Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Substituição de falante do Meteoro QX-200

3 participantes

Ir para baixo

Substituição de falante do Meteoro QX-200 Empty Substituição de falante do Meteoro QX-200

Mensagem por Carlos Lopes Dom Mar 14, 2010 2:44 pm

Tenho um cubo Meteoro QX-200, que já me acompanha há uns 20 anos. Nesse tempo eu já retifiquei o auto-falante umas 3 ou 4 vezes e também fiz alguns reparos na eletrônica, a última delas foi no final do ano passado. Também aproveitei as férias de dezembro e levei na fábrica da Meteoro, em Guarulhos, e troquei o gabinete, pois o antigo estava com o courvin muito ralado e rasgado. Nessa visita à Meteoro o cara que testou o amplificador notou que o alto-faltante estava gerando algum ruído (que eu particularmente nunca tinha percebido), e ele disse que provavelmente o problema iria piorar com o tempo. Pois é, agora 3 meses depois, o ruído do auto-falante está insuportável - parece que tem um guizo dentro da caixa, que fica vibrando junto com o sustain das notas graves.

Minha dúvida é: troco o auto-falante por um novo ou mando retificar mais uma vez? Estou tentado a trocar por um novo, na esperança de que a caixinha até ganhe algum fôlego. Mas aí bate aquela dúvida: será que um alto-falante "barato" de hoje em dia (Selenium 15B1, por exemplo) realmente oferece mais que o antigão original da Meteoro? Como não tenho as especificações do antigo, fica mais difícil comparar. Alguma sugestão de marca/modelo de auto-falante?

Só pra completar a história, não tenho interesse em trocar a caixa, pois já tenho outro equipamento que atende os mais exigentes, tanto em potência quanto em recursos e qualidade sonora. A idéia seria tentar tirar o máximo dessa caixa antiga. Questão sentimental, mesmo. :-) Afinal, ela já serviu de suporte pra tanta latinha de cerveja pelo bares da vida...

Carlos Lopes
Membro

Mensagens : 3
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Substituição de falante do Meteoro QX-200 Empty Re: Substituição de falante do Meteoro QX-200

Mensagem por URSOBHZ Dom Mar 14, 2010 5:30 pm

Bem, para usar a "caixa" original desse cubo com um outro falante a resposta desse novo pode não ser adequada, pois falantes dferentes precisam de caixas dferentes. O que se pode tentar fazer é tentar "adaptar" essa caixa para receber um novo falante, retrabalhando o duto para melhor sintonizar para o novo falante.

Obtem-se os parâmetros TS do novo falante e faz-se um projeto para ele, usando o volume de ar dessa caixa. Como esse valor será fixo (volume), veja qual a melhor sintonia de trabalho para o novo falante e altere o duto da caixa (diametro e comprimento) até conseguir essa sintonia. Se for necessário, adicione material "absorvente" (lã de vidro) à caixa para facilitar o trabalho, caso o tamanho da caixa para o novo falante seja muito maior que o desse QX200.
URSOBHZ
URSOBHZ
Membro

Mensagens : 1626
Localização : Mineiro, perdido no interior de São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Substituição de falante do Meteoro QX-200 Empty Re: Substituição de falante do Meteoro QX-200

Mensagem por Thales_Sr Dom Mar 14, 2010 6:17 pm

Troca o falante. Simples assim. Vai te poupar de ficar fazendo serviço nesse falante que já não aguenta mais nada.

O ideal seria também fazer uma caixa acústica nova, projetada de acordo com os parâmetros do novo falante, para que ele possa render o máximo possível (bem capaz de você se espantar o quanto o seu meteorozinho ia melhorar...).
Porém, aí acho que o investimento ficaria meio alto. Com isso, vai ser o jeito você só fazer a substituição direta mesmo. Se puder testar alguns falantes, melhor, pois aí você escolhe qual se adapta melhor a essa caixa que você já tem.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Substituição de falante do Meteoro QX-200 Empty Re: Substituição de falante do Meteoro QX-200

Mensagem por URSOBHZ Dom Mar 14, 2010 6:38 pm

Thales,

"Adaptar" o duto não é coisa complicada não, pelo contrário!!! Se for preciso encurtar, é só "cortar" um pedaço do duto existente. se for preciso aumentar, é sósubstituir por um pedaço de tubo de PVC!

Se tiver que diminuir, e for impossível, é só fazer um outro duto. Dois dutos acabam sendo mais compridos que apenas um!!!
URSOBHZ
URSOBHZ
Membro

Mensagens : 1626
Localização : Mineiro, perdido no interior de São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Substituição de falante do Meteoro QX-200 Empty Re: Substituição de falante do Meteoro QX-200

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos