Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

XVI Estágio Internacional de Contrabaixo, com Tibô Delor, fev 2010

+9
Filipe Castro
bassman4
B3T40 BASS
edumalta
Rena Cáceres
AmazonBass
LuCaSbass
Mayo Pamplona
Voila Marques
13 participantes

Ir para baixo

XVI Estágio Internacional de Contrabaixo, com Tibô Delor, fev 2010 Empty XVI Estágio Internacional de Contrabaixo, com Tibô Delor, fev 2010

Mensagem por Voila Marques Sáb Jan 02, 2010 11:59 pm

XVI ESTÁGIO INTERNACIONAL DE CONTRABAIXO DE BRAGANÇA PAULISTA
DE 13 A 16 DE FEVEREIRO DE 2010 COM TIBÔ DELOR

PROPOSTA: trabalho intensivo visando aprimorar técnicas de estudo:
sessões de trabalho coletivo de manhã com escalas e técnica de arco e de mão esquerda

-orquestra: orientações e estudo sobre trechos e soli do repertório em aulas individuais e em formação de naipe

-aulas individuais diárias para solucionar dúvidas sobre repertório solístico e preparação para concursos e recitais

-sessões de alongamentos e respiração

-ensino do contrabaixo para crianças e iniciantes

-realização de peças para conjunto de contrabaixos, em todos os níveis

-assessoria de Paulo Ramos sobre luteria.

Tibô Delor, francês, ex-integrante da Orquestra da Ópera de Paris e de “L’Orchestre de Contrebasses”, contrabaixo solo convidado da OSB do Rio de Janeiro, foi 1o contrabaixista das orquestras: Sinfônica Municipal de Campinas, Sinfônica da Radio-Tv-Cultura de São Paulo; é fundador da “Orquestra de Contrabaixos Tropical”, diretor musical da Oficina de Cordas de Campinas e da Orquestra Câmara Brasil, professor convidado da ECA-USP de Ribeirão Preto, Diretor artístico da Orquestra Jovem Sinfônica da Educação de Campinas,
é recitalista em duo com os pianistas Fabio Luz e Rafael dos Santos.

LOCAL: Sitio Jataí, com agradável espaço bucólico que oferece estrutura de alojamento e refeição para até dez pessoas, espaço para aulas e estudo individual, área para passeios e diversão, esporte, piscina e lareira , num ambiente associativo a uma hora de São Paulo.

PREÇO: R$560 por 4 (quatro) dias em dois períodos, manhã e tarde (carga horária de 7 horas diárias), incluindo alojamento, café da manhã, almoço, lanche e jantar, comida caseira, ambiente aconchegante.

INSCRIÇÃO até 31 de Janeiro através de depósito da metade do valor, R$280, na conta bancária de Paulo Ramos de Oliveira:
banco Itaú 341/ agência 0680 / conta corrente 41072-7
e envio de Email para Tibô Delor: tibodelor@hotmail.com

Contaremos este ano com a participação especial de
Antoine Espagno (França-Brasil), e Nelson Videla (San Juan, Argentina)

INFORMAÇÕES: -Tibô Delor, tel (19) 3208-0150 / (11) 8397-5969
ou - Paulo Ramos: (11) 4031-1447 / (11) 9535-6482


Última edição por Voila Marques em Seg Jan 11, 2010 1:06 am, editado 1 vez(es)

____________________________
Divida a ideia e multiplique o resultado: perguntas e respostas técnicas se tornam solidárias, se postadas em fórum aberto!
voilamarques.com
Voila Marques
Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3062
Localização : Rio de Janeiro

http://www.voilamarques.com

Ir para o topo Ir para baixo

XVI Estágio Internacional de Contrabaixo, com Tibô Delor, fev 2010 Empty Re: XVI Estágio Internacional de Contrabaixo, com Tibô Delor, fev 2010

Mensagem por Voila Marques Dom Jan 03, 2010 12:00 am

Esse curso do Tibô é maravilhoso!!! Wink

____________________________
Divida a ideia e multiplique o resultado: perguntas e respostas técnicas se tornam solidárias, se postadas em fórum aberto!
voilamarques.com
Voila Marques
Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3062
Localização : Rio de Janeiro

http://www.voilamarques.com

Ir para o topo Ir para baixo

XVI Estágio Internacional de Contrabaixo, com Tibô Delor, fev 2010 Empty Re: XVI Estágio Internacional de Contrabaixo, com Tibô Delor, fev 2010

Mensagem por Mayo Pamplona Dom Jan 03, 2010 12:31 am

Caramba, que ótimo!

____________________________
www.myspace.com/grupoaguaviva
Mayo Pamplona
Mayo Pamplona
Membro

Mensagens : 812
Localização : Rio de Janeiro

http://myspace.com/grupoaguaviva

Ir para o topo Ir para baixo

XVI Estágio Internacional de Contrabaixo, com Tibô Delor, fev 2010 Empty Re: XVI Estágio Internacional de Contrabaixo, com Tibô Delor, fev 2010

Mensagem por LuCaSbass Dom Jan 03, 2010 12:35 am

Putz, deve ser bem interessante isso! Legal tbm a participação do Antoine, conheço ele... super gente boa e toca muito, tanto erudito quanto jazz!

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

XVI Estágio Internacional de Contrabaixo, com Tibô Delor, fev 2010 Empty Re: XVI Estágio Internacional de Contrabaixo, com Tibô Delor, fev 2010

Mensagem por Voila Marques Dom Jan 03, 2010 1:00 am

Sim, Lucas, o Antoine tem participado de vários desses estágios.
Em 2007, qd fiz esse curso, ele era responsável pelo trabalho corporal diário, com muitos alongamentos e em grupo. Muito interessante!!

____________________________
Divida a ideia e multiplique o resultado: perguntas e respostas técnicas se tornam solidárias, se postadas em fórum aberto!
voilamarques.com
Voila Marques
Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3062
Localização : Rio de Janeiro

http://www.voilamarques.com

Ir para o topo Ir para baixo

XVI Estágio Internacional de Contrabaixo, com Tibô Delor, fev 2010 Empty Re: XVI Estágio Internacional de Contrabaixo, com Tibô Delor, fev 2010

Mensagem por AmazonBass Dom Jan 03, 2010 6:41 pm

Olá gente! Sou novo no fórum.
Fiquei interessado no estágio. Se possivel gostaria de receber informações extras sobre o estágio.

valeu
AmazonBass
AmazonBass
Membro

Mensagens : 14
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

XVI Estágio Internacional de Contrabaixo, com Tibô Delor, fev 2010 Empty Re: XVI Estágio Internacional de Contrabaixo, com Tibô Delor, fev 2010

Mensagem por Voila Marques Seg Jan 04, 2010 11:42 am

AmazonBass escreveu:Olá gente! Sou novo no fórum.
Fiquei interessado no estágio. Se possivel gostaria de receber informações extras sobre o estágio.
valeu

Oi Amazon, seja bem-vindo!!!
Huummm... que tipo de informação extra vc quer?
Se for algo mais específico, acho que só mesmo telefonando pros nºs que estão no post.
Sobre o Tibô Delor, acesse o site www.tibodelor.com ou entre em contato com ele pelo e-mail: tibodelor@tibodelor.com
Se vc quiser saber algo sobre o estágio que participei, aí é só vc perguntar o que quer saber, ok?

Abraços contrabaixísticos

____________________________
Divida a ideia e multiplique o resultado: perguntas e respostas técnicas se tornam solidárias, se postadas em fórum aberto!
voilamarques.com
Voila Marques
Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3062
Localização : Rio de Janeiro

http://www.voilamarques.com

Ir para o topo Ir para baixo

XVI Estágio Internacional de Contrabaixo, com Tibô Delor, fev 2010 Empty Re: XVI Estágio Internacional de Contrabaixo, com Tibô Delor, fev 2010

Mensagem por Rena Cáceres Ter Jan 05, 2010 12:56 pm

eu vou!
fui em julho do ano passado, é muito bom!

____________________________
"Não são apenas as artes maiores que refletem o processo de uma sociedade." (Cortázar)
Ouça meu trabalho: Caçarola Orquestra de Baixos - Clube Fender #27, Clube Ibanez #08, Clube Contrabaixo Vertical #11, Clube das Mulheres Baixistas #01
Rena Cáceres
Rena Cáceres
Membro

Mensagens : 285
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

XVI Estágio Internacional de Contrabaixo, com Tibô Delor, fev 2010 Empty Re: XVI Estágio Internacional de Contrabaixo, com Tibô Delor, fev 2010

Mensagem por edumalta Qua Jan 06, 2010 7:01 am

Voila e Rena, sou iniciante no instrumento, será que vale a pena participar?
Tenho medo de ficar deslocado, ou neste estágio os participantes são separados por níveis?

Muito obrigado

____________________________
 Eduardo Malta

Clube do Contrabaixo Vertical #21 || Clube Hartke #18 || Clube da Voila Marques #28 || Clube Eliel Marcos Double Bass #4
edumalta
edumalta
Membro

Mensagens : 1083
Localização : Mairinque/SP

Ir para o topo Ir para baixo

XVI Estágio Internacional de Contrabaixo, com Tibô Delor, fev 2010 Empty Re: XVI Estágio Internacional de Contrabaixo, com Tibô Delor, fev 2010

Mensagem por Rena Cáceres Qua Jan 06, 2010 10:54 am

Oi Edu! vc tem quanto tempo de contrabaixo?? estuda arco frances?

Quando fui em julho eu tinha 1 ano de estudo do contrabaixo, hoje estou com um ano e meio.
Mas eu já conhecia o Tibô porque ele veio para a oficina de música de curitiba em janeiro do ano passado, quando eu tinha, sei lá, uns 4 meses de aula (?). E saí de lá tocando muuito mais do que tocaria em muito mais tempo continuando com as aulas que eu tinha na época.

Em Bragança funciona assim: de manhã ele faz uma sessão coletiva de alongamentos e relaxamentos; depois escalas, arpejos, estudos técnicos (cada um vai até onde conseguir chegar, sem medo de ser feliz); a tarde aulas individuais, enquanto o resto do pessoal se espalha pelo sítio pra estudar (se bem que com o sol e o verãozão ninguém deve sair da piscina), e a noite rolam sons até altas madrugadas, de jazz a samba a erudito, de tudo mesmo, todos os contrabaixos tocando junto.

é muito bom. uma imersão no contrabaixo, 4 dias só com contrabaixistas, falando, pensando, comendo, bebendo, só contrabaixo!

eu particularmente acho que vale a pena ir só pelo fato de conhecer o Tibô! pra mim ele é o cara. Desde que conheci, não me separo mais.

Não tem problema ser iniciante, pq sua aula individual será de acordo com o seu nível, e com certeza vc vai evoluir muito mais do que imagina.
Manda um e-mail pra ele para tirar a dúvida, pode dizer que falou comigo, com certeza ele conhece a Voila tbm e ela deve ter mais coisas pra te dizer.

Eu incentivo pq acho que vale muito a pena.
bjo.

____________________________
"Não são apenas as artes maiores que refletem o processo de uma sociedade." (Cortázar)
Ouça meu trabalho: Caçarola Orquestra de Baixos - Clube Fender #27, Clube Ibanez #08, Clube Contrabaixo Vertical #11, Clube das Mulheres Baixistas #01
Rena Cáceres
Rena Cáceres
Membro

Mensagens : 285
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

XVI Estágio Internacional de Contrabaixo, com Tibô Delor, fev 2010 Empty Re: XVI Estágio Internacional de Contrabaixo, com Tibô Delor, fev 2010

Mensagem por AmazonBass Qui Jan 07, 2010 5:25 pm

Voila

Toco arco alemão, aí eu queria pegar algumas técnicas "específicas" do arco (Se é que tem!?).
Vai valer a pena eu ir??

até
AmazonBass
AmazonBass
Membro

Mensagens : 14
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

XVI Estágio Internacional de Contrabaixo, com Tibô Delor, fev 2010 Empty Re: XVI Estágio Internacional de Contrabaixo, com Tibô Delor, fev 2010

Mensagem por edumalta Qui Jan 07, 2010 11:16 pm

Rena, muito obrigado pelas informações.
Esse seu depoimento me animou muito a ir.

Vou tentar me decidir até a semana que vem

Muito obrigado

____________________________
 Eduardo Malta

Clube do Contrabaixo Vertical #21 || Clube Hartke #18 || Clube da Voila Marques #28 || Clube Eliel Marcos Double Bass #4
edumalta
edumalta
Membro

Mensagens : 1083
Localização : Mairinque/SP

Ir para o topo Ir para baixo

XVI Estágio Internacional de Contrabaixo, com Tibô Delor, fev 2010 Empty Re: XVI Estágio Internacional de Contrabaixo, com Tibô Delor, fev 2010

Mensagem por Voila Marques Sáb Jan 09, 2010 12:11 am

edumalta escreveu:Voila e Rena, sou iniciante no instrumento, será que vale a pena participar?
Tenho medo de ficar deslocado, ou neste estágio os participantes são separados por níveis?
Muito obrigado

O que a Rena escreveu está ótimo, Edu!! É aquilo meeeesmo!!

Acho muito importante aproveitar essas oportunidades de fazer cursos para dar uma "reciclada" nos ânimos musicais, sabe?

Quando a gente estuda com um(a) professor(a) regularmente, penso que os cursos de férias funcionam como uma "traição" autorizada, hahaha! Por isso, a gente tem que aproveitar bem a pulada de cerca...

Gostaria de falar um pouco sobre as "propostas" dos cursos de férias, ok?

Um curso de férias nunca vai ser igual a um curso regular. Nele vc estará para conhecer ou continuar um trabalho com um(a) professor(a), mas de forma bem mais light para todos, porque o(a) professor(a) tb dá aulas regulares em algum lugar e/ou para alguém, e tb quer relaxar um pouco.

De um modo geral, ele(a) tentará abordar poucos problemas técnicos e/ou musicais (pouco som, vibrato ruim, desafinação excessiva, ritmo impreciso, etc) e contrabalançará isso valorizando tb as qualidades do(a) aluno(a) (facilidade para "pegar" rápido os toques, mão bonita, boa afinação, etc).
Isso elevará a sua auto-estima contrabaixística, até porque um curso regular funciona quase como um casamento: as qualidades, com o tempo, frequentemente deixam de ser ditas...
Mas, como já disse, vc estará com o(a) amante, certo? Então é hora de mostrar todo o seu potencial e ser elogiado(a) por isso!

Como o tempo desses cursos de férias é curto, de 3 a 15 dias, não há tempo hábil para trabalhar tooodos aqueles problemas técnicos mais profundamente.

Aproveite, então, para prestar muita atenção no(a) professor(a) tocando e tb para memorizar as dicas e os elogios mais importantes, porque é aí que está o pulo do gato: é isso que vc aproveitará prá vc, tanto prá tocar, quanto prá te dar força prá suportar as eventuais e inevitáveis chaturas e marasmos do estudo regular.

Os cursos de férias têm umas coisas engraçadas: sabe aquele vibrato que vc nunca conseguiu fazer na aula regular? Pois é...saiba que ele a-do-ra viagens, e aparece no curso de férias...
Sabe aquela desenvoltura no arco, que seu(sua) professor(a) regular batalha com vc durante anos a fio, mas que ela insiste em ter crise de timidez nas suas aulas, principalmente naquele estudo que vc tava fazendo "tãaao bem em casa"? Relaxe, porque essa tarefa árdua é para seu(sua) professor(a) regular, mas vc sempre será salvo, tcharan-tchan-tchan, pelooo(a) suuuper-professor(a) do curso de férias!!

Na volta à vida normal, curta os "flash-backs" das férias com aquele sorrisinho nas idéias de quem sabe que foi booom...
Pode deixar: o(a) seu(sua) professor(a) regular pode até notar que alguma coisa mudou em vc, falar uma coisinha ou outra, ou mesmo fingir que nada aconteceu ("traição" é "traição", né?) mas, no fundo, ele(a) tb estará com os flash-backs das férias dele(a) e aquele sorrisinho nas idéias de quem sabe que alguma coisa foi boa, nem que tenha sido ficar livre de vc e dos seus problemas por um tempo, hahaha!


Última edição por Voila Marques em Sáb Jan 09, 2010 1:03 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : cricrizagens com o Português)

____________________________
Divida a ideia e multiplique o resultado: perguntas e respostas técnicas se tornam solidárias, se postadas em fórum aberto!
voilamarques.com
Voila Marques
Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3062
Localização : Rio de Janeiro

http://www.voilamarques.com

Ir para o topo Ir para baixo

XVI Estágio Internacional de Contrabaixo, com Tibô Delor, fev 2010 Empty Re: XVI Estágio Internacional de Contrabaixo, com Tibô Delor, fev 2010

Mensagem por Voila Marques Sáb Jan 09, 2010 12:44 am

Edu, não se preocupe. O curso do Tibô é ótimo!

As aulas são em grupo na parte da manhã (escalas e variantes) e às vezes tb no início da tarde (partes de orquestra).
Como a Rena escreveu, "vc vai até onde conseguir chegar...".
Isso é muito bom porque, frequentemente, vc irá além do que está acostumado a ir, e isso fará com que vc se solte mais no instrumento.

As aulas individuais são tb na parte da tarde, mas de manhã o Tibô costuma aparecer onde os alunos estão estudando e dá uns toques tb.

Os alongamentos do contrabaixista Antoine Spagna(França-Brasília) são muito eficientes. Qd fiz esse curso, não tive nenhuma dor corporal, mesmo com a carga horária puxada.

No fim do curso acontece uma pequena apresentação, em que cada contrabaixista toca a peça que mais estudou com o Tibô.

Esse curso vale a pena prá qualquer nível, Edu, desde que o aluno já faça ao menos uma posição no contrabaixo. Do contrário, ficará difícil fazer as aulas em grupo.
Mesmo assim, qd fiz tinha aluno que só participava das aulas individuais. Se o aluno iniciantérrimo não se incomodar de gastar essa grana assim, o curso vai ser ótimo do mesmo jeito!

O Tibô dá aulas tb para quem toca só pizzicato.

Detalhes importantes:
1) O luthier Paulo Ramos tem a maior boa vontade me mostrar sua oficina e os seus contrabaixos. Ele tb dá uma assessoria de luteria para os alunos;
2) As refeições são maravilhosas e feitas pela Dalgisa, mulher do Paulo Ramos, que utiliza quase sempre vegetais plantados e colhidos no sítio (a comida não é vegetariana somente).

Curso recomendadíssimo!!

____________________________
Divida a ideia e multiplique o resultado: perguntas e respostas técnicas se tornam solidárias, se postadas em fórum aberto!
voilamarques.com
Voila Marques
Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3062
Localização : Rio de Janeiro

http://www.voilamarques.com

Ir para o topo Ir para baixo

XVI Estágio Internacional de Contrabaixo, com Tibô Delor, fev 2010 Empty Re: XVI Estágio Internacional de Contrabaixo, com Tibô Delor, fev 2010

Mensagem por Voila Marques Sáb Jan 09, 2010 12:55 am

AmazonBass escreveu:Voila
Toco arco alemão, aí eu queria pegar algumas técnicas "específicas" do arco (Se é que tem!?).
Vai valer a pena eu ir??

Olha, Amazon, eu nunca estudei técnicas "específicas" do arco em cursos de férias, porque acho que o tempo é muito curto prá isso e meu professor, Sandrino Santoro, sempre foi ótimo nisso.
O que vc vai estudar no curso pode ser uma escolha entre vc e o professor, bastando para isso que vc explique a(s) sua(s) dificuldades(s) mais preocupantes ou aspectos técnicos ou musicais que vc gostaria de tralahar com ele.
Daí, que preferi sempre desenvolver outros aspectos que tb variam muito de contrabaixista para contrabaixista, e que me atraem mais: sonoridade, vibrato, fraseado, interpretação, etc.

De qualquer forma, sugiro que vc escreva para o Tibô perguntando sobre isso porque, se precisar, acho que ele tb toca arco alemão.

____________________________
Divida a ideia e multiplique o resultado: perguntas e respostas técnicas se tornam solidárias, se postadas em fórum aberto!
voilamarques.com
Voila Marques
Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3062
Localização : Rio de Janeiro

http://www.voilamarques.com

Ir para o topo Ir para baixo

XVI Estágio Internacional de Contrabaixo, com Tibô Delor, fev 2010 Empty Re: XVI Estágio Internacional de Contrabaixo, com Tibô Delor, fev 2010

Mensagem por AmazonBass Sáb Jan 09, 2010 1:17 am

Obrigado Voila!

Acho que vou entrar em contato com o Tibô, mas estou quase certo que estarei no estágio.

Valeu
AmazonBass
AmazonBass
Membro

Mensagens : 14
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

XVI Estágio Internacional de Contrabaixo, com Tibô Delor, fev 2010 Empty Re: XVI Estágio Internacional de Contrabaixo, com Tibô Delor, fev 2010

Mensagem por Rena Cáceres Sáb Jan 09, 2010 12:52 pm

Voila, adorei a definicição que vc deu pros cursos de férias... até diminuiu meu medo da audição que farei amanhã na oficina de música aqui de Curitiba, quem está vindo é a alemã Christine Hoock. Ela toca muito, mas eu como boa iniciante de arco frances, não tenho idéia do que será fazer aula com uma alemã de arco alemão hahahha

Sobre o Tibo tocar arco alemão, eu tenho quase certeza que ele não toca, não. Me lembro de um aluno de arco alemão do curso aqui em Curitiba ano passado que o Tibo falava que não sabia muito da técnica do arco.

mas posso estar enganada, melhor escrever pro Tibo pra tirar a dúvida mesmo.

____________________________
"Não são apenas as artes maiores que refletem o processo de uma sociedade." (Cortázar)
Ouça meu trabalho: Caçarola Orquestra de Baixos - Clube Fender #27, Clube Ibanez #08, Clube Contrabaixo Vertical #11, Clube das Mulheres Baixistas #01
Rena Cáceres
Rena Cáceres
Membro

Mensagens : 285
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

XVI Estágio Internacional de Contrabaixo, com Tibô Delor, fev 2010 Empty Re: XVI Estágio Internacional de Contrabaixo, com Tibô Delor, fev 2010

Mensagem por Voila Marques Sáb Jan 09, 2010 2:45 pm

Rena Cáceres escreveu:Voila, adorei a definicição que vc deu pros cursos de férias... até diminuiu meu medo da audição que farei amanhã na oficina de música aqui de Curitiba, quem está vindo é a alemã Christine Hoock. Ela toca muito, mas eu como boa iniciante de arco frances, não tenho idéia do que será fazer aula com uma alemã de arco alemão hahahha
Sobre o Tibo tocar arco alemão, eu tenho quase certeza que ele não toca, não. Me lembro de um aluno de arco alemão do curso aqui em Curitiba ano passado que o Tibo falava que não sabia muito da técnica do arco.
mas posso estar enganada, melhor escrever pro Tibo pra tirar a dúvida mesmo.

Não conheço a Christine Hoock... Vá sem medo, hahaha!
Com quem vc estuda contrabaixo aí: com a Lena, com a Mayra ou com quem?
Vc sabe se a Mayra já voltou da Itália?

Bem, talvez o Tibô conheça um pouco da técnica de arco alemão, quem sabe?
O Sandrino sabe de arco alemão, mas só o vi tocando com ele uma vez, hahaha!
Quem não sabe, não sabe e quem sabe... tb esconde, hahaha!

____________________________
Divida a ideia e multiplique o resultado: perguntas e respostas técnicas se tornam solidárias, se postadas em fórum aberto!
voilamarques.com
Voila Marques
Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3062
Localização : Rio de Janeiro

http://www.voilamarques.com

Ir para o topo Ir para baixo

XVI Estágio Internacional de Contrabaixo, com Tibô Delor, fev 2010 Empty Re: XVI Estágio Internacional de Contrabaixo, com Tibô Delor, fev 2010

Mensagem por Rena Cáceres Sáb Jan 09, 2010 4:02 pm

hahahahhaa
quando comecei fazia aulas com as Mayra, sim.
no começo do ano passado entrei na Belas Artes e desde então sou aluna da Lena.
vc é amiga dela? ou só conhece mesmo?

a Mayra vai ficar um bom tempo na Itália, foi em setembro e o curso acho que é de uns dois anos, ela está feliz da vida haha

A Christine Hoock foi quem montou aquele primeiro quarteto só de mulheres contrabaixistas, da alemanha. Ó ela tocando Piazzolla, mas o vídeo está editado


____________________________
"Não são apenas as artes maiores que refletem o processo de uma sociedade." (Cortázar)
Ouça meu trabalho: Caçarola Orquestra de Baixos - Clube Fender #27, Clube Ibanez #08, Clube Contrabaixo Vertical #11, Clube das Mulheres Baixistas #01
Rena Cáceres
Rena Cáceres
Membro

Mensagens : 285
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

XVI Estágio Internacional de Contrabaixo, com Tibô Delor, fev 2010 Empty Re: XVI Estágio Internacional de Contrabaixo, com Tibô Delor, fev 2010

Mensagem por Voila Marques Sáb Jan 09, 2010 4:31 pm

Gostei da Christine Hoock tocando, Rena! Ela tem bastante garra, heim?

Olha, quando eu ouvi o vídeo pensei: acho que ela estudou com alguém de arco francês... Aí, fui procurar no Google e vi que ela foi aluna do Günter Klaus e do Franco Petracchi, hahaha!

Bom saber notícias da Mayra! Conheço tanto ela quanto a Lena, sendo que tive mais contato com a Lena.
Ela passou aqui pelo Rio poucas vezes, mas participamos de um Encontro de Contrabaixistas em Porto Alegre, exatamente com o Petracchi, hahaha!
Mande uma beijoca contrabaixística prá ela, ok?

De quanto tempo vai ser esse curso aí com a Christine Hoock?
Aproveite prá memorizar bem essa garra que ela tem tocando!
A mão esquerda dela é muito boa e o vibrato tb é bonito!!
Gostaria de ter ouvido melhor o contrabaixo dela no vídeo... Achei que o piano ficou muito forte.

Depois vc me diz se ela é tão alta quanto parece, hahaha! Esse contrabaixo dela tb parece ser enorme...

Obrigada e bjks cbxtks

____________________________
Divida a ideia e multiplique o resultado: perguntas e respostas técnicas se tornam solidárias, se postadas em fórum aberto!
voilamarques.com
Voila Marques
Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3062
Localização : Rio de Janeiro

http://www.voilamarques.com

Ir para o topo Ir para baixo

XVI Estágio Internacional de Contrabaixo, com Tibô Delor, fev 2010 Empty Re: XVI Estágio Internacional de Contrabaixo, com Tibô Delor, fev 2010

Mensagem por Rena Cáceres Dom Jan 10, 2010 10:47 am

Voila Marques escreveu:Olha, quando eu ouvi o vídeo pensei: acho que ela estudou com alguém de arco francês... Aí, fui procurar no Google e vi que ela foi aluna do Günter Klaus e do Franco Petracchi, hahaha!

siim! verdade! eu me esqueci disso, a Lena já havia me falado que ela foi aluna do Petracchi!

Voila Marques escreveu:De quanto tempo vai ser esse curso aí com a Christine Hoock?
Aproveite prá memorizar bem essa garra que ela tem tocando!
A mão esquerda dela é muito boa e o vibrato tb é bonito!!
Gostaria de ter ouvido melhor o contrabaixo dela no vídeo... Achei que o piano ficou muito forte.

Depois vc me diz se ela é tão alta quanto parece, hahaha! Esse contrabaixo dela tb parece ser enorme...

Serão 10 dias de curso começando hoje com a audição e seleção dos alunos. Estou bastante empolgada, ela realmente desce a mão no contrabaixo hahahaha
depois te falo minhas impressões sobre ela. bjo. What a Face

____________________________
"Não são apenas as artes maiores que refletem o processo de uma sociedade." (Cortázar)
Ouça meu trabalho: Caçarola Orquestra de Baixos - Clube Fender #27, Clube Ibanez #08, Clube Contrabaixo Vertical #11, Clube das Mulheres Baixistas #01
Rena Cáceres
Rena Cáceres
Membro

Mensagens : 285
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

XVI Estágio Internacional de Contrabaixo, com Tibô Delor, fev 2010 Empty Re: XVI Estágio Internacional de Contrabaixo, com Tibô Delor, fev 2010

Mensagem por Voila Marques Dom Jan 10, 2010 10:57 am

Rena Cáceres escreveu:
Serão 10 dias de curso começando hoje com a audição e seleção dos alunos. Estou bastante empolgada, ela realmente desce a mão no contrabaixo hahahaha
depois te falo minhas impressões sobre ela. bjo. What a Face

Aguardo então, Rena!!
Boa sorte e sucesso aí procê!!cheers
Beijocas contrabaixísticas

____________________________
Divida a ideia e multiplique o resultado: perguntas e respostas técnicas se tornam solidárias, se postadas em fórum aberto!
voilamarques.com
Voila Marques
Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3062
Localização : Rio de Janeiro

http://www.voilamarques.com

Ir para o topo Ir para baixo

XVI Estágio Internacional de Contrabaixo, com Tibô Delor, fev 2010 Empty Re: XVI Estágio Internacional de Contrabaixo, com Tibô Delor, fev 2010

Mensagem por B3T40 BASS Ter Jan 12, 2010 9:32 pm

Olá...
gostaria de saber se no evento teria um contrabaixo 5/8 ou um pouco menor pois estou pensando muito nesse estagio...mas a grana nao é pouco pra eu chegar la e nao poder aproveitar o maximo por causa do principal...o instrumento...
B3T40 BASS
B3T40 BASS
Membro

Mensagens : 2
Localização : Manaus, Amazonas

Ir para o topo Ir para baixo

XVI Estágio Internacional de Contrabaixo, com Tibô Delor, fev 2010 Empty Re: XVI Estágio Internacional de Contrabaixo, com Tibô Delor, fev 2010

Mensagem por Voila Marques Qua Jan 13, 2010 10:12 am

B3T40 BASS escreveu:Olá...
gostaria de saber se no evento teria um contrabaixo 5/8 ou um pouco menor pois estou pensando muito nesse estagio...mas a grana nao é pouco pra eu chegar la e nao poder aproveitar o maximo por causa do principal...o instrumento...

Olá B3t40 BASS! Bem-vindo ao fórum!!

Fiquei curiosa com o tamanho do instrumento em relação à sua idade...
Penso que com 16 anos, vc já possa tocar tranquilamente em um contrabaixo 3/4...
Um instrumento 5/8 ou até mesmo o 1/2 são bem mais cômodos de serem tocados, mas na sua idade o 3/4 não deveria ser nenhum empecilho contrabaixístico, a não ser que vc seja muito pequeno e tenha estatura de um adolescente de 12 ou 13 anos... Bem, isso é somente uma opinião pessoal, certo?

Olha, eu só copiei a msg do curso e postei aqui. Não tenho nenhum vínculo com ele, fora o fato de já o ter feito em 2007 e gostar muito do Tibô tanto como contrabaixista, quanto como professor e pessoa...
O curso sempre tem um módulo para crianças e adolescentes. Não sei se já tem contrabaixo pequeno lá ou se cada filhote de contrabaixista tem que levar o seu.
Como o Tibô mora relativamente perto de Bragança Paulista e tem um filho contrabaixista adolescente (com 12 ou 13 anos, acho), escreva ou telefone para ele e explique a sua situação complicada (Manaus é muuuuito longe!!). Quem sabe ele tem um contrabaixo pequeno disponível, que possa levar para vc e/ou contrabaixistas interessados, né?
Acredito que o Tibô possa te ajudar e torço por isso, ok?
Boa sorte e abraços contrabaixísticos!

____________________________
Divida a ideia e multiplique o resultado: perguntas e respostas técnicas se tornam solidárias, se postadas em fórum aberto!
voilamarques.com
Voila Marques
Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3062
Localização : Rio de Janeiro

http://www.voilamarques.com

Ir para o topo Ir para baixo

XVI Estágio Internacional de Contrabaixo, com Tibô Delor, fev 2010 Empty Re: XVI Estágio Internacional de Contrabaixo, com Tibô Delor, fev 2010

Mensagem por bassman4 Sáb Jan 23, 2010 5:23 pm

Hummmmmmmmm me interessei será que dá grilo se eu fo pois eu toco ARCO ALEMÃO!!!! Embarassed
bassman4
bassman4
Membro

Mensagens : 90
Localização : Guarulhos sp

Ir para o topo Ir para baixo

XVI Estágio Internacional de Contrabaixo, com Tibô Delor, fev 2010 Empty Re: XVI Estágio Internacional de Contrabaixo, com Tibô Delor, fev 2010

Mensagem por Rena Cáceres Ter Jan 26, 2010 6:37 pm

bassman4 escreveu:Hummmmmmmmm me interessei será que dá grilo se eu fo pois eu toco ARCO ALEMÃO!!!! Embarassed

vc toca a quanto tempo? já tem domínio do arco alemão?
escreve pra ele, imagino que não tenha problema.

____________________________
"Não são apenas as artes maiores que refletem o processo de uma sociedade." (Cortázar)
Ouça meu trabalho: Caçarola Orquestra de Baixos - Clube Fender #27, Clube Ibanez #08, Clube Contrabaixo Vertical #11, Clube das Mulheres Baixistas #01
Rena Cáceres
Rena Cáceres
Membro

Mensagens : 285
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

XVI Estágio Internacional de Contrabaixo, com Tibô Delor, fev 2010 Empty Re: XVI Estágio Internacional de Contrabaixo, com Tibô Delor, fev 2010

Mensagem por bassman4 Sex Jan 29, 2010 7:13 pm

Rena toco faz 5 anos bem tem que ter domino pra tocar pelo menos Dragonetti ????? kkkkkkkkkkkk
bassman4
bassman4
Membro

Mensagens : 90
Localização : Guarulhos sp

Ir para o topo Ir para baixo

XVI Estágio Internacional de Contrabaixo, com Tibô Delor, fev 2010 Empty Re: XVI Estágio Internacional de Contrabaixo, com Tibô Delor, fev 2010

Mensagem por bassman4 Dom Jan 31, 2010 2:08 am

então eu fiquei em dúvida no caso de inscrisão, não rola aquela fichinha ??? como eles vão saber que é eu que paguei????
bassman4
bassman4
Membro

Mensagens : 90
Localização : Guarulhos sp

Ir para o topo Ir para baixo

XVI Estágio Internacional de Contrabaixo, com Tibô Delor, fev 2010 Empty Re: XVI Estágio Internacional de Contrabaixo, com Tibô Delor, fev 2010

Mensagem por Voila Marques Dom Jan 31, 2010 3:25 am

bassman4 escreveu:então eu fiquei em dúvida no caso de inscrisão, não rola aquela fichinha ??? como eles vão saber que é eu que paguei????
Ronnie querido, não se preocupe: tá explicado no 1º post deste tópico, ok?
Beijocas contrabaixísticas

Voila Marques escreveu:
INSCRIÇÃO até 31 de Janeiro através de depósito da metade do valor, R$280, na conta bancária de Paulo Ramos de Oliveira:
banco Itaú 341/ agência 0680 / conta corrente 41072-7
e envio de Email para Tibô Delor: tibodelor@hotmail.com

____________________________
Divida a ideia e multiplique o resultado: perguntas e respostas técnicas se tornam solidárias, se postadas em fórum aberto!
voilamarques.com
Voila Marques
Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3062
Localização : Rio de Janeiro

http://www.voilamarques.com

Ir para o topo Ir para baixo

XVI Estágio Internacional de Contrabaixo, com Tibô Delor, fev 2010 Empty Re: XVI Estágio Internacional de Contrabaixo, com Tibô Delor, fev 2010

Mensagem por Filipe Castro Sáb maio 15, 2010 6:22 am

Quando é que vai rolar outro desses em?
Filipe Castro
Filipe Castro
Membro

Mensagens : 711
Localização : Belo Horizonte/Itabirito

Ir para o topo Ir para baixo

XVI Estágio Internacional de Contrabaixo, com Tibô Delor, fev 2010 Empty Re: XVI Estágio Internacional de Contrabaixo, com Tibô Delor, fev 2010

Mensagem por Filipe Castro Dom Jan 02, 2011 3:19 pm

Alguém sabe se vai ter esse ano?

____________________________
Clube Zaganin #014 - Clube Hartke #039 - Clube dos Baixistas de Minas Gerais, Uai #008
Filipe Castro
Filipe Castro
Membro

Mensagens : 711
Localização : Belo Horizonte/Itabirito

Ir para o topo Ir para baixo

XVI Estágio Internacional de Contrabaixo, com Tibô Delor, fev 2010 Empty Re: XVI Estágio Internacional de Contrabaixo, com Tibô Delor, fev 2010

Mensagem por Filipe Castro Seg Jan 03, 2011 12:05 am

Mandei um email pro Tibô e nas palavras dele, respondo à mim mesmo e à quem mais se interessar: "Reserve as datas sábado até terça de carnaval que vai rolar."

____________________________
Clube Zaganin #014 - Clube Hartke #039 - Clube dos Baixistas de Minas Gerais, Uai #008
Filipe Castro
Filipe Castro
Membro

Mensagens : 711
Localização : Belo Horizonte/Itabirito

Ir para o topo Ir para baixo

XVI Estágio Internacional de Contrabaixo, com Tibô Delor, fev 2010 Empty Re: XVI Estágio Internacional de Contrabaixo, com Tibô Delor, fev 2010

Mensagem por RenanDias Seg Jan 03, 2011 1:01 pm

Que boa notícia Filipe, também fiquei muito interessado...!! Vamos ver o que acontece até o Carnaval - as vezes aparecem gigs de última hora - e também quanto $$ será o valor do curso.
RenanDias
RenanDias
Membro

Mensagens : 104
Localização : São Paulo, SP

http://www.bossabessa.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

XVI Estágio Internacional de Contrabaixo, com Tibô Delor, fev 2010 Empty Re: XVI Estágio Internacional de Contrabaixo, com Tibô Delor, fev 2010

Mensagem por Anderson Bacha Seg Jan 03, 2011 8:37 pm

Tambem mandei email pra ele e estou esperando noticias.
Esse ano estou muito afim de fazer....estou sem professor mais de um ano,estou precisando muito.
Moro em São Lourenço sul de minas e não tem professor por perto.
Ja estou juntando uma grana para o estagio, qnd alguem souber avise por favor.
abraços
Anderson Bacha
Anderson Bacha
Membro

Mensagens : 40
Localização : São Lourenço MG

Ir para o topo Ir para baixo

XVI Estágio Internacional de Contrabaixo, com Tibô Delor, fev 2010 Empty Re: XVI Estágio Internacional de Contrabaixo, com Tibô Delor, fev 2010

Mensagem por jaopiao Ter Jan 04, 2011 1:57 am

Também tô muito a fim de fazer esse estágio. O preço tambem inclui um baixo emprestado ou tem que levar de casa??? hehe

Anderson, moro em Três Corações e faço aulas com o professor Lúcio Gomes em Varginha. Ele é ótimo professor de acústico, pra popular ou erudito, Se te interessar passo o contato dele, as vezes rola ir pra lá, nem que seja a cada 15 dias ou uma vez por mes.

Se alguem tiver mais alguma noticia do estagio de 2011, fala pra gente. Valeu
jaopiao
jaopiao
Membro

Mensagens : 110
Localização : Três Corações - Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

XVI Estágio Internacional de Contrabaixo, com Tibô Delor, fev 2010 Empty Re: XVI Estágio Internacional de Contrabaixo, com Tibô Delor, fev 2010

Mensagem por Anderson Bacha Ter Jan 04, 2011 8:23 pm

Eu conheço o Lucio fiz 1 ano de aula com ele,erudito. Estou fazendo facul ai em Tres corações.Mas agora esta complicado ir em Tres Corações e ir em Varginha. Mas legal alguem aqui de perto nos contatos...Precisando de algo estamos ai. E aguardo o estagio do Tibô.
Anderson Bacha
Anderson Bacha
Membro

Mensagens : 40
Localização : São Lourenço MG

Ir para o topo Ir para baixo

XVI Estágio Internacional de Contrabaixo, com Tibô Delor, fev 2010 Empty Re: XVI Estágio Internacional de Contrabaixo, com Tibô Delor, fev 2010

Mensagem por Voila Marques Qua Jan 12, 2011 5:35 pm

Notícias fresquinhas (cópia da mensagem que acabo de receber por e-mail):


"-------- Mensagem original --------
Assunto: XVIII Estágio de Contrabaixo de Bragança Paulista
Data: Wed, 12 Jan 2011 13:13:06 -0200
De: Tibô Delor <tibodelor@hotmail.com>
Para:

1a Etapa do XVIII Estágio Internacional de Contrabaixo de Bragança Paulista destinado à estudantes de contrabaixo de nível avançado, prioridade para alunos oriundos da EcTA (Argentina)
Consulte disponibilidade

A 2a etapa ocorrerá de 05 a 08 de Março de 2011, durante o Carnaval.

XVIII ESTÁGIO INTERNACIONAL DE
CONTRABAIXO DE BRAGANÇA PAULISTA
DE 03 A 06 DE FEVEREIRO DE 2011 COM
TIBÔ DELOR

PROPOSTA: trabalho intensivo visando aprimorar técnicas de estudo:
sessões de trabalho coletivo de manhã com escalas e técnica de arco
e de mão esquerda

-orquestra: orientações e estudo sobre trechos e soli do repertório em
aulas individuais e em formação de naipe

-aulas individuais diárias para solucionar dúvidas sobre repertório
solístico e preparação para concursos e recitais

-sessões de alongamentos e respiração

-ensino do contrabaixo para crianças e iniciantes

-realização de peças para conjunto de contrabaixos, em todos os níveis

-assessoria de Paulo Ramos sobre luteria.

Tibô Delor, francês, ex-integrante da Orquestra da Ópera de Paris e de “L’Orchestre de Contrebasses”, contrabaixo solo convidado da OSB do Rio de Janeiro, foi 1o contrabaixista das orquestras: Sinfônica Municipal de Campinas, Sinfônica da Radio-Tv-Cultura de São Paulo; é fundador da “Orquestra de Contrabaixos Tropical”, diretor musical da Oficina de Cordas de Campinas, professor convidado da ECA-USP de Ribeirão Preto, Diretor artístico e regente da Orquestra Jovem Sinfônica da Educação de Campinas. Desenvolve recitais no Brasil em duo com o pianista Fabio
Luz, e na Argentina com o projeto EcTA ( http://ecta-escueladecontrabajoambulante.blogspot.com/ ) através de recitais e cursos em diversas cidades (San Juan, Córdoba, Buenos Aires, Baia Blanca e Rosário)

LOCAL: Sitio Jataí, com agradável espaço bucólico que oferece estrutura de alojamento e refeição para até dez pessoas, espaço para aulas e estudo individual, área para passeios e diversão, esporte, piscina e lareira , num ambiente associativo à uma hora de São Paulo.

PREÇO: R$640,00 por 4 (quatro) dias em dois períodos, manhã e
tarde (carga horária de 7 horas diárias), incluindo alojamento, café da
manhã, almoço, lanche e jantar, comida caseira, ambiente
aconchegante.

INSCRIÇÃO até 25 de Janeiro através de depósito da metade do
valor, R$320,00, na conta bancária de Paulo Ramos de Oliveira:
banco Itaú 341/ agência 0680 / conta corrente 41072-7
e envio de Email para Tibô Delor: tibodelor@hotmail.com

INFORMAÇÕES: -Tibô Delor, tel (19) 3579-2568
ou - Paulo Ramos: (11) 4031-1447 / (11) 9535-6482

VENHA BUSCAR SEU APRIMORAMENTO !"

____________________________
Divida a ideia e multiplique o resultado: perguntas e respostas técnicas se tornam solidárias, se postadas em fórum aberto!
voilamarques.com
Voila Marques
Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3062
Localização : Rio de Janeiro

http://www.voilamarques.com

Ir para o topo Ir para baixo

XVI Estágio Internacional de Contrabaixo, com Tibô Delor, fev 2010 Empty Re: XVI Estágio Internacional de Contrabaixo, com Tibô Delor, fev 2010

Mensagem por edumalta Qui Jan 13, 2011 11:43 am

Recebi o cartaz:

XVI Estágio Internacional de Contrabaixo, com Tibô Delor, fev 2010 169048_10150119592240260_682595259_8141289_6821637_n

____________________________
 Eduardo Malta

Clube do Contrabaixo Vertical #21 || Clube Hartke #18 || Clube da Voila Marques #28 || Clube Eliel Marcos Double Bass #4
edumalta
edumalta
Membro

Mensagens : 1083
Localização : Mairinque/SP

Ir para o topo Ir para baixo

XVI Estágio Internacional de Contrabaixo, com Tibô Delor, fev 2010 Empty Re: XVI Estágio Internacional de Contrabaixo, com Tibô Delor, fev 2010

Mensagem por Anderson Bacha Dom Jan 16, 2011 5:22 pm

Ola Voila, legal saber... e essa segunda etapa seria para os demais níveis? Pois acho que enquadro melhor na segunda etapa em março.Vou fazer de tudo para ir...
Abraçao

Anderson Bacha
Anderson Bacha
Membro

Mensagens : 40
Localização : São Lourenço MG

Ir para o topo Ir para baixo

XVI Estágio Internacional de Contrabaixo, com Tibô Delor, fev 2010 Empty Re: XVI Estágio Internacional de Contrabaixo, com Tibô Delor, fev 2010

Mensagem por djape Seg Jan 17, 2011 7:27 am

Olá Pessoal! Estou chegando agora por aqui, e posso sanar as dúvidas de vocês, pois estou dando um Help para o Tibô na divulgação e pré-organização do Estágio.

E só pra organizar melhor, vou abrir um novo Tópico com as informações que a Voila já postou.

Abraços
djape
djape
Membro

Mensagens : 2
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

XVI Estágio Internacional de Contrabaixo, com Tibô Delor, fev 2010 Empty Re: XVI Estágio Internacional de Contrabaixo, com Tibô Delor, fev 2010

Mensagem por Voila Marques Ter Jan 18, 2011 9:35 pm

Anderson Bacha escreveu:Ola Voila, legal saber... e essa segunda etapa seria para os demais níveis? Pois acho que enquadro melhor na segunda etapa em março.Vou fazer de tudo para ir...
Abraçao

Oi Anderson! Sim, a segunda etapa é para todos os níveis, conforme o Djape postou no tópico que abriu sobre o XVIII Estágio.
Infelizmente, não poderei ir, mas espero que muitos colegas contrabaixistas consigam e aproveitem bastante, porque é uma ótima pedida para aprender, trocar idéias e/ ou fazer uma reciclagem contrabaixística. O Tibô é maravilhoso!

djape escreveu:1a Etapa do XVIII Estágio Internacional de Contrabaixo de Bragança Paulista destinado à estudantes de contrabaixo de nível avançado, prioridade para alunos oriundos da EcTA (Argentina)
obs.: Consulte disponibilidade

A 2a etapa ocorrerá de 05 a 08 de Março de 2011, durante o Carnaval. Para todos os níveis

XVIII ESTÁGIO INTERNACIONAL DE
CONTRABAIXO DE BRAGANÇA PAULISTA
DE 03 A 06 DE FEVEREIRO DE 2011 COM
TIBÔ DELOR

____________________________
Divida a ideia e multiplique o resultado: perguntas e respostas técnicas se tornam solidárias, se postadas em fórum aberto!
voilamarques.com
Voila Marques
Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3062
Localização : Rio de Janeiro

http://www.voilamarques.com

Ir para o topo Ir para baixo

XVI Estágio Internacional de Contrabaixo, com Tibô Delor, fev 2010 Empty Re: XVI Estágio Internacional de Contrabaixo, com Tibô Delor, fev 2010

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos