Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida de Iniciante

5 participantes

Ir para baixo

Dúvida de Iniciante Empty Dúvida de Iniciante

Mensagem por isacprovenzi Qua Fev 10, 2010 11:00 am

Salve galera. Sou novo aqui no fórum e no baixo e tenho uma dúvida que não quer calar.

Como que eu faço para acompanhar o violão com o baixo?

Eu tenho as cifras das músicas tocadas no violão (deixando claro que só tem o violão e baixo para tocar as músicas, não tem batera) e como que eu faço para passar ela para o baixo? Por exemplo, tem uma música tocada em Dó no violão, eu uso a escala de Dó no baixo?

Só para constar, eu estava ensaiando com o violeiro, no exemplo citado acima, só que quando eu chegamos em uma parte da música na qual o acorde era Em, eu toquei o E na corda D (2ª casa) e ele disse que não tinha ficado legal, agora eu não sei como que faço para acompanhar o violão - elucidando que eu sou iniciante mesmo, mas já quero sair tocando hahahahaha...

Valeu pela ajuda....

Deus abençoe....

isacprovenzi
Membro

Mensagens : 2
Localização : curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida de Iniciante Empty Re: Dúvida de Iniciante

Mensagem por webercar Qua Fev 10, 2010 11:35 am

Cara, primeiro, não é vc q acompanha o violão e sim o inverso. O baixo é q dita o tempo da música.

Dica: escute a música, olhe a cifra e toque só a tônica dos acordes, acompanhando a música. Depois tente achar o tempo dela com o metronomo dentro do compasso da música. A maioria usam o compasso 4/4.

Acompanhe a música novamente com o metronomo no tempo q vc achou tocando só as tônicas. Quando vc conseguir acompanhar a música sem sair do tempo no compasso. Aí sim, tente criar em cima ou tirar a linha da própria música ou mesclar, mas lembrando sempre q não pode sair do tempo da música.

Agora para saber criar uma linha de baixo, requer estudo de escalas maiores e menores, escalas pentatonicas, triades, tetrades, campo harmonico, etc.... Qto mais estudar, mais facilidades irá encontrar para criar.

Abraços....
webercar
webercar
Membro

Mensagens : 3167
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida de Iniciante Empty Re: Dúvida de Iniciante

Mensagem por allexcosta Qua Fev 10, 2010 11:40 am

Fiquei confuso, você quer acompanhar violão ou viola?

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida de Iniciante Empty Re: Dúvida de Iniciante

Mensagem por isacprovenzi Qua Fev 10, 2010 11:43 am

allexcosta escreveu:Fiquei confuso, você quer acompanhar violão ou viola?

Eu quero acompanhar o violão, ou melhor dizendo, quero que o violão me acompanhe.

isacprovenzi
Membro

Mensagens : 2
Localização : curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida de Iniciante Empty Re: Dúvida de Iniciante

Mensagem por allexcosta Qua Fev 10, 2010 12:00 pm

isacprovenzi escreveu:Eu quero acompanhar o violão, ou melhor dizendo, quero que o violão me acompanhe.

Era brincadeira minha...
Escute bastante o tipo de música que você quer tocar e tire algumas linhas famosas, como Oceano do Djavan, Jade do João Bosco ou músicas conhecidas que você goste. Aproveite o ensejo e pegue algumas guarânias e chamamés que são bons pra estudar tríades. Recomendo o Almir Sater...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida de Iniciante Empty Re: Dúvida de Iniciante

Mensagem por rodsom Qua Fev 10, 2010 12:14 pm

talvez vc tenha feito mi maior, enquanto o violeiro( ou violonista, nao entendi direito) fez mi menor.
rodsom
rodsom
Membro

Mensagens : 727
Localização : araxa- mg

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida de Iniciante Empty Re: Dúvida de Iniciante

Mensagem por Maurício_Expressão Qua Fev 10, 2010 12:37 pm

isacprovenzi:

Nesse caso específico, quando o violão estiver em Em, faça, por exemplo Sol (na 3º casa da corda E, ou na 5ª casa da corda D) e veja se fica melhor.

Na teoria o acorde Mi maior tem Sol#. Já o acorde Mi menor tem Sol. Você estará acentuando a terça (em menor) e isso dará um 'sentimento' mais triste para a música, que a nota Mi na 2ª casa da corda D não dá.

Faça essa experiência com o cara do violão tocando junto e veja se melhora.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
https://www.youtube.com/user/ForumContrabaixoBR
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7456
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida de Iniciante Empty Re: Dúvida de Iniciante

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos