Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

como equalizar o cubo staner bs 150

+27
Guga Ramone
Diego Romano
edsonbrjr
cK
flmeneses
Leomezz
NETOULTRA
José Carlos
Wotan
Cantão
Ivanov_br
Michel_bass_guitar_bauru
ricardo_hiendl
danluccasta
Licas
G. Kanazawa
Eduardo Chaves
Renato
Henrique Alencar
Christian
Thales_Sr
leandrosf89
Guilé
allexcosta
Glauco
Lapetina
juniorbass
31 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

como equalizar o cubo staner  bs 150 - Página 2 Empty Re: como equalizar o cubo staner bs 150

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Mar 20, 2019 11:55 am

allexcosta escreveu:
Guga Ramone escreveu:Concordo plenamente com o Bertola e o o Rafacar. O problema de equalização nunca foi do Staner, mas sim de quem não conhece a topologia do circuito e/ou não sabe usar os controles.

Sei lá... A voz desses amps é fechadona por natureza sim. Até do KS150 tem que trocar o driver pra ele falar médio-agudo pra cima com alguma naturalidade.

Às vezes, no linguajar do dia a dia, a gente chama a própria topologia de "problema" também. Se algo no equipamento não te satisfaz, isso não deixa de ser um problema pra você.

Problema não é defeito, é algo que te incomoda e que precisa de uma solução.

Allex, problema é algo que pode ser visto de duas formas: Algo que te incomoda (a partir dos seus gostos, das suas concepções), ou algo que incomoda à todos.
A equalização do Staner jamais me incomodou, portanto, não é um problema para mim, nem, por conseguinte, para todos (isso sim É PROBLEMA...).
Arrumar uma solução para um problema portanto, se ele é particular, não é difícil. Já para um PROBLEMA...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

como equalizar o cubo staner  bs 150 - Página 2 Empty Re: como equalizar o cubo staner bs 150

Mensagem por allexcosta Qua Mar 20, 2019 5:08 pm

^ Questão de semântica.

Conheço o timbre desses amps Staner. É uma voz específica, mais pro grave, às vezes embola um pouco.

Eu faria um ensaio ou uma gig com um amp desses tranquilamente, mas se usasse um no dia a dia o timbre inerente desses amps me causaria um incômodo, ou seja, um problema PARA MIM.

E o EQ desses amps responde pouco sim. Não é um defeito ou algo assim, é da topologia. Esses amps de baixo da Staner são muito bons. São, literalmente, sem defeitos... Eles possuem características que podem não agradar a todos, como o jeitão de trambolho meio difícil de carregar e a voz inerente.

E não, EQ extra não conserta voz de amp.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54377
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

como equalizar o cubo staner  bs 150 - Página 2 Empty Re: como equalizar o cubo staner bs 150

Mensagem por Guilé Qua Mar 20, 2019 5:30 pm

allexcosta escreveu:

E não, EQ extra não conserta voz de amp.

Mas tempera ao nosso gosto, né?
Guilé
Guilé
Membro

Mensagens : 5575
Localização : GPS

https://www.facebook.com/logaritmoinstrumental

Ir para o topo Ir para baixo

como equalizar o cubo staner  bs 150 - Página 2 Empty Re: como equalizar o cubo staner bs 150

Mensagem por allexcosta Qua Mar 20, 2019 6:37 pm

Guilé escreveu:Mas tempera ao nosso gosto, né?

Sem dúvida. Só que nenhum tempero faz frango virar salmão.

Você dá 8khz no EQ externo muda o que no som desses Staner? Nada...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54377
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

como equalizar o cubo staner  bs 150 - Página 2 Empty Re: como equalizar o cubo staner bs 150

Mensagem por Guga Ramone Sex Mar 22, 2019 1:13 pm

allexcosta escreveu:...mas se usasse um no dia a dia o timbre inerente desses amps me causaria um incômodo...
Acho que posso ampliar esse comentário para qualquer equipamento. Uma hora chega certa acomodação auditiva e a gente começa a querer variações no timbre do instrumento. Aí começa a procurar equipamentos diferentes pra satisfazer essa necessidade.
Guga Ramone
Guga Ramone
Membro

Mensagens : 1040
Localização : Curitiba / PR

Ir para o topo Ir para baixo

como equalizar o cubo staner  bs 150 - Página 2 Empty Re: como equalizar o cubo staner bs 150

Mensagem por allexcosta Sex Mar 22, 2019 4:32 pm

Guga Ramone escreveu:
allexcosta escreveu:...mas se usasse um no dia a dia o timbre inerente desses amps me causaria um incômodo...
Acho que posso ampliar esse comentário para qualquer equipamento. Uma hora chega certa acomodação auditiva e a gente começa a querer variações no timbre do instrumento. Aí começa a procurar equipamentos diferentes pra satisfazer essa necessidade.

Não estou falando disso.

Usei GK+Bergantino por muitos anos feliz da vida. Eu quis dizer que toleraria o timbre fechadão dos Staner por uma ou duas gigs, mas a irritação aumentaria com o tempo. E EQ não faz um amp desses falar o que ele não fala.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54377
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

como equalizar o cubo staner  bs 150 - Página 2 Empty Re: como equalizar o cubo staner bs 150

Mensagem por vinibassplayer Sex Mar 22, 2019 4:52 pm

allexcosta escreveu:
Guga Ramone escreveu:
allexcosta escreveu:...mas se usasse um no dia a dia o timbre inerente desses amps me causaria um incômodo...
Acho que posso ampliar esse comentário para qualquer equipamento. Uma hora chega certa acomodação auditiva e a gente começa a querer variações no timbre do instrumento. Aí começa a procurar equipamentos diferentes pra satisfazer essa necessidade.

Não estou falando disso.

Usei GK+Bergantino por muitos anos feliz da vida. Eu quis dizer que toleraria o timbre fechadão dos Staner por uma ou duas gigs, mas a irritação aumentaria com o tempo. E EQ não faz um amp desses falar o que ele não fala.

no máximo um preamp/simulador pra dar uma disfarçada, mas msm assim...
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1596
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

como equalizar o cubo staner  bs 150 - Página 2 Empty Re: como equalizar o cubo staner bs 150

Mensagem por Stormbringer Sáb Mar 23, 2019 4:40 pm

acho que o alex esta tentando dizer que o projeto "caixa+falante" impede FISICAMENTE uma timbragem de pré muito diferente, nao vai dar pra extrair certas frequencias mesmo dando boost maximo nelas no pré.
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4749
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

como equalizar o cubo staner  bs 150 - Página 2 Empty Re: como equalizar o cubo staner bs 150

Mensagem por allexcosta Sáb Mar 23, 2019 4:41 pm

^ Pra mim foi isso que eu disse com todas as letras, mas obrigado assim mesmo.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54377
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

como equalizar o cubo staner  bs 150 - Página 2 Empty Re: como equalizar o cubo staner bs 150

Mensagem por Stormbringer Sáb Mar 23, 2019 4:42 pm

mas é que o povo ta teimando tanto nessa historia de pré que não da pra ter certeza(que entenderam) kakakak
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4749
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

como equalizar o cubo staner  bs 150 - Página 2 Empty Re: como equalizar o cubo staner bs 150

Mensagem por Stormbringer Sáb Mar 23, 2019 4:44 pm

Eu lembro que uns meses atras alguem aqui no forum(nao lembro quem) estava reclamando de um BS 150 "muito agudo"...
Me interessei em comprar, afinal, maior mosca branca(Se fosse verdade, claro). Mas o cara sumiu.
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4749
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

como equalizar o cubo staner  bs 150 - Página 2 Empty Re: como equalizar o cubo staner bs 150

Mensagem por Guga Ramone Seg Mar 25, 2019 12:08 pm

allexcosta escreveu:Sem dúvida. Só que nenhum tempero faz frango virar salmão.

Você dá 8khz no EQ externo muda o que no som desses Staner? Nada...

Fato!

Outras considerações sobre os Staner: muita gente acha que ele tem um gravão forte. Ele tem é médio-grave forte, porém grave mesmo, é bem fraquinho... Os agudos até que respondem bem, mas só até uns 4~5 kHz. Acima disso, só se adicionar um driver.
Guga Ramone
Guga Ramone
Membro

Mensagens : 1040
Localização : Curitiba / PR

Ir para o topo Ir para baixo

como equalizar o cubo staner  bs 150 - Página 2 Empty Re: como equalizar o cubo staner bs 150

Mensagem por allexcosta Seg Mar 25, 2019 4:00 pm

^ Onde que tá o bump deles? Uns 200hz? Pra efeito de amp de baixo a gente meio que chama isso de grave, porque é o que dá aquela característica boomy chata.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54377
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

como equalizar o cubo staner  bs 150 - Página 2 Empty Re: como equalizar o cubo staner bs 150

Mensagem por Guga Ramone Seg Mar 25, 2019 4:50 pm

Ele vai dar + 3dB @ 500 Hz e atinge o pico de +15 dB @ 5 kHz.

Acredito que tenham feito isso pra forçar o falante a falar um pouco melhor nas altas, compensando a falta dum driver. Pra mim faz sentido, pois sempre uso o controle de agudos dos Staner antes da metade...
Guga Ramone
Guga Ramone
Membro

Mensagens : 1040
Localização : Curitiba / PR

Ir para o topo Ir para baixo

como equalizar o cubo staner  bs 150 - Página 2 Empty Re: como equalizar o cubo staner bs 150

Mensagem por allexcosta Seg Mar 25, 2019 5:50 pm

^ Eu tenho mais experiência com o KS150, que supostamente é o BS150 com mais entradas e um driver mequetrefe.

Na minha memória auditiva esse 3db seria abaixo disso aí, tipo 200 ou 250.

Mas vai ver o K e o B não são tão parecidos assim. E o falante de 15" sozinho não falava 5khz com nenhuma autoridade.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54377
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

como equalizar o cubo staner  bs 150 - Página 2 Empty Re: como equalizar o cubo staner bs 150

Mensagem por Guga Ramone Ter Mar 26, 2019 1:35 pm

O BS tem o pré com a curva de EQ típica do tonestack dos Fender Bassman. O KS tem o pré com EQ ativo e o som mais neutro nessa etapa. Mas a potência, falante e o gabinete são os mesmos, sendo que os dois últimos colorem bastante o timbre. Qualquer coisa que vc plugue neles soa parecido, seja no BS ou KS.

O pré do BS tem essa curva (talvez levemente diferente por causa de um capacitor que não tem no circuito original dos Bassman, 10nF, em paralelo com o controle de Médios no Staner):
como equalizar o cubo staner  bs 150 - Página 2 Staner-Pre-01

Depois do pré-amplificador, o BS tem uma etapa de ganho (CI2B no esquemático) que uma curva igual a essa:
como equalizar o cubo staner  bs 150 - Página 2 Staner-Pre-02

Pra gerar os gráficos, usei o cálculo deste link: http://sim.okawa-denshi.jp/en/optool.php e o software Duncan Tone Stack Calculator: www.duncanamps.com

Com a topologia do Tonestack dos Bassman que o BS usa, a regulagem mais perto de flat seria com Graves, Médios e Agudos em 0 - 10 - 0. Mas como tem essa etapa de ganho de frequências a partir de 200 Hz com pico em 5 kHz, o meu ouvido me diz que o mais perto do sinal flat nesses Staner é com Graves, Médios e Agudos em 5 - 10 - 0, respectivamente.
Guga Ramone
Guga Ramone
Membro

Mensagens : 1040
Localização : Curitiba / PR

Ir para o topo Ir para baixo

como equalizar o cubo staner  bs 150 - Página 2 Empty Re: como equalizar o cubo staner bs 150

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos