Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Marchetaria

3 participantes

Ir para baixo

Marchetaria Empty Marchetaria

Mensagem por kwholz Qua Mar 17, 2010 9:30 am

Estive este ultimos dias, "babando" nas anomalias das madeiras tão bem explicadas pelo Alex

Quando me lembrei de um outro acabamento e gostaria da opinião dos papas de plantão ...

Recentemente um amigo comprou no embu das Artes aqui perto de Sampa, uma mesa que tinha o tampo feito em Marchetaria.
Era um desenho feito a partir de cortes transversais de diferentes madeiras, formando um mosaico de vários pedaços redodondos de diferentes tonalidade e tamanhos. os espaços que sobravam forma preenchidos com resina.
Achei o resultado final muito bonito.

Depois eu soube que pode-se fazer este trabalho com pedaços quadrado, triangulares ou irregulares. Ou seja voce form ao mosaico que voce quiser.

O trabalho de Marchetaria todo fica com 1mm de espessura e posteriormente é colada na peça final (no caso o tampo da mesa)

Agora a pergunta ..
Alguém já viu algum instrumento com um tampo com este acabamento ???
e o som ??? como ficaria ???

Eu sei que a Marchetaria é usada para incrustar detalhes e desenhos em tambos de violôes e escalas.
Mas o tampo todo feito em marchetaria, nunca vi Shocked
kwholz
kwholz
Membro

Mensagens : 74
Localização : osasco

Ir para o topo Ir para baixo

Marchetaria Empty Re: Marchetaria

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Mar 17, 2010 9:43 am

Meu finado avô, português, que me ensinou os rudimentos da marcenaria, dominava essa técnica, mas para confecção de cadeiras; ele chegou a fazer isso em tampos de violões e guitarras portuguesas, mas nunca ví um instrumento que usasse isso em todo o tampo, acho até que ficaría estranho...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Marchetaria Empty Re: Marchetaria

Mensagem por guerra_luthier Qua Mar 17, 2010 9:45 am

Sim sim, muiiiiiiito comum nos anos 70 e 80 em acústicos

Procure por Di Giorgio Guarany, eu mesmo tenho um exemplar deste (que completa 30 anos este ano =). tem o headstock e o fundo todo incrustrado. Não altera em nada o som.

[ ]'s

____________________________
www.guerraguitars.com.br
Assistência técnica autorizada Benson, Ovation, Madrid, Peavey, Strinberg, Takamine, Washburn, ESP, Godin, Shelter, SX, Vintage, Walden e Warwick.
guerra_luthier
guerra_luthier
Membro

Mensagens : 1473
Localização : São paulo - SP

http://guerraguitars.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Marchetaria Empty Re: Marchetaria

Mensagem por kwholz Qua Mar 17, 2010 10:35 am

Tem um detalhe que eu esqueci de comentar.

No caso da Mesa, por cima das peças que compõem o mosaico, vai uma camada de resina transparente ou algo similar selando e tirando toda e qualquer imperfeição.

Dá uma certa ilusão de ótica, pois voce acha que uma peça é mais alta do que a outra, mas não !! Voce passa os dedos na superficie e é tudo plano e lisinho sem imperfeições.

Vou ver se consigo fotos deste tipo de trabalho e depois eu posto aqui.

Valeu pelas respostas !!
kwholz
kwholz
Membro

Mensagens : 74
Localização : osasco

Ir para o topo Ir para baixo

Marchetaria Empty Re: Marchetaria

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos