Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pedal Equalizador: Quando é necessário?

+31
jogenio
cK
MNacarato
ggugik
Fernando Zadá
renatogaragerock
Ricardo Petrone
Lucas B
vinibassplayer
souluizz
rafaelos
Psycho Killer
Breno_Barnabe
Igor Velozo Titillo
Cris Simões
LuCaSbass
Christian
CG
Duval
caiohernane
Davi Motta
edu_carvalho
Issamu
alanbidu
Thales_Sr
allexcosta
duvan
Mauricio Luiz Bertola
Claudio
Glauco
The Viper
35 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Pedal Equalizador: Quando é necessário? Empty Pedal Equalizador: Quando é necessário?

Mensagem por The Viper Dom Mar 14, 2010 11:04 am

Olá meus amigos!

Vejo em muitos topicos, pessoas que tem equalizadores, e dizem que elas não precisam deles, e outros que são aconselhados a comprar...

Quando isso se torna necessário?

____________________________
FROSTMORNING - http://myspace.com/frostmorning
The VIPER - http://myspace.com/theviperbass

Clube Pedaleiras e Efeitos Digitais #001 - Clube Rock/Metal #022 - Clube Washburn #006 - Clube Nerds, Geeks e Afins #018 - Clube 5 ou mais Cordas #001
The Viper
The Viper
Membro

Mensagens : 842
Localização : Americana, SP

http://www.myspace.com/theviperbass

Ir para o topo Ir para baixo

Pedal Equalizador: Quando é necessário? Empty Re: Pedal Equalizador: Quando é necessário?

Mensagem por Glauco Dom Mar 14, 2010 11:08 am

Bom, eu ja tive 2 equalizadores, um boss geb-7 e um groovin tb...ambos funcionavam perfeitamente.
O equalizador não é bem, um efeito, ele vai te ajudar a corrigir alguma deficiência q vc sinta no seu timbre, adicionando ou cortando frequencias.
Para isso vc tem q saber legal o que cada uma vai fazer, o que vai mudar no9 seu som etc....se vc está satisfeito ou o Eq do seu amp, te satisfaz...desencane do equalizer.
As vezes um BDI ou ADI, vai te trazer muito mais vantagens do que um equalizer, dando uma boa esquentada no seu som.
abçs
Glauco
Glauco
Membro

Mensagens : 3401
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Pedal Equalizador: Quando é necessário? Empty Re: Pedal Equalizador: Quando é necessário?

Mensagem por Claudio Dom Mar 14, 2010 11:08 am

Bem... no meu set eu sempre tenho um equalizador, porém, utilizo somente para cortar as frequências que estão sobrando... é bastante útil, principalmente pra quem toca Acústico.

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pedal Equalizador: Quando é necessário? Empty Re: Pedal Equalizador: Quando é necessário?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Mar 14, 2010 11:10 am

Eu tenho um GEB-7 no meu "set" que uso como opção de timbre.
às vezes, quando vc tem um amp que não responda bem determinadas frequencias (e levando em consideração as limitações do alto-falante), ele também é útil.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pedal Equalizador: Quando é necessário? Empty Re: Pedal Equalizador: Quando é necessário?

Mensagem por duvan Dom Mar 14, 2010 12:01 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Eu tenho um GEB-7 no meu "set" que uso como opção de timbre.
às vezes, quando vc tem um amp que não responda bem determinadas frequencias (e levando em consideração as limitações do alto-falante), ele também é útil.



Quando vc fala de limitações do alto-falante, seria em relação ao tamanho deste ou somente de sua qualidade ?
duvan
duvan
Membro

Mensagens : 143
Localização : Niterói-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pedal Equalizador: Quando é necessário? Empty Re: Pedal Equalizador: Quando é necessário?

Mensagem por allexcosta Dom Mar 14, 2010 1:09 pm

Um pedal EQ tem várias utilidades, desde prender o repertório no chão pra não voar até corrigir sobras de frequência da sala onde se está tocando.

Um EQ te dá mais controle sobre o som, mas pode tanto ajudar quem sabe usá-lo como atrapalhar quem não sabe. O músico que encara o EQ como um equipamento que deve ter parâmetros fixos está fadado ao desastre. As carinhas de sorriso e as cópias do EQ do cara da revista que a gente vê por aí são fruto da ignorância do usuário.

Se o seu baixo está com cordas de qualidade e bem regulado mas mesmo assim você sente falta de "algo", um EQ pode ser de certa ajuda.

Em EQ você SEMPRE deve começar com tudo flat. Escute o som do baixo com o amp já colocado onde vai ficar na gig, com a banda tocando e então tente descobrir quais frequências estão reverberando na sala. Faça isso dando ganho em cada frequência e vendo qual piora a situação. Essa deve ser cortada (nada muito radical, pois você pode destruir o seu som). Algo em torno de 1.5 a 3db deve funcionar. Isso resume o uso de um EQ como ferramenta de correção.

Como efeito, você deve ter um som na mente e mover slides até achá-lo. Lembre-se de que o som deve ser atingindo COM a banda tocando. Um baixo que fala lindo no seu quarto pode não falar nada com a banda.

Além disso, pode-se usar um pedal EQ para situações específicas, como dar um boost pra solos ou mudar um pouco o timbre pra slap.

Normalmente não recomendo EQ pra iniciantes que não entendem como EQ funciona.

Quando você sente que falta algo no som do seu baixo, realmente falta algo no som do seu baixo. O EQ é um paliativo barato, mas não substitui bom instrumento, boa técnica e boa amplificação.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54377
Localização : Terra

Mascis gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Pedal Equalizador: Quando é necessário? Empty Re: Pedal Equalizador: Quando é necessário?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Mar 14, 2010 1:45 pm

allexcosta escreveu:Um pedal EQ tem várias utilidades, desde prender o repertório no chão pra não voar até corrigir sobras de frequência da sala onde se está tocando.

Um EQ te dá mais controle sobre o som, mas pode tanto ajudar quem sabe usá-lo como atrapalhar quem não sabe. O músico que encara o EQ como um equipamento que deve ter parâmetros fixos está fadado ao desastre. As carinhas de sorriso e as cópias do EQ do cara da revista que a gente vê por aí são fruto da ignorância do usuário.

Se o seu baixo está com cordas de qualidade e bem regulado mas mesmo assim você sente falta de "algo", um EQ pode ser de certa ajuda.

Em EQ você SEMPRE deve começar com tudo flat. Escute o som do baixo com o amp já colocado onde vai ficar na gig, com a banda tocando e então tente descobrir quais frequências estão reverberando na sala. Faça isso dando ganho em cada frequência e vendo qual piora a situação. Essa deve ser cortada (nada muito radical, pois você pode destruir o seu som). Algo em torno de 1.5 a 3db deve funcionar. Isso resume o uso de um EQ como ferramenta de correção.

Como efeito, você deve ter um som na mente e mover slides até achá-lo. Lembre-se de que o som deve ser atingindo COM a banda tocando. Um baixo que fala lindo no seu quarto pode não falar nada com a banda.

Além disso, pode-se usar um pedal EQ para situações específicas, como dar um boost pra solos ou mudar um pouco o timbre pra slap.

Normalmente não recomendo EQ pra iniciantes que não entendem como EQ funciona.

Quando você sente que falta algo no som do seu baixo, realmente falta algo no som do seu baixo. O EQ é um paliativo barato, mas não substitui bom instrumento, boa técnica e boa amplificação.
Concordo totalmente, principalmente com a última frase.


Última edição por Mauricio Luiz Bertola em Dom Mar 14, 2010 1:49 pm, editado 1 vez(es)
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pedal Equalizador: Quando é necessário? Empty Re: Pedal Equalizador: Quando é necessário?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Mar 14, 2010 1:48 pm

duvan escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Eu tenho um GEB-7 no meu "set" que uso como opção de timbre.
às vezes, quando vc tem um amp que não responda bem determinadas frequencias (e levando em consideração as limitações do alto-falante), ele também é útil.



Quando vc fala de limitações do alto-falante, seria em relação ao tamanho deste ou somente de sua qualidade ?
Cara, todos os alto-falantes (quaisquer que sejam os seus tamanho e qualidade e sensibilidade) possuem uma faixa de frequencia em que sua atuação é ótima. Acima ou abaixo disso ele não responde bem, e, se vc insistir em aumentar demais as frequencias no EQ no qual o seu falante não é capaz de atuar, o resultado é desastroso.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pedal Equalizador: Quando é necessário? Empty Re: Pedal Equalizador: Quando é necessário?

Mensagem por Thales_Sr Dom Mar 14, 2010 2:44 pm

Pedal Equalizador: Quando é necessário?

Quando você tem um repertório que precisa de uma mudança radical na sonoridade do instrumento (sair de um forró e ir para um reggae, por exemplo), ou para corrigir alguma deficiência da sala (excesso de graves, som muito "boomy").

Mas só repetindo o que o allex falou... Quando você sente que falta algo no som do seu baixo, realmente falta algo no som do seu baixo. O EQ é um paliativo barato, mas não substitui bom instrumento, boa técnica e boa amplificação.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Pedal Equalizador: Quando é necessário? Empty Re: Pedal Equalizador: Quando é necessário?

Mensagem por alanbidu Dom Mar 14, 2010 4:39 pm

Eu uso mais o EQ pra "melhorar" o som do meu baixo também, já que ele não é bom...

____________________________
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
-----------------------------------------------------"Força Sempre!!"------------------------------------------------------------
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
alanbidu
alanbidu
Membro

Mensagens : 58
Localização : Aracaju, SE

Ir para o topo Ir para baixo

Pedal Equalizador: Quando é necessário? Empty Re: Pedal Equalizador: Quando é necessário?

Mensagem por Issamu Dom Mar 14, 2010 9:55 pm

No meu caso eu tinha um chiado que me incomodava muito, o luthier me disse que eram dos captadores e como eu não tava querendo gastar mais dinheiro com meu atual baixo, consegui resolver usado um EQ. Cortei totalmente a frequência responsável pelo ruído e ainda achei "aquilo" que estava sentindo falta no meu som.

____________________________
Gospel Club #042
Blues Club #048
Issamu
Issamu
Membro

Mensagens : 199
Localização : Mococa - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Pedal Equalizador: Quando é necessário? Empty Re: Pedal Equalizador: Quando é necessário?

Mensagem por edu_carvalho Seg Mar 15, 2010 10:08 am

Fora tudo o que já foi muito bem exposto aqui, no meu caso, a frase do Allex vai perfeitamente ao encontro das minhas expectativas quanto ao uso do equalizer: Além disso, pode-se usar um pedal EQ para situações específicas, como dar um boost pra solos ou mudar um pouco o timbre pra slap. Valeu Allex. Abç a todos.
edu_carvalho
edu_carvalho
Membro

Mensagens : 1634
Localização : João Pessoa_pb

Ir para o topo Ir para baixo

Pedal Equalizador: Quando é necessário? Empty Re: Pedal Equalizador: Quando é necessário?

Mensagem por Davi Motta Ter Mar 16, 2010 7:56 am

No começo eu usava para corrigir as frequências do ambiente em que eu tocava, hj, eu utilizo apenas para das um gas na hora dos tappings, já que cai muito o volume em relação ao pizzicato....

____________________________
https://www.youtube.com/davimotta
Davi Motta
Davi Motta
Membro

Mensagens : 3221
Localização : Rio de Janeiro

https://www.youtube.com/davimotta

Ir para o topo Ir para baixo

Pedal Equalizador: Quando é necessário? Empty Re: Pedal Equalizador: Quando é necessário?

Mensagem por caiohernane Ter Abr 06, 2010 1:19 pm

Na minha opinião, como diria o Alex, na falta de grana pra comprar um bom instrumento e um bom amplificador, o equalizador resolve bem o problema....
Eu como não tenho grana tenho o meu... kkkkkkkkkkk
caiohernane
caiohernane
Membro

Mensagens : 27
Localização : Divinopolis MG

Ir para o topo Ir para baixo

Pedal Equalizador: Quando é necessário? Empty Re: Pedal Equalizador: Quando é necessário?

Mensagem por Duval Seg Set 20, 2010 8:57 pm

Tipo, é recomendável antes de ir para o equalizer tentar regular no instrumento e na caixa mesmo? Tipo, eu regulo aqui em casa para tirar uns chiados de notas agudas, mas perco um pouco de ganho, tento compensar no amp mas vem um ruído de leve. Bom isso treinando em casa, já no estúdio com a banda tento regular um pouco mais alto para não ter que pegar tão forte nas cordas, mas ainda assim meus agudos ficam meio escondidos pelas guitarras, seria o caso de pensar no equalizador?
Duval
Duval
Membro

Mensagens : 17
Localização : Niteroi, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pedal Equalizador: Quando é necessário? Empty Re: Pedal Equalizador: Quando é necessário?

Mensagem por CG Seg Set 20, 2010 9:03 pm

Pensei um tempo atrás em comprar um equalizador, porém acabei testando uma ADI e consegui o som que queria.
Concordo com o Allex, um equalizador em "mãos erradas" pode destruir o som.

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Pedal Equalizador: Quando é necessário? Empty Re: Pedal Equalizador: Quando é necessário?

Mensagem por Christian Seg Set 20, 2010 9:50 pm

Ja tive e usei, mas cada dia o ouvido vai ficando mais maduro mesmo. Hoje não possuo pois alem de possuir um ampli (harke a100) que tem equalizer, prefiro deixar tudo no flat e ir controlando nos botoes do baixo, quando se tem bom instrumento, não necessita mesmo de um pedal, bom instrumento não quer dizer caro, um baixo regulado com boas cordas da conta de muito recado, muitas vezes ja vi pedal de equalização acabar com o som do baixo, cortar frequências é uma coisa complicada ate a questão do chiado, já vi baixistas usar noise reducer por causa do chiado, quando uma simples visita ao luthier ou ao forum para um aterramento resolvia, tem gente que acha bonito ter um enorme set e pedais mas nem sabe usar nada. perde-se sinal por cabos de má qualidade e pedais não confiáveis, prefiro vender o baixo ruim, juntar a grana do pedal e investir em um baixo melhor.
Christian
Christian
Membro

Mensagens : 3772
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Pedal Equalizador: Quando é necessário? Empty Re: Pedal Equalizador: Quando é necessário?

Mensagem por Thales_Sr Seg Set 20, 2010 10:41 pm

^
^
O pensamento correto é esse daí. Tenha o essencial (baixo, ampli e cabeamento) de qualidade, e só depois comece a pensar em adicionar mais tralha no meio.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Pedal Equalizador: Quando é necessário? Empty Re: Pedal Equalizador: Quando é necessário?

Mensagem por LuCaSbass Seg Set 20, 2010 11:11 pm

Pois é... Se o baixo+amp nao soam bem um pedal no meio ao invés de acrescentar qualidade no timbre vai é acentuar os problemas, pelo menos eu acho...

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Pedal Equalizador: Quando é necessário? Empty Re: Pedal Equalizador: Quando é necessário?

Mensagem por Cris Simões Ter Set 21, 2010 12:20 pm

Comprei um Boss GEB-7 e está ajudando a achar frequêcias "escondidas" dos meus baixos: os médio-graves do De Oliveira Rainbow e médio-agudos do Squier VM Tele.

____________________________
www.twitter.com/@cris_simoes_
Cris Simões
Cris Simões
Membro

Mensagens : 601
Localização : Belém - Amazônia - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Pedal Equalizador: Quando é necessário? Empty Re: Pedal Equalizador: Quando é necessário?

Mensagem por Igor Velozo Titillo Seg Mar 11, 2013 1:41 pm

Prezados,

Eu também estava pensando em comprar um pedal de Equalizador, o GEB-7, quando um luthier conhecido me aconselhou a comprar o MXR M-80, que é um Distortion mas possui equalizador, e se não me engano funciona como Direct Box também. Ele alega que o Boss "rouba" som do baixo quando não está ligado. Achei a ideia muito interessante, pois estava mesmo a fim de uma distorção pra não carregar pedaleira que uso por causa de uns 2 ou 3 efeitos.

Pelas resenhas que li, as distorções desse pedal (MXR) vão da mais leva a mais pesada, isso me agradou muito, pois seria como ter os "2 ou 3 efeitos" que uso numa "caixa mais compacta".

Entretanto surge a dúvida: o pedal de equalização da Boss possui 7 bandas, já o da MXR apenas 3 (levando em conta que é um pedal de distorção, e não de equalização!), e 3 bandas eu tenho no amplificador. Usando as 3 bandas do pedal mais as 3 do amplificador seria suficiente? Ou as 7 bandas do pedal da Boss seriam mais eficientes?

No aguardo de uma orientação dos colegas!

____________________________
ig bass
Igor Velozo Titillo
Igor Velozo Titillo
Membro

Mensagens : 10
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Pedal Equalizador: Quando é necessário? Empty Re: Pedal Equalizador: Quando é necessário?

Mensagem por allexcosta Seg Mar 11, 2013 1:50 pm

Igor Velozo Titillo escreveu:Entretanto surge a dúvida: o pedal de equalização da Boss possui 7 bandas, já o da MXR apenas 3 (levando em conta que é um pedal de distorção, e não de equalização!), e 3 bandas eu tenho no amplificador. Usando as 3 bandas do pedal mais as 3 do amplificador seria suficiente? Ou as 7 bandas do pedal da Boss seriam mais eficientes?

No aguardo de uma orientação dos colegas!

É impossível dizer qual você preferiria, mas 3 bandas mais os controles do amp mais os controles do baixo geralmente é muito mais que suficiente.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54377
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Pedal Equalizador: Quando é necessário? Empty Re: Pedal Equalizador: Quando é necessário?

Mensagem por Breno_Barnabe Seg Mar 11, 2013 2:39 pm

No meu caso uso para "adequar" o som. Como sempre estou tocando em amplis diferentes, muitas vezes não me sinto a vontade no equalizer dos amplis, sejam gráfico ou 3 bandas. Prefiro deixar flat no ampli e ir ajustando no pedal, mais ou menos seguindo essa dica do tio Allex até achar que ficou bom. Geralmente não mexo muito nas bandas, nunca aumento demais ou abaixo demais. Basicamente isso. Ah, e como uso uma Zomm B1 junto, eu desativei a equalização de todos os efeitos da pedaleira, pois estava tendo surpresas quando mudava de efeito.
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5310
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Pedal Equalizador: Quando é necessário? Empty Re: Pedal Equalizador: Quando é necessário?

Mensagem por Psycho Killer Seg Mar 11, 2013 3:11 pm

allexcosta escreveu:Um pedal EQ tem várias utilidades, desde prender o repertório no chão pra não voar...
Laughing esse deve ser o melhor uso pro EQ. hahaha

____________________________
Onde é que está meu rock'n'roll?
Psycho Killer
Psycho Killer
Membro

Mensagens : 356
Localização : Curitiba

http://josma.bandcamp.com

Ir para o topo Ir para baixo

Pedal Equalizador: Quando é necessário? Empty Re: Pedal Equalizador: Quando é necessário?

Mensagem por rafaelos Seg Mar 11, 2013 3:18 pm

Não vivo sem meu pedal equalizer. Ele pode servir tambem como um pré para dar um ganho em baixos passivos, vc consegue mais volume com ele. Além disso acho que sem ele não alcançaria o timbre que quero, ele ajuda muito qdo tenho sair por ai tocando em amplis que não estou habituado a usar. o som acaba já vindo pronto do eq, aí é só deixar o ampli flat ou fazer pequenas correções. para acabar, ainda uso muito ele pra fazer um filtro de "passa-baixa", onde deixo a equalização de uma forma que só passem os graves e médio-graves. uso isso para simular alguns baixos sintetizados e tocar coisas mais com cara de eletrônico num baixo de verdade.
rafaelos
rafaelos
Membro

Mensagens : 47
Localização : são paulo

https://www.facebook.com/Banda600ml e http://banda600ml.wordpress

Ir para o topo Ir para baixo

Pedal Equalizador: Quando é necessário? Empty Re: Pedal Equalizador: Quando é necessário?

Mensagem por souluizz Seg Mar 11, 2013 4:19 pm

Amigos, mais uma vez preciso de uma ajuda de vocês

Comprei no Mercado Livre hoje, um Groovin Bass Equalizer Beq200 (escondido da esposa senão ela me bate) por R$90,00 usado, baseado em algumas leituras que tenho feito aqui no fórum, isto poderia faltar no meu set.

Mesmo sem grana consegue montar o seguinte set:

Baixo Dmark 4 Cordas (Troquei em um Play 3 completo + HD externo de 1,5 TB + Notebook Samsung dual core) esta na Dmark para uma boa regulagem e troca de Cordas (D'Addario Nickel Wound 0.40) o baixo acredito eu que foi um dos primeiros feito pelo Marcos da Dmark.
Amplificador Staner 215B (Presente que ganhei neste sábado)
Pedaleira Zoom B2 (comprada semi nova escondido da esposa também)
Cabos Tecniforte.

Minhas duvidas são as seguintes:

1° O mestre Allexcosta não recomenda Equalizer para iniciantes, me considero um iniciante nivel 2, vou sofrer para timbrar este set?
2° Vocês acham que devo tentar timbrar com o equalizer com ou sem a Zoom B2 ?
3° Apesar que gosto cada um tem o seu, posso criar uma grande expectativa em cima deste set? (sei que a pecinha que segura o baixo na correia tem que ajudar senão nem Fodera ajuda)

Antecipadamente muito obrigado a todos e mais uma vez declaro minha admiração por este fórum e pelos mestres que aqui compartilham seus preciosos conhecimentos.








____________________________
Baixista voltando a atividade!
souluizz
souluizz
Membro

Mensagens : 77
Localização : São José dos Campos

Ir para o topo Ir para baixo

Pedal Equalizador: Quando é necessário? Empty Re: Pedal Equalizador: Quando é necessário?

Mensagem por Breno_Barnabe Seg Mar 11, 2013 4:31 pm

souluizz escreveu:1° O mestre Allexcosta não recomenda Equalizer para iniciantes, me considero um iniciante nivel 2, vou sofrer para timbrar este set?
2° Vocês acham que devo tentar timbrar com o equalizer com ou sem a Zoom B2 ?
3° Apesar que gosto cada um tem o seu, posso criar uma grande expectativa em cima deste set? (sei que a pecinha que segura o baixo na correia tem que ajudar senão nem Fodera ajuda)

Antecipadamente muito obrigado a todos e mais uma vez declaro minha admiração por este fórum e pelos mestres que aqui compartilham seus preciosos conhecimentos.
Não sou o Allex mas vou dar meu pitacos.
Eu tibraria pelo Equalizer e desativaria a equalização na Zoom (depois você pode ativar para alguns efeitos, mas de inicio eu faria isso) e deixaria Flat no Ampli e tentava ajustar tudo no pedal.
Quanto a expectativa é bem relativo, acho que você tem que testar varias combinações, que vão do ampli, baixo, pedaleira e equalizer, o que posso lhe recomendar é ser muito paciente até achar a combinação que mais lhe agrade.

Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5310
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Pedal Equalizador: Quando é necessário? Empty Re: Pedal Equalizador: Quando é necessário?

Mensagem por souluizz Seg Mar 11, 2013 4:38 pm

Obrigado pela ajuda Breno_Barnabe, na verdade espero não só a opinião do Allex mais de todos que puderem me dar uma força, valeu!

____________________________
Baixista voltando a atividade!
souluizz
souluizz
Membro

Mensagens : 77
Localização : São José dos Campos

Ir para o topo Ir para baixo

Pedal Equalizador: Quando é necessário? Empty Re: Pedal Equalizador: Quando é necessário?

Mensagem por Igor Velozo Titillo Seg Mar 11, 2013 5:47 pm

Muito obrigado allexcosta e Breno_Barnabe!

Vocês elucidaram completamente minhas dúvidas! Que basicamente era saber se as 7 bandas do Boss iriam fazer diferença em relação as 3 do MXR + 3 do ampli.

Esqueci de mencionar que apenas meu baixolão tem equalizador no circuito. Meus outros baixos só possuem controle de volume e tonalidade.

Breno_Barnabe, como você faz a ligação dos seus pedais? EQ + ZOOM ou ZOOM + EQ?

Muito obrigado pelas dicas!

Abs!

____________________________
ig bass
Igor Velozo Titillo
Igor Velozo Titillo
Membro

Mensagens : 10
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Pedal Equalizador: Quando é necessário? Empty Re: Pedal Equalizador: Quando é necessário?

Mensagem por Breno_Barnabe Seg Mar 11, 2013 11:58 pm

Cara, eu uso da seguinte forma:
Compressor -> Equalizer -> Zoom B1 -> Ampli
(mesmo sabedor que a Zoom Possui Compressor e Equalização de 3 vias, decidi manter os pedais)
Não sei se é a forma "certa" ou "errada", mas é que trouxe resultados que me agradaram e me deixaram seguros quando a "onde devo equalizar". Mas claro, nada impede (aliás, eu até encorajo) você de testar suas combinações.
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5310
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Pedal Equalizador: Quando é necessário? Empty Re: Pedal Equalizador: Quando é necessário?

Mensagem por vinibassplayer Ter Mar 12, 2013 12:16 am

The Viper escreveu:Olá meus amigos!

Vejo em muitos topicos, pessoas que tem equalizadores, e dizem que elas não precisam deles, e outros que são aconselhados a comprar...

Quando isso se torna necessário?

Acho que se torna necessário quando seu equipamento não te certas frequências que criam seu timbre na cabeça.

o que eu quis dizer é que: antes de começar a tocar, você tem um baixo e um amplificador que te dão determinado timbre. Mas você já tem em mente um timbre que é seu e você não reproduz apenas com baixo e amp. se esse timbre que você faz é deficiente em algumas frequências específicas, usa-se um equalizer pra suprir essa deficiência.. (isso levando em consideração que seria um timbre limpo, e não com modulações e talzs)

acho que deu pra entender!!

____________________________
Ser baixista é isso... nota certa, no lugar e na hora certa. Firulas são como no futebol, só são válidas se for em direção ao gol ( a serviço da música). Amagomes(membro)
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1596
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Pedal Equalizador: Quando é necessário? Empty Re: Pedal Equalizador: Quando é necessário?

Mensagem por souluizz Ter Mar 12, 2013 11:33 am

souluizz escreveu:Amigos, mais uma vez preciso de uma ajuda de vocês

Comprei no Mercado Livre hoje, um Groovin Bass Equalizer Beq200 (escondido da esposa senão ela me bate) por R$90,00 usado, baseado em algumas leituras que tenho feito aqui no fórum, isto poderia faltar no meu set.

Mesmo sem grana consegue montar o seguinte set:

Baixo Dmark 4 Cordas (Troquei em um Play 3 completo + HD externo de 1,5 TB + Notebook Samsung dual core) esta na Dmark para uma boa regulagem e troca de Cordas (D'Addario Nickel Wound 0.40) o baixo acredito eu que foi um dos primeiros feito pelo Marcos da Dmark.
Amplificador Staner 215B (Presente que ganhei neste sábado)
Pedaleira Zoom B2 (comprada semi nova escondido da esposa também)
Cabos Tecniforte.

Minhas duvidas são as seguintes:

1° O mestre Allexcosta não recomenda Equalizer para iniciantes, me considero um iniciante nivel 2, vou sofrer para timbrar este set?
2° Vocês acham que devo tentar timbrar com o equalizer com ou sem a Zoom B2 ?
3° Apesar que gosto cada um tem o seu, posso criar uma grande expectativa em cima deste set? (sei que a pecinha que segura o baixo na correia tem que ajudar senão nem Fodera ajuda)

Antecipadamente muito obrigado a todos e mais uma vez declaro minha admiração por este fórum e pelos mestres que aqui compartilham seus preciosos conhecimentos.


Mais alguém poderia me dar uma ajuda?

____________________________
Baixista voltando a atividade!
souluizz
souluizz
Membro

Mensagens : 77
Localização : São José dos Campos

Ir para o topo Ir para baixo

Pedal Equalizador: Quando é necessário? Empty Re: Pedal Equalizador: Quando é necessário?

Mensagem por Igor Velozo Titillo Ter Mar 12, 2013 12:03 pm

Beleza Breno_Barnabe, vou tentar de formas variadas a ligação, mas já tenho a SUA experiência como "carta na manga", caso não dê certo.

Meu caro souluizz, também estou na fase de "testes", também chamada de erro -tentativa-erro. Infelizmente nem posso te ajudar nesse quesito...

Abs a todos!

____________________________
ig bass
Igor Velozo Titillo
Igor Velozo Titillo
Membro

Mensagens : 10
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Pedal Equalizador: Quando é necessário? Empty Re: Pedal Equalizador: Quando é necessário?

Mensagem por Lucas B Ter Jul 23, 2013 4:29 pm

Eu comprei um Staner BS120 usado, estou testando ele, mas pelo jeito a equalização dele não é muito abrangente. O meu professor falou que seria legal mandar pra uma revisão ver se está tudo certo... ele faz um chiado um pouco alto quando está ligado...

-O que será que eu faço primeiro, levo pra uma revisão... tento um pedal equalizador?

-Ou será que o meu baixo está desregulado também? Shocked 

____________________________
O bom de ser pobre e feio é que, se alguém gosta de ti, ela gosta mesmo...
Lucas B
Lucas B
Membro

Mensagens : 188
Localização : Porto Alegre, RS

Ir para o topo Ir para baixo

Pedal Equalizador: Quando é necessário? Empty Re: Pedal Equalizador: Quando é necessário?

Mensagem por Psycho Killer Ter Jul 23, 2013 4:59 pm

^
Primeiramente testa outro cabo.
Se o chiado permanecer, tenta testar outro baixo. Permanecendo ainda, mandaria o amp para revisão.

Incluir um equalizador num amp que já possui chiado irá aumentar o nível do chiado.

____________________________
Onde é que está meu rock'n'roll?
Psycho Killer
Psycho Killer
Membro

Mensagens : 356
Localização : Curitiba

http://josma.bandcamp.com

Ir para o topo Ir para baixo

Pedal Equalizador: Quando é necessário? Empty Re: Pedal Equalizador: Quando é necessário?

Mensagem por Lucas B Qua Jul 24, 2013 8:32 am

O cabo é novo... estou pensando aqui se esse não é o barulho 'normal' do ampli ligado... porque eu não conheço nada pra dizer... mas deve ser o barulho que eles fazem estando ligado, não? Tocando ele não faz esse barulho.
A equalização inclusive, não é tão ruim assim...

O meu baixo nunca foi regulado, em comprei ele em fev/2011 e saí tocando... Shocked 

____________________________
O bom de ser pobre e feio é que, se alguém gosta de ti, ela gosta mesmo...
Lucas B
Lucas B
Membro

Mensagens : 188
Localização : Porto Alegre, RS

Ir para o topo Ir para baixo

Pedal Equalizador: Quando é necessário? Empty Re: Pedal Equalizador: Quando é necessário?

Mensagem por Ricardo Petrone Qua Jul 24, 2013 9:24 am

Para Ilustrar:

____________________________
Não se preocupe com a perfeição
- você nunca irá consegui-la.
(Salvador Dali)
Ricardo Petrone
Ricardo Petrone
Membro

Mensagens : 1717
Localização : Tijuquistão, Hell de Janeiro...

http://www.reverbnation.com/syntagmatrio

Ir para o topo Ir para baixo

Pedal Equalizador: Quando é necessário? Empty Re: Pedal Equalizador: Quando é necessário?

Mensagem por renatogaragerock Qua Jul 24, 2013 9:50 am

Eu penso que um pedal equalizador talvez tenha como principal uso uma rápida mudança entre dois timbres. Em algum momento da música alguma frequência ou conjunto delas precisa ser ativada e daí o rápido alcance dos pés resolve a questão. Para uma equalização mais fixa, o mais adequado seria ter um amplificador que permitisse você chegar no seu timbre sem precisar de usar um pedal.

Mas de forma alguma estou em desacordo dos outros usos mencionados pelos colegas. O ideal é usar um equalizador feito mesmo para nosso instrumento, pois as bandas centrais quase sempre correspondem às frequências de cada uma das cordas, a nos extremos dá para ainda trabalhar com o corpo dos graves e mesmo corrigir a acústica de uma sala que "embole" demais nestas baixas frequências, e na região dos agudos dá para ressaltar ou mascarar alguns ruídos típicos de nosso instrumento, como o brilho metálico das cordas, o som destas ricocheteando no último traste ou na madeira, etc.

____________________________
Clube Epiphone #002 - Clube Giannini #009 - Clube Tagima #005 - Squier Club #015 - Condor Club #028 - Clube dos Valvulados #020 - Clube do Precision Bass #013 - Clube do Contrabaixo Semi-acústico #004 - Clube do Apego #007 - Clube do Punk #002 - Clube Short Scale #004
renatogaragerock
renatogaragerock
Membro

Mensagens : 1141
Localização : Manaus-AM

Ir para o topo Ir para baixo

Pedal Equalizador: Quando é necessário? Empty Re: Pedal Equalizador: Quando é necessário?

Mensagem por allexcosta Qua Jul 24, 2013 10:06 am

renatogaragerock escreveu:O ideal é usar um equalizador feito mesmo para nosso instrumento, pois as bandas centrais quase sempre correspondem às frequências de cada uma das cordas

Isso só faria sentido se tocássemos exclusivamente nas cordas soltas.

Em relação aos modelos da Boss, por exemplo, prefiro o GE-7 ao GEB-7 por uma boa margem.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54377
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Pedal Equalizador: Quando é necessário? Empty Re: Pedal Equalizador: Quando é necessário?

Mensagem por renatogaragerock Qua Jul 24, 2013 10:32 am

Eu já tive um GEB-7, e de fato meio que "invejava" quem tinha o GE-7. Tinha um paramétrico bem bacana também, daquela época em que os de baixo da boss eram todos marrons (acho que o Jazzigo tem um desses, se não me engano).



allexcosta escreveu:
renatogaragerock escreveu:O ideal é usar um equalizador feito mesmo para nosso instrumento, pois as bandas centrais quase sempre correspondem às frequências de cada uma das cordas

Isso só faria sentido se tocássemos exclusivamente nas cordas soltas.

Em relação aos modelos da Boss, por exemplo, prefiro o GE-7 ao GEB-7 por uma boa margem.


Última edição por renatogaragerock em Qua Jul 24, 2013 10:33 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Edit: me refiro ao GE-7B, que também é desses marrons.)

____________________________
Clube Epiphone #002 - Clube Giannini #009 - Clube Tagima #005 - Squier Club #015 - Condor Club #028 - Clube dos Valvulados #020 - Clube do Precision Bass #013 - Clube do Contrabaixo Semi-acústico #004 - Clube do Apego #007 - Clube do Punk #002 - Clube Short Scale #004
renatogaragerock
renatogaragerock
Membro

Mensagens : 1141
Localização : Manaus-AM

Ir para o topo Ir para baixo

Pedal Equalizador: Quando é necessário? Empty Re: Pedal Equalizador: Quando é necessário?

Mensagem por allexcosta Qua Jul 24, 2013 10:35 am

No modelo B existe um gap grande nos médios graves e nos médio agudos, além disso vai muito baixo (50hz) e muito alto (10khz). Acho as frequências do GE-7 perfeitas.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54377
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Pedal Equalizador: Quando é necessário? Empty Re: Pedal Equalizador: Quando é necessário?

Mensagem por renatogaragerock Qua Jul 24, 2013 10:49 am

Legal, vou dar uma experimentada! Imaginava que era do 7B que estava falando (pois são diferentes os circuitos do GEB-7 e do GE-7B), mas pelo visto o que comentou agora é mesmo o GE-7 "sem B".

____________________________
Clube Epiphone #002 - Clube Giannini #009 - Clube Tagima #005 - Squier Club #015 - Condor Club #028 - Clube dos Valvulados #020 - Clube do Precision Bass #013 - Clube do Contrabaixo Semi-acústico #004 - Clube do Apego #007 - Clube do Punk #002 - Clube Short Scale #004
renatogaragerock
renatogaragerock
Membro

Mensagens : 1141
Localização : Manaus-AM

Ir para o topo Ir para baixo

Pedal Equalizador: Quando é necessário? Empty Re: Pedal Equalizador: Quando é necessário?

Mensagem por Psycho Killer Qua Jul 24, 2013 11:21 am

Eu também tinha um GE-7.
Timbrava legal! Só não sei comparar com o GEB-7 porque não cheguei a testá-lo. Rolling Eyes 

____________________________
Onde é que está meu rock'n'roll?
Psycho Killer
Psycho Killer
Membro

Mensagens : 356
Localização : Curitiba

http://josma.bandcamp.com

Ir para o topo Ir para baixo

Pedal Equalizador: Quando é necessário? Empty Re: Pedal Equalizador: Quando é necessário?

Mensagem por Lucas B Qui Jul 25, 2013 8:37 am

Caras, vocês não vão acreditar do que era aquele chiado... eu trouxe o amp de uma cidade em que a rede era 220 e me esqueci de mudar a chave...
facepalm 
Me apavorei, daí liguei prum brother, ele me disse pra olhar o fusivel, que não estava rompido, mas estava melecado...
Shocked 
Agora ele vai ter que ir pro conserto, mas não deve ter queimado...

Não, só eu mesmo...

____________________________
O bom de ser pobre e feio é que, se alguém gosta de ti, ela gosta mesmo...
Lucas B
Lucas B
Membro

Mensagens : 188
Localização : Porto Alegre, RS

Ir para o topo Ir para baixo

Pedal Equalizador: Quando é necessário? Empty Re: Pedal Equalizador: Quando é necessário?

Mensagem por Fernando Zadá Qui Jul 25, 2013 11:12 am

eu tenho curiosidade de testar o da MXR parece bem interessante e tem duas opções

http://www.jimdunlop.com/product/m108-10-band-graphic-eq
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Pedal Equalizador: Quando é necessário? Empty Re: Pedal Equalizador: Quando é necessário?

Mensagem por allexcosta Qui Jul 25, 2013 11:19 am

Lucas B escreveu:Caras, vocês não vão acreditar do que era aquele chiado... eu trouxe o amp de uma cidade em que a rede era 220 e me esqueci de mudar a chave...

(...)
 
Agora ele vai ter que ir pro conserto, mas não deve ter queimado...

Não é só mudar a chave?

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54377
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Pedal Equalizador: Quando é necessário? Empty Re: Pedal Equalizador: Quando é necessário?

Mensagem por Fernando Zadá Qui Jul 25, 2013 11:37 am

pensei a mesma coisa.
Troca o fusível e muda a chave.
Se fosse o contrário podia ter dado problemas mas estando em 220 e ligar em 110 relax.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Pedal Equalizador: Quando é necessário? Empty Re: Pedal Equalizador: Quando é necessário?

Mensagem por Lucas B Sex Jul 26, 2013 9:39 am

Era o fusivel, o amp está funcionando. E agora em 110V. Não obstante, o fusivel novo é menor do que o velho e ficaria solto no compartimento. Preenchi este espaço com uma bolinha de fio de cobre...

____________________________
O bom de ser pobre e feio é que, se alguém gosta de ti, ela gosta mesmo...
Lucas B
Lucas B
Membro

Mensagens : 188
Localização : Porto Alegre, RS

Ir para o topo Ir para baixo

Pedal Equalizador: Quando é necessário? Empty Re: Pedal Equalizador: Quando é necessário?

Mensagem por Ricardo Petrone Dom Jul 28, 2013 1:47 am

Davi Motta escreveu:No começo eu usava para corrigir as frequências do ambiente em que eu tocava, hj, eu utilizo apenas para das um gas na hora dos tappings, já que cai muito o volume em relação ao pizzicato....

____________________________
Não se preocupe com a perfeição
- você nunca irá consegui-la.
(Salvador Dali)
Ricardo Petrone
Ricardo Petrone
Membro

Mensagens : 1717
Localização : Tijuquistão, Hell de Janeiro...

http://www.reverbnation.com/syntagmatrio

Ir para o topo Ir para baixo

Pedal Equalizador: Quando é necessário? Empty Re: Pedal Equalizador: Quando é necessário?

Mensagem por ggugik Qua Ago 28, 2013 3:18 pm

Outro fator relevante na minha opinião é possibilidade de equalização que o baixo já possui. Por exemplo, eu tenho um Jazz Bass Deluxe Active da Squier, que além do volume e escolha de captador, possui equalização de grave, médio, agudo e chave slap, oferecendo muitas possibilidades de configurações diferentes. Conhecendo bem todos os controles, aliados com o uso de cordas novas, é possível obter o timbre procurado sem precisar um pedal equalizador.

Agora pense no caso oposto, um Precision passivo só com um controle de Volume e um Tone, o baixista vai ficar muito mais dependente da equalização do amplificador. Se o amplificador não estiver em condições ideais, aí um pedal equalizador cairia muito bem, visto que as possibilidades de equalização do baixo são bem limitadas.
ggugik
ggugik
Membro

Mensagens : 39
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Pedal Equalizador: Quando é necessário? Empty Re: Pedal Equalizador: Quando é necessário?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos