Mogno ou Cedro Rosa

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Mensagem por henri carvalho em Sex Dez 05, 2014 9:11 am

Eu nunca usaria o cedro para braço, outra coisa é que fica esquisito uma "fender" com o braço em madeira escura.

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola em Sex Dez 05, 2014 9:52 am

109eh escreveu:Obrigado pessoal. Pretendo usar:
cedro -> corpo e braço de uma guitarra. Já vi em alguns lugares dizendo que dá p/ braço de guitarra.
Andiroba -> braço de um baixo!
Queria fazer um fender com 24 trastes, mas to vendo algumas fotos e acho o braço muito grande, em especial com aquele headstock enorme da fender. No fender com 24 trastes o pino nem fica na linha do 12º traste.
Ninguém arranja um gabarito não? PFV
Cara, cedro não pode ser usado para braços. Ponto-final.
Não tenho gabaritos desse baixo.
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Mensagem por Edão em Sex Dez 05, 2014 4:36 pm

Discordo Bertola.

Mas também concordo que no seu trabalho e a sua indicação pessoal sejam pelo não uso do cedro pra braço de instrumentos.

Um Luthier experiente no uso de cedro e dos tipos de cedro vai usar pra fazer braço de contrabaixo sem problemas. Digo porque já tive um baixo totalmente em cedro e ele não apresentou quaisquer problemas.
O mesmo Luthier que o fez usou e usa cedro pra fazer braços de guitarra e baixo e ele mesmo diz que eles não voltam por imperfeições ou empenamento.
Tá na praça a quase 15 anos.
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Mensagem por joseluiz.avilajr em Sex Dez 05, 2014 7:24 pm

eu uso cedro pra braço de baixo. até mesmo o cedro arana ja usei. claro que nunca usei ele em uma peça só. mas pra guitarra se for uma peça só e com um corte radial(rift saw) de preferencia, vai de boa.


esse braço da foto é de cedro arana, marfim e rouxinho. tem 19mm de espessura a primeira casa.

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Mensagem por joseluiz.avilajr em Sex Dez 05, 2014 7:35 pm

lembrei agora.  ja fiz um braço de guitarra de cedro com uma peça totalmente revessaMogno ou Cedro Rosa - Página 2 1150191_494865560602218_507902480_n

eu lembro de ter hesitado um pouco antes de fazer. mas ja tem um ano e pouco. e o meu amigo ainda não reclamou.
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Mensagem por allexcosta em Sex Dez 05, 2014 7:41 pm

A tensão de cordas de guitarra é irrisória se comparada àquela das cordas de baixo.

Várias madeiras consideradas mecanicamente fracas podem ser usadas em guitarra sem problemas.

Baixo é outra história. Um braço com longarinas será bem mais forte que um braço de peça única, mesmo que algumas partes do sanduíche sejam de madeiras mais fracas. Além da resistência natural das longarinas, a adição de cola ao conjunto aumenta exponencialmente a resistência mecânica da peça.
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola em Seg Dez 08, 2014 6:26 am

Foi o que disse acima: Sem longarinas de reforço... Não dá..
A muitos anos atrás eu tentei fazer um braço (de baixo) com cedro e o "bicho" empenava. Como eu não tinha ainda conhecimento e prática suficientes, tive que descartar. Mais tarde, conversando com o Eliézer Lara ele me disse que também já tinha usado cedro, mas nesse esquema usar longarinas de reforço (roxinho) e funcionou bem.
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Mensagem por Porrobertus em Dom Jan 27, 2019 5:32 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:
EduardoJb escreveu:bom sei q esse topico e antigo... mas ja que cedro rosa e uma boa opção para construção de corpo (jazz bass) qual seria uam boa opão de madeira para se construir un braço(jazz bass)?
Pau-marfim, peroba clara e tauarí branco.
Para a escala, essas mesmas madeiras (em caso de escala clara), ou ipê, braúna, pau-ferro, sucupira, muiracatiara e jacarandá (em caso de escala escura).

Bertola, você poderia fazer um "Tone-O-Meter" dessas madeiras citadas para braço e escala? Desconheço o timbre da maioria delas. Vi que a braúna é bem escura. Tem timbre similar ao do ébano?
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola em Dom Jan 27, 2019 7:53 pm

Porrobertus escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:
EduardoJb escreveu:bom sei q esse topico e antigo... mas ja que cedro rosa e uma boa opção para construção de corpo (jazz bass) qual seria uam boa opão de madeira para se construir un braço(jazz bass)?
Pau-marfim, peroba clara e tauarí branco.
Para a escala, essas mesmas madeiras (em caso de escala clara), ou ipê, braúna, pau-ferro, sucupira, muiracatiara e jacarandá (em caso de escala escura).

Bertola, você poderia fazer um "Tone-O-Meter" dessas madeiras citadas para braço e escala? Desconheço o timbre da maioria delas. Vi que a braúna é bem escura. Tem timbre similar ao do ébano?
As diferenças são pequenas.
O pau-marfim é fácil. A maioria dos Gianócas usa pau-marfim.
A peroba-clara é parecida, mas um pouco mais escura. Samuel Martins usa...
O Tauarí-Branco é um pouco menos denso.
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Mensagem por Uchoa em Dom Jan 27, 2019 8:21 pm

Acho legal todas essas madeiras , diferença sonora é muito pequena no sólido elétrico .
Nota-se mais na escala , mas de resto ...

Que nem um violão de 20mil o cara vai e microfona ele já mudou o som .

Mas existem crendices das mais loucas quando se fala em madeiras , até que madeira envelhecida em mangue já ouvi falar ...

Deixar isso quieto que é pano para manga .
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