Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Diferença entre CAPTADORES Ativo e Passivos

+37
kiki
Lucas Sales Batista
edumoraes
Moisés Simeão
malka_aff
humberto_filho8
jaderbarbosa
LucianoLMO
Yngway
NeyBass
Murilo_HRU
Colono
DFT®
frederickamv
cvmoretti
juninho lima
Gomba
cristianosantos
ct.colela
CG
Lapetina
M2_Bassplayer
gobatto
SILVIAO
Thales_Sr
José Carlos
rafammbass
Rafael FindanS
Cantão
edu_carvalho
Mauricio Luiz Bertola
lcalazans
cleitonbassline1
JAZZigo
andremega
allexcosta
Nando Medeiros
41 participantes

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

Diferença entre CAPTADORES Ativo e Passivos Empty Diferença entre CAPTADORES Ativo e Passivos

Mensagem por Nando Medeiros Dom Jan 31, 2010 12:32 am

Bom, eu aqui novamente, com mais uma duvida que gostaria de sanar...

Em várias procuras ... não encontrei muita coisa específica sobre isto.
Concordo que seja uma pergunta bem de principiante mesmo, mas é verdade que em eletrônica do instrumento não sou o melhor hehehe.

Desta forma, se alguém puder ajudar, já agradeço...


Seguinte:
- Existe diferença entre captadores ativos e passivos ou quem diferencia de fato é o pré-amplificador?

Obrigado.
Nando Medeiros
Nando Medeiros
Membro

Mensagens : 873
Localização : Floripa.

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença entre CAPTADORES Ativo e Passivos Empty Re: Diferença entre CAPTADORES Ativo e Passivos

Mensagem por allexcosta Dom Jan 31, 2010 3:32 am

Captadores ativos acordam cedo pra correr, produzem bastante no trabalho, vao pra academia, etc...

Captadores passivos acordam mais tarde, gostam de ver TV sentados no sofa, comendo pipoca e nunca fazem hoje o que podem deixar pra amanha...


Última edição por allexcosta em Dom Jan 31, 2010 5:27 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Sintaxe)

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença entre CAPTADORES Ativo e Passivos Empty Re: Diferença entre CAPTADORES Ativo e Passivos

Mensagem por andremega Dom Jan 31, 2010 5:17 am

talvez por isso os passivos sejam mais adequados pro rock tradicional... são uns vagabundos mesmo, como todo bom roqueiro deve (parecer) ser!!!

:-)


O captador é ATIVO pq precisa de ENERGIA para funcionar, pois o PREAMP integrado só funciona assim.

O passivo conta somente com a energia da transdução do movimento das cordas.


Agora, ou não entendi sua pergunta ou vc não olhou no famoso Google... só no Cifraclube tem usn 50 tópicos sobre isso.
andremega
andremega
Membro

Mensagens : 2878
Localização : Paraíba - Patos/João Pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença entre CAPTADORES Ativo e Passivos Empty Re: Diferença entre CAPTADORES Ativo e Passivos

Mensagem por Nando Medeiros Seg Fev 01, 2010 12:37 am

Bom, acho que não fui muito bem entendido ou muito claro.

Mesmo com as procuras a duvida não foi respondida em várias pesquisas...

Em resumo, alguém sabe me dizer se há diferenças na construção dos dois tipos de captadores - materiais, configurações, desenho (estrutural) do captador?
Nando Medeiros
Nando Medeiros
Membro

Mensagens : 873
Localização : Floripa.

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença entre CAPTADORES Ativo e Passivos Empty Re: Diferença entre CAPTADORES Ativo e Passivos

Mensagem por andremega Seg Fev 01, 2010 2:12 am

No meu entender não há obrigatoriedade de diferenças construtivas. Aparentemente os ativos tem menos voltas nas bobinas e imas mais fracos por contarem com o preamp.

Há diferentes formas de construção, materiais e configurações de bobinas, independente se for ativo ou passivo. Acredito que o fabricante possa fazer o mesmo captador em versão ativa e passiva.

Afinal, eles basicamente são a mesma coisa: imas envoltos em fios.

Uma dica:

http://www.ultimate-guitar.com/forum/archive/index.php/t-459770.html
andremega
andremega
Membro

Mensagens : 2878
Localização : Paraíba - Patos/João Pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença entre CAPTADORES Ativo e Passivos Empty Re: Diferença entre CAPTADORES Ativo e Passivos

Mensagem por Nando Medeiros Seg Fev 01, 2010 2:18 am

Obrigado André,

Dúvida praticamente tirada hehe.

É que tal questionamento já vinha há alguns meses em pesquisas sobre captadores a serem comprados e achava muitos captadores para os mesmo usos e especificações, mas em um lugar dizia ativo em outro passivo. (E isto não fora verificado uma ou duas vezes)

Obrigado novamente.
Nando Medeiros
Nando Medeiros
Membro

Mensagens : 873
Localização : Floripa.

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença entre CAPTADORES Ativo e Passivos Empty Re: Diferença entre CAPTADORES Ativo e Passivos

Mensagem por JAZZigo Seg Fev 01, 2010 9:12 am

Nando Medeiros escreveu:Obrigado André,

Dúvida praticamente tirada hehe.

É que tal questionamento já vinha há alguns meses em pesquisas sobre captadores a serem comprados e achava muitos captadores para os mesmo usos e especificações, mas em um lugar dizia ativo em outro passivo. (E isto não fora verificado uma ou duas vezes)

Obrigado novamente.
Opa, Nando Medeiros!

A grande vantagem do captador ativo é a ausência quase total de "hum" (ruído). Isto porque ele gera um campo magnético mais fraco, menos suscetível a interferências e, por isto, precisa de um preamp interno (embutido no próprio captador), alimentado por uma bateria, para aumento do sinal. Por esta mesma razão, diferentemente do captador passivo, as cordas devem ficar o mais próximas possível do captador ativo.

Uma coisa que costuma gerar muita confusão é quando se diz: "instrumento ativo". Um instrumento ativo pode ter captação ativa com ou sem equalização ativa (preamp onboard), ou pode ter captação passiva com equalização ativa (preamp onboard).

A controvérsia existente sobre qual o tipo de captação é melhor ou pior, para mim, é uma perda de tempo. Isto não existe... por exemplo, temos aí os notórios e fantásticos Alembic com seus captadores ativos desde os anos 70 e temos aí os notórios e fantásticos Fender passivões desde os anos 50.

____________________________
"Odeio o ouvinte de memória fiel demais." (Erasmo de Rotterdam, 1466-1536†)
Avatar: Vantage VA900B Devil Bass (Made in Japan by Matsumoku Industrial Co., Ltd. - 1981) - Powered by DiMarzio DP296G Relentless Middle Pickup Set
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença entre CAPTADORES Ativo e Passivos Empty Re: Diferença entre CAPTADORES Ativo e Passivos

Mensagem por Nando Medeiros Seg Fev 01, 2010 11:17 am

Pois é Jazzigo,

Aqui eu pergunto não sobre qual é melhor, preferido, melhor timbre... mais barato ou etc. Concordo contigo, estas questões são pessoais e não se tem por que discuti-los.

Contudo, aqui me questiono sobre questões mais técnincas, do porque um captador pode ter suas duas versões, ativo e passivo.

Estou em busca mais das questões - "físicas/químicas/matemáticas" de um modelo e do outro.. hehehe.

Já aprendi aqui e em um outro forum internacional, que os passivos geram uma corrente elétrica maior que a produzida pelos captadores ativos.
Assim os captadores ativos precisam de um circuito pré-amplificador para tornar a corrente mais "entendível" para o amplificador.

Assim também me pergunto:
1 - Geram uma maior corrente por terem captadores mais "poderosos" com uma "bobina" e fiação consideravelmente maiores que os ativos?

2 - Os captadores ativos utilizam materiais menos condutores (mais baratos) na sua construção? (O preço não menciona este tipo de diferença.

2.1 - Ou os captadores ativos apenas utilizam menos voltas das bobinas que geram o campo magnético?

2.2 - Talves estes caps ativos representem um menor custo para a empresa, pois utiliza menos matéria-prima e é mais rápida sua produção - (faço minha hipótese aqui)

Bom, obrigado.
Nando Medeiros
Nando Medeiros
Membro

Mensagens : 873
Localização : Floripa.

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença entre CAPTADORES Ativo e Passivos Empty Re: Diferença entre CAPTADORES Ativo e Passivos

Mensagem por JAZZigo Seg Fev 01, 2010 11:45 am

Nando Medeiros escreveu:Pois é Jazzigo,

Aqui eu pergunto não sobre qual é melhor, preferido, melhor timbre... mais barato ou etc. Concordo contigo, estas questões são pessoais e não se tem por que discuti-los.

Contudo, aqui me questiono sobre questões mais técnincas, do porque um captador pode ter suas duas versões, ativo e passivo.

Estou em busca mais das questões - "físicas/químicas/matemáticas" de um modelo e do outro.. hehehe.

Já aprendi aqui e em um outro forum internacional, que os passivos geram uma corrente elétrica maior que a produzida pelos captadores ativos.
Assim os captadores ativos precisam de um circuito pré-amplificador para tornar a corrente mais "entendível" para o amplificador.

Assim também me pergunto:
1 - Geram uma maior corrente por terem captadores mais "poderosos" com uma "bobina" e fiação consideravelmente maiores que os ativos?

2 - Os captadores ativos utilizam materiais menos condutores (mais baratos) na sua construção? (O preço não menciona este tipo de diferença.

2.1 - Ou os captadores ativos apenas utilizam menos voltas das bobinas que geram o campo magnético?

2.2 - Talves estes caps ativos representem um menor custo para a empresa, pois utiliza menos matéria-prima e é mais rápida sua produção - (faço minha hipótese aqui)

Bom, obrigado.
Bom, agora você me apertou!

Essas questões mais técnicas realmente não são do meu conhecimento. Mas temos alguns engenheiros eletricistas aqui no fórum, além, claro, dos luthiers... talvez um deles possa ajudá-lo. Tente o tópico fixo do Thales para começar: http://bass.forumeiros.com/pickups-eletronica-f18/eletronica-aplicada-a-musica-com-thales_sr-t2222.htm

____________________________
"Odeio o ouvinte de memória fiel demais." (Erasmo de Rotterdam, 1466-1536†)
Avatar: Vantage VA900B Devil Bass (Made in Japan by Matsumoku Industrial Co., Ltd. - 1981) - Powered by DiMarzio DP296G Relentless Middle Pickup Set
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença entre CAPTADORES Ativo e Passivos Empty Re: Diferença entre CAPTADORES Ativo e Passivos

Mensagem por Nando Medeiros Seg Fev 01, 2010 11:50 am

Valeu, muito obrigado!
Nando Medeiros
Nando Medeiros
Membro

Mensagens : 873
Localização : Floripa.

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença entre CAPTADORES Ativo e Passivos Empty Re: Diferença entre CAPTADORES Ativo e Passivos

Mensagem por cleitonbassline1 Ter Mar 16, 2010 3:38 pm

ai amigo os meus captadores são passivos cafter e o circuito ativo tone chaser tc3 onbord esse sou eu fazendo um trampo a qui com uns colegas...
cleitonbassline1
cleitonbassline1
Membro

Mensagens : 218
Localização : porto velho RONDONIA

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença entre CAPTADORES Ativo e Passivos Empty Re: Diferença entre CAPTADORES Ativo e Passivos

Mensagem por lcalazans Seg maio 10, 2010 9:47 pm

Gostaria de sanar uma dúvida: Se forem ligados captadores ativos de forma passiva, isto é, sem circuito eles não funcionarão adequadamente pq necessitam do pré para realizar o casamento de impedâncias ? Agradeço ! abs @-)

____________________________
Round's the bests !
lcalazans
lcalazans
Membro

Mensagens : 456
Localização : Santos

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença entre CAPTADORES Ativo e Passivos Empty Re: Diferença entre CAPTADORES Ativo e Passivos

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg maio 10, 2010 10:09 pm

Captadores ativos NÃO PODEM ser ligados sem o circuito.
Os capts ativos tem muito menor nº de voltas na bobina, portanto, sua "saída" (para usar termos leigos) é menor, portanto precisam ser "alimentados".
A construção dos ativos é mais complexa, posto que precisam de alimentação, e muitos tem a carcaça fechada (não podem ser abertos facilmente, e, se danificados, dificilmente podem ser consertados). Seus circuitos de pré amplificação também são mais complexos.
Existem também circuitos "ativados". Ou seja; usam capts passivos mais adicionam um pré amp de baixa impedância (como nos Musicman). O pré atua como um equalizador paramétrico.
As 3 formas tem vantagens e desvantagens.
Eu, pessoalmente, prefiro a sonoridade dos captadores passivos.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença entre CAPTADORES Ativo e Passivos Empty Re: Diferença entre CAPTADORES Ativo e Passivos

Mensagem por edu_carvalho Seg maio 10, 2010 10:27 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:
Eu, pessoalmente, prefiro a sonoridade dos captadores passivos.

(2)
edu_carvalho
edu_carvalho
Membro

Mensagens : 1634
Localização : João Pessoa_pb

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença entre CAPTADORES Ativo e Passivos Empty Re: Diferença entre CAPTADORES Ativo e Passivos

Mensagem por Cantão Seg maio 10, 2010 10:58 pm

edu_carvalho escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:
Eu, pessoalmente, prefiro a sonoridade dos captadores passivos.

(2)
(3)... up

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21706
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença entre CAPTADORES Ativo e Passivos Empty Re: Diferença entre CAPTADORES Ativo e Passivos

Mensagem por Rafael FindanS Seg maio 10, 2010 11:38 pm

Viva o vintage!

____________________________
findans@yahoo.com.br
Rafael FindanS
Rafael FindanS
Membro

Mensagens : 817
Localização : São Paulo/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença entre CAPTADORES Ativo e Passivos Empty Re: Diferença entre CAPTADORES Ativo e Passivos

Mensagem por rafammbass Seg maio 10, 2010 11:53 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Captadores ativos NÃO PODEM ser ligados sem o circuito.

Opa, Bertola! Você pode me explicar o motivo? Eu recentemente coloquei uma chave ativo/passivo no meu baixo, pois mudei o AJJ da ponte pra um humbucker, e eu uso ainda o AJJ do braço no modo passivo, mas ele permanece ligado. Qual seria o problema?

Obrigado!
rafammbass
rafammbass
Membro

Mensagens : 829
Localização : Ottawa, Canadá

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença entre CAPTADORES Ativo e Passivos Empty Re: Diferença entre CAPTADORES Ativo e Passivos

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter maio 11, 2010 12:21 am

Então ele NÃO é ativo como os EMG's e Bartolinis...Mas um captador passivo "ativado".
Abç
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença entre CAPTADORES Ativo e Passivos Empty Re: Diferença entre CAPTADORES Ativo e Passivos

Mensagem por José Carlos Ter maio 11, 2010 12:46 am

Tópico interessante!

Sempre imaginei que os captadores passivos possuíam bobinas com menos
voltas do que os ativos! Aliás, nem sabia da existência do circuito pré nos baixos ativos!!
Olhando por esse lado o som do captador passivo parece mais atraente hehe!

Outro detalhe dos captadores é sobre este tipo de material se não me engano, ouvi falar em captadores cerâmicos, em alcino.. o que seria esses termos e qual a diferença entre eles???
José Carlos
José Carlos
Membro

Mensagens : 2696
Localização : Congonhas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença entre CAPTADORES Ativo e Passivos Empty Re: Diferença entre CAPTADORES Ativo e Passivos

Mensagem por Thales_Sr Ter maio 11, 2010 8:02 am

Outro detalhe dos captadores é sobre este tipo de material se não me engano, ouvi falar em captadores cerâmicos, em alcino.. o que seria esses termos e qual a diferença entre eles???

É o material do qual é feito o magneto... Tem os cerâmicos, e o AlNiCo (que é, como o nome sugere, uma liga de Alumínio, Níquel e Cobalto).
Os primeiros captadores eram feitos de alnico, e a eles é normalmente creditado o som "vintage". Os captadores cerâmicos costumam dar uma sonoridade mais "etérea", ou mais moderna. É um som com menos médios, mais definido. A depender do baixo, dá aquele "som de ativo" (um som bem limpo, com agudos bem definidos).

Sempre imaginei que os captadores passivos possuíam bobinas com menos
voltas do que os ativos! Aliás, nem sabia da existência do circuito pré nos baixos ativos!!
O contrário... Caps passivos tem MAIS voltas que os ativos.
O número de voltas é um dos fatores que definem a saída ("volume") do captador.

Tem uns captadores da bartolini que são passivos em sua essência, mas são feitos para serem usados com o circuito da própria marca. Esses você consegue usar sem o circuito, mas a saída fica MUITO baixa, pois eles tem poucas voltas.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença entre CAPTADORES Ativo e Passivos Empty Re: Diferença entre CAPTADORES Ativo e Passivos

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter maio 11, 2010 8:05 am

^AlNiCo é a abreviatura de uma liga formada por Alumínio, Níquel e Cobalto. É o material tradicional para a confecção dos imãs, e proporciona uma sonoridade mais "suave", "encorpada" e "vintage". Tem, geralmente, menor "saída" e esse material "envelhece" com o tempo, perdendo condutibilidade, mas o timbre vai ficando cada vez mais "vintage". Os capts com imãs cerâmicos são mais "agressivos", tem maior saída, timbre com resposta de frequencia mais "aberta" e sonoridade mais "rascante"; os imãs são permanentes. Não há melhor ou pior, apenas diferentes.
Por exemplo: Para Precisions eu prefiro cerâmicos de alta saída (o baixo fica um "canhão"!).
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença entre CAPTADORES Ativo e Passivos Empty Re: Diferença entre CAPTADORES Ativo e Passivos

Mensagem por JAZZigo Ter maio 11, 2010 8:33 am

lcalazans escreveu:Gostaria de sanar uma dúvida: Se forem ligados captadores ativos de forma passiva, isto é, sem circuito eles não funcionarão adequadamente pq necessitam do pré para realizar o casamento de impedâncias ? Agradeço ! abs @-)
Question Question Question Question
Não entendi! Como tirar o circuito de dentro de um captador ativo? Muito provavelmente o captador será danificado!

____________________________
"Odeio o ouvinte de memória fiel demais." (Erasmo de Rotterdam, 1466-1536†)
Avatar: Vantage VA900B Devil Bass (Made in Japan by Matsumoku Industrial Co., Ltd. - 1981) - Powered by DiMarzio DP296G Relentless Middle Pickup Set
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença entre CAPTADORES Ativo e Passivos Empty Re: Diferença entre CAPTADORES Ativo e Passivos

Mensagem por SILVIAO Ter maio 11, 2010 9:08 am

rafammbass escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Captadores ativos NÃO PODEM ser ligados sem o circuito.

Opa, Bertola! Você pode me explicar o motivo? Eu recentemente coloquei uma chave ativo/passivo no meu baixo, pois mudei o AJJ da ponte pra um humbucker, e eu uso ainda o AJJ do braço no modo passivo, mas ele permanece ligado. Qual seria o problema?

Obrigado!

Rafam o AJJ-1 da Seymor duncan é um captador ativo que pode ser usado com o circuito externo(vol/ton) passivo ou com um circuito ativo(BTS, OBP3, etc).Pergunto a voce no seu baixo existe circuito ativo?SE Sim quando voce usa o modo passivo voce teoricamente estaria desligando apenas o circuito ativo , porque a Unica maneira de desligar o AJJ-1 por completo seria cortando a Alimentação do mesmo ok.O que pode estar acontecendo é o seguinte, no caso do pré ativo voce estaria apenas desligando opré externo mas o AJJ continua ligado entendeu?
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença entre CAPTADORES Ativo e Passivos Empty Re: Diferença entre CAPTADORES Ativo e Passivos

Mensagem por lcalazans Ter maio 11, 2010 9:09 am

JAZZigo escreveu: Question Question Question Question
Não entendi! Como tirar o circuito de dentro de um captador ativo? Muito provavelmente o captador será danificado!

Eu quis dizer o circuito que alimenta e pré-amplifica a saída dos caps; até pq, se eu entendi corretamente, na parte interna não há "circuito", mas apenas fio enrolado...é isso ?


Por falar em AlNiCo, alguém já usou ou sabe alguma coisa sobre os caps Fender Samarium Cobalt Noiseless Jazz Bass que custam um pouco mais que os 'comuns' ?

Qual seria seu diferencial ? o nome 'cobalto' indica presença desse elemento na liga, mas na prática o que Muda ?

Abs

____________________________
Round's the bests !
lcalazans
lcalazans
Membro

Mensagens : 456
Localização : Santos

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença entre CAPTADORES Ativo e Passivos Empty Re: Diferença entre CAPTADORES Ativo e Passivos

Mensagem por gobatto Ter maio 11, 2010 9:14 am

Icalazans, os captadores ativos possuem fio enrolado como os passivos, mas os fios dão poucas voltas no imã. Isso gera um sinal muito baixo, mas sem perda de sinais (agudos, principalmente) que ocorre nos captadores passivos. Pra resolver o problema do sinal de saida baixo, eles possuem um pre-amp no próprio captador, que amplifica o sinal. Um captador ativo sem circuito vai ficar um captador "sem som".
gobatto
gobatto
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 2614
Localização : Santo André - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença entre CAPTADORES Ativo e Passivos Empty Re: Diferença entre CAPTADORES Ativo e Passivos

Mensagem por JAZZigo Ter maio 11, 2010 9:36 am

lcalazans escreveu:
JAZZigo escreveu: Question Question Question Question
Não entendi! Como tirar o circuito de dentro de um captador ativo? Muito provavelmente o captador será danificado!

Eu quis dizer o circuito que alimenta e pré-amplifica a saída dos caps; até pq, se eu entendi corretamente, na parte interna não há "circuito", mas apenas fio enrolado...é isso ?
Ao contrário, há um preamp dentro do captador - vide:

"ANSWERS
What’s an active pickup, and why would I use one?
An active pickup is one that uses electronics to improve the sound and enhance its operation. There are a variety of ways to “Activate” a pickup. A simple “buffer” preamp will do the trick, but it will also amplify the hum and buzz the pickup produces. Just because a pickup is “active” doesn’t guarantee you’ll get great results. EMG pickups utilize an internal pre-amp (inside the pickup), which not only makes the pickup louder, it also reduces the noise!"
(from FAQ's EMG web page)

Justamente por isso, os captadores ativos possuem o fiozinho vermelho para conexão com a bateria.

____________________________
"Odeio o ouvinte de memória fiel demais." (Erasmo de Rotterdam, 1466-1536†)
Avatar: Vantage VA900B Devil Bass (Made in Japan by Matsumoku Industrial Co., Ltd. - 1981) - Powered by DiMarzio DP296G Relentless Middle Pickup Set
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença entre CAPTADORES Ativo e Passivos Empty Re: Diferença entre CAPTADORES Ativo e Passivos

Mensagem por JAZZigo Ter maio 11, 2010 9:43 am

"What is the difference between active and passive pickups?
Passive pickups use a magnetic source of energy and relatively large coils of wire to generate their signal. Active pickups use smaller coils of wire and have a preamp built into the pickup to boost the signal. The upside to active pickups is that the smaller coils in them make active pickups far less susceptible to outside interference and as a result they are very quiet. Also, with active pickups the output and EQ of the pickup can be changed and shaped by changing the parameters of the preamp. All active pickups operate off of a battery to power the preamp. Alternatively, most guitar players feel that passive guitar pick-ups have a more organic tone and a wider dynamic range. The end result is the vast majority of pickups sold are of the passive type."
(From FAQ's Seymour Duncan web page)

____________________________
"Odeio o ouvinte de memória fiel demais." (Erasmo de Rotterdam, 1466-1536†)
Avatar: Vantage VA900B Devil Bass (Made in Japan by Matsumoku Industrial Co., Ltd. - 1981) - Powered by DiMarzio DP296G Relentless Middle Pickup Set
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença entre CAPTADORES Ativo e Passivos Empty Re: Diferença entre CAPTADORES Ativo e Passivos

Mensagem por Thales_Sr Ter maio 11, 2010 10:00 am

Eu quis dizer o circuito que alimenta e pré-amplifica a saída dos caps; até pq, se eu entendi corretamente, na parte interna não há "circuito", mas apenas fio enrolado...é isso ?

Não... Captador ativo, como a maioria dos EMGs, tem o pré DENTRO daquela caixinha plástica. Não tem como separar a bobina do pré, nesse caso.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença entre CAPTADORES Ativo e Passivos Empty Re: Diferença entre CAPTADORES Ativo e Passivos

Mensagem por JAZZigo Ter maio 11, 2010 10:21 am

^
Isto!

Icalazans, talvez você tenha confundido captação ativa com equalização ativa (preamp onboard).

____________________________
"Odeio o ouvinte de memória fiel demais." (Erasmo de Rotterdam, 1466-1536†)
Avatar: Vantage VA900B Devil Bass (Made in Japan by Matsumoku Industrial Co., Ltd. - 1981) - Powered by DiMarzio DP296G Relentless Middle Pickup Set
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença entre CAPTADORES Ativo e Passivos Empty Re: Diferença entre CAPTADORES Ativo e Passivos

Mensagem por allexcosta Ter maio 11, 2010 10:36 am

Muita gente confunde captção ativa com baixo ativo.

Captadores ativos tem um pré DENTRO do captador. Esse pré precisa de energia.

Baixos ativos existem em diversas configurações, a saber:

- Captação passiva + circuito ativo
- Captação ativa + circuito passivo
- Captação ativa + circuito ativo

Todo baixo ativo usa bateria.

Baixos passivos tem captação passiva e circuito passivo (quanto tem circuito)

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença entre CAPTADORES Ativo e Passivos Empty Re: Diferença entre CAPTADORES Ativo e Passivos

Mensagem por José Carlos Ter maio 11, 2010 12:15 pm

Valeu pela explicação! Não sabia distinguir a diferença, creio que seja por isso que os captadores em alcino equipe os baixos modelo vintage, excelente!
José Carlos
José Carlos
Membro

Mensagens : 2696
Localização : Congonhas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença entre CAPTADORES Ativo e Passivos Empty Re: Diferença entre CAPTADORES Ativo e Passivos

Mensagem por lcalazans Ter maio 11, 2010 3:06 pm

Excelente explicação! got it !

Alex, vc complicou a minha vida... sua explicação anterior é mais didática ! Razz

Captadores ativos acordam cedo pra correr, produzem bastante no trabalho, vao pra academia, etc...
Captadores passivos acordam mais tarde, gostam de ver TV sentados no sofa, comendo pipoca e nunca fazem hoje o que podem deixar pra amanha....

Indica o que a maioria acabou dizendo: é uma questão de mero gosto e uso! up


Voltando...alguém já usou ou sabe alguma coisa sobre o samarium cobalt noiseless ?

____________________________
Round's the bests !
lcalazans
lcalazans
Membro

Mensagens : 456
Localização : Santos

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença entre CAPTADORES Ativo e Passivos Empty Re: Diferença entre CAPTADORES Ativo e Passivos

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter maio 11, 2010 4:41 pm

allexcosta escreveu:Muita gente confunde captção ativa com baixo ativo.

Captadores ativos tem um pré DENTRO do captador. Esse pré precisa de energia.

Baixos ativos existem em diversas configurações, a saber:

- Captação passiva + circuito ativo
- Captação ativa + circuito passivo
- Captação ativa + circuito ativo

Todo baixo ativo usa bateria.

Baixos passivos tem captação passiva e circuito passivo (quanto tem circuito)

Exato.
Completou mais objetivamente o que eu disse acima. Valeu Allex!
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença entre CAPTADORES Ativo e Passivos Empty Re: Diferença entre CAPTADORES Ativo e Passivos

Mensagem por José Carlos Ter maio 11, 2010 9:50 pm

Hoje pela tarde dei uma leve regulada no meu captador, nem tinha parado
para perceber, mas ele estava alinhado com as cordas, daí eu coloquei de
forma que ficassse mais próximo das agudas na altura e um pouco mais distante das graves.

O resultado foi que ele ganhou uma sonoridade e timbre na mesma altura e
fidelidade em todas as cordas! Ouvia com clareza e brilho todas as notas
executadas em qualquer corda em qualquer casa.

Um cuidado que não havia me prestado a tomar e o fiz revendo o conceito
dito no tópico sobre a captação ativa.
José Carlos
José Carlos
Membro

Mensagens : 2696
Localização : Congonhas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença entre CAPTADORES Ativo e Passivos Empty Re: Diferença entre CAPTADORES Ativo e Passivos

Mensagem por José Carlos Ter maio 11, 2010 9:51 pm

Isso só prova a mim mesmo o quão pouco tempo tenho dedicado ao
cuidado e regulagem do mesmo... cruel!
José Carlos
José Carlos
Membro

Mensagens : 2696
Localização : Congonhas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença entre CAPTADORES Ativo e Passivos Empty Re: Diferença entre CAPTADORES Ativo e Passivos

Mensagem por M2_Bassplayer Dom maio 23, 2010 1:14 pm

Muito interessante. Mas neste caso, o que ocorre quando é inserida um chave ou switch ativo/passivo no instrumento? como são os captadores usados nesse processo? são passivos com um pré?

____________________________
Clube dos viciados em Contrabaixo BR - #040 || Clube do Rock #038 || Clube Eagle - #008 || Clube do Baixolão - #041
M2_Bassplayer
M2_Bassplayer
Membro

Mensagens : 69
Localização : Rio de JANEIRO

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença entre CAPTADORES Ativo e Passivos Empty Re: Diferença entre CAPTADORES Ativo e Passivos

Mensagem por SILVIAO Dom maio 23, 2010 1:24 pm

Podem se r ativos ou passivos; oqeu a maioria não entende é que por exemplo os controles de um jazz bass são um circuito, porem passivo porque não necessita de alimentação(bateria).sendo assim voce pode ter um baixo com captador ativo+circuito ativo e passivo ou captador passivo + circuito ativo e passivo .
Um exemplo é o fender marcus miller: captadores passivos +circuito ativo e passivo.
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença entre CAPTADORES Ativo e Passivos Empty Re: Diferença entre CAPTADORES Ativo e Passivos

Mensagem por M2_Bassplayer Dom maio 23, 2010 1:38 pm

Sim, foi justamente com o baixo do Miller em mente que eu fiz a pergunta.
Me explicou exatamente o que eu queria saber^^ claps

____________________________
Clube dos viciados em Contrabaixo BR - #040 || Clube do Rock #038 || Clube Eagle - #008 || Clube do Baixolão - #041
M2_Bassplayer
M2_Bassplayer
Membro

Mensagens : 69
Localização : Rio de JANEIRO

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença entre CAPTADORES Ativo e Passivos Empty Re: Diferença entre CAPTADORES Ativo e Passivos

Mensagem por SILVIAO Dom maio 23, 2010 5:45 pm

Legal.bom que pude ajudar!veja bem neste caso voce tambem poderia ter um captador ativo , com circuito externo ativo e passivo; é apenas questão de gosto!!abraço
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença entre CAPTADORES Ativo e Passivos Empty Re: Diferença entre CAPTADORES Ativo e Passivos

Mensagem por M2_Bassplayer Dom maio 23, 2010 6:46 pm

e como se "apassivaria" um baixo de captação ativa?

____________________________
Clube dos viciados em Contrabaixo BR - #040 || Clube do Rock #038 || Clube Eagle - #008 || Clube do Baixolão - #041
M2_Bassplayer
M2_Bassplayer
Membro

Mensagens : 69
Localização : Rio de JANEIRO

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença entre CAPTADORES Ativo e Passivos Empty Re: Diferença entre CAPTADORES Ativo e Passivos

Mensagem por allexcosta Seg maio 24, 2010 10:39 am

M2_Bassplayer escreveu:e como se "apassivaria" um baixo de captação ativa?

Isso nao existe...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença entre CAPTADORES Ativo e Passivos Empty Re: Diferença entre CAPTADORES Ativo e Passivos

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg maio 24, 2010 11:04 am

Re: Diferença entre CAPTADORES Ativo e Passivos
por allexcosta Hoje à(s) 10:39 am

.M2_Bassplayer escreveu:
e como se "apassivaria" um baixo de captação ativa?

Isso nao existe...(2)
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença entre CAPTADORES Ativo e Passivos Empty Re: Diferença entre CAPTADORES Ativo e Passivos

Mensagem por Lapetina Seg maio 24, 2010 11:11 am

^sugiro maracugina!
rs

____________________________
Clubes: Viciados no Contrabaixo BR #00; Amantes dos Pedais de Boutique e Efeitos Analógicos #18; Condor #46 ; Nerds, Geeks e Afins #09; Luthieria Amadora #13; GK #37
Lapetina
Lapetina
Membro

Mensagens : 4124
Localização : Santos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença entre CAPTADORES Ativo e Passivos Empty Re: Diferença entre CAPTADORES Ativo e Passivos

Mensagem por SILVIAO Seg maio 24, 2010 6:41 pm

kkkk!!amigo captador ativo é ativo e ponto final.ele recebe este nome por ter um circuito pre amplificador interno que necessita de alimentação por bateria!!Agora "apassivar" não existe , cuidado com o que voce escreve aqui , pois voce será lembrado por décadas no tópico das pérolas!!abraço
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença entre CAPTADORES Ativo e Passivos Empty Re: Diferença entre CAPTADORES Ativo e Passivos

Mensagem por M2_Bassplayer Seg maio 24, 2010 8:29 pm

Eu acho que só aprende quem mete a cara e pergunta mesmo, mesmo que você acabe incorrendo em pérolas:P

a minha mensagem mais recente é em relação a isso

"veja bem neste caso voce tambem poderia ter um captador ativo , com circuito externo ativo e passivo;" que o Silvião falou.

Pq na primeira explicação, do baixo do marcus miller, eu entendi, mas estranhei o negócio do sistema externo ativo e passivo, por isso apassivaria está entre aspas^^

comunicação é tudo xD

____________________________
Clube dos viciados em Contrabaixo BR - #040 || Clube do Rock #038 || Clube Eagle - #008 || Clube do Baixolão - #041
M2_Bassplayer
M2_Bassplayer
Membro

Mensagens : 69
Localização : Rio de JANEIRO

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença entre CAPTADORES Ativo e Passivos Empty Re: Diferença entre CAPTADORES Ativo e Passivos

Mensagem por allexcosta Seg maio 24, 2010 8:54 pm

M2_Bassplayer escreveu:Eu acho que só aprende quem mete a cara e pergunta mesmo, mesmo que você acabe incorrendo em pérolas:P

Exatamente, não precisa ter vergonha de perguntar nada. Esse negócio de captação ativa e passiva não é tão simples assim e confusões são normais... Pergunte à vontade...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença entre CAPTADORES Ativo e Passivos Empty Re: Diferença entre CAPTADORES Ativo e Passivos

Mensagem por M2_Bassplayer Seg maio 24, 2010 9:24 pm

alguém que pudesse explicar a parada do sistema externo ativo e passivo (se é que ele existe mesmo Razz) seria bem legal^^ Very Happy

____________________________
Clube dos viciados em Contrabaixo BR - #040 || Clube do Rock #038 || Clube Eagle - #008 || Clube do Baixolão - #041
M2_Bassplayer
M2_Bassplayer
Membro

Mensagens : 69
Localização : Rio de JANEIRO

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença entre CAPTADORES Ativo e Passivos Empty Re: Diferença entre CAPTADORES Ativo e Passivos

Mensagem por SILVIAO Qui maio 27, 2010 11:24 pm

Sistema externo ativo é quando temos um circuito eletronico alimentado por bateria,normalmente é um circuito eletrônico complexo com muitas funções , as mais básicas como por exemplo bosst /cut de graves e agudos, medios paramétricos , etc
Ex:Emg BQS System

http://www.emginc.com/products/index/143/146/4

Ciruito externo passivo é aquele normalmente formado por potenciometros e capacitores, sem necessidade de bateria para alimentação, com finalidade de controle de ton e volume dos captadores, muito comum em jazz bass, precision, e também em guitarras como a strato.

EX:
http://www.seymourduncan.com/images/products/basslines/501030-115.pdf


http://www.4shared.com/file/189618463/63345697/jb_online.html
Very Happy
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença entre CAPTADORES Ativo e Passivos Empty Re: Diferença entre CAPTADORES Ativo e Passivos

Mensagem por M2_Bassplayer Sáb maio 29, 2010 3:27 pm

Bom acho que eu já tõ ficando meio chato nesse tópico xD
Meu baixo é um Eagle de 5 cordas ativo e eu queria comprar caps novos pra ele. (não quero vendê-lo e comprar outro pq ele tem valor sentimental e tb pq não teria dinheiro pro outro Razz)

Pergunta: caps passivos funcionam em baixos ativos? há algum problema ou contra indicação?
Queria uns estilo music man, se puderem me recomendar marcas ou um tópico mais específico sobre isso (não quis criar um tópico mas confesso que tive preguiça de procurar um já existente) ficaria agradecido.

Desculpe se desvirtuei o tópico :S

____________________________
Clube dos viciados em Contrabaixo BR - #040 || Clube do Rock #038 || Clube Eagle - #008 || Clube do Baixolão - #041
M2_Bassplayer
M2_Bassplayer
Membro

Mensagens : 69
Localização : Rio de JANEIRO

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença entre CAPTADORES Ativo e Passivos Empty Re: Diferença entre CAPTADORES Ativo e Passivos

Mensagem por Thales_Sr Sáb maio 29, 2010 3:35 pm

Pergunta: caps passivos funcionam em baixos ativos? há algum problema ou contra indicação?

"baixo ativo" não diz muita coisa... MAS a maioria dos ditos "baixos ativos" têm CIRCUITO ATIVO + CAPTADORES PASSIVOS.
De qualquer forma, você pode substituir captadores ativos por passivos, e vice-versa, no máximo tendo de fazer ligações para bateria.
Só é ver qual o caso do seu instrumento. Mas tudo é possível.

Sobre a troca de captação, sei que você já falou que não pretende trocar o instrumento, mas eu sugeriria a você pensar duas vezes. Não é enchendo uma mulher feia de maquiagem que ela vai ficar bonita: ela continua feia.

Enfim, se você realmente quiser fazer a troca, tem algumas marcas que fazem captadores desse modelo. Seymour Duncan, Cabrera, Kent Armstrong...

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença entre CAPTADORES Ativo e Passivos Empty Re: Diferença entre CAPTADORES Ativo e Passivos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos