duvida sobre "transposição" da clave de sol para clave de fa

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

duvida sobre "transposição" da clave de sol para clave de fa

Mensagem por Maniaky em Sex Fev 05, 2010 6:17 am

Olá pessoal, estou aprendendo a tocar baixo e a (tentando)ler partituras, estou usando o metodo BONA, a minha duvida é a seguinte, todo o metodo é exemplificado na clave de sol, nosso instrumento é na clave de fa, se tenho um exemplo em clave de sol basta fazer a transposição(não sei se este é o termo correto) das notas para clave de fa?
Me explicaram da seguinte forma, temos um do na clave de sol, ou eu volto 3 notas(sol) ou avanço 4 (sol), teria a nota na clave de fa, isso esta correto?


valeu pessoal. Question

Maniaky
Membro

Mensagens: 3860
Localização: São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: duvida sobre "transposição" da clave de sol para clave de fa

Mensagem por Voila Marques em Sex Fev 05, 2010 8:28 am

Maniaky escreveu:Olá pessoal, estou aprendendo a tocar baixo e a (tentando)ler partituras, estou usando o metodo BONA, a minha duvida é a seguinte, todo o metodo é exemplificado na clave de sol, nosso instrumento é na clave de fa, se tenho um exemplo em clave de sol basta fazer a transposição(não sei se este é o termo correto) das notas para clave de fa?
Me explicaram da seguinte forma, temos um do na clave de sol, ou eu volto 3 notas(sol) ou avanço 4 (sol), teria a nota na clave de fa, isso esta correto?
valeu pessoal. Question

Maniaky, penso que essa matemática vai acabar te derrubando...
Vc se lembra de como vc aprendeu a ler na clave de sol?
É a mesma coisa na clave de fá: contando bolinhas até vc "decorar" a posição de uma nota, duas, etc, até a hora que vc bate o olho na nota e já sabe qual é.
Tudo isso, sem precisar pensar em analogias com a clave de sol...
Esse processo, quando vc já lê em uma clave (sol), é bem mais rápido do que quando vc não lê nada.

Se vc tem um dó na clave de sol- pela matemática que te explicaram- vc teria que contar 3 notas para cima para ter o nome da nota na clave de fá, no caso um mi.
Só que, dessa forma, vc acha somente o nome da nota pois, se vc for pensar em som, do dó do 3º espaço da clave de sol, por exemplo, até o mi do 3º espaço da clave de fá, tem que contar 13 notas para baixo... Confuso demais, né?

Sugiro que vc procure por partes específicas escritas na clave de fá, porque soará outra música se vc fizer somente essa correlação com a clave de sol, sem alterar a armadura de clave (os sustenidos, bemóis e bequadros das tonalidades).
Ex:
Toque "Cai cai balão" em Sol (ré- ré-dó-si/ ré-ré-dó-si/ ré-mi-ré-dó-si-lá/ lá-si-dó/ lá-si-dó/ lá-si-dó/ ré-mi-ré-dó-si-lá-sol).
Se vc for tocá-la somente lendo os nomes das notas 3 notas acima (uma 3ª ascendente), sem alterar a armadura de clave (tonalidade), ouça como soará (fá-fá-mi-ré/ fá-fá-mi-ré/ fá-sol-fá-mi-ré-dó/ dó-ré-mi/ dó-ré-mi/ dó-ré-mi/ fá-sol-fá-mi-ré-dó-si)...

Para tocar essa música 3 notas acima (uma 3ª ascendente) e manter a tonalidade (e, obviamente a melodia), vc terá tb que alterar a tonalidade, passando de Sol para Si, ou seja, acrescentando fá#, dó#, sol#, ré# e lá#.

A mudança de clave, feita sem alterações na armadura de clave, só tem utilidade como treino de leitura e, mesmo assim, se for feita sem correlação com a clave anterior.

Se vc tem uma namorada nova que se chama Mariana, não deveria tentar se lembrar do nome dela, pensando nas suas outras 02 antigas namoradas Maria e Ana. Ela é Mariana e pronto...
O mesmo acontece com as notas nas claves: cada uma tem seu nome e sua função na Música, ok?

Um detalhe importante: quando vc muda de nota numa partitura ou mesmo sem partitura, vc conta da nota em que está até a nota que vai chegar, para classificar o intervalo (espaço "entre" uma nota e outra).
Ex:
Se vc tem um dó e vai para um sol, em movimento descendente (para baixo), a contagem é: dó-si-lá-sol, num total de 4 notas, ou seja, um intervalo de 4ª.
Se vc tem um dó e vai para um sol, em movimento ascendente (para cima), a contagem é: dó-ré-mi-fá-sol, num total de 5 notas, ou seja, um intervalo de 5ª.

Essa matemática de subir 3 notas (ou descer 6) na clave de sol para conseguir ler a nota na clave de fá, complica ainda mais se vc tiver pelo meio de caminho notas na clave de dó de 4ª linha (clave de dó na 3ª linha é usada pelas violas de orquestra, primas do violino).
Aí, se a sua referência for a clave de sol, vc terá que descer uma 2ª (duas notas: o dó ficaria sendo si, por exemplo).
Se sua referência for a clave de fá, vc terá que subir uma 5ª (cinco notas: mi-fá-sol-lá-si, ou seja, o ex-dó da clave de sol, que virou mi na clave de fá, passa a ser um si na clave de dó) ou descer uma 4ª (quatro notas: mi-ré-dó-si)...

Prá piorar tudo isso, só mesmo se vc tocar um instrumento transpositor, já que aí vc toca ou lê uma nota e ela soa outra nota.
Se vc já está lendo uma nota numa clave, fazendo as contas prá renomear a bonitinha em outra clave, prá depois ainda ter que fazer esssas contas com o som tb, fica uma coisa inominável...
Ex: aquele mesmo dó (clave de sol), que passou a ser mi (clave de fá), ou si (clave de dó de 4ª linha), pode soar uma 2ª ou uma 3ª, etc, abaixo ou acima disso em alguns instrumentos.

Para facilitar a sua vida musical, sugiro que vc deixe a matemática para classificar os intervalos (2ª, 3ª 4ª, etc), a harmonia (I grau, II grau, V grau, etc), o fraseado (frases com 4 compassos, 8 compassos, etc) e o ritmo (unidade e suas subdivisões e/ou acréscimos, etc), por exemplo. Ela tb será bastante útil para somar os cachês e calcular os malfadados descontos, mas... deixe cada nota sendo ela mesma em sua clave, sem matemática extra, ok?

Boa sorte e abraços contrabaixísticos

Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens: 3035
Localização: Rio de Janeiro

http://www.voilamarques.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: duvida sobre "transposição" da clave de sol para clave de fa

Mensagem por Maniaky em Sex Fev 05, 2010 3:45 pm

Olá, Voila Marques, entendi não sabia que teria uma explicação tão completa/complexa, heheeh. bom aprender musica esta como aprender uma outra lingua(ingles/japones,etc), eu vou tentar focar o meu aprendizado direto na clave de FA, sem os calculos miraboantes que me explicaram. E usar a matematica da forma que deve ser usada.

Obrigado

Obs. Voila do seu nome vem do frances? cheers

Maniaky
Membro

Mensagens: 3860
Localização: São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: duvida sobre "transposição" da clave de sol para clave de fa

Mensagem por allexcosta em Sex Fev 05, 2010 5:46 pm

Maniaky, nao e tao complexo.

Voce precisa estudar intervalos bem. Depois disso, quando for transpor de uma clave pra outra ou de um tom pra outro e so manter os mesmos intervalos. A ideia de simplesmente subir ou descer as bolinhas nao funciona por causa dos acidentes e da armadura...

Apos estudar intervalo com frequencia, voce olha pra quaisquer duas notas numa pauta e sabe a relacao entre elas, ai fica tudo facil...

Espero que ajude,

Alex.

allexcosta
Administrador

Mensagens: 34465
Localização: Terra

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: duvida sobre "transposição" da clave de sol para clave de fa

Mensagem por ClaudioBass em Sex Fev 05, 2010 9:16 pm

Ô Maniaky,

Para exercitar a leitura em Clave de Fá, faça download do material que está nos links abaixo:

http://www.contrabaixobr.com/tecnica-teoria-f22/exercicios-de-walking-bass-aproximacoes-cromaticas-t4863.htm

http://www.contrabaixobr.com/tecnica-teoria-f22/exercicios-de-walking-bass-progressoes-ii-v-i-t4957.htm

E não deixe de ler o tópico abaixo:

http://www.contrabaixobr.com/tecnica-teoria-f22/partituras-introducao-a-leitura-t4805.htm

ClaudioBass
Administrador

Mensagens: 13701
Localização: Rio de Janeiro - RJ

http://www.claudiocuoco.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: duvida sobre "transposição" da clave de sol para clave de fa

Mensagem por Maniaky em Sex Fev 05, 2010 10:42 pm

Mais uma vez obrigado, no inicio é dificil, mas com a ajuda de vocês, o caminho se torna mesmo tortuoso pois quando precisar sei onde pedir auxilio.
Valeu Allex, de tanto ler os seus post e pelo bela historia de vida sou seu fã, hehehe
Claudio mais uma vez obrigado, vou ler os links que voce me passou e aprender aos poucos, com a paicencia que é peculiar aos niponicos, hehehe
Ah já ia me esquecendo, parabens pelo forum, participantes de todos os niveis e todo mundo se ajudando como uma grande familia, e como toda a familia ha desavenças, mas sempre acaba bem claps

Maniaky
Membro

Mensagens: 3860
Localização: São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum