Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Diploma novo, vida nova...

+5
leandrosf89
Claudio
Victor_ch
RFFanBR
Ivanov_br
9 participantes

Ir para baixo

Diploma novo, vida nova... Empty Diploma novo, vida nova...

Mensagem por Ivanov_br Qui Mar 04, 2010 9:37 pm

Pois é, nesta nova fase resolvi me dedicar mais à música. Chega de ser autodidáta. Mais de 15 anos aprendendo sozinho e fazem uns 8 que não saio muito do lugar. E ainda mais querendo tocar coisas mais complexas como Jazz e Bossa Nova, não dá pra ficar tentando achar as notas certas para acordes como Ab7/4(9/13)!!!! scratch

Diploma novo, vida nova... Logo%20IA

Então, a UFRGS oferece semestralmente vários cursos de extensão. Para a lista completa clique AQUI.

Eu resolvi começar do zero e sair da ignorância musical. Vou fazer o curso mais básico chamado Oficina de Teoria e Percepção Musical - OTP. Abaixo um pouco sobre o curso:

Coordenadora: Profa Drª. Jusamara Vieira Souza
Ministrantes das Oficinas: Deisi Coccaro, Eduardo Lorenzetti, Guilherme Bartz e Maria Eduarda Mendes Martins.

As aulas da Oficina de Teoria e Percepção Musical acontecem uma vez por semana e a duração das aulas é de 3 horas.
Antes do início das aulas, é realizado um teste de nivelamento que tem como meta indicar ao aluno qual a turma que deve cursar.
O curso é dividido em 3 módulos de 15 unidades cada. Cada unidade corresponde a uma aula.

O curso tem como seu maior objetivo a alfabetização musical do indivíduo. Para isto, o curso proporciona acesso aos saberes necessários de teoria e percepção musical, para que o aluno possa, de forma autônoma, mover-se no "mundo musical".
O conteúdo da Oficina inclui práticas de ditado e solfejo, informações teóricas e desenvolvimento de repertório vocal variado partindo da iniciação e pretendendo abranger os conhecimentos solicitados na Prova Específica de Música do Concurso Vestibular da UFRGS. Um dos materiais utilizados é o método CDG de Musicalização de Adultos Através da Voz, desenvolvido pela Profa. Dra. Helena de Souza Nunes. Uma característica importante dessa proposta é que ela parte da vivência (prática) para a definição (teoria). O aluno vivencia, através do repertório, os conteúdos estudados através de reflexão e constante interação com o objeto de estudo - a música.

O curso destina-se a maiores de 16 anos de idade, com conhecimentos básicos ou sem conhecimentos musicais, integrantes da comunidade em geral.

Taxa de inscrição: R$10,00 (não reembolsável)

Semestralidade: à vista: R$280,00 (até 10/04/2010)
Parcelado: 4 parcelas de R$75,00 (Total: R$300,00), com vencimentos no dia 10 dos meses de abril, maio, junho e julho.


Usei a expressão acima "ignorância musical" porque é assim que me sinto, mesmo tocando já há 15 anos. Tem gente que acha que não é preciso ler, ou fazer cursos de música. Que dá pra aprender tudo sozinho. Bem, cada um tem um ritmo, limites... eu achei o meu. Quero ainda este ano começar com o acústico e não dá pra começa um instrumento desse porte sendo um ANALFABETO, ou seja sem saber ler partitura. Sinto que isso realmente me puxa pra trás, me atrasa, pois não posso discutir arranjos, harmonias, modos com o pianista da minha banda sem saber ler pauta. Alguns vão dizer: "Mas dá pra estudar harmonia, modos e etc sem ler pauta." Sim, dá, mas eu que leio em alemão, italiano, françês, espanhol, ingês e português sei a importancia de conhecer estas linguas para obter o maior acesso possível a literatura da minha área de trabalho. Como quero ser músico sem saber ler pauta?! Seria incoerente da minha parte.

Enfim, começo em março uma nova fase como músico, e tenho certeza que será uma mudança pra melhor. Gostaria com este testemunho encorajar outros colegas a fazerem o mesmo! Perguntem ao Guilé a importancia dos estudos dele na Vila Lobos.

up
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7022
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Ir para o topo Ir para baixo

Diploma novo, vida nova... Empty Re: Diploma novo, vida nova...

Mensagem por RFFanBR Qui Mar 04, 2010 9:48 pm

Parabéns, Ivano!!!

Eu quero ver se esse ano me preparo para fazer vestibular do curso de música da UFPR. Quem sabe, neh.

E ler partitura realmente é importante. Acho que todo músico que se preze deveria saber ler. Eu leio e adoro!

Já ouvi gente dizendo que se vc lê partituras vc fica engessado na música, não consegue ir além do que está escrito ali. Eu acho é falta de criatividade do músico. Vc fica conhecendo a música pela partitura, mas nada o impede de ir além, criar em cima disso.

____________________________
"If you all wanna be number one, if you all wanna be the fucking best, keep stepping the fuck up"
RFFanBR
RFFanBR
Membro

Mensagens : 3772
Localização : Curitiba - PR

http://www.theelvenstarship.com

Ir para o topo Ir para baixo

Diploma novo, vida nova... Empty Re: Diploma novo, vida nova...

Mensagem por Victor_ch Sex Mar 05, 2010 12:08 am

Tenho um amigo que diz que musico autodidata é que é musico de verdade

taí algo que eu nao concordo, acho que aulas sao muito importantes pra guiar o aprendizardo, não é vergonha nenhuma passar a vida estudando, é assim que se aprende.

Parabens pela iniciativa

____________________________
"you and I are mortal, but Rock'n'Roll will never die" - Reel big fish

Condor clube #045
Clube tagima #027
Clube do Vício ContraBaixo BR #020
Victor_ch
Victor_ch
Membro

Mensagens : 183
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Diploma novo, vida nova... Empty Re: Diploma novo, vida nova...

Mensagem por Claudio Sex Mar 05, 2010 7:32 am

É isso aí Dr. Ivan... esse é o caminho...

Eu também pretendo voltar pro Conservatório no meio desse ano, fiz minha reverva de vaga no CBM para o início de julho... eu estudo em casa, mas não é a mesma coisa, sinto falta de ter uma "cobrança" por resultados.

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Diploma novo, vida nova... Empty Re: Diploma novo, vida nova...

Mensagem por Ivanov_br Sex Mar 05, 2010 7:33 am

Victor_ch escreveu:... não é vergonha nenhuma passar a vida estudando...

O cara que acha que passar a vida estudando é vergonhoso é o maior otário do planeta. Arrow study
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7022
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Ir para o topo Ir para baixo

Diploma novo, vida nova... Empty Re: Diploma novo, vida nova...

Mensagem por leandrosf89 Sex Mar 05, 2010 10:53 am

Ivanov_br escreveu:
Victor_ch escreveu:... não é vergonha nenhuma passar a vida estudando...

O cara que acha que passar a vida estudando é vergonhoso é o maior otário do planeta. Arrow study

Concordo!
Ivan, por esse preço em Sampa nem Escola de Esquina... Como pode ser tão barato o semestre?
Quero muito estudar, mas aqui o semestre das escolas passa fácil dos 1200 paus... A grana ta curta demais ainda. Mas to me matando aqui pra aprender sozinho fazem 5 anos!
leandrosf89
leandrosf89
Membro

Mensagens : 3716
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Diploma novo, vida nova... Empty Re: Diploma novo, vida nova...

Mensagem por Claudio Sex Mar 05, 2010 11:07 am

O CBM aqui no Rio tá cobrando R$ 90,00 de matrícula e R$ 190,00 de mensalidade. Uma aula por semana.

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Diploma novo, vida nova... Empty Re: Diploma novo, vida nova...

Mensagem por Fernando Zadá Sex Mar 05, 2010 11:11 am

leandrosf89 escreveu:
Ivanov_br escreveu:
Victor_ch escreveu:... não é vergonha nenhuma passar a vida estudando...

O cara que acha que passar a vida estudando é vergonhoso é o maior otário do planeta. Arrow study

Concordo!
Ivan, por esse preço em Sampa nem Escola de Esquina... Como pode ser tão barato o semestre?
Quero muito estudar, mas aqui o semestre das escolas passa fácil dos 1200 paus... A grana ta curta demais ainda. Mas to me matando aqui pra aprender sozinho fazem 5 anos!

Pois é mas deve ser porque essa aula é coletiva. Ai sim consegue-se diluir o custo.
Aula particular nessa valor nunca vi.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Diploma novo, vida nova... Empty Re: Diploma novo, vida nova...

Mensagem por leandrosf89 Sex Mar 05, 2010 11:13 am

ClaudioBass escreveu:O CBM aqui no Rio tá cobrando R$ 90,00 de matrícula e R$ 190,00 de mensalidade. Uma aula por semana.
Nossa cara... Um conservatório aqui da Zona Leste de SP (zona mais zuada de SP hehehe) custa 1000 conto o semestre com 1 aula por semana... Meu Amigo que inclusive ta no forum faz no IBT (do Celso Pixinga) e pagou 1400 no semestre
leandrosf89
leandrosf89
Membro

Mensagens : 3716
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Diploma novo, vida nova... Empty Re: Diploma novo, vida nova...

Mensagem por leandrosf89 Sex Mar 05, 2010 11:16 am

O ibt cobra 1400 paus com aula de 5 pessoas (em grupo)
leandrosf89
leandrosf89
Membro

Mensagens : 3716
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Diploma novo, vida nova... Empty Re: Diploma novo, vida nova...

Mensagem por Eduardo Chaves Sex Mar 05, 2010 11:25 am

^Puxado o valor... Estou pra morar em Niterói a partir de Junho ou Julho, viver minha vida... Terminando a faculdade, vou pular pra pós e investir no meu talento, pois vai ser a unica cois aque levarei pro meu futuro.
Eduardo Chaves
Eduardo Chaves
Membro

Mensagens : 5519
Localização : Rio de Janeiro - RJ

http://www.eduardochaves.kinghost.net

Ir para o topo Ir para baixo

Diploma novo, vida nova... Empty Re: Diploma novo, vida nova...

Mensagem por Victor_ch Sex Mar 05, 2010 11:34 am

Ivanov_br escreveu:
Victor_ch escreveu:... não é vergonha nenhuma passar a vida estudando...

O cara que acha que passar a vida estudando é vergonhoso é o maior otário do planeta. Arrow study

E o pior é que existe, ainda mais relacionado a musica.

um chegado meu devende com unhas e dentes isso dizendo "Ah, o guitarrista X foi autodidata, entao eu vou ser tambem, nao vou fazer aula" e o pior que nem em casa ele estudar... é complicado

Mas é isso ai, eu mesmo to começando hoje minhas aulas com um professor particular

____________________________
"you and I are mortal, but Rock'n'Roll will never die" - Reel big fish

Condor clube #045
Clube tagima #027
Clube do Vício ContraBaixo BR #020
Victor_ch
Victor_ch
Membro

Mensagens : 183
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Diploma novo, vida nova... Empty Re: Diploma novo, vida nova...

Mensagem por LuCaSbass Sex Mar 05, 2010 1:18 pm

Victor_ch escreveu:
E o pior é que existe, ainda mais relacionado a musica.

um chegado meu devende com unhas e dentes isso dizendo "Ah, o guitarrista X foi autodidata, entao eu vou ser tambem, nao vou fazer aula" e o pior que nem em casa ele estudar... é complicado
Ah, ele é guitarrista né? Ta explicado!

Eu quase sempre tive acompanhamento de professor, desde que comecei a tocar... fiquei uns 6 meses sem aula quando estava fazendo cursinho pro vestibular e depois no outro ano tive um periodo de uns 4 meses sem professor também... é complicado, eu pelo menos vejo uma evolução bem melhor com acompanhamento de professor do que sozinho... E agora que estou estudando acustico, se não for com professor fica muito complicado e agente perde muito tempo 'apanhando' de coisas que são facilmente resolvidas na presença de outra pessoa que observe seu jeito de tocar.

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Diploma novo, vida nova... Empty Re: Diploma novo, vida nova...

Mensagem por korg Sáb Mar 06, 2010 11:57 am

ClaudioBass escreveu:O CBM aqui no Rio tá cobrando R$ 90,00 de matrícula e R$ 190,00 de mensalidade. Uma aula por semana.

Claudião, esse CBM é aquele que existia ali na Pça Saens Peña, acho que em cima do Bradesco se não me falha a memória. Lembro de ter ido lá uns 20 anos atrás com um amigo que ali estudava, fui brincar com um piano de cauda que tinha.


Eu também sinto falta de voltar a estudar. Tem muitos anos que parei o estudo e muita coisa acaba se perdendo ne? partitura nem lembro mais em que ano fui capaz de ler na 1a leitura. Hoje sou mais cata-milho que galo. rsrs

Tenho pensado em algum conservatório também... mas canto é algo que tenho vontade de estudar de uns 3 anos pra ca, de repente recomeço em canto e depois vou pra baixo, sei lá . rs

____________________________
[s]
korg
korg
Membro

Mensagens : 1671
Localização : Cidade Maravilhosamente peligrosa

Ir para o topo Ir para baixo

Diploma novo, vida nova... Empty Re: Diploma novo, vida nova...

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos