Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Equalização de baixo para inicante

+18
maquiro
Toninho (Tequeba)
andremega
URSOBHZ
Renato
thgbass
leopeixoto
KIQ
gobatto
Danuco
GusVCD
SILVIAO
Eduardo Chaves
G. Kanazawa
Licas
Thales_Sr
allexcosta
HCSC
22 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Equalização de baixo para inicante Empty Equalização de baixo para inicante

Mensagem por HCSC Qua Jan 20, 2010 6:47 pm

Rapaziada, pra começar a conversa e vocês entenderem do que eu precisso e assim poder me ajudar eu tenho que esclarecer que eu sou uma "Anta de duas pernas" sobre o assunto em questão. Esclarecido isso vamos lá.
Depois de 20 anos tocando violão de brincadeira resolvi montar uma banda pra tocar as músicas que eu faço mas contrariando o que seria normal resolvi comprar um baixo para tocar em vez de guitarra. Eu já estava namorando o som do baixo`faz uns anos.
Em pesquisa nos fóruns da vida e de acordo com minha condição financeira conclui e resolvi comprar o Baixo Yamaha rbx 170, o que é mesmo pra iniciante. Também resolvi comprar um cubo staner bx200 e para amenizar ou resolver a questão de equalização do cubo que todos falam que não é legal eu comprei um Equalizer da Boss.
Bom aí venho eu e pergunto o que eu faço?!?!?! Como começar a entender um pouco de equalização e sonoridade do instrumento e não passar vergonha ajustando os equipamentos de forma errada ou absurda. Tem como ter uma base pra quebrar o galho neste começo em que estou me familiarizando com a sonoridade do instrumento? Vejam bem: O baixo tem 3 botões, 1 pro captador de cima, 1 pro de baixo e outro pra grav e agudo - A caixa tem outros 5, Master, Bass, Middle, Treble e Gain - O pedal tem 7 "piruzinhos" para mexer pra cima e pra baixo. Se formos mexer em tudo isso e pensar em todas as possibilidade estatísticas de configuração e eu não vou fazer os cálculos pois sou péssimo em probabilidades,´dá pra ficar meio doido!!!
Então por onde eu começo? tipo: zero tudo na caixa e só mexo no pedal? ou o que fizer na caixa tem que acompanhar o que for feito no pedal? e no baixo? deixo o botão todo no grave ou no agudo para fazer os ajustes na caixa ou pedal?
Outra coisa, dá para dizer que existe equalização específica ou pelo menos que casa bem para cada tipo de som? No samba é legal o som ficar, sei lá, mas grave e no rock mais médio e coisas do tipo?
Entenderam o meu dilema ou eu tô viajando demais? HELP por favor!!!
HCSC
HCSC
Membro

Mensagens : 192
Localização : Vitoria

Ir para o topo Ir para baixo

Equalização de baixo para inicante Empty Re: Equalização de baixo para inicante

Mensagem por allexcosta Qua Jan 20, 2010 7:20 pm

http://bass.forumeiros.com/pedaleiras-efeitos-f19/equalizadores-diferencas-nas-frequencias-e-nos-niveis-de-corte-db-t1553.htm

http://bass.forumeiros.com/pedaleiras-efeitos-f19/discussao-aleatoria-sobre-audio-efeitos-e-assuntos-afins-t1347.htm

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Equalização de baixo para inicante Empty Re: Equalização de baixo para inicante

Mensagem por Thales_Sr Qua Jan 20, 2010 7:34 pm

HCSC
Acho que comprou coisa demais. De início, some com esse equalizer. Vai mais atrapalhar do que ajudar.
Devia ter comprado só o baixo e ampli, pra depois ver se precisava de mais alguma coisa.
Essa galera as vezes exagera.... Vide o quanto de gente que veio perguntar se "a captação do SX era essa porcaria toda... Já que todo mundo trocava." Shocked

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Equalização de baixo para inicante Empty Re: Equalização de baixo para inicante

Mensagem por Licas Qua Jan 20, 2010 10:32 pm

Cara, embora concorde com o Thales, te digo que o equalizador da Boss vai ser útil sim... Pra mim equalizador é o pedal mais útil que um baixista pode ter, e esse da Boss é muito bom... Eu acho que como vc não tem o seu timbre "ideal" na cabeça, você deve ir experimentando o equalizador... Deixa flat e vai testando cada "piruzinho"huehueheui (ri mt quando li isso)... Com isso vc vai sentir cada uma das freqüências em que o equalizador atua, e vai deixando o som conforme mais te agradar. De equipamentos tu tá bem, o negócio agora é tocar e estudar, e explorar bem o timbre que vc quer tirar...

Abraço
Licas
Licas
Membro

Mensagens : 1689
Localização : Floripa

Ir para o topo Ir para baixo

Equalização de baixo para inicante Empty Re: Equalização de baixo para inicante

Mensagem por G. Kanazawa Qua Jan 20, 2010 11:15 pm

é melhor vc deixar o equalizer encostado por um tempo e ir explorando a sonoridade baixo-ampli... de um passo de cada vez, conheça as caracteristicas do seu baixo, descubra por vc mesmo quais caps vc vai usar nas músicas, deixa o ampli em flat e vá melhorando conforme sua percepção ficar mais aguçada... deixa pra pegar nos piruzinho quando realmente tiver com tesão pra mexer legal com isso... kkk

____________________________
Digitando tudo sem acento, lamento o transtorno.
G. Kanazawa
G. Kanazawa
Membro

Mensagens : 1074
Localização : Mie, Japão

Ir para o topo Ir para baixo

Equalização de baixo para inicante Empty Re: Equalização de baixo para inicante

Mensagem por Eduardo Chaves Qua Jan 20, 2010 11:25 pm

^Apoiado! Experimete aos poucos... Pegue cada "piruzinho" e vai girando pra ver se o som agrada! Tem que sentar com calma mesmo, estudar, sentir o som, e ver, esse eu gostei... mexe o "piruxinho" de novo, senta, escuta, e ve se gosta... e assim vai!!! Experimenta mesmo todas as possibilidades de timbres! É bom pra vc que tá começando estudar mesmo o som do baixo. A gente que ja ta cansado de mexer nos botões, ja estamos acostumados...

So te digo que começou bem, com um equipamento legal, e vc tem tudo pra crescer!

Ah! e por favor, não é piruzinho! É potenciometro, ou aqui Pot... up
Eduardo Chaves
Eduardo Chaves
Membro

Mensagens : 5519
Localização : Rio de Janeiro - RJ

http://www.eduardochaves.kinghost.net

Ir para o topo Ir para baixo

Equalização de baixo para inicante Empty Re: Equalização de baixo para inicante

Mensagem por SILVIAO Qua Jan 20, 2010 11:32 pm

Concordo com o LUCAs!!amigo experimente deixar todos os botões do Staner na posição central (FLat). o botão master é o volume geral ,a conselho voce testar o seum ampli em todos os niveis de volume pois o mesmo apresentara pequenas mudanças de timbre conforme voce alterar o volume.com o ampli flat e com o volume que voce escolher experimente todas as opções do seu instrumento ok!!a seguir ligue o Equalizer (flat com todos os Sliders no centro)e mudando um por vez escute o que muda no seu som!!O equalizador serve tanto para dar um boost ou para dar um corte em uma frequencia especifica!!boa sorte
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Equalização de baixo para inicante Empty Re: Equalização de baixo para inicante

Mensagem por SILVIAO Qua Jan 20, 2010 11:33 pm

Piruzinho Laughing Slider é mais correto ok!!
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Equalização de baixo para inicante Empty Re: Equalização de baixo para inicante

Mensagem por Eduardo Chaves Qua Jan 20, 2010 11:34 pm

^pode crer silvão! esqueci desse detalhe! o ponto zero é deixar todos os botões em flat.
Eduardo Chaves
Eduardo Chaves
Membro

Mensagens : 5519
Localização : Rio de Janeiro - RJ

http://www.eduardochaves.kinghost.net

Ir para o topo Ir para baixo

Equalização de baixo para inicante Empty Re: Equalização de baixo para inicante

Mensagem por SILVIAO Qua Jan 20, 2010 11:42 pm

Sim aprendi isso recentemente também !!vou postar um video aqui com algumas possiveis configurações de Equalizer!apesar de não ser o mesmo equipamento pode servir como referencia:


<object width="425" height="344"><param name="movie" value="https://www.youtube.com/v/qvikKwHMybg&hl=pt_BR&fs=1&"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="https://www.youtube.com/v/qvikKwHMybg&hl=pt_BR&fs=1&" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="425" height="344"></embed></object>
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Equalização de baixo para inicante Empty Re: Equalização de baixo para inicante

Mensagem por GusVCD Qui Jan 21, 2010 12:18 am

Realmente vai pela galera... e cuidado com termos como "piruzinho"...

Vai q alguém chegado em mexer em piruzinhos lê isso e se oferece pra ir mexer nos seus equipos ai, pra te ensinar... Rolling Eyes

____________________________
"(...), e que eu sempre ame as pessoas e use o dinheiro, e nunca ame o dinheiro ou use as pessoas! Amém" - Rev. Milton Ribeiro

Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagens : 10937
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.

Ir para o topo Ir para baixo

Equalização de baixo para inicante Empty Re: Equalização de baixo para inicante

Mensagem por HCSC Qui Jan 21, 2010 9:05 am

Beleza galera, agradeço a ajuda dada até aqui. Flat então significa que tenho que deixar os botões do cubo no 5 e no pedal no centro? Essa coisa de ir experimentando eu li em vários tópicos eu sei que terei que experimentar mas como eu disse, são inúmeras possibilidades se alguns de vocês pudessem, tipo, me dizer qual é a sua preferência e que som toca eu já teria um ponto de partida/referência. É certo dizer então q não existe o certo e errado em equalização? Outra coisa, existe timbre "certo" para cada tipo de som? samba, rock, bossa...? Eu levei 20 anos pra voltar a montar uma banda e tô com uma certa afobação pra fazer as coisas um pouco melhor, estudando, pesquisando e coisa e tal.
HCSC
HCSC
Membro

Mensagens : 192
Localização : Vitoria

Ir para o topo Ir para baixo

Equalização de baixo para inicante Empty Re: Equalização de baixo para inicante

Mensagem por Danuco Qui Jan 21, 2010 9:50 am

Parto do princípio de "quanto menos melhor". Aconselho a usar somente baixo e amp. Comece tudo no meio (flat). O som agrada? Se agradar, tudo resolvido! hehehe Se nao agradar, veja o que está sobrando ou faltando e faça pequenos ajustes na equalização do próprio amp. Experimente ai e nos conte o que está achando do som!
Danuco
Danuco
Membro

Mensagens : 558
Localização : Rio de Janeiro

http://www.broitenta.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Equalização de baixo para inicante Empty Re: Equalização de baixo para inicante

Mensagem por Eduardo Chaves Qui Jan 21, 2010 10:27 am

HCSC escreveu:Beleza galera, agradeço a ajuda dada até aqui. Flat então significa que tenho que deixar os botões do cubo no 5 e no pedal no centro? Essa coisa de ir experimentando eu li em vários tópicos eu sei que terei que experimentar mas como eu disse, são inúmeras possibilidades se alguns de vocês pudessem, tipo, me dizer qual é a sua preferência e que som toca eu já teria um ponto de partida/referência. É certo dizer então q não existe o certo e errado em equalização? Outra coisa, existe timbre "certo" para cada tipo de som? samba, rock, bossa...? Eu levei 20 anos pra voltar a montar uma banda e tô com uma certa afobação pra fazer as coisas um pouco melhor, estudando, pesquisando e coisa e tal.

Vamos por partes

Flat é exatamete isso: todos os controles de equalização no 5, ou no meio, digamos... Eu tenho preferência por um som mais grave, mais encorpado. Normalmente aumento o grave um pouco, mas muito pouco. As vezes uso até em flat. Quando o amp tem um equalizador, aumento um pouco as frequencias graves e as médas graves, e dou uma leve mexida nos agudos, mas não é sempre. Faço isso tudo com o som do meu baixo padrão, do jeito que gosto. Meu baixo tem um volume pra cada Cap, Grave e Agudo. O agudo fica em 50%, Grave em 80%, Volume do Cap da ponte em 100% e Volume do Cap da braço em 80%. Essa config deixa o baixo com mais médios e com um som mais aveludado. Se quero um pouco mais de grave, aumento o Grave a 100%, diminuo o volume do cap da ponte em 70% e aumento o volume do cap do braço em 100%. Eu prefiro o som do baixo equalizado pelo próprio pré do instrumento, passando o som que o instrumento solta, puro, eliminando a equalização do Amp. MAs dependendo do equipo, ai eu mexo.

Mas lembrando que esse som que sai é unico. E me agrada. Você tem que achar o seu som, o que te agrada.
Eduardo Chaves
Eduardo Chaves
Membro

Mensagens : 5519
Localização : Rio de Janeiro - RJ

http://www.eduardochaves.kinghost.net

Ir para o topo Ir para baixo

Equalização de baixo para inicante Empty Re: Equalização de baixo para inicante

Mensagem por Thales_Sr Qui Jan 21, 2010 12:10 pm

Essa coisa de ir experimentando eu li em vários tópicos eu sei que terei que experimentar mas como eu disse, são inúmeras possibilidades
Pois é. Opção demais acaba atrapalhando. Por isso que eu falei pra sumir com o pedal daí. Deixa ele guardado por enquanto, e vai equalizando pelo ampli.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Equalização de baixo para inicante Empty Re: Equalização de baixo para inicante

Mensagem por G. Kanazawa Qui Jan 21, 2010 5:57 pm

cara, primeiro experimenta com o equipo em flat, esquece o lance de equalizações agora, não adianta começar do passo 2, pois assim vc nunca vai aprender a equalizar e muito menos encontrar o seu timbre próprio... vai pela gente, esse é o melhor jeito... não sei onde vc leu pra comprar o equalizer, mas geralmente ele é recomendado quando sente-se a necessidade de mexer no som...

____________________________
Digitando tudo sem acento, lamento o transtorno.
G. Kanazawa
G. Kanazawa
Membro

Mensagens : 1074
Localização : Mie, Japão

Ir para o topo Ir para baixo

Equalização de baixo para inicante Empty Re: Equalização de baixo para inicante

Mensagem por gobatto Qui Jan 21, 2010 6:57 pm

^ Indo pela gente que ele comprou o EQ... poke

Mas é isso ai! Vai aos poucos fuçando que você chega lá!
gobatto
gobatto
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 2614
Localização : Santo André - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Equalização de baixo para inicante Empty Re: Equalização de baixo para inicante

Mensagem por SILVIAO Qui Jan 21, 2010 7:03 pm

O Equalizer com certeza tera seu uso Very Happy !quanto aos timbres certos escute as musicas que voce mais gosta e procure com seu equipamento o timbre que mais se aproxime.Isso é um processo que leva toda a vida, mas com ceretza é legal!!abraço
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Equalização de baixo para inicante Empty Re: Equalização de baixo para inicante

Mensagem por KIQ Qui Jan 21, 2010 7:33 pm

Eduardo Chaves escreveu:Pegue cada "piruzinho" e vai girando pra ver se o som agrada! Tem que sentar com calma mesmo...

Sentar aonde? Shocked
Não use as palavras Sentar e Piruzinho na mesma frase, por favor! clown

Desculpa, não resisti ...

Mas assim ... o fato de ser iniciante no contrabaixo não muda o fato dele já ter tocado violão, não é mesmo? Uma noção às mudanças de timbre ele deve ter ... mas segue as dicas, fuça só no amp + baixo ... depois voce se familiariza com os Piruzinhos ... (ta, desculpa hahaha)
KIQ
KIQ
Membro

Mensagens : 1082
Localização : Tremembé / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Equalização de baixo para inicante Empty Re: Equalização de baixo para inicante

Mensagem por allexcosta Qui Jan 21, 2010 7:39 pm

KIQ escreveu:Sentar aonde? Shocked
Não use as palavras Sentar e Piruzinho na mesma frase, por favor! clown

point point point facepalm facepalm facepalm

Voltando ao assunto. So pra lembrar, o Nico SEMPRE tocou com tudo flat e tirava os diferentes sons na mao...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Equalização de baixo para inicante Empty Re: Equalização de baixo para inicante

Mensagem por leopeixoto Qui Jan 21, 2010 9:54 pm

Esquece o equalizador por enquanto. Toca só com o baixo e o amp, quando já tiver habituado com o som parta para o eq.

____________________________
Fender Club #18, Gallien Krueger Club #17
leopeixoto
leopeixoto
Membro

Mensagens : 265
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Equalização de baixo para inicante Empty Re: Equalização de baixo para inicante

Mensagem por thgbass Qui Jan 21, 2010 10:44 pm

allexcosta escreveu:
KIQ escreveu:Sentar aonde? Shocked
Não use as palavras Sentar e Piruzinho na mesma frase, por favor! clown

point point point facepalm facepalm facepalm

Voltando ao assunto. So pra lembrar, o Nico SEMPRE tocou com tudo flat e tirava os diferentes sons na mao...

Eu me amarro nisso! Nico véi, era FLAT, e fazia o que fazia! Tirava tudo no "dedo, na unha, tocando perto da ponte. .tocando no braço. . ."! Curto muito isso aí!

Agora se a tecnologia está ao nosso favor pq não usá-la. .
Eu não curto muito não, sou um adepto ao estilo Nico de ser! E em se tratando de um iniciante, eu nem mexia com isso! Esperava vir um "amadurecimento" musical. .uma formação que geralmente um iniciante não tem!
Uma frase vista no nosso fórum ... +/- assim, que "o nosso equipamento tem que acompanhar o som que existe dentro da gente. .", eu não acho que um iniciante tenha esse som bem "formado".
Por enquanto eu ía sentindo a combinação "baixo/cabo/amp" .. depois o amadurecimento vem, as possibilidades de som tbm . .um "outro mundo surge". . e aí, ninguém segura! cheers

____________________________
Just Be Yourself!
thgbass
thgbass
Membro

Mensagens : 3639
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Equalização de baixo para inicante Empty Re: Equalização de baixo para inicante

Mensagem por gobatto Sex Jan 22, 2010 1:30 am

Outra coisa também, você podia tentar as equalizações recomendadas no manual no pedal, é um bom ponto de partida.
gobatto
gobatto
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 2614
Localização : Santo André - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Equalização de baixo para inicante Empty Re: Equalização de baixo para inicante

Mensagem por G. Kanazawa Sex Jan 22, 2010 1:33 am

gobatto escreveu:Outra coisa também, você podia tentar as equalizações recomendadas no manual no pedal, é um bom ponto de partida.

boa ideia, procura aqui que tem sugestões, mas não espere que vá ficar igual...

http://www.bossus.com/go/compact_pedal_demo/

boas piruzadas

____________________________
Digitando tudo sem acento, lamento o transtorno.
G. Kanazawa
G. Kanazawa
Membro

Mensagens : 1074
Localização : Mie, Japão

Ir para o topo Ir para baixo

Equalização de baixo para inicante Empty Re: Equalização de baixo para inicante

Mensagem por Renato Sex Jan 22, 2010 8:51 am

Danuco escreveu:Parto do princípio de "quanto menos melhor"...
+1

Uso o amp flat e ajusto a equalização no pré externo (uso um ADI-21 Behringer). Com a adição recente de um equalizer em meu set comecei a pensar no trabalhão que teria para ajustar tudo e optei por usar este último apenas como booster.

____________________________
Clube Michael #001 - Clube Tagima #001 - Clube SX#042 - Clube dos Perdidos #003 - Clube Behringer #001 - Clube dos Pedreiros #011 - Clube Voila Marques #007 - Clube da Luthieria Amadora #010 - Clube dos amantes só das 4 cordas #008 - Clube Adriano Engel #005
Siga nossas redes sociais:
https://facebook.com/doctor.froid
http://instagram.com/doctor.froid
Renato
Renato
Membro

Mensagens : 6223
Localização : Mogi Guaçu SP (Made in Recife PE)

Ir para o topo Ir para baixo

Equalização de baixo para inicante Empty Re: Equalização de baixo para inicante

Mensagem por URSOBHZ Sex Jan 22, 2010 10:10 am

Eu pensava em arrumar mais "tralha", comprando um equalizador (já tenho uam Digitech BP80, um ADI21 e um Yamaha NE1).

Meu amp é pequeno (um COndor BA30), cuja equalização é limitada. Mas é um bom amp!

Recentemente comecei a "brincar" com as opções que tenho: NE1 + ADI + equalização amp; NE1 + BP80 +equalização amp; ADI + BP80 +equalização amp; e isso ai com amp em flat.

Resultado: não preciso de um equalizador (ia gastar $$ sem necessidade) tampouco de um amp mais potente por um tempo! Essa "mistureba" me mostrou novas possibilidades advindas do meu então "limitado" BA30 (limitação ficticia minha, diga-se: era eu quem não sabia como usa-lo corretamente, explorando todo o seu potencial)!!
URSOBHZ
URSOBHZ
Membro

Mensagens : 1626
Localização : Mineiro, perdido no interior de São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Equalização de baixo para inicante Empty Re: Equalização de baixo para inicante

Mensagem por Eduardo Chaves Sex Jan 22, 2010 10:28 am

KIQ escreveu:
Eduardo Chaves escreveu:Pegue cada "piruzinho" e vai girando pra ver se o som agrada! Tem que sentar com calma mesmo...

Sentar aonde? Shocked
Não use as palavras Sentar e Piruzinho na mesma frase, por favor! clown

Desculpa, não resisti ...

Mas assim ... o fato de ser iniciante no contrabaixo não muda o fato dele já ter tocado violão, não é mesmo? Uma noção às mudanças de timbre ele deve ter ... mas segue as dicas, fuça só no amp + baixo ... depois voce se familiariza com os Piruzinhos ... (ta, desculpa hahaha)

MAs são sete! Literalmente uma caral**da de botão entende? Ai tem que ir com calma... Sentar e relaxar! rendeer

allexcosta escreveu:Voltando ao assunto. So pra lembrar, o Nico SEMPRE tocou com tudo flat e tirava os diferentes sons na mao...

Eu me amarro nisso! Eu não compro pedia por isso... tento tirar o que quero na mão, na raça, e amp em flat. MAs não sou um Nico Assumpção tocando... Rolling Eyes
Eduardo Chaves
Eduardo Chaves
Membro

Mensagens : 5519
Localização : Rio de Janeiro - RJ

http://www.eduardochaves.kinghost.net

Ir para o topo Ir para baixo

Equalização de baixo para inicante Empty Re: Equalização de baixo para inicante

Mensagem por HCSC Sex Jan 22, 2010 10:32 am

Vejam bem, a opção de comprar o equalizer foi:
1º - Houve um certo concenso nos fóruns sobre o assunto que o cubo staner bx200 era muito bom em termos de resistência e se precisasse fazer um show num lugar mais aberto ele aguentava legal, que ele é melhor que os meteoros da vida e similares e o preço dele é camarada comparado aos demais (achei até por 905,00 à vista na net. Porém no quesito equalização ele é muito fraco e necessitava de um equalizer para suprir essa deficiência. Foram inúmeros casos de pessoas que relataram usar equalizador.

2º Aqui em vitória um boss equalizer custa na loja 400,00 achei na eimusica no saldão de natal por 240,00 à vista e aí meu irmão, não deu pra resistir.

3º Eu toquei guitarra base numa banda dos meus 17 até os 19 anos e depois parei total. Só agora resolvi voltar a tocar mas como disse no baixo (Por sorte já sou muito bem casado e com filho, meus dotes físicos já não são mais aqueles de 20 anos atrás então não preciso, na verdade nem conseguiria ficar pegando gatinhas por aí) e desde aquele tempo que já vai quase 20 anos Boss sempre foi Boss e é raro alguém falar mal dele, contudo sobre os outros nacionais sempre tem quem fala bem e outros tantos falando mal e aí por 100,00 eu prefiro optar pelo que é mais garantido e na hora de me desfazer ninguém ou quase ninguém vai torcer o nariz por ser um Boss. "Éca boss!!!"

Tenho mais de 50 músicas compostas e estamos começando a passar o repertório e eu realmente quero dentro das limitações do meu equipamento tirar um som mais bacana possível.

Aproveito pra fazer mais uma pergunta: é comum alterar a equalização de acordo com a música no show ou a configuração que vc escolhe é para todo o repertório?
HCSC
HCSC
Membro

Mensagens : 192
Localização : Vitoria

Ir para o topo Ir para baixo

Equalização de baixo para inicante Empty Re: Equalização de baixo para inicante

Mensagem por andremega Sex Jan 22, 2010 10:39 am

cara, se é iniciante e não sabe mexer com eq, esquece ele por enquanto. Quando aprender a timbrar o baixo aí comece a pesquisar. Usá-lo agora só vai confundir mais.

penso assim...
andremega
andremega
Membro

Mensagens : 2878
Localização : Paraíba - Patos/João Pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

Equalização de baixo para inicante Empty Re: Equalização de baixo para inicante

Mensagem por URSOBHZ Sex Jan 22, 2010 10:42 am

^^ Acho que o mais comum, "durante o show/apresentação" é você utilizar os controles de equalização (tone) do próprio baixo, e não na amplificação/pedais
URSOBHZ
URSOBHZ
Membro

Mensagens : 1626
Localização : Mineiro, perdido no interior de São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Equalização de baixo para inicante Empty Re: Equalização de baixo para inicante

Mensagem por andremega Sex Jan 22, 2010 10:46 am

CAra, os links q o alex postou falam sobre isso. O eq serve principalmente para se corrigir um som. Em um show pode compensar o excesso ou a falta de graves que resultam do ambiente. Um eq grafico terá essa função quase que primordialmente.

Em um pedal, se vc for trocar de equailzaçao o show todo, 10 musicas levarão 5 horas pra tocar. Então ou vc usa como efeito (para dar um boost para slaps, solos ou para o gravão do reggae ou mesmo compensar agudo de corda velha - prefiro vervê-las no caso :-), ou usa como correção.

Já postei em outro tópico: o eq tem maior chance de destruir o som da banda do que melhorar o do instrumento. Por isso é melhor usar o eq do amp. O desse meteoro resolve o problema, pode ter certeza.
andremega
andremega
Membro

Mensagens : 2878
Localização : Paraíba - Patos/João Pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

Equalização de baixo para inicante Empty Re: Equalização de baixo para inicante

Mensagem por Eduardo Chaves Sex Jan 22, 2010 10:54 am

Aproveito pra fazer mais uma pergunta: é comum alterar a equalização de acordo com a música no show ou a configuração que vc escolhe é para todo o repertório?

Não diria comum, mas acontece sim. Vem do gosto da pessoa. Eu não mudo muito o timbre do baixo pra tocar. Como falei acima, só deixo ele com mais grave.

E não adianta cara. tem que escutar o som que te agrada. Procurar sua identidade de som, e isso não acontece de um dia pro outro. up
Eduardo Chaves
Eduardo Chaves
Membro

Mensagens : 5519
Localização : Rio de Janeiro - RJ

http://www.eduardochaves.kinghost.net

Ir para o topo Ir para baixo

Equalização de baixo para inicante Empty Re: Equalização de baixo para inicante

Mensagem por leopeixoto Sex Jan 22, 2010 11:36 am

Com certeza o eq da Boss é muito bom, não é essa a questão. A questão é como você vai encontrar o som que te agarada.

Minha sugestão como já falei é testar primeiro só com o amp, os controles de grave, médio e agudo no cinco. Ai você toca e pensa: tá com muito médio. Tenta regular o eq do amp para se acostumar com ele. Depois que você já tiver quebrado a cabeça com ele, tenta usar o pedal junto.

Eu repetiria o processo do início: eq do amp todo no cinco, eq do pedal todo no centro. A partir dai tenta variar os controles do pedal para buscar o timbre ideal para você.

Só para te animar um pouco mais: O timbre que fica ótimo no seu quarto pode ficar uma porcaria na casa de show. Você vai ter que regular na hora de acordo com o local onde irá tocar.

____________________________
Fender Club #18, Gallien Krueger Club #17
leopeixoto
leopeixoto
Membro

Mensagens : 265
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Equalização de baixo para inicante Empty Re: Equalização de baixo para inicante

Mensagem por HCSC Sex Jan 22, 2010 12:35 pm

leopeixoto escreveu:Só para te animar um pouco mais: O timbre que fica ótimo no seu quarto pode ficar uma porcaria na casa de show. Você vai ter que regular na hora de acordo com o local onde irá tocar.

!!Agora é que FUD*U!!! affraid
HCSC
HCSC
Membro

Mensagens : 192
Localização : Vitoria

Ir para o topo Ir para baixo

Equalização de baixo para inicante Empty Re: Equalização de baixo para inicante

Mensagem por Thales_Sr Sex Jan 22, 2010 12:59 pm

1º - Houve um certo concenso nos fóruns sobre o assunto que o cubo staner bx200 era muito bom em termos de resistência e se precisasse fazer um show num lugar mais aberto ele aguentava legal, que ele é melhor que os meteoros da vida e similares e o preço dele é camarada comparado aos demais (achei até por 905,00 à vista na net. Porém no quesito equalização ele é muito fraco e necessitava de um equalizer para suprir essa deficiência. Foram inúmeros casos de pessoas que relataram usar equalizador.

Pessoas que sabem o que fazer com um equalizer. Comprar sem saber o que fazer não ajuda...
Eu tive um equalizer e usava bastante o BX-200. Não vi utilidade pro pedal, acabava sempre deixando ele encostado, até que resolvi vender.

2º Aqui em vitória um boss equalizer custa na loja 400,00 achei na eimusica no saldão de natal por 240,00 à vista e aí meu irmão, não deu pra resistir.
Legal, pagou barato mesmo. Mas novamente, se não teve utilidade, não precisava ter gasto. Mais uma vez digo: Deixa o equalizer encostado aí, se vira com baixo + ampli por enquanto.

3º Eu toquei guitarra base numa banda dos meus 17 até os 19 anos e depois parei total. Só agora resolvi voltar a tocar mas como disse no baixo (Por sorte já sou muito bem casado e com filho, meus dotes físicos já não são mais aqueles de 20 anos atrás então não preciso, na verdade nem conseguiria ficar pegando gatinhas por aí) e desde aquele tempo que já vai quase 20 anos Boss sempre foi Boss e é raro alguém falar mal dele, contudo sobre os outros nacionais sempre tem quem fala bem e outros tantos falando mal e aí por 100,00 eu prefiro optar pelo que é mais garantido e na hora de me desfazer ninguém ou quase ninguém vai torcer o nariz por ser um Boss. "Éca boss!!!"

Boss é qualidade de construção garantida. De som, nem sempre. Depende um pouco do gosto do cara, e de qual pedal estamos falando.

Aproveito pra fazer mais uma pergunta: é comum alterar a equalização de acordo com a música no show ou a configuração que vc escolhe é para todo o repertório?

Depende do repertório... Normalmente a equalização pra reggae não presta pra quem toca progressivo, que também não serve pra quem toca forró, e por aí vai.... Acho que exagerei no exemplo, mas serve pra entender.
Porém, eu gosto de fazer uma equalização balanceada, e tirar os timbres diferentes só mexendo no bass (no meu caso, passivo).

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Equalização de baixo para inicante Empty Re: Equalização de baixo para inicante

Mensagem por G. Kanazawa Sex Jan 22, 2010 1:40 pm

Entra no site da Boss e testa os presets do Bass Equalizer... veja um que te agradou e vai moldando conforme seu gosto... não tem formula, é gosto mesmo...

E dificilmente vc vai trocar de equalização tão radicalmente durante um show, é mais fácil trocar de baixo pra isso...

____________________________
Digitando tudo sem acento, lamento o transtorno.
G. Kanazawa
G. Kanazawa
Membro

Mensagens : 1074
Localização : Mie, Japão

Ir para o topo Ir para baixo

Equalização de baixo para inicante Empty Re: Equalização de baixo para inicante

Mensagem por Toninho (Tequeba) Sex Jan 22, 2010 5:26 pm

Pessoal,
Eu sou uma anta tb, pois comprei isso e aquilo e na verdade o que faz o seu som nascer é um pouco de talento e estudo + estudo + estudo.
Ai vc tira um bom som até de lata de sardinha. rsrsrsrs

____________________________
Toninho

Pouco importam as notas na música, o que conta são as sensações produzidas por elas.
____________________________________________________________________________________
Squier Club # 30 - Clube dos Pedreiros #41 - Clube dos Amantes Só de 4 cordas #17
Toninho (Tequeba)
Toninho (Tequeba)
Membro

Mensagens : 721
Localização : Sampa

Ir para o topo Ir para baixo

Equalização de baixo para inicante Empty Re: Equalização de baixo para inicante

Mensagem por Danuco Sáb Jan 23, 2010 10:56 am

HCSC, ja está com o baixo e o amp ai? Ja tocou com eles? Nao adianta ficar muito na teoria... primeiro voce liga o som do baixo + amp e diga ai pra gente o que achou!
Danuco
Danuco
Membro

Mensagens : 558
Localização : Rio de Janeiro

http://www.broitenta.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Equalização de baixo para inicante Empty Re: Equalização de baixo para inicante

Mensagem por HCSC Qua Fev 03, 2010 7:27 pm

Danuco escreveu:HCSC, ja está com o baixo e o amp ai? Ja tocou com eles? Nao adianta ficar muito na teoria... primeiro voce liga o som do baixo + amp e diga ai pra gente o que achou!

Poxa irmãozinho tá meio difícil por enquanto, eu ainda não consigo perceber nada de estraordinário com e sem EQ. Ainda tô apanhando ainda mais agora que adquiri um CEB-2. Mas vou aos poucos tentando apurar os ouvidos.
HCSC
HCSC
Membro

Mensagens : 192
Localização : Vitoria

Ir para o topo Ir para baixo

Equalização de baixo para inicante Empty Re: Equalização de baixo para inicante

Mensagem por Danuco Qua Fev 03, 2010 9:40 pm

Se for usar o CEB-2, deixe todos os botões de equalização do amp no meio.

Acho que querer um som extraordinário desta configuração é um pouco demais... heheheh

Entenda também que o som do baixo sozinho é um, e na banda é outro! A acústica do seu quarto tambem influencia MUITO no timbre.
Danuco
Danuco
Membro

Mensagens : 558
Localização : Rio de Janeiro

http://www.broitenta.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Equalização de baixo para inicante Empty Re: Equalização de baixo para inicante

Mensagem por Thales_Sr Qua Fev 03, 2010 11:18 pm

Poxa irmãozinho tá meio difícil por enquanto, eu ainda não consigo perceber nada de estraordinário com e sem EQ. Ainda tô apanhando ainda mais agora que adquiri um CEB-2. Mas vou aos poucos tentando apurar os ouvidos.

Tá procurando sarna pra se coçar
Tá procurando sarna pra se coçar
Me leva nesse embalo
Lá, la, ê, lá, lá, ilá
Me leva nesse embalo
Lá, la, ê, lá, lá, ilá
(...)

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Equalização de baixo para inicante Empty Re: Equalização de baixo para inicante

Mensagem por allexcosta Qua Fev 03, 2010 11:25 pm

Thales_Sr escreveu:Tá procurando sarna pra se coçar
Tá procurando sarna pra se coçar
Me leva nesse embalo
Lá, la, ê, lá, lá, ilá
Me leva nesse embalo
Lá, la, ê, lá, lá, ilá(...)

Vixe, virou baiano mesmo!!! É o cheiro do cacau... Laughing

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Equalização de baixo para inicante Empty Re: Equalização de baixo para inicante

Mensagem por Eduardo Chaves Qui Fev 04, 2010 9:17 am

point
Eduardo Chaves
Eduardo Chaves
Membro

Mensagens : 5519
Localização : Rio de Janeiro - RJ

http://www.eduardochaves.kinghost.net

Ir para o topo Ir para baixo

Equalização de baixo para inicante Empty Re: Equalização de baixo para inicante

Mensagem por Thales_Sr Qui Fev 04, 2010 10:11 am

Vixe, virou baiano mesmo!!! É o cheiro do cacau... Laughing

ehhehe... mas eu sou baiano! nascido em Itabuna/BA

É que o rapaz já estava se queixando que não conseguia equalizar, e a gente sugerindo a ele esquecer o pedal por enquanto, aí ele vai e compra outro... Acho que ele ta procurando problema :S

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Equalização de baixo para inicante Empty Re: Equalização de baixo para inicante

Mensagem por maquiro Qui Fev 04, 2010 12:08 pm

"Não existe vento favorável para o marinheiro que não sabe aonde quer ir"

HCSC, acho que primeiro você deve ouvir bastante música no mesmo estilo das suas e atentar para como soa o baixo.

Depois de ter certeza de qual o som que você quer para seu baixo, tenta reproduzí-lo apenas com baixo+amp, começando da posição de tudo flat (sem acréscimos ou cortes de frequências).

Lembre-se que o som varia dependendo também com o local em que você toca as cordas (mão direita, para os destros), mais agudo perto da ponte e, logicamente, mais grave perto do braço.

Se mesmo assim não conseguir o som que está na sua cabeça, ai começa a mexer nos botões do baixo, alternado os captadores e o tom. Se ainda não chegou lá, tenta no amplificador, começando pelos médios.

É uma sugestão.

Abraço

____________________________
Clube SX: #5 - Clube Yamaha: #3 - Clube Staner Bass Amplifier: #21 - Clube Baixolão: #51 - Clube Strinberg: #34
maquiro
maquiro
Membro

Mensagens : 150
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Equalização de baixo para inicante Empty Re: Equalização de baixo para inicante

Mensagem por HCSC Qui Fev 04, 2010 3:47 pm

É povo eu sei que a gente se afoba de vez enquando. É que eu nunca toquei baixo e quando toquei à quase 20 anos atrás era guitarra, e aí um bom pedal fazia diferença pra incrementar a música. Tô apanhando, um pouco por teimosia, mas o som do baixo com o chorus fica show e cabe direitinho em algumas das minhas músicas. Só pra apavorar eu já tô pensando em um driver pra em algumas músicas ganhar um pouco de peso. "Tô doido!!!, Tô doido!!!"

E se tudo rolar bem eu acho que mais uns 3 meses vai dar pra criar um myspace com algumas músicas da minha banda e aí vocês poderam conferir e dar seus conselhos que serão sempre bem vindos.
HCSC
HCSC
Membro

Mensagens : 192
Localização : Vitoria

Ir para o topo Ir para baixo

Equalização de baixo para inicante Empty Re: Equalização de baixo para inicante

Mensagem por Marck Dom Fev 21, 2010 6:17 pm

A Equalização e de acordo com o som que você quer, com o timbre que você quer. Mais o iniciante sempre se perde nisso. faça assim coloque todos os knobs no meio e va alterando um a um de acordo com oque vc achar melhor. ow caso seu cubo seja como o meu coloque essa eq aqui:

Low Mid: 8 (em uma escala de 0-10)
Hi Mid: 2
Bass: 5
Treble: 3
Marck
Marck
Membro

Mensagens : 560
Localização : Resende-RJ

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=16398103810522607288&am

Ir para o topo Ir para baixo

Equalização de baixo para inicante Empty Re: Equalização de baixo para inicante

Mensagem por The Viper Dom Fev 21, 2010 7:45 pm

Ta aqui um tópico que tirou varias duvidas minhas!

____________________________
FROSTMORNING - http://myspace.com/frostmorning
The VIPER - http://myspace.com/theviperbass

Clube Pedaleiras e Efeitos Digitais #001 - Clube Rock/Metal #022 - Clube Washburn #006 - Clube Nerds, Geeks e Afins #018 - Clube 5 ou mais Cordas #001
The Viper
The Viper
Membro

Mensagens : 842
Localização : Americana, SP

http://www.myspace.com/theviperbass

Ir para o topo Ir para baixo

Equalização de baixo para inicante Empty Re: Equalização de baixo para inicante

Mensagem por Rá_Bass Sex Mar 12, 2010 12:05 am

Boa noite Galera! bom nem olhei se o Tópico está sendo utilizado nesse periodo ou se foi esquecido, pois to com maior sono kkk
mas seguinte ... HCSC a galera te deu altos conselhos e pelo q vi vc usou pouco ou nem usou , pois vc nem deu resposta se testou o que a galera falou !!!
Eu aconselharia tudo q falaram ai em cima, ir testando aos poucos!
como tb já foi dito, depende mt de qual estilo de música vc ou sua banda quer tocar , vc pode escutar bandas do estilo q vc quer tocar e tentar ver o timbre q o cara usa ...
exemplo MEU é que em músicas como axé , forró, pagode ... abuse do médio, Reggae, hip hop acho q o grave tem q ficar aveludado ... e por ai vai, tem mt diferença, pois pode haver situações que vc peçam o inverso!
eu sempre mudava os timbres tocando em show no próprio contra baixo ... depois comprei um equalize como o seu mas pra usar como alternativa em algumas situações ... e por fim tenho uma pedaleira GT-10b e nela configurei varios timbres , pra usar em diversas situações! Mas valorize o som deu seu Bass !

____________________________
Rá_Bass - Banda RG5 - Baixo Art Wood 6 Cordas - Pedaleira da Boss GT10b - pedal GEB - 7 - Cubo Hartke A70
Rá_Bass
Rá_Bass
Membro

Mensagens : 74
Localização : Alegre ES

Ir para o topo Ir para baixo

Equalização de baixo para inicante Empty Re: Equalização de baixo para inicante

Mensagem por Rá_Bass Sex Mar 12, 2010 12:07 am

Caraca o sono mata a digitação da gente ! kkk

____________________________
Rá_Bass - Banda RG5 - Baixo Art Wood 6 Cordas - Pedaleira da Boss GT10b - pedal GEB - 7 - Cubo Hartke A70
Rá_Bass
Rá_Bass
Membro

Mensagens : 74
Localização : Alegre ES

Ir para o topo Ir para baixo

Equalização de baixo para inicante Empty Re: Equalização de baixo para inicante

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos