Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida - Graus dos Campos Harmônicos

5 participantes

Ir para baixo

Dúvida - Graus dos Campos Harmônicos Empty Dúvida - Graus dos Campos Harmônicos

Mensagem por Nando Medeiros Seg Mar 01, 2010 3:44 pm

Boa tarde, como vão todos?

Bom, ao estudar o Campo Harmônico Modal Frígio, me surgiu uma dúvida relevante para a construção de cadências e harmonia.

Desta forma aqui questiono:
1 - Há regras para uso dos graus de cada campo harmônico? ( II - V - I ?)
2 - Caso eu utilize mais de um campo harmonico, necessariamente preciso utilizar os mesmos graus de ambas?

Acredito, que até o momento, isto seja a raiz da minha dúvida.

Muito obrigado a todos pela atenção e cooperação!

Nando Medeiros.
Nando Medeiros
Nando Medeiros
Membro

Mensagens : 873
Localização : Floripa.

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida - Graus dos Campos Harmônicos Empty Re: Dúvida - Graus dos Campos Harmônicos

Mensagem por Maurício_Expressão Seg Mar 01, 2010 4:22 pm

Bicho, tenho a maior vergonha de não saber essas coisas...
Já estudei isso e não guardei nada.
Não me entra na cabeça... Hehehehehe.

Para mim eu apelo logo e vejo se a música é alegre ou triste (maior ou menor) e depois só uso Fundamental + II + III (meio tom abaixo se for triste) + V e VI.
Dá certo em 98% das vezes.
Alguns chamam isso de "Ouro do Bandido", outro de manha de músico preguiçoso.

E por fim, os mais eruditos, chamam isso de pentatônica...

Isso quebra um galho! Mas admito que o certo é mesmo saber todos os modos.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
https://www.youtube.com/user/ForumContrabaixoBR
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7456
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida - Graus dos Campos Harmônicos Empty Re: Dúvida - Graus dos Campos Harmônicos

Mensagem por Nando Medeiros Seg Mar 01, 2010 4:28 pm

Hehehe obrigado Mauricio,

mas realmente tenho interesse em aprender mais sobre isso para compor.
E aí tenho necessidade de explorar a harmonia, nao apenas ficar em tríades, se é que me entende.

Também não tenho a intenção de decorar tudo isso, seria loucura, mas preciso saber para que facilite a vida, tanto em improvisações quanto para composição.

A ideia é essa =]

Vejo que se entender melhor os campos harmonicos poderá ser bem mais simples a aplicação de escalas, além, claro de ser necessário o entendimento de musicalidade e "sentido" da musica.

Mesmo assim, muito obrigado.
Nando Medeiros
Nando Medeiros
Membro

Mensagens : 873
Localização : Floripa.

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida - Graus dos Campos Harmônicos Empty Re: Dúvida - Graus dos Campos Harmônicos

Mensagem por Nando Medeiros Qui Mar 04, 2010 6:23 pm

UP!

ninguem mais me ajuda??
poke
Nando Medeiros
Nando Medeiros
Membro

Mensagens : 873
Localização : Floripa.

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida - Graus dos Campos Harmônicos Empty Re: Dúvida - Graus dos Campos Harmônicos

Mensagem por Henrique Alencar Qui Mar 04, 2010 6:47 pm

Cara, se vai para modal então esquece II V I, pois esse esquema é de música tonal se você não sabe a diferença então é melhor estudar muito pois geralmente se aprende a tonal depois vai pra modal.

Se quiser exemplos ouça Tom Jobim (Tonal) e Milton Nascimento (Modal e Modal com Tonal).

____________________________
O caminho certo não é o da direita nem o da esquerda, e sim o do meio.
Henrique Alencar
Henrique Alencar
Membro

Mensagens : 866
Localização : Brasília

http://rickalencar.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida - Graus dos Campos Harmônicos Empty Re: Dúvida - Graus dos Campos Harmônicos

Mensagem por Henrique Alencar Qui Mar 04, 2010 6:48 pm

Indico Harmonia e Improvisação vol I do Almir Chediak e
O do Ian Guest que não sei o nome e você tem que estudar os dois volumes.

____________________________
O caminho certo não é o da direita nem o da esquerda, e sim o do meio.
Henrique Alencar
Henrique Alencar
Membro

Mensagens : 866
Localização : Brasília

http://rickalencar.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida - Graus dos Campos Harmônicos Empty Re: Dúvida - Graus dos Campos Harmônicos

Mensagem por GeleiaBass Qui Mar 04, 2010 8:33 pm

Acho que o que vc esta querendo saber é sobre progressoes harmonicas..., e cadencias..., que seria o efeito de conclusao ou suspensao da progressão..., normalmente em se falando de cadencia perfeira, é feito pelo movimento de DOMINANTE --> TONICA.

Mas isso seria para Harmonia Tonal...

Em harmonia modal não existe esses movimentos, e vc trabalha com os acordes isolados, e para improvisar; cada acorde um modo...(vide MILES DAVIS - SO WHAT)
Mesmo em progressoes modais, vc encontra movimentos V -> I, ou IV -> I, mas isso não indica que mudou para tonal...

Tentei dar uma pincelada aqui, pois vc está mencionado que está estudando C.H. Modal, e suas questões estão relacionadas a cadencias tonais...
Sendo assim:
1- Não existem regras, existem cadencias, as quais vc utiliza dependendo da intenção pretendida a música, resolução forte, fraca e etc...
2- Tudo depende da forma construtiva..., e novamente, da intesnção que vc pretende deixar (sentimento), naquele momento específico da musica...

Abraços

____________________________
Adriano (Geleia) Mendes
Clube Fender #052 - Fretless Club #034 - Clube GK - Gallien Krueger #014
GeleiaBass
GeleiaBass
Membro

Mensagens : 224
Localização : Curitiba-PR

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida - Graus dos Campos Harmônicos Empty Re: Dúvida - Graus dos Campos Harmônicos

Mensagem por Nando Medeiros Sex Mar 05, 2010 12:01 am

Pois bem, estas coisas que não consigo "descobrir" sozinho, mesmo nos livros. Preciso de uma visão mais global de harmonia e de C.H., que não consigo com os livros do Chediak e outros (ou eu sou muito burro pra isso!).

Ou terei de buscar aulas de teoria musical.
Nando Medeiros
Nando Medeiros
Membro

Mensagens : 873
Localização : Floripa.

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida - Graus dos Campos Harmônicos Empty Re: Dúvida - Graus dos Campos Harmônicos

Mensagem por Henrique Alencar Sex Mar 05, 2010 8:19 am

Você já tentou os livros do Ian Guest?

Bem teoria só vai te ajudar bem pra frente, pois serão uns 3 semestres só falando de coisas que provavelmente você ja saiba, C.H só entra do meio pro fim.

Bem uma coisa que você pode fazer é ouvir, pegar discos do Tom e Milton como disse acima e ouvindo ver a diferença gritante de um para outro.


Realmente Geleia, você pode usar V I na modal, não sendo como função resolutiva, ou com essa intenção.

____________________________
O caminho certo não é o da direita nem o da esquerda, e sim o do meio.
Henrique Alencar
Henrique Alencar
Membro

Mensagens : 866
Localização : Brasília

http://rickalencar.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida - Graus dos Campos Harmônicos Empty Re: Dúvida - Graus dos Campos Harmônicos

Mensagem por Nando Medeiros Sex Mar 05, 2010 9:58 am

Henrique, ainda não peguei este livro, mas obrigado pela dica.

Irei escutar os dois =]
Nando Medeiros
Nando Medeiros
Membro

Mensagens : 873
Localização : Floripa.

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida - Graus dos Campos Harmônicos Empty Re: Dúvida - Graus dos Campos Harmônicos

Mensagem por fma Sex Mar 05, 2010 10:15 am

caso você goste (muito) de ler, tenta o Harmonia, do Schonberg... se você puder ir tocando os exemplos num teclado ou piano, melhor ainda... o texto é comprido e difícil, altamente filosófico, mas praticamente trata de todo o assunto harmonia, principalmente tonal, explicando não só o "como" mas também o "porque".

abraço
fma
fma
Membro

Mensagens : 440
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida - Graus dos Campos Harmônicos Empty Re: Dúvida - Graus dos Campos Harmônicos

Mensagem por Nando Medeiros Sex Mar 05, 2010 10:18 am

Ahhh... esse é a minha proxima leitura "fma" hehehe.

Obrigado!
Nando Medeiros
Nando Medeiros
Membro

Mensagens : 873
Localização : Floripa.

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida - Graus dos Campos Harmônicos Empty Re: Dúvida - Graus dos Campos Harmônicos

Mensagem por GeleiaBass Sex Mar 05, 2010 10:58 am

Nando, vc chegou a estudar, escalas (maiores, menores N/M/H), contrução de acordes, e a partir destes, os campos harmonicos?
Pergunto isso, pois as vezes a dificuldade está pq no inicio dos nossos estudos, as vezes por acreditar q sabemos, ou as vezes por nao darmos importancia..., pulamos etapas..., que fazem falta no futuro...

Qdo comecei a estudar hamonia, tentei vários livros, desde Schoenberg até Chediak..., (todos ótimos), mas o que realmente ajudou foi estudar com um professor, q nem é contrabaixista e sim saxofonista...
Não cheguei a concluir, mas peguei o caminho...
Se quiser tentar ainda sozinho,..., procure também "Metodo Completo de Harmonia Funiconal e Escalas para Improvisação" do Pollaco.
Esse metodo tem uma linguagem bem didática e simples...

Sucesso, e qq coisa estamos aí!!!

____________________________
Adriano (Geleia) Mendes
Clube Fender #052 - Fretless Club #034 - Clube GK - Gallien Krueger #014
GeleiaBass
GeleiaBass
Membro

Mensagens : 224
Localização : Curitiba-PR

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida - Graus dos Campos Harmônicos Empty Re: Dúvida - Graus dos Campos Harmônicos

Mensagem por Nando Medeiros Sex Mar 05, 2010 11:21 am

Bom, as escalas estudei sim,
as minhas duvidas sobre Campos harmonicos, é pq não existe regras escritas... então tudo é bastante subjetivo, isto, normalmente, os professores até repassam, mas dificilmente se pega estudando por conta propria...

Muito obrigado ae.
Nando Medeiros
Nando Medeiros
Membro

Mensagens : 873
Localização : Floripa.

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida - Graus dos Campos Harmônicos Empty Re: Dúvida - Graus dos Campos Harmônicos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos