Marques
Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3062
Localização : Rio de Janeiro

http://www.voilamarques.com

Ir para o topo Ir para baixo

ação das cordas no acústico Empty Re: ação das cordas no acústico

Mensagem por Claudio Dom 13 Dez - 10:01

A última "doideira" que fiz, foi levar o baixo ao Luthier e pedir a ele pra deixar o instrumento com a ação das cordas idênticas a utilizada pelo Brian Bromberg... o resultado foi que obtive cordas a 2mm de distância do espelho, uma ação tão ou mais baixa que muitos fretless... pro meu gosto, ficou maravilhoso, o baixo tá parecendo uma manteiga de tão macio, mudou o som completamente (pra melhor) e ficou muuuito mais confortável pra tocar. É bem verdade que essas cordas novas híbridas de tensão média, contribuiram muito pra isso. Como eu não toco com arco, a tendência é que daqui pra frente eu passe a utilizar essa ação.

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

ação das cordas no acústico Empty Re: ação das cordas no acústico

Mensagem por renatogaragerock Dom 13 Dez - 10:18

Sim, sobre as cordas moles e sem tensão foi bem o que o meu luthier falou. Ele procurou deixar num ponto ainda confortável para a tocabilidade, mas com tensão suficiente para que o instrumento ainda emitisse bastante som (lembrando que é um Michael 3/4 bem simplezinho e com as cordas frouxas iria ficar baixinho demais o som). De fato o instrumento está confortável mesmo para tocar, mas às vezes eu sinto um pouco de falta de um certo roncado (na altura que as cordas estão, o timbre é puramente devido à pulsação). Essa regulagem foi feita há um ano e pouco, logo que consegui o instrumento, e que até então eu não tinha nenhuma referência quanto altura de cordas ideal, etc...
Mas agora fiquei curioso com essas cordas que o Cláudio comentou. Quais que seriam? Pode ser que a tensão média permita que eu use o instrumento como eu estou imaginando. Eu ainda tenho como fazer um teste, pois meu cavalete além de ter vindo "ao contrário" está um pouquinho empenado e já está nos planos próximos adquirir um melhorzinho (assim, posso testar no cavalete que está ruim a altura que vou querer deixar no novo).
E agradeço as explicações e fico também no aguardo de novas idéias por aqui!
abraços
Renato


Voila Marques escreveu:Mesmo para tocar peças só com pizzicato, não consigo usar cordas muito baixinhas, porque o som delas batendo no espelho me atrapalha demais, hahaha!
Acho tb que, quanto mais baixas as cordas, menos ataque elas passam a ter, porque ficam moles e sem tensão...
Agora, cordas altas em excesso tb são horríveis e cansam, porque o instrumento fica muito tenso...
Penso que o ajuste de tensão das cordas varia de estilo de música tocado a gosto pessoal, passando pelas características do próprio instrumento.
O luthier é o profissional certo para regular essa tensão o mais próximo possível ao gosto pessoal do contrabaixista ao mesmo tempo em que vê se isso é possível, de acordo com o contrabaixo em si e das normas da física e da matemática, que a luteria faz uso.
Mesmo assim, sempre tem que rolar uma adaptção a essa tensão depois e, às vezes, isso pode demorar um pouco a acontecer...
Renato, há quanto tempo vc está usando as cordas na altura em que estão?

____________________________
Clube Epiphone #002 - Clube Giannini #009 - Clube Tagima #005 - Squier Club #015 - Condor Club #028 - Clube dos Valvulados #020 - Clube do Precision Bass #013 - Clube do Contrabaixo Semi-acústico #004 - Clube do Apego #007 - Clube do Punk #002 - Clube Short Scale #004
renatogaragerock
renatogaragerock
Membro

Mensagens : 1141
Localização : Manaus-AM

Ir para o topo Ir para baixo

ação das cordas no acústico Empty Re: ação das cordas no acústico

Mensagem por Claudio Dom 13 Dez - 10:43

Renato... o meu Acústico também é um Michael 3/4... e ao contrário do que eu leio, as cordas bem baixas passaram a me dar um volume de som acústico muito maior do que quando estavam com altura média de 5 a 6mm.

O jogo de cordas que estou usando é Daddario Helicore Hybrid de tensão média:
http://shop5.mailordercentral.com/lemurmusic/Helicore-Bass-Hybrid-Medium-Extension-E-Double-Bass-String-Set/productinfo/S0850E/

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

ação das cordas no acústico Empty Re: ação das cordas no acústico

Mensagem por Mayo Pamplona Dom 13 Dez - 17:19

O baixo do Paulo Russo, com aquele sonzão todo, tem as cordas desse jeito que o Claudio falou, a cerca de 2mm do espelho.

É realmente um conforto danado, não sinto as cordas frouxas, mas eu prefiro um pouco mais altas porque permite maior dinâmica.

____________________________
www.myspace.com/grupoaguaviva
Mayo Pamplona
Mayo Pamplona
Membro

Mensagens : 812
Localização : Rio de Janeiro

http://myspace.com/grupoaguaviva

Ir para o topo Ir para baixo

ação das cordas no acústico Empty Re: ação das cordas no acústico

Mensagem por bassman4 Dom 13 Dez - 19:35

é pra vc fazer um som com acro PODE ESQUEÇER kkkkkkkkk o meu baixo está com esse problema tenho que trocar o cavalete urgentemente!!!
bassman4
bassman4
Membro

Mensagens : 90
Localização : Guarulhos sp

Ir para o topo Ir para baixo

ação das cordas no acústico Empty Re: ação das cordas no acústico

Mensagem por renatogaragerock Dom 13 Dez - 20:16

Então, eu pretendo aposentar o arco mesmo. Minha intensão é usar apenas mesmo o pizzicato.
Algum sample do baixo do Cláudio ou do Paulo Russo por aqui?
Obrigado!

____________________________
Clube Epiphone #002 - Clube Giannini #009 - Clube Tagima #005 - Squier Club #015 - Condor Club #028 - Clube dos Valvulados #020 - Clube do Precision Bass #013 - Clube do Contrabaixo Semi-acústico #004 - Clube do Apego #007 - Clube do Punk #002 - Clube Short Scale #004
renatogaragerock
renatogaragerock
Membro

Mensagens : 1141
Localização : Manaus-AM

Ir para o topo Ir para baixo

ação das cordas no acústico Empty Re: ação das cordas no acústico

Mensagem por Rena Cáceres Sex 25 Dez - 11:11

Ontem peguei o método do Rufus Reid e ele fala algumas coisas sobre a altura das cordas.
Eu estou com um captador fishman full circle, logo ele tem adjusters para regular a altura do cavalete. Eu vi que minha corda Mi estava muito mais baixa do que a sol, tentei erguer um pouco esse lado do cavalete, mas aí aconteceu que agora ta trastejando demais quando toco pizzicato nessa corda!! No arco começa a trastejar a partir da nota Dó apenas, o ré praticamente não soa (somente corda Mi).
Tentei também voltar a altura que estava, mas não resolveu.

eu tenho impressão de que quando ergo mais o cavalete (do lado direito, corda Mi), as outras cordas sobem e na Mi eu já não sinto tanta diferença.

Meu luthier viajou e só volta no fim de janeiro, portanto se agluém tiver alguma sugestão de algo que eu mesma possa fazer por agora, iria ajudar muito.

Valeu pessoal! Ah feliz natal santa

____________________________
"Não são apenas as artes maiores que refletem o processo de uma sociedade." (Cortázar)
Ouça meu trabalho: Caçarola Orquestra de Baixos - Clube Fender #27, Clube Ibanez #08, Clube Contrabaixo Vertical #11, Clube das Mulheres Baixistas #01
Rena Cáceres
Rena Cáceres
Membro

Mensagens : 285
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

ação das cordas no acústico Empty Re: ação das cordas no acústico

Mensagem por Claudio Sex 25 Dez - 18:13

renatogaragerock escreveu:Então, eu pretendo aposentar o arco mesmo. Minha intensão é usar apenas mesmo o pizzicato.
Algum sample do baixo do Cláudio ou do Paulo Russo por aqui?

Desculpe Renato, só hoje vi esse post!

Tem um sample aqui no Fórum que gravei há 3 dias atrás:
http://bass.forumeiros.com/audio-videos-demos-f9/testando-a-interface-m-audio-fast-track-ultra-t4469.htm

Rena Cáceres escreveu:
Meu luthier viajou e só volta no fim de janeiro, portanto se agluém tiver alguma sugestão de algo que eu mesma possa fazer por agora, iria ajudar muito.

Tem como você postar uma foto bem aproximada do Cavalete? Acho que derepente levando essa foto pro Andrea ver, ele possa te dar alguma dica com total embasamento.

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

ação das cordas no acústico Empty Re: ação das cordas no acústico

Mensagem por Alexandre Montenegro Sáb 2 Jan - 11:08

Alguém já usou cordas da thomastic ou de outra marca solo? O que acharam delas?
Obrigado

Alexandre Montenegro
Alexandre Montenegro
Alexandre Montenegro
Membro

Mensagens : 28
Localização : Salvador-BA

Ir para o topo Ir para baixo

ação das cordas no acústico Empty Re: ação das cordas no acústico

Mensagem por Voila Marques Sáb 2 Jan - 11:17

Oi Alexandre,

Eu já usei Thomastic solo, Pirastro solo, Corelli solo e D'Addario solo...
Gostei de quase todas, mas o resultado tb depende do contrabaixo, do seu gosto pessoal e do tipo de utilização (tipo de música, se com arco e/ou pizzicato...)

Dá uma olhadinha nesse link tb:
http://bass.forumeiros.com/contrabaixo-acustico-vertical-f6/cordas-de-acustico-quais-e-onde-comprar-t3552.htm

____________________________
Divida a ideia e multiplique o resultado: perguntas e respostas técnicas se tornam solidárias, se postadas em fórum aberto!
voilamarques.com
Voila Marques
Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3062
Localização : Rio de Janeiro

http://www.voilamarques.com

Ir para o topo Ir para baixo

ação das cordas no acústico Empty Re: ação das cordas no acústico

Mensagem por renatogaragerock Ter 5 Jan - 14:31

Legal!!!
Voltei hoje de viagem, e só agora que também pude ouvir.
Mas acho que é bem o que estou buscando mesmo. Legal ter a referência!
abraços e obrigado

ClaudioBass escreveu:
renatogaragerock escreveu:Então, eu pretendo aposentar o arco mesmo. Minha intensão é usar apenas mesmo o pizzicato.
Algum sample do baixo do Cláudio ou do Paulo Russo por aqui?

Desculpe Renato, só hoje vi esse post!

Tem um sample aqui no Fórum que gravei há 3 dias atrás:
http://bass.forumeiros.com/audio-videos-demos-f9/testando-a-interface-m-audio-fast-track-ultra-t4469.htm

Rena Cáceres escreveu:
Meu luthier viajou e só volta no fim de janeiro, portanto se agluém tiver alguma sugestão de algo que eu mesma possa fazer por agora, iria ajudar muito.

Tem como você postar uma foto bem aproximada do Cavalete? Acho que derepente levando essa foto pro Andrea ver, ele possa te dar alguma dica com total embasamento.

____________________________
Clube Epiphone #002 - Clube Giannini #009 - Clube Tagima #005 - Squier Club #015 - Condor Club #028 - Clube dos Valvulados #020 - Clube do Precision Bass #013 - Clube do Contrabaixo Semi-acústico #004 - Clube do Apego #007 - Clube do Punk #002 - Clube Short Scale #004
renatogaragerock
renatogaragerock
Membro

Mensagens : 1141
Localização : Manaus-AM

Ir para o topo Ir para baixo

ação das cordas no acústico Empty Re: ação das cordas no acústico

Mensagem por Rena Cáceres Ter 5 Jan - 19:54

ClaudioBass escreveu:Tem como você postar uma foto bem aproximada do Cavalete? Acho que derepente levando essa foto pro Andrea ver, ele possa te dar alguma dica com total embasamento.

Oi Cláudio, desculpa a demora, eu viajei e fiquei alguns dias longe do fórum.
vou tirar uma foto do cavalete então. up

____________________________
"Não são apenas as artes maiores que refletem o processo de uma sociedade." (Cortázar)
Ouça meu trabalho: Caçarola Orquestra de Baixos - Clube Fender #27, Clube Ibanez #08, Clube Contrabaixo Vertical #11, Clube das Mulheres Baixistas #01
Rena Cáceres
Rena Cáceres
Membro

Mensagens : 285
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

ação das cordas no acústico Empty Re: ação das cordas no acústico

Mensagem por Alexandre Montenegro Seg 11 Jan - 20:08

Obrigado Voila. Eu toco jazz e estou querendo mudar as cordas que uso( Thomastic Orquestra) acho elas um pouco duras e gostaria de experimentar alguma corda mais flexível e que não perdesse o punch do instrumento. Como são caras n posso errar na compra rsrsr.
agradeço a atenção.
Alexandre Montenegro
Alexandre Montenegro
Membro

Mensagens : 28
Localização : Salvador-BA

Ir para o topo Ir para baixo

ação das cordas no acústico Empty Re: ação das cordas no acústico

Mensagem por allexcosta Seg 11 Jan - 20:11

Alexandre Montenegro escreveu:Eu toco jazz e estou querendo mudar as cordas que uso(...)

Prazer te-lo aqui, xara! Abracao... up

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

ação das cordas no acústico Empty Re: ação das cordas no acústico

Mensagem por LuCaSbass Seg 11 Jan - 20:15

Alexandre Montenegro escreveu:Obrigado Voila. Eu toco jazz e estou querendo mudar as cordas que uso( Thomastic Orquestra) acho elas um pouco duras e gostaria de experimentar alguma corda mais flexível e que não perdesse o punch do instrumento. Como são caras n posso errar na compra rsrsr.
agradeço a atenção.
Procura as D'addario Helicore Pizzicato Light. Eu uso a medium e acho muito boa, ronca bastante, e a light deve ser excelente tbm. Pra popular e uma otima opção, pelo custo-beneficio!

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

ação das cordas no acústico Empty Re: ação das cordas no acústico

Mensagem por Mayo Pamplona Ter 12 Jan - 0:39

Tem uma coisa nas Daddario que me incomoda no pizzicato, não sei se vocês sentem isso também: elas tendem a rolar no dedo. Aí escorregam um pouco. Eu sentia isso mas não sabia definir até um colega contrabaixista falar sobre isso. É coisa sutil, mas acaba incomodando.

____________________________
www.myspace.com/grupoaguaviva
Mayo Pamplona
Mayo Pamplona
Membro

Mensagens : 812
Localização : Rio de Janeiro

http://myspace.com/grupoaguaviva

Ir para o topo Ir para baixo

ação das cordas no acústico Empty Re: ação das cordas no acústico

Mensagem por Alexandre Montenegro Seg 25 Jan - 23:54

Obrigado pelas dicas.
Alexandre Montenegro
Alexandre Montenegro
Membro

Mensagens : 28
Localização : Salvador-BA

Ir para o topo Ir para baixo

ação das cordas no acústico Empty Re: ação das cordas no acústico

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos