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Mensagem por LeandroMuniz Sex Ago 05, 2011 7:11 pm

LFBruschi escreveu:E qual é o correto?

Até onde me consta o -wick se pronuncia "UIC" e não "VIC" de Victor, por exemplo. Até conferi a pronúncia com o professor de inglês do curso onde sou coordenador. "War" é normal.

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Mensagem por gutojaco Ter Ago 16, 2011 4:51 pm

Gostaria de participar do club, ok?
E esclarecer algumas duvidas minhas acerca dos fretless.

Valeu, abraçosss.......
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Mensagem por Cayo Castro Ter Ago 16, 2011 5:36 pm

Galera, existe um tipo de baixo que fica melhor em fretless???

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Mensagem por LeandroMuniz Seg Ago 22, 2011 12:57 am

Cayo Castro escreveu:Galera, existe um tipo de baixo que fica melhor em fretless???

Não dá pra ser absolutista. Eu curto muito os fretlesses custom do Eliezer Lara e da Zaganin, e o Fender Jazz que é carne de vaca por causa do Jaco. Independente disso, quanto mais 'fanho' pra mim melhor. Tenho curiosidade pra testar o D'Mark fretless que o Fábio Aposan usa.

Só testando mesmo pra ver se rola legal.

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Mensagem por robertobfilho Qui Ago 25, 2011 4:09 pm

Boa tarde Galera,

Sou novo aqui no forum, toco contra baixo porém não conheço nada de teoria, meu primeiro e unico contra baixo foi e é um washburn XB400. Ja vi muito desses contra baixo Fretless mas nunca tive a oportunidade de tocar em um deles, e bateu a curiosidade de saber como é que eles funcionam, como se toca, qual a diferença deles para os comuns, etc...

abraço a todos!!


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Mensagem por André Souza Qui Ago 25, 2011 6:54 pm

Os bartolinis chagaram, mesmo taxado valeu compra. Minha interface chegou também, assim que trocar os caps vou gravar com ele e posto pra galera.

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Mensagem por Tarcísio Caetano Qui Ago 25, 2011 7:02 pm

André Souza escreveu:Os bartolinis chagaram, mesmo taxado valeu compra. Minha interface chegou também, assim que trocar os caps vou gravar com ele e posto pra galera.

É os que vc vai colocar no SX, André? Quanto tempo demorou?

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Mensagem por André Souza Sex Ago 26, 2011 12:45 am

^
Isso. 30 dias... 5 para chegar no Brasil e 25 para calcularem o imposto. KKKKKK

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Mensagem por Tarcísio Caetano Sex Ago 26, 2011 8:39 am

^
André, faça-me um GRANDE favor: Assim que estiver tudo colocado e ajustado, grava algo para a gente? Estou MUITO curioso para ouvir como ficará este SX com Bartolinis up

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Mensagem por André Souza Sex Ago 26, 2011 1:00 pm

^
Ok.

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Mensagem por RaphaGarcia Sex Ago 26, 2011 3:26 pm

Galera! Agora tô entrando de cabeça nesse grupo! Adquiri um Cort A5 modificado para Fretless! Very Happy

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Mensagem por André Souza Dom Ago 28, 2011 2:21 am

Segue um primeiro sample do SX Fretless SJB62 com Bartolini. Afinação mantida ao máximo que pude, sou novo no mundo dos banguelos. Rs... Rs...

Ah... Tem R$ 0,10 de reverb do Guitar Rig 2. Depois posto mais coisas... Deixa eu aprender a gravar direito. E tenho que aprender a colocar uns tracks de batera junto. Vamos pra frente!

<object height="81" width="100%"> <param name="movie" value="http://player.soundcloud.com/player.swf?url=http%3A%2F%2Fapi.soundcloud.com%2Ftracks%2F22051873"></param> <param name="allowscriptaccess" value="always"></param> <embed allowscriptaccess="always" height="81" src="http://player.soundcloud.com/player.swf?url=http%3A%2F%2Fapi.soundcloud.com%2Ftracks%2F22051873" type="application/x-shockwave-flash" width="100%"></embed> </object> <span><a href="http://soundcloud.com/andresouza-mkt/sx-fretless-1">SX Fretless 1</a> by <a href="http://soundcloud.com/andresouza-mkt">andresouza.mkt</a></span>

<object height="81" width="100%"> <param name="movie" value="http://player.soundcloud.com/player.swf?url=http%3A%2F%2Fapi.soundcloud.com%2Ftracks%2F22052991"></param> <param name="allowscriptaccess" value="always"></param> <embed allowscriptaccess="always" height="81" src="http://player.soundcloud.com/player.swf?url=http%3A%2F%2Fapi.soundcloud.com%2Ftracks%2F22052991" type="application/x-shockwave-flash" width="100%"></embed> </object> <span><a href="http://soundcloud.com/andresouza-mkt/sx-fretless-2">SX Fretless 2</a> by <a href="http://soundcloud.com/andresouza-mkt">andresouza.mkt</a></span>

São os primeiros áudios que gravo me tendo como "técnico". São improvisos simples e sem metrônomo/batera. Dêem o devido desconto. Rs... Rs... Estou apanhando muito do Reaper!!!

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Mensagem por LuCaSbass Dom Ago 28, 2011 11:39 am

^André, o ganho está muito baixo... Normalize as faixas que já ajuda... Nesse video ele mostra como fazer isso a partir de 0:26:

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Mensagem por André Souza Dom Ago 28, 2011 11:51 am

^
Valeu.

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Mensagem por siodoni Dom Ago 28, 2011 12:42 pm

^Andre, não consegui ouvir nada.
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Mensagem por André Souza Dom Ago 28, 2011 6:22 pm

^
É que usei a técnica "menos é mais". KkkkkkkkkkKKKKKkkkkk weed

Vou normalizar e atualizo o áudio.

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Mensagem por LuCaSbass Dom Ago 28, 2011 6:23 pm

André Souza escreveu:^
É que usei a técnica "menos é mais". KkkkkkkkkkKKKKKkkkkk weed

Vou normalizar e atualizo o áudio.
Como vc está gravando?
Sugiro aumentar o ganho de input também, antes de normalizar.

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Mensagem por Cayo Castro Seg Ago 29, 2011 12:10 pm

Galera do clube fretless...
Alguém que toque rock por aqui usa baixo fretless???
To me segurando pra desfretar um baixo que ta parado aqui mas só toco em bandas de rock por enquanto...
O som fica bom...?

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Mensagem por LeandroMuniz Seg Ago 29, 2011 7:27 pm

Cayo Castro escreveu:Galera do clube fretless...
Alguém que toque rock por aqui usa baixo fretless???
To me segurando pra desfretar um baixo que ta parado aqui mas só toco em bandas de rock por enquanto...
O som fica bom...?

Olha Cayo, vou te falar minha visão sobre isso.

Não vejo problema nenhum em se tocar rock num fretless. Mas é importante que você note que o fretless exige um controle tonal muito grande (o Steve Bailey fala muito sobre isso). É "fácil" sair da nota, uma vez que dentro daquele espaço podem surgir diversos semitons, o que vai distoar do que a banda está tocando, arrisco dizer que no rock isso é muito mais fácil de acontecer do que em outros estilos. E quem faz a tonalidade é a tua mão. Se você não tem esse controle tonal perfeito (como eu; isso depende muito do teu ear training), te recomendo fortemente não desfretar teu baixo.

Claro, o Felipe Andreoli p. ex. usa o fretless dele em uma música da banda nova que ele está, a Almah. Mas a pegada da música em si não é metal, é uma coisa mais solo. Que é exatamente a proposta do fretless, solar, na minha opinião. Como é o caso do cello, que é essencialmente solo.

Como não sou um Arthur Maia pra conduzir com um fretless, prefiro usá-lo pra fraseado e escalas, e focar no solo mesmo.

Essa é minha modestíssima opinião.

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Mensagem por jgs Seg Ago 29, 2011 11:13 pm

Cayo Castro escreveu:Galera do clube fretless...
Alguém que toque rock por aqui usa baixo fretless???
To me segurando pra desfretar um baixo que ta parado aqui mas só toco em bandas de rock por enquanto...
O som fica bom...?

o baixista sendo bom, o som fica bom. de imediato eu lembro de "even flow" do pearl jam...

isso sem contar o steve di giorgio que toca em banda de metal e usa fretless há um bom tempo...

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Mensagem por Cayo Castro Seg Ago 29, 2011 11:30 pm

LeandroMuniz escreveu:
Cayo Castro escreveu:Galera do clube fretless...
Alguém que toque rock por aqui usa baixo fretless???
To me segurando pra desfretar um baixo que ta parado aqui mas só toco em bandas de rock por enquanto...
O som fica bom...?

Olha Cayo, vou te falar minha visão sobre isso.

Não vejo problema nenhum em se tocar rock num fretless. Mas é importante que você note que o fretless exige um controle tonal muito grande (o Steve Bailey fala muito sobre isso). É "fácil" sair da nota, uma vez que dentro daquele espaço podem surgir diversos semitons, o que vai distoar do que a banda está tocando, arrisco dizer que no rock isso é muito mais fácil de acontecer do que em outros estilos. E quem faz a tonalidade é a tua mão. Se você não tem esse controle tonal perfeito (como eu; isso depende muito do teu ear training), te recomendo fortemente não desfretar teu baixo.

Claro, o Felipe Andreoli p. ex. usa o fretless dele em uma música da banda nova que ele está, a Almah. Mas a pegada da música em si não é metal, é uma coisa mais solo. Que é exatamente a proposta do fretless, solar, na minha opinião. Como é o caso do cello, que é essencialmente solo.

Como não sou um Arthur Maia pra conduzir com um fretless, prefiro usá-lo pra fraseado e escalas, e focar no solo mesmo.

Essa é minha modestíssima opinião.

Vlw mano, eu devo não ter essa segurança tonal.. hehe
Nunca toquei num fretless, na verdade nunca nem vi um.
Tava querendo usá-lo na minha banda autoral... o problema é somos um trio + vocalista. E o baixo aparece muito, estilo audioslave, tenho medo do fretless sumir...
Esse meu medo procede???

jgs escreveu:
Cayo Castro escreveu:Galera do clube fretless...
Alguém que toque rock por aqui usa baixo fretless???
To me segurando pra desfretar um baixo que ta parado aqui mas só toco em bandas de rock por enquanto...
O som fica bom...?

o baixista sendo bom, o som fica bom. de imediato eu lembro de "even flow" do pearl jam...

isso sem contar o steve di giorgio que toca em banda de metal e usa fretless há um bom tempo...

Even flow é gravado com fretlless??? Oo
Vlw jgs, essa eu não fazia idéia...
E o que você diz sobre o fretless sumir...
Procede??

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Mensagem por jgs Seg Ago 29, 2011 11:54 pm

mas o que eu falei sobre sumir?

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Mensagem por LeandroMuniz Ter Ago 30, 2011 12:04 am

Cayo Castro escreveu:Vlw mano, eu devo não ter essa segurança tonal.. hehe
Nunca toquei num fretless, na verdade nunca nem vi um.
Tava querendo usá-lo na minha banda autoral... o problema é somos um trio + vocalista. E o baixo aparece muito, estilo audioslave, tenho medo do fretless sumir...
Esse meu medo procede???

Se é estilo Audioslave, a guitarra é meio ácida (e o cara tem de ser bom pra chegar no som do Tom Morello). Fretless não combina com esse tipo de som. Pelo contrário, o Tim usa muito efeito, fora que ele casa o baixo com a guitarra na grande maioria das músicas. Tô conjecturando apenas, mas acho que não rola não.

Edit: Só pra você sentir mais ou menos como é complexo o esquema de ser tocar fretless (vejam que eu disse complexo, não impossível). O Steve tocou com todo o tipo de artista: do Jethro Tull ao Dizzy Gillespie. Mas é preciso ser muito dinâmico pra poder conseguir esse range de trabalhos como baixista fretless.


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Mensagem por Tarcísio Caetano Sex Set 23, 2011 9:08 pm

Meu novo fretless, peguei no luthier, ontem.
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Configuração:

- Corpo em cedro rosa peça única;
- Braço em marfim com escala em jacarandá;
- Tarraxas Wilkinson;
- Cordas LaBella Nylon Tapewounds;
- Ponte Schaller 463;
- Potenciômetros CTS;
- Schaller Straplocks;
- Jack mono by Switchcraft;
- GFS MM Pro Plus- Alnico Music Man style pickup;
- Pickguard by Warmoth (edit);
- Rosewood knobs by Bass Parts resource (edit).

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Mensagem por Raissa Sex Set 23, 2011 10:05 pm

^
Lindo, Tarcísio! Só não gostei muito do headstock dele. Parabéns pelo baixão!

Coloco aqui um vídeo que achei bem legal:

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Mensagem por LeandroMuniz Sex Set 23, 2011 10:21 pm

Por favor, Tarcísio, faz um review dessa criança, tô muito curioso também pra ouvir essas tapewound.

E, claro, parabéns, o baixo tá lindão. Sem tirar nem pôr nada.

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Mensagem por Tarcísio Caetano Sex Set 23, 2011 10:26 pm

LeandroMuniz escreveu:Por favor, Tarcísio, faz um review dessa criança, tô muito curioso também pra ouvir essas tapewound.

E, claro, parabéns, o baixo tá lindão. Sem tirar nem pôr nada.

Vou fazer sim, Leandro, apesar de minhas muitas limitações.
Só estou esperando chegar às minhas mãos uns "detalhes", que farei sim.
E as cordas são MUITO legais. Não tive uma grande oportunidade de tocar com elas, busquei o baixo ontem, mas em vários sentidos, fiquei impressionado. No meu outro fretless, vou experimentar as D'addario Nylon, que foram despachadas em 09/08, mas com a greve dos correios, você já viu...
E outro detalhe: nunca toquei num Music Man, e NÃO estou fazendo comparação nenhuma, mas o pickup...grata surpresa.
Arrisquei, não só pelo preço, US$40.00 aproximadamente, mas no TalkBass falaram muito bem dele. Gostei, também.
São só as primeiras impressões, mas tá valendo.

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Mensagem por LuCaSbass Sex Set 23, 2011 10:45 pm

Esse fretless tá perfeito Tarcisio, lindão mesmo!

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Mensagem por Tarcísio Caetano Sáb Set 24, 2011 9:39 am

LeandroMuniz escreveu:Por favor, Tarcísio, faz um review dessa criança, tô muito curioso também pra ouvir essas tapewound.

Leandro, agora de manhã, lembrei-me deste teste aqui. COM CERTEZA, muito melhor do que eu poderia fazer, no momento. Com base neste, foi que decidi colocá-las no fretless.
Dá uma sacada, aí.
https://www.contrabaixobr.com/t14832-teste-labella-tapewounds

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Mensagem por LeandroMuniz Sáb Set 24, 2011 6:32 pm

Tarcísio Caetano escreveu:
LeandroMuniz escreveu:Por favor, Tarcísio, faz um review dessa criança, tô muito curioso também pra ouvir essas tapewound.

Leandro, agora de manhã, lembrei-me deste teste aqui. COM CERTEZA, muito melhor do que eu poderia fazer, no momento. Com base neste, foi que decidi colocá-las no fretless.
Dá uma sacada, aí.
https://www.contrabaixobr.com/t14832-teste-labella-tapewounds

Muito obrigado, Tarcísio. Vou ler e ouvir com calma esse review.

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Mensagem por Adriano Oliveira Qua Set 28, 2011 12:36 pm

Aie galera...
Ótimo clube se aceitarem novos membros
estou dentro Parabéns...

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Mensagem por wickedcarnage Qua Set 28, 2011 3:08 pm

Gostaria de participar tmb...tenho um Washburn XB-600 Fretless...

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Mensagem por bodhan Sex Set 30, 2011 10:11 am

Esta semana resolvi tocar na banda com meu JazzBass Frank com trastes ... estava meio cansado, não ensaiávamos há algum tempo, achei que seria mais relax, mais fácil, menos tenso tocar baixo com trastes ... engano meu. Estou tão acostumado com o fretless, que a gig acabou ficando tensa para mim!
Abraços!
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Mensagem por Tarcísio Caetano Sex Set 30, 2011 10:46 am

^ É aquilo que o Cláudio diz: Se traste fosse bom, não teria este nome.
Eu não sei, bodhan, se um dia tocarei afinado num fretless, mas a minha vontade atual, é tornar todos os meus instrumentos assim.
O desafio de tocar afinado, tem se tornado um tremendo incentivo para mim nos meus estudos. É o que tem mais me motivado.

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Mensagem por bodhan Sex Set 30, 2011 12:35 pm

Tarcísio, não é nem que eu toque afinado, mas é que acostumei com a pegada, sei lá o que, acho muito estranho baixo com trastes ...
... aqui cabe a máxima do violeiro: "o violeiro fica metade da vida afinando a viola e outra metade tocando desafinado" !!!!!
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Mensagem por Tarcísio Caetano Sex Set 30, 2011 1:26 pm

^ Eu entendi desta forma mesmo, que você diz. E quis colocar um "endosso", mas abordando o momento que eu vivo.
E como coloquei cordas LaBella Nylon, que me dá uma sensação muito interessante ao tocar, aí, está sendo a fome com a vontade de comer...
Vamos fazer uma pequenina apresentação na igreja que toco, só voz, violão e baixo. Queria MUITO levar meu fretless, mas para não comprometer além do normal, vou de fretted, mesmo. Fui tocar as músicas, hoje, acompanhando o CD, e senti uma diferença significativa. Se não fosse o medo e receio da desafinação...

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Mensagem por LeandroMuniz Sex Set 30, 2011 1:58 pm

Depois da 1a. vez que eu toquei fretless, sempre me sinto preso com baixo fretted, apesar de meu único baixo ser fretted.

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Mensagem por Rdg Bass Sex Set 30, 2011 5:31 pm

Meu fretless!

Tinha postado uma foto em outro tópico, agora no devido lugar.


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Mensagem por André Souza Sex Set 30, 2011 10:52 pm

Esse banguelo ficou lindíssimo.

Incrível como a simplicidade pode superar a beleza do complexo. Um pot, piezo, top sem figuração... E lindo.

Parabéns!!!

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Mensagem por LeandroMuniz Sáb Out 01, 2011 12:48 am

Piezo é o que há.

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Mensagem por macribas Sáb Out 01, 2011 3:03 am

Olá pessoal! Sou novo no fretless, e após experimentar alguns, acabei parando no Lakland 55-94.

Coloquei esse post também no clube Lakland, com mais fotos, mas acho que ninguém toca fretless por lá.

Aqui está o meu baixo. As linhas são feitas de bird's eye maple e a escala é de ébano:

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Uso ele em 90% das músicas que toco com um artista de El Salvador. Perfeito! Dias de sustain!

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Mensagem por Tarcísio Caetano Sáb Out 01, 2011 4:09 pm

Rdg Bass escreveu:Meu fretless!

Tinha postado uma foto em outro tópico, agora no devido lugar.


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André Souza escreveu:Esse banguelo ficou lindíssimo.

Incrível como a simplicidade pode superar a beleza do complexo. Um pot, piezo, top sem figuração... E lindo.

Parabéns!!!

Concordo 101% com o que disse, André...um dos mais bonitos que já vi, com certeza claps

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Mensagem por André Souza Sáb Out 01, 2011 8:46 pm

Novidades...

Peguei hoje o Clement. Estava na M Laghus fazendo uns ajustes...

Foi refeito o shape do braço. Afinou e melhorou o shape. Acabamento e pegada 100%.

Jacimário refez as marcações em bolinhas, eles eram no local dos trastes e agora estão no meio. E foram colocadas as fretlines na parte de cima da escala. Quem olha não vê nada... Eu vejo tudo.

Usei ele em algumas músicas no ensaio desta tarde e foi muito bom. Losing my Religion com ele ficou demais. O pessoal gostou muito do som e do visual. E o incrível é que está mais fácil de tocar nele que no SX.

P.S.: Valeu pelas dicas de manter a escala limpa. Ficou bonito e funcional.

FOTOS EM BREVE !!!

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Mensagem por Claudio Dom Out 02, 2011 11:00 am

André Souza escreveu:
Jacimário refez as marcações em bolinhas, eles eram no local dos trastes e agora estão no meio. E foram colocadas as fretlines na parte de cima da escala. Quem olha não vê nada... Eu vejo tudo.

Putz... não acredito que você fez isso... quero nem ver como ficou... uma pena!

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Mensagem por Rdg Bass Dom Out 02, 2011 12:13 pm

[quote="Tarcísio Caetano"]
Rdg Bass escreveu:Meu fretless!

Tinha postado uma foto em outro tópico, agora no devido lugar.

André Souza escreveu:Esse banguelo ficou lindíssimo.

Incrível como a simplicidade pode superar a beleza do complexo. Um pot, piezo, top sem figuração... E lindo.

Parabéns!!!

Concordo 101% com o que disse, André...um dos mais bonitos que já vi, com certeza claps

Pronto, já tenho um nome pra ele, vais ser "Banguelo". Valeu galera!

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Mensagem por Claudio Ter Out 04, 2011 11:12 am

Todos já sabem minha opinião sobre o assunto Fretless e Fretlines, desde os idos de FCC. Mas, em respeito ao amigo Guilé, que começou essa conversa no tópico do Dilson, vou novamente dissertar sobre o assunto.

É bom deixar claro que essa é apenas a *minha* opinião, que não deve ser tomada como verdade absoluta, e como sugeriu o Guilé, não há nenhuma ligação com a relação experiência x adm. do fórum. Vamos lá:

Desde quando comecei a estudar o Acústico, passei a ter consciência de que deveria dar mais atenção para a questão da afinação auditiva, e não na afinação visual.

Meu primeiro baixo Fretless tinha a escala completamente lisa, mas havia aquelas marcações de bolinhas na lateral do braço. Essas marcações me induziam o tempo todo a tocar olhando pro braço, acertando a afinação de forma visual.

Quando comprei meu primeiro Acústico, já no primeiro dia, não pensei duas vezes em fazer as marcações á lápis na lateral do braço. Dessa forma, eu conseguia tocar no Acústico as mesmas músicas (decoradas) que eu tocava no Fretless, sem ter que ficar procurando a afinação, era só olhar para as marcações e pronto!

No meu primeiro dia de estudos no Conservatório, comecei a perceber que deveria mudar isso, pois o Acústico do Conservatório não continha marcações na lateral do braço, e o professor (Bernardo Gomes) me obrigava a tocar lendo a pauta. E, dessa forma, apanhei muito até acostumar com a idéia de não olhar pro braço do instrumento, e não desviar os olhos da pauta.

Fui orientado a fazer vários exercícios para trabalhar a afinação auditiva, a conhecer o som das notas, a identificar os erros, a acertar a forma "intervalar" de estudar e tocar o Acústico. De forma a me ajudar a trabalhar a afinação, acabei aposentando meu fretless, pois aquelas marcações de bolinhas na lateral continuavam a me induzir a afinação visual, e ao pegar o Acústico voltava a sentir dificuldades.

Mas... eu sempre fui muito fã de Fretless (hoje tenho 3) e não queria deixar de tocar esse instrumento. Tempos depois consegui trocar meu antigo Fretless por outro usado (do Luthier Marcos Bruxelas), sem qualquer tipo de marcação. As posições entre as notas do Acústico e do Fretless são diferentes e até certo ponto causava confusão na transição entre os instrumentos, mas a medida em que a afinação começou a ser dominada pela audição, a coisa ficou bem mais fácil.

É um processo contínuo de estudos... até hoje eu faço exercícios específicos para estudo de afinação no Acústico. Ao longo desses anos de estudos, pude constatar o seguinte:

Baixos com marcações e Fretlines, atrapalham quem deseja estudar afinação auditiva. Ao menor erro cometido na afinação, a primeira coisa que você fará é buscar visualmente as marcações para corrigir o erro. Pra quem toca somente Fretless, isso não é problema algum, mas pra quem tem pretensões futuras em tocar Acústico, isso com certeza se transformará num transtorno, principalmente pra quem precisa tocar lendo, e não dá tempo de desviar os olhos da pauta pro braço do instrumento. Isso sem contar as variações de diapasão que existe entre os Acústicos. Eu já fui vitima disso, passei vergonha dando notas fora num Acústico com um diapasão maior, naquela época eu ainda não tinha o pleno conhecimento auditivo das cabeças de notas, ainda dependia muito da afinação intervalar.

Agora, um detalhe que parece óbvio: A afinação auditiva interessa somente a quem precisa dela. O mais importante é você pegar o instrumento e dar o recado, tocar e sentir-se bem fazendo isso, não importa se tem marcações de bolinhas, fretlines ou outro artifício qualquer, o que importa é fazer boa música, algo que te agrade.

Agora... pra quem quer estudar o Fretless/Acústico com outras pretensões, até para fazer uma licenciatura, concursos, trabalhar com leitura dinâmica, tocar de improviso e etc. Aí sim a afinação auditiva é 100% importante.



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Mensagem por allexcosta Ter Out 04, 2011 11:16 am

ClaudioBass escreveu:Agora, um detalhe que parece óbvio: A afinação auditiva interessa somente a quem precisa dela. O mais importante é você pegar o instrumento e dar o recado, tocar e sentir-se bem fazendo isso, não importa se tem marcações de bolinhas, fretlines ou outro artifício qualquer, o que importa é fazer boa música, algo que te agrade.

Acho que é por aí...

Grandes nomes do fretless como Jaco e Gary Willis utilizam/utilizavam fretlines. No fim das contas o que importa é o som que eles tiram/tiravam, que por sinal é/era muito bom...

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Mensagem por Laysson Ter Out 04, 2011 11:49 am

Discussão interessante. Tenho me colocado a tocar o fretted sem luz afim de perder o referencial visual e ficar mais próximo ao referencial sonoro. Penso em me colocar a estudar o fretless da mesma forma. Acredito que é importante buscar a afinação auditiva, principalmente pra quem leva o Fretless a condições de shows, que nem sempre são favoráveis às referencias visuais. Muitos já passamos por situações de show semelhantes as citadas pelo Allex naquele tópico que fala sobre estudar sem luz. Estou envolvendo também a questão da memória muscular, não conheço muito o Acústico, tenho certeza que o Cláudio possa falar melhor a respeito.
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Mensagem por LuCaSbass Ter Out 04, 2011 11:59 am

Eu acho que o grande problema do fretless elétrico sem marcações é saber onde vc esta... Claro que esse estudo de afinação sem olhar os fretlines é importante, até pq não da pra ficar olhando toda hora, mas eu acho que é uma situação completamente diferente do acústico por alguns motivos:

- tamanho de escala
- pontos de referência(principalmente). No acústico, mesmo sem marcação nenhuma, é meio natural vc fazer "marcações" imaginárias utilizando, por exemplo, o ponto de junção do braço e corpo, onde alguns instrumentos fica a nota ré ou mi bemol(na corda sol). Além da altura do espigão, regulada geralmente para a nota Sol da corda Mi ficar na altura do nariz e etc...

Agora no elétrico, quais seriam esses pontos de referência? Lógico que com o tempo você acaba acostumando, mas é complicado que alguma pessoa pegue um fretless sem marcação que não está acostumado e consiga tocar afinado rapidamente... ainda mais que tem a questão de regulagem das oitavas (NECESSÁRIO) e etc...

Enfim... acho que cada um tem que testar e formar sua opinião... E tocar afinado, por favor.

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Mensagem por Guilé Ter Out 04, 2011 12:35 pm

ClaudioBass escreveu:Entre meus "projetos" de fretless ao longo dos anos, esse é um que está na minha lista.

Mas esse vai ser fretless mesmo ou terá fretlines?

(Fonte: https://www.contrabaixobr.com/t18799-projeto-mlaghus-jazz-bass-fretless?highlight=fretless#391549 )


ClaudioBass escreveu:
Desde quando comecei a estudar o Acústico, passei a ter consciência de que deveria dar mais atenção para a questão da afinação auditiva, e não na afinação visual.

Meu primeiro baixo Fretless tinha a escala completamente lisa, mas havia aquelas marcações de bolinhas na lateral do braço. Essas marcações me induziam o tempo todo a tocar olhando pro braço, acertando a afinação de forma visual.


Discordo que exista "Afinação visual" e "Afinação Auditiva"....pra mim existe afinado e desafinado, não importa se tem linha ou não.

Tocar olhando não é bom nem em um baixo como o meu que tem trastes, bolinha em cima e marcação em bloco cintilante no braço.

Por questões de memória muscular, a indicação que sigo é tocar o mais próximo e se possível em cima dos traste, além do som sair mais limpo, qdo pegar um baixo sem trastes vc estará com meio caminho andado.


Mas, enfim...levantei a bola lá pela definição de "fretless" que não me é clara ainda, conforme postei lá:

Guilé escreveu:
ClaudioBass escreveu:Meu amigo Guilé... você sempre foi um bom entendedor... não precisa disso!

Nada disso meu amigo Cláudio...eu achei que era, agora é que to começando a entender.... são as experiências de fretless experientes como vcs que me fazem aprender dia após dia.

Explico:

Na minha ignorância, achava que aplicava-se o "less" pra indicar ausência (Endless = sem fim / Breathless = sem ar / painless = indolor)

Achei que usar o termo fretless bastava pra indicar um instrumento sem trastes....

Eu achava que o instrumento sem fretlines era fretlineless...não dava a devida relevância pro fretline, e sim pro traste.

Agora fiquei confuso....meus baixos com trastes tb não tem fretlines....logo , são fretless ? Pergunta





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