Relacao entre a potencia do cabecote e das caixas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Relacao entre a potencia do cabecote e das caixas

Mensagem por Rafael_Esp em Seg Fev 01, 2010 6:31 pm

E ai pessoal?
Fiquei um bom tempo apenas acompanhando os topicos sem postar nada, mas agora surgiu uma duvida aqui...
Tenho um amplificador daqueles Meteoro de 30W que uso pra estudo em casa, e onde tocavamos e ensaiavamos sempre tinha algum amplificador e nao precisava levar o meu, mas agora comecamos a tocar em alguns lugares maiores e estou conseguindo juntar uma grana aqui e quero comprar um ampli melhor... Very Happy
Comecei a dar uma olhada em algumas coisas, li muito, e me surgiu uma duvida (de iniciante, eu sei... hehe), sei que nao tem problema se a potencia da caixa for maior que a do cabecote, mas e o contrario? Se o cabecote for mais potente que a caixa podemos ligar mesmo assim e soh manerar no volume ou pode dar problema na caixa? Por exemplo, se um cabecote mandar 350 Watts, a caixa tem que ter no minimo 350 W??
Mais uma duvida (uma opiniao na verdade), o que voces me dizem dos cabecotes Hartke LH500 e GK 700RB II??

Obrigado,
abraço
Rafael_Esp
Membro

Re: Relacao entre a potencia do cabecote e das caixas

Mensagem por Alexandre Lima (MioJ0) em Seg Fev 01, 2010 7:26 pm

Você já deu uma procurada no fórum, Rafael? Há muita coisa no fórum a respeito!

Por exemplo: GK 700RB-II ou Hartke LH500?

Abraço.
Alexandre Lima (MioJ0)
Membro

Mensagem por Rafael_Esp em Seg Fev 01, 2010 7:41 pm

Olhei sim, inclusive li esse seu topico, mas foi depois que eu tinha feito o meu... hehehe Da primeira vez que procurei nao tinha achado deu topico mas depois eu li sim, mas e em relaçao a pergunta da potencia da caixa??
Rafael_Esp
Membro

Mensagem por Alexandre Lima (MioJ0) em Seg Fev 01, 2010 7:47 pm

^Cara, pelo que vi as caixas geralmente tem potência igual ou maior que o amplificador. Mas não sei se isso é uma regra. Já já aparece alguém com mais conhecimento no assunto e esclarece essa dúvida.
Alexandre Lima (MioJ0)
Membro

Mensagem por allexcosta em Seg Fev 01, 2010 8:23 pm

Amp com potencia entre 0.5x e 1.5x da capacidade RMS das caixas e o mais recomendado. 2x funciona mas tem que ter cuidado.
Existe um mito infundado de que trabalhar com amp com menor potencia que as caixas pode queimar algo, mas isso e lenda...
allexcosta
Administrador

Mensagem por URSOBHZ em Seg Fev 01, 2010 9:41 pm

cara. se tem uma coisa que mata qualquer falante chama-se "onda quadrada", e isso ocorre quando o amp começa a "clipar", normalmente quando usado perto de sua capacidade máxima. E isso pode fazer com que um amp de 30watts detone com uma caixa de 300.

é muito difícil um amp de boa qualidade, mesmo com capacidade acima da das caixas trazer algum malefício
URSOBHZ
Membro

Mensagem por allexcosta em Seg Fev 01, 2010 9:52 pm

URSOBHZ escreveu:cara. se tem uma coisa que mata qualquer falante chama-se "onda quadrada", e isso ocorre quando o amp começa a "clipar", normalmente quando usado perto de sua capacidade máxima. E isso pode fazer com que um amp de 30watts detone com uma caixa de 300.

é muito difícil um amp de boa qualidade, mesmo com capacidade acima da das caixas trazer algum malefício

Cara, o que queima falante e receber mais energia do que ele aguenta.
Um amp de 50W quando clipado vai gerar no maximo algo em torno 300W, se voce estiver usando uma caixa que suporta 500W nao acontece nada.
Ja um amp de 300W gera 1500W ou mais quando clipado, o que pode danificar uma caixa de 500W.
Em geral, quando voce trabalha com 2x ou mais, e bom entender como funciona um limiter.
Ver um PA profissional trabalhando com os amps mandando 4x a potencia das caixas e relativamente comum, mas pode ter certeza de que o limite foi bem calculado...
allexcosta
Administrador

Mensagem por Rafael_Esp em Qua Fev 03, 2010 7:03 pm

Obrigado pelas respostas pessoal, entao pelo que eu entendi nao tem probema que a caixa seja com menos potencia que o ampli, so tomando cuidado claro... E isso mesmo?
Rafael_Esp
Membro

potências de Amplificador x caixa

Mensagem por LucioPhP em Sex Jun 02, 2017 3:59 pm

1.Acho que ninguém vai definitivamente responder essa pergunta.
2.Pesquisei sobre o assunto e encontrei opiniões controversas de pessoas que entendem do assunto.
3.Há uma informação oficial no site da JBL que informa que o amplificador pode enviar a mesma até 2 vezes mais a potência RMS da caixa, considerando as impedâncias, é claro. Por exemplo, um amplificador tem capacidade de 200W RMS @ 8 ohms, pode ser utilizado em uma caixa de 100W RMS @ 8 ohms.
Eles alegam que a sobra de potência do amplificador em relação à caixa (chamada de "headroom") assegura que os falantes emitam um som limpo e livre de distorções.
4.Na prática, se o amplificador está clipando, significa que o som está distorcendo e seu amplificador e caixa podem queimar.
Mas o que vemos no mercado é exatamente o contrário! Eu mesmo comprei ano passado, por sugestão do vendedor, uma caixa mais potente do que o amplificador. Agora penso em trocar os falantes para reduzir a potência da caixa.
Esse é um assunto polêmico... só vou fazer a troca dos falantes pois já toquei com uma caixa menos potente e achei que o som ficou com qualidade bem melhor.
Abraço.

LucioPhP
Membro

Mensagem por allexcosta em Sex Jun 02, 2017 4:02 pm

LucioPhP escreveu:1.Acho que ninguém vai definitivamente responder essa pergunta.

Qual pergunta? Li sua mensagem toda e não achei um ponto de interrogação.
allexcosta
Administrador

Mensagem por monteirofn em Seg Jun 05, 2017 10:39 pm

allexcosta escreveu:
LucioPhP escreveu:1.Acho que ninguém vai definitivamente responder essa pergunta.

Qual pergunta? Li sua mensagem toda e não achei um ponto de interrogação.

2
monteirofn
Membro

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: